Departamento de Justiça dos EUA confirma os sete detidos em Zurique



O Departamento de Justiça dos EUA acaba de reconhecer que o número de dirigentes da FIFA presos pelas autoridades suíças na manhã desta quarta-feira em Zurique cresceu para sete:  Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueiredo, Rafael Esquivel e José Maria Marin.

Sede da FIFA em Zurique na Suíça ( foto - site oficial da FIFA)

Sede da FIFA em Zurique na Suíça ( foto – site oficial da FIFA)

Ainda nesta manhã a polícia americana realizou uma busca nos escritórios da Concacaf em Miami, no estado da Flórida, nos EUA.

Uma longa nota foi publicada no site oficial do Departamento de Justiça dos EUA esclarecendo o contexto em que foi deflagrada operação realizada em Zurique: “Nove dirigentes da FIFA e cinco executivos de empresas privadas acusados de conspiração fraudulenta e corrupção”.

Em entrevista coletiva nesta manhã em Nova York, a secretária de justiça dos EUA, Loretta Lynch, “a corrupção é simplória, sistemática e enraizada no exterior e nos EUA e envolve pelo menos duas gerações de dirigentes de futebol que tem aproveitado de suas posições para arrecadar milhões em propinas e subornos”.

A secretária Loretta Lynch e o vice presidente Joe Biden ( foto - site oficial da secretaria de justiça dos EUA)

A secretária Loretta Lynch e o vice presidente Joe Biden ( foto – site oficial da secretaria de justiça dos EUA)

Ainda segundo a secretária americana, “estes crimes atingiram várias vítimas, das ligas mais frágeis e de países em desenvolvimento que deveriam se beneficiar das receitas geradas pela negociação comercial dos direitos de marketing destas entidades, aos torcedores espalhados mundo afora cujo paixão pelo futebol dá valor a estes direitos. A ação de hoje deixa muito claro que o Departamento de Justiça pretende atacar qualquer prática de corrupção, de práticas criminosas e trazê-las para a justiça. Vamos adiante no trabalho conjunto com outros países”.

O diretor do FBI James Comey adendou durante a entrevista que “como consta na acusação, os indiciados implantaram uma cultura da corrupção e cobiça que criou um campo de jogo desigual no seio do maior esporte do mundo. Pagamentos secretos e ilegais, por debaixo do pano e propinas viraram um modo de fazer negócio na FIFA. Eu gostaria de reverenciar os investigadores e promotores que apuraram este caso tão diligentemente ao longo de tantos anos”.

Atualizada às 8:18 do dia 27/05/2015



  • Romolo

    Ainda bem que isso chegou a contas no exterior e envolveu o FBI, se a investigação fosse no Brasil não ia dar em nada, como nunca deu.

    • Thiago

      Concordo Rômulo!!!

      Ainda bem, aqui só da certo se for contra o PT o restante está legal, não tem problemas.

      • Leandro

        Principalmente para o PT não dá nada, podemos dar vários exemplos, LULA, DIRCEU, GENOINO tudo pilantra safado que estão que nem sanguessugas, acabando com o Brasil, enquanto isso pessoas tentando tirar por menos e comparando se um político é mais corrupto que o outro, faça-e o favor.

        • Eduardo Pereira

          A vontade de atacar o PT faz com que a sacanagem que a CBF faz com todos nós que gostamos de futebol, fique impune. Queria ver esta vontade e combatividade sendo dirigida para aqueles que na real f… o futebol. As federações, este monte de time e entidade sangue-suga quero ver e manifestação na porta dos deputados da bancada da bola que querem embaçar todas as mudanças no futebol. Vc vai fazer isso ou vai focar gritando como uma criança mimada que perdeu o brinquedo?

          • marcos

            O pt e o cancer do Brasil, se nao for extirpado, vai acabar com o pais e mesmodepois de tirado serao no minimo 10 anos pra consertar o que fizeram!!

        • Felipe

          Dirceu foi condenado, sem provas, mas foi. Genoino foi condenado.
          Me fale agora um tucano condenado? Jose serra, Alckmin eram governadores durante o trensalão, e o cartel deitou o rolou em SP. Alguma investigação? Um pedido de investigação veio da Suiça e os promotor em SP “esqueceu” a investigação na gaveta por 2 anos.

          Ou você é inocente ou vc é pago pra ficar falando besteiras aqui pra safar o PSDB. Qual você é?

      • Paulo

        É nessa hora que eu queria que os lideres do partido mais ladrão do mundo o PT, fosse da CBF. Ai seriam preso e o Brasil liberto dessas pragas.

        • Paulo

          Thiago pelo amor de Deus, não me venha defender esses ladrões safados do PT; LULA, DILMA, RUI FALCÃO, ZÉ DIRCEU, GENOINO e outros tantos do PT, são ainda piores que esses safados presos por fraude no futebol. Eles do PT estão acabando com nosso país (BRASIL) e ainda tem gente como vc que é solidário e protege esses marginais. Eles do PT são um CÂNCER pro nosso país.
          Fora cambada de vagabundo!!!

          • LEONEL

            Sr. Paulo, entendo o que o Thiago diz, que todos na política no Brasil devem ser apontados, até porque a corrupção não esta somente no PT, mas no PSDB a que tanto fala, veja o exemplo de Paraná e outras mais, até porque, que tem telhado de vidro não joga pedra no telhado de outro, você tá certo em fazer tal critica, mas quando manifestamos nossa opinião, apontamos para todos envolvidos nesta crítica, então falta você acrescentar outros partidos aí não é? a não ser que seja partidário de algum.

      • RENATO LOPES

        Exatamente, com o PT tudo é ilegal, se for o psdb a justiça é cega.

      • Joseph

        Retardado!!!!!

      • É verdade Tiago… kkkk Vc acha que o PT não roubou nada? Seja brasileiro cara!

    • Rodolf

      O Lula ja podia tar na CBF em !?

      • RENATO LOPES

        Quem é traidor da pátria e metido com Ricardo teixeira e João Havelange, junto com os sonegadores de impostos da Globo é o Fernando Henrique, esse sim deveria estar preso.

        • Meu caro Renato Lopes. Cuidado com a cegueira. Defender o PT é assinar atestado de cegueira e burrice ao mesmo tempo.

          • Almir

            Burrice maior é defender os ladrões do PSDB que estão até hoje livres para continuar roubando, enquanto que no governo PT estão sendo investigados.

        • Marco

          Caro Renato, sao pessoas como vc que colocou milhares de professores contratados, vigilantes terceirizados para orgao publicos, radiologistas, medicos na rua e sem direito a rescizao, porque o Brasil tem que economizar gastos poir conta da roubalheira!!!!!!!

        • kkkkk Mais um retardado… O roubo na FITA é culpa do FHC…

    • Ainda bem que foram presos lá mesmo, por que no Brasil todos roubam, até os governantes, o exemplo esta escancarado neste país de vagabundos e corruptos, quem é que não sabe que a CBF e FIFA são corruptos e exigem propinas no futebol pra todos os casos, é envolvendo jogadores na seleção, é compra de árbitros para resultados forjados, é uma podridão à brasileira! E isso não tem fim, sabem por que, por que não temos um presidente sério também neste pais; quem manda aqui é os bandidos politicos, e o restante vem por tras!!

    • Parabéns Romulo
      Você colocou sensatamente.

    • Renato Cl. Oliveira

      Concordo!! e acho que aqui no Brasil deveria haver uma investigação no contrato da CBF com a Nike

    • Nono Vito Riccieri

      BAMBI GATUNO…………………………………

  • Flávio José

    Naõ entendo porque ainda não prenderam o Ricardo Teixeira e sua curriola,

    • Paulo

      Não prenderam porque o Ricardo Teixeira é ladrão profissional. O Marin é amador.

  • Mario

    inacreditável!!!!

    um tempo atrás quando o Andre Kfouri deu a noticia deu a noticia q havia essa investigação não achei q iria atingir algum dirigente brasileiro , mas se concretizado esse processo temos q agradecer aos americanos .

  • Sempre há uma esperança para a legalidade e justiça.
    O futebol só não desenvolveu mais pelo mundo afora, em razão da exploração voraz desses dirigentes corruptos, principalmente no Brasil.
    Ainda falta mais…

  • claudio

    o brasil é tão sem moral que todo mundo já sabia das peripécias do seu marin mas nada é feito. precisou vir polícia estrangeira pra prender pq aqui no brasil só se prende pobre e preto.

  • Clóvis

    Dá um novo Filme, quase um remake “Todos os Homens do Presidente”, nesse caso o presidente é Joseph Blatter.

  • ta pensando que é o brasil

  • Thiago

    Agora vamos investigar os contratos de fornecimento esportivo e o beneficiamento em alguns campeonatos para os times que tem este fornecedor de camisa…

    Brasil o país das Vergonhas!!! Ah e antes que eu me esqueça da Impunidade!!!

  • Adé Lima

    Não vai durar muito tempo para aparecer o nome do Eurico Miranda e a FERJ! podem apostar!!!!

  • Adroaldo Clovis Jeronimo

    Isso é triste! É claro que os processos inerentes a corrupção ora em evidencia no Brasil, motiva a justiça americana a aproar a corrupção na FIFA. O que me deixa decepcionado mais ainda é que existe tanta gente que estudou e se preparou para gerenciar processos de forma honesta, mas não tem oportunidades enquanto que aqueles envolvidos em falcatruas conseguem. É isso ai.

  • Otávio

    Vamos ver agora se nosso país cria vergonha na cara e começa a investigação CBF x Globo… Imagina o que não iam encontrar!!! Precisa vir gente dos EUA pra pegar esses pilantras…

  • senhores do fbi, por favor venham passar uns dias aqui no brasil…..

  • ATE QUE ENFIM ESTAMOS VENDO UM FDP SER PRESO E NAO E NO BRASIL PORQUE NO BRasil as leis e so para os pobres

  • Rodrigo Soares

    O futebol é vendido e já faz tempos! Quem acompanha o brasileiro sabe muito bem disso! O futebol é profissional mas organizado por amadores e os juizes fazendo bico no esporte! Cadeia neles!

  • vagner tchau

    É agora quero ver esse velhinho sair dessa , vai ser difícil né corrupto, Pena que não investiguem a DILMA e o LULA se não aff !!! lá sim o negocio é serio . pena de morte seria pouco !!!

  • Thiago, a mensagem aqui é sobre o futebol e não sobre o PT, se for falar do PT o que posso dizer é que é a pior bosta desse pais.

    Em relação as prisões, com certeza isso aconteceu porque não é no Brasil, aqui nada é resolvido.

  • Carlos Alberto Monteiro

    Se este cara vir para o Brasil as coisas vão terminar em pizza……….mais um safado no pais das corrupções…PERGUNTO: O CARA QUE ROUBOU UMA MEDALHA DE UM JOGADOR DO CORINTHIANS o vcs acham que faria???? ESTA NA HORA DE PARAR TUDO E HAVER INVESTIGAÇÕES NA CBF TAMBE´M, DEVE TER TANTO ROLOOOOOOOOOOOOOOO!

  • não se preocupem ,algum fdp vai pedir a extradição dele para não estourar na globo e nos políticos mais conhecidos como bancada da bola .

  • Lamentavel que foram apenas alguns pois pelo que já lí o proprio presidente Blater faz parte dessa jogo que envolve dinheiro corrupção atraves de federações de todos os paises. A nossa se o FBI fazer uma varedura minunciosa olha da pra ate colocara a quele refrão do samba do bezerra da silva AQUI NÃO SOBRA UM MEU IRMÃO, tudo farinha do mesmo saco mas como tem de se descobri de fora pra dentro então sera dificil prender a turma da CBF ! AH o presidente da CBF que se cuide talves ele possa ir pro vinagre tambem, mas a turma dos EX. essa ta colocando a barba de molho?

  • Cea

    Torcedores brasileiros, idiotas. Ainda ficam torcendo para esse ou aquele partido politico. Não vêem que no poder são todos iguais. Ficam fazendo o joguinho de certos partidos que querem chegar ao poder de qualquer forma, sendo que, quando chegarem lá, vao fazer igual ou pior. Por isso que o nosso país está nessa draga, em todos os setores. Fazem panelaço, sem saberem o motivo, e a última notícia é de que o representante maior de vcs, já voltou atrás nessas ações, deixando vcs na mão. Torcedores brasileiros ignorantes, aida pagam fortuna pra encher estádios e se associarem aos clubes, que só tem ladrões.

  • RENATO

    GRACAS A DEUS …..OA AMERICANOS RESOLVERAM ATUAR……DEUS COM CERTEZA E AMERICANO

  • Anizio neto

    Temnque ter investigação na globo, na CBF e os sempre favorecidos. Mulambos e gambás. Chega de impunidade. Futebol e paixão do povo tem que ser honesto pela grande quantidade de estados e times.

  • Saul

    É até engraçado falar isso, mas faz tempo que o Romário fala dessas falcatruas em que a Fifa e CBF sempre estiveram envolvidos. Parabéns ao FBI, espero que medidas sejam tomadas pra acabar com os favorecimentos, principalmente da Globo com o Corinthians e Flamengo. Seria ótimo se pudessem dar um arrocho nos políticos brasileiros, nos médicos e dentistas que assumem responsabilidade de ética mas não cumprem, e cobrarem sem cabimento por um atendimento de 30 minutos 500 a 700 reais. Só tem ladrão nesse país.

  • gilson

    Parabens ao FBI , e por favor venha para o BRASIL investigar a corrupçao por aqui vcs ficarao de boca aberta

  • jorge ramos

    Eu particularmente não gosto dos EUA,mas em relação as leis é igual para todos e se 99,99 dos politicos do Brasil legislassem nos EUA todos estariam presos.Faltam muito mais ainda para serem presos e espero que aconteça.

  • ivo

    POR FAVOR TRAGA ESTES INVESTIGADORES DO FBI PARA INVESTIGAR O MAURÍCIO ASSUNÇÃO E SEUS ACECLAS.QUE ROUBARAM O BOTAFOGO E DEIXARAM O BOTAFOGO NA MISÉRIA.PEGAR ESTES SAFADOS E FAZÊ-LOS DEVOLVER TODA GRANA ROUBADA OU BENS.

  • Leonardo

    Aperta que chega na Globo. Bandida.

  • Fernando Grillo

    Thiago voce ta errado certo ta o Leandro, se os corruptos do PT fossem punidos o PT nao existiria, nao salva ninguem, no Brazil so sofre punicao quem nao tem costas quente na pulitica, veja Nicolau, E Jorgina estes considerando os acontecidos dentro da administracao PT sao ladroes de gainha.

  • Cea

    Nós torcedores, temos que fazer nossa parte, ou seja, não lotar estádios, não nos associarmos a clubes, não comprarmos pacotes esportivos em TV. Não adianta falar que nos EUA funciona e aqui não, pois dificilmente vai mudar. Temos que fazer nossa parte. Ah, e quanto ao país, é só não nos vendermos por uma cesta básica, um jogo de camisa, ou qualquer favor em troca do nosso voto.

  • Fernando Grillo

    Thiago, voces sao tao tapados que nao ve que este incrivel Lula, ( incrivel por ser corrupto e apoiado por idiotas como voce ) nunca fez nada e tudo e culpa do FH, sao quase 16 nos no poder e so roubam, e a culpa e de FH, esse ipocrita quando foi eleito fazendo PLAGIO disse a ESPERANCA VENCEU O MEDO E NOS COMPLETAMOS QUE A CORRUPCAO VENCEU A ESPERANCA.
    Leva o Eurico Ladrao Miranda para o PT, talvez nao de certo LULA E ELE nao vao querer dividir os roubos

  • joao roberto de chico

    O Marin roubou medalha na Copa São Paulo de Juniores, o que esperar de um cara desses,

  • claudelino bergamasco

    viva a justiça brasileira

  • Daniel

    Maravilha!! Que delícia ver esses vagabundos presos. Já que esse País de merda é conivente com esses malandros do futebol, os Estados Unidos dão um jeito por nós. Espero que investiguem a CONMBEBOL também.!! Se os presidentes dos clubes Brasileiros tivessem um pouquinho de vergonha na cara, já tinham dado um pé na bunda da CBF há anos. Mas pelo jeito tá mais é para serem cumplices, porque não fazem nada.

  • Eustáquio Pinto

    POIS FOI ESTA CORJA AI, JUNTO COM A FERJ, CBF, E AQUELA REDE TV QUE DERAM MUITOS TITULO AO URUBUS, ACHO QUE TODOS DEVERIAM SER PRESOS…NÃO SÓ OS DA CBF, MAS TAMBÉM OS QUE VENDERAM TUDO QUE ERA NOSSO, E OS QUE O SUBSTITUIRAM E CONTINUARAM AFUNDANDO O BRASIL, FHC, LULA GENUINO, SARNEI, ZÉ DIRCEU, E MAIS UM MONTE.

  • Julio

    Por isso que adoro o Estados Unidos, que prenda todos eles é nunca mais saiam da prisão, agora só falta a Dilma e o Lula lele.

  • Concordo que deveriam fazer uma batida geral no nosso país, mas vamos deixar de ignorância, falar que só PT está sujo ou só o PSDB é assinar o atestado de mediocridade, todos estão sujos. Inclusive o PSDB que tanto incita manifestações e desordem. Por acaso nestes panelaços alguém viu o Aécio? Então sejamos imparciais e vamos desejar o correto e ter discernimento das coisas.

  • Felipe

    Engraçado… os caras foram presos pelo FBI na Suíça, paraíso fiscal e terra de Joseph Blatter, que é suiço. Os dirigentes foram de diversos países, incluindo o Brasil. A corrupção no futebol é uma epidemia mundial, e não só local. Procurem nos países europeus os escândalos de corrupção na compra de jogadores, na arbitragem, lavagem de dinheiro, etc.. Os poucos casos que são descobertos têm penas leves em proporção ao ato ilícito. Tratando localmente, desde tempos remotos a CBD é usada para fins desonestos (a Arena vai mal, mais um time no Nacional). Ficar falando de partido A, B ou C é ignorar que a bancada da bola existe desde sempre. E quem sai perdendo nesse jogo somos todos nós.

  • Nivaldo Santos

    Que haja puniçao e que cumprem a pena fora do Pais pois aqui cadeia e so paral 3 classe

  • É mas ainda não vi os nomes dos safados, Ricardo Teixeira, João Avelange e o mais novo da corja Andrés Sanches, que sabe la como conseguiram dinheiro para construir o entulhão, mas não vai demorar para a gente saber.

  • Fabio B

    Pessoal ainda fica com essa torcidinha imbecil de um povo que só ve o propio umbigo. Preferen defender o PT e o PSDB, preferem atacar o PT ou o PSDB. Evoluam um pouco só. São todos de partidos profissionais, oq eu temos que ver nesse caso, é que o futebol pode sim ser limpo se for investigado por uma policia séria, e um pais com justiça correta. Mas se preferem trocar farpas partidarias, mostra o tamanho da ignorancia e falta de humanidade do nosso povo.

  • E.SOUZA

    Independente de time de futebol, politica, instituição ou sigla qualquer, corrupto é corrupto e pronto.

  • Está manhã o sentimento era de hastear uma bandeira dos USA na janela de casa.

    Infelizmente não podemos contar com a mesma intervenção na Política Brasileira, mas quem sabe um dia.

    Porque se dependermos da nossa legislação…que Deus nos ajude!!!

MaisRecentes

Os extravagantes valores de uma eventual transferência de Neymar do Barça para o PSG



Continue Lendo

United x City jogarão pela primeira vez o “derby” de Manchester fora do Reino Unido.



Continue Lendo

Raios X do empréstimo de James Rodriguez do Real Madrid para o Bayern de Munique



Continue Lendo