Além de Neymar, outros seis brasileiros já foram finalistas da Bola de Ouro da Fifa



Romário foi o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio (Foto: FIFA)

Romário foi o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio (Foto: FIFA)

Acontece nesta segunda-feira o anúncio dos vencedores dos prêmios Fifa. Em evento na Suíça, a entidade máxima do futebol premiará os melhores atletas e treinadores de 2015, com grande expectativa para a revelação do melhor jogador do mundo. Na disputa, três nomes: Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar.

O craque do Barcelona e da Seleção Brasileira disputa a sua primeira final da Bola de Ouro, porém, não é o primeiro brazuca a entrar na briga. Desde que a Fifa passou a organizar a premiação, em 1991, seis brasileiros, além de Neymar, foram finalistas. Cinco venceram. Alguns, mais de uma vez.

O primeiro a ser indicado foi Romário, em 93, quando defendia o Barcelona. Roberto Baggio, porém, ficou com o prêmio. No ano seguinte, após conquistar o tetracampeonato mundial com o Brasil, o Baixinho se tornou o primeiro brasileiro a ser eleito o melhor do mundo pela Federação.

Dois anos depois, em 96, Ronaldo, também vestindo a camisa do Barça, ficou com o título. Fato que se repetiu no ano seguinte, tendo Roberto Carlos como vice. O Fenômeno ficou ainda com a segunda posição em 98, perdendo para Zidane.

Entre 99 e 2000 foi a vez de Rivaldo aparecer entre os três primeiros, ficando no topo no primeiro ano e em terceiro no segundo. Em 2002, dessa vez vestindo a camisa do Real Madrid, Ronaldo voltou a ser eleito o melhor. Na temporada seguinte, terminou mais uma vez no top 3, dessa vez, em terceiro.

Nos quatro anos seguintes, presença constante dos brasileiros. Ronaldinho Gaúcho encantou o mundo vencendo em 2004 e 2005, e ficando em terceiro em 2006. Kaká, em 2007, foi o último a figurar na lista, ganhando o prêmio daquele ano.

BRASILEIROS NA BOLA DE OURO FIFA

Ronaldo – 3 títulos, 1 segundo lugar e 1 terceiro lugar
Ronaldinho Gaúcho – 2 títulos e 1 terceiro lugar
Romário – 1 título e 1 segundo lugar
Rivaldo – 1 título e 1 terceiro lugar
Kaká – 1 título
Roberto Carlos – 1 segundo lugar

Obs: A Bola de Ouro foi criada pela revista France Football em 1956, porém, premiava apenas jogadores europeus. A partir da década de 90, a Fifa criou sua própria premiação, que é a levada em consideração nesta matéria. Em 2010 aconteceu a unificação dos prêmios.



MaisRecentes

Números da Bola ganha novo espaço no LANCE!



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo atinge seu primeiro recorde na Itália



Continue Lendo

Fluminense traz Fernando Diniz mas perde seus maiores passadores



Continue Lendo