Azzurra sofre com poucos italianos jogando nos clubes da Série A



Vem da Itália – até pouco tempo um dos países em que tanto a seleção quanto os clubes disputavam a hegemonia técnica e financeira do futebol internacional – um alarme importante com relação ao resultado do processo de internacionalização deste esporte. O secretário técnico da seleção italiana, Gabriele Oriali, em entrevista à Rádio 1, colocou o dedo na ferida de maneira desanimadora: “São poucos jogadores italianos em campo. Assistimos a 6 partidas neste final de semana e não conseguimos ver mais do que 10 jogadores italianos. Já tinha sido assim na última rodada da Europa League. É um momento delicado. O problema não é acompanhar os jogadores italianos que atuam noutros países, pois temos uma rede de informantes para isto. Mas conseguir acompanhar os que jogam em nosso próprio campeonato”.

O Napoli que goleou o Milan por 4 a 0 ontem, em San Siro, tinha apenas 2 jogadores entre os 11 que iniciaram a partida e que poderiam integrar a seleção dirigida por Antonio Conte.

Conte, 46 anos, e Oriali, 62 anos , comandam a Azzurra (foto - site oficial da FIGC)

Conte, 46 anos, e Oriali, 62 anos , comandam a Azzurra rumo à Euro 2016(foto – site oficial da FIGC)

Na verdade a dificuldade italiana se assemelha à vivida pelo técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, que, vez por outra, também reclama da limitação que enfrenta na análise de jogadores com potencial para uma convocação dada a presença avassaladora de jogadores nascidos noutros países nos clubes da Premier League. Dos 22 jogadores que iniciaram o clássico entre Arsenal e Manchester United, neste fim de semana, por exemplo, apenas 6 poderiam fazer parte da lista de Hodgson.

Oriali, na entrevista, não se absteve de fazer comentários a respeito dos convocados, especialmente sobre os mais jovens que fazem parte da lista anunciada, no último sábado, pelo técnico Antonio Conte. Ele fez questão de lembrar que o atacante Zazza, 24 anos, (ex-Sassuolo e, atualmente, na Juventus) era pouco conhecido foi chamado pela primeira vez, ano passado, mas seu desempenho confirmou o acerto da convocação.

Simone Zazza, 1,86m, na primeira temporada na Juve (foto - site oficial da JFC)

Simone Zazza, 1,86m, na primeira temporada na Juve (foto – site oficial da JFC)

Segundo Oriali, aconteceu o mesmo com Lorenzo Insigne, 24 anos, do Napoli que só não jogou mais vezes desde que foi chamado devido a uma contusão. Já Graziano Pelle, 30 anos, do Southampton, mereceu elogios explícitos:”é um prazer vê-lo jogar. Ele melhorou demais e está jogando uma grande Premier League. É muito alto (1,94m), mas muito bom tecnicamente. Ele marca gols e ajuda o time a fazer também”. O jovem atacante Domenico Berardi (Sassuolo), 21 anos, a principal novidade da lista de Conte, foi examinado na manhã desta segunda-feira pelos médicos da seleção e liberado para voltar a seu clube e iniciar o a recuperação de uma contusão.

A seleção brasileira vive um processo inverso aos da Itália e Inglaterra com a incorporação de um número crescente de jogadores que atuam nos clubes brasileiros. No grupo que se encontra em Santiago para a primeira partida das eliminatórias para a Copa de 2018, contra o Chile, na próxima quinta-feira, são 8 atletas: Jefferson (Botafogo) Alisson (Internacional, Marcelo Grohe (Grêmio), Gil (Corinthians), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Corinthians), Lucas Lima (Santos) e Ricardo Oliveira (Santos).

Dunga conta com 8 jogadores de clubes brasileiros (foto - site oficial da CBF)

Dunga, 51 anos, conta com 8 jogadores de clubes brasileiros (foto – site oficial da CBF)

A Azzurra jogará no próximo sábado, em Baku, contra o Azerbaijão, e, na terça-feira, dia 13, contra a Noruega no estádio Olímpico de Roma. Uma vitória garantirá a vaga para a Euro 2016 que será jogada na França. A Itália lidera o Grupo H com 18 pontos.

Atualizado às 11:56h de 05/10/2015



MaisRecentes

FIFA ameaça a Espanha de exclusão da Copa do Mundo da Rússia em 2018



Continue Lendo

Há 70 anos o Real Madrid inaugurava o estádio Santiago Bernabéu



Continue Lendo

Quais foram os 11 melhores jogadores das 5 principais ligas europeias no último semestre?



Continue Lendo