Entenda o trabalho de Lucas na psicologia: ‘Controle para ter as melhores decisões’



Com a palavra: José Aníbal, Psicólogo do Esporte que trabalha com Lucas

Nosso trabalho é para que o jogador tenha as melhores condições possíveis para tomar a melhor decisão no jogo. Você treina as habilidades para o atleta estabelecer controle da atenção por um tempo definido. Envolve muito a leitura de jogo, a tomada de decisão no momento decisivo.

A gente precisa intensificar o treinamento de concentração de atenção. Nos trabalhos o atleta visualiza situações críticas de jogo, ou monta-se um roteiro. Uma situação cara a cara com o goleiro, ou algo específico. A partir disto se avalia a leitura do jogador, onde está a dificuldade dele. Isto vai orientando o controle de atenção, a tomada de decisão do jogador. Treinamos habilidades da psicologia.

Nós trabalhamos em três frentes. Primeiro, assisto ao jogo, faço minha análise, que não é técnica, mas sobre os processos de concentração de atenção, tomada de decisão, do desempenho psicológico. Conversamos, e definimos nossos treinamentos. Fazemos o controle de respiração, que podem ajudar a tranquilizar, fazer a modulação do sistema nervoso, e testes de reação do corpo em situações de tomada de decisão, como frequência cardíaca, por exemplo.

Às vezes você precisa tomar uma decisão arriscada, e trabalhamos para saber como o jogador reagirá a isso. Estando com as melhores condições psicológicas a possibilidade de ter sucesso nisto aumenta. Este trabalho, porém, depende muito da parte física e tática. É preciso estar bem em todas as frentes.

Lateral-direito comemora gol contra o Avaí (Foto: Ari Ferreira)

Lateral-direito comemora gol contra o Avaí (Foto: Ari Ferreira)



  • ANDRÉ10

    TÁ DE BRINCADEIRA!!!!

  • Walter Reis

    Puta babaquice velho, que desgosto ler isso.

    Ainda que o futebol tenha evoluído, a habilidade e o poder de decisão fala mais alto que tudo isso ai.
    Isso ai pode ajudar um atleta a prolongar sua carreira, mas mesmo assim seu pensamento é o determinante, vejam o exemplo do Zé Roberto, 41 anos e jogando em bom nível, e se fosse convocado hoje para a seleção, faria mais bonito que vários que la estão. Tem de se analisar a parte do adversário, uma defesa milagrosa de um goleiro, quebra tudo isso ai que foi citado no texto, futebol vai alem disso.

  • Igor

    Melhor lateral do Brasil hoje!!!

  • EL MAGO

    Gustavo Henrique e Thiago Maia podem pintar no verdão…

    • Gigante só na série B

      Se ficarem no Santos pegam Europa, no porquinho Arábia, tá na mão deles a decisão!!!

  • APITO AMIGO !!!!

    ? Pensamento do dia?

    “No show do queen no Rock in Rio, apenas 95% do público cantou a música ‘We Are The Champions of The World’, os outros 5% eram palmeirenses.”

  • Gigante só na série B

    Quando saiu o penalti eu pensei que iam colocar o Dudu pra bater, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk melhor não né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pipocou mesmo assim!!!

  • Roberto Tavares

    Isso aqui morreu?

  • Roberto Tavares

    Mais uma entregada do Rogério Ceni. Que saudade do Zetti. Bom, o SPFC foi superior, mas não soube traduzir no placar. À medida em que a taça vai rumando para o Parque São Jorge, resta-nos brigar pelo G4. Bola pra frente.

MaisRecentes

Palmeiras ‘blinda’ o vestiário após incômodo



Continue Lendo

Leandro Almeida, Nathan e uma mudança de rumo



Continue Lendo

Lesões no Palmeiras: ‘Muito difícil que seja erro de preparação’



Continue Lendo