As armadilhas de um bom elenco



Bruno César está merecendo ser titular (Foto: Ale Cabral)

Bruno César está merecendo ser titular (Foto: Ale Cabral)

Para ser bom técnico, não basta ter a capacidade de fazer um elenco limitado dar liga. Ter mais opções boas do que vagas na equipe titular também é um desafio em que treinadores medianos costumam tropeçar. A capacidade de Gilson Kleina, que faz trabalho muito bom neste ano, está prestes a ser colocada em xeque.

Quanto mais joga, mais Bruno César se mostra eficiente. Dos últimos quatro gols do time, o meia participou de três. E a torcida obviamente quer vê-lo ao lado de Valdivia, em uma parceria que revelou-se muito promissora contra a Ponte Preta, no último sábado. Utilizá-los juntos é quase uma obrigação.

Mas o time também sofreu mais que o necessário no sistema defensivo. Eguren e França, volantes pesados, não conseguiram dar ao Palmeiras o equilíbrio necessário para jogar com dois armadores e mais dois atacantes. Antes de sucumbir ao bom toque de bola alviverde e levar o terceiro gol, a Ponte encaixou dois contra-ataques muito perigosos. Fosse um time mais qualificado, ou um jogo mais decisivo, e o Verdão ficaria em apuros.

Para utilizar a dupla de meias, talvez seja preciso abrir mão de Wesley, hoje machucado. Com quatro homens que praticamente só atacam, não é tão primordial ter um volante ofensivo como ele. Colocar Marcelo Oliveira, mais leve e veloz, ao lado de um dos “brucutus” (França ou Eguren) parece ser a opção mais provável no momento, a não ser que Kleina abdique de Leandro, aproxime Bruno César de Kardec e jogue com três volantes.

Sem dúvida, é um problema saboroso para resolver. Mas se o resultado não vier, o trabalho consistente do treinador certamente será questionado.



  • Caio Sipos

    O Gilsão tem diversas opções pra montar o time de acordo com o adversário. Contra o Santos, que tem um time jovem e de jogadores rápidos, não podemos deixar apenas o França e o Eguren pra proteger o Lucio e o Wellington. São todos jogadores “pesados” e que não vão conseguir correr atrás da molecada do Santos durante o jogo inteiro. Por isso, creio que não poderão jogar B. Cesar e Valdivia. Melhor seria colocar o M. Oliveira, deixar o time com 3 volantes e 2 zagueiros. Ou pode deixar o B. Cesar e o Valdivia e colocar o M. Oliveira no lugar do Leandro, mas sem colocar o Valdivia no ataque. Deixa os dois armando o jogo para o Tierry Kardec, com Juninho e Wendel pelas pontas fazendo o mesmo.

    Claro, é apenas uma opinião. Fico muito feliz em ver que temos um ótimo elenco. Forza Palestra!

  • EL MAGO

    negocio de 3 volantes é pra times pequeno igual os gamba.

    com o novo sistema ofensivo usado contra um bom time ja classificado (Ponte Preta) tivemos 41 finalizações contra 11… chegou a hora do verdão volta a ter a linha atacante de raça que destruiu adversarios nas decadas 60,70 e 90.

    provavel escalação do Kleina pra domingo:

    ________________Prass_________________
    Wendel______Lucio____T. Alves____Juninho

    ___________França__M. Oliveira__________

    B.Cesar________Valdivia___________Leandro

    _____________A. Kardec_________________

    B. Cesar, Valdivia e Leandro obrigatoriamente terão que recompor sem a bola mas…

    creio que ele vai mandar o A. Kardec tbm ajudar na reposição mas eu preferia ele “segurando” os 2 zagueiro do Santos.

  • Bruno Sousa

    Então vc está analisando e baseando todo o trabalho que vem sendo feito durante a temporada em dois jogos, onde o atleta não esteve durante os 90 minutos em campo no brejo da Copa BR e esteve melhor fisicamente para a rodada de final de semana, onde não aguentou o jogo inteiro novamente?
    Já teve tempo para entrosar, mas ajuda pouco, pois não consegue realizar boas tabelas e dar passes em profusão. Seus grandes lances são normalmente em jogadas individuais, mas sem muita empolgação.
    Logicamente é melhor vê-lo cobrando faltas e escanteios do que o Juninho.
    Também é claro que chegou achando que seria titular e teve que correr atrás, graças a boa temporada do Paraguaio.
    Mas, já que fala de elenco bom e qualificado, devemos ter em mente que não há menor obrigação de colocar o cara para jogar, podemos variar com mais um volante liberando ainda mais Wesley, jogar com três atacantes, temos opções e isso é muito bom, obrigações NÃO!
    Cabe análise não só do que temos a disposição para colocar em campo, mas também da disposição tática do adversário.
    O grupo tem se mostrado muito forte, individualmente não temos ninguém ainda como grande destaque, ressalva fica pela grande temporada de Fernando Prass.

  • André Dayan

    Não acho que seja preciso abrir mão do Wesley para ter Valdivia e Bruno César juntos. Pelo contrário! É melhor ter um cara veloz como o Wesley e que seja uma boa opção ofensiva do que ter 2 volantes pesados. E aí acho que o meio-campo ideal seria França, Wesley, Valdivia e B. César.

    Em 2008, no último título paulista, o meio-campo era desse estilo, com Pierre, Léo Lima, Valdivia e Diego Souza.

    • KLEYTON GOMES

      Só corrigindo brother, o meio campo era Pierre, Martinez, Diego SOuza e Valdivia … o Leo Lima era estilo um 12º jogador e entrava sempre, assim como o Denilson!

      • André Dayan

        Léo Lima era mais titular do que o Martinez. Só não jogou as finais contra a Ponte pq tava machucado.

      • Edson

        que eu me lembre o titular era o Leo Lima, até fez gol no 2º jogo da semifinal contra os bambis (frangaço do cenil)

  • sergio zaim

    Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas não dá pra deixar passar batido. Não é que soltaram os vagabundos de novo? Quando vai ser o próximo rolezinho dos manos? É uma VERGONHA atrás da outra!!!

    • Verdade.E o f.d.p do juiz disse em sua decisão que os caras como bons torcedores só foram lá para cobrar mais empenho do seu time do coração sem fazer nada demais.
      Enquanto isso no mensalão nem houve formação de quadrilha e portanto logo todos estão na rua.
      Com nosso judiciário desse nível que chance temos nós de sonhar com uma nação minimamente decente?
      Pobre presidente do stf joaquim barbosa.É uma voz decente bradando num deserto de decência.

      • Ainda sobre o Corinthians, hoje (18/03) no programa Redação Sport, o jornalista Sr. Xico Sá foi inoportuno e inadequado quando comentou que a Arena Corinthians seria entregue inacabada, mas estava tudo bem ou seja, estava no PADRÃO ITAQUERA. Sou palmeirense mas morador do bairro e ITAQUERA não pediu a Copa Sr. Xico Sá..como jornalista que é, deveria escolher melhor as palavras. Em tempo: André Rizek tentou corrigir, mas em vão.

  • Juliano Rotta

    Desculpe…. mas o senhor só pode estar brincando em falar em colocar 3 volantes.. PQP… não basta a merda que éramos ano passado com VÁRIOS VOLANTES.

    Outra coisa VC ESTÁ COLOCANDO A CULPA DO TIME TER LEVADO VÁRIOS CONTRA ATAQUES no Wesley… E ELE NEM JOGOU.

    Marcelo Oliveira É O PRIMEIRO VOLANTE.. VINHA JOGANDO MUITO BEM ASSIM… SÓ UMA ANTA PARA NÃO VER…
    Wesley é SEGUNDO VOLANTE.. TBM VINHA JOGANDO MUITO BEM.

    Temos um ótimo primeiro volante, e um ótimo segundo volantes.. NESSAS POSIÇÕES, NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA TER MUDANÇA.. PQ UM COMPLETA O OUTRO.

    Pra mim no lugar do Bruno Cezar caso este não marque ngm, pode colocar o Mendieta, que é um ótimo jogador tbm…

    M. oliveira
    Wesley
    Valdíva
    Bruno cezar (ou Mendieta)
    Leandro
    Kardec.

    este é o time ideal.. TIME PRA CIMA…

    POR FAVOR, NÃO COLOQUE A CULPA DO BURACO DA DEFESA EM QUEM NEM JOGOU… É MUITA IGNORÂNCIA..

    Tirar o Wesley está fora de cogitação. ASSIM COMO JOGAR COM 3 VOLANTES TBM.. ISSO SERIA UM RETROCESSO.

    • porkoloko

      calma maluco..olha o coração poww….mas vc ta certo…m oliveira e wesley seria o ideal….com b. cesar(mendieta) e valdivia…leandro e kardek………..patrik vieira/marquinhos gabriel e vinicius no seg. tempo p dar correria nas defesas cansadas……

  • EL MAGO

    oque a imprensa gamba mais ker é ver o VERDÃO jogando retrancado igual os gamba e o motivo é óbvio… Valdivia, B. Cesar e A. Kardec formam um trio extremamente perigoso independente da defesa que enfrentar-mos.

    como o Valdivia falou: O ADVERSARIO FICA SEM SABER QUEM MARCAR.

  • Luiz Fernando Palma

    Acho que a situação foi bem diferente do que você está falando. Eu estava no Pacaembu e esse jogo contra a Ponte a defesa esteve postada muito bem em grande parte do jogo. Os contra-ataques que em que eles levaram perigos (pelo que me lembro, foram 3, dos quais saíram 2 gols) foram muito mais pela competência deles do que por falha nossa. No geral, o jogo foi controlado pelo Palmeiras. Em outros jogos, como contra a Portuguesa (em que não tomamos gol), os 2 gols teriam sido muito mais “justos” do que neste jogo, por exemplo. Posso dizer, com certeza, que foi um dos melhores jogos (pra mim, disputando apenas com os jogos contra São Paulo e Audax) do Palmeiras na temporada.

  • loko

    muito complicado pro Kleina…estamos esperando o Jorginho que esta dando sopa ou o Luxa que com esses jogaores montaria um time pra nunca mais apanhar da mancha no aeroporto….

    • Picerni também está no aguardo.

  • Só para lembrar:
    O barça joga com 3 volantes,assim como a maioria dos grandes times e seleções europeias.
    O importante é que sejam 3 volantes que saibam jogar mas que também saibam marcar.
    bruno cesar e Wesley se se dedicarem podem atuar como volantes pois sabem jogar e se viram razoavelmente bem na marcação se esforçarem-se para isso.
    Não é necessário que sejam cães de guarda mas que tenham fome de recuperar a bola.
    Iniesta e xavi não são volantes mordedores mas agem com volúpia de retomar a bola e quando a têm em seus pés sabem como ninguém o que fazer com ela.
    São esses tipos de volantes que se usa hoje no mundo.

    • kleyton gomes

      è meu querido, porem o barça joga sim em função do messi ne, que no caso nao temos no palmeiras… e o iniesta e xavi nao sao volantes mas recomponhem bem o meio, e pena que no elenco do palmeiras so temos um volante que tem boa saida que no caso é o wesley…

  • Walter

    Ótimo comentário do Bruno Sousa,

    Eu penso que da sim para jogar com o Bruno Cesar e o Valdívia, porém, o Palmeiras precisa se modernizar,
    Esquece 3 volantes, nos ultimos anos foi isso que nos atormentou, agora que temos um time mais
    leve e com tantas ótimas opções, podemos dar mais dinâminca ao time.

    No começo do ano ja tinhamos uma formação ideal, que era um 4-3-3- com.

    PRAS, WENDEL, LUCIO, WELINGTON, JUNINHO, M. OLIVEIRA, WESLEY, VALDIVIA, DIOGO, LEANDRO, ALAN KARDEC.

    Com a chegada do Bruno, e de outras peças, como, França, Patrick, Marquinhos Gabriel, Eguren, ja temos várias opções taticas, cabe agora ao treinador saber armar essa equipe.

    Valdívia e Bruno Cesar o time fica com um ataque muito interessante, envolvente, com jogadores de muita qualidade que agente sabe que pode sair uma jogada boa a qualquer momento, sem falar que temos atacantes muito eficiente que é o Kardec e o Leandro…. e o Diogo que pode ser muito útil.

    Mais ai, como arrumar o sistema defensivo ? uma vez que Valdivia e Bruno Cesar não marcam ?
    Na minha mente é.

    Wesley,tem que jogar, então vai se encarregar de passar a bola com qualidade para um dos dois meias, e ajudar na marcação.
    França ou Eguren, fazendo o papel de primeiro volante. eu prefiro o frança.

    Laterais, Wendel e Marcelo Oliveira, o juninho vem se mostrando eficiente, mais com bruno Cesar e valvidia ali nas pontas… o zagueiro precisaaaa segurar o contra ataque, e o juninho não é o ideal, e sim o Marcelo.
    Wendel tem que cobrir as costas do Wesley sempre que ele subir, então nao pode nem passar do meio de campo.

    LÚCIO E WELLINGTON na zaga.

    Assim é uma forma de buscar um equilíbrio, e deixar que os 4 jogadores do meio campo pra frente decida as jogadas. as vezes 5 com o Wesley.

    Mais cada jogo é um jogo, sei la… o fato é que isso é bom, faz tempo que não ficamos tão esperançosos, o time realmente é muito bom !!!

  • Denilson Verdão

    Só Loko mesmo para citar o nome do pofessô Luxa aqui ou do Jorginho… esse que depois que saiu fez um bom trabalho apenas na Portuguesa e não me lembro de outro time!
    Poxa, o time vem jogando bem, é o melhor do campeonato e contra as sardinhas… que tem que correr são elas e nos vamos lá para da tapinhas no pôpô delas!
    Só acho que o Eguren que joga de calça jeans molhada não dá para ser titular desse time, muito fraquinho!

    Meu seleção verde:

    ________________Prass_________________
    Wendel______Lucio____T. Alves____Juninho

    ___________Wesley(França)__M. Oliveira_____

    B.Cesar________Valdivia___________Leandro

    _____________A. Kardec_________________

    E no segundo tempo, correria para cima delas, com o Patrick ou Vinicius, a cadência do Mendieta no lugar do Bruno C. e depois do sacode que elas estarão levando, a 3º substituição coloca… qualquer um!!

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    • EL MAGO

      Wesley não joga domingo e provavelmente a dupla de volantes sera M. Oliveira e França.

      • Denílson,meu filho!!!
        Não entende ironia,não???
        O que o loko fez foi uma chacota aos críticos do kleina que a cada jogo desmoraliza mais e mais seus críticos

  • EL MAGO

    unico técnico que ta no aguardo é o Luxa mesmo que Brunoro fique negando até a morte… creio que vai espera até a copa pra ver oque acontece com Kleina mas eu ainda prefereria o W. Mancini.

    mas vamos ver né parece que Kleina finalmente entendeu a grandeza do clube e começou a usar oq temos de melhor ofensivamente e não defensivamente, se o VERDÃO tiver que cair que pelo menos caia de pé “agredindo” o adversario.

  • sergio zaim

    Amanhã vamos ter o primeiro clássico da Copa do Brasil, o “clássico da xepa”. Bahia de Feira x Fim de Feira……….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Dennis

    Tem que jogar no 4 2 3 1, apenas com kardec a frente, porém com Wesley, Valdivia, França e B.César chegando de tras, perfeito! time ideal: PRASS, WENDEL, LÚCIO, T.ALVES(G.Dias) JUNINHO (infelizmente) M.OLIVEIRA, FRANÇA, WESLEY, VALDIVIA,B.CÉSAR E KARDEC… LEANDRO, P.VIEIRA, DIOGO, MENDIETA, JOSIMAR… Excelentes opções no banco.

  • walter

    Meu deus que escalação horrível, Leandro no banco pro frança ?
    Cala a boca.

    Escalação ideal para mim.

    PRAS
    WENDEL
    LUCIO
    WELINGTON
    M OLIVEIRA

    EGUREM
    WESLEY
    VADIVIA

    BRUNO CESAR (DIOGO)
    LEANDRO
    KARDEC

MaisRecentes

Palmeiras ‘blinda’ o vestiário após incômodo



Continue Lendo

Leandro Almeida, Nathan e uma mudança de rumo



Continue Lendo

Lesões no Palmeiras: ‘Muito difícil que seja erro de preparação’



Continue Lendo