Lembra deles? Veteranos dominam a artilharia da Série B em 2015
A Série B muitas vezes revela jovens promessas que buscam um espaço na elite do futebol brasileiro. Porém, em algumas oportunidades, a Segundona acaba sendo o espaço onde jogadores mais experientes conseguem brilhar. Em 2014, por exemplo, Magno Alves foi o grande goleador da competição, estufando as redes 18 vezes pelo Ceará.
Em 2015, a supremacia dos atletas acima de 30 anos na tabela de artilheiros foi ainda maior. Dos quatro primeiros no ranking, três são ‘trintões’ e outro está com 29. Todos com passagens por equipes tradicionais do Brasil e até do exterior.
1º – ZÉ CARLOS – CRB – 19 GOLS
Zé Carlos, que terminou a competição no topo da artilharia marcando 19 vezes pelo CRB, tem 32 anos e chegou a defender o Porto, de Portugal, no início de carreira. No Brasil, teve rápida passagem pelo Cruzeiro, em 2009, onde ficou marcado pela expulsão no clássico contra o Atlético-MG com apenas sete segundos de partida.
2º – KIEZA – BAHIA – 14 GOLS
O mais novo entre os primeiros colocados, Kieza já defendeu camisas de peso com as de Fluminense e Cruzeiro, além do próprio Bahia. Apesar dos 14 gols marcados e da vice- artilharia na Série B, o jogador, que completará 30 anos em 2016, não conseguiu levar o Tricolor Baiano de volta à elite do futebol nacional.
2º – MARCELO TOSCANO – AMÉRICA-MG – 14 GOLS
Empatado com Kieza no número de gols ficou Marcelo Toscano, do América-MG. Aos 30 anos, o atacante superou os números da sua temporada de destaque pelo Paraná, em 2009, quando marcou 10 gols na Série B. Com 14 tentos, conseguiu ajudar o Coelho a ficar com a 4ª vaga de acesso à Série A.
4º – TOZIN – 13 GOLS – LUVERDENSE
Pouco conhecido do torcedor brasileiro, Tozin fez quase toda a sua carreira em equipes de fora do grande centro do futebol nacional, atuando por clubes como Corinthians de Alagoas, Cuiabá e CRB. Em 2007, porém, o atacante, atualmente com 31 anos, vestiu a camisa do Guarani, mas apenas por uma temporada. Autor de 13 gols nesta Série B, o artilheiro da equipe mato-grossense acumula também duas passagens pelo Japão, onde atuou pelo Sagan Tosu.