Blogs Lance!

Números da bola

Seis dos dez maiores artilheiros do Brasil no ano podem mudar de clube em 2019



Pablo é um dos mais cobiçados do mercado (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Existem vários critérios para avaliar o desempenho de um jogador na temporada, variando ainda de acordo com a posição em que atua. O gol, no entanto, é sempre algo que chama mais a atenção, independente da função. Principalmente quando se abre a janela de transferência.

Com o mercado aquecido neste fim de ano, seis dos dez maiores artilheiros do ano vêm sendo cobiçados por novas equipes. Um deles, inclusive, já mudou de clube. É o caso de Arthur, anunciado oficialmente como reforço do Palmeiras para a temporada 2019. Um dos destaques do Ceará na temporada, o jovem atacante de 20 anos foi o vice-artilheiro do Brasil entre os jogadores da Série A, marcando 24 gols no ano.

O novo contratado do Alviverde só não balançou as redes mais vezes que Gabriel Barbosa, do Santos, outro que vestirá uma nova camisa em 2019. O goleador santista, que marcou 27 vezes na temporada, não renovou o contrato com o Peixe e, a princípio, retorna à Itália para defender a Inter de Milão, que detém os seus direitos. O Flamengo, no entanto, aparece como um dos interessados no futebol do artilheiro do Brasil no ano.

Outro que aparece no radar do Rubro-Negro Carioca é Pablo, do Athlético Paranaense. Artilheiro do Furacão, campeão da Sul-Americana, o atacante balançou as redes 18 vezes no ano, e chamou a atenção também de Palmeiras e São Paulo, além da Europa. Oitavo maior goleador do país em 2018, é mais um que pode trocar de camisa na próxima temporada.

Com altos e baixos no ano, quem também tem proposta para mudar de time é Neilton. Após bom início de temporada, o camisa 10 terminou 2018 no banco de reservas do rebaixado Vitória. Porém, encerrou também como o 4º maior goleador do Brasil, marcando 21 gols em 56 jogos, números que chamaram a atenção do Internacional.

Mais um artilheiro que oscilou durante a temporada mas tem seu nome em alta no mercado é Yago Pikachu. Principal goleador do Vasco na temporada, o meia-atacante – que é lateral de origem -, ainda não confirmou sua permanência em São Januário para 2019. Recentemente, especulou-se uma possível ida para o Estados Unidos, que acabou não confirmada. Precisando de dinheiro, porém, é possível que o clube se desfaça do jogador em caso de uma boa proposta.

A maior transação da janela, no entanto, pode ser uma possível saída de Everton do Grêmio. Valorizado pelas convocações de Tite e mais um ótimo ano com o Tricolor Gaúcho, o atacante despertou o interesse do Manchester United. Segundo o jornal ‘The Sun’, o valor da negociação poderia chegar a R$ 145 milhões.

ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2018*
* Apenas jogadores dos clubes da Série A

1º – Gabigol – Santos – 27 gols
2º – Arthur – Ceará – 24 gols
3º – Ricardo Oliveira – Atlético-MG – 22 gols
4º – Neilton – Vitória – 21 gols
5º – Borja – Palmeiras – 20 gols
6º – Pedro – Fluminense – 19 gols
Everton – Grêmio – 19 gols
8º – Yago Pikachu – Vasco – 18 gols
Pablo – Atlético-PR – 18 gols
10º – Diego Souza – 16 gols



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo

Autor

André Schmidt

Formando em Jornalismo, André Schmidt escreve desde 2008 para sites e blogues esportivos. Como convidado, já produziu textos para Jornal dos Sports, Jornal do Brahmeiro, Trivela e Goal. Manteve também colunas em Os Geraldinos, pertencente a Placar na época (2011), SãoJanuário.Net, SuperVasco e LANCE! Activo, além de ter tido matérias e pesquisas publicadas no Jornal Marca e no site NetVasco. Desde junho de 2014 trabalha no Grupo LANCE!, quando foi convidado para fazer parte da equipe de Mídias Sociais durante a Copa do Mundo. Em outubro do mesmo ano, passou a fazer parte do time de blogueiros do L!, com o Blog do Garone.

andrefschmidt@gmail.com