Blatter e Platini serão ouvidos esta semana. Decisão deve ser anunciada segunda-feira.



O presidente suspenso da FIFA, Joseph Blatter, e o presidente suspenso da UEFA, Michel Platini, serão ouvidos em audiências disciplinares diante do juiz ético da FIFA, Hans-Joachin Eckert, ainda esta semana, sobre o pagamento de €1.7 milhão feito pela FIFA a Michel Platini em 2011, autorizado por Joseph Blatter. A justificativa para o pagamento seria a prestação de serviço que Platini teria realizado entre 1998 e 2002. Platini justifica a demora na cobrança do pagamento devido a problemas financeiros alegados pela FIFA.

Os dois dirigentes são acusados de corrupção, conflito de interesse e não cooperação com as investigações. Se aparenta haver falta de consistência na acusação de corrupção, que levaria à punição pelo resto da vida, as evidências de conflito de interesse no pagamento realizado parecem inquestionáveis.

Joseph Blatter esteve na presidência da FIFA por 17 anos (foto - fifa.com)

Joseph Blatter esteve na presidência da FIFA por 17 anos (foto – fifa.com)

A punição de Blatter e Platini deverá ser de sete anos de impedimento de participação gestão de qualquer entidade esportiva ligada ao futebol.

A audiência de Blatter está prevista para quinta-feira e a de Platini para sexta-feira. A decisão definitiva deverá ser anunciada na próxima segunda-feira. Neste dia o destino dos dois mais poderosos dirigentes do futebol internacional até há poucos meses estará selado.

Muito provavelmente, entretanto, Blatter e Platini, que alegam não ter cometido qualquer irregularidade, deverão recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) qualquer que seja o veredicto.

 

FIFA e Direitos Humanos

A FIFA anunciou, nesta segunda-feira, que como parte do processo de aprofundamento do respeito aos direitos humanos em todos os aspectos de seu funcionamento, a entidade solicitou ao especialista internacional no tema, mebro da Harvard Kennedy School, Professor John Gerard Ruggie, de apresentar recomendações para submeter as políticas e as práticas da FIFA ao Princípios Básicos nos Negócios e nos Direitos Humanos da ONU (UNGPs).

Prof. Ruggie apresentará um relatório até março de 2015 (foto - Harvard University)

Prof. Ruggie apresentará um relatório até março de 2015 (foto – Harvard University)

O trabalho do Professor Ruggie terá ser publicado no fim de março de 2016 sob a forma de um relatório independente.

 

 

Atualizado às 08:03 de 15/12/2015

 

 

 

 

 



MaisRecentes

Presidente do Bayern detona valores especulados numa eventual transferência de Neymar.



Continue Lendo

Os extravagantes valores de uma eventual transferência de Neymar do Barça para o PSG



Continue Lendo

United x City jogarão pela primeira vez o “derby” de Manchester fora do Reino Unido.



Continue Lendo