Palmeiras foi o único clube brasileiro a vencer o Barcelona de Cruyff



O Palmeiras de 74 que derrotou o Barça de Cruyff

O Palmeiras de 74

O futebol mundial está de luto nesta quinta-feira em razão do falecimento do craque holandês Johan Cruyff. Grande nome da seleção da Holanda finalista da Copa do Mundo de 74 e do Ajax tricampeão da Liga dos Campeões entre 70 e 73, o eterno camisa 14 marcou época também defendendo o Barcelona.

Cruyff encerrou um jejum de 14 anos do Barça sem conquistar o título espanhol, sendo fundamental no triunfo da temporada 73/74. No ano em que levantou a taça nacional, porém, foi derrotado em outra competição exatamente por um clube brasileiro: o Palmeiras.

Menos de três meses após encerrar o jejum de título na Espanha, os catalães se juntaram ao Verdão, ao Santos e ao Espanyol para a disputa do Troféu Ramón de Carranza. Mesmo contando com Jopie e Neeskens, os culés sucumbiram ao talento de Ademir da Guia, Leivinha e companhia, que deixaram o gramado com uma vitória por 2 a 0.

Esse foi o único triunfo de um time brasileiro contra o Barcelona de Cruyff – como jogador – que fez história na década de 70. Nem mesmo o Santos de Pelé e Edu, que enfrentou a mesma equipe no dia seguinte, conseguiu vencer. Pela mesma competição, o Peixe acabou goleado por 4 a 1. O Rei fez o de honra do clube paulista.

Quatro anos depois seria a vez do Botafogo ir a Barcelona enfrentar os donos da casa pelo Torneio Juan Gamper. Porém, o gênio holandês já havia encerrado três meses antes a sua trajetória no Camp Nou, após seis temporadas marcantes. Ainda assim, deu Barça: 3 a 2.

FICHA DA VITÓRIA DO PALMEIRAS SOBRE O BARCELONA DE CRUYFF:

BARCELONA 0X2 PALMEIRAS
Data: 31/08/1974
Troféu Ramón de Carranza
Gols: Leivinha e Ronaldo

Barcelona: Sadurni; Rife, Torres (Marti Filosia), De la Cruz e Costas; Neeskens e Clares; Marcial, Cruyff, Asensi e Rexach (Juanito).

Palmeiras: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu (Édson) e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César e Toninho Vanusa (Edu).



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo