Gabigol pode alcançar feito inédito no futebol brasileiro



Gabigol lidera a artilharia do Brasileiro (Foto: Ricardo Moreira/Fotoarena)

Artilheiro do Brasil em 2018 com 24 gols marcados em 46 jogos, Gabigol está muito próximo de realizar um feito inédito no futebol brasileiro. Principal goleador da Copa do Brasil pela terceira vez na carreira, o atacante lidera também o ranking dos matadores no Brasileirão e, caso se mantenha assim até o fim do campeonato, se tornará o primeiro jogador da história a se sagrar artilheiro das duas maiores competições nacionais em uma mesma temporada.

Até hoje, seis jogadores já conquistaram a artilharia dos dois campeonatos. Nenhum deles, porém, no mesmo ano.

Em 1996, Paulo Nunes marcou 16 vezes na conquista do Grêmio no Brasileiro, dividindo o topo da lista de gols com Renaldo, do Atlético Mineiro. No ano seguinte, em mais um título Tricolor, o Diabo Loiro foi o grande goleador da Copa do Brasil com nove bolas na rede.

Um dos maiores artilheiros do futebol mundial, Romário é outro que conquistou os dois prêmios. Em 98 e 99, pelo Flamengo, o camisa 11 liderou a artilharia da Copa do Brasil. Com o Vasco, em 2001 e 2005, o Baixinho seria o goleador do Brasileirão.

Artilheiro do Brasileiro em três oportunidades – 2012 e 2014, pelo Fluminense, e 2016, pelo Atlético-MG -, Fred é outro nome na lista. Além da trinca na Série A, o centroavante foi goleador também na Copa do Brasil de 2005, no início de sua carreira, pelo Cruzeiro.

Terceiro maior artilheiro da história do Brasileiro, Edmundo é mais um que dominou a artilharia das duas competições. Em 97, pelo Vasco, o Animal marcou 29 gols e decretou o recorde de tentos em uma única edição de Brasileirão antes do início dos pontos corridos. Em 2008, novamente pelo Cruz-Maltino, o camisa 10 se tornou goleador da Copa do Brasil com seis gols.

Outro que aparece no top 10 dos goleadores do Brasileirão e que também já brilhou na Copa do Brasil é Washington. Artilheiro da disputa em mata-mata em 2001, vestindo a camisa da Ponte Preta, o Coração Valente quebrou o recorde de gols em uma única edição de Brasileiro em 2004, pelo Atlético Paranaense, estufando as redes 34 vezes. Em 2008, pelo Fluminense, conquistou o bi, marcando 21 vezes.

Completando a lista, mais um artilheiro de respeito que já vestiu a Amarelinha da Seleção Brasileira: Luis Fabiano. O Fabuloso foi o goleador do Brasileiro pelo São Paulo em 2002 e da Copa do Brasil, também pelo Tricolor, em 2012.

Gabigol poderá, em um mesmo ano, pela primeira vez na história, liderar as duas artilharias.



MaisRecentes

Veja como ficou a Seleção das Estatísticas do Brasileirão 2018 após a 33ª rodada



Continue Lendo

Volante do Bahia é o primeiro a ultrapassar a marca dos 100 desarmes no Brasileiro



Continue Lendo

Martin Silva tem uma das piores médias de defesas difíceis do Brasileirão



Continue Lendo