Capacidade ofensiva e participação defensiva: os números de Zé Rafael, novo reforço do Palmeiras



Zé Rafael assinou com o Palmeiras por 5 anos (Foto: Divulgação)

Ele não é nem o garçom do Brasileiro, nem um dos principais artilheiros da competição. Ainda assim, Zé Rafael foi um dos destaques dos últimos campeonatos nacionais vestindo a camisa do Bahia. Participativo tanto na construção das jogadas quanto na recuperação de posse, o meia se sobressai exatamente por sua contribuição em diversas partes do campo e momentos do jogo.

Ao mesmo tempo que o jogador não é líder de nenhum fundamento do Brasileirão, em volume, Zé aparece entre os primeiros em mais de um quesito. Com 72 desarmes, é o terceiro apoiador que mais rouba bolas no campeonato, ficando atrás apenas de Patrick, do Internacional, e Luan, do Atlético Mineiro. No ranking geral, o novo reforço palmeirense ocupa atualmente a 16ª colocação, ficando à frente de nomes como o lateral-esquerdo Dodô, do Santos, e dos volantes Matheus Fernandes, do Botafogo, Andrey, do Vasco, e Felipe Melo, do Palmeiras, entre outros.

No ataque, o meia bateu seu recorde de gols em uma temporada. Em 67 partidas pelo Tricolor Baiano, estufou as redes 13 vezes, superando os oito marcados pelo Londrina, em 2016. No Brasileirão, o camisa 10 aparece como o segundo jogador que mais arrisca em gol, com 86 tentativas – Lucas Paquetá, com 90, lidera -, e o 8º que mais acerta, com 34. Habilidoso, é também o 8º maior driblador do campeonato, três posições atrás de Dudu, que será seu companheiro no próximo ano.

O aumento no número de gols marcados, entretanto, mexeu com a produção criativa do apoiador. Mais finalizador do que armador, Zé Rafael deu apenas dois passes para gol no Brasileiro, três a menos do que em 2017.

ZÉ RAFAEL NO BRASILEIRÃO 2018
– Dados do Footstats

32 jogos
4 gols
2 passes para gol
29 assistências para finalizações
34 finalizações em gol
52 finalizações para fora
764 passes certos
136 passes errados
28 dribles certos
5 dribles errados
72 desarmes certos
3 interceptações
11 rebatidas defensivas



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo