Por que os clubes da Premier League não se impõem na Champions League?



A Premier League é a Liga nacional com maior prestígio no futebol internacional contemporâneo. É aquela que movimenta mais dinheiro, a mais equilibrada tecnicamente e a que mais gente fanática pelo futebol acompanha pela TV mundo afora. Não por acaso, já há torcidas organizadas dos clubes ingleses espalhadas por países de todos os continentes, inclusive aqui no Brasil.

Mas, por que será que os clubes ingleses não conseguem se impor na Champions League na proporção de seu poderio comercial e financeiro? Nas últimas 15 edições da Champions League, os milionários representantes da Premier League conquistaram apenas 3 títulos, ou seja, tiveram 20% de aproveitamento. Neste mesmo período, os espanhóis foram campões 6 vezes (Barcelona 4 e Real Madrid 2), os italianos 3 vezes (Milan 2 e Inter), os alemães 2 vezes (Bayern) e os portugueses 1 vez (Porto).Champions 2016

Os resultados históricos parecem indicar que na briga entre gigantes, o dinheiro conta, mas até certo ponto. Segundo o relatório “Football Money League 2016” produzido pela empresa de consultoria inglesa Deloitte, entre os 15 clubes que mais faturaram em 2015 estão 6 ingleses (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Tottenham), 3 espanhóis (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid), 3 alemães (Bayern, B. Dortmund e Shalke 04), 2 italianos (Juventus e Milan) e 1 francês (Paris Saint German).

Portanto, está claro que apesar de gerar receitas milionárias e, por isto, atrair alguns dos maiores craques e técnicos do mundo, a Premier League ainda não foi capaz de transformar sua exuberância financeira em poderia esportivo de fato no continente em que está inserida.

Último clube inglês campeão da Champions 2011/12 - (fot0 - chelseafc.com)

Último clube inglês campeão da Champions 2011/12 – (fot0 – chelseafc.com)

É provável que a partir do novo estonteante contrato de TV com os clubes ingleses que passará a vigorar a partir de 2016/17 no valor de € 6.5 bilhões por 3 temporadas, a supremacia do fator financeiro sobre outros se concretize de maneira irremediável. Afinal, através da sua vigência, o clube que acabar na última posição da Premier League 2016/17, por exemplo, receberá pelos direitos de TV um valor superior ao da toda poderosa Juventus, a que mais fatura neste tipo de receita na Série A italiana.

Este novo cenário surgirá por que além do montante fabuloso de dinheiro movimentado, o critério de distribuição com que ele será distribuído entre os 20 participantes da Premier League também importa. O rateio dos direitos de TV seguirá o seguinte formato: 50% será repartido de forma igualitária, 25% seguirá a classificação no campeonato e os outros 25% se baseará na audiência de cada time nas transmissões.

O dinheiro tem papel decisivo na definição das coisas do futebol do século XXI, mas a capacidade de geri-lo com competência, a tradição dos clubes e um pouco de sorte também interferem decididamente nos resultados finais das competições deste esporte. O Real Madrid sintetiza bem o desafio da gestão de um clube de futebol. Mesmo tendo sido o clube com maior faturamento em todos os últimos 15 anos, ele só foi capaz de conquistar a Champions League em 2 oportunidades neste período.

O Real comemorando o título da primeira Champions 1955/56 (foto - uefa.com)

O Real comemorando o título da primeira Champions 1955/56 (foto – uefa.com)

 

Nos 16 remanescentes na fase de oitavas de final da Champions League 2015/16, 7 clubes estão fora da lista dos 15 que mais faturaram ano passado: Wolfsburg, Gent, Roma, Zenit  St Petesburg, Benfica, Dynamo de Kiev e PSV. Eles são a prova de que o futebol tem a magia e o encantamento de, em alguma medida, desafiar o poderio financeiro. Sem a demagogia e impropriedade de chamá-los de “pobretões”, mas reconhecendo a disparidade da capacidade de investimento destes clubes comparada a dos gigantes do futebol europeu.

 

 

 

 



  • DAN

    Não vi nada de mais, a única exceção foi a Espanha com 6(isso devido a Messi pois se o mesmo jogasse em um City, Chelsea ou United esse times no minimo teria levantado umas 3 taça) os demais ficaram no mesmo patamar com quase a mesma quantidade de títulos.

    • Helton Santos

      Verdade

  • Lucas bortolu

    Bem a demanda física não da liga inglesa é muito maior do que as outras, duas copas, o fato de que faltas leves quase sempre são ignoradas e o fato de que os grandes espanhóis, bayern de Munique jogarem campeonatos em que é possível se terminar com mais de 100 pontos os faz terem menos desgaste em seus jogos de casa ao contrário dos ingleses que tem 6 times com chances de ganhar o título(( é só olhar a diferença de pontos).

    • Junior Silva

      Isso é desculpa. Há uns oito anos atrás, o premier league dominou a uefa por um curto período de tempo, botava três semifinalistas numa edição, e o calendário era a mesma coisa.

      • Helton Santos

        Desculpa não pois antigamente a liga tinha pouco disgarte físico

  • Jonh Grisham Brasil

    Os ingleses contratam poucos e fracos brasileiros e argentinos e muitos africanos, este é o problema. Barcelona e Real Madrid vivem de sugar o futebol sulamericano.

  • Anderson

    Dado as devidas proporcoes o mesmo acontece com os clubes brasileiros nos ultimos anos na Libertadores. Moro na Inglaterra ha mais de 10 anos, a verdade eh que tecnicamente a Premier nao eh a mellhor Liga, mas os torcedores daqui realmente compram essa ideia e a competicao eh muito bem organizada a”embalagem” ajuda muito no espetaculo. Os torcedores daqui realmente gostam de futebol e torcem para suas equipes independente da situacao, o torcedor brasileiro nao gosta de futebol e sim de ver sua equipe ganhando.

    • Zico

      Não é que brasileiro gosta de ganhar , é a nossa cultura. Talvez nos acostumamos mal. Ser 5 vezes campeões mundiais , ter vários times diferentes vencendo copa do Brasil ou o brasileirão faz o torcedor ter muito mais esperanças que os outros países europeus por exemplo.
      Nem o torcedor mais fanático do Leicester esperaria que o time pudesse realmente brigar pra ser campeão.
      Levam ao pé da letra a expressão “o importante é participar” .

    • Dyego

      Concordo totalmente.

    • Helton Santos

      É a melhor liga tecnicamente sim pois tem boms jogadores em todos os times

  • Gilmar

    Sem duvida Liga Inglesa para o publico é disparado a melhor liga, muitos times com chance de titulo, jogo pra frente, muitos gols, Juízes que deixam o jogo correr, jogadores dificilmente cavam falta ou simulações, estadios bonitos, grandes publicos, bom nivel técnico.

  • Zico

    Os ingleses contratam errado . Jogam de forma errada. E privilegiam o contato.
    Lembro de um jogo que o cara deu um carrinho no outro , jogou o cara pra fora do gramado , quebrou o tornozelo e o juiz nem lateral a favor deu !
    É só olhar o quanto gastam errado : Balotelli , Firmino , Shaw … Todos uma fortuna e não resolvem !

    • Dyego

      Se for isso outras equipes de fora da inglaterra também contratam, exemplos: Keirrison (Barcelona), Douglas (Barcelona), Kaká (Real Madrid) etc. Esses são os que me lembro.

      • Zico

        Só que os você citou por exemplo foram pra compor elenco , tirando o Kaka que não certo .
        Lá eles contratam pro cara resolver. Só o Liverpool então… Lucas pro lugar do Xabi é piada não acha ?

  • Dyego

    Acredito que o motivo é distinto do postado no texto, o verdadeiro motivo está na própria Premier League, o campeonato é muito duro, as equipes muito niveladas, sempre são jogos difíceis, então as equipes se desgastam mais. Diferente do campeonato espanhol em que Real e Barça podem poupar seus melhores atletas. Se não bastasse eles tem 2 copas, a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra, são muitos jogos duros.
    Então quando chega na Champions League a chances das equipes inglesas estarem mais desgastadas é maior, acredito que pelo mesmo motivo esteja o fato da Inglaterra não ganhar uma copa do mundo, pois quase a grande maioria dos atletas da seleção inglesa joga a Premier League.

  • DRICA Lima

    TBM QUERIA SABER ISSO… O mais novo gerenciador de futebol online, no estilo do Brasfoot, elifoot e outros. Porém o gamefut . com é online!

    Totalmente gratuito e não precisa instalar nada. JOGUE E CONCORRA AOS PRÊMIOS EM DINHEIRO R$ 450,00 (MENSALMENTE). VENHA JOGAR VC TBM >>> GAMEFUT . COM (JUNTA LINK )

  • Helton Santos

    Senão fosse o Barcelona a Espanha tinha ganhado 2 títulos

MaisRecentes

Barça exibe bandeira pelo diálogo na Catalunha mas impede a distribuição de cartazes no Camp Nou



Continue Lendo

Barça exibirá bandeira gigante antes da partida contra o Olympiacos propondo diálogo na Catalunha



Continue Lendo

Manchester City começa arrasador e faz 2 a 1 no Napoli que brigou até o final



Continue Lendo