Barcelona, melhor time do mundo, é bi da La Liga



O melhor time do mundo não será campeão da Champions League, mas conquistou, neste sábado, com indiscutível merecimento o título da La Liga 2015/16: o segundo consecutivo sob o comando de Luís Enrique e o sexto em oito temporadas.

A hegemonia atual do futebol espanhol está consolidada e ela pertence ao Barcelona e seus 91 pontos ao final da desta temporada. O ponto de diferença sobre o Real Madrid, segundo colocado, na verdade, está longe de representar a liderança praticamente total que o Barcelona exerceu na tabela de classificação ao longo das 38 rodadas. Este é o 24º título do Barcelona do campeonato espanhol, contra 32 do Real Madrid. Nas últimos 10 temporadas o Barça conquistou 6 vezes, o Real 3 e o Atlético 1 vez.

O Barcelona é um time solidário com o MSN desequilibrando. (fcbarcelona.com)

O Barcelona é um time solidário com o MSN desequilibrando. (fcbarcelona.com)

A vitória consagradora sobre o Granada por 3 a 0 resultou de um mais um “hat trick” de Luís Suárez que se firma como artilheiro do campeonato espanhol e maior goleador do futebol europeu da temporada. O sucesso do atacante uruguaio não se encerra nele mesmo, mas é a consequência da incrível harmonia com que o trio mais encantador e eficiente do futebol contemporâneo costuma trabalhar.

Na verdade não é exagero dizer que cada um de seus gols foi obra de no mínimo 2 dos membros do MSN. Suárez não se transformou apenas no artilheiro (40 gols), mas também no melhor assistente da La Liga ao lado de Lionel Messi com 16. Não por acaso, Neymar é o terceiro maior assistente do campeonato com 12. Talvez estejamos diante do ataque mais avassalador, harmonioso e solidário de toda a história do futebol, responsável por 90 dos 112 gols que o Barcelona assinalou na competição, superando o BBC do Real Madrid e seus 110 tentos.

O Barcelona não apenas somou mais pontos e assinalou mais tentos que o Real Madrid. A equipe de Luís Enrique tomou menos gols que seu maior rival com 29 gols contra 34 da equipe madridista.

Barça conquistou a La Liga num estádio com 16 mil torcedores. (foto - fcbarcelona.com)

Barça conquistou a La Liga num estádio com capacidade para 16 mil torcedores. (foto – fcbarcelona.com)

Luís Suárez é o quinto jogador na história do Barcelona que conquista a Liga e a artilharia na mesma temporada. Os demais foram Cesar no campeonato 1948/49, Romário na 1993/94, Samuel Eto’o na 1995/96 e Lionel Messi nas temporadas 2009/10 e 2012/13. O artilheiro uruguaio está conquistando pela segunda vez o prêmio “Chuteira de Ouro” do futebol europeu. Sua primeira ele dividiu com Cristiano Ronaldo na temporada 2013/14 ele jogava pelo Liverpool.

Mais do que nunca o título deverá acelerar o esforço da direção do Barcelona em concluir a negociação de um novo contrato com Neymar até 2021, com uma cláusula rescisória de € 220 milhões. O compromisso atual vai até junho de 2018.

Luís Enrique vence 2 em 2

O técnico Luís Enrique acaba de atingir uma marca impressionante no Barcelona com a conquista da segunda La Liga das 2 que disputou. Ele repete o mesmo feito de 3 outros técnicos na história do clube: o uruguaio Enrique Fernández nas temporadas 1947/48 e 1948/49, o holandês Louis Van Gaal nas temporadas 1997/98 e 1998/99 e Pep Guardiola nas temporadas 2008/09 e 2009/10.

Luís Enrique tem 46 anos e foi jogador do Barça (foto - fcbarcelona)

Luís Enrique tem 46 anos e foi jogador do Barça (foto – fcbarcelona)

Nestas 2 temporadas ele conquistou 6 títulos: 2 La Liga, 1 Champions League, 1 Copa do Rei, 1 Supercopa da Europa, 1 Mundial de Clubes da FIFA. O sétimo depende da final da Copa do Rei contra o Sevilla no estádio Vicente Calderón, em Madri, no próximo final de semana.

 



MaisRecentes

Mourinho foi mais Mourinho do que nunca em Estocolmo



Continue Lendo

Final da Europa League: Ajax e Manchester United duelam como bom humor no Twitter



Continue Lendo

Os 4 meninos prodígios do futebol mundial



Continue Lendo