Além de Neymar, outros seis brasileiros já foram finalistas da Bola de Ouro da Fifa



Romário foi o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio (Foto: FIFA)

Romário foi o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio (Foto: FIFA)

Acontece nesta segunda-feira o anúncio dos vencedores dos prêmios Fifa. Em evento na Suíça, a entidade máxima do futebol premiará os melhores atletas e treinadores de 2015, com grande expectativa para a revelação do melhor jogador do mundo. Na disputa, três nomes: Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar.

O craque do Barcelona e da Seleção Brasileira disputa a sua primeira final da Bola de Ouro, porém, não é o primeiro brazuca a entrar na briga. Desde que a Fifa passou a organizar a premiação, em 1991, seis brasileiros, além de Neymar, foram finalistas. Cinco venceram. Alguns, mais de uma vez.

O primeiro a ser indicado foi Romário, em 93, quando defendia o Barcelona. Roberto Baggio, porém, ficou com o prêmio. No ano seguinte, após conquistar o tetracampeonato mundial com o Brasil, o Baixinho se tornou o primeiro brasileiro a ser eleito o melhor do mundo pela Federação.

Dois anos depois, em 96, Ronaldo, também vestindo a camisa do Barça, ficou com o título. Fato que se repetiu no ano seguinte, tendo Roberto Carlos como vice. O Fenômeno ficou ainda com a segunda posição em 98, perdendo para Zidane.

Entre 99 e 2000 foi a vez de Rivaldo aparecer entre os três primeiros, ficando no topo no primeiro ano e em terceiro no segundo. Em 2002, dessa vez vestindo a camisa do Real Madrid, Ronaldo voltou a ser eleito o melhor. Na temporada seguinte, terminou mais uma vez no top 3, dessa vez, em terceiro.

Nos quatro anos seguintes, presença constante dos brasileiros. Ronaldinho Gaúcho encantou o mundo vencendo em 2004 e 2005, e ficando em terceiro em 2006. Kaká, em 2007, foi o último a figurar na lista, ganhando o prêmio daquele ano.

BRASILEIROS NA BOLA DE OURO FIFA

Ronaldo – 3 títulos, 1 segundo lugar e 1 terceiro lugar
Ronaldinho Gaúcho – 2 títulos e 1 terceiro lugar
Romário – 1 título e 1 segundo lugar
Rivaldo – 1 título e 1 terceiro lugar
Kaká – 1 título
Roberto Carlos – 1 segundo lugar

Obs: A Bola de Ouro foi criada pela revista France Football em 1956, porém, premiava apenas jogadores europeus. A partir da década de 90, a Fifa criou sua própria premiação, que é a levada em consideração nesta matéria. Em 2010 aconteceu a unificação dos prêmios.



MaisRecentes

Sondado pelo Palmeiras, Juninho liderou duas estatísticas no último Brasileirão



Continue Lendo

Os maiores artilheiros do Brasil em 2017 entre os clubes da Série A



Continue Lendo

Estatísticas de Uberlândia 2×2 Cruzeiro



Continue Lendo