Mais arriscado do que optar por Hungaro é não reforçar o elenco



Há muitas formas de se analisar a opção da diretoria do Botafogo, ao escolher Eduardo Hungaro como treinador da equipe no ano do retorno à Libertadores. A primeira delas é a recusa em pagar os valores exorbitantes que a grande maioria dos profissionais exige. A medida é louvável, e talvez (ou tomara?) seja a realidade dos grandes clubes daqui a poucos anos.

Hungaro, de 50 anos, jamais dirigiu um grande clube. Mesmo assim, o profissional é visto com bons olhos dentro do Glorioso. Todos em General Severiano têm certeza de que ele é completamente capaz de dar continuidade ao bom trabalho de Oswaldo. O problema é que não basta que quem pilote o avião esteja tranquilo de que a aeronave não cairá. A tripulação (leia-se elenco e torcida) precisa confiar. É besteira achar que tais fatores não interferem na viagem.

Contudo, duas perguntas devem ser respondidas. A primeira e mais importante delas: a economia que será feita no treinador será revertida para o fortalecimento do elenco? E depois: após dezessete anos sem disputar a Libertadores, era o momento ideal para tomar uma atitude tão arriscada?

O risco de pôr alguém sem experiência no cargo é ainda maior em razão do calendário alvinegro. Uma atuação ruim em Quito, no primeiro jogo da Libertadores, poderá comprometer todo o trabalho.

Qualquer decisão que saia do lugar-comum no viciado meio do futebol merece ser enaltecida. E nisso a diretoria do Botafogo está de parabéns. Agora, para que a probabilidade de se ter sucesso seja maior, é preciso dar bons jogadores para Hungaro trabalhar. Hoje, com o elenco que o Alvinegro possui, nem Tite ou Autuori teria condições de fazer um grande trabalho.



  • henriqui reina

    Acho que foi a medida mais acertada, além de conhecer todo elenco já provou sua capacidade na base. Lembra Zagalo quando começou! Deus vos ajudara, caro Hungaro, a direcionar nossa equipe à glória. Abraços e felicidades.

    • Cavalito Paraguaio Apreensivo

      Começar numa libertadores. Não é obrigação de ganhar, pois faz parte do jogo também perder, mas dar vexame é que não queremos e não somos o Tapetinho Futebol Clube para ficar virando mesa toda hora.

    • paulo albuquerque

      não, o caso dele se assemelha ao do Autuori que veio de Portugal , ninguém conhecia, treinava time pequeno de lá, pegou um time médio e nos deu um título. Mas tínhamos 2 bons zagueiros e 2 bons atacantes. E hoje?

      • O PRIMEIRO REFORÇO QUE O BOTAFOGO É MANDAR EMBORA OS JOGADORES INÚTEIS, SEM FUTEBOL E RETORNO FINANCEIRO.

        SE MANDAR EMBORA EDILSON, BOLIVAR, JULIO CESAR, MARCELO MATOS, LUCAS ZEN, ANDRE BAHIA, RODRIGO DEFENDI, LUCAS ZEN, RENATO, RAFAEL MARQUES, ELIAS, HENRIQUE, HYURI, BRUNO MENDES VAI SOBRA GRANA PARA CONTRATAR PELO MENOS QUATRO BONS JOGADORES PAGANDO SALÁRIOS COMPATÍVEIS QUE O CLUBE POSSA PAGAR.

        CONTRATAR O FEIJÃO CABEÇA DE ÁREA DO BAHIA, É JOGADOR BOM, NOVO E BARATO JOGANDO COM GABRIEL, O EVERTON LATERAL ESQUERDO DO CRUZEIRO QUE ESTÁ NA RESERVA É MUITO MELHOR QUE JULIO CESAR E LIMA JUNTOS, TAMBÉM A CUSTO BAIXO, O CARLINHOS PARAÍBA ESTÁ SENDO OFERECIDO DE GRAÇA AO VASCO E NO BOTAFOGO CAIRIA COM UMA LUVA JOGANDO PELA ESQUERDA, QUE AJUDA NA MARCAÇÃO E APOIA AO ATAQUE, TEM UM GAROTO DO NAUTICO SUB 20 MARCUS VINÍCIUS CENTRO AVANTE, UM BOM JOGADOR QUE VI JOGANDO NESTE TORNEIO.

        O BOTAFOGO TEM QUE SABER CONTRATAR PARA FORMAR UM BOM TIME JOVEM E COMPETITIVO PARA 2014.

        JEFERSON, GILBERTO, DANKLER, DÓRIA, EVERTON, FEIJÃO, GABRIEL, SEEDORF, CARLINHOS PARAÍBA, OTÁVIO E MARCUS VINICIUS OU SASSÁ.

        • vc é louco???

        • Wagner Lamas

          Isso só poder ser piada, parece escalação do Guaratinguetá

      • Peter Pot@mus

        Se passarmos pelo D. de Quito, enfrentamos:

        – Independiente del Valle;
        – San Lorenzo;
        – Unión Española.

        Dá para passar, pelo menos em segundo, nesse grupo? Dá, tranquilamente. São times desconhecidos e aparentemente são fracos, com exceção do San Lorenzo. Jogando um futebol minimamente descente, o Botafogo se classifica para a próxima fase. Daí pra frente, não dá para saber o que pode acontecer, ou melhor talvez até dê, porque com o atual time o Botafogo deverá ser eliminado assim que enfrentar um adversário mais qualificado na fase de mata-mata.

        • Não existe time fraco, fraco foi o Atlético MG (ou patético mineiro). Achou igualmente a vc
          que o Raja Casablanca era fraco e nem prestou atenção no jogo. Tava com a cabeça no
          Bayern Munique. Esqueceram de jogar bola. Ferrou tudo. O grande mal do futebol brasileiro é achar que só nos jogamos futebol no mundo….acabou…

          • Peter Pot@mus

            Concordo com você. Entretanto convém ressaltar que não ganhar do Deportivo Quito, realmente melhor nem seria participar da Libertadores. Quanto a primeira fase de grupos, se o time jogar o feijão com arroz, passa de fase. Daí para frente em confrontos de mata-mata, com o time atual que o Botafogo, fica muito difícil.

          • Existem sim times fracos e até times esforçados mas que não são grandes.

            O Botafogo, jogando “pedrinha” no campeonato, nos deu uma demonstração disso.

            Esforçado – Atlético-PR… Não jogando mais quase nada do que podia jogar, o Fogão entrou sério e humilhou os paranaenses com uma goleada sonora.

            Fraco – Criciúma… vinha ganhando de todo mundo, acho que com 6 vitórias seguidas mas com um Botafogo ainda mais focado, não viu a bola (só conseguiram chutar com algum perigo ao gol do Jefferson no meio do segundo tempo).

            O time adversário do Galo era fraco, com um sistema tático muito bem treinado mas ainda assim, fraco.

            Só que jogaram o jogo das suas vidas (o país está sem dormir até agora) e quando o Atlético se viu perdido em campo, até toque de bola de Barcelona os marroquinos mostraram mas se o Galo também entrasse como se este fosse uma espécie de metade do jogo da vida, teria atropelado sem dó. Claro que os caras foram se encorajando, se encorajando e nos contraataques, mataram a partida e poderiam ter armado uma goleada que entraria para os anais do futebol. Talvez um placar que jamais seria repetido depois.

            Acho que é mais ou menos assim.

            _______________________________

            Os adversários do Fogão caso ele passe da pré (um jogo mais psicológico do que técnico) são fracos sim. Se o Botafogo encarar os 3 jogos daqui só a sério, sem muito esforço, vence os três e aí, basta guardar o gás para os 3 fora do país.

            Não é coisa das mais difíceis. Na segunda fase é que a coisa vai começar a pegar e mesmo assim, jogando com um bom atacante, nem o Cruzeiro mete medo.

          • Mario Luna

            o mais engraçado do jogo foi um time brasileiro, com toda sua “falsa malandragem” tomar um penalti cavado, ao melhor estilo “cai cai Brasil” hahahahahaaa..

    • paulo

      acho certo. afinal, hoje o que mais conhece o botafogo, por dentro das suas dificuldades em geral. mas, deixar de contratar um lateral esquerdo; um ótimo centroavante o máx. biancucchi, o ideal por vários gastos – e um corredor nato, já conhecido nos campos brasileiros; e principalmente, é não deixar de ter-se, pelo menos dois times completos e competitivos para o bi-carioca, a taça brasil – libertadores, e depois o brasileirão 2014.

  • Mateus

    parei de ler aqui

    Hungaro, de 50 anos, jamais dirigiu um grande clube.

    primeiro antes de postar procura informações sobre ele antes de digitar besteira , grato

    • William Aragão

      Qual GRANDE CLUBE ele dirigiu? um timeco em portugal?

      • SÓCRATES CACHAÇA

        E vai continuar sem dirigir um time grande…kkkkk

    • Welington Mendes

      É simples o presidente não quer fazer nenhum investimento porque é o último ano dele no cargo senão irá sobrar nenhum dinheiro para ele roubar lembram do último ano do bebeto de freitas em que diguinho, zé roberto, jorge henrique, túlio e tantos outros saíram sem que o clube levassem um centavo porque ele resolveu parar de pagar salários ai eles foram de graça.

      lembram o último ano do mandato do montenegro em 1996 colocou como treinador ricardo barreto e só contratou porcaria que nem esse merda atual infelizmente a nossa torcida é muito omissa e deixa tudo isso agora vem esse cara ai sem bagagem e ainda ele fala que nao vai contratar ninguem tomara que nem passe da pre que ai a pressão começa em cima desse dentista de merda.

  • Cavalito Paraguaio Apreensivo

    As vezes é melhor não participar da festa, pois participando daremos o maior vexame.

    • É verdade, vamos tentar comer caviar, ao invés de feijão com arroz, e com certeza vamos vomitar.

  • Orlando Soares

    Boa , Vinicius Andrade, é bem por aí; O arriscado , é não reforçar o elenco; aliás é isso que a grande maioria da torcida vem clamando, mas pelas declarações do Chico Fonseca , esses reforços parece que não virão. Se acontecer deles não reforçarem e o Duda não conseguir bons resultados, fica muito fácil para eles se eximirem da responsabilidade, dirão os omissos, que foi um escolha errada, a aposta não deu certo e coisa e tal e a torcida quando cobrar já no fim do ano, eles já se foram, não terão que justificar nada pra ninguém, por sinal, prevendo a efetivação do Duda e a provável escusa deles em gastar com jogadores de peso, escrevi esse meu pensamento a algumas semanas atrás. Conduta prevista, tragédia que se anuncia, maneira de se livrar da responsabilidade, jogando nas costas do técnico, hoje, inexperiente.Li uma reportagem , na qual dizia que o Duda já dirigiu um time profissional, não sei onde, mas temos que pesar que: dirigir um time médio sem o apelo de time grande, é uma coisa, outra coisa é dirigir um time grande. É só ver que os técnicos que se dão bem dirigindo, Goiás, POnte Preta, Portuguesa-SP, Madureira, nem sempre vão bem dirigindo um time grande.

    • João Marcos

      Amigo alvinegro, calma! Ninguém está contratando tão rápido assim. Temos uma base formada agora precisamos de uns quatro ou cinco reforços pontuais e pra isso é necessário estudo no mercado. Vocês acha fácil contratar sem dinheiro? Todo mundo quer Vargas e Sóbis, ou você acha que só o Botafogo quer? Confio que o Botafogo está estudando nomes e vai apresentar em breve… quanto a nomes de peso esse ano tivemos dois, Oswaldo e seedorf e os dois são dois babacas… não adianta ser de peso, precisa defender o Botafogo com paixão…

      • Ronaldo

        João Marcos, que elenco nós temos? Nós temos o Seedorf, o Dória, o Gabriel, o Marcelo Matos (muito criticado, mas, sem ele o time cai de produção) e o melhor goleiro do Brasil. E só. Rafaem Marque é uma piada, ou ninguém viu o jogo que ele chutou a bandeira de escanteio. Os dois laterais são duas piadas, bolívar, hyuri. Meus parabéns pelo texto, não contratar ninguém é o pior castigo, e eu pergunto: “Por que brigar tanto para se classificar para a libertadores se é para disputá-la com um time medíocre?”

        • Exigencia do patrocinador, para ganhar visibilidade na américa latina. só isso.

        • Nelson Ribeiro

          Quem não viu o Cristiano Ronaldo tropeçar sozinho e cair?

  • FogaoForever

    Preferia que fosse um tecnico com mais bagagem, pq a missao eh ardua. As tres principais competicoes a serem disputadas pelo Botafogo em 2014 — Libertadores, CBrasil e Brasileirao –, sao dificilimas. Mas, concordo que mais importante do que a escolha do tecnico eh a montagem de um elenco forte. E o Botafogo precisa de reforcos, principalmente um atacante experiente e que saiba fazer gol. Acho que mudar o tecnico, se for preciso, seria menos complicado do que contratar bons jogadores, com a temporada ja em curso. Mas, vamos acreditar e apoiar o Fogao. Saudacoes alvinegras!

    • O fogao precisa de 2 atacantes,2 meias de velocidade,um zagueiro pra ser reserva ao lado do dancker….e claro um cara de referencia na frente de nome.Pq n tentar luiz fabiano?Esse do atletico do pr mt bom jogador! MARCELO.Pq n tentam o vargas?

    • Nelson Ribeiro

      Não é verdade Fogão. Com essa filosofia atual o técnico é a peça central do time. Qualquer mudança de treinador pode destruir até todo trabalho dos dois últimos anos na base. Saiba que a nossa base é integrada pois somos um clube formador. Quem dá o tom de como formar e jogar na base é o treinador do time profissional. Por que? Porque elimina toda uma transição de juniores para profissional na formação do jovem atleta. Dá velocidade ao processo formativo. Outra coisa é que nessa filosofia o coletivo prevalece sobre a qualidade técnica dos indivíduos. Se joga o que o treinador desenha e forma os mesmos no esquema dele. Não é como antigamente ou atualmente na filosofia seletiva em que se contrata os melhores jogadores disponíveis e monta um esquema baseado nas características deles.

      Um aparte: O Atlético perdeu para o Raja devido à desobediência tática. O Cuca é formador, o Atlético vinha jogando bem como time formador, com jogadores multifuncionais, velocidade, passes rápidos, marcação triangular forte com um ou dois sempre na sobra. Acontece que a vaidade durante esse restante de ano interferiu e muitos já se consideravam estrelas enquanto dependiam essencialmente do esquema tático. O problema não foi levar o terceiro gol, foi ter levado o primeiro. O Raja é também formador, e muito disciplinado taticamente. Mordeu o galo e ganhou confiança para ousar mais e deu certo. Principalmente porque o Atlético teve que abrir para ser mais ofensivo. É difícil jogar contra time que ataca com 9 e defende com 11.

      Falam que precisamos com urgência de um matador, mas só se tiver muita mobilidade senão em lugar de ajudar, atrapalha. Podemos ter 10 atacantes o tempo todo em campo se nos formarmos para tal.

  • junior santos

    Eduardo Hungaro, não o conheço mas se a diretoria tá bancando…
    Vamos reforçar o nosso time, tá cheio de gente boa dando sopa. Rafael Moura,Luis Fabiano,André e alguns bons nomes da série B.
    Vamos para de brincar de “banco imobiliario” e contratar pra ganharmos a Libertadores.
    VAMOS FOGÃO, RUMO A MARROCOS!!

  • Reinaldo

    Vocês falam em técnico experiente.
    Cadê o Luxemburgo, Mano Menezes, Autuori, Carpegiani, Murici, Leão, e muito outros.
    Estão ganhando o que?
    A diretoria esta de parabéns.

  • Antes de fazer meu comentário, olhei bem a fisionomia dos articulistas colocados aí do lado direito. São todos jovens, e o que tiver mais idade, certamente não passa dos 40. Mas isso, claro, não atrapalha em nada. Eu também acho que o Húngaro pode se consagrar comandando o time, mas também pode naufragar definitivamente. Pela hora da Libertadores também fico receoso mas, e se um mais experiente assumisse e se desse mal? Quem viu o jogo do Atlético/MG, hoje, viu que o time não “jogou para ganhar” – e o “experiente” técnico Cuca errou em ficar olhando Josué e Jô errarem em demasia e demorar a tirar. Quando tirou, tirou errado, Queria jogadas aéreas na área adversária, mas tirou Marcos Rocha, que estava fazendo bons cruzamentos. O Cuca não é nenhum iniciante. Então, o Húngaro pode dar certo, sim – e não mintamos, todos nós botafoguenses estamos desconfiados. Se a temporada iniciasse com o carioca, certamente não estaríamos preocupados. E o que tem o fato dos articulistas serem jovens com menos de 40? Nos anos 60, e eu já torcia pelo Glorioso, quando Zagallo assumiu o time na vaga de Marinho (pai de Fred e Paulo Cézar), o time era jovem, muito jovem, e ele, Zagallo, um desconhecido como treinador. Mas tinha um detalhe: a meninada era crack e quase todos chegaram a Seleção Brasileira. Não custa nada acreditar no Húngaro. Mas, concordo também que precisamos de bons reforços. Reforços para serem titulares e não apenas para compor elenco. Para compor elenco, chama os da base. Agora, para finalizar, uma pergunta que não quer calar: por que o Oswaldo deu chance a quase todos, menos ao Jefferson Paulista? O que há com esse garoto?

    • paulo albuquerque

      Meu caro José de Oliveira, tinha um detalhe que vc não citou no time do Zagalo. Tinha um senhor beque chamado Leônidas, um senhor no meio campo chamado Gerson e no ataque tinha o Jairzinho que já vinha desde 62 . Ou seja existia uma mescla com 3 craques . Quais os craques de hoje? Seedorf e…….

      • Paulo Albuquerque: obrigado pela lembrança e a ressalva, mas a minha intenção foi dizer que, quando assumiu o time – que realmente tinha esses experientes que você falou – o Zagallo érea tão desconhecido quanto o Eduardo Húngaro. Mas, nem assim, pretendo afirmar que o Húngaro vai dar certo. Pode dar e pode não dar. Claro, o nível dos jogadores que trabalharam com Zagallo era um e, o nível dos que vão trabalhar com Húngaro é outro, mesmo incluindo o Seedorf que, no meu modo de ver as coisas, não joga a metade do que jogaram Gerson, Nei Conceição e Paulo Cézar.

        • Bom texto Vinicius, abordou bem a questão. Acredito no trabalho do Eduardo e torço muito que dê certo e ajude a acabar de vez com essa fase,( longa por sinal ) de supertécnicos e supersalários.
          Mas precisamos de reforços com certeza, jogadores que façam a diferença e que gostem e procurem as vitórias. Ano histórico para o BFR, ano de Copa do Mundo no Brasil. Os patrocinadores e parceiros do clube deveriam abrir os cofres para nâo perdermos esta oportunidade

      • Nelson Ribeiro

        Craque para um clube formador não quer dizer necessariamente grande estrela. TOdo clube formador precisa antes de mais nada de bons mentores. Temos Seedorf, Jefferson, O Rafael também tem grande experiência, Bolívar e vem ai o Jorge Wagner que deve ser o substituto do Seedorf quando ele se for.

    • Orlando Soares

      Sr. José de Oliveira Ramos, idos de final de 66, tempos bons aqueles, só não lembro se foi exatamente no meio do ano 66 que o Zagallo assumiu ou se foi no início de 67. Mas o Zagallo levou, o Goleiro -Cao, lat.dir. Moreira, lat.Esq. Valtencir (já falecido), volante-Ney Conceição (esse jogava o fino da bola), ponta dir. Rogério, – centro avante Ferretti, – Bruno também atacante e irmão do Ferretti, e o P.C.Cajú, filho do Marinho que já morava no México e o P.C.Cajú estava com 17anos e jogava no time de praia do Botafogo. No time já jogavam o Leônidas, Carlos Roberto (logo depois foi para o Santos), Zequinha (também logo saiu para o São Paulo) ,Jairzinho e Roberto Miranda; só tem uma ressalva, naquele tempo o Botafogo não estava disputando uma Libetadores, agora há. Mas vou torcer para que o Duda dê certo.

      • Orlando Soares: também concordo contigo. Mas o foco principal do meu comentário foi para o aspecto de que Zagallo era tão desconhecido de nós botafoguenses, quanto é o Eduardo Húngaro. E, mesmo sendo desconhecido, o Zagallo pegou um time de jovens (mesclados com os experientes que citamos), foi bicampeão estadual 67/68 e em 1970 já era o técnico da seleção brasileira em substituição ao imortal Saldanha. Quero dizer, também, que a base do Botafogo era outra. Tinha outra qualidade e outro tipo de atenção. Quando fomos forçados a mudar para o campo do União, em Marechal Hermes, também formamos um bom time da base mas a qualidade começou a cair. Com Joel de técnico, formamos: Luís Carlos; Zanata, Luiz Cláudio, Miltão e Esqueci o nome do lateral-esquerdo; Chiquinho, Tita, Esqueci o nome do meia esquerda e Aérton; Silva e Jerson. Jogavam ainda, Gilberto pela ponta-direita e mais tarde entraram Wescley, Alemão, Josimar e outros.

    • Nelson Ribeiro

      Para formar um time no sistema de um novo treinador levaria mais tempo do que dar continuidade ao trabalho já existente e posteriormente, e paulatinamente, o Duda carimbará sua própria estampa no time. Isso foi muito inteligente.

  • Fogao

    TEM Q CONTRATAR UM ATACANTE , SCOCCO , LINS , ROQUE SANTA CRUZ , HERRERA, LUIZ FABIANO, EMERSON , BRUNO RANGEL, OSVALDO , VARGAS , !!! MEIO CAMPO , BRUNO CESAR , CLEITON XAVIER , MAXI RODRIGUEZ …

  • Ricardo joaquim

    Contratar um mega técnico nem sempre resolve. Este ano, por exemplo, temos muitos fatos que comprovam esta hipótese. Entretanto, o elenco do Botafogo precisa ser fortalecido, principalmente no ataque, nas laterais e no meio de campo. Se o Botafogo negociar alguns jogadores com salario alto e desepenho baixo (como por exemplo Renato, Rafael Marques e Marcelo Matos), sobrara recursos suficientes para contratar jogadores com melhor performance técnica. Agora, tem que agir com rapidez, pois os melhores talentos e revelações já estão sendo contratados por outros clubes.

    • Nelson Ribeiro

      Desses só o Renato teve baixo desempenho em média. Mas pudera, jogamos a maior parte do tempo com dois primeiro volantes. De todo modo, não precisamos de um segundo volante no time. basta formar um armador para cumprir também o papel de segundo volante. O Fellype Gabriel fazia isto, era segundo volante, armador e atacante… o Rafael ás vezes faz mas é melhor na defesa e armação. Não gostaria de ver o Mattos fora quando na verdade precisaríamos de 3 bons primeiro volantes. Com ele, Gabriel e mais um daria para cobrir dois campeonatos simultâneos.

  • COM ESSE TIME BOTAFOGO Ñ VAI LONGE
    É SÓ VER OQ PASSAMOS PELA COPA DO BRASIL Q É MAS FACIL FOMOS SE CLASSIFICANDO NOS TRANCO E BARRANCOS ATÉ TOMAMOS UMA PORRADA A LIBERTA É + DIFICIL ACORDA PRESIDENTE CONTRATE JOGADORES UM ATACANTE DE PESO E MAS UM MEIA RAPIDO ELIAS PUTZ É PARA JOGAR CARIOCA RAFAEL M TEM Q SE RESERVA

  • ronald de souza

    pow claros amigos e isso ai o botafogo ta no caminho certo . eu nao queria tite, nem renato gaucho, nem mano menezes, o Hungaro bom tecnico que conhece a base, ele ja era pra se promovido, o botafogo ta muito bem na base o hungaro tem que pucha mais jogdores da base o vinicius e pedir mais 5 contrataçoes e mante quem ta lar so manda o marcelo matos embora

  • MIRAMAR FERREIRA

    ISTO E UMA PALHAÇADA !!! COMO NÃO QUEREM CONTRATAR UM TÉCNICO PRIMEIRA LINHA, ESPERA 17 ANOS PELA LIBERTADORES , E AINDA VÃO COM UM TÉCNICO IMPROVISADO !!! E BRINCADEIRA, ESTÃO DE BRINCADEIRA COM A TORCIDA !!! ENQUANTO ISSO DOBRA O RECEBIMENTOS DE INVESTIMENTOS DOS PATROCINADORES DO CLUBE !!!
    NÃO VÃO CONTRATAR NINGUÉM DE PESO !!! ACHO QUE ESTE PRESIDENTE ESTAR INDO SÓ FAZER TURISMO, PERDE A PRIMEIRA E VOLTA PRA CASA !!! JÁ TEM A DESCULPA !!! E AINDA QUEREM APOIO DA TORCIDA !!! ISTO E ARMAÇÃO ….. VAMOS SÓ PASSEAR EM QUITO !!! PALHAÇADA !!! COVARDIA !!! E MUITA FALTA DE DIGNIDADE !!! PARA COM OS TORCEDORES DO BOTAFOGO !!! CADA VEZ FICO MAIS INDIGNADO COM ESTES DIRIGENTES DO BOTAFOGO !!! TEM CLUBES DE MENOR EXPRESSÃO QUE ESTÃO CONTRATANDO TÉCNICOS DE PRIMEIRA LINHA E JOGADORES !!! VENDEM JOGADORES A PESO DE OURO E NÃO TEM DINHEIRO !!! E UM BURACO SEM FUNDO !!! JÁ ESTA NA HORA DE PENSAR EM MONTAR UM TIME DIGNO DO BOTAFOGO !!! CHEGA DE SOFRIMENTO !!!! DE ARMAÇÃO !!! DE COVARDIAS !!!!

  • nenem de xerem

    melhor contratar bons ADs como o flutapetao não aguento mas esse campeonato BR agora nosso loucura loucura pode voltar ja que 0 dezafeto dele foi embora

  • carlos guimaraes

    nossa ta cheio de torcedor aqui pq esta na epoca de natal esta acreditando em papai noel.essa diretoria e uma farsa so eles pensam em vender jogadores e dividir com os empresarios os lucros e depois vao para imprensa como esse chico da piscina que ja deve esta rico com as comissões que levam em vendas e nao compram ninguem e depois vem dizer que nao tem dinheiro e pronto a torcida nao faz nada e no final do ano queira deus que nao estejamos na segunda divisao elle foram embora para casa pq nao podem mas se reeleger com os bolsos cheios das comissoes de jogadores.alem do mais no meio do ano o seedorf vai embora e ai quem ficar que apague a luz.pobre do meu clube que tem essa gente sugando a todo momento.para finalizar esse omisso nao esta nem ai pra torcida para vcs um feliz 2014 e eu so volto em 2015 quando essa corja sair do clube.

  • JOSÉ VERLI TORRES

    PRECISAMOS DE UM CENTROAVANTE QUE TENHA CHEIRO DE GOL ( BARCOS, FORLAN, LUIZ FABIANO,DAGOBERTO) MAIS UM MEIA DE CRIAÇÃO D’ALESSANDRO DO INTER E UM ATACANTE ARISCO TIPO PAULINHO DO FLAMENGO E MANTER O QUE TEMOS. AI QUE SAUDADES DO TIME QUE ZAGALO MONTOU: CAO – MOREIRA ZÉ CARLOS LEONIDAS E VALTENCIR, CARLOS ROBERTO GERSON E PAULOCEZAR CAJÚ, ROG´RIO ROBERTO E JAIRZINHO. E AINDA SOBRAVA QUE PODERIA SER TITULAR ABSOLUTO, NEI, AFONSINHO, ZEQUINHA, FERRETI ETC. AI COMO EU GOSTARIA DE VER O BOTAFOGO JOGANDO IGUAL JOGAVA ESSE TIME DO ZAGALO 4 3 3.

  • Entendo ser estupidez perder uma oportunidade que só veio 17 18 anos depois, afinal, o Botafogo nos últimos anos, sempre deixou escapar… permitindo que faltasse alguma coisa no final, alguns detalhes, planejamento falho no tocante ao elenco, qualitativamente e quantitavimamente, nos impediram de participar desse almejado torneio. No momento em que logramos êxito, somos surpreendidos pela falta de ousadia, visão tacanha, beirando a mediocridade. Isso nos entristece muito, tira o entusiasmo, a esperança de vôos maiores, de marcarmos positivamente, mais uma pagina gloriosa na história do querido botafogo. Algumas pessoas serão responsabilizadas e ficarão marcadas caso não se materialize aquilo que almejamos. Eu me envergonharia se fosse dirigente e perdesse uma oportunidade como esta. Quem é medíocre é que se conforma com pouco, com resultados pífios. Ainda há tempo, vamos aguardar os desdobramentos no tocante aos reforços do elenco para o mior campeonato das Américas. Juízo, muito juízo Presidente! Vamos em frente!

  • chicao

    é impressionante como nos colocamos inferiores a esses times por ai ,o nosso fogao tem historia passado glorioso temos um elenco bom que precisa de alguns ajustes veja so o elenco no gol goleiro da selecao na lateral direita qual hoje no pais e melhor que edilson ,na zaga doria e boliva,na esquerda julio cezar (que precisa de um substituto a altura) cabeca de area gabriel,renato e marcelo matos eu peco a contratacao do david do goias para compor elenco,sedoorf ,gege,jorge vagner,lodeiro,daniel,otavio e rafhael sobis,oswaldo(sp)rafhael marques,elias ,bruno mendes,fernandao (bahia) ou barcos. é gente as contratacoes teram que ser pontuais mesmo assim o mercado nao e favoravel poucos jogadores se encaixam em nosso esquema de jogo mas concordo que 2 atacantes com velocidade seria ideal

  • Luiz

    Mais importante ainda é manter o time titular. Precisamos de 2 ou 3 reforços que cheguem com status de titulares. Um lateral esquerdo, um meia atacante e um atacante.

    • saufogo

      Precisamos também de mais um cabeça de área para ajudar o Gabriel na marcação, pois depender de Marcelo Matos ou Renato não dá né! Principalmente na altitude.

  • Roberto

    18 anos sem libertadores. Isso é hora de apostar em técnico que nunca dirigiu uma equipe profissional. Deboche. Depois colocam a culpa na torcida. Ser botafoguense é isso. Não temos o direito de ser felizes.
    Flamengo com time medíocre ganha Libertadores humilhando o Botafogo.
    E nós na hora de tentarmos alguma coisa depois de tanto tempo, amadores.
    Quando tínhamos craques não ganhamos porra nenhuma.
    Chega de desprezar o Botafogo.

  • Felipe

    Não vou negar, não existe seguránça nesta escolha..não vou negar…espero ficar supresso…

  • acho o time bom pra caramba. perdemos jogadores importantes e lutamos pela vaga até o final… quer jogador de peso?? contrata o claudiomiro, beijoca e adriano.

    presida tá certo….satisfazer torcedor no inicio, perder credibilidade e ser chamado de incompetene por esse mesmo torcedor, o tiro no pé.

    sobe o daniel e o fernandes….

    mantem rafael e bruno mendes( vai dar caldo quando jogar mais)….
    Final do ano demos de 4 no atletico pr e jogamos duro as partidas..

    jorge wagner é bom e somente precisamos de mais uns 3 de nivel alto sem ser de peso…

    vamos decolar….

  • Bread

    Qualquer boneco (pode ser aquele de posto mesmo), colocado no lugar do Oswaldo daria resultado. Sendo um treinador que conhece a base, acredito que pode dar certo pois ele revelará outros jogadores de lá. Lógico que não pode colocar a garotada sozinha, no fogo.
    Já temos, como gostam de falar os especialistas, uma espinha dorsal.
    Um excelente goleiro ( Se não for vendido). Uma zaga de respeito (precisa de mais uns dois nomes pra reserva). Precisamos de um bom volante de nome e novo, lógico, se o Seedorf permanecer.E um ataque que faça gols. No momento não me vem nenhum nome à cabeça, mas tem que ser dois atacantes. Parar com essa palhaçada de cinco no meio e um bobo sozinho na frente. Tem que ter um que jogue fora da área e um fixo.

  • andre antunes

    Ótima matéria!! Falou tudo, precisamos de reforços com urgência!! Avante Glorioso Botafogo!!

  • Humberto de Paiva

    Boa caros alvinegros! O Dunga também nunca tinha sido treinador e começou no topo, fazendo um bom trabalho na seleção brasileira.

  • hélio fernandes gonçalves

    O BOTAFOGO CHEGOU ONDE QUERIA E AÍ???? VAI CONTINUAR A PAGAR UMA GRANA
    PRETA AO RENATO E ELE FICAR NO CHINELO???? E O RAFAEL MARQUES??? CANELEIRO
    NATO, SALÁRIO ALTÍSSIMO FAZ UM GOL POR MÊS MAS O “PRESIDENTE URAN” NÃO QUER
    NEGOCIAR… QUEM MANDA NO BOTAFOGO??? MARCELO MATTOS, HORROROSO, É DE
    DOER, JOGA NADA SALÁRIO ALTO NINGUÉM QUER… O QUE SE FAZ COM ELE??? E O
    RESTO??? ALEX, HYURY, HENRIQUE… O BOTAFOGO TEM UM FUTEBOL MUITO MAL
    GERIDO E ENTREGUE NAS MÃO DO EDUARDO URAN…. VAI FICAR COMPLICADO ASSIM!!!!!

  • ailton coelho

    galera pra q o espanto ja estava na cara q isso iria acontece ou ja esqueram q quando o time estava no seu melhor momento essa mediocre diretoria resouvel jogar balde de agua fria vendendo o pulmao do time f. gabriel , adrezinho e ozvaldo reeventou e achou o vitinho e quando o time novamente tava o algi outro balde de agua fria e mesmo assim o time conseguil uma nova chance de realizarmos o nosso maior sonho mas essa diretoria nao entende isso ate quando vamos ganhar apenas essa bosta de carioca quando é q essa diretoria vai enteder q nossas ambissoes muito mas q um misero caroca essa diretoria tem q entender um time nao vive apenas de estadual ja estamos cansados de c chacota dos outros

  • emanoel

    Valdir Espinosa foi campeão mundial pelo Grêmio aos 36 anos e aos 42 quebrou o jejum de 21 anos sem títulos, vamos apoiar o Húngaro.

  • Vinicius

    Aposta por aposta, quem garante que o Paulo Autuori ou o Tite não seriam também!? Acho que a diretoria fez o certo em efetiva-lo, é um cara que conhece o Fogão desde as categorias de base ao profissional, e tem a confiança de todos. Confiança esta, que nós torcedores também devemos ter daqui pra frente, um resultado não esperado em Quito não pode comprometer o trabalho, pois será uma partida difícil independente do técnico que estivesse a frente do time. Vamos também dar o nosso voto de confiança ao Duda. Precisamos parar com esse pessimismo e desconfiança quanto ao Botafogo, este time já provou o quanto é guerreiro.

  • marco brasil

    Vinicius voce foi muito bem. Acho que a torcida tem motivos para ficar apreensiva com o hungaro, mas a diretoria parece estar fazendo uma aposta consciente. Agora realmente o mais importante e reforcar o time.

    abs

  • Presidente,

    pelo amor dos meus filhinhos mobtra logo quem vc vai contratar pois como sempre a torcida do botafogo anda anciosa e com razão,eu sei que vc trabalha na surdina mais este não é o ano para isso e sim para passar confiança para torcida pois só assim vamos ter o maraca lotado.
    A receita é:
    jogador anunciado = socio torcedor e maraca lotado.

  • GARRINCHA

    cade??????????

  • Adalto Odon

    Depois desse tempo todo disputar libertadores com técnico dos juniores e sem contratações, essa diretoria é vagabunda mesmo, contratar o ancião Jorge Vagner é sacanagem, presidente pede pra sair, faça alguma coisa de boa para a torcida e para o BOTAFOGO.

  • EDUARDO

    RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO. JÁ QUE É PARA AVACALHAR, A DIRETORIA TEM QUE FAZER O SERVIÇO COMPLETO E COLOCAR O TIME MIRIM DE FUTEBOL DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS PARA DISPUTAR A LIBERTADORES 2014. BANDO DE INCOMPETENTES, SE NÃO FOSSE OS JOGADORES SE UNIREM, NÃO TERIA NEM SE CLASSIFICADO PARA A LIBERTADORES 2014.

  • O Mauricio Assuncao e uma doenca na historia dos presidentes do botafogo largou a odontologia para levar vantagens com presidente esta se lixando o que venha acontecer mas qdo aparece uma proposta para venda de algum jogador ai sim o cara alcanca seus objetivos ou levar vantagens para seu bolso,triplicou a divida do botafogo e hoje vejo anunciando a contratacao do terceiro goleiro do criciurna parece que vamos disputar o grupo c do carioca .infelizmente temos que aguentar mais um ano da administracao negra dete presidente que sempre foi omisso para a torcida e qdo deseja vender uma joven promessa e discaradamente diz que vai inaugurar alguma coisa agora o ct e um palhaco

  • AlvinegroFiel

    Nao eh dificil imaginar o que passa na cabeca do torcedor do Haja Casablanca que fala Ingles: “WHO IS GALO?”. Pois eh, mas eu prefereria estar frustrado por nao vencer o Mundial, sendo campeao da America do Sul; somente os campeoes da Libertadores chegam ao Mundial. Quem sabe o Fogao chega la em 2014. Estaria ainda mais frustrado se fosse rebaixado para a segunda divisao do Brasileirao. Soh o FLU nao corre este risco, pois esta blindado pelo tapetao (FLU B-2). A divida aumentou; agora sao duas serie B para pagar. Saudacoes alvinegras!!!

    • Nelson Ribeiro

      Não tem nada definido ainda.

  • não é hora de fazer experiências, tá todo mundo se reforçando bem, á libertadores é muito difícil e temos que buscar reforçar o elenco o mais rápido possível.

  • Marcelo

    Mas o que é isso ? Vão liberar o Renan ? Com alta probabilidade do Jefferson sair ? Precisamos com máxima urgência de um atacante veloz e um centroavante de força . A galera falou do Fernandão , uma boa . Podem liberar : Henrique , Alex , Sassá , mas não o Bruno Mendes , esse garoto vai ser um dos melhores atacantes por aqui , depois vão se arrepender . Pelo jeito o novo treinador vai manter o mesmo padrão de jogo , que não serve pra Libertadores , com jogos de pouca técnica na maioria . Pede dicas aos argentinos . SAN

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo