Revelar é uma boa solução para equilibrar as finanças



Nos últimos anos, o Botafogo voltou a ser um clube formador de jogadores. Depois de anos sem revelar grandes nomes, uma boa safra surgiu liderada por Dória, Gabriel, Vitinho e Jadson.

Os dois últimos já foram vendidos e garantiram um bom dinheiro ao clube. É claro que o time estaria melhor com eles, principalmente o meia-atacante, mas o CSKA se aproveitou da baixa multa rescisória e levou Vitinho para a Rússia. Enquanto isso, Dória e Gabriel se firmaram e vivem sendo especulados em clubes do futebol europeu.

Num mundo ideal, o Botafogo não precisaria vender nenhum jogador e qualificaria seu elenco cada vez mais jogadores da base. Mas vivendo problemas financeiros, a melhor solução para angariar recursos, infelizmente, é a venda de jogadores. E para não sofrer tanto com isso, a roda da revelação de jogadores deve seguir.

Segue um exemplo: caso Dória seja vendido, Matheus, que era para ter jogado no lugar de Dória naquela partida contra o Coritiba em 2012, terá mais chances. Naquela ocasião, Matheus era tido como grande promessa e Dória era seu reserva. Porém, Matheus sofreu grave lesão e teve a evolução interrompida. Quem garante que Matheus não pode explodir agora, recuperado e mais experiente, e virar titular?

E assim segue a roda da revelação. É triste ver um bom valor ir embora, mas com o caixa reforçado, bons jogadores podem vestir a camisa do Botafogo num futuro próximo.



  • AlvinegroFiel

    Caros alvinegros,

    Concordo que a sobrevivencia do nosso Botafogo depende cada vez mais de sua torcida e da revelacao de jogogadores da base. Pouco se pode esperar da exposicao do clube na midia. Ao abrir hoje online a pagina do Lancenet, vi noticias em destaque do Vasco, segunda divisao, e do Flu (B-2), salvo pelo tapetao, alem, naturalmente, dos mulambos, que estao sempre em destaque. Do nosso querido e glorioso BFR, que por merito vai disputar a Libertadores em 2014, apenas uma foto, em tamanho minusculo, do Jorge Wagner, embaixo na pagina. Salvo engano, foi o que pude ver. Mais alguma noticia, ja velha, so mesmo clicando na bela e famosa Estrela Solitaria. Acredito que parte dessa indiferenca deve ser debitada aa nossa diretoria, por nao gerar noticias importantes sobre o clube. Tudo que se pode noticiar sobre o Botafogo nos ultimos dias, e repetidas vezes, foram a contratacao do JW e o aproveitamento do tecnico da divisao de base. Certamente, eh frustrante para o torcedor buscar noticias do Botafogo nos meios de comunicacao e pouco se poder ler sobre o clube. Acredito que soh mesmo o fortalecimento do quadro de socios e a revelacao de jogadores poderiam tornar o Botafogo um clube financeiramente mais estavel, e cada vez menos dependente desta fonte de renda gerada pela exposicao. No entanto, vale lembrar que para revelar novos valores eh preciso de um elenco forte, sob pena de queimar os jovens em inicio de carreira. Que a Estrela Guia ilumine o caminho do glorioso! Que o Botafogo encontre uma forma de permanencer forte e respeitado, para que possa continuar dando alegrias aa imensa nacao alvinegra carioca. Que 2014 seja um ano de prosperidade para o nosso BFR e toda a sua imensa torcida. Saudacoes alvinegras!!!!!!

    • Nelson Ribeiro

      Os jogadores da base precisam de formação técnica e tática. A torcida também. Quanto mais a torcida se educa mais questões e cobranças qualificadas irão expor. Não sejam corneteiros por serem chatos. Conheçam mais futebol e sejam sensatos.

    • Nelson Ribeiro

      No entanto, vale lembrar que para revelar novos valores eh preciso de um elenco forte, sob pena de queimar os jovens em inicio de carreira.
      ___________________

      No que o amigo escreve acima, essa frase diz tudo sobre a necessidade de se ter bons mentores e justifica a contratação de alguns jogadores experientes como Seedorf, Bolívar, Júlio Cesar, Renato e agora o JW. Outros que já tiveram rodagem em clubes formadores (some o Rafael Marques) são bem vindos pois entendem muito bem o que é compensar a deficiência da qualidade técnica com um bom futebol coletivo, de disciplina tática rigorosa e multifuncional, enquanto se forma as habilidades individuais. É o toque e a pose de bola, é a marcação de 3 com a sobra de dois na defesa ou o desdobramento de duas linhas de 4 e rápida transição da defesa para o ataque e na recomposição do sistema defensivo.

    • Hugo Teixeira

      Caro alvinegro fiel, concordo em gênero, número e grau com o que vc disse. Saudações alvinegras.

  • Orlando Soares

    Luiz Gustavo Moreira, o Sr. esqueceu o Jadson vendido no início do ano. Senhores, este é o grande feito da gestão do Maurício, a recuperação da “Base” do Clube; um setor que não se pode esquecer, como ficou esquecido nestas décadas todas. Até os anos 70 o Botafogo foi um grande celeiro de Carques, quem esquece a famosa “Escolinha do Neca” do Botafogo.
    Temos que parabenizar sim, o Maurício, o Eduardo Hungaro, só não se pode deixar de lado a montagem coerente do elenco; um elenco que seja forte e bem equilibrado; por exemplo, no elenco atualmente já tem muito atleta com idade avançada . Outra coisa, lemos em todos noticiários que, o Seedorf não fica após junho, que o Dória pode sair, que o Elias pode sair, até o Gabriel já houve noticia que o Porto de Portugal está de olho nele e não se tem noticia de que a Diretoria está se movimentando para obter peças de reposição, mas peças de qualidade.
    Por isso, nós torcedores postamos nossos comentários sempre com criticas à Diretoria.

    • Nelson Ribeiro

      Pelo histórico recente dá para entende que pode ser uma coisa ou outra, né? Quando o Seedorf foi contratado, só soubemos na última hora. A diretoria trabalhou certo e em silêncio. Mas pode ser também por falta de caixa. Além disso, eles devem esperar que o Duda tenha um dizer nas necessidades.
      Quanto às suas críticas, é exatamente o tipo da crítica que o clube precisa, bastante consciente e bem refletidas. Gostaríamos que todo torcedor que criticasse tivesse o nível de questionamento teu.

  • Nelson Ribeiro

    Foi depois de 2009 quando quase caiu pra série B que o Botafogo viu a necessidade de mudar. Adotou a filosofia formadora. contratou o Caio Jr, começou a trazer jogadores da base já sob a influencia do Húngaro e do Sidney Loureiro. No entanto a base só foi integrada a partir da vinda do Oswaldo. Então o trabalho na base acelerou. Primeiro o Oswaldo formou o Jair Ventura no esquema dele, depois enviou o Jair para a base e trouxe o Húngaro. Formou o Húngaro no sistema dele e o manteve como auxiliar e ao mesmo tempo treinador da base. Como auxiliar tinha a participação direta no aprimoramento técnico dos jovens atletas. Para quem não sabe o que quer dizer base integrada, essa é uma forma onde os juniores se formam jogando no mesmo esquema do time titular. Isto elimina grandes adaptações quando o atleta passa para o time de cima.

  • Rs

    É em cima disso que o botafogo tem que
    fazer por onde estar sempre por cima,de
    preferencia pegando os mulambo como nos
    tempos passado.eu acredito no húngaro,só
    em jogar com 2 atacante já é uma boa.
    Feliz natal e próspero ano novo,a todos vocês
    e família.

  • Darkman

    Precisamos de qualificar o elenco, temos os garotos mas precisamos sim é ter mas jogares.
    Nosso ataque está fraco demais e além disso precisamos de jogador para disputar vaga com o Marcelo Matos.
    Enfim até o momento nenhum anúncio além do Jorge Wagner.

  • Markus Vinicius

    acho estranho uma coisa… temos que criticar sempre…e facil apontar os erros ..mas vamos rever algo ..quanto tempo nao viamos o nosso time brigar por algo…sei que vacilamos no final ..mais um congromerado de coisas fizeram o resultado das coisas… Nao podemos so jogar as coisas em cima da diretoria…algo que as vezes acho justo msm , mas essa msm diretoria atual que fez vendermos o nosso primeiro jogador acima dos 10mil… vamos pensar e facil criticar demais..criticaram tanto o oswaldo ..mais em 2 ano levou novamente o nosso time a libertadores e naum me esqueço que fomos o melhor do carioca …e o melhor carioca do campeonato mesmo que perdendo força ao longo… hj quem estaria do msm calibre dele pra o lugar q ele ocupava … temos outra vez apostar …em começar denovo … so que acho que nos torcedores deveriamos começar denovo tbm e assim voltar a apoiar..criticar e fácil …mais critica dando a solução, mais naum soluções de uma mente vazia e sim algo que realmente vale a pena dizer….e se fazer

  • Orlando Soares: concordo inteiramente contigo. Nada a reparar. Mas, o Brasil é um país continental. Está errado o Botafogo quando entende que jovens que possam vir se consagrar estão apenas em Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Olaria ou Humaitá. Estou fora do Rio de Janeiro há anos e, quando ali morei, fui Árbitro da Federação Carioca, ligado ao Departamento Autônomo e apitava muitos jogos nos subúrbios do próprio Rio de Janeiro. Não sei hoje, mas, naquele tempo o Pavunense fazia um trabalho extraordinário e cedia jogadores ao Santos (João Paulo, Babá, Juari e outros), como também faziam o Nacional de Santa Cruz – tinha um campo simplesmente espetacular – e o Mavilis. Mas, a grande mina de ouro é fazer o trabalho que o Santos faz. Sair do Rio de Janeiro, garimpar por outros estados. Isso tem um custo, claro, mas também é vantajoso. Veja, também, o trabalho feito pelo Vitória/BA nos tempos desse fenomenal Péricles Chamusca – que deveria ser contratado, isso sim, para comandar a base botafoguense, sem promessa de ascender ao profissional. Só a base. Eu sou contra a ascensão do Húngaro se não tiver alguém a altura para substituí-lo na base. A nossa diretoria deveria espalhar pelo menos uns 20 olheiros na Copa São Paulo, em diferentes estádios. É preciso parar de imaginar que só os times que chegam nas finais tem bons jogadores. Existem excelentes jogadores, aproveitáveis, que o clube sequer passa da primeira fase – e o sujeito, às vezes só, não pode fazer milagres. Isso sim, eu chamo de trabalho “profissional” na base. A observação. Temos que parar de ficar esperando que empresários tragam seus jogadores e usem a nossa camisa/marca para promove-los. Só isso!

    • colocacao espetacular a sua, sou botafoguense inchado, moro em minas gerais, precisamente em juiz de fora, cidade cheia de botafoguense e sem aproveitamento nenhum no que diz respeito a trabalho de base.

  • Jair

    Mantendo o atual elenco (pagar as contas primeiro), já é um grande começo!!

  • LUIZ ROBERTO BASTOS SEREJO

    Concordo plenamente com as palavras do nosso amigo TORCEDOR FIEL! Só não entendo uma coisa: vender aqueles jogadores já entrosados com o Clube para “fazer caixa” para comprar outros jogadores que não se sabe se darão certo? Não dá para entender.

  • CARO LUIZ GUSTAVO, O MAIS TRIATE AINDA É O BOTAFOGO REVELAR ALGUNS JOGADORES IREM EMBORA A PREÇO DE BANANA E FICARMOS COM UM MONTE DE JOGADORES EM FIM DE CARREIRA FICANDO NO CLUBE SEM RETORNO NENHUM FINANCEIRO

    OS SALÁRIOS PAGAOS AOS JOGADORES VELHOS EM FIM DE CARREIRA E SEM FUTURO PODEM SER GASTOS EM MELHORIAS E MAIS CONDIÇÕES PARA OS JOGADORES JOVENS.

    O BOTAFOGO PRECISA SE DESFAZER DAS MALAS SEM ALÇA E CARAS, QUE VEM PARA O BOTAFOGO PARA SE APOSENTAREM, E ISSO TUDO TEM NEGOCIATAS COM EMPRESÁRIOS.

    TEM QUE MANDAR EMBORA EDILSON, BOLIVAR, JULIO CESAR, MARCELO MATOS, ANDRE BAHIA, RENATO, RAFAEL MARQUES, ELIAS, HENRIQUE, HYURI, BRUNO MENDES E ATÉ O JEFERSON E SEEDORF PARA FAZER GRANA COM ELES E NÃO MANDAREM EMBORA OS GOLEIROS CRIAS DA CASA E TRAZER UM GOLEIRO QUE É O TERCEIRO RESERVA DO CRICIUMA, QUE ISSO TEM FALCATRUA POR TRÁS DISSO.

    DEIXEM O RENAN E ANDREY QUE SÃO EXCELENTES GOLEIROS E EMPRESTEM O MILTON RAFAEL E LUIZ GUILHERME.

    TROUXERAM O JORGE WAGNER PARA JOGAR UM ANO SÓ NO MÁXIMO, E DEPOIS O QUE FAZER COM ELE?

    TRAGAM O FEIJÃO DO BAHIA, EVERTON LATERAL ESQUERDO DO CRUZEIRO, CARLINHOS PARAÍBA, EMARCUS VINICIUS DO SUB 20 DO NAUTICO QUE COM MIXARIA E MANDANDO EMBORA A MULAMBADA VAI SOBRAR GRANA AINDA.

    • saufogo

      Ainda bem que você não é dirigente do Botafogo. Meu Deus do Céu!!!

      Feliz Natal amigo.

  • Carioca

    o Botafogo por enquanto so esta piorando

    Saiu Lucas Zen(apesar de ter falhado quando entrou no segundo tempo é bom jogador vide 2011 quando foi titular ate a chegado do renato)

    Saiu Rodrigo Defendi(Não vai fazer falta)

    Saiu Milton Rafael(Não vai fazer falta)

    venho Jorge Wagner(bom auxiliar tecnico)

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo