Torcida ficar indiferente é o pior sinal



Amigos alvinegros,

Conversando com muitos alvinegros tenho a impressão de que o torcedor do Botafogo já não fica nem sequer mais chateado com as derrotas do time. Isso é o que mais preocupa, sinal de que a esperança está morrendo.

A derrota para o Flamengo foi sintomática. A torcida foi em pequeno número ao Maracanã, sem confiança no time que tem. O botafoguense hoje vive de memórias do passado e do simples prazer de ir ao estádio. A verdade, porém, é cruel, já que o Glorioso não conquista um título nacional desde 1995. Enquanto isso, neste mesmo período, Vasco, Fluminense e Flamengo levantaram várias taças.

Com quase R$ 700 milhões em dívidas, o Botafogo caminha para uma situação insustentável.



  • João Lima

    Como estranhar uma derrota, resultado mais comum do Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Até agora, foram 6 ou 7 em 12 partidas. Afinal, o que esperar de um time que tem como maestro jogadores como Edilson e Carlos Alberto?

    • eduardo de moura

      Acho que a torcida não está indiferente. Você acha que alguém tem prazer simplesmente em ir ao estádio e ficar indiferente se o time for derrotado??? O torcedor não vai a estádio pra ficar admirando o jogo, a torcida, o estádio. Em primeiro lugar o que importa é a vitória. Se houver espetáculo, melhor. Mas o que importa mesmo é vencer.
      O motivo de não comparecer em grande numero é a posição na tabela, a falta de pelo menos um grande craque, e a qualidade do futebol que o time apresenta. Faltou encarar o jogo como uma decisão, como os molambos fizeram. Percebendo que a molambada motivou seus torcedores e jogadores, a diretoria tinha que correr pra tentar alguma coisa diferente, motivar o time e chamar a torcida alvinegra. Acho que quem dá sinais de indiferença e desmotivação não é o torcedor, mas a direção.
      Um presidente que está completamente perdido, cercado por uma diretoria que não sabe pra onde vai, que sonega impostos, e que, principalmente, não entende as necessidades do torcedor. Por exemplo, porque o plano de sócios do fluminense chegou a 30 mil e o do botafogo não chega a 15?
      Espero que aprendam alguma coisa com o último jogo: Baixem o preço do ingresso, convoquem a galera e encarem o próximo jogo como decisão. Mas isso é só um sonho, a diretoria deve mesmo é permanecer inerte, como se não precisasse de uma sacudida, como se estivesse tudo correndo bem.
      Estou tentando me lembrar da grande quantidade de taças que o vasco levantou nos últimos dez anos…

      • Nilson

        Boa! a torcida não está indiferente, está sim muito preocupada com a pior geração de jogadores e dirigentes que temos hoje. quanto ao Vasco foi campeão da 2ª divisão esqueceu?

    • Fogão Tradição

      O melhor seria pedir falência e fechar as portas chega de sofrimento.

      • wagner

        tinha que aparecer um bilionário do petróleo e comprar o Botafogo. Seria a luz no fim do túnel…

    • borntobefire

      sugestões:
      1 – invadir Gal. Severiano;
      2 – pedir falência
      3 – criar um fundo para pagar somente o salário dos jogadores, pagar por desempenho, vitórias;
      4 – antes fazer a limpa, fora bolivar e outros sangue-sugas;
      5 – quantos são os sócios que mandam no botafogo? 700?
      6 – criar uma nova leva de mais de 1000 torcedores proprietário que não estejam comprometidos com
      os parasitas atuais, e mandar no clube.
      Não é possível que não haja solução, até existe, mas sem o incompetente do maurício.

  • E UMA VERGONHA ESSE TIME DO BOTAFOGO SEM ALMA SEM CARACTER MERCENARIOS SE NAO CONCORDAO COM SALARIOS ATRASADOS NAO PRECISA ENTREGAR O JOGO ANTES DE COMEÇAR TODO MUNDO ESTA CIENTE DO QUE O BOTAFOGO ESTA DEVENDO SE NAO CONCORDA COM SALARIOS ATRASADOS CONVERSA COM A DIRETORIA E PEDEM PARA SEREM AFASTADOS DE SUAS OBRIGAÇOES QUE ESTARAO NO SEUS DEVIDOS DIREITOS . ENTRAR EM CAMPO COM FAIXAS NAO VAI LEVAR A LUGAR NENUM A NAO SER AS DERROTAS E MAIS DERROTAS. ONDE ANDA O PRESIDENTE A NAO SER PRA APARECER PRA MIDIA BATENDO BOCA. DEVERIA ASSUMIR SUA RESPONSABILIDADES, ONDE ESTA AS TORCIDAS ORGANIZADAS DO BOTAFOGO QUE NAO FAZEM NADA ? ESTAO TAO OMISSA COMO O TAL PRESIDENTE. NAO DEVEMOS ACEITAR ESSA SITUAÇAO EM QUE O BOTAFOGO ESTA . DEVEMOS SOLICITAR URGENTE UMA LIMPEZA NO FOGAO. FORA ESSES MERCENARIOS , VAMOS SOLICITAR A I NTEGRAÇAO IMEDIATA DA BASE E FORA ESSES DIRETORES CORRUPTOS DE MERDAS O BOTAFOGO E MAIO DO QUE VOCES.

    • ESTOU DE PLENO ACORDO COM VC ,FORA MERCENARIOS COLOCA AS PRATAS DA CASA QUE VÃO HONRAR A CAMISA ? FORA ASSUNÇÃO

      • NAÇÃO

        Para de chorar e compre um título, vá aos jogos

        • borntobefire

          Vamo combiná, o que falta é comando, jogador faz o que quer, hoje a desculpa é o salário atrasado, ontem foi cansaço pelo grande número de jogos, mesmo com salário em dia .
          O botafogo é como o brasil, precisa o mundo acabar e recomeçar de novo prá ter jeito.
          AFINAL TENHO MAIS DE 50 ANOS DE JANELA E A COISA SÓ PIORA.
          Mas sábado estarei no maracanã, mais para prestigiar o clube, porque o time nem vale a pena!

    • Julio Cezar

      Já é hora do Sr. Montenegro sair do Botafogo, não faz nada juntamente com esta diretoria de M… O Botafogo hoje é considerado o pior dos cariocas e o futuro com estes diretores é que o time viver de passado e passa a ser considerado time pequeno. Ou nós torcedores nos unimos e exigimos uma reciclagem ou então o Botafogo futuramente sera um America ou Bangu.

    • NAÇÃO

      CONTINUE ASSIM POIS NÃO QUERO VÊ MAIS ESTES CHORÕES POR AQUI

    • Lucio de Azevedo Ramos

      As Organizadas não aparecem é porque suas lutas sempre foram por quantidade de ingressos a ganhar…..se protestam contra algum diretor, pode ter certeza…..estão ganhando menos que pretendiam ganhar…..

  • marcos

    obrigado por afundar e destruir o Botafogo de futebol e regatas sr mauricio assunção

  • DINHO FOGO ES

    GENERAL FANFARRÃO,CADE A GOLEADA? O SR.PRECISA URGENTEMENTE DE SE TRATAR. ESTE PRESIDENTE OMISSÃO,E UMA LASTIMA COLOCOU O CLUBE NUMA SINUCA DE BICO. PORQUE ESTE CIDADÃO NÃO FAZ O FAVOR DE PEDIR DEMISSÃO?SEU INCOMPETENTE SUMA DO BOTAFOGO.

    • Torcedorfogao

      Amigo, aqui não é o blog do General!

  • ricardoTJB

    Se o torcedor reclama está errado, se reclama também está. E mais, essa comparação é rídicula, cada time sedimenta sua história. E ir ao estádio pelo prazer de ir deveria ser o motivo principal.

  • MARCELO BARRETO

    SENHORES, FICAMOS 21 ANOS SEM SERMOS CAMPEOES, NUNCA ABANDONAMOS O TIME. DIVIDIAMOS ESTADIO COM O FLAMENGO E CONTRA QUALQUER OUTRO TIME. DE UNS TEMPOS PRA CÁ, COMECARAM A ALEGAR MEDO DE ESTAREM PRESENTES NAS PARTIDAS CONTRA O FLAMENGO. DESCULPA ESFARRAPADA, ABANDONAMOS O TIME A PROPRIA SORTE, NAS QUARTAS DA COPA DO BRASIL. SO SABEM RECLAMAR, PREÇO DOS INGRESSOS, QUE ONTEM FOI RIDICULO, PRESIDENTE, JOGADORES, ETC…… E NÃO VÃO AOS ESTADIOS, NÃO SÃO SOCIOS TORCEDORES, ACREDITEM, TEMOS MENOS SOCIOS TORCEDORES QUE A CHAPECOENSE, SANTA CRUZ, SPORT, FLUMINENSE, TIMES RECONHECIDAMENTE DE MENOR TORCIDA QUE A NOSSA. TIME GRANDE É AQUELE QUE PODE CONTAR COM SUA TORCIDA, E TIVEMOS UM BELO EXEMPLO DA TORCIDA DO FLAMENGO ONTEM, QUE ESTAVA NA LANTERNA E SALVOU O TIME EM CAMPO. E NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ. O BOTAFOGO ESTÁ SANGRANDO, E DEPENDE DE NÓS, VAMOS AJUDAR DA FORMA QUE PUDERMOS…..

    • marco brasil

      Amigo tambem penso assim. Acho que a unica coisa que pode acabar com um clube eh quando a torcida o abandona. Gostaria que mais torcedores compartilhassem deste pensamento.
      “Muitas tristezas eu vivi
      mas nunca parei de cantar
      que esse fogo no meu peito
      jamais vai se apagar”

      abs

      • borntobefire

        Como ajudar o botafogo? se lotarmos o maracanã ainda assim o dinheiro não vai para o clube, isto está me cheirando mal, o que não falta no brasil é gente mal intencionada.
        Mesmo assim vou a maracanã sábado, mas uma coisa é certa, se o jogadores não vencerem aí é que a maionese desanda.
        Qual renda não é penhora? sócio torcedor? arrecadação? patrocínio? como podemos ajudar o botafogo? alguém poderia me responder?
        Se criássemos uma entidade sem fim lucrativos para pagamento dos salários? alguém tem tempo disponível para viabilizar isso?

    • Jose Heleno de Araujo

      Caro Marcelo perdão por discordar de você. Acho que aquele que não foi ao estadio está com toda a razão, como apoiar um time que tem Airton, Carlos Alberto, Emerson, Zebalos, Edilson, Mamute etc. Para passar vergonha ? sábado ficaremos mais proximos da zona de rebaixamento. Alguem duvida que o Cruzeiro mete pelo menso 4 neste time de mulamnbos. O Mauricio corrupção ainda vai a Brasilia ameaçar de tirar o time do campeonato

      • gustavo

        VCS NÃO APOIARAM QUANDO TINHAM SEEDORF , OLHA QUE O TIME ERA BOM MAS A VERDADE INFELIZMENTE É QUE A TORCIDA DO BOTAFOGO ESTÁ ACABANDO. NÓS JÁ COMEÇAMOS PERDER O JOGO CONTRA O FLAMENGO É NA PEQUENA E HUMILDE PARTICIPAÇÃO DA TORCIDA.
        TEM UMA PORRADA DE GENTE QUE SÓ RECLAMA E DÁ UMA PORRADA DE DESCULPA QUE O TIME É RUIM E POR CAUSA DISSO NÃO VAI VER O JOGO.
        ESSA É A HORA DE TODOS NÓS APOIARMOS PARA SAIR DESSA SITUAÇÃO OU ESSA TORCIDA FRACA VAI ESPERAR IR PARA SEGUNDA DIVISÃO PARA APOIAR …………….
        ACORDA TORCIDA !!!!!!!!

    • petrofogo

      caro Marcelo tenho 50anos e como vc sou da geração do jejum e também não consigo entender o comportamento da nossa torcida ficamos ouvindo o parabéns durante 20 anos todo domingo, porem todo domingo nós estávamos lá enchendo o nosso lado e empurrando nosso time independente dos jogadores que vestiama camisa ex tuca, puruca, Wesley e graças a nossa torcida levamos o time a ser campeão nunca foi me esquecer de uma frase do Espinosa , ele disse que falava para os jogadores “de egunda a sábado nós somos pequenos salários atrasados, faltava bola, uniforme mas no domingo olhem para a arquibancada e vejam como somos grandes”. hoje tudo é motivo para a torcida não comparecer ou porque acham o time fraco, ou porque acham o outro forte ou porque choveu ou porque o jogo é a noite. essa nova geração tem que entender que cobrar protestar é importante, porem o fundamental é comparecer e apoiar o time independente dos jogadores que estão, porque nós somos botafogo os jogadores passam, mas nós e o clube não.
      para os mais novos não se esquecerem nossa torcida sempre foi respeitada porque comparecia em grande numero e fazia muito barulho, por isso o apelido de cachorrada.

  • wendell

    Vamos falir, fechar as portas, assim não sofremos mais. Pra que futebol?

    • PAULO FERREIRA LIMA

      OLHA MEUS QUERIDOS BOTAFOGUENSES EU COMECEI A GOSTAR DO BOTAFOGO COM 3 ANOS DE IDADE ATRAVES DO MEU AVO DOMINGOS DA SILVA QUE ERA FUNCIONARIO DO BOTAFOGO EU CHEGUEI ANDAR NO GRAMADO DE GENERAL SEVERIANO DE MOES DADA COM DINO E VINISIUS BELOS JOGADORES FOI NA EPOCA QUE DAVA GOSTO DE VER JOGAR TAMBEM NA EPOCA DE GARRINCHA DIDI ZAGALO E TANTOS OUTROS JOGADORES MORAL DA HISTORIA HOJE EU NAO CONSIGO IR VER MEU BOTAFOGO SORRINDO COMO NA EPOCA DE GARRINCHA TULIO MARAVILHA HOJE EU ASSISTO MEU BOTAFOGO COM UMA TOALHA NO PESCOSSO PARA SECAR MINHAS LAGRIMAS SO DEUS SABE O SACRIFICIO QUE JA FIS POR AMOR AL GRORIOSO ESTOU COM 71 ANOS DE IDADE NUNCA VI TAO MAL NO MODO GERAL A MINHA SINA SERA SOFRER DAQUI PRA FRENTE MEU ABRAÇO A TODOS BOTAFOGUENSES E AMIGOS PAULO BENTEVI DE MESQUITA

  • Paulo de tarso

    É a maior concentração de jogador ruim por m². É uma mulambada sem raça e técnica.

  • DINHO FOGO ES

    ESTES MERDA,QUE ESTÃO VESTINDO A CAMISA DO BOTAFOGO,SÃO UMA VERGONHA.ACHO MELHOR DA UM TEMPO DE BOTAFOGO,E FAZER OUTRAS COISAS.

  • Claudio Cima

    É inacreditável o que estão fazendo com o nosso Botafogo, nosso sim, pois acredito ser este um espaço de verdadeiros botafoguenses, como eu sou, eventualmente invadido por alguns pentelhos idiotas. Mas, não é destas bestas que quero falar, quero fala sobre o que estão fazendo com um clube glorioso que ajudou ao Brasil na conquista de inúmeros campeonatos mundiais, de um clube que tinha essa mulambada como freguês de caderno, a ponto do grande manga dizer antes dos jogos que já estava gastando por conta, de um clube que era o único que podia encarar e jogar de igual para igual com o grande Santos de Pelé, de um clube que não tem o apelido de glorioso à toa não. Onde está o meu Botafogo? O que fizeram e ainda estão fazendo com o meu querido Botafogo?
    É companheiros de camisa parece que estão querendo sistematicamente acabar com o Botafogo, pois uma sequência incrível de más administrações, da mais pura incompetência, que chega a parecer proposital nos trouxeram até essa situação desastrosa de termos 100% das nossas rendas penhoradas, engessando o clube de todas as formas possíveis e imgináveis, sem falar do time que não tem alma, não tem raça, não tem nem salários.
    Enquanto tudo isso e muito mais coisas acontecem, que fazem nossos botafoguenses notáveis, influentes de prestígio no clube? Embrenham-se em uma eleição onde cada um ataca o outro, com a intenção de desestabilizar a candidatura do outro. Para que? Para ver quem fica com a carniça, para enxugar a última vantagem sobre um grande clube que hoje se apequenou para lhe dar o tiro de misericórdia. É isso que voces querem candidatos a carniceiros do meu Botafogo? Ou será que ainda há uma gota de sangue alvinegro nessas veias, capaz de ber a razão e em vez de partirem para uma competição desastrosa para o clube, não partirão para a cooperação, unindo-se em prol do Botafogo para torná-lo, novamente, grande, poderoso, forte, vencedor e conquistador. O momento é de união e cooperação por um Botafogo forte, vencedor e conquistador de grandes (vejam bem grandes) conquistas. Pensem nisso antes que seja tarde. O momento é de união de todos pela salvação do nosso Botafogo deixando de lado o orgulho, a soberba, a arrogância ou qualquer que seja o que atrapalhe, mágoa ou seja lá o que for. Antes que o nosso Botafogo morra.
    Não é hora de briga, de disputa, de pleito, de competição é HORA DE UNIÃO, TODOS UNIDOS PELO BOTAFOGO, AINDA DÁ TEMPO. ESCOLHAMOS OS MAIS COMPETENTES, OS MAIS PREPARADOS E OS MAIS EXPERIENTES PARA A BATALHA DAS BATALHAS: A SALVAÇÃO DO NOSSO BOTAFOGO.
    Desculpem o desabafo, mas isso estava apertando meu coração alvinegro.

  • O Botafogo está sendo governado por pessoas totalmente despreparadas, tanto no âmbito do clube, como no âmbito do time de futebol. No clube, estamos com um presidente omisso, que na época do fechamento do Engenhão, deveria ter ido a justiça pelas perdas financeiras que o clube sofreria,e por ter feita armações tributárias que nos custaram a retirada do Ato trabalhista, que nos fez ter penhora de 100% das receitas. No aspecto futebol, temos no Vagner Merdini, um técnico que joga a culpa dos resultados nos jogadores, e não consegue dar um padrão tático ao time, além de ser covarde na escalação colocando sempre um time mais preocupado em não perder do que ganhar. FORA MAURICIO SUMIDÃO e FORA VAGNER MERDINI. Indiferente nunca estaremos, podemos estar preocupados, temerosos, tristes, mas sempre com esperança de dias melhores.

  • Lim@

    Aquela ideia do Sr. Maurício Faz de Conta Que é Presidente Assunção de dizer que abandonaria o Campeonato foi muito infeliz. Na semana do clássico criou um aura muito negativa para o Botafogo e deu “armas”ao adversário, em jogo tão importante pra nossa torcida em todos os aspectos. Com isso, o citado “faz de conta que é presidente” desenterrou dois defuntos pútridos: FLAMENGO e LUXEMBURGO (Já praticamente aposentado). Parece que nos levará a humilhação maior que àquela da Seleção Brasileira. Renuncie já FAZ DE CONTA!!!!!!!!!!

  • Rafael

    Senhores,

    O fim de um clube de tantas glórias no passado está chegando, após inúmeros atos de falta de respeito e omissão presidenciais, o “Botafogo de Futebol e Regatas”, vive seus piores dias de sua história.

    Hoje não temos mais a mídia ao nosso lado, a torcida em um ato de desespero o abandonou, a situação financeira é critica e desesperadora e seu presidente é um cidadão omisso e corrupto.

    Restam há todos os torcedores que amam esse clube, a lembrança de todas as glórias do passado e as vergonhas do presente.

    O BRF está esquecido e abandonado, um clube como este, da estrela solitária, acabou-se com o tempo.

    Com uma imensa tristeza que digo que o BRF não é mais um clube grande, e caminha a passos largos para a sua extinção.

    Saudações Alvinegras, apesar da tristeza!

  • Cláudia Pereira

    Essa história de 100% das receitas penhoradas tá muito mal contada. O Botafogo começou a ser sacaneado com o fechamento do Engenhão pra viabilizar o consórcio Maracanã, lembram? O Maurício Assunção vinha fazendo uma administração boa até então, depois daquilo… Pedir pra sair do Ato Trabalhista? Comprometer a campanha na Libertadores? Será que essa Diretoria é tão amadora assim? Não tem assessoria? Cadê os advogados? FALA, ASSUNÇÃO. JOGA A M… TODA NO VENTILADOR! FALA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NOS BASTIDORES! ME FAZ ENTENDER, PELO AMOR DE DEUS! FALA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • MARIO NET

      Concordo contigo, as coisas estavam indo bem e de repente desandou o caldo e ninguém fala mais nada sobre o assunto, e pode contar que a imprensa também sabe do que está acontecendo e é como sempre conivente com toda essa armação, Mauricio Assunção vai sair do cargo e ser conhecido como o presidente que entregou e acabou com o clube, Não da para dar a credito a essa turma eles que vivem e respiram Botafogo 24 horas sabem que tem um monte sujeira lá dentro.

    • Jose Heleno de Araujo

      Querida Claudia a explicação é simples o Mauricio Corrupção no episodio do Engenhão não brigou com o prefeito porque ambos pertecem a facção criminosa chamada PMDB. Nao é defender a violencia mas já passou da hora de torcida invadir General Severiano e fazer um quebra quebra.

    • Orlando Soares

      Sra. Cláudia Pereira, boa tarde . Estas certíssima em seu comentário; fico apreensivo por que os Botafoguenses Ilustres não se manifestaram contra na ocasião do fechamento do Engenhão. Poucas semanas antes, o Maurício Sem-Ação postava fotos junto com o Prefeito todo sorridente , pois informava que havia conseguido a liberação do terreno para a construção dos CT’s da base e dos profissionais. Logo após ao fechamento do Engenhão, ele , o Presidente pede afastamento do cargo alegando motivos particulares; quando volta, dá razão ao prefeito pelo fechamento, dizendo que era para a segurança do torcedor; só que até o memento nem Engenhão nem CT’s e ninguém dá nenhuma explicação; já, pela saída do Ato Trabalhista… tem que mandar prender, tanto o presidente quanto os seus pares.
      O Blogueiro, diz que a torcida está se afastando do time por que está desacreditada. Penso o seguinte, se nós torcedores desacreditamos desse ou daquele time montado, temos mais é que protestar , espernear, encher a paciência dessa diretoria, mas, jamais abandonar o NOSSO QUERIDO BOTAFOGO.

  • Marco Aurélio

    O problema vai muito além da diretoria atual, dos salários atrasados, disso ou daquilo. Num clube de milhões de torcedores e admiradores, 700 pessoas elegerem um presidente nunca refletirá a vontade da maioria, reflete-se os primórdios em que só tinham influência e votos aqueles que possuíam dinheiro ou poder. Precisamos de uma maior abertura política no clube, com voto para contribuintes(não digo para todos os torcedores porque sabemos bem que na política poderiam haver “falsos botafoguenses” votando por interesse, ou visando algum lucro) e mais transparência, com isso teremos meio caminho andado para revolucionar o clube. Sem dinheiro, vejo essa como a solução mais cabível, tornar o Botafogo, LITERALMENTE, dos botafoguenses. Porém, infelizmente vejo essa medida longe de ser adotada tendo em vista que muitos perderão sua mamata dentro do clube. Reflitam sobre essa questão, saudações alvinegras!

  • WENDEL COSTA

    Triste fim do que um dia foi um time grande. O pior é ver que ainda tem gente que defende esse Mauricio Assunpção, o cara conseguiu a façanha de falir o Botafogo. Por que essa figura deixou o time sair do ato trabalhista.
    Saudações alvinegras.

  • nimbo

    Ficar aqui falando, e lendo blog,só faz
    irritar mais.Tambem pudera,o engenhão
    a sede do clube fica no Japão.

  • MARIO NET

    A questão é que o torcedor não é burro, uma coisa é você ir ao estádio com esperança de ver algo parecido com futebol, mas esse ano só me lembro de ter visto isso nos jogos contra o fluminense, o Internacional e o Criciúma, o resto dos jogos não nos da um alento de que os jogadores que estão em campo resolveram alguma coisa, com raras exceções salvam-se o Jefferson e o Emerson, o resto parece ter esquecido como se joga bola, a questão dos salários é muito importante, não acho que os jogadores são mercenários, afinal salário tem que ser pago,duvido que os que criticam tanto eles por isso, se sentiriam contentes em não receber o que lhes é devido por direito, um dia de atraso o que dirá esses tempos todos, uma vergonha, enquanto fica o atual presidente e o anterior trocando farpas e nenhum dos dois chega a um ponto em comum de quem ajudou a arrasar de vez o clube, o tempo vai passando e as coisas não são resolvidas, não se fala mais no Engenhão, que fim via levar essa palhaçada, em um lugar sério aposto que alguém iria responder pelos prejuízos que o Botafogo esta tomando, em campo é desanimador ver um time que mal consegue chutar uma bola a gol, toma sufoco até quando vence e não vence o simples lanterna da competição, como animar-se para sair de casa e não ver nada de produtivo. Meus parabéns aos pouquíssimos torcedores que estiveram neste último jogo no Maracanã, não creio que sejam melhores ou mais torcedores que os outros que não foram, mais ver os jogos do nosso time esta cada vez mais chato, não acontece nada uma lástima.

  • marcelo da silva moreira

    mneur

  • gilberto

    Por que o pior sinal? isto é uma rotina na vida do Botafoguense com menos de 55 anos, os ultimos 45 anos foram só de vexames e poucas conquistas e algumas ainda contestadas. os mal carateres que comandaram o clubes neste tempo, só fizeram por destruir a imagem de um grande clube do cenário nacional e mundial, usam até hoje a imagem de ídolos da década de 50 para manter seus propósitos, parecem iguinorar a necessidade de se construir novas histórias de glórias e novos ídolos e tentam sugar as ultimas gotas de sangue deste período mágico de nosso clube.

  • JUNIOR@@@

    ENQUANTO EXISTIR BOTAFOGO E VASCO NO RJ, O FRAMENGO NUNCA CAIRÁ. SOU BOTAFOGUENSE, MAS ESTÁ DIFÍCIL TORCER PRA ESSA MULAMBADA. NÃO PODEM VER VERMELHO E PRETO QUE SE BORRAM TODO. É MUITA FALTA DE AUTO ESTIMA. SALÁRIOS ATRASADOS É SÓ MAIS UMA DESCULPA PELA DERROTA CONTRA ESSE TIME HORROROSO DOS MULAMBOS.
    @@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    • borntobefire

      O menguinho já caiu, seria o primeiro, não fosse a benevolência do internacional com um timaço deixar o menguinho ganhar lá no sul, face acordo do maldito clube dos 13. Flamenguista além de ser alienado tem memória curta. só prá lembrar maior placar entre os clubes: fogo 9 x 2 fla.

  • Valter Oliveira de Andrade

    Onde está o Montenegro? Alguém viu por aí?

  • Paulo – MS

    A minha vontade é ver todo esse elenco, junto com a diretoria, perfilados na Faixa de Gaza com a bandeira de Israel.

  • Gabriel Cabral

    Eu como torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas não consigo explicar e nem exemplificar meus sentimentos neste momento.
    Mas acredito que tenha algo em torno de revolta, não com estes jogadores ai, até porque fica claro que não jogarão com nenhuma vontade até receberem algo.
    Minha revolta é total com o mandatário, que por sinal e infelicidade é também colega de profissão, já que sou Cirurgião – Dentista.
    Como é que pode ir do céu ao inferno em tão pouco tempo???
    Como pode afundar uma instituição tradicional a este ponto, e além disso fica fazendo draminhas de abandonar o campeonato.
    Nós torcedores estamos cansados porque, nós patrimônio do clube, não temos direito de nem tentar mudar isso em uma eleição, já que só votam os safados e politiqueiros do clube.
    Então por isso o desanimo, porque sabemos que a crise interna vai sim se refletir no campo, e o mínimo que iremos conseguir é ser rebaixado pela segunda vez.
    Um ano que tinha para ser diferente, vergonha no planejamento do inicio do ano, libertadores e agora será sofrimento.
    O que quer que façamos???
    Ir ao estádio? fomos na libertadores este mesmo time nos envergonhou, se quebrarmos tudo seremos vândalos, então minha esperança acabou no momento que no jogo contra o vitória em macaé, ao final daquela partida medonha um empate de 1×1, fui cobrar dos jogadores raça junto com um grupo de torcedores, e apontando o dedo para cada um deles sim, e ao final o que eu recebi?
    Uma intimidação do segurança do clube, se não fosse os companheiros da torcida eu iria apanhar por causa desse timeco.
    Cansei, juro que cansei.
    Tem que começar pensar grande, e nosso presidente não sabe o que é.
    Começa a administrar primeiro seu consultório, depois quem sabe um clube.

  • Zéluiz

    Meu caro
    ontem, depois da patética entrada em campo com aquela faixa (devem ter levado uma grana de algum mulambo para sacanear a torcida), não consegui torcer para aquele time ganhar (embora tenha torcido arduamente para o framerda perder.
    fora jogadores

  • André

    Onde estão as torcidas “organizadas”? Ah, se fizerem manifestação perdem a mamata de ingressos grátis ou pela metade do preço.

  • Eu só queria saber a onde está o dinheiro dos jogadores vendidos, pois só o que vejo é o nosso presidente dizendo para Dilma que vai abandonar o campeonato brasileiro e que os jogadores estão com os salários atrasados…MEU PONTO DE VISTA DIRETORIA TODA LADRONA!!!!!!!!!

  • Tirem correndo do time esse tal de BOLIVAR, além de não jogar nada, não ter impulsão, não ter
    velocidade e ainda ter pouca técnica e o maior fdp do GRUPO, ele vive fazendo panelinha, já de-
    via ter ido embora, coloquem os garotos para jogar e afastem e rescinda os contratos dos chu-
    pas sangues; BOLIVAR, JÚLIO CESAR, RODRIGO SOUTO, RONY, MARCELO MATOS, YURI MAMUTE,
    TANQUE FERREIRA, além dos medianos, Lucas, Jr. Cesar, Bollati, Wallison e Carlos Alberto(esse
    nunca entra em forma), nos livraremos um pouco das dívidas que esse infeliz do Maurício Ladrão
    nos colocou e ainda teríamos muito mais sangue dentro de campo.

    Time para tentar nos salvar: Jeferson, Dankler , André Bahia e Dória, Edilson, Airton, João Gabriel
    Gegê , Zebalos , Sheik e Conchito( que em breve chegará)

  • Eu só queria saber a onde está o dinheiro dos jogadores vendidos, pois só o que vejo é o nosso presidente dizendo para Dilma que vai abandonar o campeonato brasileiro e que os jogadores estão com os salários atrasados…MEU PONTO DE VISTA DIRETORIA TODA LADRONA!!!!!!!!!
    SE OS JOGADORES ESTÃO JOGANDO ASSIM POR MIM QUE SOU TORCEDOR ENTÃO PODEM IR EMBORA DO BOTAFOGO E DEIXAREM O FRALDINHA JOGAR QUE É MENOS VERGONHOSO….

  • Orlando Soares

    O Maurício Sem-Ação é quem tem culpa desse marasmo todo que tomou conta do time e para piorar, em vésperas de jogos pontuais (importantes) , tem alguém dando idéias desconectas para desestabilizar o grupo com esses tais protestos.
    A falta de vontade de vencer, no jogo com o Fla, na minha opinião, foi a tônica do jogo; até na última oportunidade que o time teve para empatar, o Wallison , o “sem compromisso”, não quis chutar para o gol, foi passar a bola para um que estava sem ângulo e em impedimento.
    Esse Senhor Maurício tem que fazer alguma coisa para acabar com isso, a culpa é toda dele;todos os Clubes no Brasil, estão endividados e só o Botafogo está nessa situação. O Chico das piscinas, é outro, não está falando nada , só se escondendo, mas, ele tem muita culpa no cartório também, principalmente com o fechamento do Engenhão; O Maurício Sem-Ação e o Chico das piscinas têm muitas coisas a explicarem para o torcedor.

  • vagner costa

    Eu acho que uma campanha contra o presidente é o melhor a se fazer,como podemos fazer isso; os baderneiros fazem isso no rio,poderiamos fazer ao contrario,Lotar o maracanã pedindo a renuncia do presidente com faixas e mosaico,foda-se o jogo ,temos que mostrar pra todos que temos sim torcida e tem que ser respeitada,cade as organizadas para começar esse movimento em prol de um clube que mais forneceu jogadores a seleção.

  • A questão administrativa do Botafogo é um cancer em estado terminal, mais entrar em campo com aquela faixa dizendo que é porque são profissionais e tambem pela torcida, e em seguida entregar o jogo para o Flamengo é um tiro no pé.
    Desta forama eu os vejo como um time de mercenário, os dizeres da faixa os obrigaria a jogar bem, e o que vimos foi uma entregada de mão beijada que já vem acontecendo desde o ano passado, por pior que esteja o Flamengo já vem contando com os três pontos.

  • sergio gil

    Todos os supostos jogadores que citarei,nao deveriam nunca manchar nosso manto.Esse chinelinhoC.Alberto,A.Bahia,R.Souto,Airton,J.Wagner,esse Muquirana do W.Mancini que da aval,para estes deveriam fazer qualquer outra atividade na vida,ja que bola eles fingem que jogam, e o Botafogo finge que lhes pagam, e o mais correto ditado da incompentencia do nosso futebol,vide os 7×1.

  • FLAVAOFOGAO

    fazer o que no maracana em jogo c/ flamengo ? sofrer? esses caras nao tem vergonha na cara, aquilo roxo e nenhum tesao! q adianta dizer q entra em campo,q é profissional, blá blá e perder mais uma vez no flamengo????

  • Tudo que vocês disseram é verdade, só esqueceram que o Jefferson pode não ser mercenário,
    mas que é um frangueiro miserável, lá isso é. No gol do flamengo, a bola passou na cara dele.
    O pilantra não precisa abandonar a série A, é só esperar e cair para série B.

  • José Guilherme

    Se tivéssemos uma diretoria de peso já teriam afastado os jogadores criadores de problemas e este treinador fraco , promoveríamos os jogadores da base e contrataríamos um novo treinador, por exemplo, o Mauro Galvão , o próprio Gottardo ou até mesmo o Carlos Roberto que foi campeão na época da gestão do Bebeto. Temos formado bons times na base mas não aproveitamos ninguém.

  • Isaias

    Porra!!!parem com essa babaquice de dizer que a torcida não apoia…tenho trinta anos comecei a ir ao maraca com meu pai,depois indo sozinho vi o botafogo perder na frente de 103 mil pessoas uma copa do brasil.aí algum babaca vai dizer,o fla e o flu já perderam,porém já ganharam tbm.Após todos esses anos gastando meu dinheiro e vendo os vexames,eliminações e poucos cariocas ganhos,eu estava lá na porra da libertadores e o que aconteceu,montaram um time merda e saíram na primeira fase,as torcidas de fla,flu e vasco apoiam,porque já perderam sim,mas já ganharam tbm e o nosso botafogo só perde não tem alma e nem vontade de campeão.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Por favor Gottardo!!!!!! Traga de volta Gilberto, Lima e Jeferson Paulista;Promova logo o Igor Rabello e Vinicius. Efetive Renan Lemos, Daniel, Sidney, Dede, Fabiano , Gege; Reintegrem Jobson e o mais importante rescinda os contratos de Renan, Edmilson, Lucas, Bolivar, Julio César, Jr. César R. Souto, Airton, Wallyson, Ferreira Ronny, Carlos Alberto, Alex, Anderson. Time Titular: Jefferson, Gilberto, Dankler, Dória e Renan Lemos; Bolatti, Gabriel, Sidney e Daniel; Jobson e Sheik. Reservas, Andrey, Lima, Matheus, Igor Rabello e Lennon; Fabiano, Dede, Cidinho e Jeferson Paulista; Vinicius e Zeballos.Como esta é muita vergonha e humilhação para a torcida botafoguense!!!!!!!

    • Saufogo

      Acho até justo você querer que o time melhore agora; todos queremos, mas não seria melhor concentrar suas energias para nos livrarmos da figura nefasta do Omissão? Este cara está transformando o Botafogo no novo América/RJ.
      Não adianta mudar o time, pois sem salário ninguém vai botar a perninha na disputa de uma bola. O Presidente quer acabar com o Botafogo. Pense nisso!

  • José Roberto

    Torcida do botafogo temos que parar de fazer comentarios sobre a atual situação do clube pois todos torcedores já sabem.A torcida tem que fazer um movimento pacífico para que esta diretoria saia antes que o pior aconteça. O botafogo é maior que os homens que o dirigem.

  • José Roberto

    josé Roberto disse
    29 de julho de 2014 ás 9:13
    torcida do botafogo temos que parar de fazer comentários sobre tudo aquilo que já sabemos o que temos que fazer é um movimento pacifico para destituir esta incompetente diretoria.Precisamos nos unir estamos falando muito e não tomamos nenhuma atitude.

  • armando denis hackbart

    Quando o sr. OMISSAO, disse que colocaria o Botafogo na segunda divisao, eu ja tinha dito a amigos que eese era o objetivo dele ao sair do Botafogo, ou seja sair pelos fundos, por onde entrou.O quen espanta e ver a midia deixar que num clube da grandeza do botafogo acabe. Que saudade SALDANHA, LUIS MENDES, PORTO, e etc…Espanto maior e com conformismo da torcida, dando a entender que aceita o fim tragico que se avizinha. TORCIDA COVARDE, FROUXA. Esse canalha quer envergonhar em Brasilia, daremos aqui a recpecao que ele merece.

  • Deixem de ser pessimistas, só vejo nego chorando, parecem cachorros com rabo entre as pernas. Ao invés disso reúnam-se e cobrem, deem idéias, participem, cheguem juntos. Façam um conselho, participem ativamente da vida do clube, mostrem força, mas força de idéias, pensamentos, nada de violência que não leva a nada.
    Reúnam pessoas inteligente, formadas, bem intencionadas, um grupo que vá lá pra cobrar mas também dar idéias, assim vcs. participam da vida do clube, vê as dificuldades, e quem sabe passa pra gente, na medida do possível ajudar e apoiar. abraço e fé camaradas.

  • Felipe

    Olá,
    Sou um botafoguense fanático, graças ao meu padrinho que me levou a final do brasileiro de 1995 e vi aquele time que não tinha nada de galático ser campeão! Não venho aqui somente para falar de um dos meus amores, mais também da minha indignação por ver uma das minhas paixões na situação que se encontra. Hoje eu tive a infelicidade de ler que meu clube ia acabar por uma má administração que não soube orçar e projetar um ano(2014), que deveria ser de glórias e conquistas, pela libertadores que não era disputada a 17 anos, pelo brasileiro que deveria começar bem, por achar que iriamos ter alegrias, mas elas não vieram. O Botafogo é muito maior que suas dividas ou presidentes ou qualquer outra coisa que falarem. Um clube de futebol com tanta tradição e que revelou tantos e tantos craques para o futebol não pode ficar nessa situação!!! então meus amigos peço a vocês que assim como eu são fanáticos e apaixonados por essa estrela que ajudem o nosso clube! Um simples pensamento já ajudaria muito… o nosso clube tem que virar uma empresa (séria e bem administrada) e sendo uma ter investimentos e fiscalização. Tendo tantos torcedores ilustres será que algum deles gostaria de ser dono de uma parte ou de todo nosso clube/empresa?!! Só dessa forma voltaremos a ser o grande clube que um dia fomos e que todos respeitam até hoje! .

    • Bira Fogão

      Excelente o seu comentário, meu caro Felipe!! Essa é a nossa única salvação!!! O resto é conversa mole para boi dormir!!! PARABÉNS.

  • FORA BOLIVAR!!!

    Ae!!!

    não da pra dizer que temos time de mercenarios
    mas

    vejo BOLIVAR FINGINDO QUE JOGA O CARA FICA CERCANDO GALINHA AO INVÉS DE COMBATER O ADVERSARIO.

    GOSTARIA DE VER AÍRTON COMO ZAGUEIRO O CARA GANHOU TODAS POREM NÃO SABE DA PASSE. MAS FOI O MELHOR EM CAMPO.

    MAURICIO ASSUNÇÃO SÓ FEZ TIMES PARA FAZER CAIXA E NÃO GANHAR TITULOS

    SE GANHASSE TÍTULOSGANHARIAMOS DINHEIRO E TERÍAMOS PATROCINADORES DE QUALIDADE E NÃO PASSARIA POR UMA SITUAÇÃO DESSAS IMPITIMAM JÁ!

    • Saufogo

      Enquanto você reclama dos jogadores, o Omissão continua roubando o clube.

  • nimbo

    Eu só falo isso”contra força não há
    resistência”

  • El Loco

    Acho que o grande sinal que preocupa é essa relação desrespeitosa que há entre os próprios torcedores alvinegros. Aqui, mesmo, ninguém respeita o direito do outro e isso é ruim. Cada um sabe o que é melhor para sí e tem o direito de achar o que é melhor para o Botafogo. Do contrário, não há debate!
    O problema é que ninguém consegue enxergar o que esses dirigentes estão aprontando. Eles, além das vantagens que estão tirando de dentro do Clube e do Clube, conseguiram desunir o torcedor do Botafogo.
    Primeiro, fizeram de tudo para os torcedores se afastarem do Clube.
    Esse Senhor, Maurício Assunção, fez questão de “cagar”, literalmente, para a torcida do Botafogo, afastando-a do elenco. Nada era feito para cativar o torcedor. Eles só chamavam o torcedor, para pedir ajuda financeira. Comprem camisa, comprem brindes, comprem os planos e etc… Não havia nada em troca, como ocorrem em todos os lugares mais avançados. Não existe nem ao menos uma parceria para incentivar os torcedores a se associar.
    Isso é muito importante, porque o Clube não vem conquistando nada! Ou alguém acha legal um Clube como o Botafogo, viver de títulos Estaduais? Se positivo, saibam que vamos virar um Náutico, Santa Cruz, Vitória e etc…
    Não se pensa grande no Clube. É preciso ter objetivos definidos.
    Hoje, o Botafogo não consegue chamar o torcedor, exatamente, porque o tratou muito mal nesses últimos seis anos. A culpa, inicialmente, é claro, é do Presidente do Clube, que deve ser chamado à responsabilidade. Tem que assumir seus erros e pagar pelos prejuízos.
    O Botafogo, virou um Clube em que meia dúzia mandar. O grande chefão é o Montenegro. Esse, não permite, a meu ver, que o Botafogo cresça. Eu digo isso, com base nas próprias palavras do Montenegro, que afirmou que ninguém faz nada no Botafogo sem o seu apoio. Se é verdade, então, ele é o grande culpado por essa situação do Clube. Um verdadeiro câncer.
    Para mim, o Bebeto de Freitas foi o presidente que levantou o Botafogo. A torcida estava desestimulada e durante o seu mandato, o Clube foi reerguido e o torcedor voltou a ter dignidade. Tiramos as camisas das gavetas e voltamos a usá-las com orgulho.
    Não tínhamos nada no Clube, que estava falido. A situação era pior do que a atual. Até os aparelhos de ar condicionado estavam penhorados. Contas de telefone, luz, gás e água cortadas, por falta de pagamento.
    Entregou o Clube organizado administrativamente, com um grande estádio, o Engenhão, um ótimo estádio de apoio, o Caio Martins, e excelente infraestrutura de futebol profissional, reconhecido por jogadores que passaram por lá nesse período de 2003 a 2008.
    Agora, não temos nada disso à disposição!
    Temos um presidente “marionete”, na mão do Montenegro, um estádio interditado, porque essa marionete não luta pelos direitos do Clube, não temos estádio de apoio, pois o Caio Martins foi devolvido e não temos mais nem o campo de General Severiano para treinar, pois, o Marionete o transformou em campinho de pelada para associado.
    De quebra, não se cumpre com as obrigações trabalhistas.
    Quem se atreve a defender esse Maurício Assunção?

    Saudações Alvinegras

    • Renato “O Russo” Velloso

      Então porque o Bebeto de Freitas junto com o Montenegro não formam uma chapa de oposição e juntamente com ilustres botafoguenses concorram nas próximas eleições? Está na hora de se pensar, não e individualismos e sim no ideal Botafogo de Futebol e Regatas instituição centenária e patrimônio não só do futebol brasileiro mas também mundial!!!!!!! Campanha “Impeachman” do Sr. Maurício Assumpção.

  • Meus caros, isto que está acontecendo com o Botafogo,não é por causa só do Mauricio lerdão, isto já vem de muito tempo: tempo de Montenegro que está ai até hoje fazendo não sei o que, tempo de Mauro Ney Palmeiro, de Jose Luiz Rolim e ai vai. Na verdade o Botafogo vem sendo gerenciado ao longo destes anos por incompetentes que achavam a coisa mais natural do mundo não pagar salários em dia, este e o resultado, na verdade o nosso Botafogo não tem mais nenhuma condição de se manter como clube. Agora cabe aos benemeritos, conselhereiros que também não sei para que existem explicarem como permitiram esta safadeza toda.

    • Renato “O Rusoo” Velloso

      Esqueceu do pior de todos Charles Borer?

  • Marcos Henrique

    Assim, tudo que está ocorrendo com o nosso Botafogo é praticamente inacreditável , salários atrasados , falta de contratações , contratações desnecessárias, tudo isso está acontecendo sucintamente de uma forma inexplicável , a torcida ficar indiferente é um péssimo sinal, mas é um sinal pior ainda à atitude da diretoria, que não está tratando os problemas como deveria. Não venho aqui somente para falar de um do meu amor, mais também da minha indignação por ver uma das minhas maiores paixões em estado de decadência. Para quem não sabe “O GRANDE” MAUMAU ASSUMPÇÃO foi em Brasília falar que retiraria o Botafogo do brasileirão, isto é um absurdo e uma tamanha falta de respeito conosco torcedores, mas mesmo diante todos esses problemas acho que ainda devemos apoiar nosso time , mesmo ja imaginando o resultado, porque não se trata de qualquer time e SIM DO BOTAFOGO vamos apoiar até o final botafoguenses , não podemos culpar os jogadores e sim a chula diretoria que nós temos!

  • Fernando Mahia JF

    Acabou gente!!!
    Ontem, estava em uma farmácia e ouvi dois botafoguenses conversando… Eles diziam em concordancia mutua que de agora para frente não mais iriam se importarem com o botafogo… Se melhorar, voltam a torce, caso contrario, que se f…
    Eu fiquei pensando… Acho que eu concordo com eles, cansei. Pelo jeito, este é o pensamento de grande parte da torcida do bfr. Se está certo ou se está errado, foda-se…! Se alguns torcedores fanáticos vão dizer que isto é covardia, fo… eles!
    Estão discutindo o por que a torcida não vai ao estádio? Isto já acontece há tempos… Os patrocinadores e a tv já afirma que a torcida nem pela tv quer ver este time jogar e, há muito tempo… Ou seja, o Botafogo não leva publico aos estádios e não dá audiencia na tv (há tempos).
    Acabou gente!!!
    Os ultimos a saírem, por favor, apaguem a luz!

    • borntobefire

      duvido que consigam, eu já tentei, abandonar é muito pior, o certo é a união, mas com ação, principalmente ser ativo no clube, frequenta-lo, ser sócio, a ausência só piora as coisas.
      É como na política, o povo não cobra dos políticos, então eles fazem o que querem.

  • Carlos Ramos

    Acho que o nosso goleiro Jéferson falhou feio do gol do Flamenguinho, ele por ser goleiro de seleção e ser veteranos, já deveria ter aprendido que bola cruzada na altura da pequena área, ele tem que sair para abafar a jogada, quando ele pecebeu que o lateral do menguinho ia cruzar, ele teria que ter dado uns dois passos à frente e voado na cabeça do fraquíssimo Alessandro e dado um soco na bola, não ficar plantado no centro do gol, esperando que os zagueiro cortem o cruzamento. O atacante esta de frente para o gol, se ele faz isso, ao menos tiraria o Alessandro da jogada e o Botafogo não sofreria o gol, agora também esse Zeballos deveria ter dado um drible a mais para a direita que ficaria com o gol livre, não chutar em cima do goleiro, assim fica difícil.

    • Saufogo

      Paulo Barreto, você continua chato hein!

    • Caro Carlos permita-me, sempre fui contra se fazer crítica específica a determinado jogador é prejudicial tanto a ele quanto ao time, mais como chegamos ao fundo do poço e nada mais atinge o Botafogo, quero dizer que concordo com você, e que alem de não sair para socar cruzamento tem mais um defeito grave, tem uma péssima saida de bola.

      abç.

      • Julio Cesar

        o sr Paulo Barreto continua sua campanha conta o Jefferson e tanta coisa mais importante a ser discutida e tratada no clube depois vem falar que é Botafoguense

  • Realista

    A verdade é o futebol carioca está, salvo grande reviravolta, fadado ao fracasso. Vejamos a situação dos clubes:
    Botafogo – dívidas astronômicas, 100% de penhora de suas fontes de renda e time fraquíssimo;
    Flamengo – dívidas astronômicas, time fraquíssimo e nenhuma organização administrativa ( apesar da vitória no clássico, não custa lembrar que o time continua na zona da degola);
    Vasco – mal na segundona, dívidas astronômicas e com o fantasma da volta de Eurico rondando o clube;
    Fluminense – uma boa equipe porém com dívidas imensas como os outros, foi rebaixado em 2013 e só está na série A pelo tapetão e seu modelo também não é sustentável ( no dia em a UNIMED sair o clube quebra, já que a dependência é tota).
    Bom, acho que isso resume a realidade dos clubes cariocas. Alguém visualiza um futuro brilhante.

  • FLAVAOFOGAO

    É ISSO AÍ!!LOTEM O MARACANA COM PÇOS DE HOTEL 5 ESTRELAS!! TORNEN-SE SÓCIOS TORCEDORES!COMPREM CAMISAS DE 200 REAIS !! E DEPOIS VEJAM DIRIGENTES DE CLUBEM SAÍREM RICOS DE SEUS MANDATOS E COM O CLUBE MAIS ALGUNS MILHOES DE DÍVIDAS!! MAS NAO CONTEM COMIGO…….

  • russo

    insustentavel por que…sai dai mulambo

  • O BOTAFOGO JA FICOU NESSA SITUACAO EM OUTROS TEMPOS E A DE OUTROS CARIOCAS NAO E DIFERENTE,MAS UM TEM A UNIMED COMO PATROCIONADOR E OUTROS DOIS A CAIXA,QUE NAO DEIXA SUJAR E EDO GOVERNO,vamos botar nosso time pra frente ,porque essa tempestade vai passar, SEJA SOCIO TORCEDOR E COBREM SEUS DIREITOS LOTANDO O ESTADIO PEDINDO MAIS RACA E AMOR A CAMISA ,PARA DIRETORIA ESSE E UM ANO DE ELEICAO …as terao de mudar
    siga exemplo administrativos do os pratas da casa dao RETORNO.

  • Ricardo Bernardino

    Não se pode ser injusto com a torcida. A mesma ladainha já se falou quando o Botafogo ficou 21 anos sem título. Ninguém comenta, mas o que se vê na torcida do Botafogo é uma gente (homens e mulheres) jovens e apaixonados pelo clube. Já passamos situações muito piores. O atual problema é uma gestão que enganou a todos e agora não conseguem mais ocultar os desmandos e uma diretoria que nada entende de futebol. Só para citar o Chico Fonseca era diretor do parque aquático. O Botafogo vai voltar para o Engenhão e as receitas voltarão. Infelizmente o Dória será vendido e as dívidas com o elenco serão quitadas. A parte tributária será equacionada e o o Botafogo voltará ao ATO TRABALHISTA quando assumir um novo presidente, pois este, Maurício Assumpção, está inteiramente desgastado com suas mentiras. Filiem-se ao Sócio Torcedor, pois a tempestade vai passar e o Botafogo será o Glorioso por toda eternidade.

  • carlos machado

    Como eu tenho inveja da torcida do CORINTIAS numa hora dessas.

  • FLAVAOFOGAO

    ACABA DE SURGIR A DENUNCIA DE Q EMPRESA (??) DA FAMILIA DO DENTISTA LEVAVA CINCO POR CENTO DOS CONTRATOS DE PATROCINIO…..NENHUMA NOVIDADE!SE MEXER NESSE VESPEIRO, APARECE MAIS COISAS!!!CORJA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Orlando Soares

      Meus caros torcedores Botafoguenses, não é só nos patrocínios que está a maracutaia (corrupção), se, se for fazer uma devassa nestas contas muitas outras coisa aparecerão;
      – Por que , o presidente aparecia postando fotos ao lado do Prefeito dizendo que havia conseguido a liberação dos terrenos para a construção dos CT’s, Profissional e da Base e até agora , não se fala mais nada, os CT’s nem começaram a serem construídos, e eles estão calados, só na moita.
      – Por que, o presidente, logo após ao fechamento do Engenhão, pediu afastamento do cargo alegando “motivos particulares”. Tenho convicção que ele tem todo o direito, pois disse , que era para cuidar com mais afinco da saúde do pai. Concordo, mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha, foi o fato de que após sua volta, com a poeira do rebu causado pelo fechamento do Engenhão, ele, disse nos meios de comunicação, que o prefeito estava certo, pois , era para a segurança do torcedor.
      – Por que, o Sr. Chico das Piscinas, que ficou encarregado de cuidar do caso Engenhão, não entrou junto à Prefeitura, com pedido de ressarcimento pelos prejuízos, que o tal ato causou ao Botafogo?
      Portanto meus caros, é fazer uma devassa nestas contas do Clube e , ou se devolve aos cofres do Clube, os prejuízos causados ou manda prender todos os envolvidos.
      E olha que nestes últimos anos, foram vendidos muitos jogadores…. e o dinheiro a que o Botafogo tinha direito, onde foi parar?

  • Torcedor Realista

    A situação é simples e clara pela reação dos torcedores:

    Os torcedores não mais se manifestam porque sabem que nada irá mudar.Sou de uma geração de torcedores que o Botafogo fracassou todos seus sonhos com seguidos times medíocres e presidentes e suas equipes incopetentes.Basta ver que os Botafoguenses famosos estão morrendo hoje são poucos e a torcida não se renova porque os pais que são botafoguenses sabem que não vale a pena incentivar seu filho torcer por um time que nunca irá vencer e só irá colecionar vexames.O lema do vasco é que o sentimento não pode parar o do Botafogo tem que ser “O sentimento tem que parar” pois um clube não pode ser medíocre em quase toda sua existência.Por favor deixem o Botafogo morrer porque sabemos que nada irá mudar,não existem mais empresários botafoguenses que investira no clube e não enganem mais as pessoas. Isto vai também para todos aqueles que vivem o dia a dia do clube e não se fecham em uma causa comum que é salvar o Botafogo.Aos sangue sugas do clube do cotidiano fica a mensagem “acabem com o Botafogo de futebol e vivam num clube social na zona sul do rio para curtirem seus dia a dia, mas não envolvam as pessoas neste sentimento, pois somos apaixonados pelo Botafogo e não aguentamos mais sofrer”.Deixem o Botafogo morrer porque pelo menos saberemos que não existirá mais jogos e campeonatos em que nosso clube será humilhado.
    Recado de um botafoguense que um dia acreditou que seu time era grande.

  • Carlos Ramos

    Obrigado por concordar comigo caro Riba X., em todos os gols que o Botafogo leva, fico observando várias repetições para concluir onde foi o erro, quanto ao Jéferson tenho percebido que não só nas bolas cruzadas ele tem errado, como também em alguns chutes onde ele fica olhando a bola entrar e não salta, parece que fica com preguiça de ir na bola, o goleiro tem que ir em todas, ele não treina para isso??? Então não concordo que goleiros que procedam desta forma. Disputa de penaltes também, para mim o goleiro tem que ficar parado no meio do gol, e só ir depois que o atacante bater, pois numa disputa de cinco chutes, alguém vai bater mal, aí o goleiro pega.

  • Andre Cunha

    O pior mesmo é começar a achar que fechar as portas seria mais digno

  • Saufogo

    Fala sério Sr. Paulo Barreto! Você deve fazer parte do Conselho Fiscal que aprovou as contas do Omissão. Só pode ser isso!

  • Saufogo

    Soluções no curto prazo para que o Botafogo não caia para a série B:

    1) Saída imediata do Presidente do clube, pois ninguém mais confia nessa pessoa, nem torcedores ilustres que poderiam ajudar, nem empresários com patrocínios e nem o poder público; quanto a este último setor, a Justiça Trabalhista vai julgar o recurso interposto pelo Botafogo para a volta ao Ato Trabalhista no dia 07/08/2014. Por um acaso algum juiz confia na figura mentirosa do Sonegação? Claro que não!;

    2) Entrada de pessoas comprometidas e honestas no lugar do Omissão e da sua quadrilha até o fim do ano no intuito de que as pessoas citadas acima ( 1 ) possam ajudar, investir e decidir sem medo de serem enganadas;

    3) Volta ao Ato Trabalhista, para que se pague pelo menos alguma coisa aos jogadores com o dinheiro que for desbloqueado; e

    4) Aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal de Esporte até outubro pelo menos, pois neste caso haveria o refinanciamento da dívida tributária e o consequente desbloqueio das receitas, o que facilitaria também o pagamento dos salários dos jogadores.

    PS.: Para o ano que vem, a volta do Engenhão irá depender disso, pois a prefeitura não irá devolver o estádio ao Botafogo, se ainda estivermos com pessoas inescrupulosas na gestão do clube. Isso implica dizer, que nas eleições não poderá ganhar alguém com o perfil do Omissão.

  • RIcardo V

    Carta aberta ao Presidente do Botafogo, Mauricio Assunção.

    Senhor Maurício Assunção, não sou economista, apenas um torcedor, mas estou muito preocupado com a situação financeira que se encontra o Glorioso Botafogo Futebol e Regatas. Tornou-se notória a dificuldade que o clube atravessa, meus amigos alvinegros andam cabisbaixos, os amigos torcedores de outros clubes ainda estão gozando, pensam que estamos com um resfriado comum, ainda não entenderam que a doença é outra e pode levar o doente á óbito. Quando tiverem a verdadeira noção da realidade, acredito que serão solidários e deixarão as piadas de lado. Mas presidente essa carta é dirigida ao senhor que está no comando há dois mandatos e que precisa tomar uma providência de emergência. Se não sou economista tampouco sou assessor para assuntos políticos e administrativos, mas acredito que sua renúncia seria a melhor saída para que nós, botafoguenses, apoiássemos um levante coletivo pra salvar o Botafogo. Imagino que com sua saída o ambiente teria mais transparência, alguém de dentro do clube poderia assumir uma campanha pública de adesão dos torcedores. Ainda tenho minhas esperanças polidas por uma caneta abençoada do congresso, que dê uma última chance para que as dívidas com o estado sejam parceladas. O nosso ídolo Heleno de Freitas disse que o “Botafogo não é lugar de covardes”, então seja homem e renuncie ao seu cargo, não espere que alguns mais exaltados adentrem a histórica sede de General Severiano e tirem “simbolicamente” o senhor de sua cadeira. Tenha a grandeza de reconhecer que errou nas avaliações, nem vou comentar sobre corrupção porque não tenho provas apesar de tossir com tanta fumaça. Presidente, não podemos chorar pelo que não tem mais jeito, o ovo não volta mais para a galinha, a hora é de montar um rolo compressor e partir com tudo para cima das conseqüências das más administrações que o clube teve durante tantos anos consecutivos. A chave para ligar o motor que vai fazer girar a máquina compressora não pode estar em suas mãos, fique de fora desse processo porque nós estamos com muita disposição de mudar esse quadro. Como torcedor posso aderir ao sócio torcedor, comprar produtos oficiais do clube e ingressos para os jogos. Até posso vir a colaborar financeiramente em uma eventual campanha, mas isso se a presidência estiver imunizada da sua presença. Já disseram que o futebol é a coisa mais importante entre as coisas sem importância, mas quando um clube centenário que foi base das conquistas da seleção brasileira, que mais cedeu jogadores, que tem dois craques, Nilton Santos e Garrincha no time de todos os tempos da FIFA, passa por uma situação de falência quase irreversível, isso passa a ter uma dimensão imensa. O Botafogo está em nossas vidas desde sempre, não dá para imaginar o futebol sem a estrela solitária, não podemos virar museu. Senhor presidente, não sou economista, mas sou um torcedor apaixonado pelo meu clube, participei da coletânea de um livro oficial do Botafogo, A Magia do 7, com uma crônica em homenagem ao anjo de pernas tortas. O lançamento foi na sede, no Espaço Glorioso e foi um dos dias mais felizes da minha vida poder estar participando de alguma forma da vida do Botafogo de Futebol e Regatas. Senhor Maurício Assunção se tiver acesso a esta carta, peço que pense com carinho no que sugeri. Separe seus objetivos pessoais do Botafogo, não é crime atuar na política, mas reflita que milhões de homens, mulheres e crianças precisam da alegria e da saúde do Glorioso em campo.

    Saudações Alvinegras

    Ricardo Mezavila.
    Torcedor (RJ)

    • Saufogo

      Prezado Ricardo Mezavila, mande o seu texto para o seguinte endereço de e-mail: ouvidoria@botafogo.com.br
      Pode ser que ele leia, mas acho difícil.
      Só para esclarecer um ponto, vejo muita gente escrevendo que não tem como acusar esse presidente por não ter provas; só que a Justiça Trabalhista tem todas as provas que ele desviou receitas para a Cia Botafogo, sonegando 95 milhões de reais e tendo como consequência o bloqueio de 100% das receitas do clube.
      Uma pergunta que não quer calar: onde foi parar esse dinheiro?

    • Nobre Botafoguense Ricardo, toda a Nação Botafoguense , vai pedir ao Deus Jesus Cristo, para que o Presidente do Botafogo F.R.(RJ), sr. Maurício Assumpção, leia sua belissíma carta.

      Obs: Sr. Maurício Assumpção, Presidente do Botafogo F.R.(RJ), a Nação Botafoguense, súplica: Renuncie, e deixe o Botafogo e a Nação Botafoguense em paz.

  • PR

    Assunção precisa ser afastado o quanto antes da Presidência. Eleições já para o Botafogo.

  • Marcelo

    A maioria dos clubes brasileiros está em situação caótica , devendo as calças . A situação exige profunda mudança : 1o Não se mistura futebol com política 2o Gerenciar clube , é como gerenciar uma empresa particular . Se os resultados não aparecerem em tempo hábil , a direção muda e a gestão também . Senão a empresa fecha as portas . 3o eleger presidente de clube é algo complicado , principalmente se o sujeito usar o cargo como trampolim político , esse indivíduo tem experiência administrativa ? Em resumo , pra sair do fundo do poço , só com muita união dos clubes , fundar uma liga e negociar os campeonatos conforme os interesses do grupo , independente da CBF .

  • Luiz

    Meus Camaradas nosso BOTAFOGO virou casa da mãe joana, o corinthians faz o que quer dentro do clube, jogador que não serve para êle manda para nós e leva o que êles estão querendo, sabe o que vamos arrumar com o Peruano e com o das árabias, merda nenhuma e êles com os nossos uma grana. Temos que ir ao maracanã amanhã e protestar contra esse presidente político de merda.

  • Alternativa

    Querem saber como trabalha(?) Mauricio Sonegação:

    No futebol, Sheik tem história: era Márcio, nascido em Nova Iguaçu, pobre. Adulterou a identidade, virou Emerson, fez sucesso e fortuna. É o Sheik. Agora, aos 35 anos, vive o outro lado da moeda: o desafio de estar num Botafogo que agoniza financeiramente. Sem papas na língua, ele faz críticas ao presidente, empresta dinheiro a companheiros.
    Como vê a atual situação do Botafogo?
    Vivo uma situação particular. Quando saí do Brasil,tive passagens pelo Japão… Minha história é bacana. Com conquistas. Por Flamengo, Fluminense, Corinthians. O Botafogo seria o clube que me daria momento de tristeza. Mas não. Tenho aprendido muito. Só havia vivido a felicidade do futebol. E o Botafogo me levou para uma realidade diferente. Estou amadurecendo aos 35 anos. É lógico que eu não desejo isso para a vida de ninguém. Mas o ambiente de trabalho, mesmo sem a diretoria conseguir pagar, sem honrar os acordos, é bom. Mas ninguém quer passar por isso.
    O ambiente está bom?
    Com toda a incompetência da diretoria, ainda temos um grupo de homens, atletas, jogadores. Diante de toda essa confusão, conseguimos nos respeitar. A comissão tem mérito.
    Você está emprestando dinheiro?
    É chato falar disso, não quero. O futebol é a oportunidade de o moleque sair da favela, do meio do tráfico e sonhar. Você vai do lixo ao luxo. E nem todos são extremamente ricos, como pensam. Nos clubes em que joguei no Brasil, os jogadores, na maioria, tinham conforto. Aqui, estou vendo atletas com dificuldades de botar gasolina. Nunca vivi isso. Mas não esqueço de onde eu saí. A molecada está sem receber. E não recebe salários astronômicos. São três, cinco meses. E tão importante quanto o dinheiro é o carinho. O ser humano espera uma palavra de apoio, conforto, carinho, uma esperança. Óbvio que precisa de grana para pagar contas. Supermercado não aceita carinho.
    O que mais o impressiona negativamente?
    Quando cheguei aqui, fui muito bem recebido. Não tenho nada a dizer. Mas com o passar do tempo, vi situações que não alegram, não trazem benefício, não agregam. Vi promessas não cumpridas. Datas, prazos e nada por salários. No dia acertado, todos ficam esperançosos. Depois, no dia, vem a desilusão. Isso cansa. Ninguém é babaca. Ninguém é idiota. Sou a favor da verdade. Quem vende sonho é padaria. O atleta quer verdade.
    O que é incompetência no futebol?
    O planejamento do Botafogo não pode ser o mesmo do São Paulo. São números diferentes. Há contratações extremamente duvidosas.
    De que ponto de vista? Técnico ou financeiro?
    Do caráter financeiro. Envolvimento de diretoria com empresários… Tem que dar um basta nisso. O exemplo maior é o Botafogo. Tem uma história linda, grandes ídolos. Em sua sala, tem o Carlos Alberto Torres com taça, o Jairzinho, o Mauro Galvão… Com risco de falência.
    Fechar as portas?
    Olha, mas uma pessoa só não é capaz de fechar as portas do Botafogo (o presidente Maurício Assumpção). Por gostar muito do futebol, e do Botafogo agora, uma única pessoa não conseguirá.
    Existe risco de debandada?
    Doa a quem doer, tem que ser sincero. Falar a verdade. Eu, muitas vezes, me prejudiquei na carreira por falar o que penso. Se a lei me dá o direito, não vou mentir. Eu, Emerson, com família, mulher, filhos, sairia. Tenho família, contas a pagar. Mas olha bem: não fico induzindo a ficar ou sair. Isso é muito pessoal. Não posso dar minha opinião. Cada um tem sua própria vida.
    Mas e você?
    Minha situação é um pouco diferente. Eu recebo do Corinthians. O Corinthians me paga. E, assim, o dia que era para ser de alegria é o de maior tristeza. Eu sei que todo dia cinco o meu salário cai na conta. E aqui? Sei que a maioria aqui não. O Julio Cesar é meu amigo, um irmão. Fico pensando nos filhos dele, na mulher dele, na roupa, como estão se vestindo. E a dos outros? É f…
    E o fardo? Está pesado internamente?
    Hoje é sexta-feira. Mas cheguei ao clube na terça e estava um silêncio no vestiário. Pensei que fazia parte por causa da derrota para o Flamengo. Aí, cheguei na quarta e a mesma coisa. Comecei a não entender. Futebol não te dá muito tempo para chorar. Aí, eu liguei a minha caixa de som pensando que ia dar uma animada. Um jogador chegou perto, no meu ouvido… E, baixinho, disse: “Emerson, que bom que você chegou com essa energia toda. Eu não estou triste com a derrota para o Flamengo, mas porque a diretora do colégio me ligou para dizer que mais um mês da mensalidade venceu. E eu não sei mais o que falar.” Na boa, como faz para motivar? E quem entende de futebol sabe o quanto o vestiário é importante. Às vezes, ou muitas vezes, o atleta precisa que um dirigente venha e não minta. Só não pode se sentir abandonado. O Gottardo trouxe um pouco de esperança. Não que ele venha a ser o salvador, longe disso. Não tem a força de um presidente. Mas já é uma pessoa que está passando o que acontece aqui dentro para o presidente.
    Vai ter faixa de protesto contra o Cruzeiro?
    As faixas, por conta do nosso grupo, não vão aparecer mais. Pelo menos, nos próximos jogos, não. A derrota para o Flamengo acendeu o sinal vermelho. Estamos próximos da zona de rebaixamento. Só estamos pensando no jogo. E demos voto de confiança para o Gottardo.
    Enfrentar o Cruzeiro justamente agora é pior?
    Em 2011, quando estava no Corinthians e íamos enfrentar o Palmeiras, um jogador de lá disse: “São 11 contra 11.” Vamos jogar no Maracanã, com toda a magia, e temos que nos motivar mesmo com toda a dificuldade financeira. Se o jogador não se motivar nessa hora, tem que rever muita coisa.
    O rebaixamento dá medo?
    Todo mundo que está ali atrás precisa ter esse medo. Todos que não encaixaram duas vitórias. Estamos distantes do G-8. Eu não acredito que o Botafogo vá cair.
    Decepcionou-se com o Maurício Assumpção?
    Bem… (pensa). Eu não sei. Ele foi um lorde comigo, um gentleman na chegada. E não o conheço pessoalmente. Mas algumas coisas me deixaram triste. Falta de atitude. Em certos momentos, você não pode estender um problema. A minha postura é clara: tem um mês de trabalho, paga. E não se deixa atrasar três meses para pagar um. Mais vale a verdade que doa do que a mentira que iluda.
    E você vai sair do Botafogo?
    (respira fundo). Olha só… Eu tenho propostas, sim. Mas sou homem. Não vou sair agora. Até dezembro eu fico.
    No início do ano, acertaram premiação ou bicho?
    (risos). Se não tem salário vai ter bicho? É legal que motiva, e tudo mais. E no início do ano, o Sidney Loureiro (então gerente de futebol do clube) disse que tinha uma planilha com isso. Ninguém nunca viu essa planilha.
    E sobre o futebol brasileiro? Como você vê a goleada de 7 a 1 para a Alemanha?
    O resultado não é comum. Se por ventura, jogassem de novo, o Brasil não levaria de sete. Todo mundo sabe disso. Teve, de fato, um apagão. Isso é uma coisa. Agora temos de refletir. Os sete gols vieram num momento importante, diante do povo. E só o povo muda. É bom para que os nossos dirigentes possam rever. Se eu for falar de tudo errado, ferrou. A começar pela CBF, que é uma bagunça, e vou até a Série C. Individualmente, a nossa seleção não pode ser questionada. Mas a parte coletiva e tática, o planejamento. A Alemanha
    Pretende encerrar a carreira com quantos anos?
    Vou jogar enquanto estiver me sentindo bem. Não vou roubar, como se diz na gíria do futebol. Não quero jogar com o nome. Mas olha: pelo visto, ainda vou jogar por um bom tempo.
    E já sabe o que fará depois da aposentadoria?
    Vou morar seis meses nos Estados Unidos para melhorar o inglês. E ficar de olho nas oportunidades do futebol. Até TV (comentário).. Gosto muito de falar, né. (risos).

  • lm_rj

    a sobrevivencia do botafogo como time grande eh improvavel em funcao de um aspecto: renovacao da massa torcedora. Neste seculo XXI eh o unico time do rj que nao conquistou nada em nivel nacional, sendo q ate o vasco com uma unica conquista (CB 2011) encontra-se em absoluta desvantagem em relacao a dupla fla-flu, cada um destes com 3 conquistas nacionais neste seculo. Enfim se o botafogo acabar/falir sera triste para o futebol brasileiro, pela sua longinqua historia vitoriosa e celeiro da selecao nos anos 50/60 e sera triste tb pros seus rivais cariocas que terao 2 jogos a menos p realizar no rj ao longo do brasileirao… Outros times ja estiveram em situacao igual ou pior com 98% de chances de queda(caso do meu clube Tricolor carioca em 2009) mas conseguiram viver em funcao do apoio incondicional de sua massa torcedora lotando estadios. Fica a questao: o botafogo tem TORCIDA ENGAJADA p sobreviver? Caso contrario melhor fechar as portas FUI

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo