Líder de ‘tudo’: Corinthians é o primeiro em sete estatísticas do Brasileirão



Romero é um dos jogadores com mais interceptações (Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

Romero é um dos jogadores com mais interceptações (Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

Os números da campanha do Corinthians no 1º turno do Brasileirão impressionam. Líder invicto, o Timão conquistou 47 pontos nos primeiros 19 jogos da competição, batendo o recorde que pertencia à dupla Atlético Mineiro e Cruzeiro, que fizeram 43 pontos, respectivamente, nas edições 2012 e 2014.

Desempenho de campeão, até agora, baseado no jogo coletivo.

Mesmo sem ter a maior posse de bola do campeonato – aparece apenas em 11º no ranking Footstats -, o Timão é a equipe que mais troca passes certos. De acordo com o site, foram 7639 toques corretos até o momento, 123 a mais que o Grêmio. Estatística que mostra bem o dinamismo do time de Fábio Carille, onde a bola pouco para no pé de um e muito roda no de vários.

E é através do passe também que o Corinthians marca a maioria dos seus gols. Vinte e quatro dos 32 tentos anotados saíram de assistências de seus jogadores, outro quesito liderado pelo clube no Brasileiro. Fluminense, Sport e Bahia, com 21 cada, aparecem na sequência da lista.

O jogo coletivo imposto por Carille, porém, dá brechas para a individualidade. Principalmente quando encontra adversários mais fechados.

Buscando quebrar as linhas defensivas e até desafogar a saída de bola, o Timão aparece em primeiro também no número de dribles: 73 certos no total, três a mais que o Vasco. Romero e Guilherme Arana, com 13 cada, são os destaques individuais da equipe.

Dono da defesa menos vazada do campeonato, o Corinthians lidera ainda outras estatísticas do setor. Se no ranking de desarmes é apenas o 10º, com 304, no de interceptações é o primeiro, com 93. Com destaque mais uma vez para o atacante paraguaio, o 2º do Brasileiro com 18 – Capa, do Avaí, é o líder com 19.

A diferença entre desarme e interceptação mostra bem como é a postura do time em campo. Os jogadores corintianos não esperam seus adversários receberem para irem em busca da recuperação, ao invés disso, tentam antecipar o passe, se fazendo valer de dobras na marcação. Isso faz também com que o clube tenha o número mais baixo de faltas até o momento: apenas 208.

Dados que mostram um Corinthians cada vez mais líder, dominante. Na tabela e em campo.

FUNDAMENTOS LIDERADOS PELO CORINTHIANS
– Dados Footstats

– Mais passes certos: 7639
– Mais assistências para gol: 24
– Mais dribles: 73
– Mais interceptações: 93
– Menos gols sofridos: 9
– Menos faltas cometidas: 208
– Menos cartões amarelos: 35



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo