Djalma Santos, um herói humilde



Djalma Santos disputou 501 partidas com a camisa do Palmeiras

Djalma Santos disputou 501 partidas com a camisa do Palmeiras

Por Fernando Galuppo, jornalista e historiador palmeirense

Em seus 24 anos de carreira como atleta profissional, Djalma Santos colecionou títulos e estabeleceu recordes na Portuguesa de Desportos, Palmeiras, Atlético-PR e Seleção Brasileira. Dono de uma conduta ímpar e uma lealdade exemplar, nunca foi expulso de campo, mesmo tendo se defrontado com os maiores atacantes de sua época.

Companheiro e sempre com o sorriso altivo, era o mais brincalhão da turma. Puxava a fila dos treinamentos e inflamava o elenco. Era um líder carismático que se impunha pela sua maneira simples de enxergar a vida com os olhos do coração.

Pepe, atacante do maior Santos de todos os tempos, grande amigo do ex-lateral-direito, o apelidou de “rato”, dada as suas feições. Uma galhofa que o próprio Djalma aceitava com reverência juvenil e se divertia.

Aos amigos mais próximos, dizia que seu maior antagonista foi Canhoteiro, ponteiro que fez história com a camisa do tricolor paulista.

Tinha um fôlego invejável para a época. E uma técnica apuradíssima. Apoiava o ataque com maestria e compunha o setor defensivo com muita virilidade. Sua forma de jogar elegante era tão particular que foi o único brasileiro a atuar pela seleção da Fifa no jogo do centenário da Federação Inglesa, em 1963, em Wembley. Foi também o primeiro a ultrapassar a marca dos 100 jogos defendendo o escrete canarinho. Disputou quatro Copas do Mundo. Foi bi-campeão mundial em 1958 e 1962, além das participações em 1954 e 1966. Foi eleito três vezes o melhor de sua posição em mundiais.

Dada a sua habilidade, era muito comum ao grande craque uma jogada pouco usual e arriscada nas peladas com os amigos. Djalma carregava a bola fazendo embaixadinhas com a cabeça da defesa até o meio de campo para em seguida entrega-la aos homens do ataque. Nos jogos festivos, amistosos e de veteranos ele alegrava a plateia com esse seu truque. A arquibancada vinha abaixo.

Trilhou uma efêmera carreira como treinador de futebol, com passagens pelo Bragantino e pela equipe italiana semi-amadora do Bassano del Grappa, onde fez parceria com o ex-companheiro de Palmeiras, Chinesinho. Ficou pouco tempo atuando na função e seguiu outro rumo. Em terras italianas abriu sua primeira escolinha de futebol para crianças, novamente, ao lado do amigo Chinesinho.

Retornou para Uberaba, em Minas Gerais, onde deu continuidade ao trabalho social junto a juventude e se dedicando a arte de ensinar o jogo de bola. Djalma se despede do convívio dos mortais para seguir a sua trajetória de luz entre os heróis eternos de nosso apaixonante futebol. VIVA O GRANDE DJALMA SANTOS!!!



  • Nadando de braçadas

    É uma pena esse cara não ter jogado no Santos de PELÉ & Cia, pelo menos teria Libertadores e Mundial no currículo!!!

    • TICO

      PREZADO “NADANDO DE BRAÇADAS”, A SUA POBREZA DE ESPÍRITO, É ALGO DE DAR PENA !

    • Luis Carlos Mendes

      Não precisa disso pra ser grande. Ele não era grande, era um GIGANTE. Vai com Deus Djalma e obrigado por tudo o que fez pelo nosso “Palestra”…

  • Porco cheiroso

    Não vou nem te zoar, vai que é doença…

  • Ric_ZF

    “NADANDO DE BRAÇADAS” É RÍDICULO UMA PESSOA SEM NOÇÃO COMO VC FAZER UM COMENTÁRIO MALDOSO Á TÃO SAUDOSA PESSOA COMO FOI DJALMA SANTOS, VC É DIGNO DE PENA…

  • Nadando de braçadas

    O “mago de bosta” está DETONANDO o Tirone, porém muitos se esquecem que após a ERA PARMALAT foi na administração do Tirone a maior conquista dos últimos 13 anos ( Copa do Brasil ), Arnaldo Tirone o presidente mais vitorioso após a ERA PARMALAT!!!

    • Luis Carlos Mendes

      Não fala bosta cara…Quando o Palmeiras ganhou a Libertadores, em 1999, já não tinhamos a Parmalat. Ela só patrocinava a camisa, mas já tinha tirado o time de campo. A pareceria já havia se encerrado. Pesquise antes de escrever besteira…

  • Sensato.
    Eu o tinha na conta de um cara espirituoso mas pelo seu comentário acima com um de seus inúmeros Nicks mais me parece que tá mais para espirito de porco do que espirituoso. Lamentável seu desrespeito a essa figura ímpar que foi Djalma santos tanto como atleta como homem.
    Talvez o Alzheimer tenha lhe afetado o conhecimento de nossa história futebolística e por isso essa quase heresia de sua parte.

  • Assisti a final da libertadores.Coisa lamentável,2 times ridículos.Essa final só não foi mais ridícula que aquela entre santos e penarol.2 times caindo pelas tabelas.O atl.min. venceu por ter mais rabo e ser um mínimo menos ruim que o olimpia.
    Esse time do olimpia só se salva o goleiro e aquele atacante enjoado que esqueci o nome. Os demais não seriam nem reservas no palmeiras.
    Uma pena termos perdido valdivia e prass na libertadores senão estaríamos nós fazendo essa final contra o olimpia e daríamos um passeio neles.
    Agora,quanto ao atlético:VAI TER RABO ASSIM LÁ LONGE SÔ!!!
    De qualquer forma parabéns, é mais um titulo que vem para o brasil,só que vai dar vexame no final do ano na disputa do mundial com esse timinho e no brasileiro vai ter que lutar prá pegar uma sul americana.

    • sergio zaim

      Não fale assim, cara. Eu, particularmente, torci pelo Cuca Faixa, o considero um ótimo treineiro e um injustiçado. O conheci pessoalmente, gente muito boa e palmeirense de coração. Ele merece. Parabéns a ele e ao Galo, time que nutro certa simpatia em Minas, não gosto é do time das Marias!!!

      • sergio zaim

        time pelo qual nutro certa simpatia*

  • E não é que as meninas correm sério risco de descenso? Já tem umas dando piti só de pensar nisso.

  • E a sardinha depois de falar em Robinho e outros que tais,caiu na real e lembrou-se que é um time pequeno e foi mesmo de Thiago.
    O negócio é rezar para aparecer um novo neymar senão dessa vez não escapa da falência. É muita penhora em cima de seus parcos ativos.
    Pelo menos conseguiu vencer o poderoso crac

  • Carlos

    Viva Djalma Santos!!!

  • E aos fanáticos por garotos tá finalmente pintando um garoto que pode dar o que falar no palmeiras.
    É o joão Pedro,guardem esse nome. É um moleque lateral direito que apóia como poucos.Será que vem para honrar o nome do velho Djalma?

  • essa galera so fala bestira , cala boca meu e esqueçam picuinhas . agora e hora engrandecer cada vex mais o nome deste q sempre foi um gigante .Dijalma Santos . vai pra Deus genio!!!!

  • Luiz Humberto

    ACABEI DE DAR UMA BELA CAGADA, DEI A DESCARGA, SOLTEI UM BRADO RETUMBANTE!!!

    VAI CÚr11nt23ÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E DÁ-LHE BOCA, E DÁ-LHE BOCA, OLE, OLE, OLÁ!!!
    E DÁ-LHE BOCA, E DÁ-LHE BOCA, OLE, OLE, OLÁ!!!
    E DÁ-LHE BOCA, E DÁ-LHE BOCA, OLE, OLE, OLÁ!!!

    SAUDAÇÕES PORTENHAS!!!!!

    VAI TOLIIIIIIIIMAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MaisRecentes

Palmeiras ‘blinda’ o vestiário após incômodo



Continue Lendo

Leandro Almeida, Nathan e uma mudança de rumo



Continue Lendo

Lesões no Palmeiras: ‘Muito difícil que seja erro de preparação’



Continue Lendo