Grêmio x Palmeiras: o tira-teima entre os clubes na Copa do Brasil



Grêmio e Palmeiras travaram grandes batalhas na década de 90 (Foto: Reprodução)

Grêmio e Palmeiras travaram grandes batalhas na década de 90 (Foto: Reprodução)

Grêmio e Palmeiras já fizeram confrontos históricos, como na Libertadores de 95, por exemplo. Em 2016 mesmo, no 1º turno do Campeonato Brasileiro, realizaram uma partida de sete gols que terminou com a vitória palmeirense por 4 a 3.

E na Copa do Brasil não tem sido diferente. Os clubes já se cruzaram quatro vezes na competição. A quinta começará a ser disputada nesta quarta-feira. A vantagem, jogo por jogo, é do Palmeiras, que venceu dois dos oito confrontos, sendo derrotado apenas uma vez. Porém, nas eliminações, está tudo empatado: dois triunfos para cada lado.

Os gremistas levaram a melhor nos dois primeiros embates entre as equipes na competição. Em 93, após dois duelos duros, a vaga foi decidida nos pênaltis. O goleiro Eduardo defendeu as cobranças de Zinho e César Sampaio e garantiu os gaúchos na semifinal.

Três meses antes do encontro histórico pela Libertadores de 95, os clubes se enfrentaram também na Copa do Brasil. E também deu Grêmio. De novo. Empate em 1 a 1 em São Paulo e 2 a 2 no Sul garantiram Dinho, Paulo Nunes, Jardel e cia nas quartas.

Depois de duas eliminações, porém, só deu Palmeiras. No ano seguinte, em 96, sob o comando de Djalminha, Rivaldo e Luizão, venceu por 3 a 1 na ida e segurou a derrota por 2 a 1 na volta para avançar. A equipe de Vanderlei Luxemburgo seria parada apenas pelo Cruzeiro na final.

No último duelo entre os rivais pela Copa do Brasil, outra vez deu Verdão. O 2 a 0 em pleno Olímpico, gols de Mazinho e Barcos, praticamente garantiram os palmeirenses na decisão da competição de 2012. Na volta, o empate em 1 a 1 apenas confirmou o avanço. Na final, o Palmeiras bateu o Coritiba e ficou com a taça.

GRÊMIO X PALMEIRAS NA COPA DO BRASIL

8 jogos
2 vitórias do Palmeiras
5 empates
1 vitória do Grêmio
12 gols do Palmeiras
9 gols do Grêmio

DUELOS:

1993 – Quartas de final
Palmeiras 1×1 Grêmio
Grêmio 1×1 Palmeiras (7 a 6 nos pênaltis)
Grêmio classificado

1995 – Oitavas de final
Grêmio 1×1 Palmeiras
Palmeiras 2×2 Grêmio
Grêmio classificado

1996 – semifinal
Palmeiras 3×1 Grêmio
Grêmio 2×1 Palmeiras
Palmeiras classificado

2012 – semifinal
Grêmio 0x2 Palmeiras
Palmeiras 1×1 Grêmio
Palmeiras classificado



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo