Tricampeonato carioca do Fla completa 18 anos! Onde você estava na hora do gol do Petkovic?



Petkovic comemorando o gol/foto: site do Flamengo

Foi no dia 27 de Maio de 2001, em um jogo histórico que o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 1 e conquistou o Tricampeonato Carioca 1999/2000/2001.

A virada do século trouxe o quarto tricampeonato carioca para o Flamengo. A partir de 1999, foram três decisões consecutivas conta o Vasco que geraram histórias inesquecíveis para uma geração de rubro-negros.

Em 2001, a emoção teve seu auge aos 43 minutos do segundo tempo da partida decisiva. Após vencer  o primeiro jogo das finais por 2×1, o Vasco podia perder por até um gol de diferença para garantir o campeonato. Mas uma cobrança perfeita de falta de Petkovic definiu o 3×1 que trouxe o título para a Gávea.

Petkovic na comemoração do gol do título/foto: MemoFla

A imagem de Petkovic de braços abertos, correndo pelo gramado do Maracanã, ficou para sempre cravada na memória dos rubro-negros. O golaço de falta que o sérvio marcou, aos 43 minutos do segundo tempo da partida final do Campeonato Carioca de 2001, completa 18 anos nesta segunda-feira.

Petkovic já havia aprontado no jogo de ida, quando fez o único gol do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o Vasco. Com o lugar já garantido na história do clube, o meio sérvio retornaria para uma segunda passagem pelo Flamengo em 2009, quando também foi decisivo na conquista do hexacampeonato brasileiro.

Lance histórico, gol maravilhoso. Petkovic classifica-o como o mais importante e mais bonito da sua vida. O gol que mudou a carreira do sérvio, que naquele momento ainda tinha pouco de tempo de futebol brasileiro e de Flamengo.

A minutos do fim do jogo, Edílson sofreu uma falta, alguns metros para dentro da intermediária. A bola estava para Petkovic. O chute fez uma curva por fora da barreira e entrou magistralmente no ângulo de Hélton.

Petkovic comemorando o gol/foto: site do Flamengo

No primeiro título, o Maracanã lotado assistiu o Flamengo pressionar seu adversário durante a maior parte do jogo decisivo, em uma tensão que só se aliviou quando Rodrigo Mendes cobrou falta de longa distância e viu sua bala desviar na barreira e vencer o goleiro cruzmaltino. Em 2000, depois de vencerem por 3×0 a primeira partida da final, os rubro-negros encheram as arquibancadas para celebrar o bicampeonato em vitória por 2×1, gols de Reinaldo e Tuta.

Detalhes do jogo

O jogo foi disputado no Maracanã. O juiz foi Léo Feldman. O público foi de 60.038. Os gols foram marcados por Edilson 20, 53, Juninho Paulista, Petkovic aos 87 minutos, numa cobrança de falta memorável.

Escalação de Flamengo 3 X 1 Vasco

Vasco:

Helton, Clebson, Geder (Odvan), A. Torres, Jorginho Paulista, Fabiano Eller, Paulo Miranda, Juninho Paulista, Pedrinho (Jorginho), Viola (Dedê), Euller.

Flamengo:

Júlio César, Alessandro (Maurinho), Juan, Fernando, Cássio, Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho), Petkovic, Edilson, Reinaldo (Roma). Técnico: Zagallo.

Fonte: sites do Flamengo/Trivela



MaisRecentes

Almirante Barroso se prepara para enfrentar o Concórdia no jogo de volta da final do Catarinense e atacante dispara: “vamos lutar até o fim”



Continue Lendo