Botafogo merece a lanterna do Brasileirão



Se há um clube neste Brasileirão que mereceu a lanterna, este é o Botafogo. Depois de inúmeros erros da administração, era previsível que o Glorioso iria sofrer bastante neste ano.

A diretoria alvinegra fez tudo certo para levar o time direto para a Segunda Divisão: contratações no meio do campeonato, trouxe atletas que não deram certo em lugar nenhum e não jogam bola de verdade há anos, não pagou os salários em dia e rescindiu os contratos de algumas das principais peças do elenco.

A partida contra o Palmeiras deixou claro que a reta final do Campeonato Brasileiro será dramática para o Glorioso. Restam 11 jogos, e a realidade é dura. O time faz uma péssima campanha fora de casa e já não consegue mais vencer no Maracanã.

Não é questão de falta de sorte. O time é fraco, incapaz e já parece ter se entregado ao destino, com chutões desesperados, gols perdidos e erros de passes simples. O Botafogo consegue fazer tudo errado. Se o time se esforçasse para errar tanto, não conseguiria. É uma situação inaceitável para o torcedor, que tanto sofre.

É muito triste ver um clube começar o ano disputando a Libertadores depois de 18 anos e, agora, saber que esta mesma instituição está à beira de mais um rebaixamento. Ao meu ver, esta iminente queda para a Série B é trágica em todos os sentidos. A torcida já não aguenta mais tantas humilhações, e a situação financeira pode ficar ainda pior. O Botafogo está sem esperança de sair dessa. E isso, caros alvinegros, é a pior parte da história. Há times em situação parecida com a do Glorioso na tabela, mas não vejo nenhum tão sem força para reagir como está o Alvinegro.



  • jose luiz

    Perfeita a análise !

    • Ricardo

      BOA TARDE MERECE ESTA NESSE LUGAR POR QUE UM TIME QUE TEM COMO TITULAR DANKLER PERNA DE PAU (ESPERO SINCERAMENTE QUE A TORCIDA AI NO RIO NAO DEIXE MANCINI ESCALAR ELE NOVAMENTE) E CABEÇA DE BAGRA DO REGIS..JR CESAR…WALLYSON….E A LISTA É GRANDE NAO TEM COMO ESCAPAR….FORA COM ESSES CARAS QUEM MANDOU 04 EMBORA APROVEITA E SE LIVRA DESSES E POE A GURIZADA PRA JOGAR

    • Gabriel Marinho

      TU É BOTAFOGUENSE SEU BABACA…

    • Peter Pot@mus

      Alguém viu a dancinha ridícula do Jobson? Quando agente pensa que já viu tudo, eis que aparece mais estas aberrações. E é esse cara (Jobson) que vai salvar o Botafogo? Que coisa mais triste. No que o Maurício omissão está transformando o Botafogo? O minimo que se poderia esperar era mais respeito com um clube que já teve Garrincha, Didi, Jairzinho e tantos outros craques. É lamentável que tais fatos aconteçam. O nosso glorioso está jogado as traças.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Parabéns mauricio assumpção, comisão técnica e jogadores, vocês em conjunto, conseguiram rebaixar o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!!!!!!!!!!!!!! Ontem foi a gota d´água.

    • Manoel Lima

      Caro Renato
      Seu comentário é perfeito. 2014 está sendo um doloroso calvário para nós alvinegros. É uma sequência de fiascos (carioca, libertadores, copa do brasil e brasileirão) cujo desfecho final será o inevitável rebaixamento. Com o elenco atual, não vejo a mínima chance de reação.
      Infelizmente, a nossa gloriosa história não ganha jogo. E, se não houver algo de muito diferente nos próximos anos, o nosso destino é nos juntarmos ao América e Bangu, outrora também grandes. Triste realidade.

  • William

    Pobre Botafogo.
    Será que está próximo o seu fim?
    Para nós botafoguenses, restarão a saudade e a tristeza.

    • Caro William! Pelo passado Glorioso e por contar com 4 milhões de torcedores, não vejo o Fogão ser o novo América! No entanto, com o quase certo rebaixamento, e segundona em 2015 , não vejo o clube na primeira divisão em 2016…pelo jeito, só em 2017, assim mesmo se o Engenhão voltar ! Tb não acredito que tenhamos o Engenhão ao final de 2014. Só Bebeto de Freitas poderia dar uma sacudida na inércia!

  • Rafael

    Alvinegros,

    Fico me perguntando como pode um clube falido e abandonado, pode ter 4 candidatos a presidência…

    É muito triste para nós torcedores essa fase final do Botafogo, um clube de tantas glórias do passado, chegando ao fundo do poço, sem qualquer perspectivas de melhoras, e caminhando a passos largos para o fim.

    A culpa é exclusiva das administrações recentes, nas quais foram formadas por pessoas ultrapassadas e que só visam se beneficiar de algo.

    Acredito que a mídia também tem sua parcela de culpa, pois nós torcedores não temos acesso a essas pessoas que dizem que administram o clube, pois se acham acima do bem e do mal, e não dão ouvidos aos torcedores de verdade.

    Analisando as ultimas entrevistas do “Mauricio Omissão”, percebi que foram feitas perguntas muito mal formuladas, que não condiz com o atual momento, os mesmos deveriam pressionar esse sujeito, de tal maneira que o mesmo, possa expressar a verdadeira história que está por trás dessa administração sofrível dessa pessoa.

    Obrigado a vocês por ter destruído a nossa paixão, diretores amadores e mídia.

    Só nos restam esperar o fim da nossa paixão, e tentar conduzir as nossas vidas, sem a presença do “Glorioso”.

    • Bruno Lopes

      Cara tem um monte de gente falando merda,mas escolhi você para responder. que FIM é esse?
      Você mesmo disse tem 4 candidatos querendo ser presidente do Botafogo,isso prova que somos gigantes,e jogar a série B no Brasileiro,já virou coisa normal para os times grandes,e os salários atrasados desse ano vai virar mais uma dívida trabalhista.
      Quando subir para série A,se você for botafoguense,vai comemorar e vai ser o novo começo,e não o FIM.

      • PALMAS PRA VC, FALOU TUDO SOMOS GIGANTES E NÃO É UMA SÉRIE B Q VAI TIRAR ISSO DO FOGÃO.

    • Leonardo Lemos

      Caro Rafael, boa tarde.

      Eu, da mesma forma que você, também não entendo o porquê da existência de quatro candidatos à presidência do nosso Glorioso, na situação caótica em que se encontra. No entanto, para nós, amantes do Clube, isso abre possibilidades. Não conheço os tais candidatos, suas plataformas e propostas, sua capacidade administrativa e nem a índole deles. Uma coisa é certa: nenhum deles conseguiria ser pior que esse Omissão. E ainda mais: quem sabe se, dentre os quatro, não haveria um, pelo menos um, com lampejos da capacidade do nosso Bebeto (ele bem que poderia ser um dos quatro, né), e que pudesse, com inteligência e decisões sensatas colocar o clube nos eixos.
      Com relação à situação atual do Botafogo F.R, realmente houve uma trágica sucessão de erros, desde a contratação equivocada do elenco (e como nós reclamamos isso aqui, sem sermos ouvidos!!!!!), ao pagamento de salários astronômicos a jogadores medíocres, desmotivados, aposentados, sem condições de vestirem a nossa camisa, sendo que alguns, visivelmente, só aceitaram vir para o clube por causa da Libertadores, ou seja, queriam aproveitar a vitrine para se projetarem. Com isso, fizeram com que o clube abandonasse as demais competições, principalmente o carioca. Depois veio a completa inércia administrativa no episódio do Engenhão. Qualquer outro presidente teria enfrentado os nossos mal-intencionados opositores e buscaria outro tipo de saída menos nociva aos interesses financeiros do clube. Depois o calote da dívida trabalhista, que já vinha sendo paga após acordo, e por aí vai.
      O último tiro no pé dado pelo MA foi a rescisão dos quatro jogadores. Não que tenha sido equivocada a atitude, mas foi fora de hora, pois, ao tirar esses quatro (deveriam ser mais até), isso acirrou no restante do elenco um misto de revolta e resistência à administração, e esse elenco, que já rendia pouco, agora parece que eles entregaram os pontos. Eu me pergunto se mandar embora mais uma meia dúzia de jogadores deste elenco, e colocar os garotos da base seria uma alternativa. No entanto, num campeonato já próximo ao fim, talvez fosse uma atitude insana e que ainda queimaria jogadores aproveitáveis a médio prazo.
      É, amigos, o caos chegou. Agora é esperar que brote de alguma situação nova, talvez um líder de verdade que surja do grupo, algum jogador com alguma qualidade que possa ser melhor aproveitado, ou da interferência do nosso carismático Gotardo, ou que o Mancini ache forças e capacidade para pôr ordem na casa e arrumar o que sobrou dentro de campo, para podermos arrebanhar esse dificílimos dezoito pontos.
      O importante mesmo é que nós, torcedores, não percamos a fé, não abandonemos os estádios e apoiemos o time, mesmo sabendo das dificuldades.
      Saudações alvinegras.
      Leo

      • paulo cesar oliveira

        Leonardo Lemos e Rafael
        Os clubes brasileiros não são regidos pelas mesmas normas que as empresas SA, só os contratos de trabalho é que estão debaixo da CLT, com obrigações e encargos sociais. Assim os diretores não tem que arcar com seus bens ou com sua liberdade pelos danos causados por sua péssima gestão. Essa do Mauricio Assumpção é a pior gestão da historia do Botafogo, nem no tempo do amadorismo se viu tamanha incompetencia, incapacidade, irresponsabilidade e oportunismo dentro de uma só diretoria. O cara estava usando o Botafogo como plataforma politica, como varios dirigentes e ex jogadores fizeram com seus clubes pelo Brasil afora. Se ele tivesse ao menos competencia teria tido melhores resultados e almejado uma candidatura a cargo politico mas com esse desastre de gestão está morto e enterrado, no Brasil inteiro vão falar mal dele. Além disso impera o cancer dos empresarios pagadores de jabás no Botafogo, e isso não pode estar acontecendo sem conhecimento do mandatario. Temos conhecimento de jogador das categorias inferiores que foi obrigado a assinar contrato com empresario indicado pelo clube, enfatizando que é assim que funciona hoje no clube, se não assinar está fora. Esse problema não é exclusivo do Botafogo, é um cancer que corroi a estrutura do futebol brasileiro no pais inteiro. Vcs repararam que autoridades e politicos ficaram euforicos em realizar a copa no BR mas ninguem se deu conta sobre a capacidade do time que nos representaria? A verdade é que ninguem estava ligando pra isso, a dinheirama é que interessou a todo mundo, e o fato é que após 64 anos da derrota na final de 50 ninguem se preparou para desta vez não passarmos fiasco, e o que aconteceu? passamos um ainda pior ! Lhes pergunto: qual é o supercraque em atividade no país pentacampeão de futebol? nenhum! Não temos mais cracaços jogando aqui, quando começam a despontar saem rapido, essa é a forma de acabar com nossa hegemonia no futebol : a sanha do brasileiro por dinheiro é a condenação do futebol brasileiro. Deveriam todas as autoridades que pensam em resgatar a dignidade brasileira passar a rever a situação do Botafogo pois se tivemos 50 anos de dominio no esporte agradeçam ao velho clube de General Severiano, tres estrelas lá foram pregadas na amarelinha pelas chuteiras de nossos craques. Será que o futebol brasileiro vai voltar a ser o mesmo sem o Botafogo? Fica a reflexão.

        • RLC Botafogo

          Ótima Análise meu caro PC Oliveira.

          Falou tudo. Perfeito.

          Meu xará. Não vamos acabar nem aqui nem na china. Ano que vem estaremos juntos como botafoguenses para reerguer o clube caso o presidente seja alguém que mostre na prática que deseja isso. Necessitamos de outro Bebeto de Freitas urgentemente para nos tirar da 2ª caso venhamos a figurar lá. Se realmente acabarmos! ÓTIMO! LINDO!

          Acaba essa empresa sem fins lucrativos chamada Botafogo Futebol e Regatas e nós torcedores montamos uma empresa BOTAFOGO FUTEBOL S.A.

          Artigo primeiro! Lucrar o máximo de dinheiro possível do futebol pentacampeão e com a história do 12° Clube do Século.

          Pronto. Verás quantos Sheiks árabes, Petroleiros Russos e Empresários se engajarão nessa empreitada!

          SAN. Para Sempre!

        • Leonardo Lemos

          Amigo Paulo Cesar, bom dia. Você foi perfeito em seu comentário. Concordo com tudo. SAN
          Leo

  • Carioca

    viramos time pequeno assim como

    Vasco(duas quedas), Fluminense(quatro quedas), Palmeiras(duas quedas)

    vamos cair antes da ultima rodada e não se se vamos subir ano que vem, com esse time vamos ganhar de quem?

    • Leonardo Lemos

      Calma aí, irmão. Jogar a toalha no resolve. NÓS AINDA NÃO CAÍMOS!!!!!
      Ainda que a nossa situação seja dramática, a esperança não pode morrer. Eu tenho aprendido na vida que as maiores saídas para problemas intrincados nascem exatamente nas maiores crises. E não posso concordar com você que nós somos time pequeno, Desculpe, mas respeito sua opinião.
      Eu até posso parecer otimista demais, mas sou torcedor, amo meu clube, sofro por ele, vou ao estádio sempre que posso, e sempre espero uma guinada. Também discordo de alguns companheiros aqui do blog quando dizem que viraremos América ou Bangu.
      Tenho esperança, com os pés no chão, que nessas onze rodadas haverá alguém (dentro do clube), que tentará colocar brios no time para que o coração do elenco esteja na ponta de suas chuteiras. Não sei exatamente quem poderá fazer isso, já que a desmotivação atingiu alguns. Mas aposto na competência do Gotardo, por exemplo, do Mancini, de ídolos do passado (temos muitos) que sempre socorrem o elenco em situações como essa e passam confiança e experiência aos jogadores. Como não virão os jogadores que precisamos para o restante do campeonato, temos que usar o que temos em casa. É nessa hora que pode despontar um jogador da base, promissor, que esteja subutilizado e faça a diferença. Ou talvez alguém no elenco que resolva sair do anonimato e assuma o comando do time dentro de campo, juntamente com o Jeferson, que é líder também. E quem sabe se esse presidente omisso que temos resolva sair do armário, para fazer o que não fez de bom até hoje e para consertar todo o caos que ele plantou no clube. Parece sonho, mas a solução pode sair de onde nem imaginemos. Mantenhamos a fé, companheiros. SAN
      Leo

  • MARIO LUIZ

    Existe um culpado nessa história: O presidentista, hoje o nosso amado clube está doente, a causa: o presidentista, se formos comparar qual seria essa doença no ser humano, seria uma soma de diabete, câncer e aids mais o vírus ebola, tudo isso representado pela figura nefasta do presidentista, cura, no momento isso é quase impossível devido ao estrado causado por essa coisa do mal chamado maurício ladrão omissão, infelizmente é melhor não se iludir, o trabalho feito por ele foi muito bem feito, a segunda divisão esse ano é quase uma realidade, estamos vivendo um pesadelo, espero acordar um dia e isso já estiver passado, pois o meu fogão, isso nunca eu vou deixar de amar. força FOGÃO. MOMENTO RUIM EU JÁ VIVI…

  • Antonio Filho

    Caros Botafoguenses, quando o Mancini foi o escolhido como técnico do Botafogo, disse aos amigos da empresa que trabalho, agora temos um técnico de verdade, pois os comentários que fiz foi com base nos times que havia dirigido em especial ao Atletico-PR, quando ficou em 3º lugar no brasileiro, e pela maneira que este time jogava, temido na arena da baixada. No entanto, vejam o que ele fez com o nosso Botafogo, trouxe um brincante do Naútico chamado ROGÉRIO, que não joga nada e que fez um único gol, daquela forma trombando que o juiz podia até dar falta. Ele insiste com esse jogador medíocre deixando o Wallyson no banco o nosso melhor atacante, pois vejam que ele ainda é o único que dar trabalho à defesa adversária. Ademais, se dar ao luxo de deixar o Bolati na reserva do Fabiano, e permanecer com o Zebalos em campo perdendo bola. Meus amigos, assim é fácil jogar com o Botafogo, pois o time não ameaça ninguém, estou sentindo falta até do Yuri Mamute que ainda é melhor que o Rogério, bem como o Ferreira que ainda faz gol e luta dmais em campo, não pode ficar no Banco. Amigos vejam se reclamam desse Mancini dar uma pressão nesse cara.

  • ronaldo

    SOU TRICOLOR(FLU) MAS GOSTO DO BOTA, VI O JOGO DO BOTA COM O SANTOS E ME AGRADOU A VELOCIDADE DO TIME, O SHEIK E ROGÉRIO LEVAVAM BASTANTE PERIGO NO CONTRA ATAQUE SEMPRE RÁPIDO. AGORA CONTRA O PALMEIRAS ,PARA MIM, UM DOS PIORES DO CAMPEONATO, FOI UM JOGO DIFICIL DE ASSISTIR, ACHO QUE A DIRETORIA É MUITO RUIM,NÃO SE PODE ENTREGAR UM CLUBE COM O TAMANHO DO BOTA A ESSA GENTE.

  • Analista

    Caros torcedores do Glorioso,

    Finalmente, o encontro com a lanterna.

    Comentar o quanto o time é fraco, a essa altura do campeonato, é chover no molhado.

    Vamos ao que interessa de fato. Como escapar da Série B ?

    Como não é possível se basear na capacidade do time para cumprir essa tarefa, vamos analisar, pelo menos, os números e a história.

    Em 2013, foram necessários 46 pontos para permanecer na 1a. Divisão, ou seja, um aproveitamento final de 41% (46 pontos de 114 disputados).

    Para o BOTA atingir os tais 46 pontos, faltam ainda 20, algo como 6 vitórias e mais 2 empates.

    Então, é fundamental alcançar 20 pontos… o problema é que faltam apenas 11 rodadas, ou 33 pontos em disputa.

    Ganhar 20 pontos em 33 significa um aproveitamento de 60% dos pontos, enquanto que u atual aproveitamento do Glorioso é de míseros 32% (26 pontos em 81).

    Parece simples ? Mas não é… 60% é o atual aproveitamento do VICE-LÍDER São Paulo, que tem 49 pontos em 81 disputados.

    O Fogão teria que daqui para frente, fazer uma campanha de vice-líder do campeonato quando a sua dura realidade é a lanterna da competição.

    Como faltam 11 jogos e são necessárias 6 vitórias e mais 2 empates para atingir os tais 20 pontos salvadores, isso quer dizer que a nossa margem de derrotas é apenas mais 3…

    Vejam bem, amigos… em 11 jogos o Fogão só pode perder mais TRES, ou seja, se o time sofrer mais QUATRO derrotas (até agora já foram 15), o clube estará quase que matematicamente rebaixado.

    Agora vejam a lista dos adversários faltantes:

    Fora : Coritiba, Cruzeiro, Chapecoense, Santos.
    Casa : Corinthians, Sport, Atletico-PR, Figueirense, Atlético-MG
    Clássicos: Flamengo e Fluminense

    Sinceramente, é possível só perdermos TRES desses jogos acima ? Com Cruzeiro e Santos fora, mais os dois clássicos e os candidatos a Libertadores Galor e Corinthians em casa ?

    Bem, a situação só não é desesperadora ou definitiva, porque além do BOTA, existem mais 7 timas tão ruins quanto, que insistem em se candidatar ao Z-4 que são CRICIUMA, CORITIBA, VITÓRIA, CHAPECOENSE, BAHIA, ATLÉTICO-PR e PALMEIRAS…

    Como esses clubes também são candidatos a Seria B 2015, a missão do Glorioso seria superar em pontos, quatro destes clubes ao final do campeonato.

    Pelo menos, emoção não vai faltar na reta final.

    Abs

    • Marcos Oliveira

      Analista,

      A conta é simples como você fez. Não há mistério.
      Quando o Botafogo venceu o Palmeiras no jogo de ida, falei: o Palmeiras e o Criciúma são os times mais fracos desse campeonato.
      Errei. O time mais fraco desse campeonato é o Botafogo.
      Nunca pensei que teria saudades do Tuca, Puruca e Cremilson.
      Ontem vi que o fim do Botafogo na série A está sentenciado. E se mantiver esse time, o fim da instituição Botafogo será realmente na série B.

    • saufogo

      Analista, com todo respeito à sua análise, creio que a briga do Botafogo agora é não ficar na lanterna do Brasileirão, pois não há a mínima chance de o time ganhar seis e empatar duas das onze últimas partidas.
      Pelo que eu percebo no clube, os dirigentes não estão nem aí para o que vai acontecer, e quem sofre é a torcida. Agora é relaxar e torcer para o próximo presidente montar um time decente no ano que vem para voltar à primeira divisão em 2016.
      Creio que com a volta ao Engenhão e ao Ato Trabalhista, além da aprovação da Lei de Responsabilidade do Esporte, o Botafogo volte a se reestruturar, e para que isso aconteça, há necessidade de que o Presidente eleito seja um bom administrador e honesto, coisa que o atual não chega nem perto.

  • Alexandre

    Tenho 56 anos e sou botafoguense, mas acho que o Glorioso chegou ao final da linha. Chega de tantas humilhações, desmandos, dívidas e péssimos Presidentes (Mauricio Assumpção o pior deles). Se for para série B do brasileiro, acredito que não conseguirá sair de lá, causando com isso mais decepções a torcida. Não sei se é possível pedir licença do futebol, mas acredito que será a solução mais viável para o Botafogo. Prefiro viver de um passado de glórias do que um presente de grandes humilhações. De um botafoguense que cansou de sofrer. Chega.

  • Vc foi generoso ao dizer que o time é fraco. O time, aliás o elenco é horroroso. Jogadores ruins que certamente não jogariam em nenhum time aqui de Brasilia, e se jogar contra o meu time de pelada, perde de goleada. O time é medonho. Dizem que o Ibis é o pior time do mundo!!! O Botafogo quer tomar esse titulo do Íbis, pois é um titulo que o Botafogo não tem. Os outros títulos estão protestados no cartório, por falta de pagamento. É o fim. Glorioso será uma bela pagina virada na história do futebol Brasileiro, assim como outrora foi o América-RJ.

  • Asdrubal Borba

    O Botafogo nao e o pior time do campeonato. E o time com mais problemas. Ainda acreditando…..

  • saufogo

    Gostaria de parabenizar todos os torcedores que incentivaram as demissões realizadas pelo Magnífico Presidente do Botafogo.
    O Gilberto foi emprestado, o Lucas saiu por não receber salários, o Edilson foi demitido, e agora temos que nos contentar com Régis.
    O Bolívar foi demitido, mas agora que aturar as lambanças do Dankler.
    O Dória foi vendido, e o Botafogo nem recebeu o dinheiro.
    O Júlio César foi demitido, mas temos o Júnior César. Nem sei quem é pior.
    Agora me digam qual atacante do Botafogo é melhor que o Sheik?
    É por isso que o Botafogo merece mesmo cair para a segunda divisão. Com uma torcida que incentiva esses desmandos de um presidente safado como esse, só pode dá nisso.
    Parabéns a todos nós que permitimos que isso acontecesse, pois eu me incluo nisso, já que não fui lá na Sede para encher de porrada o Babaca do Presidente.

    • Saufogo: concordo com “quase” tudo que você escreveu. Com certeza, você outros que aqui comparecem não são mais botafoguenses que eu. Também não tenho o direito de me considerar mais botafoguense que vocês. Peço permissão, democraticamente, e sem ofensa, para discordar apenas de uma coisa: esse Sheik que você defendeu, também não joga porra nenhuma. Ou, então, você nunca viu ninguém jogar bola. Todos que hoje fazem o Botafogo são incompetentes. Você sabe há quantos dias o Jobson “está esperando ser liberado para jogar”? Que porra de Departamento Jurídico é esse ô meu?
      O Jobson será o Salvador da Pátria? Não, claro que não será. Mas, com certeza não vai perder os gols que essas carniças Rogério, Wallyson, Sheik, Ramírez estão perdendo. Você sabe quantos gols o Sassá já fez, jogando pelo merreca Náutico? Para que o Botafogo contratou João Gabriel e Murilo? Por que o Mamute não joga? Cadê Ferreyra? E, finalizando, lembra como tratávamos o Rafael Marques e o Andrezinho, além do Felype Gabriel?

      • Saufogo

        Sem problemas Ramos, estamos aqui para debater mesmo. Só gostaria de falar que eu fiz a comparação do Sheik com os atacantes que estão jogando e não com o Jobson, que ainda não jogou. E mantenho o que escrevi: o Sheik pode ser o que for, mas é muito melhor que o Wallyson, Mamute, Rogério, Ferreira e Cia. O Botafogo contratou muitos atacantes, mas se juntar tudo não dá a décima parte de um Dodô por exemplo. E se você não sabe, nos últimos 10 anos o Sheik tem mais títulos que o Botafogo, muito triste ter constatar uma coisa dessa.

  • CARO PAULO VITOR, EU ATÉ CONCORDO COM VOCE COM A FRAGILIDADE DO TIME E A QUALIDADE DE JOGADORES, MAS O QUE NÃO É ACEITÁVEL É A APATIA DO MANCINI NA BEIRA DO CAMPO PARECENDO O OSVALDO DE OLIVEIRA, SEM GRITAR COM OS JOGADORES.

    O TIME PARECE QUE NÃO TREINA E A PREPARAÇÃO FÍSICA NÃO MELHOROU MUITO COM A CHEGADA DO MORACI, POIS O TIME ACABA AOS PEIDOS NO FINAL DA PARTIDA.

    O ESQUEMA DO MANCINI ESTÁ ERRADO NO POSICIONAMENTO DENTRO DE CAMPO, POIS OS JOGADORES MAIS PARECE UM BANDO CORRENDO DESORGANIZADAMENTE, E TEM JOGADORES QUE QUER FAZER AQUILO QUE NÃO SABE COMO O CASO DO AIRTON, QUE EM TODAS AS PARTIDAS ELE QUER DAR DOIS, TRES LENÇÓIS E NÃO CONSEGUE SAIR JOGANDO COM QUALIDADE.

    EXISTE UM BURACO ENORME ENTRE O MEIO DE CAMPO A DEFESA E O ATAQUE QUE SE RESUME NO MALUCO DO ROGÉRIO, O CARLOS ALBERTO QUERENDO LEVAR A BOLA PRA CASA, O RAMIRES PERDIDO EM CAMPO, UM ZEBALOS LENTO NA POSIÇÃO DE CENTRO AVANTE, E QUANDO ENTRA WALISSON E MAMUTE AÍ É QUE NÃO VAI DAR CERTO MESMO.

    O TIME DO BOTAFOGO TEM QUE TER UM ESQUEMA COM JOGADORES DE QUALIDADE E SABER POSICIONAR O MEIO DE CAMPO PARA A DEFESA NÃO FICAR DESPROTEGIDA, QUE SÓ TEM O GABRIEL E O AIRTON MARCANDO, QUANDO TODOS TEM QUE TER ESTA OBRIGAÇÃO.

    UMA COISA FICOU CONSTATADA É QUE O MATHEUS MENEZES É MELHOR QUE O DANKLER DEVENDO FICAR NO TIME, O BOLLATI TEM MELHOR QUALIDADE NO PASSE E PODE JOGAR CONTRA O CORINTIANS, E ESPERO QUE O JOBSON JOGUE NESTE JOGO.

    O MEU TIME E O MAIS PROVÁVEL DEVE SER:
    HELTON LEITE – NÃO TEM OUTRO
    LATERAL QUE JOGOU
    MATEUS MENEZES
    ANDRE BAHIA – QUE FALHOU NA MARCAÇÃO
    JUNIOR CESAR
    GABRIEL
    AIRTON
    BOLATTI
    ÁLAMO – DOS JUNIORES OU SIDNEI,
    JOBSON
    ROGÉRIO

    O JOBSON E ROGÉRIO NÃO PODEM FICAR JOGANDO MUITO ABERTOS, JOGANDO ENTRE OS LATERAIS E A ZAGA E DEIXAR OS LADOS DO CAMPO PARA O APOIO DOS LATERAIS OU MEIAS QUE VEM DE TRÁS.

    TEM QUE FAZER DUAS LINHAS DE QUATRO NA DEFESA E MEIO DE CAMPO QUE FICA MAIS FÁCIL O POSICIONAMENTO NA MARCAÇÃO E COLOCAÇÃO DOS JOGADORES EM CAMPO.

    ALÔ MANCINI ESCALE MELHOR ESTE TIME E GRITE COM OS JOGADORES MOSTRANDO POSICIONAMENTO, E NÃO COLOQUE MAIS O WALISSON E MAMUTE QUE É DOSE PRA LEÃO.

    • O AIRTON NÃO DEVE JOGAR, EU PREFIRO O DEDÉ, MAS O MANCINI PROVAVELMENTE VAI ESCALAR O RODRIGO SOUTO.

      ALÔ STJD, LIBEREM O JOBSON, O QUE ESTÃO FAZENDO É UMA SACANAGEM COM O JOGADOR, JÁ NÃO BASTA O MAURÍCIO SONEGAÇÃO PARA ARRUINAR O BOTAFOGO.

      • kinteiro

        Eu vou alem amigos.
        Esta na cara q se continuar a forçar com esses jogadores iremos cair msm entao caros amigos botafoguenses o negocio e pegar os meninos da base e eles ja sentirem o peso de jogar um campeonato de respeito de tradição como e o Brasileirão.

        O meu time ficaria assim: Jeferson, Regis, Menezes, Bahia, Guilherme, Gabriel, Dede, Joao Gabriel, Rogerio, Murilo e Jobson. Walyson, zeballos, ferreyra, carlos alberto so fica pq tmb nao teriamos nem banco, podem mandar embora filhos.

        • kinteiro

          Ha e se esse Joao Gabriel nao prestar trazia de volta o Jeferson Paulista.

          • O GUILHERME É AQUELE ANTIGO QUE NOS JUNIORES JOGOU DE LATERAL ESQUEDO?

            ESTE MOLEQUE É BOM DE BOLA, MIL VEZES MELHOR QUE ESTES LATERAIS.

            QUEM QUEIMOU O GUILHERME FOI O JOEL SANTANA QUE O COLOCOU DE MEIA JOGANDO PELA ESQUERDA E SÓ JOGOU 45 MINUTOS E AÍ ESTE PRESIDENTE DISPENSOU O MOLEQUE.

            CONCORDO COM VOCE, MAS O PROBLEMA É ESTE TECNICO QUE NÃO CONHECE DE FUTEBOL QUE CHEGOU A ELOGIAR O DANKLER NA LATERAL DIREITA, QUE ELE É RUIM PRA CACETE EM QUALQUER POSIÇÃO.

  • walter

    VAI SER O MAIOR VEXAME DA HISTÓRIA DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS. ESSE TIME DO BOTAFOGO NÃO VENCERÁ NENHUMA DAS PARTIDAS RESTANTES. O TIME É SIMPLESMENTE HORROROSO E O TÉCNICO QUE É FRACO MAS TAMBÉM NÃO É MILAGREIRO ENTÃO NÃO PODE FAZER NADA PARA SALVAR ESSE TIMECO. SÓ TEM UM JEITO DE LIVRAR O BOTAFOGO DA SEGUNDONA… CONTRATANDO OS ADVOGADOS DO FLORMINENS!!!

  • Alan

    Depois ainda reclamam que a torcida do Botafogo é pequena, e pelas ultima pesquisas já foi ultrapassada pelo Fluminense…. A tendencia é o clube virar um time médio e a longo prazo virar um America mesmo…. muito triste !! Devemos isso ao grande presidente Mauricio Assunção…. Esse nunca vai sair da história! Trouxe o Seedorf para nos homenagear com o ultimo grande time que o Botafogo teve… depois disso, foi a escalada para o fechamento das portas….

    • kinteiro

      Caro amigo acho q esse foi o maior erro dele( fora tantos outros ), trazer o Sedorff. O clube nao tinha grana e trouxe um cara por 800mil/mes ( logico q nao estou colocando em conta o q o kra joga ele era craque d+++). Acho q o q ele fez ano passado tentando montar um bom time foi um tiro no pe. Quem tem cu nao faz trato com pik.

      • Otaviano

        O problema não foi os salários, o mané do presidente não pagou os impostos e os direitos trabalhistas.

    • ELIELBE

      SOU FLAMENGUISTA MAIS O BOTAFOGO NUNCA SERÁ TIPE MEDIANO, TIME GRANDE É TIME GRANDE.
      VÁ AOS ESTÁDIOS TORCER QUE O TIME SAI DESSA.

      BOA SORTE!

    • João Santos

      Pobre coitado você é. A torcida do Flu nunca ultrapassou a do seu pequeno Botafogo porque nunca na história foi menor. Só nas pesquisas do IBOPE do seu querido Motenegro mesmo….

      • João Santos

        Vamos lá.. E outra: Se não me falha a memória, o Fluminense quando faltavam 10 rodadas(1 a menos que hoje) tinha 22 pontos em 2009 (4 a menos que vocês hoje). O Cuca havia afastado meio time de “titulares incontestáveis” ( Luiz Alberto, Wellington Monteiro,etc…) assim como vocês, colocou meia dúzia de categoria de base e venceu 7 com mais 3 empates.
        Duvido que vocês consigam repetir tal feito ! Sabem por que? Porque você não têm TORCIDA ! Nossos jogos naquela situação levavam mais de 50 mil pessoas ao Maracanã! O de você levará umas 2 mil (1200 do adversário).
        ponto final!

  • eric

    Bom dia alvinegros de coração,gostaria de estar aqui dizendo maravilhas que vi e senti na história dessa minha paixão,mais venho dizer que nada me tira da cabeça que frouxo que atualmente é presidente do Botafogo fez tudo premeditado.
    1-Teve a história da negociação do Engenhão com CEF e VW.
    Com certeza o grupo da Globo com Consórcio Maracanã,Prefeitura e Governo do Estado,opuseram seus interesses acima do nosso Botafogo e o presidente frouxo nada fez,saber porquê esta junto com essa quadrilha,as consequências.
    Eu não entendo porque não muda o estatuto do Botafogo e passam ele pra alguém interessado em sanar as dívidas e investir no futebol,igual o Manchester City e PSG por exemplo.
    Garanto que esses abutres com só sugam do Botafogo não iam mais sugar mais nas tetas do nosso Botafogo.

    • Bira Fogão

      Também não vejo outra saída, meu caro eric. Muito bom o seu comentário!!! Essa é a grande verdade. O Clube nas mãos desses Botafoguenses amadores já está mais que provado que vai se afundar cada vez mais.

  • Paulo Ribeiro

    Realmente é muito triste a situação atual do Botafogo. Fui ao jogo ontem e sinceramente não vejo outro caminho que não seja o rebaixamento. O grupo é absurdamente fraco. Alguns jogadores de capacidade técnica sofrível, outros que até já jogaram alguma coisa mas que atualmente se encontram num final de carreira lamentável. Foi triste ontem ver um time horroroso, olhar para trás do gol e ver aquecendo: Bolatti, Carlos Alberto, Wallyson, Yuri Mamute…..É impressionante como um time com 3 volantes oferece tanta facilidade ao adversário. Aí é com o sr. Mancini que em 6 meses não conseguiu dar nenhum padrão tático ao time. Tem que sair agora, talvez um novo técnico consiga dar um novo gás. Mas no final das contas o maior culpado de tudo de ruim chama-se Mauricio Assunção.

  • Lamentávelmente hoje eu e meus filhos e netos estamos tristes por não vermos nenhuma perspectiva para o nosso querido fogão. Eu e meus dois filhos vamos deixar de contribuir mesalmente como fazámos sempre, esperamos que lgo de bom ainda possa a vir a acontecer: Ex. uma apurção dos mandatos desde o Bebeto de FReitas até este lamentável presidente que brincou de presidente e deixou a todos nós tristes sem ter como torcer para o Glorioso nos finais de semana.Sem mais espero que apareça alguém de dentro do Botafogo e apure tudo de ruin que tem acontecido nestes últmos anos. Com imensa tristeza minhs saudações.

  • Parabéns seus FDP vcs sao responsaveis por tudo isso que esta acontecendo no Botafogo, agora tà do jeito que vcs queriam, agora estao satisfeitos com a situaçao em que colocaram o Botafogo, bando de puxasacos do Omissao, o Botafogo vai ser rebaixado e a culpa é de vcs e do Sonegaçao que ficam aplaudindo todas as merdas que esse presidente de merda faz, agora aturem Dankler, Rogério, Régis pois agora tà do jeito que vcs queriam.

  • Sou botafoguense e lamento em dizer isto: “O BOTAFOGO ACABOU!” A história foi bacana, vivemos de sonhos. Meu filho tem 11 anos e não pode passar pelo que passei e passo. Gosto de futebol e de torcer por um time que realmente valha a pena. Vou ao estádio com meu filho e tento passar tudo que o meu pai e meu avô me passaram. Chega. São jogadores que não fazem por onde, perdidos em campo. Três jogadores em uma jogada, marcando apenas um jogador adversário, completamente perdidos sem saber o que fazer em campo. Não há mais amor nem dos jogadores, nem dos presidentes e nem dos políticos que não conseguem votar uma lei para que os clubes voltem ao ato trabalhista. Não é possível não ter quórum pra votar. Que se deleitem os melhores e mais responsáveis. Vou relembrar jogos memoráveis pelo youtube e ver belos gols de Dodo e Cia. Já cancelei meu plano torcedor. Vou fazer outro programa com meu amado filho as quarta e aos domingos. Muito obrigado pelo espaço.

  • héroi

    eu sou um q canto essa pedra desde 2012, alias eu e meus irmãos de ideias sempre combatemos essa corja q esta ai. mas alem dos chapas brancas, pessoas q ficavam em cima do muro sempre debochavam,faziam piadinhas, riam bastante da gente, hoje eles devem estar refletindo as besteiras q fizeram.talvez com a união de todos poderiamos ter feito algo mas concreto, mas ao invés de mirar seus ataques, ironias pra diretoria, miravam e focavam nós q alertavam o caos, eles nós chamavam de pessimistas, de torce contra, e o carai a 4 !! e agora jose ?????? chupem essa manga !!!
    mesmo depois de tudo, ainda aparece gente querendo acreditar no presidente e o defendendo,surreal !!!
    eu desde 2012 com a contratação do seedorf já na época dizia q estavam apostando todas as fichas nessa jogada, durante um tempo deu ate certo. quando chegou na liberta eu disse uma frase. (q uma lampada antes de queimar, ela brilha forte.) o botafogo ter jogado a libertadores pode ter sido seu ultimo ato de grandeza. diria q o clube esta com cancer terminal !!! sera complicado alguém lidar com esse turbilhão de caos !!! to triste pq muita gente ama o clube e sofre, e não merecia isso. até em nome desse pessoal todo fiz um video q ao menos pra ser um grito, um protesto, desabafo contra essa diretoria, aqui nessa paródia da pra entender pq nós encontramos no fundo do posso !!! aos irmãos de camisa q compartilhe esse video, pois fiz por nós !! ao menos ajude a divulgar e a expor a todo mundo q muitos de nós já sabiamos video aqui >>> https://www.youtube.com/watch?v=fS2pSbfndzk !!! espero q exita um milagre e um dia essa estrela volte a brilhar !!!

  • Eugênio Stuart

    Nem adianta ficar se perguntando se os 4 demitidos estão fazendo falta, por que não estão. Assim como não fazem falta: Zeballos, Ferreyra, Mamute, Rogério, Carlos Alberto, Júnior César, Bollati, Rodrigo Souto, gêmeos, Danckler, Ramirez, Wallison, Mancini, diretoria, conselho fiscal, oposição, e esse FDP do Maurício Comissão. SUMAM DO BOTAFOGO, ESSES MERDAS ESTÃO ACHINCALHANDO, RIDICULARIZANDO E DESTRUINDO UM DOS MAIORES CLUBES DO FUTEBOL MUNDIAL. PRESERVEM ESSA INSTITUIÇÃO QUE É CENTENÁRIA E QUE UMA DAS QUE MAIS FEZ PELO FUTEBOL BRASILEIRO. Façam uma restruturação desde princípios básicos como honestidade, capacidade, empenho, dedicação, preparo e qualidade. Criem um estatuto que não dê margem para BANDIDOS presidirem o clube. Desapareçam com essa corja que se revezam o tempo todo para assumir o clube e desviar dinheiro. Proíbam desde já empresários que quando colocam um jogador no clube, obrigam mais uns dois de contrapeso que não jogam nada e só servem para dar dinheiro para eles e desfalcar os cofres do clube. Trabalhem com afinco na base, nos jovens talentos, nos jogadores que têem raízes com o clube. NÃO DESTRUAM ESSE PATRIMÔNIO CHAMADO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, por que ele é de um povo seleto e apaixonado. FORA DO BOTAFOGO ASSUMPÇÃO E SUA CORJA !!

  • fernando

    O BOM DE SER JOGADOR DO BOTAFOGO É QUE SEMPRE QUE O TIME PERDE NÃO TEM TORCEDORES PARA PROTESTAR.
    NÃO TEM JEITO SEGUNDA DIVISÃO NA CERTA E FALÊNCIA. ADEUS BOTAFOGO NUNCA MAIS.
    AGORA É COMEÇAR A TORCER PARA BOTAFOGO VÁRZEA FUTEBOL CLUBE.

  • Venho sendo zoado no zaap desde ontem . Me enviam lanterna com o escudo do botafogo frequentemente. Por incrível que pareça um amigo vascaino kkkk. Humilhação e vergonha essas são as palavras adequadas para essa direção que planejou de maneira péssima o ano de 2014 . Catastrófico ano para um clube com tantas tradições .tem que mudar a direção do clube , passar uma vassoura no elenco , rever as contas , ressurgir no engenhao .a torcida não pode abandonar o time apesar de tudo . A grande paixão se mostra nos momentos difíceis .

  • Arnaldo Araujo

    Eu torco pelo Botafogo desde o inicio dos anos 70, e sinceramente mesmo nos momentos ruins, de jogadores ruins como Cremilson, Puruca, sempre havia esperanca de dias melhores. Na atualidade, com este grupo, nao tem como ter esperanca, nao tem como torcer por estes caras, eles sao muito ruins, qualquer peladeiro de esquina, e melhor do que este bando de pernas de pau que nao acertam um passe de cinco metros, que passam um jogo inteiro sem acertar um chute ao gol, se estes caras jogarem o ano inteiro contra apenas o goleiro adversario, ainda assim eles serao incapazes de marcar um unico gol. Melhor seria jogar de vez a toalha, do que continuar nos impingindo um vexame apos outro. A instituicao Botafogo e a sua torcida, nao merecem estes dirigentes miseraveis e este time mediocre.

  • FRANCISCO

    Tudo isso é culpa desse vagabundo que está na Presidência do Clube e da sua fracassada Diretoria. Ele está levando o clube para a extinção. Não há salvação. DÍVIDAS+TIME COMBALIDO+DIRETORIA FRACASSADA=TERCEIRA DIVISÃO.

    • Pacato

      Este é meu maior medo. Tenho quase certeza disso.

  • fogão eterno

    Esse presidente faliu o botafogo, já somos um time coadjuvante de campeonatos a muito tempo, agora estamos saindo da categoria coadjuvante para time pequeno. A série B já é uma realidade e não sei se conseguiremos sair um dia, também, sair para que, seremos sempre o coadjuvante do brasileirão e sempre na eminencia de voltar para série B. Penso que o Botafogo deveria fechar as suas portas e ser lembrado pela sua história ….. Até breve, nos vemos na séria B ….. ” A SUDERJ INFORMA, SAI O VASCO ENTRA O BOTAFOGO”.

  • Lanterna é pouco para este bando de cegos e desinteressados! O pior é ver o bipolar Cazalbér , após 3 meses fora, entrar completamente fora de jogo e,claro, tomar cartão amarelo e ficar, de novo, fora! Os atores de 2014,são os piores e mais desinteressados que Eu me lembro ter visto em 60 anos de Botafogo! Time que conta com Carlos Alberto, Sheik, Edilson , não pode esperar comprometimento ! O Botafogo é um recreio para jogador em fim de carreira…Nada é cobrado e assim seguem enganando ! Jobson, que provávelmente está totalmente sem ritmo, até porque não vem atuando, não pode ser tido como salvação, mesmo porque nunca foi craque! Em Ago 2013 escrevi aqui e fui taxado de pessimista, que a luta em 2014 seria contra o rebaixamento…pelo jeito, já era! E sem Engenhão e suas receitas, Não subiremos em 2015 ! Triste Botafogo, sem escolinhas, sem crianças praticando seus esportes e dando vida ao Clube ,com General Severiano abandonado, penso que só Bebeto De Freitas e mais 3 ou 4 anos, para sairmos dessa situação ! A torcida não pode ser responsabilizada por nada, pois a do Fla enche estádios e mesmo assim a dívida segue enorme! Nossa torcida, com razão, cansou …

  • RLC Botafogo

    Botafogo se salva, apenas com um milagre. Tem que colocar um time retrancado. Aí me pergunto como? Se só temos 3 zagueiros no elenco! Temos que armar o time para ganhar de 1 a 0. Só para contra ataque.

    Como? Se o Walyson, Yutri Mamute e Rogério não rendem o que deveriam?

    Espero que o Botafogo no fim do campeonato tenha um ponto a mais que o 16° colocado. Mas tá difícil.

    Mas estamos aí. Na torcida.

  • héroi

    tive q remover o video pq recebi (corresponde ao conteúdo de terceiros) se não corria o risco de perde meu canal, mas de qualquer forma, insisto q algum protesto deve ser feito.
    ou vcs acham justo ele fazer isso tudo e ficar impune?

  • HOMERO

    JÁ CHEGA, NÃO TEM QUEM AGUENTE MAIS. O BOTAFOGO ESTÁ NO FIM, É MUITA HUMILHAÇÃO.

    E NO RIO DE JANEIRO NÃO TEM HOMEM. POIS NÃO FAZER NADA CONTRA ESSE MAURICIO LADRÃO É MUITA PASSIVIDADE. VÃO LÁ E BOTEM ESSE SAFADO PRA FORA NA P… CHEGA QUERO MEU BOTAFOGO DE VOLTA.

  • Carlos Ramos

    Botafogo merece a lanterna, me parece que não vai mais sair dela até o fim desse campeonato, o que o Botafogo não merece com esse time de farrapos, é disputar a segunda divisão, pois lá tem time muito melhor que isso, o que talvez o Botafogo dessa campada merece, é disputar a terceira divisão, falei!!!

    Saudações aos sofridos Botafoguenses, como eu, só mudando tudo e fazer um novo botafogo em 2015, se Deus quiser, e ele Há de querer!!!

  • Pacato

    Meu medo maior: SÉRIE C! Aguardem e verão.

  • Rodrigo

    Que o time é fraco todos sabemos, mas Mancini tem ajudado a piorar a situação.

    O que dizer da barração do Bolatti para o inexpressivo e ainda em formação Fabiano. O Mancini não consegue enxergar que o Bolatti ao menos joga de cabeça erguida, toca de primeira e não erra tantos passes.

    O que dizer da insistência com Dankler na lat dir.

    O que dizer da mania de jogar com 3 atacantes, com o meio de campo completamente despovoado.

    O que dizer da escalação de Zeballos como atacante, jogando de costas. Zeballo é lento e fraco, mas está jogando na posição errada.

    O que dizer da falta de padrão tático e de jogadas ensaiadas.

  • Rodrigo

    ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR OU ENTENDER A BARRAÇÃO DO BOLATTI.

    O BOTAFOGO JOGA COM 3 VOLANTES E O TREINADOR FAZ A PROESA DE BARRAR O SEU VOLANTE MAIS TÉCNICO. O QUE É PIOR, MANCINI BARRA O BOLATTI E EFETIVA O APENAS ESFORÇADO E INEXPRESSIVO FABIANO.

    ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR A INSISTÊNCIA COM ZEBALLOS. E O QUE É PIOR, ESCALADO EM POSIÇÃO ERRADA. ZEBALLOS É LENTO, FRACO, MAS QUALQUER PESSOA QUE ENTENDA O MÍNIMO DE FUTEBOL SABE QUE NÃO SABE E NÃO TEM SEQUER PORTE PARA JOGAR DE ATACANTE, DE COSTAS PARA OS ZAGUEIROS.

  • Marcos Oliveira

    O que dizer? Acabou…
    E ainda tem 4 candidatos concorrendo para a presidência do Botafogo…

  • DINHO FOGO ES

    CADE O DEFENSOR DESTE PRESIDENTE LADRÃO?

  • gil lira

    Prezados torcedores do meu Fogão, a situação é terrivel para não dizer irreversivel, a diretoria do Botafogo é covarde não tem coragem de demitir este arremedo de treinador Wagner que até hoje não conseguiu dar um padrão de jogo ao time, pasmem meus amigos nem tiro de canto os jogadores consegue cobrar com algum perigo mas pelo contrario a zaga nossa toma todos os gols em cruzamento para a area, zeballos, junio cezar, wallisson são horrorosos não acertam um passe de 2 metros os zeballos anda em campo ai meu irmão só vai sobrar mesmo a segunda divisão

  • Fogonauta

    Tá tudo muito escuro… alguém acende a luz por favor!
    Ah, favor comprar pilha nova porque a que tinha tá fraca demais, foi usada por muita gente.
    Mesmo com lua cheia fica difícil acreditar em luz para o Botafogo, graças à incompetência do Sr. Maurício Assumpção!

  • RONALDO

    É uma vergonha isso que tá acontecendo com o meu Botafogo. Pessoas incompetente e fracassada
    dirigindo um clube de tradição que é o glorioso. Sr. Mauricio assunção deveria ser banido do futebol.

  • f

    Mauricio Destruição – Wagner Mancini: Por favor, deixem o Botafogo de Futebol e Regatas em PAZ, pois ele é muito e muito maior do que vocês. Ele representa centenas de milhares de fieis torcedores por este Brasil e até pelo mundo afora.

  • saufogo

    Há um risco enorme de o Botafogo tomar uma goleada daquelas no próximo sábado. Como uma diretoria omissa, irresponsável e desonesta, que além de montar um time horroroso esse ano, não paga salários dos caras. Desde o ano passado, o Presidente Sonegação vem fazendo só cagadas, mas a gota d’água foi a demissão dos quatro jogadores. Como pode um cara demitir alguém, se ele mesmo não cumpre como os seus compromissos. Essas coisas só acontecem no Botafogo, por que a torcida também é omissa. Se ele tomasse uma chegada bem forte, talvez não fizesse essas coisas.
    Raciocinem um pouco: como pode um clube em estado de “falência”, ter quatro candidatos à Presidência?
    A resposta está no Omissão. Ele entrou no clube como um simples dentista e vai sair podre de rico com as cobranças de comissões nos contratos. E haja contrato nesses seis anos de mandato.

  • Fernando Botafoguense

    Reconheço que este time é fraco, mas neste Campeonato Brasileiro 2014 existem times piores. Conselho Deliberativo- Impeachment do Sr Maurício Assumpção;
    Mancini- Reconheça o fracasso e pede para sair ;
    Torcida- Nossa instituição chamada Botafogo é gloriosa e imensa. Se temos 5 estrelas na amarela , tres delas deve-se a esse clube grandioso. Não vamos nos esquecer disto ;
    Eleição- Que entre o mais competente ;
    2a divisão- Se vier, saberemos superar. Não somos como uns e outros que não disputam e usam de artifícios para não descer ;
    Um forte abraço a todos os verdadeiros botafoguenses que neste ano sofreram a perda de um grande ídolo (Marinho Chagas), que sofreram com o vexame perante a Alemanha (7×1 dentro do Brasil) e que juntos sofrem nesta reta final. Fé e esperança em Deus.

    • Renato “O Russo” Velloso

      BOA!!!!!!!!!!!!!

  • Goiásfogo

    A CADA JOGO QUE ASSISTO DESTE ELENCO DE CIRCO DOS HORRORES QUE ESSES DIRIGENTES INIMIGOS DO BFR CONSEGUIRAM MONTAR NESSE ANO DE 2014, PERCEBEMOS QUE ELES AINDA PODEM PIORAR MAIS.
    PORTANTO ME PARECE QUE AINDA NÃO SE CHEGOU NO FUNDO DO POÇO DA RUINDADE E DA MEDIOCRIDADE. SÃO UM BANDO DE NULIDADES, DE INDIVÍDUOS QUE NADA FAZEM DE PROVEITOSO EM CAMPO.
    E A MUITO TEMPO QUE TBM JÁ CHEGUEI A CONCLUSÃO, QUE SALÁRIOS EM DIA NÃO RESOLVERIAM OS PROBLEMAS DESSE AMONTOADOS DE PORCARIAS.
    NÃO ME ANIMA NEM TENHO A PETULÂNCIA DE CHAMAR DE TIME, ESSE BANDO DE PEREBAS, QUE NEM DE ATLETAS MERECEM SER CHAMADOS.
    ESSE ELENCO DE MERDAS, NÃO GANHA DE UM TIMINHO DE CASADOS E SOLTEIROS DE FINAL DE SEMANA.
    NÃO TEM LUGAR NAS PELADAS DO ATERRO DO FLAMENGO. PERDE DO IRIS FÁCIL.
    AFINAL JÁ PERDERAM DE MADUREIRA, ALDAX, BANGU, E OUTRAS “POTÊNCIAS” DO JÁ FRACO FUTEBOL CARIOCA. ESPERAR O QUE DESSE BANDO DE PORCARIAS NO BRASILEIRÃO SÉRIE A.
    E DIGO MAIS SE ESSE PERNAS-DE-PAU CONTINUAREM NO ELENCO EM 2015, SE NÃO FOREM TODOS DEFENESTRADOS DO CLUBE AINDA ESSE ANO, O BOTAFOGO E SEUS TORCEDORES ENFRENTARÃO MAIS DISSABORES E DERROTAS CONTÍNUAS EM 2015, SEJA NO CARIOCA, SEJA NO BRASILEIRÃO SÉRIE B. E 2016 O CLUBE ESTARÁ NA SÉRIE C.
    SIM PORQUE MUITOS DOS CLUBES DE MENOR INVESTIMENTO COMO SE IDENTIFICA OS CLUBES CITADOS ACIMA, E QUE VENCERAM COM FOLGA ESSE ELENCO HORROROSO DO BOTAFOGO, NO CARIOCA DESSE ANO, NÃO TEM LUGA NEM NA SÉRIE C DO BRASILEIRO. ENTÃO ESPERAR O QUE EM 2015, 2016…
    O BOTAFOGO COM ESSES DIRIGENTES CALHORDAS E INIMIGOS DO CLUBE, APROVEITADORES DE SITUAÇÕES, POIS UM INDIVÍDUO QUE INSISTE EM FICAR NO COMANDO DO CLUBE MESMO DEPOIS DE TANTA DESGRAÇA QUE ARRUMOU, SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO…É ALGUM RABO PRESO COM ATITUDES MUITO ERRADAS E INCONFESSÁVEIS. DESVIOS DE UMA RAZOÁVEL ADMINISTRAÇÃO NO MÍNIMO.
    ENTÃO OU SE REINVENTA O CLUBE, MUDANDO TUDO QUE SE FEZ NESSES ÚLTIMOS ANOS, E PRINCIPALMENTE DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 ATÉ OS DIAS DE HOJE, RENOVANDO TUDO, ELENCO PRINCIPALMENTE, DIRIGENTES TODOS, COMISSÃO TÉCNICA TAMBÉM, E SEM ESSA DE APROVEITAR OS HÚNGAROS DA VIDA, OU O BFR VAI CONTINUAR AMARGANDO MUITOS ANOS DE MARGINALIDADE NO ESPORTE.
    FARÁ COMPANHIA AO AMÉRICA. SERÃO MERIQUINHA E FOGUINHO. E OLHE LÁ!!!

  • RICARDO

    O que estão fazendo com o Botafogo é uma bruta de uma sacanagem.

    O TÉCNICO. Como todos falaram, escala esse tal de Rogério, que não joga nada. Para o lugar dele temos Wallyson, Tanque Ferreira e, principalmente, Yuri Mamute, que sempre que entra dá o maior trabalho para a defesa adversária, enquanto o Rogério, a natureza marca.

    TRT/MPT. Depois de segurarem por meses o processo que iria desbloquear a grana do Botafogo no TRT, o mesmo foi para o MPT que já disse que está tudo ok e agora voltou para o TRT para julgamento. Talvez os senhores togados não saibam, mas depois que o time cair para a 2ª Divisão, isso não fará mais sentido…

    CBF / STJD. Cambada de incompetentes. O Botafogo reintegrou o Jobson há mais de um mês e até agora ninguém teve culhão para emitir uma declaração que o jogador de condições de atuar. Esses caras não tem serviço, ganham uma grana (inclusive novos 4,3 mil de auxílio moradia) e não tem coragem de declarar o que quer que seja.

    Sheik, Edison, Bolívar e Júlio Cesar. Esses “ex-jogadores milionários em atividade” são vampiros que se aproveitaram da inocência de atletas da base e outros menos qualificados contratados pelo presidente Maurício AssumeQueéLadrão para fazer todo o tipo de sacanagem com o Botafogo. Quando jogavam, não se entregavam, e sempre, mas sempre, forçavam uma barra para receber cartão amarelo ou vermelho para demonstrar a insatisfação com o salário atrasado.

    Maurício AssumeQueéLadrão – por que será que ninguém entra no clube e simplesmente tira esse LADRÃO de lá? O projeto dele é entregar um Botafogo na 2ª Divisão ao sucessor. Eu não tenho dúvidas!

    Torcida. Eu fui um dos poucos que doou uma merreca para o site BOTAFOGO SEM DÍVIDAS. Será que dá para reclamar e não fazer nada? Talvez seja melhor mudar de time e parar de criticar, não é mesmo?

    Arbitragem. Talvez por conta do Sheik, estão todos contra o Botafogo. Cada jogo que assisto eu percebo a diferença de peso na mão do árbitro: o mesmo tipo de falta cometida pelo adversário, quando trata-se do Botafogo é marcada ou resulta em cartão amarelo ou vermelho para o jogador botafoguense. Para o adversário, quando muito, a falta é marcada. O caso da expulsão do Robinho foi uma exceção, até porque o Santos já estava ganhando. Mas o que esperar de uma Comissão de Arbitragem que coloca na Diretoria da entidade uma ex-bandeirinha que não é uma mulher muito honesta porque roubou tudo que pôde para beneficiar o Figueirense naquela semifinal da Copa do Brasil?

    Salários Atrasados. O Botafogo não é o único clube nesta situação. Outros, como Santos, Corinthians, Coritiba e FLORminenC também estão no mesmo barco. A diferença é que lá não tem Bolívar, Sheik, etc para jogar o time no buraco…

    Finalmente, entendo que seja melhor perder com o time que jogou contra o Palmeiras, pois o jogadores, ao menos, demonstraram raça. Se aquele fosse o time preparado pelo “técnico” Mancine no início do campeonato, talvez estaríamos em condição melhor. Vamos acreditar até o final. Se nada der certo, contratemos o advogado do FLORminenC.

  • Orlando Soares

    Falar hoje desta situação, é fácil porque é evidente, mas alguns torcedores já vêm reclamando desta gestão, desde quando o Maurício assumiu o Botafogo.
    – Fala do Maurício quando assumiu- ” vou dar todo apoio às categorias de base, vou apostar em promessas e coisas do gênero.
    -Nossa reclamação desde o início – ” dar oportunidades às promessas, mas, essas tais promessas são jovens de outros clubes e não as do próprio Botafogo, por que?.
    -Anderson Barros – nossa desconfiança era de que as tais promessas vinham de outros clubes por sua influência e vontade de ganhar às custas dos Botafogo. Houveram fatos que nos levou à essa desconfiança…Casos como o Cidinho foi parar no Inter; posteriormente resgatado de lá, não sei por quem. Também teve o caso do avante Jairo, que após o time de juniores ter disputado torneios na Europa, o referido atleta ser considerado o melhor dos torneios aos quais participou, além de ser o artilheiro; ao retornar, foi simplesmente dispensado pelo sr. Anderson Barros com a desculpa de não ter perfil de ser atleta do Botafogo.
    -Reclamamos com a equipe de trabalho montada pelo sr. Maurício; eram pessoas que não entendiam do que é gestão de futebol; lá, eram uns metendo os pés pelas mãos, virando uma baderna.
    -Com isso, alguns jogadores, percebendo tal fraqueza dos dirigentes, faziam o que bem entendiam dentro do grupo, se viravam contra os treinadores querendo que o sistema de jogo os beneficiassem; Casos do Loco Abreu e Caio contra o Joel;
    -A fraqueza continuou com o Caio Jr. e o Loco Abreu e outros jogadores se escalavam, determinavam o sistema de jogo, no final, foi o que vimos. O Caio Jr. se pirulitou antes do final do ano, foi uma parafernália só.
    -Ia esquecendo- O Anderson Barros foi embora, não se sabe pra onde, e o presidente deixou de falar em categorias de base, de dar oportunidades a jovens promessas, não veio mais ninguém, etc…um dos últimos, foi o Daniel.
    -Sempre reclamamos que estavam fazendo do Botafogo, de um Clube de aluguel.
    -Teve o episódio da canetada do fechamento do Engenhão, postei minhas desconfianças sobre o fato.
    -O desastroso desmanche no final do ano passado, de tudo que foi construído nos dois últimos anos pelo Oswaldo de Oliveira.
    -Sem falar nas contratações desastrosas.
    Então, o que acontece agora, foram coisas se acumulando ao longo destes seis anos. E agora, desconfio que o tal presidente está querendo se vingar de todos nós torcedores, seus adversários e do próprio Botafogo.
    Se não tomarem cuidado, ele ainda vai fazer mais de suas estripulias.
    Não sei se já leram que o Joel Santana está pondo o Botafogo na Justiça , o Advogado do Joel, é um ex-funcionário do próprio Botafogo; só pra pensar….por que só agora o Joel com esse ex-funcionário vão para a justiça? tem algo por trás disso , não acham???

  • Joelson

    Perfeita a análise. Conseguiu resumir o pensamento do torcedor:
    “A torcida já não aguenta mais tantas humilhações”

  • Robert

    Botaf.ogo bom é o da paraíba, ou o d ribeirão preto. Esse timeco carioca falido é café c leite todo mundo sabe disso.
    Time pequeno, menor torcida do rj, envelhecida e desmotivada e d pouquíssimos e longinquos titulos.

    Maior divida do futebol brasileiro, a sobrevivencia do botafogo como time grande eh improvavel em funcao de um aspecto: renovacao da massa torcedora. Neste seculo XXI eh o unico time do rj que nao conquistou nada em nivel nacional, sendo q ate o vasco com uma unica conquista (CB 2011) encontra-se em absoluta desvantagem em relacao a dupla fla-flu, cada um destes com 3 conquistas nacionais neste seculo. Enfim acho q o botafogo vai mesmo acabar/falir…
    Nunca mais será competitivo ou chegará perto de rivalizar em numero de titulos com seus rivais cariocas…

  • UM PRESIDENTE DE M.,UM ELENCO HORROROSO E SEM CENTRO-AVANTE,UM TÉCNICO MEDROSO-PATÉTICO E MOSCA-MORTA(PIOR DO QUE ELE SÓ O TRAÍRA DO OSWALBURRO
    DE OLIVEIRA)= A SÉRIE B EM 2015.
    NÃO É PESSIMISMO É REALIDADE PURA.
    ESTE É O PIOR ELENCO DO BOTAFOGO EM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA DO NOSSO
    AMADO GLORIOSO.
    É UM ELENCO COM QUE É A CARA DO FANFARRÃO M.ASS. E CH. FONSECA!!!
    A CARA DO FRACASSO!!!
    MANDE, O BURRANCINI EMBORA E CHAMEM CARLOS A. TORRES IMEDIATAMENTE,TENHO
    CERTEZA QUE ELE NÃO SE NEGARÁ A AJUDAR AO NOSSO AMADO GLORIOSO BOTAFOGO DE
    FUTEBOL E REGATAS!!!
    FORA V.MANCINI JÁ!!!
    OSW. OLIV.NUNCA MAIS,PELO AMOR DE DEUS!!!
    ACORDE PRES. CHURRASQUEIRO E FESTEIRO,OU O BICHO VAI PEGAR!!!
    AINDA DÁ TEMPO DE TENTAR FUGIR DA SÉRIE B,MAS TEM QUE SER PARA ONTEM!!!

  • Dimas

    O rebaixamento este ano é certo, dificilmente o clube escapa de mais esse vexame, só que essa situação começou no inicio do ano com contratações sem custos e aposta em técnico sem qualidade nenhuma para o cargo, passado o primeiro semestre onde o Botafogo fez sua pior participação na história do estadual e pela primeira fez foi eliminado na primeira fase de uma libertadores eis que seu dirigente de futebol diz: ” NÃO ME ARREPENDO DE NADA, O PLANEJAMENTO FOI MUITO BEM FEITO” o Botafogo deu vexame histórico e seu SIDNEI LOUREIRO disse que foi tudo muito bem planejado. Eis que começa o brasileirão o Botafogo como sempre este ano vira saco de pancada ai o seu vice de futebol CHICO LADRÃO PISCINA DIZ” O BOTAFOGO ESTA ENTRE OS 5 MELHORES ELENCOS DO BRASIL” precisa falar algo mais? Precisa ser expert no assunto pra saber onde o Botafogo errou? Clube sem presidente e com dirigentes de futebol que não admitiram ser incompetentes para o cargo. O tal que diz ser presidente sempre teve a preocupação de por amigos e parentes no clube para se darem bem, mandou um foda-se para o clube e seu torcedor e hj o Botafogo esta onde ele queria na liderança do campeonato invertida. Sugestão: Presidente de merda pq vc não aproveita a situação e arruma mais uma empresa para patrocinar o clube” CONTRATE UMA QUE FABRIQUE LANTERNAS, PQ DIFICILMENTE SAIREMOS DE LÁ, E APROVEITA DE 5% DE COMISSÃO PRA SUA FAMÍLIA… SEU DESGRAÇADO FILHO DA PUTA…

    • Orlando Soares

      É o que sempre reclamamos desta gestão do Maurício. Montou uma equipe (????) que não entende de nada, não sabem para que lado se dá um chute na bola para que ela entre no gol adversário; melhor definindo, SÃO UNS VERDADEIROS SANGUESSUGAS, chegaram para se apoderar da fama que o Clube tem e lucrarem com isso, como a torcida os criticou nesse tempo todo,, agora, esse MEQUETREFE do Maurício está se vingando de todos; torcedor, adversários e do próprio Botafogo. Tenho quase certeza que o Maurício ao chegar em sua casa, senta-se no sofá e começa a dar rizada do que está acontecendo, se deliciando da MESQUINHA E SÓRDIDA condição de que é a sua vingança.

  • Luiz Eduardo

    Porque fui nasce em 1981, preferia ter morrido na época de garrincha assim morreria feliz e não com tanta humilhação.

  • Valter Oliveira de Andrade

    O Mancini, porque você continua fazendo cagada, colocar o gordo do Mamute, em vez de colocar o Murilo. Fica cruzando bola na área do Palmeiras com dois zagueiros altos. Viu como você é burro. Era só colocar a bola no chão em cima da zaga lenta do Palmeiras, como os outros times fazem. Parabéns Mancini, você e esses jogadores de merda e sem alma conseguiram colocar o time na série B.

  • Ed

    Ainda há chance de sair do rebaixamento , tá embolado no Z4 , mas os que saíram nos outros anos , mostraram muita união e apoio maciço da torcida . Aí , mesmo com times fracos escaparam da degola . Primeiro tem que afastar o Omissão . Depois ou afastar o Mancine ou mudar o esquema com o pouco que tem . Escalar Zeballos de centroavante é brincadeira . Só tinha o Edílson pra cobrar faltas ? Treina o Gabriel ou o Ramires . Muitos jogos são decididos na bola parada . Precisa de 1 centroavante , pra marcar pelo menos 1 gol de bola parada , Murilo , Tanque , alguma referência de área . Coincidência ou toda vez que entra o Carlos Alberto perde o jogo . Escalar garoto nessa hora é complicado , oscilam muito . Muita incompetência do jurídico , que até agora não liberou o Jobson . Agora que estamos F…… Vão liberar o Engenhão ??? O maior dos problemas é grana , se ela não aparecer , vai tudo pro espaço . SAN

  • Queria saber uma coisa onde estao aqueles que ficam aqui defendendo o Mauricio Sonegaçao e aplaudem todas as cagadas que ele faz.

  • Vanderson

    Infelizmente a 2ª divisão já está aí na nossa porta, eu ainda tento acreditar que conseguiremos sair dessa, não somente pelo mérito do time, mas porque existem outros times tão ruins quanto o nosso. Mas de todo modo, mesmo se cairmos será passageiro, pois com o retorno do engenhão e a volta ao ato trabalhista acredito que as coisas irão melhorar a médio prazo. Se cairmos iremos voltar na raça, nada de tapetão ou virada de mesa, independente da divisão em que jogarmos serei botafoguense SEMPRE.

  • Lailton Santana

    ADMINISTRADOR tem que administrar – Várias opniões se dividem com relação ao assunto, onde o Maurício é mecionado como preincipal responsável.
    JOGADOR deve jogar futebol – Neste caso, na minha opnião, os jogadores não fizeram sua parte…O Emerson, foi uma “estrela” que brilhou fora do campo, pois dentro nada contribuiu. Acredito que a laranja podre está fora do cesto e temos que agora cobrar resultado, também dos jogadores.

  • Carlos Ramos

    Concordo com vç lailton, esses caras parecem nunca jogaram futebol, é de uma falta de categoria inaceitável, esse time está parecendo o IBI FC, que para perder, bastava entrar em campo!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK……………………………………..

  • Alan

    Pq meu comentario foi excluido ???? viva a censura…..

  • Alexandre

    Ha coisas que so acontecem no Botafogo: o time faz uma campanha pífia,último colocado do campeonato e o técnico permanece e com total confiança da Diretoria. Lamentável a incompetência…

  • GUSTAVO

    NUNCA VI TANTA GENTE PESSIMISTA POR AQUI , FALANDO QUE O BOTAFOGO VAI ACABAR . PORRA SÓ VAI ACABAR SE CONTINUAR COM ESSES TORCEDORES QUE NÃO VÃO AO ESTÁDIO QUE SÓ SABEM CHORAR E RECLAMAR. SE POR ACASO FOR PARA SEGUNDA DIVISÃO ANO QUE VEM TEMOS QUE ENCHER O ENGENHÃO TODO JOGO QUE COM CERTEZA NÓS VAMOS SUBIR.
    VAMOS TORCER QUE ESSA NOVA DIREÇÃO COLOQUE AS COISAS NO LUGAR E ANO QUE VEM VAI SER MAIS CALMO.
    BOTAFOGO NÃO ACABA NUNCA !!!!!!!!!!!

  • ELIELBE

    SOU FLAMENGUISTA MAS ESTOU TORCENDO PARA QUE O BOTAFOGO SAIA DESSA… ACONSELHO AOS TORCEDORES AJUDAR O TIME INDO AO ESTÁDIO.

    BOA SORTE!

  • E muito triste ver esse Botafogo de hoje.O time até que lutou.Mas o time e muito limitado.Jogadores como Rogerio,Zeballos,Wallyson,Dankler e outros que não lembro os nomes,não tem a menor condições de jogar numa serie A.Fica evidente que são jogadores super limitados.Vamos tirar agua de pedra??Queira DEUS que eu esteja completamente errado e queime a lingua no final do ano.Mas com esse time,e impossivel o Botafogo escapar da segunda divisão.Infelizmente.

  • Alexandre

    Ha coisas que so acontece ao Botafogo: campanha pífia,time em ultimo lugar no campeonato e o Mancini mantido no cargo e com apoio da Diretoria..Lamentavel!!!!!
    Capaz dele ficar no comando pro Brasileiro 2015 Serie B…

  • Carlos Ramos

    Pôxa se pudesse virar a mesa como o Fluminense virou quando disputou a terceira divisão, ou igual a este ano que estranhamente a Portuguesa escalou um jogador que não tinha condições legais para atuar, o Botafogo não dá essa sorte!!!

  • marco teixeira

    Prezados amigos sofredores,não sabemos mais o que falar,o presidente
    esquece é muito ruim nos enganou todos esses anos,não que os anteriores
    foram melhor o Bebeto de Freitas que ainda falam nos abandonou em uma
    situação semelhante,enfim passou.
    Agora hoje quem pode pelo menos nos salvar não tá ajudando falo do Mancini
    Dankler,Zebalos,wallisom,Airton e Rogerio no mesmo time é muito sofrimento
    para nossos olhos assistir.
    Sem muita opção escala esse time.

    JEFERSON,GABRIEL ISSO DE LATERAL,MATHEUS,BAHIA NÃO TEM JEITO,JUNIOR CESAR
    BOLATI,RAMIREZ,MURILO,JOBSON E CARLOS ALBERTO.

    RESERVAS; HELTON LEITE,UM ZAGUEIRO DO JUNIOR,AIRTON,TANQUE,MAMUTE E WALLISON.
    da folga coletiva até o campeonato acabar para o resto e teina contra os times pequeno do RJ.

  • Otaviano

    Desde o momento que foi mencionado que o Mancini seria o técnico do Botafogo, eu mandei e-mail para a diretoria, contra a sua contratação. O Mancini não tem perfil pra comandar um time d tradição e sim de médio a pequeno, como é o caso do Atlético do PR e o Paulista. E o meu protesto se confirmou, o Mancini é o unico técnico do mundo que não é cobrado, e não sofre pressão dos torcedores do Botafogo que é omissa. Que o presidente é uma merda é, mas quem escala o time é o técnico, quem barra jogadores é o técnico e quem arma o esquema é o técnico, e qual dos três que o Mancini vez. E o pior que todos estão com pena dele, ele esta desde o inicio do Brasileirão deve a paralisação pra copa e o esquema nada, não temos nenhum jogador no elenco que sabe bater uma falta, a não ser o Edilson, que foi afastado, afastaram o Sheik e o Edilson, quem melhor do que eles podem jogar, é como diz o ditado, ruim com eles pior sem eles, né verdade! Agora nisso tudo eu coloco a culpa nos torcedores que já era pra de cobrado o afastamento do técnico a muito tempo,antes de começar o returno, e esquecem o presidente, não é agora faltando três meses pra terminar o mandado que esse imbecil vai sair e acerta o Botafogo. Devo informar que a maioria dos times que estavam na zona do rebaixamento e na lanterna trocaram de técnico, mesmo com salários atrasados e com os mesmos jogadores estão se recuperando, como o Flamengo, Bahia, Palmeira e outros.

    • Alexandre

      Analise perfeita!!!Concordo totalmente.
      Ate o Vasco,na 2a Divisão,ia mal,trocou de técnico e conseguiu se recuperar.
      Lamentável a inercia da Diretoria em manter o Mancini…

  • CONCORDO QUE A DIRETORIA FRACASSOU MAIS ACREDITO QUE O TIME VAI ESCAPAR DA DEGOLA .

  • Analista

    A semelhança e a diferença

    Certamente há muitas coisas iguais que acontecem entre Flamengo e o BOTAFOGO, assim como também devem existir certas diferenças entre estas agremiações.

    Por exemplo, em 2014, ambos os clubes montaram elencos caros, formado por jogadores que há muito tempo jogam só no nome. Os dois clubes tem elenco limitado e fraco.

    O Flamengo contratou um tecnico ultrapassado que há mais de uma década não apresenta nenhum bom resultado. Da mesma forma, o BOTAFOGO contratou uma série de técnicos sem a mínima condição de conquistal alguma coisa de positivo.

    A para concluir, ambos os clubes estão lutando contra o rebaixamento.

    Todavia, existe uma grande diferença, que é capaz modificar o panorama.

    A torcida do Flamengo vai ao estádio… e a do BOTAFOGO, não.

    Há alguns dias atrás, ambos os clubes enfrentaram o mesmo adversário (Gremio), no mesmo local (Maracanã), e estavam na mesma situação (precisando vencer para avançar na tabela).

    Publico de Flamengo x Gremio : 59 mil torcedores
    Público de Botafogo x Gremio: 14 mil torcedores

    Então amigos, todos estão corretos quanto aos culpados da atual situação do clube: jogadores, técnicos, diretoria, CBF, STJD, imprensa, etc…

    Mas há outro grande culpado nisso tudo: a torcida, que com sua ausência transmite aos demais culpados a sensação de que tudo o que está acontecendo não tem muita relevância.

    Portanto, para mudar a situação, acho que o primeiro passo é da torcida.

    “Nada acontece até que algo se mova”.

    Abs

    • Otaviano

      Isto é que é debater, não ficar fazendo baixarias, xingando uns aos outros, concordo com o analista, nesta hora é que vemos quem realmente são Botafoguense, indo ao estádio, incentivando, cobrando ou vaiando, mostrando que nós estamos apoiando e cobrando.

      • Bira Fogão

        E eu concordo com você, OTAVIANO.O nível por aqui é outro. Alô amigos MANX e PCO, venham para cá! Aqui se fala de verdade do nosso amado Botafogo!!!!

    • paulo cesar oliveira

      Desculpe, Analista, mas tem algumas coisas aí que não estão corretas. O Botafogo não montou elenco caro, já desde o meio de 2013 que a folha não se paga direito e o clube vem tentando contratar gente sem nome ainda, como o Elias, mudando a politica dos que teriam nome mas não futebol, caso do Henrique, o ultimo no qual o clube gastou 1 milhão para trazer e foi a pior decepção dos ultimos anos. O clube se desfez do Rafael Marques e do Renato, dois jogadores muito caros. Foi um grande erro ter feito a politica dos jogadores trabalhados por equipes de empresarios, como os encostados Julio Cesar, Edilson, Junior Cesar, Bolivar, Bolatti, Sheik, Carlos Alberto, Rodrigo Souto, todos sem atuação seguida em seus clubes de origem, estando na reserva ou de chinelagem. É essa politica de trabalhar com empresarios jabazeiros que vem acabando com o Botafogo pois saem valores promissores e apenas refugos vem pra cá. O elenco hoje é mais barato que o do Fla.
      Nosso publico já vem caindo há décadas. O ultimo grande publico do Botafogo foi a final da copa BR, um fiasco que teve mais de 100 mil pessoas, alias o ultimo grande publico do maraca. De 95 pra cá nós não fizemos mais nada de relevante. Botamos alguns bons times, fomos roubados algumas vezes, a eterna falta de representação do clube junto a federações, mas não passou disso. Nosso publico tem historico muito exigente, não adianta tentar comparar com a torcida do Flamengo, são outras realidades . Aqui só vamos lá se o time estiver bem. Se a nossa salvação depender da torcida , amigo, vai ficar complicado. Estamos na contramão, pois a TV, o PFC, a FIFA , a insegurança, tudo isso vem reduzindo o publico de todos os estadios, os clubes é que tem que gestionar bem seus eventos e cuidar bastante dos seus recursos. O MA demite gente faltando dois meses pro fim dos contratos, o que espera que vá acontecer? é claro que teremos multas rescisorias e ações trabalhistas pela frente, alias , todo mundo que está saindo por demissão está acionando o Botafogo, e o proximo presidente vai herdar isso. Concordo plenamente com seus argumentos sobre a necessidade do publico mesmo com os negativos que mencionei mas a urgencia é que tem que sair esse safado desse MA e recomeçar do zero com uma gestão muito rígida com os recursos. Se o proximo presidente já começar trabalhando com empresarios sanguessugas pode esquecer, não vamos a lugar algum. Isso é um cancer no nosso futebol, e foi por isso que apanhamos de 7 a 1, já que a seleção tinha jogadores pagando jabá pro Felipão. O Ituano só foi campeão em São Paulo porque o Juninho pegou operarios da bola pra resolver. Os melhores clubes do Brasil são dirigidos por pessoas bem sucedidas que não colocam interesses pessoais na frente de sua gestão e mesmo assim tem dificuldades, imaginem quando o chefe quer primeiro engordar seu peru de natal, pra depois distribuir as quentinhas pro time. Varios clubes do Brasil tem gente sem escrupulos comandando, é o nosso caso. Então nosso desastre tem nome, é o Mauricio Assumpção, essa é minha opinião.

      • Analista

        Prezado PCOliveira,

        Seus argumentos são respeitáveis.
        Todavia, na prática, o BOTA vem sofrendo há muito tempo com a ausencia de sua torcida nas arquibancadas…
        Os jogadores, que já são ruins por natureza, sem apoio e o grito da massa, ficam piores ainda.
        Some-se a isso técnicos de segunda categoria que o BOTA vem colecionando (Oswaldo, Hungaro, Mancini) e os salários atrasados, e o resultado só pode ser um : campanhas vergonhosas, derrotas em número recorde e a torcida cada vez mais desanimada.

        É um circulo vicioso.

        Já repararam nos exemplo que vem de cima ?

        Vejam a tabela, e analisem o G-4.. Cruzeiro, São Paulo, Inter e Grêmio… O que estes clubes tem em comum, além de sua grandeza natural ?

        1- Torcida (exigente mas que apoia nos estádios);
        2- Bons técnicos (Marcelo, Muricy, Abel, Felipão);
        3- Receitas importantes (patrocinadores, TV aberta e fechada, Sócio-Torcedor, Estádios próprios – exceto Cruzeiro);
        4- Na maioria das vezes bons elencos

        Como resultado, quase todo estão ocupados no primeiro semestre jogando a Libertadores…

        Trata-se de um círculo virtuoso… Libertadores chama bons times, que atrai bons técnicos, que atri torcida, que atrai receitas, que atrai boas campanhas, que gera…… Libertadores de novo, e assim vai.

        Talvez seja legal que a próxima administração do Fogão adote como paradigmas exemplos bem sucedidos de lidar com futebol.

        Quem sabe não demos início a, finalmente, um circulo virtuoso por aqui e traga de volta o clube para os braços da torcida ?

        Abs

  • É por isso que eu não acharia má a ideia de aparecer algum magnata do petróleo e comprar pelo menos uma parte do Botafogo, assim a coisa seria mais levada a sério, por esses sangue sugas que estão ai, só afundar meu Botafogo cada veis mais, quando se transforma o clube em empresa, se quer obter lucros através de cotas de tv, renda de jogos, patrocinadores etc… e para isso eles investem pesado ! para mim essa seria a melhor solução para o BCR.

    • Desculpa ai errei o nome da instituição, é BFR.

    • Bira Fogão

      Digão, eu diria comprar tudo! Quem dera! O tal de florminenC só existe por causa da UNIMED! Ou alguém duvida?

  • Bira Fogão

    Por que o Maurício Assumpção e o Mancini ainda estão no Botafogo?

  • FOGÃO – RJ

    NOSSA TORCIDA E O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS NÃO MERECIAM TANTAS HUMILHAÇÕES. QUEM SÃO OS CULPADOS? NÃO É SÓ O PRESIDENTE INCOMPETENTE, EXISTE UM “CONSELHO DELIBERATIVO”, ESTES “BOTAFOGUENSES” JUNTO COM A “DIRETORIA” LEVARAM O CLUBE AO CAOS, SE FOSSE UM NAVIO SERIA A PIQUE, AFUNDOU NUM MAR DE MERDAS (NÃO TENHO OUTRA PALAVRA). UM CLUBE QUE PLANEJA MAL É COMO UMA EMPRESA VAI A FALENCIA. NA MINHA OPINIÃO (EM BLOGS BOTAFOGUENSES JÁ HAVIA DITO ISTO), O GRANDE ERRO FOI ACREDITAR EM PAPAI NOEL, OU MELHOR ACREDITAR EM GOVERNANTES, O BOTAFOGO DEVERIA TER PARTIDO PARA TER SEU ESTADIO PROPRIO, SUA ARENA DE FUTEBOL QUE NÃO FOSSE UM ESTADIO DE GRANDE PORTE, MAS DENTRO DE SUA REALIDADE, TALVEZ PARA 40 OU 50.000 TORCEDORES, NÃO ENTRARIAMOS NA FURADA DO “GOLPE DO ENGENHÃO SEM FUNDOS”, ENTRAMOS NUMA CONCORRENCIA JUNTO COM OUTROS CLUBES, E ‘GANHAMOS O ENGENHÃO”, PODERIA TER SIDO O FLA OU FLU, HOJE ESTARIA FALIDO COMO NÓS. E QUEM VAI PAGAR A CONTA PELO REBAIXAMENTO, JOGADORES E FUNCIONARIOS SEM SALARIOS? E NOSSA TORCIDA? NÃO VEJO NINGUÉM DO BOTAFOGO VIR A PUBLICO QUESTIONAR COBRAR OS RESPONSAVEIS PELO “DESASTRE DO ENGENHÃO”, UM ESTADIO OLIMPICO QUE FERROU DE VEZ AS FINANÇAS DO CLUBE. E NOSSA DIRETORIA ATONITA PARECEM QUE ESTÃO PERDIDOS, NÃO CONSEGUEM NEM LIBERAR UM JOGADOR QUE É DO CLUBE PARA JOGAR, NO CASO O JOBSON, CONTRATA O ADVOGADO DO FLU, NO DIA SEGUINTE JOBSON ESTÁ EM CAMPO. MUITA INCOMPETENCIA QUE ESTÁ NOS LEVANDO A GALOPE PARA A SERIE B, FALTAM MAIS 3 CANDIDATOS, PARECE QUE O BOTAFOGO ASSUMIU A LANTERNA COM AUTORIDADE, ESSA VAGA É NOSSA, NINGUÉM MEXE. FALTA ALGUÉM DENTRO DO CLUBE PARA GRITAR COM OS JOGADORES, E DIZER: NÃO DESONREM ESTA CAMISA DE GARRINCHA E NILTON SANTOS. TALVEZ O MENINO QUEM APARECEU NA REPORTAGEM INDIGNADO SIMBOLIZE TODA A NOSSA TORCIDA. COMO CONSEGUIRAM FAZER ISSO COM O BOTAFOGO SEUS INCOMPETENTES?
    LUTEM, SUEM SANGUE, HONREM ESSA CAMISA.
    SOU BOTAFOGO.

    • Renato “O Russo” Velloso

      Muito bom amigão!!!!!! Estou com você em número, genero, e grau. Essa imagem do menino deveria ser afixada no vestiário do time nos próximos jogos para que diretoria, comisão técnica e principalmente jogadores tomem conciência do que é ser e torcer pelo Botafogo. Um abraço

    • jorge luiz soares

      o ex jogador Carlos alberto , zeballos são piores que o el tanque, o tal zeballos não aguenta correr, o ex carlos alberto quer prender a bola e quando perde os outros que se dane para recuperar, ai alçam bola para os nanicos do ataque. o ultimo jogo era para jogar a bola na área, e abafar com tudo. Não sou a favor do el tanque mais para aquela partida era necessário, tinha outro?

    • paulo cesar oliveira

      Caro Fogão, saudações! No fim é o Mauricio Assupção mesmo, meu caro! Todo clube de futebol com quadro de socios é uma entidade que faz parte da industria de entretenimento, a qual hoje move dinheiro demais. Os clubes tinham estatutos dentro da antiga realidade do amadorismo mas foram sendo modificados em função das mudanças de regulamentos e relações com os órgãos federativos e demais entidades de estado. Mas nos mesmos moldes que aconteceu no autoritarismo de politicos com mandato alguns clubes tiveram seus estatutos e relações com o conselho modificadas em função de uma maior autonomia da diretoria , para ter mais facilidades para dirigir o clube. Isso se transforma rapidamente em casa da mãe joana. Se antes para comprar um milheiro de copos de cafezinho vc tinha que pedir cotações em varios fornecedores, comparar rapidez, qualidade e preços, hoje me dia o diretor pode escolher qual fornecedor comprar diretamente sem a exigencia do leilão, então é mais rapido pra comprar, em compensação o cara pode comprar os copinhos do amigo dele. A medida foi tomada para agilizar mas é usada para interesses pessoais. Estou dando um exemplo grosseiro, não sei como o Botafogo compra copos de cafezinho, mas se podem mudar o estatuto num item desse tamanho vc imagina no resto do rol de atividades de um clube de futebol. Tem que ter rigidez de procedimentos, cuidado responsavel com os recursos e auditoria de toda a movimentação de contratos e gastos. Vc mencionou o conselho mas o governo federal faz conchavos politicos com diversos partidos para poder governar, nos clubes tb tem isso, existem os conchavos com conselheiros e beneméritos para poder aprovar medidas. Se ninguem queria fazer as obras em Gal Severiano, todo mundo foi contra como é que o MA conseguiu começar essas obras? Esse poder praticamente ilimitado é que me preocupa. Se não mudarem isso ficaremos sempre a merce de gente incompetente ou oportunista.

  • não adianta mais o time e muitoooooooooooooooooooo limitado não consegue mais reagir,,,,, vou falar outra verdade vai ficar na lanterna ate o fim do campeonato BR

  • ferreira

    Boa noite!

    Li todos os comentários e o que mais me agradou foi o do flamenguista Elielbe. Ele tem toda razão, não adianta ficarmos aqui falando o que foi dito o ano inteiro: Que o presidente é isso, o jogador é aquilo, etc… sabíamos que nada iria mudar, como não mudou mesmo. Então gente se quisermos mudar a situação no campeonato (e é perfeitamente possível) temos (nós) que fazer o que ainda não se fez, ou seja, lotar o estádio e incentivar o resto de time que ainda temos, gritar pelo nome dos jogadores, fazê-los sentir que, em amor ao clube, ainda não morremos e estamos com eles até o final. Nada adianta crucificar Mamute, Rogério, Ferreira, e por aí vai, pois são jogadores profissionais e tem o direito de jogar onde os colocarem. Qualquer um aqui que fosse profissional também não recusaria proposta para jogar no Botafogo. Se há culpado por estas contratações, com certeza não são os jogadores e sim quem os contratou. Vou para os ditados antigos(que ainda funcionam muito bem): já dizia minha tataravó “a esperança é a última que morre”, “quem não tem cão, caça com gato”, “enquanto há vida há esperança”, ” um mais um vale mais que um milhão”, ” A guerra não acaba enquanto o último soldado não morrer”…Estes jogadores não abandonaram o barco, então respeitemos ao menos este lado digno. Se eles não jogam nada a culpa não é deles. Estarei até o fim torcendo com todas as forças, rezas, superstições e o que mais tiver ao meu alcance, porque eu não desisto nunca. Acredito em vibrações positivas, pois quando estou prá baixo eu sinto na alma o poder de uma força vinda de um amigo, de um irmão, de uma mãe.. e é isso que temos que ser agora para este clube que amamos. Esta é prioridade do momento. O resto a gente resolve na sequência da vida.

    • Orlando Soares

      Boa Ferreira. Disse tudo e algo mais. Se ainda morasse no Rio também não abandonaria o NOSSO BOTAFOGO.
      Quando aí estou, pode chover canivete, sempre estou na torcida.
      Já fui em Marechal Hermes, na arquibancada de madeira.
      Já torci pelo Botafogo assistindo jogos nas torcidas, tanto do Vasco quanto do Flamengo, não por opção, mas por estar acompanhando uma turma de amigos torcedores destes Clubes, mas, comigo não tinha tempo ruim, ia ver o nosso Fogão jogar assim mesmo.

  • FOGÃO – RJ

    COMO SE LIVRAR DO REBAIXAMENTO?
    PEGA A FITA DO JOGO CHAPECOENSE 5 X O INTERNACIONAL (VICE-LIDER) E PASSA E REPETE PARA OS JOGADORES NA CONCENTRAÇÃO. COMO HONRAR A CAMISA DE UM CLUBE.

  • Valter Oliveira de Andrade

    Agora a torcida do Botafogo, é a culpada dessa campanha ridícula. A besta do Mancini, vai mexer na sua panelinha, e quem reaparece, DANKLER. E ninguém faz nada. Alguém tem que mandar esse louco embora.

    • Alexandre

      Concordo 100%
      Mancini e horroroso como técnico
      Dankler e horroroso como jogador
      O JCesar e JrCesar são muiiiiito fracos.

      O time nao tem um cobrador de falta,nao tem uma jogada ensaiada,nao tem esquema tático,nao tem garra…

      O que falta pra mudar de treinador? E capaz de manterem o Mancini na 2a Divisão…
      LAMENTÁVEL!!!!!

  • Otaviano

    O Botafogo de hoje esta:
    – Omisso de conselheiros
    – Omisso de Presidente
    – Omisso de Técnico
    – Omisso de Torcida
    Como é que um clube pode sobreviver com essas omissões:
    Os conselheiros estão de braços cruzados com relação ao Sr. Mauricio
    O Sr. Mauricio não está nem aí, e sem cobranças pelos conselheiros e torcedores o certo seria sair algemado .
    – O Técnico sem nenhuma cobrança, muitos tem pena dele, com 15 derrotas talvez seja o técnico que tenha mais derrotas em times grandes, talvez até pequenos, e continua no prestigiado no comando, e não consegue armar um esquema..
    – Os clubes vivem de cobranças dos Sócios e principalmente das torcidas e as torcidas do Botafogo é completamente omissa, e pra mim é umas das culpadas pela posição do Botafogo neste momento. O Chapecoense esta goleando o Internacional e os torcedores vão cobrar uma satisfação dando do time quanto do técnico e é o terceiro colocado.

  • flavio

    Falei que esse objetivo seria alcançado na semana passada. Somos o Nautico do ano passado! Não existe possibilidade desse time fazer gol em ninguem! Tomaremos do Corinthians e Santos! Acabou tudo! Eu liberaria todos os jogadores e ficaria somente com o Jefferson e mais 10 juniores para o resto da temporada: Fora Dankler, Junior Cesar, Ramirez, Airton, Gabriel, Zeballos, Wallyson, Carlos Alberto, Tanque e tudo mais! Chutaria o Mancini do cargo de técnico e colocaria QUALQUER botafoguense de peso no cargo. Isso é profundamente lastimável! Culpar a torcida é muito escroto meu General! O, um Botafogo que por aqui passeia não me representa mais… Sai a estrela do PT para nunca mais voltar e sai da primeira divisão a estrela solitária, para quem sabe, um dia voltar, como um time grande, respeitado pela midia, atletas e torcidas adversárias! Vai ser preciso nascer um sombra, uma outra Sonja a chorar para ver o fogão brilhar!

  • Fernando

    Eu previ em fevereiro de 2014 que o Botafogo era o mais forte candidato a lanterninha do campeonato. Quando contratou jogadores como Carlos Alberto e Emerson Sheik, totalmente sem vontade para jogar o futebol profissional, firmei mais ainda a minha convicção.

  • Ferreira

    Cadê o que escrevi!

  • Gabriel Marinho

    CARA, NUNCA VI TANTA BABAQUICE DA BOCA DE QUEM SE DIZ TORCEDOR DO GLORIOSO. VÃO SE F… VOCES E ESSE BLOGUEIRO IDIOTA E ANTI-BOTAFOGUENSE. TEM ATÉ TORCEDORES DE OUTROS CLUBES INCENTIVANDO, E DANDO DICAS DE IR AO ESTÁDIO E APOIAR O TIME. VAMOS DEIXAR DE SER PESSIMISTAS E CHORÕES, ABRAÇAR O CLUBE ATÉ O SEMPRE. AINDA DÁ, MAS SE CAIRMOS CAIREMOS COM DIGNIDADE PRA SE LEVANTAR DE NOVO, TEMOS HISTÓRIA, TEMOS TORCIDA E O GLORIOSO NÃO ACABARÁ NUNCAA!!!
    AQUI É BOOOTAAAFOOOGOOO!!! PORRAAAA

  • anderson rocha

    me desculpa , mas a torcida do botfogo só reclama ,não vi a jogos, se o presidente do flamengo faz o que o do Botafogo fez , a torcida do Flamengo espulsava o presidente , botafogo torcida omissa

  • Carlos Ramos

    Meu caro Bira Fogão, Porque eles fizem um pacto de morte junto com o Fogão, eles estão matando o time!!!

    • Bira Fogão

      Meu caro Carlos, só pode ser esta a explicação!!!

  • GIL FOGAO

    PESSIMISTA É UMA COISA, REALISTA É OUTRA. JÁ ESTÃO JOGANDO CULPA NOS TORCEDORES, É O MESMO QUE ESPERAR O GATO LATIR E O CACHORRO MIAR, VAI FICAR TORCENDO, TORCENDO, TORCENDO ……………. E NADA.

  • SAMUEL

    BOM DIA TODOS!!! SOU PALMEIRENSE E MESMO ASSIM ESTOU TORCENDO PRA QUE O BOTAFOGO SAIA DESSA SITUAÇÃO…É IMPORTANTÍSSIMO O APOIO DA TORCIDA EM TODOS OS JOGOS EM CASA…PRA ISSO O PRESIDENTE TINHA QUE COLOCAR O INGRESSO A 1,00…SÓ ASSIM QUE GANHAR UM ÂNIMO…O TIME É MUITO RUIM, MAS AINDA EXISTEM TIMES PIORES COMO FIGUEIRENSE, CHAPECOENSE, VITÓRIA, BAHIA, CORITIBA, CRICIÚMA, ATLÉTICO PR E OUTROS QUE TB NÃO ESTÃO MUITO ACIMA COMO O PALMEIRAS, FLAMENGO, GOIAS, SPORT…EU TORÇO PRA QUE CAIA O CRICIÚMA, VITÓRIA, CORITIBA E CHAPECOENSE…ENFIM! O BOTAFOGO PRECISA DA SUA TORCIDA JUNTA AO CLUBE..DEPOIS QUE ACABAR MANIFESTA CONTRA O PRESIDENTE…AGORA É UNIR! TORÇO POR VCS!!! ABS…

    • Bira Fogão

      Valeu pela força, meu caro SAMUEL! Seja bem vindo ao nosso Blog!!!!

  • SERGIO J.S.SANTO

    Quando é que o time do Botafogo dente de leite vai jogar com o Corinthians. Por que esse time só pode ser chamado de dente de leite, perde até na purinha. O técnico Mancini não consegue acertar o time e os jogadores não ajudam. Só pode ser chamado daí para trás. O torcedores não deveria nem comparecer os estádios para incentivar o time, os jogadores não fazem por onde.

  • SERGIO J.S.SANTO

    Os jogadores deveria ter um bom senso jogar mais não prejudicar o clube e sair da lanterna. E os torcedores deveriam deixar de comparecer aos estádio.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Time para o jogo com o Corinthians: Helton Leite, Régis, Matheus , A. Bahia e Jr. César; Bolatti, Gabriel, Dedé e Gegê; Rogério e Zeballos. Banco: Saulo, Dankler, Guilherme, R. Souto, Sidney, Wallyson, Murilo, Yuri e JOBSON!!!!!!!

  • DINHO FOGO ES

    NÃO CONSIGO ENTENDER,COMO ESTES SOCIOS QUE TEM PODER DE DECISÃO DEIXARÃO O BOTAFOGO ACABAR ASSIM. SIM E ISSO MESMO QUE ACONTECEU COM NOSSO QUERIDO CLUBE,POIS NÃO TEM MAIS SAIDA,O GEITO E FECHAR AS PORTAS.POR ENQUANTO NO RIO VAI SOBRAR SO TRES CLUBES.

  • DINHO FOGO ES

    EM SEU ULTIMO TOPICO,O GENERAL NILTON SEVERIANO DISSE QUE NÃO AGUENTAVA MAIS VER O BOTAFOGO PERDER. ACHO QUE O SR.NILTON MORREU.

  • DINHO FOGO ES

    QUANDO O BOTAFOGO FECHAR AS PORTAS,QUERO VER QUEM ESTA IMPRENSA DE MERDA VAI ELEGER PARA METER O PAU. ESTES POQUERAS SÃO TODOS ELEITORES DA DILMA E DO PT.

  • saufogo

    Coloquei abaixo a entrevista do Vinícius Assumpção, do MCR. Os pontos mais importantes são: i) registro em cartório do compromisso de fazer o sócio-torcedor ter direito a voto; ii) a não administração do clube com grupo de amigos, buscando gente de mercado, que conheça o assunto; iii) apresentar uma auditoria aos sócios e à torcida, ou seja, mais transparência.

    Segue a matéria:

    “Primeiro grupo político a confirmar presença nas eleições do Botafogo, em novembro, o Movimento Carlito Rocha, liderado por Vinícius Assumpção, inicia a série de entrevista ao UOL Esporte. Apesar do sobrenome, o candidato não tem nenhum parentesco com Maurício Assumpção, uma mera coincidência.

    Vinícius, inclusive, tem muitas criticas ao atual presidente e tentará, se eleito, administrar um clube repleto de dívidas e desconfiança. Ele não foge da luta e vê na torcida, o principal alicerce para retomar o caminho da austeridade administrativa. Uma de suas propostas é o direito de voto ao sócio-torcedor, o que, segundo suas projeções, ajudaria o Botafogo também financeiramente.

    Confira a entrevista:

    UOL Esporte: Quais seriam suas primeiras ações como presidente?

    Vinícius Assumpção: Tem que mudar a mentalidade, o modelo de gestão. Nesse processo eleitoral, ninguém é mais botafoguense do que outro. É o modelo do clube que está errado. Tenho na cabeça que precisamos mudar a mentalidade. Tenho registrado em cartório o compromisso de fazer o sócio-torcedor ter direito a voto. Precisa oxigenar o Botafogo. Ela passa pelo voto do sócio-torcedor. É inadmissível, ridículo, um time da grandeza do Botafogo ter seu futuro definido por pouco mais de mil pessoas. Clubes grandes do Brasil já partiram para essa decisão e colocaram a torcida para decidir. A massa deve escolher o destino do clube e não meia dúzia de pessoas.

    UOL Esporte: Como funcionaria essa questão?

    Vinícius Assumpção: Essa mudança traria aspectos positivos também no lado financeiro. Porque o torcedor vai aderir o plano por algo maior, não apenas por causa dos jogos, o que já se mostrou ineficaz. Sai um pouco só do resultado de futebol, ele passa a pagar para ajudar o clube e ter a opção de voto após algum tempo de adimplência, que seria definido ainda. O Cruzeiro tem arrecadação de R$ 5 milhões com torcida, Inter R$ 3 milhões (sem bilheteria, comente com sócio-torcedor). O Botafogo não chega nem perto disso, temos que mudar

    UOL Esporte: Você fala muito de torcida…

    Vinícius Assumpção: Essa é a minha bandeira. Não vejo o Botafogo sem sua torcida vou levar isso até o fim. Não vejo o Botafogo grande sem sua torcida do lado. Estão abandonado a torcida. Precisa de uma gestão profissional. Vou ganhar essas eleições e não vou administrar com meus amigos, vou buscar gente de mercado, que conheça o assunto.

    UOL Esporte: Como você considera o mandato do Maurício Asumpção?

    Vinícius Assumpção: O resultado final do mandato é desastroso. Principalmente na questão administrativa. Conseguiu titulo do Carioca, voltou a Libertadores, mas a custo de quê? A dívida praticamente dobrou. Colocou a sobrevivência do Botafogo em risco. Deve assumir a responsabilidade. Algumas pessoas apoiaram e agora estão contra. Todos eles estão divididos nessas chapas e concorrendo por si. Um diretor remunerado de marketing, outro é vice de comunicação até agora… Tenho apoio até de gente da atual direção. Meu grupo tem responsabilidade pela gestão do Bebeto, quando fomos ativos. Quem participou dessa gestão tem que assumir a culpa.

    UOL Esporte: Mas qual foi o grande erro?

    Vinícius Assumpção: O Assumpção ignorou a dívida. O grande erro, fatal, foi acreditar que deixaria de pagar os impostos e que a lei de responsabilidade fiscal seria aprovada. Não foi assinada, o Botafogo ficou fora do Ato Trabalhista e se encalacrou todo.

    UOL Esporte: A renegociação das dívidas é prioridade? O Botafogo terá que reduzir gastos para se manter em dia?

    Vinícius Assumpção: Vai ter que mudar. O presidente que disser que 2015 não vamos passar dificuldade estará mentindo. Vamos apresentar uma auditoria aos sócios e à torcida. Precisamos da torcida. Não vejo clube sem a torcida ao lado. Temos que ter um time. Vamos reduzir a despesa, mas pagar em dia para ter condição de trabalho. Hoje está tudo jogado, não tem comando.

    UOL Esporte: Mesmo com um cenário delicado, o Botafogo terá quatro chapas concorrendo. Por que isso?

    Vinícius Assumpção: O clube está em uma situação tão ruim e tem 4 candidatos. E usam isso como desculpa para falar que nem tudo está errado. É totalmente ao contrário. Resolveram se mexer, pois o clube está numa rota muito ruim e perigosa. Pode comprometer a sobrevivência. Será muito disputada e debatida no campo das ideias. Todas chapas e candidatos são de grandes botafoguenses. Tenho dito no dia 26, quando assumir, irei chamar todos os grandes botafoguenses. Em todas essas chapas têm gente importante, isso não é tarefa de um homem só. O desafio é grande e deve haver experiência e sabedoria para unir todos esses grandes alvinegros.

    UOL Esporte: Presidente não tem salário. Como você se manterá por três anos, caso eleito?

    Vinícius Assumpção: Eu nuca dependi do Botafogo para nada. Sou secretario municipal, fui bancário… Mas a pergunta é importante para uma outra proposta que tenho. Acho que se alguém quer para o Botafogo um presidente 24h por dia, ele tem que ser remunerado. Vamos ter que fazer essa reforma. Não quero me servir, mas isso faz parte de uma gestão profissional. Cansei de ver jogadores medíocres no Botafogo. O clube perde valor de mercado e relevância no mercado a cada dia. Quero dar uma guinada e retomar o caminho. Desafio é grande com dividas enormes.

    UOL Esporte: Não haveria mais trabalho não remunerado?

    Vinícius Assumpção: A profissionalização do clube passa por isso. Todos os funcionários devem ser remunerados para serem cobrados. Não tem mais isso. Ficará 24h por dia à disposição do Botafogo. A legislação atual não permite, mas pode ser mudada. Isso é transparência. É melhor que fazer o que ocorre agora. Empresa do pai recebeu a comissão por ter fechado o patrocínio. Todos faziam isso. O presidente deve ter um salario assim como qualquer dirigente.

    UOL Esporte: O Botafogo tem solução?

    Vinícius Assumpção: Tem solução, senão não seria candidato. Tem solução, claro. É uma marca fortíssima. Vem sendo descaracterizada, mas tem como mudar esse quadro. Pode demorar de 10 a 15 anos. Primeira atitude é equacionar a dívida. Pegar um profissionais da área e montar programa de pagamento. O presidente não pode antecipar cotas, como ocorre. Ano que vem será dificílimo por causa disso. Muita coisa já foi antecipada. Isso está errado e não pode ocorrer. Vamos entrar no Refis, voltar ao Ato Trabalhista. Teremos R$ 2,5 milhões para pagar todo mês. Isso é uma obrigação de cada presidente.

    UOL Esporte: Mudará alguma coisa nas categorias de base, um dos pontos positivos da atual administração?

    Vinícius Assumpção: A base não será mexida, intacta. Quando vende um jogador desses, fica tudo em dia. São Paulo faz isso muito bem e arrecada com vende de jogador. Precisamos de R$ 10 milhões para voltar ao Refis. Se tivesse recebido pelo Dória, pagava à vista. Esses futuros atletas representam a viabilidade econômica do Botafogo. Temos que subir sete atletas por ano e nenhum deles será fatiado como vem ocorrendo.

    UOL Esporte: Como montar uma equipe vitoriosa com tantos problemas?

    Vinícius Assumpção: Manterei Jefferson e Gabriel. Um projeto a longo prazo, as duas partes precisam ceder [para Jefferson ficar]. Ele é um monstro. O Jefferson é melhor que o Manga. Melhor goleiro d anossa história. Ele é exemplo. Passaremos dificuldades em 2015 e será difícil, mas em 2016 pode melhorar. Quero ele campeão brasileiro. Ele pode isso, é investimento.

    UOL Esporte: O que você pensa para o Engenhão?

    Vinícius Assumpção: Chegou a hora do Engenhão se tornar a cada do Botafogo, queremos da uma identidade visual, com identificação com clube. O torcedor precisa de estacionamento vamos negociar com os shoppings próximos. Quero um trabalho social com população do entorno. Ele vão frequentar o estádio e aprender a torcer pelo Botafogo. O namingrigths é fundamental. Sócios proprietários terão direitos a irem aos jogos.

    UOL Esporte: Mande um recado para a torcida do Botafogo

    Vinícius Assumpção: Eleito presidente, terão um botafoguense da arquibancada, que defenderá os interesses do botafoguense acima de tudo. Estamos prontos para enfrentar o desafio com soluções que façam do clube uma potencia esportiva. O caminho é unidade com a torcida. O Botafogo precisa de transparência para poder voltar a ser o que era.”

    Fonte: UOL

    • Renato “O Russo” Velloso

      Tomara que consiga!!!!!!!!!!!1

    • RLC Botafogo

      Esse cara se entrar e fizer tudo que está falando. Viro sócio no mesmo mês. Ajudo lá no Botafogo sem dívidas mensalmente também…

      • paulo cesar oliveira

        RLC e Russo

        Me assusta isso de diretoria remunerada. Isso seria transformar o clube em empresa, mas juridicamente os diretores ainda não respondem criminalmente pelos danos cometidos, como ocorrer numa SA, por exemplo. Então vamos ter gente recebendo mas sem a responsabilidade dos diretores profissionais. E ganhe quem ganhe, se a mafia dos empresarios e as panelinhas de fatiamento de jogadores da base continuar vai ser a mesa porcaria, o cancer continua. Mas só o fato do MA sair já vou abrir uma champanhe.

  • luiz fogão

    Calma pessoal, o BOTAFOGÂO não cairá. Os malfeitores sairão em novembro e a galera que está fazendo panelinha a muito tempo no FOGÂO deverião sair também, tais como: jeferson, etc…

    O BOTAFOGÂO NÂO CAIRÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Valter Oliveira de Andrade

    Não adianta a torcida ir ao estádio, se o time não corre. Ou vocês acham que corre? Mancini amiguinho de Dankler, vai ganhar quem?

  • Renato “O Russo” Velloso

    Puta merda!!!!! acabo de ler que o Rosário Central eliminou o River Plate em pleno Munumental de Nunez com um gol, adivinhe de quem? Ele mesmo o nosso herói “Loco Abreu”!!!!!!! Tá fazendo muita falta.

  • Bira Fogão

    As eleições no Botafogo estão chegando! O que é mais preocupante é que eu não vi qualquer proposta por parte dos candidatos de uma real profissionalização do Clube. A estrutura administrativa é tão amadora quanto a dos anos sessenta. Precisamos do apoio de grandes empresários dispostos a investir no nosso futebol. A essa altura, ir para a segundona é o de menos. Se tivermos investidores, voltaríamos à serie A sem maiores dificuldades, como aconteceu com o Corinthians. O que mais me preocupa é o futuro, não só do nosso Clube, mas também do futebol brasileiro de um modo geral. PROFISSIONALIZAÇÃO JÁ!!!!!!

    • saufogo

      Bira, coloquei em um post acima a entrevista do candidato Vinícius Assumpção (não é parente do Omissão). Ele promete a profissionalização do clube caso ganhe. Tomara que cumpra.

      • Bira Fogão

        Olá Sau! Como vai o amigo? Eu vi sim, meu caro. Tomara que o Vinícius ganhe e cumpra a promessa!!!!

        • Olá Bira Fogão, Saufogo, Paulo Cesar Oliveira, Wal/Fogo, Rogério Luiz, Otaviano, Alex, Fogão Ilha !Enfim todos os irmão de camisas Botafoguenses ! Nobres Botafoguenses, passei poraqui p/ mais um vez defender a apixonada torcida Botafoguense.

          CULPA DA TORCIDA DO BOTAFOGO,…NUNCA !

          Não sei o que é pior, ver o time perder, jogo apos jogo, passar vergonha sob vergonha, eliminações ridícula em seus próprios domínios, ver e aturar um elenco fraco, e apos mais uma vergonha( derrota para o Palmeiras), alguns mais sentimentais vão até as lagrimas (eu MANX), ouve de um safado, a culpa é da torcida, toda a Nação Botafoguense sabe que ele NÃO tem razão. Realmente a culpa é nossa ??? é minha ??? é sua??? é de milhões de torcedores botafoguenses ??? A torcida é culpada por contratar jogadores refugos de outros times??? a torcida é culpada por ver seu time do coração comandado por um inimigo??? um presidente ganancioso e incompetente??? a torcida é culpada pela formação do elenco pessímo q o Botafogo tem??? a torcida é culpada por não ter laterais, por não ter zagueiros, por não ter volantes de pegadas fortes??? a torcida é culpada por ter atacantes como Wallisón, Rogério, El Ferreyra, Mamute, Zeballos, Sheik, tudo isso a TORCIDA é a culpada ??????

          A verdade é q a torcida do Botafogo não tem muita culpa NÃO, ela não é culpada pois ama de verdade o Botafogo, por amar demais o BOTAFOGO, a torcida compra os produtos do time, a torcida não é culpada pois sai dos anseios do seu lar, com sol, chuva, pegar metrô, apanha da policia, as vezes assassinados pelos torcedores rivais, ela não é culpada por ter essa paixão centenária, de um time que sua história é repleta de craques, e hoje somo forçados a ver jogadores que com todo o respeito, não servem para Chapecoence, Criciúma, Góias, Vitória, Bahia, Figueirense etc… confesso que não somos culpados, por sermos conhecidos como educados, civilizados, supersticiosos, amantes da paz, exigentes, pois somos dos tempos de jogadores de muita qualidade, quem não lembra de Garrincha, Nilton Santos, Basso, Didi, Zagallo, por ser mais jovem, lembra de JAIRZINHO, PAULO CÉSAR, ROBERTO, MENDONÇA, NILSON, TÚLIO MARAVILHA, hoje, bem hoje nossos craques são BOLÍVAR, ANDRÉ BAHIA, DANKLER, AIRTON, FABIANO, RODRIGO SOUTO, EL TANQUE, ZEBALLOS, WALISÓN, ROGÉRIO, MAMUTE, RAMIREZ, HUGUINHO, ZEZINHO, LUIZINHO, FRANCISQUINHO, TIO PATINHAS, etc.., ah meu DEUS, isso também a torcida não é a culpada !!!!!!!

          Obs: Tenho 100% de certeza q o nosso amado e tão sofrido Botafogo de Futebol e Regatas NÃO vai para a segunda divisão. Algum Botafoguense de camisa quer apostar ?????

          Abraço aos nobres e apaixonados Botafoguenses.

    • Bira Fogão

      Corrigindo: O candidato Vinícios Assumpção tem um projeto de profissionalização do Clube. Ótima notícia!!! Vou torcer pela sua vitória!!!!

  • Carlos Ramos

    Será que o Botafogo não tem ninguém na base que possa reforçar esse time, alguém que saiba empurrar a bola para o fundo da rede, pelo menos isso???

  • paulo cesar oliveira

    Pessoal, estou achando muito estranha essa situação da suspensão do Jobson. Faz muito tempo já que está rolando pra lá e pra cá e ninguem define. Esperar esforço do MA não podemos porque ele não gosta do cara e por ele nem estaria liberado, já até disse uma vez que com ele lá o Jobson não veste mais a camisa do Fogão. Porque nem o juridico do Botafogo, nem o empresario do Jobson, nem a CBF, nem o STJD e nem a FIFA se pronunciam ou marcam uma reunião pra decidir isso? Queria ver se fosse o Barça se demoria um segundo essa decisão. Estamos completamente abandonados e aparentemente já fomos colocados na prancha da segundona, estão nos tirando toda arma de luta. O Engenhão será devolvido quando já estaremos na segundona, e o Jobson será liberado quando não adiantar mais nada. Está me cheirando mal essa historia. Me parece que só chamaram o Jobson pros treinos para aplacar a bronca da torcida mas ninguem se ligou em nada ou a praga rogada pelo MA está funcionando. Estamos mesmo indo pro abismo.

  • Otaviano

    Tem gente que não entende , quando eu falo a omissão da torcida do Botafogo:
    O comparecimento da torcida em massa, ajuda o Botafogo arrecadar. Quando o mando do campo é do Botafogo a arrecadação pertence ao Botafogo, e atualmente o Botafogo só esta pagando pra jogar, mais um prejuízo para o time. A torcida também incentiva cobram dos jogadores e do técnico e da diretoria. A minha reclamação da torcida é que só sabe reclamar, mais ajudar e cobrar ninguém faz. o Sr. Mauricio esta la no treinamento dos jogadores cade os torcedores pra cobrar. Com estadio cheio não garante vitória pra time nenhum, se não o Flamengo seria campeão direto. Mas uma fez quanto o ,mando do campo é do Botafogo a arrecadação ou o prejuízo pertence ao Botafogo, e a torcida do botafogo também esta afundando o clube

  • Otaviano

    Se o presidente tivesse tentado recuperar o Caio Martins assim que fechou o Engenhão, talvez estaria em melhor situação e arrecadaria mais.

  • Valter Oliveira de Andrade

    Tem sim Carlos Ramos, só que a porra do Mancini, só joga quem for da panelinha dele. Cadê o João Gabriel meia armador canhoto, habilidoso, que o nosso time não tem. FORA MANCINI!!!

  • FOGÃO – RJ

    SE A CBF DEU SINAL VERDE, NA FIFA NÃO TEM NADA. ESSES CARAS DO STJD NÃO TEEM NADA ESCRITO CONTRA O JOBSON, POR QUE NÃO COLOCA ELE EM CAMPO? COMO GOSTARIA DE TER UM BOTAFOGUENSE COMO O EURICO MIRANDA (MESMO COM TODOS OS PROBLEMAS), DUVIDO QUE ALGUÉM SACANEAVA O BOTAFOGO. SE NÃO TEM NADA POR ESCRITO NO ORGÃO MAXIMO DO FUTEBOL MUNDIAL QUE É A FIFA, E NA CBF TAMBÉM NADA. HOJE O JOBSON TEM PLENAS CONDIÇÕES DE JOGO E PRONTO. ALO PRESIDENTE, FAZ UMA COISA ANTES DE SAIR, ASSUME A RESPONSABILIDADE, COMO PRESIDENTE DO CLUBE, E MANDA ESCALAR O JOBSON CONTRA O CORINTHIANS, POIS É CAUSA GANHA, VALE O ESCRITO, E NÃO HÁ NADA OFICIALMENTE CONTRA O NOSSO JOGADOR.
    SOU BOTAFOGO

  • O GABRIEL_ZEBALLOS_DANKER_JUNIOR CESAR E WALISON TEM FALHADO DEMAIS E OSGOLEIROS
    ESTAMOS PRECISANDO DE OUTRO TIME EGANNHAR 7 DOS11 jogos QUE RESTAM_
    SAI FORA ARUCUBACA
    O MANCINI TEM COLOCAR UM CAMISA 9

  • FOGÃO – RJ

    EU ACHO QUE ACHO QUE O MANCICI LEU MEU POST ANTERIOR, COMO DISSE, PASSA A FITA DO CHAPECOENSE NA CONCENTRAÇÃO. ESSE TIME QUE JOGOU HOJE CONTRA O CORINTHIANS NÃO CAI. AGORA É NÃO INVENTAR, NÃO MEXE EM NINGUÉM, O GOLEIRO É O HELTON LEITE, O GAROTO FECHOU O GOL, COM CERTEZA DEVE SER A MAIOR ATUAÇÃO INDIVIDUAL DA RODADA, NOTA 10, COM LOUVOR, NÃO É QUALQUER 10, DEVERIA SEWR O CARA DA RODADA, FEZ PELO MENOS UMAS 4 OU 5 DEFESAS DIFICEIS, TEVE CHUTE A QUEIMA ROUPA, CABEÇADA NO CANTO EMBAIXO, O GAROTO FOI SENSACIONAL, FOI A MELHOR ATUAÇÃO DE UM GOLEIRO QUE EU VI DISPARADA NESSE ANO. TODO O TIME CORREU, MARCOU, SE ENTREGARAM EM CAMPO. AGORA NÃO MEXE NO TIME, É ESTE AI ATÉ O FIM, NÃO ME VENHA COM AS BARANGAS, TIPO CARLOS ALBERTO, ZEBALOS, E OUTROS. ALO MANCINI NÃO MEXE, PRESTIGIA QUEM JOGOU, TIVEMOS GRANDES ATUAÇÕES, NA HORA DA CRITICA, VAMOS CRITICAR, MAS NA HORA DO ELOGIO, ATÉ O RODRIGO SOUTO ME SURPREENDEU, NUNCA VI ESTE JOGADOR JOGAR TÃO BEM, MARCOU, LANÇOU, DEU CARRINHO, WALISON CORREU MUITO, ROGERIO, JUNIOR CESAR, GABRIEL FOI UM LEÃO, O TODO O TIME MUITO EMPENHO, E UMA GRANDE VITORIA EM CIMA DO CORINTHIANS, QUE VALORIZOU MUITO ATÉ O ULTIMO SEGUNDO, FOI UMA “DECISÃO” E VENCEMOS.
    PARABÉNS A TODO O TIME DO BOTAFOGO, QUE JOGOU HOJE.
    SOU BOTAFOGO.

  • Carlos Ramos

    Concordo com vç Fogão, o time tem que ser esse, e sempre escalar a maioria dos reservas vindos da base, pois eles tem amor ao clube e querem vencer na vida, jogando do jeito que jogou, o time não desce e a torcida tem que encher o estádio contra o Sport Recife, vamos fungar no cangote deles, é o fogão saindo da zona do rebaixamento!!!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo