Um belo retrato de Marcos



Marcos assiste ao filme ao lado de familiares e dirigentes do Palmeiras (Foto: Thiago Ferri)

Aconteceu nessa terça-feira, em São Paulo (SP), o lançamento do documentário “Santo Marcos”, que conta a história do ex-goleiro e ídolo palmeirense, e entrará em cartaz nos cinemas no próximo dia 22. O filme de 1h12 (tempo estipulado propositalmente pela produtora), narra a trajetória do pentacampeão mundial desde Oriente, pequena cidade no interior de São Paulo, onde nasceu.

Criada antes a contragosto de Marcos, a produção não tenta só mostrar aquilo que o ex-goleiro fez de bom. Assim como as grandes partidas e momentos divertidos foram lembrados, frangos e erros são também citados neste filme.

Para isto, “Santo Marcos” conta com um grande número de entrevistados: são mais de 40. Entre eles, Neymar, Ronaldo, Romário, Felipão, Carlos Pracidelli (preparador de goleiros), Luxemburgo, Marcelinho Carioca, Vampeta, Ademir da Guia, Oberdan Cattani, Rogério Ceni, além de membros da família, como sua mãe, dona Antônia, políticos, mais ex-atletas e jornalistas.

Para explicar a carreira de Marcos, o documentário compila diversos relatos sobre aqueles que conviveram com ele, tanto em bons momentos, de títulos, quanto nos ruins, de seguidas lesões. Sérgio, ex-companheiro e amigo, contou causos e Vampeta lembrou da troca de provocações na época em que o Palmeiras eliminou duas vezes o Corinthians da Libertadores (em 1999 e 2000).

Na segunda, marcada pela histórica defesa do pênalti de Marcelinho Carioca, o relato de Pracidelli sobre os planos para aquela decisão, que foram desobedecidos por Marcos em parte, é um ponto valioso da produção, assim como a mostra da relação com Felipão, os milagres nos títulos da Libertadores e da Copa do Mundo-2002, os pedidos de proteção de sua mãe a cada jogo dele, e a emocionada preleção de Marcos antes da final no Paulista de 2008.

Em nenhum momento tirou-se a simplicidade de Marcos, que assim revelou a vontade de pedir um autógrafo para Oliver Kahn, goleiro da Alemanha, pouco antes da final do Mundial de 2002. Será difícil o palmeirense conter as lágrimas. O ídolo, ontem, não conteve: ficou com os olhos molhados no cinema.



  • Eternamente Verdão

    APROVEITANDO O GANCHO:

    SÃO MARCOS – UM VERDADEIRO TORCEDOR DE SANGUE VERDE NA VEIA!!! MARCÃO FOREVER!!!

    DIFERENTEMENTE DE CERTOS TORCEDORES DE ALMA GAMBÁ QUE INCLUSIVE FREQUENTAM OS ESTÁDIOS DA CAPITAL PAULISTA!!!

    RESULTADO??? JOGO QUE TORNARÁ O PALMEIRAS CAMPEÃO SERÁ EM CAMPO GRANDE!!!
    LÁ O NOSTRO PALESTRA NÃO É VAIADO!!! MAS APLAUDIDO E INCENTIVADO, ASSIM COMO EM MUITAS OUTRAS CIDADES DO BRASIL!!!

    NADA CONTRA A CAPITAL PAULISTA, MAS NOSTRA TORCIDA VAI ALÉM DAS FRONTEIRAS DE SÃO PAULO!!! ENTÃO TOMEM NA CABEÇA!!! QUEM SABE ISSO AJUDE A PENSAREM MELHOR ANTES DE VAIAR E CHINGAR NOSSOS JOGADORES!!!

    SAUDAÇÕES AOS VERDADEIROS TORCEDORES ALVIVERDES COMO SÃO MARCONE!!!

    AQUI É PALESTRA!!!

  • EL MAGO

    um dos maior goleiro da historia do futebol mundial e é uma pena tantas lesões ter atrapalhado sua sequencia na seleção após 2002.

  • Kleina fazendo charminho prá renovar?Querendo aumento?
    Cuca já disse que não pretende renovar com o a.mineiro.
    Seria a hora da grande tacada.
    Avanti nobre e brunoro

  • E essa palhaçada de bom senso?
    Os caras ganham uma fortuna mensal prá trabalhar(?) duas vezes por semana e ainda acham muito.
    Vão pegar numa enxada de sol a sol prá ver o que é falta de bom senso!

  • Já que praticamente perdemos l.ricardo para o são Paulo penso que vitor e Ayrton poderiam ser reintegrados.São bem melhores dos que aqui ficaram.
    Um lateral esquerdo,um meia para o lugar do Charles e mais 1 atacante deverão ser contratados.Espero que acertem nas escolhas.
    Eu iria de Walter,marcelo,l.ricardo,everton do a.paranaense(joga de l.esquerdo,ala e meia).
    Desses penso que o único quase impossível seria o Marcelo que deve ter uma penca de gente atrás.Os demais não seriam tão difíceis.
    Um meia que tá jogando muito é o marquinhos do vitória,aquele mesmo que era nosso.Seria bom a sua volta.
    Aliás marquinhos e dinei e até airton são destaques no vitória fora deola que era ídolo mas se
    machucou.Fernandão é destaque no bahia.M.leite é o único destaque no náutico.João vitor e w.paulista os 2 maiores destaques do criciúma,sem contar armero na italia,cicinho,danilo,w.love,d.souza,cx 10,souza e luan no cruzeiro etc,etc.São jogadores que não servem para nós mas servem para o resto do mundo.Mania do palmeirense menosprezar tudo que é seu.

    • ANDRÉ

      CONCORDO, INCLUA O PATRICK VIEIRA E DENONI QUE PODEM COMPOR O ELENCO

    • sergio zaim

      Cupido. Você foi injusto!!! Se esqueceu do L. Tanajura Amaro??KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Sampaoli renovou com o chile até 2018
    O sonho acabou(meu e do nobre)
    Mano já é dos gambás.Será que tite cairia bem no palestra?Eu adoraria.

    • Gigante só na série B

      Tite sem Paulinho não adianta nada ou será que ninguém percebeu? Sic!!!

  • EL MAGO

    se o Cuca ñ renovar mesmo ele seria o cara ideal pra 2014.

  • sergio zaim

    Sou muito mais o Cuca do que o Tite. Tite é muito retranqueiro!!!

    • Gigante só na série B

      Pra trazer o Cuca tem trazer junto com ele Ronaldinho Gaúcho, Tardelli, Jô, Bernard, Vítor, enfim, só ele não adianta!!!

      • E se ele fosse para o santos?
        Teria que trazer pelé,neymar,robinho,dorval,coutinho,pepe…..
        Acho melhor ficar com o Claudinei mesmo e continuar revelando jogadores para nós grandes.

        • Gigante só na série B

          Se ele fosse para o Santos estaria indo para um clube que nunca caiu!!!

  • joao

    KLEINA querendo aumento com salario de 300000 vasa cara BRUNORO ele não vale mais que 50000 contrata outro técnico jogadores querendo a permanência do cara , eles tem de calar a boca e jogar mais não a bolinha que estão jogando tem medo de perder a vaga seus montes de pereba se contratar outro técnico tem vários jogadores que não vai ser aproveitados KLEINA dinheiro do palmeiras não e capim o palmeiras não e casa de caridade

  • SAULO

    E eu que pensei que o Brunoro fosse um cara inteligente. Quanta BURRICE, meu! Com o elenco atual, não existe técnico que possa manter o palmeiras na PRIMEIRA DIVISÃO. Ô Brunoro! Vocês têm que contratar JOGADORES de qualidade. Não fiquem na doce ilusão de que time que ganha a SEGUNDA DIVISÃO possa manter-se na PRIMEIRA, como aconteceu da outra vez, ok? Não vão na conversa de NETOS, PRIETOS, NEVES, DATENAS da vida, “achando” que o valdívia é um “BAITA” de um jogador. O interesse deles, que torcem para as GAYVOTAS, é o de que vocês permaneçam com o chileno e caiam novamente.

    • Gigante só na série B

      Não existe Brunoro sem a Parmalat, com o dindin dos outros era mais fácil!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Gigante só na série B

    O azar de São Marcos de Palestra Itália foi ter surgido no fim da Era Parmalat, teria conquistado muito mais títulos se tivesse surgido 8 anos antes!!!

  • EL MAGO

    Sem Diego Souza, Marcelo Oliveira passou a jogar num 4-2-3-1, com Nilton e Lucas Silva (outra prata da casa) como volantes, três meias ofensivos e um atacante enfiado.

    É OQ EU SEMPRE DISSE 3 ATACANTES JAMAIS DARÁ MAIS VOLUME DE JOGO QUE 3 MEIAS ARMADOR DE JOGADAS.

  • Mauro

    Projeto Cuca já.

    Esse Kleina quer aumento para continuar? Ele tinha é que diminuir o salário e dar graças a deus por continuar no Palmeiras.

    Vejo o Cuca e o Marcelo Oliveira como os melhores técnicos hj em dia no Brasil.

    O Cuca já fez grandes times no São Paulo e Santos e nunca teve reconhecimento.

    O Marcelo Oliveira fazia aquele time fraco do Coritiba ser altamente competitivo. Pegou um time com jogadores melhores e deu no que deu. Campeão Brasileiro.

    Esse 2 técnicos tem em comum é dar padrão tático definido nos times que eles comandam, bem diferente do nosso técnico que se acha o tal e nem sabe substituir.

    Fora Kleina, volte para Ponte Preta e ganhe seus 80 mil por mes que já está mais que bem pago.

    • sergio zaim

      Concordo. Os dois, mais o Mancini. O Kleina quer aumento? Como se tivesse feito por onde… Até com o Benazzi nós voltaríamos….

  • ANDRÉ

    RENOVAÇÕES :
    VILSON,MÁRCIO ARAÚJO,LEANDRO E KARDEC. TALVEZ MARCELO OLIVEIRA E LEO GAGO.
    DISPENSAS:
    ANDRÉ LUIS, WENDEL, CHARLES, ANANIAS, RONY, RONDINELI, CAIO, BRUNO, FELIPE MENEZES.
    RETORNOS: DENONI, PATRICK VIEIRA, AIRTON, VÍTOR, DEOLA E MAIKON LEITE. TALVEZ O LUIZ GUSTAVO
    BASE: DYBAL, EDÍLSON E BRUNO OLIVEIRA.
    CONTRATAÇÕES : 3 OU 4 EM CONDIÇÕES DE JOGAR, PONTUAIS.

    • sergio zaim

      André. M. Leite tem contrato até junho, se não me engano. O Denoni até o final de 2014, mas com opção de retorno, se o Palmeiras quiser, depois do Paulista. E o Léo Gago vive machucado.

      • M.leite tem contrato até maio mas é outro igual ao léo gago,vive machucado,não consegue engatar 4 partidas seguidas e fica fora 1 mês.Assim não dá,apesar de eu considerá-lo bom jogador e muito útil se bem aproveitado em sua velocidade.

        • sergio zaim

          Sem falar do salário, que não é dos mais baixos!!!

  • joao

    tem uma enquete na FOX maioria esmagadora não quer a permanência do KLEINA no palmeiras o não ganhou um clássico serie A não serve

  • JOAO EVAIR

    3-5-2 ou 4-3-3 ou 4-4-2 ou 3-6-1 Burro Kleina já testou todos os esquemas,só o esquema tático e padrão de jogo ele não conseguiu porque ele não sabe.
    Sr Nobre tá ficando el loco começar 2014 com Kleina quando começar tomar goleada já no Paulistinha vai querer dispensar e a multa vai ser alta vamos ter que aturar ele o ano todo lutando contra o rebaixamento,porque jogadores bons não adianta contratar e colocar a disposição desta ANTA.
    Agora ta pedindo aumento que piada de mal gosto.

  • poucos podem dizer que são campeoes mundiais invictos, e só não foi o melhor goleiro e jogador da copa, porque era na Alemanha e tinham que homenagear o oliver kahn por estar no seu pais e pelos serviços preswtados ao futebol…. SÃO MARCOS, o mito, adorado por todas as torcidas….mas verdão de coração e alma…. ESTE É O CARA….

    • Gigante só na série B

      Pegou uma borboletaça em 99, Roy Keane manda lembranças!!!

  • ESPERO QUE KLEINA DÊ UMA OPORTUNIDADE A SERGINHO DESDE O INICIO.
    Acho que o moleque tem muito potencial.Tem mais jeito de 2º atacante mas poderia ser testado como meia ofensivo substituindo o valdivia.
    Acho que dá o maior pé.No mínimo vai ser 1 milhão de vezes melhor que o felipe sono menezes.

  • sergio zaim

    – A equipe jogou bem, jogou em cima. Na única chance, o Paysandu foi lá e fez. Criamos, mas não concluímos bem. O Paysandu estava jogando pela vida, por isso saiu por cima. O Palmeiras não conseguiu concluir, mas é manter isso aí, sábado jogar no mesmo jeito-

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Juninho-aprova-atuacao-Palmeiras-continue_0_1028897101.html#ixzz2khkTYno8
    © 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! MEU DEUS!!! COMO PODE??? VAI À PQP, MOLEQUE!!! FALE MENOS E JOGUE MAIS!!!

    • Gigante só na série B

      Trocadilho a parte: Pay-ssandú não é padrasto!!! Já vi como que vai ser ano que vem na primeira divisão!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      • ERA NADA, ERA PELÉ, ERA ROBINHO, ERA NEYMAR E JÁ ERA

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • sergio zaim

    E essa premiação de 250 mil pro Sr. Brunoro, pela conquista da Série B??? É brincadeira!!!

    • ANDRÉ

      SÉRGIO, VOU SER SINCERO NO QUE EU PENSO, ESSA GESTÃO DO NOBRE NÃO MELHOROU ABSOLUTAMENTE NADA EM RELAÇÃO AS OUTRAS, SE POR UM LADO ELE CORTOU DESPESAS POR OUTRO ELE DESVALORIZOU NOSSOS JOGADORES, A NEGOCIAÇÃO DO BARCOS FOI UMA VERGONHA, MAIKON LEITE, PATRICK VIEIRA, AIRTON,E DENONI, SÃO. NOSSOS AFASTA-LOS PRA COLOCAR JOGADORES INFERIORES DE OUTROS TIMES, O MARKETING EU JÁ. DISSE É SEMPRE NEGATIVO O NOBRE VIVE FALANDO QUE O PALMEIRAS ESTÁ. QUEBRADO E NÃO. TEM CONDIÇÕES PRA NADA, ISSO ESPANTA O INVESTIDORES, OU VOCÊ SÉRGIO SE FOSSE UM INVESTIDOR INVESTIRIA NUM CLUBE ONDE O PRESIDENTE VIVE FALANDO QUE ESTÁ QUEBRADO? COM CERTEZA NUNCA, O NOBRE VIVE DENEGRINDO A IMAGEM DO PALMEIRAS, CONTRATANDO MAL, ESSA HISTÓRIA DO BOM E BARATO FOI A SEMENTE DO NOSSO SOFRIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS, O QUE GANHAMOS APÓS O BOM E BARATO? NADA, ISSO É UMA VERGONHA OS GAMBAS DEVIAM O DOBRO DO PALMEIRAS E HOJE VIVE UM BOM MOMENTO FINANCEIRO COMPARADO AO NOSSO, E SABE COMO CONSEGUIU ISSO? A PALAVRA QUEBRADO NUNCA FOI ADMITIDO LÁ, SEMPRE FOI DITO QUE HAVIA DÍVIDA PORÉM TUDO SOB CONTROLE, A MARCA PALMEIRAS É MUITO SUPERIOR A QUALQUER CRISE, E TEM MAIS MAIS UM CLUBE EM CRISE NUNCA PODE SE DAR AO LUXO DE PAGAR 300 MIL A UM DIRETOR PRA NÃO FAZER NADA, ISSO É SALÁRIO DE CRAQUE. QUANTO A KLEINA QUE PRA MIM NÃO VALE 300 MIL, NÃO. FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO, POIS O PALMEIRAS TEM UMA FOLHA SUPERIOR AO TIME QUE ESTÃO DE SEGUNDO AO QUINTO LUGAR SOMADOS, PORTANTO NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO, NOS JOGOS DE PRIMEIRA DIVISÃO PASSAMOS VERGONHA, DIGO CAMPEONATOS DE PRIMEIRA, E AINDA QUER AUMENTO? SE DER AUMENTO TEM TIRAR O NOBRE DE LÁ, POIS PRA MIM É LOUCURA. ESSA É MINHA OPINIÃO. O PALMEIRAS É MESMO DO TIRONE, SE ESTIVESSE NA SÉRIE A, O NOBRE ESTARIA SOB PRESSÃO, PRECISA MELHORAR MUITO ESSE ANO QUE VEM.

      • sergio zaim

        André. concordo com tudo. É com eu disse aqui, há uns dias atrás, nada mudou em relação às gestões anteriores. Desperdício de dinheiro, enrolação pra contratar reforços decentes, erros nas dispensas e contratações, falta de força nos bastidores e etc. ( se é que você me entende)……….

    • Gigante só na série B

      Não é brincadeira não, é verdade mesmo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      • sergio zaim

        Seria cômico, se não fosse trágico!!! Depois vem com aquela conversinha de que nunca tem dinheiro……………..

  • ERA NADA, ERA PELÉ, ERA ROBINHO, ERA NEYMAR E JÁ ERA

    Esse é em homenagem a você, SENSATO!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ERA NADA, ERA PELÉ, ERA ROBINHO, ERA NEYMAR E JÁ ERA

    Esse é em sua homenagem, SENSATO!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • joao

    o FELIPE MENESES VAI JOGAR DE NOVO KLEINA VAI EMBORA VOCE NÃO TEM CONDIÇÃO FELIPE MENESES E BRINCADEIRA COLOCA O FERNANDINHO O ANANIAS NÃO VAI JOGAR , E UM PEREBA A MENOS O CARA E PESSIMO O BRUNO OLIVEIRAPORQUE NÃO BOTA PARA JOGAR JOGA MAIS QUE WENDEL LUIS FELIPE NA OPINIÃO O NOBRE NÃO VAI SUBIR O SALARIO DO KLEINA,SE RENOVAR VAI SEM MULTA O NETO DA BAND FALOU QUE ELE NÃO VAI AGUNTAR NEM ATE O CAMPEONATO PAULISTA VAI SOFRER MUITA PRESSÃO MAIORIA DOS PALMEIRENSE NÃO QUEREM ELE DIRIGINDO O TIME APROVETA VAI EMBORA SAIA POR CIMA SER MANDADO EMBORA E CHATO

  • Realmente até eu que torcia por uma continuidade para não perder tempo com planejamento para o próximo ano já começo a mudar de idéia.
    Insistir com felipe menezes e vinicius,a cada jogo mudar o esquema de jogo de forma total já encheu o saco.O cara parece que com o passar do tempo tá ficando pior.Não tem confiança no que faz e então fica mudando a toda hora.
    O esquema que mais dá certo no mundo é o 4-3-3 com 3 no meio campo que saibam jogar e na frente com 2 atacantes de velocidade e 1 que volta prá criar. É o que fazem barça,seleção do chile,atl.paranaense e tantos outros no mundo.Nossos melhores resultados foram quando jogamos dessa forma.
    Ficar inventando a cada jogo não funciona e ainda por cima quer aumento?
    CUCA E MANCINI ESTÃO AÍ À DISPOSIÇÃO.
    Se é prá fazer besteiras desse jeito é melhor perder o tempo de vantagem que teríamos com a renovação do kleina e pegar alguém que acredite mais em si para o próximo ano.

  • Thiago Alves quando se machucou era o melhor jogador da defesa,agora com um monte machucado ou suspenso porquê ele não volta e ao invés disso improvisa o Marcelo.Realmente kleina às vezes é indecifrável.

    • ANDRÉ

      ESTÁ PERDIDO HÁ MUITO TEMPO, COM O MÍNIMO DE PRESSÃO SE PERDE.

    • sergio zaim

      Acho que nem ele mesmo se entende…………….

MaisRecentes

Palmeiras ‘blinda’ o vestiário após incômodo



Continue Lendo

Leandro Almeida, Nathan e uma mudança de rumo



Continue Lendo

Lesões no Palmeiras: ‘Muito difícil que seja erro de preparação’



Continue Lendo