Supremacia nos números: Flamengo e Fluminense lideram as principais estatísticas do Carioca



Flamengo e Fluminense decidirão o Carioca (Foto: Fernando Soutello/AGIF)

Flamengo e Fluminense decidirão o Carioca (Foto: Fernando Soutello/AGIF)

Vinte e dois anos depois, Flamengo e Fluminense voltam a fazer uma partida valendo o título do Campeonato Carioca. Enquanto que o Rubro-Negro teve a melhor campanha geral da competição, o Tricolor se sagrou campeão da Taça Guanabara, no 1º turno.

Após eliminarem seus rivais na semifinal, Fla e Flu chegam à decisão com o bom desempenho refletido nos números. As duas equipes lideram a maioria das estatísticas do Estadual, principalmente nas que dizem respeito ao controle de jogo e capacidade ofensiva.

Melhores ataques do campeonato – são 36 gols do time da Gávea contra 33 do Tricolor -, os finalistas são os únicos clubes que conseguiram mais de 100 finalizações no alvo, de acordo com dados do Footstats. Foram 103 arremates certos do Flamengo e 101 do Fluminense.

E os tentos não saíram ao acaso. Com 23 passes para gol, o time das Laranjeiras lidera este quesito, seguido exatamente pelo seu adversário da decisão, que balançou as redes 21 vezes após a assistência de um de seus jogadores.

Nas chances criadas, as duas equipes aparecem novamente no topo do ranking. E mais uma vez bem próximos. São 178 assistências para finalização do Rubro-Negro contra 175 do Tricolor. Botafogo e Vasco, por exemplo, estão na casa dos 150. Ou seja, os finalistas criaram cerca de 15% a mais que os rivais que já deixaram a disputa.

Muito da supremacia das duas equipes se deu pelo bom toque de bola. Os dois aparecem também como os times que mais trocaram passes certos no campeonato. O Fla, com 5857 toques corretos, de acordo com o Footstats, é disparado o líder do fundamento. O Flu aparece em segundo, com 4881.

O aproveitamento do Flamengo nos passes é o maior da competição, com incríveis 91,7% de acerto.

No um contra um, porém, a vantagem é tricolor. O time é o líder em dribles certos, com 69, seguido pelo Vasco, com 58. Adversário da final, o Flamengo aparece apenas na 4ª colocação, com 40 fintas corretas.

Com a bola rolando entre os dois, este ano, dois empates: 3 a 3 e 1 a 1. Mais um exemplo do equilíbrio entre os times.



MaisRecentes

Lukaku se torna o maior artilheiro belga na história das Copas do Mundo



Continue Lendo

Suíça põe três jogadores na Seleção das Estatísticas da Copa do Mundo



Continue Lendo

Brasil iguala recorde de gols da Alemanha



Continue Lendo