Federação Inglesa suspende o apoio à candidatura de Platini



A candidatura de Michel Platini à presidência da FIFA sofreu um grave golpe, na manhã desta sexta-feira, com o anúncio por parte da FA – Federação Inglesa de Futebol – de que retirou o apoio a seu nome.thefalogoashx

A FA esclarece, em nota oficial, que “respeita o trabalho significativo que Platini tem realizado na UEFA e por isto exige que os processos vigentes contra ele sejam justos, corretos e encoraja as entidades envolvidas na decisão final que a encontrem até o meio de novembro.

A FA deseja sucesso ao Sr Platini na luta contra sua punição e na preservação de seu nome e não tem interesse em adotar nenhuma atitude que ponha em risco este processo.

Entretanto, não obstante o colocado acima, na reunião da UEFA na quinta-feira, a FA tomou conhecimento de outras informações sobre as questões centrais deste caso a partir dos advogados do Sr Platini.

Recebemos a orientação para que estas informações sejam mantidas em sigilo e, portanto, não podemos comentá-las.

A partir do conhecimento destas informações, a direção da FA, na manhã desta sexta-feira, decidiu suspender o apoio à candidatura do Sr Platini para a presidência da FIFA até que o processo legal esteja concluído e a posição seja clara.

Só então a decisão poderá ser tomada sobre quem apoiar na eleição presidencial de 26 de fevereiro de 2016”.

Este blog previu, em seu post mais recente, que várias federações europeias não se sentiam confortáveis com a situação e examinam alternativas. Nomes alternativos ao de Platini estão sendo examinados.  A posição adotada pela FA, na manhã desta sexta-feira, poderá desencadear um processo mais amplo de contestação à candidatura de Platini.

Ontem, o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein oficializou sua candidatura à eleição de fevereiro. Zico é outro nome que busca apoios. Ele conta com a simpatia da CBF e da federação americana de futebol.

THE FA

A FA – Football Association – foi fundada em 26 de outubro de 1863 durante um encontro que teve “como proposta a criação de uma Associação com o objetivo de definir um código de regras para a regulamentação do esporte”.

A sede atual da FA fica no estádio de Wembley em Londres. O presidente atual é Greg Dyke, 68 anos. Ele já foi diretor geral da BBC. A FA tem como representante nos Comitês Executivos da UEFA e da FIFA o ex-vice presidente do Manchester United David Gill, 58 anos.

Greg Dyke não compareceu à reunião da UEFA em Nyon (foto - Thefa.com)

Greg Dyke não compareceu à reunião da UEFA em Nyon (foto – Thefa.com)



  • Paulo

    Só porque ele é adepto do P.F.? Pelo contrário, acho que ele reune todos os requisitos necessários para chefiar a gangue, digo a fifa.

MaisRecentes

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo

Última chamada na Champions League: 7 clubes disputam 4 vagas.



Continue Lendo