Feliz aniversário, Vila Belmiro! Parabéns, Santos FC!



Conheço muitos estádios mundo afora. Grandes e pequenos, suntuosos e modestos, modernos e ultrapassados, charmosos e desinteressantes, muitos com verdadeiros tapetes verdes e outros esburacados e perigosos.

Confesso que para mim, nenhum, nem meu Maracanã querido, tem o charme, a história, o encanto e a incontrastável condição de ter sido o lar, o espaço de trabalho e o palco do maior jogador de futebol de todos tempos, como a Vila Belmiro, o Estádio Urbano Caldeira.

Ouvi pelo rádio muitos jogos que ocorreram ali. Vi, pela TV, ainda menino, muitas partidas com imagens em preto e branco, do Santos FC dos anos 60 com Pelé e seus tantos extraordinários companheiros, dentre eles, o eterno capitão Zito, o jogador que mais vezes atuou ali, em 222 exibições.

SANTOS - SP - 24/04/2015 - ESTÁDIO URBANO CALDEIRA (VILA BELMIRO) - Fachada - Foto: Ricardo Saibun/santosfc.com.br)

SANTOS – SP – 24/04/2015 – ESTÁDIO URBANO CALDEIRA (VILA BELMIRO) – Fachada – Foto: Ricardo Saibun/santosfc.com.br)

Me emocionei na primeira vez que visitei o Palácio onde em 210 partidas brilhou soberano o Rei Pelé, num jogo do meu Flamengo por um distante jogo de Campeonato Brasileiro nos anos 80.

Vivi, em 27 de julho de 2011, nesta hoje Centenária Vila Belmiro, uma das noites mais espetaculares e inolvidáveis da minha trajetória como amante do futebol, quando dois números 10, ambos geniais e globalmente consagrados, parecem ter resolvido homenagear o maior número 10 da história do Santos e da Seleção Brasileira com gols e atuações antológicas. Naquela noite, Neymar e Ronaldinho Gaúcho protagonizaram um Santos 4 x 5 Flamengo que merece estar incluído entre um dos maiores jogos de futebol de todos os tempos.

Se eu já tinha motivos para reverenciar este estádio, a partir daquele jogo, do seu significado, pela alegria e emoção que ele me proporcionou, eu só posso expressar meu sentimento com duas singelas palavras: Muito Obrigado!

Feliz aniversário, Vila Belmiro! Parabéns, Santos FC!

 



MaisRecentes

Apesar da campanha decepcionante, Milan não deverá contratar na janela de inverno.



Continue Lendo

Bilionário israelense adquire 15% do Atlético de Madrid



Continue Lendo

Federação americana pensa num torneio com os excluídos da Copa da Rússia



Continue Lendo