Bayern de Munique anuncia a criação de sua própria empresa de mídia digital



Atualizado às 10:07h de 17/05/2018

 

Os grandes clubes do futebol internacional evoluem na direção inevitável de se transformarem em empresas de entretenimento capazes de explorar em todas as dimensões a relação do seu time de futebol profissional e da imagem de seus ídolos com seus torcedores espalhados por todos os continentes.

Nesta quarta-feira o conselho de administração do FC Bayern de Munique AG¹ – empresa que administra o departamento de futebol do clube – confirmou que o clube vai lançar o FCB Digital & Media Lab GmbH como uma empresa subsidiária, como decorrência de uma proposta apresentada pelo conselho executivo.

O FC Bayern de Munique é o quarto clube em receita no futebol europeu segundo o relatório “Football Money League 2018” produzido pela empresa de consultoria inglesa Deloitte. Seu faturamento em 2017 foi de € 587.8 milhões. Ele vem se revelando um dos mais arrojados na área de comunicação na Europa. Em setembro de 2016 o clube se juntou a outros 8 gigantes do futebol internacional na criação da plataforma digital Dugout² e, nos últimos dias, anunciou uma parceria estratégica de compartilhamento de vídeos em inglês e espanhol com a rede de TV ESPN.

Rummenigge e Beckenbauer, legendas e dirigentes do Bayern (foto- site oficial do FCB)

O presidente executivo da FC Bayern de Munique AG Karl-Heinz Rummenigge declarou ao site oficial do clube que “nossos investimentos em mídia e em digitalização são cruciais para o futuro do FC Bayern. Com o lançamento de uma subsidiária digital e de mídia, queremos reunir o nosso know-how e forças para ampliar ainda mais o papel de liderança desempenhado pelo FC Bayern nesta área. Estamos convencidos de que o FCB Digital & Media Lab nos ajudará a manter nossa competitividade no cenário internacional, à luz dos enormes recursos derivados da TV. ”

Stefan Mennerich, diretor de mídia, digital e comunicação da FC Bayern de Munique AG, será o principal diretor geral da FCB Digital & Media Lab GmbH. Ele explicou ao site oficial do clube que “através do FCB Digital & Media Lab, estamos procurando ampliar ainda mais nossa enorme penetração de mídia. Como resultado, isso também apoiará nossa internacionalização e gerará mais receitas nas áreas de mídia, merchandising e patrocínio. Também ofereceremos nossa infra-estrutura e nosso know-how como um serviço para terceiros”. Segundo Mennerich “a base do nosso trabalho é sempre o conteúdo que produzimos e divulgamos em todo o mundo. Isso significa que podemos trazer a nossa equipe, a nossa tradição e a nossa marca à vida em todo o mundo para entusiasmar os torcedores do FC Bayern e conquistar novos”.

O FCB Digital & Media Lab deverá entrar em operação a partir do início da temporada 2018/2019. A gestão, as atividades editoriais e a produção serão baseadas nas instalações de treinamento do FC Bayern na Säbener Straße, onde novas instalações estão sendo construídas. As equipes de TI e tecnologia estão sediadas no Campus do FC Bayern em Munique.

O Bayern de Robben e Müller sempre inovando (foto – site oficial do FCB)

O FCB Digital & Media Lab é um desdobramento do projeto “FC Bayern Digital 4.0” lançado em 2016. O FC Bayern opera o seu próprio centro de processamento de dados em associação com a Deutsche Telekom – um de seus patrocinadores principais – e uma infraestrutura exclusiva de software e TI com o parceiro SAP.

Além disso, o FC Bayern aproveitou a oportunidade do projeto para atualizar a infraestrutura tecnológica do site oficial, dos aplicativos móveis e da loja online. Tanto na área de processamento de dados como no site, o FC Bayern já não é – como é normalmente o caso da maioria dos clubes – um licenciado de terceiros, mas sim o proprietário da sua própria infra-estrutura, que está em constante expansão e desenvolvimento.

A FCB Digital & Media Lab produzirá conteúdos editoriais (mídia social, website, TV, impressão), produção, marketing digital e CRM, plataformas digitais e inovação digital, TI e tecnologia, além da operação da criação da FC Bayern TV Live.

O clube FC Bayern de Munique tem como presidente executivo Uli Hoeness e como presidente honorário Franz Beckembauer

 

¹ A FC Bayern de Munique AG tem a seguinte composição acionária: o FC Bayern eV  tem 75%, a adidas AG tem 8.33%, a Audi AG tem 8.33% e a Allianz SE tem 9.33%.

² A Dugout se apresenta como  “a ÚNICA empresa de mídia do mundo com participação de nove dos maiores clubes do mundo. Esses gigantes uniram forças com a Dugout e outros mais 70 clubes globalmente para oferecer algo verdadeiramente único”.



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo