A verdadeira história na Libertadores começa agora



Caros botafoguenses.

Nesta terça-feira, às 20h, o Botafogo inicia a sua trajetória na fase de grupos da Copa Libertadores de 2014. Depois de passar com merecimento pelo fraco Deportivo Quito (EQU), agora, na fase de grupos, os adversários serão o San Lorenzo (ARG), Unión Española (CHI) e Independiente del Valle (EQU).

Se na semana passada, no Maracanã, o nervosismo inicial foi uma das maiores dificuldades a serem superadas, nesta terça, diante do San Lorenzo, atual campeão argentino, o Botafogo enfrenta um adversário mais qualificado. É preciso que a torcida jogue junto com o time novamente para evitar surpresas já na primeira rodada.

Jogadores como o conhecido meia Leandro Romagnolli, o atacante Ignacio Piatti, artilheiro do Torneio Inicial passado, o goleiro Torrico, que ficou 540 minutos sem levar gols no mesmo torneio, o zagueiro, da seleção colombiana, Carlos Valdés e ainda, Nicolás Blandi, ex-Boca Juniors, e Martín Cauteruccio são alguns destaques da equipe que o time de Eduardo Hungaro terá pela frente do Maracanã.

Classificado, o Botafogo poderá ter na fase de grupos mais tranquilidade para se acertar e mostrar o seu futebol. No entanto, os adversários daqui para frente são mais qualificados e o Alvinegro terá que se superar para fazer história na Libertadores.

E vocês, estão confiantes para a estreia contra o San Lorenzo?



  • Carlos Oliveira

    Os Botafoguenses estão confiante, mas tenho certeza de que muitos não entendem porque o time titular não jogou no sábado, para se entrosar, uma vez que é o que está faltando. El Tanque mata as bolas para o adversário e parece que esqueceu sua técnica (se é que tinha) em outro país.
    O meio de campo parece não jogar junto. Precisam se acostumar uns com os outros e só nos treinos acho pouco tempo.

  • Charles

    O time titular pode se acertar e fazer um bom papel na Libertadores 2014.

    Meu receio , medo , pavor……….é que com certeza vamos precisar de alguns reservas , e vendo os jogos no campeonato carioca , não tem um que se aproveite e diga: Esse pode ser útil ao time titular.

    • kinteiro

      Caro amigo Charles, uma coisa e jogar com os reservas outra e entrar no time titular, Acho que da pra aproveitar o Bollati, Renato, Daniel e Elias o resto realmente nao tem condições.

  • Estou confiante que o Fogão vá conseguir se classificar para a próxima fase e a torcida vai fazer a diferença em todos os jogos no Maracanã. Tenho certeza que a torcida vai a poiar e vai e cria gosto pelas vitórias e pela arquibancada.

  • Alexandre Veiga

    Se o San Lorenzo jogar a mesma bolinha que vi contra o Olimpia (0x2) tá mole para o Fogão. A não ser que nosso treinador europeu escale os reservas.

  • Luiz Frederico Teixeira

    Prezados,

    Concordo com o blogueiro…”agora é a vera”! Os adversários serão melhores e a nossa torcida pode fazer a diferença.

    Entretanto, tenho me assustado ao ver parte da nossa torcida “dando como certa” a classificação para o mata-mata, uma vez que considero que temos um grupo complicado pela frente.

    Não podemos tirar a vitória da última 4ª-feira como parâmetro. Acho que foi a partida de volta contra o D. Quito foi o jogo que todos nós botafoguenses desejávamos e o binômio time-torcida está de parabéns! Porém, não podemos nos iludir e esquecer todos os nossos problemas por conta de apenas uma boa vitória!!

    Algumas considerações, no meu modo de ver, no intuito de voltarmos a realidade:

    1) O time adversário era muito fraco;

    2) A torcida foi o 12º jogador e 12 contra 11 é sempre mais fácil. Não sei se teremos este fator torcida em todos os jogos (espero que sim); e

    3) “El Bonde” Ferreyra não pode ser titular do Botafogo. Eu não acho que o Elias seja um grande jogador, mas só o fato dele ter melhorado significativamente o time, mostra o quanto o nosso camisa 9 é limitado. O Ferreyra é esforçado, brigador, tanto que brigou com a bola o tempo todo, mas atrapalhou vários ataques, de modo que até (!) o Elias conseguiu se destacar!!! Aliás, até o Henrique conseguiu se destacar comparado ao Bonde!!!! Porém, não podemos contar com Elias e Henrique para os jogos mais difíceis!

    O argentino Ferreyra fez um campeonato mediano ano passado pelo Olímpia, onde sequer era titular absoluto. Aos 30 anos, nunca se firmou em um grande clube, tendo surgido profissionalmente no modesto Almirante Brown da Argentina e passado por Deportivo Cali (COL), Deportivo Cuenca (EQU), Macará (EQU), All Boys (ARG), Barcelona (EQU) , além do Olímpia do Paraguai. Após marcar 17 gols pelo Dep. Cuenca em 2007, foi contratado pelo Neweel’s Old Boys, maior time que jogou, e ficou lá entre 2007 e 2009, sem muito destaque, tendo feito 21 jogos e anotado apenas 3 gols. No seu último clube acumulou 62 jogos e 25 gols. Teve duas convocações pra seleção, mas não marcou gols. Ou seja, seu maior feito foi ter sido artilheiro do campeonato equatoriano em 2007!!!!!!! Detalhe, depois disso teve 2 passagens apagadas pelo fraquíssimo futebol daquele país!!! Vale lembrar que ser artilheiro daquele torneio não quer dizer nada, visto alguns exemplos que já tivemos até mesmo no Brasil: Josiel, Souza, etc..

    É claro que, como qualquer torcedor fanático, eu gostaria que o Fogão contratasse o Messi, Thiago Silva, CR7, Yayá Touré, etc mas sei que é impossível.

    Enfim, precisamos de um atacante centroavante de respeito. O Ricardo Oliveira saiu do futebol árabe e está sem clube. Na minha opinião, ele cairia como uma luva neste time. O São Paulo queria contratá-lo pra ser reserva do Luis Fabiano, mas com a chegada do Pato e do colombiano, agora estaríamos sem concorrentes. Em General Severiano ele seria titular e disputaria a libertadores. Vale ressaltar que mesmo com 33 anos, ele fez uma boa temporada e acumulou 32 gols e 12 assistências nos 41 jogos que disputou no ano passado.

    Outros nomes que considero viáveis e interessante são: do atacante Funes Mori, jovem revelação da seleção sub-20 argentina e do River Plate, de 22 anos, que disputou o superclassico das Américas pela seleção principal e atualmente está encostado na reserva do Benfica-POR; e do centroavante Júnior Fernandes, atacante de 25 anos da seleção chilena, que tem nacionalidade brasileira por ser filho de pais brasileiros, ex- Bayern Leverkusen e atualmente insatisfeito no Dínamo Zagreb da Croácia. Ambos seriam boas apostas e tem “estilo” de libertadores.

    Acho que o Botafogo poderia, ainda, pesquisar a vinda do meia-atacante venezuelano, naturalizado espanhol, Jeffrén Suárez , que está encostado no Sporting de Portugal! A janela de transferências europeia acabou e ele não vem sendo aproveitado, ou seja, ou ele vai para mercados alternativos ou fica sem jogar (FOI ASSIM QUE O GALO CONSEGUIU CONTRATAR O OTAMENDI). Ele começou no Barcelona e jogou na seleção de base da Espanha. Ele poderia formar um quarteto ofensivo, com o Lodeiro, JW e Wallyson. Acho que seria o reforço de peso pra vestir a camisa 7 e ser a estrela para o lugar do Seedorf.

    Aliás, bem que o Seedorf podia mandar de graça algum menino dessa nova garotada reserva do Milan que joga na seleção sub-21 da Itália pra reforçar o Fogão por empréstimo. A base da seleção sub-21 italiana nas últimas partidas é treinada pelo nosso ex-camisa 10. Destaco: Marco Pinato (Lateral-Esquerdo, 19 anos), Mattia Desole (meia/lateral, 20 anos) e Davide Di Molfetta (Atacante, 18 anos). Outro jovem reserva do Milan é o esloveno meio-campista Žan Benedičič, de 18 anos, que está sendo tratado em Milão como o novo Kaká! Estes todos estão encostados na reserva, jogando apenas nas seleções de base. Entre outros reservas pouco utilizados também lá nos rossoneros destaco: o meia Riccardo Saponara, italiano de 22 anos, que atua como meio-campo e o atacante Adrià Carmona, de 22 anos, cria do Barcelona e presença constante nas seleções de base da Fúria. A diretoria poderia tentar um empréstimo de algum destes nomes, oferecendo a chance deles ganharem experiência. Seria uma boa jogada de marketing, já que são poucos os Europeus atuando no país.

    Outro nome possível e acessível para o ataque seria o do Jóbson, caso a diretoria aceitasse reintegrá-lo, uma vez que rescindiu contrato na Arábia. É difícil acompanhar o futebol de lá, porém a última informação que eu tenho é que ele fazia uma boa temporada até se machucar e que passou a conviver com lesões….não sei se seria uma boa ideia repatriá-lo…mal comparando, é o mesmo dilema do Adriano Imperador! Em sua melhor fase, sem dúvida o Jóbson seria titular deste time, mas quem garante que teremos o Jóbson de 2009 e não o problemático dos anos posteriores? Por outro lado, o esporte tem sempre exemplos de superação, vide o Ronaldo Fenômeno voltando após tantas lesões e até mesmo este menino Michal do Flu que está superando a dependência química também, entre outros. Além disso, se for para dar a última das últimas chances ao Jóbson, esta seria a melhor hora, uma vez que temos usado o time reserva com bastante frequencia, então ele poderia ser aceito no time “B”, como um teste para saber se ele faz jus a voltar ao time principal.

    Enfim, na minha opinião a equipe precisa melhorar muito se quiser brigar pelo título da Libertadores 2014.

    O que vocês acham?!?!

    Saudações Alvinegras,

    Luiz Frederico Teixeira.

    • euler

      Meu caro concordo em tudo com você, ocorre que fazer o Maurício e sua diretoria pensar grande é difícil, eles só pensam em Ferreyra, Jajá, Tatá, Tutu principalmente. Somente se moveriam se o time começar mal contra o San Lorenzo, pois se o Wallison, reserva do cruzeiro, são paulo e bahia, fizer um gol milagroso, vão se dar por satisfeitos e aí vamos entrar pelo cano quando formos jogar fora, não haverá mais tempo. Ficaremos sem a libertadores e sem o carioca. VAmos rezar, só rezando.

    • Leandro Alemida

      Meu caro infelizmente o Botafogo não tem um funcionário como vc no departamento de futebol. Todos os nomes por vc levantados são de contratações possiveis, mas somos vendidos a empresários que so nos mandam refugos que as vezes dão certo. A falta de profissionalismo é gritante dentro dos escritórios de GS.

  • Eu diria até que a verdadeira história vai começar agora devido ao retorno à competição de um dos seus clubes pioneiros, que só não fez história devido ao altíssimo nível de competitividade (1963) e de armações, doping e juízes omissos (1973) do seu tempo.

    Se o time jogar com espírito de Libertadores, estando os atletas na boa forma técnica demonstrada pela maioria na pré, é torneio para ir longe, para mostrar a nossa força com vistas a um futuro que, como torcedores, merecemos faz tempo.

  • Ed

    A lista dos times que iremos enfrentar já diz tudo . Com exceção do SAN Lorenzo que tem tradição , o resto é baba . O mais difícil foi chegar lá . O maior problema é o enfraquecimento da equipe em relação ao time que ganhou o carioquinha em 2013 . Sem F. Gabriel , Seedorf , Vitinho , Bruno Mendes , mesmo o R. Marques , que cumpria importante função tática , fez bom primeiro semestre , o time não convence . Tem razão , vai depender da torcida pra avançar , empurrando , intimidando e pressionando juízes e adversários . SAN

  • euler

    Enquanto isso no botafogo, a diretoria tenta, tenta, estuda, estuda e não contrata nenhum centroavante e meia de qualidade, tudo enrolação. Vamos rezar para esse time dar certo, com o milagroso Wallison, reserva no cruzeiro, no são paulo e no bahia, se superar e voltar a fazer gols, porque o Ferreyra e o Elias, estamos mal.

    • Fábio Junkes-SC

      Olha o Zeballos vem aí…. Se vier vai ser outra história e assim o time fica mais emcorpado em seu ataque. FOGO NELES!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Goleiros: 1 – Jefferson, 12 – Helton Leite e 22 – Renan

    Laterais: 2 – Lucas, 3 – Edilson, 6 – Julio Cesar, 18 – Anderson e 30 – Junior Cesar

    Zagueiros: 4 – Bolívar, 21 – Dória, 13 – André Bahia e 16 – Dankler

    Volantes: 5 – Marcelo Mattos, 8 – Renato, 11 – Gabriel, 23 – Bolatti, 17 – Rodrigo Souto, 26 – Fabiano e 28 – Airton

    Meias: 14 – Lodeiro, 10 – Jorge Wagner, 15 – Octávio, 7 – Daniel, 27 – Cidinho, 24 – Gegê e 29 – Ronny

    Atacantes: 9 – Ferreyra, 19 – Wallyson, 25 – Elias e 20 – Henrique

    Eis a lista de inscritos na “Liberta”. É o que temos, porém na próxima poderiam dar chances a Matheus Menezes (zagueiro), Dedé (volante) e principalmente Jeferson Paulista (meia) sem contar que o tal de Zeballos finalmente estaria chegando e Jobson poderia ganhar mais uma chance(?). O que os blogueiros acham??????

  • cícero enoque gouveia

    Com certeza agente vai se classificar……………………………………………………………………………………………………..Mas, publicar no site do Botafogo de FR, notícias dos adversários; só nós fazemos isto.

  • Mc

    Sei que a libertadores e prioridade, mas nao me acostumo ver o botafogo la em baixo no ridiculo carioquinha. Desde 2006 disputamos titulos no rio.

  • FLAVAOFOGAO

    só venderam 10 mil ingr até agora, graças ao olho grande desses dirigentes safados !!
    como nao tenho carteira falsa, nao vou 80 pratas é f…………cretinos !!!

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Muitos chamaram o jogo da semana passada de jogo do ano para o Botafogo. E foi. Mas amanhã temos o NOVO JOGO DO ANO. Ainda mais importante. E se tudo der certo novos jogos do anoa virão. San Lorenzo é para mim, junto com o Cruzeiro o batalhão de frente da Libertadores. Depois vem o Atlético-MG entre o batalhão de frente e o batalhão do meio. Nós estamos no momento e até prova em contrário entre o batalhão do meio e os galinhas mortas. No entanto, devido a sinergia positiva criada após o jogo passado é possível uma vitória. O time vem embalado e o Wallyson é fundamental como jogador de velocidade. Se o Lodeiro e o Jorge Wagner acertar assitências e o EL BONDE conseguir ver bola em algum momento pode ser que dê. A questão do looping positivo em biologia é chamada de “time embalado”, “time em boa fase” no jargão do futebol. Com o time vindo do embalo do jogo passado e a torcida colocando pelos menso uns 20, 25 mil dá pra acreditar. O jogo contra o melhor time disparado do nosso grupo em casa é o jogo chave é claro

  • Evandro Ribeiro

    Atenção pessimistas que estão sempre de plantão. Será que os senhores, que presumo botafoguenses, poderiam dar uma tregua em seus comentários cépticos, e se engajarem nessa corrente de positividade que tomou conta da grande nação alvinegra, após a brilhante vitória de quarta feira passada? Será que os senhores não têm um mínimo de sensibilidade e bom senso para compreeender que é com esse time que disputaremos eesa fase da Libertadores, e que essa diretoria vem fazendo um excelente trabalho a despeito dos intempéries

  • Evandro Ribeiro

    continuando… é chegada a hora de unirmos em pensamentos positivos e torcer incondicionalmente pelo nosso Glorioso. E assim convido a todos a cantarem essa música que eu e meu filho fizemso em homenagem ao Fogão. É um mix de música do Zeca Pagodinho (botafoguense), do hino do nosso time e alguns verso de nossa autoria, no rítimo do pagode “Coração em Desalinho”

    “ETERNAMENTE CAMPEÃO”

    Pelos campos dessa vida,
    Tua estrela te conduz,
    Botafogo Glorioso,
    Paixão eterna que me seduz.

    Foste herói em cada jogo,
    tantas vezes campeão,
    Alvinegro carioca
    Pelo Brasil és time de tradição.

    Esse canto é por ti Fogão!
    Esse canto é por ti Fogão!

    Estrela tão solitária, oh esplendor,
    Te seguirei eternamente,
    O teu escudo é o mais bonito,
    Meu amor por ti…infiiinito.

    Agora, uma linda emoção me devora,
    Alegria sorriu com a vitória,
    Não sei viver sem meu Fogão,
    Eternamente Campeão!

    Saudações Alvinegras!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Mais um tiro n´água da diretoria do Botafogo! Deixou uma merda de investidor atravessar o negócio e levar Zeballos para o Olimpia. Como não houve acerto no clube Paraguaio, emnpurraram o jogador para o Botafogo, porém um pouco tarde de mais pois não poderá ser utilizado nessa fase da Libertadores. Que competência!!!!!!!

  • SAPORECADICOLATINA

    O FOGAO VAI ENTRAR COM TUDO HOJE A NOITE. VAMOS EM FRENTE FOGAO. FAZENDO BASTANTE GOLS. TENHO FE NESTE TIME. NOS BOTAFOGUENSES ESTAMOS SUPER EMPOLGADOS COM ESSE TIME QUE TEM TUDO PARA SER CAMPEAO DA AMERICA. BOTO FE NO FOGAO. QUE AS NOSSAS ESTRELAS SOLITARIAS BRILHAO O CEU DO MARACANA HOJE A NOITE. UMA FESTA BEM BONITA COM MUITOS GOLS PRA GALERA. FOGAO A SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ. PRA FRENTE FOGAO. 3X0

  • COM TODO RESPEITO AO TIME DO PAPITO,MAS VAI DAR FOGÃO NA CABEÇA,TENHO CERTEZA,
    SE JOGAR COM SANGUE,COMO NO JOGO DA PRÉ-LIBERTADORES,DÁ FOGÃO,COM PELO MENOS
    2 a 0,COM GOLS DE WALLYSSON E FERREYRA.
    SE ESTA DIRETORIA NÃO FOSSE TÃO LERDA,JÁ TERIA CONTRATADO ZEBALLOS E TRAGO
    DE VOLTA LOCO ABREU E JÓBSON,PARA ESTA FASE DA LIBERTADORES.
    LOCO ABREU E JÓBSON ESTÃO IMPLORANDO PARA VOLTAR PARA O FOGÃO,MAS O PRES.
    ANTI-ÍDOLOS E O SECRETÁRIO DO A.BAR.,CH.FONS. E O OMISSO ED. HÚNG.,NÃO FAZEM
    NADA,OU MELHOR FAZEM É MERDA,REFORÇAM O OESTE(TIME COM CAMISA IGUAL À DOS
    MULAMBOS MALDITOS),COM NOSSAS PRATAS DA CASA.PORQUE NÃOMANDARAM OS GÊMEOS MULAMBEN-
    TOS E O RENATO DE BRINDE?
    VOLTE LOGO LOCO ABREU,AQUELA FESTA PARA SEEDÃO MARAJÁ,SERÁ FICHINHA,PERTO
    DA QUE FAREMOS NO AEROPORTO PARA O RETORNO DO ETERNO CARRASCO DOS MULAMBOS!

  • VAMOS LÁ GALERA DO FOGÃO,VAMOS AO MARACA EMPURRAR O FOGÃO RUMO A VITÓRIA NA ESTRÉIA DO FOGÃO NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES,HOJE FRENTE AO SAN LORENZO,
    SE A GALERA APOIAR ATÉ O FIM,TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VENCEREMOS E COMEÇAREMOS
    COM O PÉ-DIREITO,NOSSA CAMINHADA RUMO AO TÍTULO.
    SE O PRES. ANTI-ÍDOLOS TROUSSER JÓBSON E LOCO ABREU(QUE ESTÁ LOUCO PARA VOLTAR),
    JÁ PODEM ENTREGAR A TAÇA LIBERTADORES DE 2014 EM GENERAL SEVERIANO ANTECIPADA-
    MENTE.
    30.000 BOTAFOGUENSES HOJE NO MARACA É POUCO,VAMOS LÁ GALERA,DÁ-LHE FOGÃO…
    ZEBALLOS VEM AÍ E O BICHO VAI PEGAR,RESERVEM CAMISA 7 PARA ELE,JOGA FÁCIL.
    PLACAR DE HOJE 2 a 0,GOLS DE WALLYSSON E FERREYRA.

  • FLAVAOFOGAO

    ACABEI DE VER A NOVA CAMISA EM MAOS……PORQUE A PUMA NAO CAPRICHA IGUAL ELA FAZ COM CLUBES LÁ DE FORA? O MATERIAL E DE BAIXA QUALIDADE, E A PRETA COM UMA FAIXA DOURADA Q É FEIA PRA CACETE!!!!UMA PENA, NAO COMPREI………

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo