Time e/ou torcida: quem está devendo no Botafogo?



Desde que o vice-presidente de comunicação do Botafogo, Marcio Padilha, foi ao Twitter responder às críticas de vários alvinegros, muito se discutiu quem está, de fato, devendo neste momento: time ou torcida? Na minha opinião, os dois.

Por mais que doa ouvir, é importante dizer que a torcida do Botafogo está devendo na Série B. Sinto, inclusive, uma diferença desta vez em comparação com o ano de 2003, quando o Glorioso também disputou a Segundona. Naquela ocasião, a torcida parecia aceitar as limitações do elenco e apoiava mais. Agora, porém, é comum ouvir vaias para alguns jogadores no Niltão.

O time, por sua vez, não passa aquela esperada confiança. E se for para sair em defesa da torcida – nisso dou razão à voz da arquibancada –, lembro que o botafoguense tem sofrido muito nos últimos anos.



  • Luciano Daluz

    É essa ai a matéria? Só isso?

  • Floriano Camargo

    Público nas arquibancadas sempre foi reflexo do time dentro de campo; apesar da posição na tabela, em momento algum até agora na Série B, sentimos segurança na equipe. A diferença de atuação de um jogo para outro é frustrante. O último exemplo foi a vitória sobre o Bragantino e o vexame – o futebolzinho jogado – contra o Ceará.
    Jamais deverão esperar que a torcida seja responsável pelo crescimento do futebol jogado dentro das quatro linhas.

    • Carlos

      Ate porque se torcida ganhasse jogo os mulambos seriam campeões todo ano, o problema é que a torcida não confia no time e não vê futebol tambem, e vemos times com menor investimento apresentar futebol muito melhor.

      • José Carlos de souza

        Fato!

    • José Carlos de souza

      Concordo e assino em baixo!

    • Samuel Do Rosario Alves

      A nossa torcida só vai se o time estiver muitíssimo bem. é a torcida mais muquirana do Brasil. isso é fato e ponto final

  • sergio gil

    Marcio Padilha,volta para arquibancada e voce vai ver as mumias R.Gomes,A.Lopes,D.Cascalho etc…..,depois vem cobrar alguma coisa,e triste ver essas pragas levando nossa economias fui, so em 2016 sem mais comentarios.

    • Carlos

      Falou tudo

  • Orlando

    Cobrar coisas exageradas agora do time e da Diretoria, é covardia. Temos jogadores no elenco que não corresponderam, casos de Diego Jardel, Lulinha, Serginho, Diego Giareta, (acho muito fraco), tendo ainda o Airton que para o nosso bem não entrou em campo.
    Com o time na primeira colocação temos é que incentivar, apesar de que por duas vezes neste segundo turno, nos decepcionamos nos jogos contra o Paysandu e agora contra o Ceará. Mas há tempo para a reabilitação e garantir a volta à série ‘A’.
    Só critico a pouca utilização dos ‘pratas da casa’, garanto que o Dierson, por exemplo, estaria jogando o fino da bola se viesse jogando.

    • Samuel Do Rosario Alves

      Lulinha, Thomas,D.Jardel,Serginho botinudo.Giaretta,Airton,não jogam no meu time de pelada.

  • Thiago

    A torcida atual gosta muito de cobrar, mas a anos não comparece aos estádios, sempre com uma desculpa esfarrapada (e olha que tivemos um time confiável com Seedorf e um time que jogava bonito em 2007). Prova disso, é ver nosso ridículo número de sócio-torcedor, nunca passa de 15 mil!!

    Enquanto isso, clubes de expressão muito abaixo e que nunca disputam título algum possuem mais sócios que nós!!

    Se a torcida quer jogador, tem que ter em mente que isso tem custo, e para bancar tal custo é preciso sócio-torcedor forte para ajudar a bancar salários e presença nas arquibancadas para atrair patrocínios!!

    A torcida atual em nada lembra a época dos 21 anos sem título do Carioca, em que a torcida comparecia mesmo sendo sacaneada pelos rivais com direito a “Parabéns à você” a cada ano sem conquista!!!

    • Samuel Do Rosario Alves

      Se um clube é bem administrado, com certeza não vai precisar de sócio torcedor que nada mais é os clubes pedindo esmola aos torcedores para cobrir os grandes roubos de seus dirigentes e para pagar salários milionários a jogadores medíocres q pelos clubes passam e não deixam saudades.

  • rogerio

    bom eu como torcedor do Botafogo , sei dizer uma coisa á torcida muitas vezes cobra o time e não vai ao estadio apoiar nossos jogadores como na campanha do brasileiro de 2014 ou na semifinal da copa do Brasil contra os mulanbus , por outro lado á torcida está cansada de ser motivo de chacotas com um time que não está á altura de nossas tradições vale lembrar da final do Brasileiro de 1992 no 1º jogo dividimos a arquibancada contra ELAS em 1999 contra o juventude mais de 125000 e aconteceu aquilo que aconteceu, minha humilde conclusão o momento é de unirmos em pro do BOTAFOGO!
    ]

  • Orlando Cerqueira da S. Junior

    Essa é fácil!!! OS DIRIGENTES, ESSES SÃO OS QUE ESTÃO DEVENDO!!!!

  • sergio

    Tenho 52 anos e acompanho o botafogo nos estádios desde 15 anos, fiz parte da folgada e depois da TJB e um dos orgulhos de ser botafoguense era a nossa torcida, que mesmo 21 anos sem titulos ( nem taça Guanabara) acompanhava e apoiava times ridículos ano após ano e foi esse amor e apoio incondicional que nos tirou da fila.
    Hoje eu ando com vergonha da nossa torcida, uma torcida que ano após ano fica arrumando desculpas. nos últimos 10 anos chegamos a chegamos a 8 finais do estadual ganhamos 3 e em todas elas estávamos em minoria, em 2009 se tivessemos em massa no estádio tenho certeza que o juiz teria expulsado o juan e o resultado seria outro, em 2013 contra os vermes eu fiquei envergonhado qdo entrei no maracanã nos 2 jogos fomos engolidos, neste mesmo ano com Seedorf e cia nossa media de publico foi ridicula, este ano onde qualquer torcedor com inteligência mediana sabe das dificuldades do clube, em vez de fazer a nossa parte que é apoiar um time ltdo para que possamos subir o que a torcida fez mais uma vez abandonou o time, vem para as redes sociais criticar os jogadores o que vcs estavam esperando para segundona Messi, CR7, agora já começaram criticar para o ano que vem sem nem saber o time que teremos.
    como uma torcida que tem 3 milhões e 500mil torcedores e se diz apaixonada pode ter 15 mil sócios. e para quem fala que precisamos de titulo de expressão eu respondo só conseguiremos isso qdo a torcida abraçar e apoiar o time do inicio ao fim do campeonato independente de quem estiver vestindo nossa camisa, como a nossa própria torcida fazia na decada de 80 e como a torcida do galo fez nas decadas de 90 e 2000.
    desculpe que me alonguei, mas ando indignado com a nossa torcida.

    • Valter Oliveira de Andrade

      Concordo plenamente, torcida só sabe reclamar.

    • Orlando Cerqueira da S. Junior

      E a administração do Clube, pelo jeito é mais competente do Brasil? Eles estão ricos. mas o Clube….

  • cesar

    DIRIGENTES COMO MONTENEGRO, ROLIN, MAURO NEI E POR ÚLTIMO O MAURÍCIO SONEGAÇÃO QUE ROUBOU O CLUBE E ATÉ AGORA NÃO FOI PROCESSADO PARA PENHORAR SEUS BENS FORAM UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE ME AFASTARAM DOS ESTÁDIOS.
    FIZERAM FALSOS ÍDOLOS COMO O LOCOCÔ ABREU E OUTROS JOGADORES DE MERDA GANHANDO VERDADEIRAS FORTUNAS DE SALÁRIOS, VENDA DE JOGADORES E O DINHEIRO SUMINDO, OU MELHOR NUNCA APARECERAM NO CAIXA.
    JOGOS SENDO TRANSMITIDOS EM HORÁRIOS ABSURDOS QUASE DEZ HORAS DA NOITE PARA SATISFAZEREM OS INTERESSES DA GLOBO E NÃO DOS CLUBES.
    JOGADORES RIDÍCULOS QUE SÃO CONTRATADOS EM TRANSAÇÃO COM EMPRESÁRIOS, SENDO O ÚLTIMO EXEMPLO A RECONTRATAÇÃO DO AIRTONA QUE SE QUER VAI JOGAR ESTA SEGUNDONA E VAI RECEBER SALÁRIOS.
    ENTÃO TEM MUITA COISA NO BOTAFOGO PARA SER MUDADO, A COMEÇAR PELO ESTATUTO DO CLUBE COM PUNIÇÃO PARA OS DIRIGENTES QUE ROUBAREM O CLUBE, COLOCAR REALMENTE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE MARKETING, DIREÇÃO DO FUTEBOL E SALÁRIOS DE TECNICO, JOGADORES DESTES PROFISSIONAIS DENTRO DE UMA REALIDADE PARA PAGAMENTO EM DIA E NÃO A FORTUNA QUE GANHAM E POUCO PRODUZEM.
    O PRESIDENTE TEM QUE SER REMUNERADO COM SALÁRIO ASSIM COMO OS OUTROS MEMBROS DA DIREÇÃO E SE FIZEREM MERDA SEREM EXONERADOS.
    SÓ ASSIM A TORCIDA VAI COMPARECER.

  • Miguel Laskoski

    Como torcedor que até uns quatro anos atrás viajava mais 600 quilômetros para assistir os jogos do Botafogo em Curitiba, mas que em razão da idade deixei de fazer, procurarei fazer com que os torcedores de poltrona do Rio de Janeiro fiquem com vergonha de não apoiar o time e somente criticarem, nem mesmo se tornando sócios torcedores isso é profundamente lamentável, penso que não será agindo dessa forma que estarão ajudando o Botafogo. Acho que apenas se montarão boas equipes que o clube e melhorar ou aumentar seu orçamento, pois sem dinheiro é impossível se ter boas equipes. Ou os torcedores que agem apenas como críticos pensam que estão colaborando pelo crescimento do Botafogo?!

    • Orlando Cerqueira da S. Junior

      A única vez que vi algum crescimento no Botafogo foi no período do Bebeto, de resto foram administrações absurdamente ruins, e não tem sócio torcedor que pague 115 milhões de déficit todo ano!!!

  • Miguel Laskoski

    Mesmo com quase 65 anos de idade voltarei a viajar 600 quilômetros nos jogos que o Botafogo fizer em Curitiba, mesmo que seja nos dias de semana.

  • Bira Fogão

    Meu caro Paulo Victor, a média de pública presente ao Niltão é de aproximadamente 8000 torcedores. E não fique chocado com a verdade do que eu lhe direi: essa média de público é excepcional !!!! Média essa que poderia ser tranquilamente de 20000, não fosse o time pipocar jogando um péssimo futebol toda vez que o Estádio tem grande frequência.
    E mais; para um Clube que é “usado e abusado” historicamente por seus próprios dirigentes. Para um Clube que se deixa “roubar”, também historicamente, dentro e fora de casa. Para um Clube que não se faz respeitar por CBF, FERJ, Tribunais de Justiça Desportiva, imprensa e etc. Para um Clube que teve presidentes das laias de um Althemar Dutra de Castilho, Charles Borer, Mauro Ney e Maurício Assumpção que fizeram o quê fizeram ficando por isso mesmo. Para um Clube que tem um Conselho Deliberativo conivente com as mazelas que lhes fizeram os tais sacripantas citados. Para um Clube que não tem títulos em qualidade e quantidade proporcionais aos grandes esquadrões que já formou. Para Clube ……………. Temos ou não uma excelente e apaixonada torcida?
    VIVA O FOGÃO !!!! VIVA A EXCEPCIONAL TORCIDA DO BOTAFOGO FR !!!!!

  • Saporecadicolatina

    Eu sai de Miami até o rio pra vê o fogão ano passado

  • paulo cesar oliveira

    O Botafogo foi péssimamente administrado pois muitos tiveram interesses pessoais na gestão, como divulgação de seus negócios particulares até muita grana em jabás. A gestão interesseira já começou a se sentir com mais intensidade com o Montenegro que vendeu o meio campo campeão de 95 e arrasou com o time. Todos os que vieram depois tiveram sua parcela ,uns mais , outros menos. Montamos alguns bons times, outros foram medíocres mas a verdade é que o Botafogo nunca mais foi matador ou envolvente. É necessario frisar que o Botafogo teve o último publico de mais de cem mil no Maraca, em 99, e perdemos a final da Copa BR pro Juventude. Tb perdemos no ano passado para o Union Española, um dos piores jogos internacionais já vistos, e tivemos uma linda festa de 43 mil no maraca, com outra derrota. Infelizmente o time parece gostar de apanhar quando nossa torcida tem mais de 40 mil. Botar a culpa na torcida é insano.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo