Separação ainda obscura



Cercada de mistérios, a saída de Oswaldo de Oliveira ainda não foi comentada pelos dirigentes alvinegros. Enquanto pessoas do clube dizem que é necessário um corte de custos, outras afirmam que o treinador, que ganhava um salário em torno de R$ 300 mil, desejaria um reajuste e não estava interessado em ficar. Nesse caso, apesar do excelente trabalho do técnico, não há o que se fazer.

No entanto, é melhor aguardarmos os próximos capítulos para que essa separação seja esclarecida, já que o presidente Mauricio Assumpção afirmara que desejava a permanência de Oswaldo por todo o triênio de seu último mandato.

O certo é que o Botafogo não pode repetir o que fez neste ano, ao atrasar constantemente os salários. Se não tem condição de arcar, melhor não se comprometer.



  • Furioso

    Não sei quanto aos motivos, mas certamente OO vai para o Santos e provavelmente isto já estava definido antes do último jogo e a vitória do Peixe (que não tinha nada a buscar no Brasileiro) sobre o Goiás foi uma condição pra que ele assumisse na próxima temporada

    • Pessoal, tem um dado mais importante: temos que mobilizar-nos para que o Bruno Mendes fique no Botafogo. Esse garoto precisa de uma nova chance e o Botafogo só vai ganhar com isto!!!
      Conto todos os botafoguenses!!!
      Abs
      Julio

      • JOSUE BATISTA

        JULIO, CONCORDO PLENAMENTE, O BRUNO MENDES É UMA PROMESSA MUITO BOA…O BOTAFOGO ~DEVE MANTÊ-LO….

        • Concordo, além de dar mais oportun idades ao Henrique, mas pelo amor de Deus, mandem o Hyuri embora. Muito ruim. Não ataca, não defende, não faz nada

          • hahahahaha.

            Mas a nossa torcida tá mesmo precisando voltar a frequentar Libertadores, repetir outro brasileirão melhor ainda pois o psiquê da galera tá prejudicadíssimo.

            Quer dizer agora então que a paraguaice do cavalo goiano se deu por ter o Santos “corrido para cacete” só para vencê-los pois era condição principal para que Oswaldo assinasse com aquele clube?

            Pô galera, pega leve aí. Assim o povus mengulhudus invade o nosso blog e fica sacaneando e aí, para tirar aquela mulambada carnicenta daqui dá um trabalhão “da porra”.

            Fala sério aí.

            E a propósito (sobre o calça apertada Oswaldo) – JÁ VAI TARDE Ô SEU BEÓCIO!

            Vaza!

          • Fernando de Freitas

            O “professor” ganhava R$ 380 mil e estava querendo passar para 500 !!!!!!! Por metade é possível contratar treinador melhor.
            E além do mais, quem ganha jogo é jogador…técnico perde !!!
            Tenho dito !

          • junior santos

            Muito boa tarde!
            Hyuri não é ruim e sim mal escalado pelo O.O

      • Apoiado !

      • BENEFOGODF

        Creio que o Bruno Mendes já deve ter endereço certo.

    • kassiofogo

      Isso mesmo furioso, e eu acredito que foi bom pras duas partes.

    • Faz sentido. Pensou: “Ajuda a mim, ajudando o Botafogo e consequentemente coroando meu trabalho, e eu irei treinar o Santos”. Foi isso, isso mesmo.

      • O MAURÍCIO SONSÃO CONTINUA FAZENDO MERDA, E A NOSSA PREVISÃO PARA 2014 NÃO SÃO BOAS, NÃO ADIANTA SÓ O OSVALDO SAIR DO BOTAFOGO, O PRESIDENTE JÁ DEVERIA TER RENUNCIADO JUNTO COM ESTA DIRETORIA DE FUTEBOL.

        JÁ RENOVARAM CONTRATO COM O EDILSON, E VÃO RENOVAR COM O ELIAS E BOLIVAR, E PELO JEITO VAI FICAR UM MONTE DE MULAMBOS PARA O ANO QUE VEM, E NÃO VAI TER RENOVAÇÃO NO CLUBE E DE JOGADORES.

        COITADO DO EDUARDO HUNGARO QUE NÃO VAI TER FORÇA PARA MUDAR O TIME

        FORA MAURÍCIO SONSÃO E TODA A DIRETORIA E NÃO SE METAM MAIS NO FUTEBOL DO BOTAFOGO.

  • Carlos Ferreira

    Excelente trabalho??? Serà mesmo tanto assim???

    vejamos o segundo turno do Botafogo. Perdemos em casa para Bahia, Ponte Preta, Gremio (com menos 1), empatamos com Portuguesa, Vasco, depois de meter 2 a 0. Depois nos jogos decisivos fora de casa perdemos para Cruzeiro, Vitoria, Goias, Inter, Coritiba.

    Bom trabalho, sim, excelente, não, muito longe disso….

    • Darkman

      Precisamos analisar que os dirigentes tiraram a base do time, qdo alguns jogares foram negociados.
      O trabalho do Oswaldo pode ser questionado mas a culpa não é só dele e sim dos dirigentes e tb do dinheiro que ficou retido e não foi liberado, com isso prejudicou muito o clube.

    • Fábio (Botafogo no coração)

      É verdade, ainda mais porque o botafogo perdeu peças importantes durante o campeonato. Agora, se a ideia é cortar gastos, o renato tem de ir nessa barca também a não ser que aceite uma redução salarial. Ele até é bom jogador mas está longe de ser um dos melhores do elenco.

      • Gentil

        Na verdade o Botafogo perdeu apenas um titular (Felipe Gabriel), todos os outros eram reservas, sendo que o Vitinho veio a ser titular após a saída do FG, então não tem essa que o time perdeu a estrutura. O Osvaldo perdeu o rumo e não soube arrumar um time para o segundo turno, a cada jogo era um time. Portanto já vai tarde!!!!!!!!!!!!!!!!

        • Nelson Ribeiro

          Gentil meu filho. O Cruzeiro tem no banco de reservas nada mais nada menos do que o Júlio Batista e Dagoberto. Só chegou em primeiro porque tem um banco de reservas que se sai um titular entra outro competente. Isto é uma das coisas mais importantes para o time. Um bom banco de reservas para um campeonato de 38 rodadas, mais copa do Brasil. Dois ou 3 jogos por semana. Se não sabe nada sobre isso, sabe o que de futebol, cara?
          Quer mais um exemplo já que o Cruzeiro foi campeão? Olha o segundo colocado então. Olha o Grêmio que tem Max Rodriguez, Elano e Zé Roberto no banco. Sabe o que restou para nosso banco? Lucas Zen, Renato, Sassá, Henrique, e uns garotos que nunca participaram de uma pre temporada. Portanto não fale asneiras.

          • j carlos 01

            – Na realidade o Cruzeiro tinha 2(dois) times titulares e um bom banco de reservas.

        • Nelson Ribeiro

          ENTENDENDO O DESGASTE FISICO
          O jogador responde a todo estimulo fisiológico. Corridas rápidas, moderadas e de baixa intensidade, giros velozes e mudanças bruscas de direção resultam num total de distância percorrida, atualmente próxima a 12 km (em média), por jogador. Além do aumento das demandas físicas do futebol, jogo realizado em dias próximos tem exigido cada vez mais do jogador, o que promove importante solicitação do organismo humano, destacando-se coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, supra-renal, sistema nervoso, hipotálamo, hipófise, cerebelo, etc, o que faz o organismo humano, comunicar-se e produzir uma resposta aos estímulos do estresse.

          O estresse das demandas físicas dos jogos e dos treinos promove ao organismo do jogador, um processo degenerativo chamado de trauma ou dano (Fase Degenerativa). Por outro lado, também ocorrem variáveis importantes de respostas fisiológicas, que favorecem um processo de regeneração chamado de remodelagem/remodelamento ou reparo (fase Regenerativa).

          Quando a fase degenerativa é significativamente superior à fase regenerativa, o organismo do jogador necessita de um maior tempo para recuperar-se de forma satisfatória e total. Esforços subseqüentes neste estado levam à condição do desgaste físico e declínio da performance. Um quadro persistente (crônico) desta condição leva o jogador à desmotivação, queda de concentração, irritabilidade, baixa-estima, declínio imunológico, gripes constantes, perda de peso, etc.

      • Leonardo

        É isso aí, gente. Vamos comemorar a saída dessa anta prepotente e incompetente.
        Que seja feliz no Santos, sabendo, de pronto, que o torcida de lá é muito mais exigente que a nossa aqui. Me arrisco a dizer que, ou ele trabalha melhor por lá ou vai sentir saudades de nós.
        Tomara que RM vá com ele, O clube vai fazer contenção, não vai? Pois bem, economiza no alto salário do técnico (parece que o cara ainda queria aumento!), no alto salário de jogadores que não rendem o equivalente. e contrata jogadores melhores, mais baratos e que venham dispostos a suar a camisa e render mais para a equipe.
        Bruno Mendes precisa ser mantido, junto com outros garotos bons de bola. O goleiro Renan precisa ter mais oportunidades e queremos ver os outros dois goleiros sendo aproveitados também.
        Ao contrário de alguns amigos torcedores que estão pessimistas, ou pelo menos temerosos do desempenho do time na próxima temporada, eu estou otimista. Vejo nesse início de novo ciclo uma excelente chance do Fogão iniciar um trabalho sério e profissional para dar alegrias a todos nós. Basta manter a estrutura básica deste ano, com os jogadores úteis e que estiverem realmente motivados, e acrescentar reforços escolhidos com critérios que atendam ao clube, e não a outros interesses, que o resultado virá.
        É isso que queremos e é exatamente isso que o Botafogo merece.
        Vamos confiar e acompanhar. saudações alvinegras.
        Leo

        • Nelson Ribeiro

          O aumento de fato foi prometido no ano passado quando renovou. No entanto o Botafogo não tem o dinheiro para aumentar.

        • Nelson Ribeiro

          Vai ser campeão em 2015 com o Santos.

          • William

            Nelson. Com o ritmo com que o Santos FC vem substituindo seus treinadores, é provável que o Oswaldo seja demitido mesmo antes do final de 2014. Neste caso, se for campeão em 2015, será por outro clube. Saudações botafoguenses.

    • Felipe

      Concordo em gênero, número e grau. Não tinha um esquema alternativo, sempre usava a mesma tática, e ficava improvisando jogadores como o Elias e Rafael Marques, isso sem contar as inúmeras vezes que vc via o seedorf atuando como central avante do time.

      • Nelson Ribeiro

        Como foram os outros antes então???? Se essa foi a melhor campanha em 17 anos os outros treinadores antes então eram o que? Pare de falar besteira e não discuta tática porque disso você não entende nada. Quem mais atrapalha o Botafogo é essa diretoria incompetente. E ainda tem uns bocudos como o Montenegro no conselho que sabe muito bem como queimar as pontes por onde passa.

        • JOSIMAR, O LATERAL

          Prezado Nelson,

          Primeiro vc diz: “Quem mais atrapalha o Botafogo é essa diretoria incompetente.”

          Concordo! Acho que a diretoria é frouxa, cabotina e além do incidente do Engenhão, ainda teve toda a questão do Loco ser emprestado ao Figueirense só para agradá-lo e ao Eduardo Uram. O Santos ofereceu o Elano e o Botafogo pediu o Borges. O Muricy não queira soltar o Borges e o Botafogo fez o que? Em vez de pegar o Elano preferiu pagar metade dos salários do Loco pra ir figurar no Figueirense. A multa do Loco era de 9 milhões. Só isso, em clube sério daria impeachment.

          Vc acostuma abalizar minhas análises táticas. Posso lhe dizer que quanto ao Oswaldo, discordamos. Acho ele muito fraco como estrategista. Ele tem um esquema idealna sua cabeça e força os jogadores nele. E sem variações! O Botafogo padece de uma modorra enorme nas transições. É um time sumamente lento. O Vitinho compensava isso com arrancadas equinas e o Fellype Gabriel ajudava fazendo aquele estilo (mesmo sem explosão) de formiguinha box-to-box. Tanto que dependemos um monte dos laterais para ter algum sucesso e do Gabriel volante que corre muito.

          A campanha foi a melhor dos últimos 17 anos por um fato simples… Clubes de peso como Inter, São Paulo, Corinthians, Vasco, Flamengo, Fluminense, Santos apenas fizeram figuração. Fora que o Palmeiras estava na segunda…

  • Carlos Pololoca

    O O já vai tarde. Vaga da Liberta já era prá estar garantida faz tempo!!!!!

  • Carlos Pololoca

    O O já vai tarde!!!!!

  • OO tratou a situação com a mesma frieza com que dirigiu o time ao longo desses dois anos, motivado pelos danos que sofreu em sua saúde, antipatia com a torcida e principalmente por razões financeiras. Com certeza a oferta do Santos superou, e muito, a do Botafogo.

    • Nelson Ribeiro

      Não recrimino que alguém tenha que concordar com um salário menor. Só que o que foi feito e deixado de lado terá profundas consequências e essa diretoria não sabe lidar com gestão de futebol. O Maurício despediu o Jair Ventura, será isso o fim dos investimentos na base? O Maurício não sabe o que aconteceu para o time cair de produção. O Maurício não sabe que no ano passado e no anterior o mesmo aconteceu??? Vendeu jogadores no meio do campeonato e ele não sabe como isso afeta o time???? Então o que sabe o Maurício para ser presidente?

    • Nelson Ribeiro

      E vai ser campeão no Santos daqui a dois anos. É o tempo mínimo para um treinador formador realizar um trabalho decente. Vai ficar uns 5 anos no Santos. O Santos é um grande clube formador e tem revelado grandes nomes do futebol através do tempo. Já aprendeu a selecionar o treinador correto para o clube. Nós somos aprendizes de feiticeiro nisso. Passamos desde a década de 70 sem revelar ninguém importante. Não tínhamos base integrada até o ano passado. O projeto do Oswaldo incluía essa integração. Mas saiu Oswaldo, e agora mandaram o Jair Ventura embora. O que acontecerá com a base ninguém sabe.

  • Luis Fernando

    Cronograma do Vasco no final de semana:

    Sábado: Treino leve pela manhã. À tarde, viaja para Joinville.
    Domingo: Jogo com Atlético Paranaense.
    Retorna na SEGUNDA.

    • Nelson Ribeiro

      Por isso não me preocupo com a Ponte Preta. O uniforme já diz tudo. Vai ser vice.

  • euler

    O lance e seus jornalistas que acompanham o botafogo são as VIÚVAS DO OSVALDO, defenderam o técnico e sua arrogância, contra a maioria da torcida do botafogo durante todo tempo, inclusive com editoriais catastróficos. Agora estão preocupados com a saída do Osvaldo, se não gostaram mudem de time, vão cobrir o flamengo, ou o Vasco e fluminense rebaixados. ADEUS OSVALDO, siga seu caminho e seja feliz e deixe o botafogo em paz. Vamos agora discutir elenco, reforços e um novo técnico que poderia ser um mais barato como o Cristovão ou outros destaques, sem medalhões caríssimos, desatualizados do futebol brasileiro, que atuam em paises árabes e asiáticos, preocupando-se apenas com money, deixando o futebol de lado.

    • Romulo Nogueira

      Essa nossa torcida só sabe ficar criticando não enxerga o bom trabalho que foi feito nesse ano apesar da necessidade de gerar receita com venda de jogadores para pagar seus compromissos com o elenco. Rafael Marque é uma prova de como nossa torcida não entende nada de futebol, pois esse jogador é um dos poucos aqui no Brasil que sabe jogar modernamente e que foi sacrificado por nossa torcida, como também com Felipe Gabriel, Andrezinho que foram hostilizados. Ganhamos o carioca sem precisar ir a final fomos bem no brasileirão. Vejo aqui cada comentário descabido que não devem ser levados em consideração. Se a diretoria tivesse aceitado todas essa opiniões certamente estaríamos de braços juntos com o Flu e Vasco que foram na onda desses palpiteiros.

      • euler

        Meu caro Romulo é democrático o direito de pensar e falar, sua opinião merece respeito.
        Entretanto, não concordo com ela. No caso do Rafael Marques, deve ter jogado umas 100 partidas pelo botafogo, por aí e se jogou bem umas 10 foi muito. O fato é que como não tínhamos jogadores de qualidade na frente, tais como: Sassá,alex,henrique e elias o Rafael Marques se destacou meu caro. Se tivessemos dois atacantes de qualidade o Rafael Marques seria reserva até com seu protetor OO como técnico. A questão do Elias é outra, o Bruno joga muito mais, mas o OO mantém o Elias em campo prejudicando o botafogo e de repente o pereba faz um gol, todo mundo esquece o resto do jogo. O bruno entra no final não dá tempo de mostrar futebol, mas ainda faz gol e quem perde é o botafogo. ADEUS OSVALDO, quando outro técnico de qualidade entrar você vai avaliar e ver que estava enganado. Feliz Natal para você e sua família.

        • Nelson Ribeiro

          Tá doido??? Se jogou mal umas 10 foi muito. O jogador mais importante taticamente para o Botafogo depois que saiu o Fellype Gabriel. Atua no meio na frente e na defesa… uma barreira nas bolas paradas contra o Botafogo. Mesmo quando a cobrança era gol já vinha jogando bem, mas como a maioria dos torcedores não entendem porra nenhuma de futebol, principalmente do lado tático, criou se um estigma. No entanto, mesmo sem fazer gols, já fazia papéis importantes na defesa. Salvou o Jefferson de um mico enorme contra o Atlético GO no Serra Dourada… e quem se lembra desse último jogo contra o São Paulo el foi buscar uma bola perdida na linha de fundo e de cabeça deu um passe para o gol???

          • JOSIMAR, O LATERAL

            Com esquema gravitando em torno dele é mole! Quando ele tinha que se adaptar não rendeu!

      • Lennon Gomes

        Caro, Romulo. Concordo plenamente com a sua análise. O início do RM foi realmente pífio, porém demonstrou ser um jogador extremamente tático, o motor do time assim como fora o Fellype Gabriel, também hostilizado.
        Cada um realmente tem a sua opinião, mas colaborar com o time nem sempre é fazer 8 gols por partida. Quantas bolas foram retiradas no “primeiro pau” em escanteios pelo RM? Talvez umas cinquenta facilmente.
        O futebol se modernizou e o nosso torcedor envelheceu no pensamento. Não podemos nos deixar levar somente pelo passado, o quarto lugar e uma possível vaga na Liberta amanhã é um excelente resultado sim. Foi um ano com vários problemas, mas do Rio de Janeiro, nenhum clube está se modernizando tanto quanto o nosso. Agora é aparar as arestas e torcer pra que esse presidente pare de inventar, pq mandar embora o Jair Ventura é uma puta sacanagem e desrespeito!
        SAN

      • JUNIOR@@@

        bom trabalho que foi feito nesse ano? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        jogador é um dos poucos aqui no Brasil que sabe jogar modernamente e que foi sacrificado por nossa torcida? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        fomos bem no brasileirão? 4º lugar ganha o que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        É CADA COMÉDIA DA DIRETORIA QUE APARECE POR AQUI. DESISTO.
        @@@@@@@@@@@@@@
        @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    • Leonardo

      É exatamente isso. Já foi tarde, e muito tarde. Vamos comemorar a saída dessa anta prepotente e incompetente.
      A torcida do Santos é muito mais exigente que a nossa aqui. É tudo com ele mesmo.

      O clube vai fazer contenção, não vai? Pois bem, economiza no alto salário do técnico (parece que o cara ainda queria aumento!), no alto salário de jogadores que não rendem o equivalente. e contrata jogadores melhores, mais baratos e que venham dispostos a suar a camisa e render mais para a equipe.
      Eu estou otimista com o novo ciclo que vai começar em 2014. Agora é esperar e torcer. Saudações alvinegras.
      Leo

      • Nelson Ribeiro

        Eu acho que a nossa não pode aceitar um treinador que seja menos qualificado do que o Oswaldo. E tem que ser formador para não deixar a base acabar estagnada como foi desde os anos 70. Dai eu quero ver quem vai fazer isto? Só temos outro no Brasil que poderia: O Levir Culpi. Ou ele ou jogar o ano fora e esperar pelo Sampaoli depois da Copa. Não me venham com Tite, Cuca ou nomes que não tenham nada a ver com filosofia formadora pois o clube não tem dinheiro para investir em grande elenco. Se contrata caras como o Tite e sem elenco não faz nada.

        • JOSIMAR, O LATERAL

          Levir Culpi é um abobado! Retranqueiro! Mas é uma pessoa séria e honesta! “Burro com sorte”!

          O Cuca é o maior estrategista do Brasil e sabe sim formar times. O problema do Cuca é a índole psicológica pessimista que casa com oque de pior na alma botafoguense. Só isso!

    • Nelson Ribeiro

      Não é maioria, é minoria. As pesquisas apontam, dependendo delas, que até 76% apoiavam a permanência do Oswaldo. Só os ignorantes de futebol perseguem, não apenas o Oswaldo mas a qualquer treinador que veio, vem ou virá. Sabe o que é isso: Síndrome do ego inflado, paranoia e problemas com a autoridade paterna.
      Eu admirava o Maurício e não o admiro mais, além de estar recuando no programa da base ao despedir o Jair Ventura. Outro que deveria estar longe do Botafogo é o tal do Montenegro. Não sabe tratar as pessoas.
      Os ignorantes, no entanto, não se guiam embasados em nada exceto no gogó… qual foi o melhor resultado em campeonatos brasileiros do Botafogo em 17 anos, nenhum deles responde… ficam apoiando as conversas do Maurício Assumpção que até hoje diz não saber porque o time caiu de produção… PORRA, o presidente não sabe???? Fizeram a mesma coisa em 2011, 2012 e agora em 2013 o resultado foi idêntico. E ele não Sabe??? Em 2011 culpou o Caio Jr. era ano de eleição. Em 2012 culpou o Anderson e agora culpar o Jair Ventura, Oswaldo e corpo médico???? Ora foram eles que venderam o Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitinho????
      Vai tomar no rabo presidente!!! Acabou minha admiração e te quero longe do Botafogo.

  • prefiro seedorf de treinador q metido do autuori, so pq foi campeao em 95 nao quer dizer nada, vem de pessimos trabalhos e todo jogador nao gosta do estilo do autuori, treinador se nao for boleiro elenco faz corpo mole e cai mesmo, tiro errado dessa diretoria pra variar, é muita burrice

    • Nelson Ribeiro

      Como treinador é ainda aprendiz. Nesse caso prefiro o Húngaro.

  • Não têm nada de obscuro! O próprio Oswaldo Oliveira (que já ta indo tarde demais) em entrevista concedida após o jogo com o Criciúma disse que o futebol é um balcão de negócios. Uma declaração como essa prova tudo que falamos desse pseudo-treinador: ele não cultua nenhuma afinidade com a torcida, prevalecendo a sua soberba, posição estática na área técnica fazendo pinta de intelectual e colocando em campo sua “chacrinha”. Agora que, felizmente, nos livramos desse inútil só nos resta torcer pra que junto, na mesma barca, ele leve os caneleiros que ele implantou em General Severiano com a conivência desse nosso presidente. Mas o presidente, se Deus quiser, também tá com seus dias contados: só mais um aninho. Agora, voltando ao Oswaldo, finalmente poderá torcer pela Ponte Preta. Nos livramos do Oswaldo, isso é fato, mas fica ainda a a angústia pois se sabe que o Maurício Sonção queria a renovação, que pra alegria da maioria dos botafoguenses sensatos, só não ocorreu porque o treinador pediu muito mais pra renovar. Ufa, Amém!

    • euler

      Falou tudo Jorge Luiz.

    • Nelson Ribeiro

      Treinador não tem que ser simpático e bonitão. Tem que ser eficiente. Em 17 anos foi o mais eficiente. São os números, não é gogó!

  • Thiago Affonso

    Não há mistério algum! Oswaldo sabia que não teria clima com a torcida depois das vaciladas que o time deu na competição, isso sem falar da mulher dele comprando briga com os torcedores, por isso já vinha negociando com o Santos!

    Outra coisa, o Botafogo começou a atrasar salários quando a verda do estádio foi cortada, tanto que nos últimos 3 anos, o clube sempre pagou em dia!

    Jornalistas hoje em dia, não sabem nada, apenas fazem suposições e fofocas!

    • Nelson Ribeiro

      A mulher dele não comprou briga com a torcida. O povo é que não sabe ler, inclusive o Montenegro.
      O que ela disse foi ao contrário do que muitos entenderam. O que ela disse foi que apesar de todas as dificuldades o time dirigido pelo seu esposo estava no topo. Falou mentira? Agrediu a torcida? Claro que não. Pelo contrário elogiou o esposo e o time.

  • velinho

    Grande é NILTON SANTOS, GUARRICHA e DIDI, entre outros bicampeão do mundo pela seleção, o Osvaldo teve um belo time e fez um trabalho médio, assim como caio junior e outros, logo teremos um novo técnico, que não seja esses joel, luxa adilson batista, celso rothu.
    NILTON SANTOS: 58 e 62=vitorias ( Imortal)
    82, 86 = platinir e Paulo Rossi=tristeza, desculpa, pênalti perdido e frustração.
    NILTON SANTOS: ENCICLOPEDIA= melhor lateral de todos os tempos e do mundo.
    82 = capacete. entenda a enorme diferença entre um ídolo nacional e mundial. um em ventado pela a imprensa.
    libertadores, mundial de clube ( palinha do SÃO PAULO, PINTADO) TEM DOIS , não é nada PRA QUEM TEVE E SEMPRE TERÁ ESSES NOME EM SUA HISTORIA.

    • Nelson Ribeiro

      O Oswaldo teve um belo time no início. Depois que ficou sem Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitinho, ficou com uma carcaça sem carne no banco de reservas. Compare nosso banco com o do Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Corinthians, Atlético Mineiro e até mesmo o banco do Goiás e do Atlético PR eram melhores. Olha o Cruzeiro: Júlio Batista e Dagoberto. Olha o banco do Grêmio: Elano e Zé Roberto. Olha o Goiás: Thiago Mendes, Ramon, Dudu Cearense, e Wellington Jr. Dai olha o nosso: Alex, Sassá, Henrique, e mais um punhado de garotos em formação.

      Tirou leite de pedra é verdade. Não podemos deixar que venha alguém de pior currículo para treinador.

    • Nelson Ribeiro

      Esse perfil que você descreve, no meio do futebol é chamado “formador” que é oposto àquele cuja filosofia é seletivo. Um seletivo reúne grandes craques, ou os melhores que um orçamento possa pagar (Real Madrid) e o treinador desenvolve os planos táticos dentro das características desses.

      O formador (Barcelona) cria os jogadores na base para suprir o profissional. Dai a importância de ter projetos a longo prazo, 3, 5 anos.
      Ao não acordar com o Oswaldo pelo salário, o Botafogo joga dois anos de investimento na base no lixo para recomeçar tudo em um novo projeto.

      O pessoal aqui não entendeu isso. Em base integrada se joga como se joga no time de cima. A formação dos técnicos da base passam pelo técnico do time de cima, com isso garante que a adaptação do jovem atleta seja pequena. Em filosofia formadora, os esquemas valorizam o jogo coletivo com forma de superar o talento individual, mesmo quando esse talento existe. O esquema determina como os jogadores devem jogar. Veja que é o oposto do seletivo.

      Por que um clube deve escolher entre um ou outro? Orçamento é uma das maiores causas dessa definição. Clubes mais abastados tendem a ser seletivos, é mais rápido para montar e muito mais dispendioso.

      Estou em profundo desgosto com o Maurício por demitir o Jair Ventura sob alegações falsas. O Maurício acha que somos bobos… sabemos muito bem que em todo campeonato longo o Botafogo chega mal no final. Ele deveria assumir sua dose de culpa por vender jogadores no meio de campeonato.

  • Nelson Ribeiro

    Nota triste. Com todas as dificuldades durante o ano, essa foi a melhor campanha em 17 anos e um sinalizador seguro de crescimento do Botafogo.

  • domingos

    A realidade é que o Botafogo não tem dinheiro para bancar técnicos de renome, super campeões etc. Nem jogadores de ponta. Insistir em jogadores provenientes da base é a grande solução. Já comprovada.
    Há que contratar mesmo, um “técnico” com menor experiência, mas que tenha um perfil de liderança, bons conhecimentos dos fundamentos do futebol e que saiba se relacionar com educação junto ao grupo. Porém, torna-se indispensável que a Comissão Técnica tenha um Preparador Físico e um Fisiologista, além do corpo Médico, de alto nível. Técnicos, na verdade só servem para liderar e definir os times. Não imagino que algum deles tenha a capacidade de ensinar futebol, que é uma coisa inata, ou de criar táticas (observem que logo após o apito do Juiz, todos se misturam em campo, indo estão a bola e os adversários. Cadê a tática?). Jogador bom é quando mostra inteligência e senso de praticidade, raciocínio rápido, noção de espaço e, lógico, somado a um excelente preparo físico. Bom caráter, também é fundamental, mas podem e devem ser jovens, com muita vitalidade e necessidade de se projetar. É preciso que o técnico saiba estimular a motivação dos membros da sua equipe.

  • Orlando Soares

    Como se especulou, o Oswaldo saiu. Bom e ruim para o Botafogo. Não digo isso unicamente como torcedor, mas com a razão e coerência.
    Bom só pela economia no salário e muito ruim , pelo trabalho interrompido. Nós torcedores rejeitamos muito seu trabalho, que insistia muito com jogadores que era de sua confiança, mas que não era do agrado da torcida. Agora , uma coisa a Diretoria tem que saber; já foi escrito neste espaço muitas vezes, que Eles têm que pensar grande, pensar de acordo com o Clube Botafogo F. R. Lemos neste mesmo noticiário , no qual dá a noticia da saída do Oswaldo, que há o pensamento de aproveitar o Eduardo Hungaro; Pelo trabalho apresentado nas categorias de base do Botafogo, o Eduardo é bom, mas para assumir o Botafogo, só se não conseguir a vaga da Libertadores; porque se conseguir a tão sonhada vaga; na minha opinião , Ele , ainda é muito “verde” para enfrentar essa competição. Agora se não conseguir a vaga da Libertadores, vale fazer um teste com o Eduardo no Carioca.

  • FOGÃO – RJ

    APÓS VER ” A VERGONHA DE JOINVILE” NOVAMENTE CONCORDO QUE ALGUÉM DEVE PERDER PONTOS, OS DOIS CLUBES DEVERIAM PERDER 10, 15 20 PONTOS, QUE OS LEVARIAM AO REBAIXAMENTO, AS DUAS TORCIDAS ORGANIZADAS TAMBÉM PUNIDAS PELO TRIBUNAL DESPORTIVO. ESTAVA VENDO UM PROGRAMA ESPORTIVO ONDE COMENTAVAM AS NOTICIAS VEICULADAS PELA EUROPA, E NUMA DELAS, NA INGLATERRA DIZIA:” VEJA ISTO, VOCE PRETENDE REALMENTE IR AO BRASIL VER A COPA DO MUNDO?” (AI EXIBEM AS IMAGENS DO JOGO ATLETICO-PR X VASCO). FICA CLARO, OU A JUSTIÇA DESPORTIVA PUNE OS 2 CLUBES, PRINCIPALMENTE O MANDANTE DO JOGO, QUE SABIA DOS RISCOS, POIS ALERTOU RECOMENDANDO QUE MULHERES E CRIANÇAS NÃO FOSSEM AO ESTADIO? POR QUE? PORQUE SABIAM QUE NÃO HAVIA SEGURANÇA SUFICIENTE PARA O JOGO. E AGORA? ESPERA ACONTECER OUTRA? NÃO MORREU NINGUÉM? OBRA DIVINA, AO REVERMOS AS IMAGENS PODERIA TER SIDO UM MASSACRE COM MUITAS VITIMAS.

  • João Holanda Neto

    Não chamem lixoemburgo, pois além de ser flabosta, é desonesto e ladrão

  • Vejo com muitos bons olhos a saída do Oswaldo. Ele já estava desgastado demais com a torcida. Há muitos treinadores jovens, com salários menores e que podem vir para o Botafogo e fazer um ótimo trabalho.
    Treinador que leva dois goleiros reservas para o campo de jogo é burro ou prevenido? Alguém já viu outro treinador fazer isso? Por que privar a equipe de ter mais um jogador de linha? Há certas coisas que só acontecem com o Burraldo de Oliveira…

    • Nelson Ribeiro

      Eu já vi acontecer de alguém da linha ter que jogar no gol em final de campeonato. Perdeu, claro. O Pelé já teve que fazer isto também. 1 goleiro machucou e o outro foi expulso.

  • chico do ouro preto

    no começo eu não gostava dele mas com o passa do tempo eu entendi que quem não cuca cassa com Osvaldo mesmo assim obrigado Osvaldo vai com deus boa sorte saudação alvinegras.

  • Helio Carvalho

    Cara, o que tem haver atraso de salario com a demissão do Osvaldo, por favor parem de criar problemas, os salarios estão rigorosamente em dia, o clube está em expanção, o botafogo a cada ano é melhor e mais estruturado, Não acho o Presidente uma sumidade, mas com certeza o botafogo está mais forte com ele, contra fatos não há argumento. verifique.

    • Fábio (Botafogo no coração)

      Verdade, o melhor presidente nos últimos 20 anos

    • Nelson Ribeiro

      Eu entendo isso que diz, eu defendo isso que você diz. Só não achei elegante o Maurício demitir o Jair Ventura e culpar o Oswaldo pelo desgaste do time e queda de produção. O Maurício deveria fazer um ato de contrição para declarar sua própria parcela de culpa. Se não deu para chegar no orçamento e teve que vender, não culpe a comissão técnica.

      Outro que ainda cagou mais ainda foi o Montenegro, provou que além de saber queimar pontes por onde passa ainda não aprendeu a ler. Eu li a mensagem mencionada, a mensagem da mulher do Oswaldo e entendi, o cara teve 6 meses para ler e não entendeu. Eu jamais quero o Montenegro para presidente do Botafogo, queimar pontes não é bom pra negócio algum.

  • Falou tudo! Se não pode pagar, melhor não se comprometer. Tenho acompanhado as notícias sobre quem será o próximo treinador do Fogão, os boatos sobre Paulo Autuori, Tite, etc, etc… Se for pra economizar não adiantar trazer um desses treinadores!
    Acho que o Botafogo deveria trabalhar com o Eduardo Húngaro como treinador e buscar boas peças para o ataque e meio campo. Mas se planejar direito: abrir mão do campeonato carioca (coloca os juniores) e fazer uma pré-temporada de verdade pra jogar voando na Copa do Brasil, Libertadores (se confirmar a vaga) e Brasileirão! O que você acha Vinicius?

  • JECPP

    Graças a Deus !!! Obrigado Oswaldo, mas chegou a hora de dar tchau !!!!! Favor levar em sua bagagem os ” craques” Rafael Marques, Marcelo Mattos, Julio Cesar, Sassá, Dankler, André Bahia, Lima, Rodrigo Defendi, Alex, Henrique, Renato, mas FAVOR NÃO ESQUECER DO RAFAEL MARQUES, que vc contratou e alega que ele é um excelente jogador.
    Favor não esquecer de levar os amadores do departamento de futebol.
    O Oswaldo fez um bom papel nesses dois anos, mas alguns fatos ficaram marcados:
    – A derrota para o Fluminense na 1ª final do Cariocão 2012
    – A derrota para o Cruzeiro
    – Vários empates e derrotas para times em baixa nesse BR 13
    a VERGONHA contra o Flamengo na Copa do Brasil
    – O fator de não conseguir motivar o time nas partidas decisivas
    – O fato de não achar um esquema para Seedorf
    – o MESmo para o Renato
    – O fato de achar o Rafael Marques um craque

    boa sorte ao Oswaldo, e que venha o Tite ( lIBERTADORES ) OU até mesmo o Seedorf.

    • Darkman

      Discordo de alguns nomes na sua lista.
      – Rodrigo Defendi não teve oportunidade de mostrar seu futebol.
      – Dankler é um bom zagueiro, o que jogou mostrou isso.

      O restante está valendo !!!

    • saufogo

      Vou além do Darkman. Discordo das saídas do Rafael Marques (deu a volta por cima), do Júlio César (não teve um reserva que pudesse revezar com ele) e do André Bahia (deve ter jogado umas três partidas no ano).
      A torcida do Botafogo tem que parar com essa mania de querer mandar todo mundo embora. O clube tem que contratar. Por não ter elenco forte, que deixamos de disputar o título do Brasileiro.
      Para o próximo ano, em vez de contratar 8 jogadores bonzinhos, seria melhor trazer 4 que resolvam. Há necessidade de um lateral esquerdo, um cabeça de área, um meia avançado e um centro-avante, todos para serem titulares. Neste caso, teríamos o Júlio César, o Marcelo Matos, o Lodeiro, o Jorge Wagner, o Elias e o Bruno Mendes, todos na reserva. Além destes, há o Renan, o Lucas, o Gilberto, o Dankler, o Cidinho voltando, o Daniel que foi promovido. Uma coisa é certa: para ser campeão de torneios tão difíceis com a Libertadores ou Brasileiro, tem que ter elenco forte. Galo e Cruzeiro provaram isso.

  • Darkman

    Alguém acredita que o Tite vai pintar em Gen. Severiano ? Isso é piada o cara ganha um salário altíssimo e o clube não tem condições para manter esse Técnico, mas gostaria muito que isso realmente fosse verdade.
    Mas o que pode pintar é o Cristovão Borges(não me agrada), Abel(poucas chances), Autuori tb não seria bom.
    Dorival Jr. esse sim poderia vim um bom técnico.

    Apostar em novos nomes disputando a libertadores tb é ariscado.
    Tudo agora vai depender da Ponte Preta, entrando na Liberta, teremos um bom elenco.
    Fora da Liberta teremos um elenco razoável para 2014, sem contar que podemos perder os medalhões.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    O Santos nos deu duas alegrias: a vitória em cima do Goiás e o assédio decisivo sobre o imbecil do Oswaldo. Faria melhor se mantivesse o Claudinei que é um técnico jovem e prata-da-casa e que mal ou bem fez um time perdido se encontrar e jogar muito bem no fim do campeonato.
    Acho que em caso de Libertadores pedir-se-ia um Cuca (vai continuar no Atl.) um Abel (fechou com o Inter), e apesar do odiar o estilo do futebol dele acho que o Tite é o cara de primeira linha que sobra. Eu odeio retranca e esse nunca foi o estilo do Botafogo historicamente, mas talvez seja o preço abrir mão da estética pela eficiência. Eles está doido pra trabalhar no Rio mas hoje tem um salário que é quase o dobro do Oswaldo. O Mancini que acho razoável seguirá no Atl-PR e o Marcelo que eu acho excelente seguirá no Cruzeiro, é claro. Autuori é arriscado pelo momento ruim. Outro que eu acho bom mesmo sendo menos experiente é o Cristovão Borges.
    Sem Libertadores vamos de Húngaro mesmo!
    Tem gente que já sugeriu o Seedorf de técnico. Só quem sabe como anda o vestiário do Botafogo pode dizer se é isso é viável ou se seria a maior furada! Isso teria que ser acordado com muita sagacidade, inclusive colocando um limite de jogos pra ele jogar, pensado pela fisiologia do clube. É um economia inteligente, é segurar o Seedorf justamente no momento onde claramente está na transição de jogador pra técnico. Só não sei se o time aceitaria e pelas fofocas e baixo rendimento do Seedorf como jogador parece que não!

    • Nelson Ribeiro

      Aposto contigo que o Santos com ele vai ser campeão em 2015.

      • JOSIMAR, O LATERAL

        Ele já não é querido pela torcida. Ele não durará dois anos lá. Ele vai ser demitido antes!

  • jailton

    trabalho no maacana,e posso falar com ctz q nao mereciamos esse titulo pq nem quando estavamos em 1 ou 2 lugar a nossa torcida no apoiava publico sempre nossa torcida e motivo de chacota entreos funcionarios do estagio,nao merecemos titulo nenhum pq so sabemos reclamar de tudo,peerdemos um grande treinador,pra contratar quem cristovao,joel caio junior um desses sera,tite nem pensar essa diretoria de merda naoousaria tanto,torcida q so relamae nao apoia nao ganha nada…

  • FOGÃO

    Não pode atrasar constantemente os salários, então basta o senhor jornalista arrumar uma solução para a perda absurda de receita que tivemos esse ano. Qual clube no Brasil suportaria esse problema? Outros grandes também tiveram atrasos de salários, o Grêmio por exemplo que tem mais recursos. É muito fácil falar de fora, a diretoria errou e muito, mas não dá para creditar tudo em sua conta, apesar de ter feito relativo bom trabalho Oswaldo também pecou em vários momentos. Se abraçou muitas vezes a sua soberba e arrogância, não teve pulso nos momentos de decisão e quase jogou esse quarto lugar fora.Independentemente das saídas o time vinha jogando bem, os salários atrasaram mas foram colocados em dia exatamente com as vendas de jogadores, então é muito simples vir agora emitir opinião. Os jogadores também mostram certo comodismo em determinado momento, como se já tivessem feito muito. Não sei exatamente o que ocorreu, mas acredito que seja melhor para ambos, visto o desgaste com a torcida. De qualquer forma desejo boa sorte ao Oswaldo para onde for, e o Botafogo que contrate um bom técnico e reveja algumas situações para chegar forte nessa possível vaga na libertadores.

    • euler

      Engraçado esses jornalistas, o flamengo, fluminense, vasco, atlético mineiro,grêmio, portuguesa entre outros estão com salários atrasados, só o botafogo é que é destacado quando atrasa um mês, e o FRAMENGO??? hein???

  • Girardo

    Seguir exemplos do Flamengo,Santos,Palmeiras e Chapecoense investir em Técnicos novos com mais visão de custos,o referido que ora sai deveria ter saído mais cedo,boa sorte a ele,avante Botafogo.

  • José Carlos Monteiro

    Se não tem verba oferece o cargo para o Seedorf e o húngaro de auxiliar

  • Renato “O Russo” Velloso

    Só uma opção resolverá o problema da falta de títulos do Botafogo, seu nome é “TITE” que coincidentemente combina com TÍTULO”! Vocês não concordam? Foda-se o cofre o negócio são títulos, muitos títulos!!!!!!!!!!! E com eles vamos encher os cofres.

    • Nelson Ribeiro

      Pior opção possível. Além de ser fantasiosa pelo salário, ainda tem filosofia incompatível com a do Botafogo.

      • Renato “O Russo” Velloso

        Será????????

  • O cara ganha R$300,000,00 por mês e acha pouco?Diz que ama o que faz?Deveria repensar o conceito sobre amor,em 2anos soma R$300,000,00 quanto da?RespondoR$7.200,000,00 MILHÕES fora premiações direitos de imagem etc,etc….resumindo CAPTALISTA foi tarde

  • marco brasil

    Tem torcedores que sao muito passionais. O oswaldo teve erros? Sem duvida. Mas foram muito mais acertos. A continuidade e importante no futebol. Voces reclamam, mas quem atingiu essa meta antes? Outra: que treinador teria feito melhor? Nos ultimos anos apostamos em bons nomes emergentes como caio jr e ney franco. Deu em nada! Que outro treinador tem utilizado tao bem a base de seu clube? E lembrem que nao estamos entre os tops na base.
    Outra: ele mudou o perfil do bota, sem ficar com choro ou chiliques com arbitragem, coisa que fizeram muito nos ultimos tempos. Enfim, entre erros e acertos o saldo foi positivo.
    Agora querer o Autuori e brincadeira. Alem de dois pessimos trabalhos em termos de tecnica e de postura (!) no sp e vasco, lembrem que antes teve aquela passagem ruim pelo gremio.
    Creio que,infelizmente, vamos voltar para o “bom” e barato…

    • JUNIOR@@@

      VC É UM COMÉDIA, MARCO BRASIL, VC É MAIS UM IDIOTA DA DIRETORIA QUE SE CONFORM COM MIGALHA DE CARIOCÃO E 4º LUGAR DE BRASILEIRO.

      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • Orlando Soares

    VOLTO ESCREVENDO PARA QUE TODOS FIQUEM ATENTOS, POIS JÁ DEI MINHA OPINIÃO NUM COMENTÁRIO ACIMA.
    MAS O QUE QUERO ALERTAR É O SEGUINTE:
    -SE O BOTAFOGO NÃO CONSEGUIR A VAGA PARA A LIBERTADORES, VALE A PENA INVESTIR NO EDUARDO HUNGARO. PAULO AUTUORI, CRISTOVÃO, NEM PENSAR. JÁ DORIVAL JR. OU EDUARDO HUNGARO, VALE A PENA APOSTAR.
    -OUTRA COISA QUE NÃO DEVE PASSAR DESPERCEBIDO É QUE, O NEFASTO , MUTRETEIRO, MULAMBENTO DO EURICO MIRANDA ESTÁ ENVOLVIDO JUNTO COM O ROBERTO DINAMITE EM ENTRAREM NA JUSTIÇA PARA QUE O ATLÉTICO-PR VENHA A PERDER OS TRÊS PONTOS DA PARTIDA. É UMA VERGONHA PARA O FUTEBOL CARIOCA E BRASILEIRO, ESSES DIRIGENTES VASCAINOS QUEREREM JUSTIFICAR SUA INCOMPETÊNCIA ATRAVÉS DO TAPETÃO. É UMA PRÁTICA QUE SEMPRE FOI EXERCIDA PELO MUTRETEIRO EURICO MIRANDA E AGORA O ROBERTO DINAMITE ESTÁ INDO NA SUA ONDA; ONDA DE MARÉ SUJA FEDORENTA E VERGONHOSA; MAS SE O MINISTÉRIO PÚBLICO ACATAR ESSA VERGONHA VASCAINA, O BOTAFOGO FICA COM O TERCEIRO LUGAR QUE HOJE POR JUSTIÇA E POR TER GANHO HONESTAMENTE EM CAMPO, É DO ATLÉTICO-PR; SENÃO ESTOU ENGANADO, TANTO O BOTAFOGO QUANTO O ATLÉTICO-PR FICAM COM 61 PONTOS, MAS NO CRITÉRIO DE DESEMPATE, O BOTAFOGO LEVA VANTAGEM. REPITO, NÃO DESEJO DE MANEIRA NENHUMA QUE ISSO VENHA A ACONTECER, POIS O BOTAFOGO NÃO TEM NECESSIDADE NENHUMA DE LEVAR VANTAGEM SOBRE NINGUÉM COM ESSA PRÁTICA VERGONHOSA; E O PIOR, VINDO DO EURICO MIRANDA, QUE MAIS TARDE COBRA COM A CARA DURA E SEM VERGONHA QUE ELE TEM, DO BOTAFOGO A VANTAGEM LEVADA. É SÓ LEMBRAREM O QUE ELE FEZ COM O FLUMINENSE QUANDO ESTE ESTAVA REBAIXADO NA TERCEIRA DIVISÃO, ELE, EURICO, DIRIGENTE DA CBF NA ÉPOCA, “VIROU A MESA” E RECOLOCOU O FLU NA PRIMEIRA DIVISÃO; DOIS ANOS MAIS TARDE DAVA ENTREVISTA , DIZENDO QUE O “FLU COMIA NA SUA MÃO, PORQUE , SE NÃO FOSSE A VIRADA DE MESA QUE ELE TINHA PROPORCIONADO NA CBF, O FLU AINDA ESTARIA NAS DIVISÕES INFERIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO”. PORTANTO, DESTE SENHOR, O BOTAFOGO NÃO DESEJA NADA, A TORCIDA DO BOTAFOGO NÃO QUER ALCANÇAR UMA POSIÇÃO A MAIS NA TABELA POR FALCATRUAS VINDAS DE QUEM VÊ A PRÁTICA DO FUTEBOL COMO UM BALCÃO DE NEGÓCIOS PARA LEVAR VANTAGENS.

  • luiz

    A vida é feita de erros e acertos, o que conta é qual prevaleceu no final.
    muito obrigado, Oswaldo de Oliveira.

  • Se alguem se depará com uma tromba d”agua por ai, não se assuste, são minhas lágrimas pela saida de um técnico que. Aqui em Brasilia,empata a duras penas com o time do Sobradinho que nem disputa a série (D), e que com mando de campo tambem a duras penas mal consegue vencer por 1X0 e logo depois é eliminado da competição de forma humilhante.
    E em seguida pelo campeonato brasileiro, vem uma série de derrotas para os times que estão nas últimas colocações no compeonato sendo a maioria delas dentro de casa.
    Caros irmãos de camisa, o Sr. O.O. tambem tem outra grande virtude, a de torcer pelos adversários cujos mais queridos são: Corintians, Ponte Preta, Vasco e Flamengo, este último então como é o queridinho aplicou-lhe uma sonora goleada.
    Isso não é uma forma de críticar, é um fato.

    Uma sugestão à galera, o que acham de Cristóvão Borges?

  • FECPP

    cOLEGAS, VEJAM as palavras do grande Montenegro. Ele mais uma vez está certíssimo !!!

  • Bem Amigos do Bota,O osw,entre erros e acertos ,errou mais. esta na hora de ir.quem seria o tecn.agora Já,não é facil que tál o Olandes.aaaa?

  • Clauber

    Eu, como a maioria ESMAGADORA da torcida botafoguense, ao ler essa notícia gritamos em coro: “JÁ VAI TARDE!!!” Gente é notório que o time do botafogo jogava praticamente sozinho!!! Então, há de se dar crédito pelos resultados conseguidos a alguns jogadores. E não ao O.O!!!!!!!! Quanto ao substituto, fala-se do salário do Tite. Porém, ele deu uma declaração afirmando que gostaria de trabalhar no RJ. Com certeza ele conhece a realidade dos clubes cariocas! Talvez, estivesse interessado num desafio e pudesse fechar com o Botafogo por um valor razoável. E, independente de Libertadores ou não, temos que trabalhar com Realidades!!! Pq quem vive de promessa é santo!!! O time não tem olheiros não?!! Ou o povo tem preconceitos?! Será possível que não exista jogadores bons na série b, e até mesmo série c; Campeonatos: Argentino, Chileno, Paraguaio e Colombiano que poderiam vir para o botafogo e absolutamente, com um preço muito bom?!!! Vamos ver isso aí!!!

  • gilberto

    Que existe alguma coisa obscura neste ano sobre o comando do OO isso tem! esta ultima partida mostrou bem isso, todos já sabiam que ele iria embora e ai o time mostrou o que nós já sabiamos, que o time que jogou contra o Criciuma, não é o mesmo que disputou o segundo turno do brasileirão, talvez mais tarde venhamos saber a verdade sobre o que houve para a queda vertiginosa do clube no segundo semestre e principalmente na copa do Brasil na quela fatídica partida contra o Império do mal.

    • Leonardo

      Eu também acho que o time não tinha motivação para jogar o que sabe, por causa da anta prepotente do OO. Realmente, que explicação haveria para o time deslanchar contra o Criciúma, já sabendo que OO estava fechado com o Santos e que iria embora?
      Da mesma forma que você, Gilberto, eu estou curioso para saber mais detalhes acerca disso. Parabéns pelo comentário. Saudações alvinegras.
      Leo

      • Nelson Ribeiro

        Desgaste físico… leia mais abaixo:

        Cansaço físico e sobretreinamento

        Luiz Carlos Brollo

        O cansaço físico é compreendido como um fenômeno que ocorre no organismo, provocado por agentes estressantes dos programas de treinamento aplicado. Pode apresentar-se como:
        Cansaço físico geral: resultado de um trabalho intenso e prolongado (geralmente conseqüência de esforços aeróbios e anaeróbios intensos). O cansaço físico geral,a tinge vários grupos musculares utilizados no esforço. As principais causas são:
        Diminuição dos níveis de glicogênio muscular e hepático
        Desidratação
        Microtraumatismos das miofibrilas, responsáveis pelo mecanismo de contração das fibras musculares.
        Cansaço físico local: ocorre em grupos musculares isolados e definidos. Geralmente causados pela falta ou insuficiência de resistência muscular localizada e desequilíbrio de força entre os músculos agonistas e antagonistas. A incidência deste tipo de cansaço deve ser levado em consideração pelo fato de a musculatura apresentar fatores que, se negligenciados, levarão a lesões musculares.
        Os níveis de cansaço físicos dependem:
        Do volume de treinamento
        Da duração do esforço
        Da intensidade do esforço
        Da duração dos intervalos de esforço
        Da freqüência dos esforços
        Do estagio de treinamento dos atletas.
        O cansaço físico acentuado pode levar o atleta a uma condição de exaustão, conhecida como Sobretreinamento ou Strain Físico. Esta situação quando ocorre, produz no atleta um estado indesejável de rendimento. Principais causas:
        – Aumento muito acentuado do volume (quantidade) e intensidade (qualidade) dos esforços
        – Instrução técnica exaustiva
        – Aplicação excessiva de métodos e meios de treinamento exclusivo, sem variedade dos mesmos
        – Acúmulo de treinamento e competições em curto espaço de tempo
        – Não respeito aos fatores temporais de recuperação e supercompensação física.
        Em principio, distingue-se o sobretreinamento em:
        a) Sobretreinamento Simpaticotônico: caracterizado por um aumento de excitação e uma vivacidade física. Essa forma de strain físico é fácil de ser percebida, uma vez que o atleta apresenta um grande número de sinais e sintomas como: fadiga fácil, excitabilidade exagerada, insônia, perda de apetite, perda de peso corporal, tendência à sudorese exagerada, termorregulação anormal, olheiras, tendência à cefaléia, palpitações, palidez, pulso acelerado, aumento do metabolismo basal, temperatura corporal ligeiramente elevada, restabelecimento retardado da freqüência cardíaca ao estado de repouso após o esforço, pressão sangüínea atípica, hiperpnéia anormal sob condições de esforço, hipersensibilidade sensorial (principalmente auditiva), desenvolvimento motor pouco coordenado, tempo de reação abreviado, recuperação geral retardada, agitação e ansiedade aumentadas, irritabilidade e depressão.
        b) Sobretreinamento Parassimpaticotônico: caracterizado por uma preponderância das funções inibitórias, da fraqueza corporal e da falta de ânimo. O atleta sente-se inapto para mobilizar a energia necessária para o treinamento ou competição. Esta forma de manifestação é de difícil diagnóstico, uma vez que não apresenta nenhuma perturbação em condição de repouso e seu inicio é insidioso.
        Quando diagnosticado a condição de sobretreinamento, deve-se, entre outros aspectos:
        – Reduzir o volume e a intensidade dos esforços
        – Utilizar massagens e outras formas ativas de recuperação (sauna, hidroterapia etc.)
        – Utilizar atividades recreativas e exercícios de descontração e relaxamento
        – Utilizar alimentação rica em substratos energéticos, correspondentes ao gasto energético
        – Utilizar-se da psicoterapia.
        Portanto, o controle dos métodos de aplicação de esforços quando negligenciado pode desenvolver síndromes de sobrecargas de aspectos diversos, tanto físico como psíquico. Sendo assim, o sobretreinamento é entendido como um acúmulo excessivo de estímulos.

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    OLÁ TORCIDA BOTAFOGUENSE, QUERO PALPITAR SOBRE UM TÉCNICO NOVO E TRABALHADOR E PROVAVELMENTE BARATO, DIGO, O GUTO FERREIRA ATUALMENTE NA PORTUGUESA, ÓTIMO TÉCNICO, POR ONDE PASSOU DEIXOU O TIME BEM E JOGANDO, OUTRA COISA QUE QUERIA ESCLARECIMENTOS, A CBF APROVOU O NUMERO DE ESTRANGEIROS? SE POSITIVO QUANTOS?, PORQUE SERIA UMA BOA ALTERNATIVA PARA UM TIME QUE NÃO TEM DINHEIRO E VAI CONFRONTAR COM ADVERSÁRIOS SUL AMERICANOS, É APENAS UMA OPINIÃO MAS ESPERO QUE SEJA DIVULGADA…FUI …FOGÃO SEMPRE…

  • Marcos Cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    felizmente as minhas preces foram atendidas !
    Nos livramos do o$valdinho !!!!!!!
    Choram as suas viúvas , seus apaniguados e os que recebem pro labore , para defende o dito cujo e a essa diretoria nas redes sociais !
    Falta ainda nos livrarmos de henrique , alex , andre bahia , sassá , rodrigo defendi , hyuri , e alguma ameba a mais que possa ter esquecido !
    Quanto ao Assombração , daremos a resposta nas urnas no ano que vem !
    ASSUNÇÃO PODE ESPERAR ….
    A TUA HORA VAI CHEGAR ……

  • Galera, tudo, menos Paulo Autuori, valeu ele nos deu um título importante em 95, mas cá pra nós a contratação dele hoje, seria regredir uns 10 anos, temos que optar por novas idéias, deixe o EDUARDO HUNGARO, ou ENDERSOM MOREIRA (GOIÁS) ou até o GILMAR DEL POSO (Chapecoense)
    sugestão de um botafoguense lá no blog do Nilton Severiano, mas pelo amor de deus, que não venham com esses técnicos já manjados, caso confirme a classificação para Pré-Libertadores, nesta quarta, e o orçamento aguentar, pode-se pensar no TITE, pois ele jogou e ganhou recentemente pelo Corinthias essa competição, mas só por ele saber armar um time mais fechado
    pois o nosso BOTAFOGO, todo mundo ataca igual à indio.Essa é a minha opinião, não sei se estou certo ou errado, mais de uma coisa tenho certeza, nós já eramos para ter ganho um título e mais expressão nacional, nos faltou um pouco mais de planejamento.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Nininho (Maurício Assumpção) e seus compadres do América do Lido estão indo longe demais no Botafogo. O Botafogo virou uma filial de um time da praia de Copacabana?

    Vão demitir os fisiologistas e preparadores. Muito bem… o Bottino mandava demais no Botafogo e sem muito resultado mas pelo menos era um profissional da área. Dizem que o Magliocca saiu em parte por causa dele. E agora vão botar quem – os amadores da praia? É isso mesmo? A notícia que circula é que vem parceiros do Maurício dos seus contatos da praia!!!!!!!!!

    Fora isso… parece que o Botafogo renova com André Bahia, Elias e HENRIQUE!?!?!?! e vai deixar o BRUNO MENDES sair… SURREAL!

  • Leonidas Pereira o mineirim botafoguense

    Prá mim o Osvaldo já foi tarde, me aguardem quando virem o trabalho dele no santos, é fraco, treinador que errou e continuou errando em várias partidas, sem jogar com um centroavante de ofício e continuar insistindo em jogar num 4×6, em várias partidas, com gabriel, marcelo matos, seedorf, yuri e rafael marque, assim perdemos vários jogos ou empatamos, aí dizem:O Barcelona joga assim ou jogava, mas olhem só a qualidade: iniesta , pedro, messi, e cia.concordo que temos que buscar nomes novos, chega de autuori, luxemburgo, caio junior, melhor que esses é o cristovão, que fez campanha melhor no bahia.

    • Nelson Ribeiro

      Aposto contigo que vai ser campeão e 2015 com o Santos. Era pra ser campeão esse ano pelo Botafogo. O Engenhão acabou com o time.

  • Nelson Ribeiro

    Cansaço físico e sobretreinamento
    CIDADE DO FUTEBOL – PREPARAÇÃO FÍSICA/ ON LINE A

    Luiz Carlos Brollo
    O cansaço físico é compreendido como um fenômeno que ocorre no organismo, provocado por agentes estressantes dos programas de treinamento aplicado. Pode apresentar-se como:
    Cansaço físico geral: resultado de um trabalho intenso e prolongado (geralmente conseqüência de esforços aeróbios e anaeróbios intensos). O cansaço físico geral,a tinge vários grupos musculares utilizados no esforço. As principais causas são:
    Diminuição dos níveis de glicogênio muscular e hepático
    Desidratação
    Microtraumatismos das miofibrilas, responsáveis pelo mecanismo de contração das fibras musculares.
    Cansaço físico local: ocorre em grupos musculares isolados e definidos. Geralmente causados pela falta ou insuficiência de resistência muscular localizada e desequilíbrio de força entre os músculos agonistas e antagonistas. A incidência deste tipo de cansaço deve ser levado em consideração pelo fato de a musculatura apresentar fatores que, se negligenciados, levarão a lesões musculares.
    Os níveis de cansaço físicos dependem:
    Do volume de treinamento
    Da duração do esforço
    Da intensidade do esforço
    Da duração dos intervalos de esforço
    Da freqüência dos esforços
    Do estagio de treinamento dos atletas.
    O cansaço físico acentuado pode levar o atleta a uma condição de exaustão, conhecida como Sobretreinamento ou Strain Físico. Esta situação quando ocorre, produz no atleta um estado indesejável de rendimento. Principais causas:
    – Aumento muito acentuado do volume (quantidade) e intensidade (qualidade) dos esforços
    – Instrução técnica exaustiva
    – Aplicação excessiva de métodos e meios de treinamento exclusivo, sem variedade dos mesmos
    – Acúmulo de treinamento e competições em curto espaço de tempo
    – Não respeito aos fatores temporais de recuperação e supercompensação física.
    Em principio, distingue-se o sobretreinamento em:
    a) Sobretreinamento Simpaticotônico: caracterizado por um aumento de excitação e uma vivacidade física. Essa forma de strain físico é fácil de ser percebida, uma vez que o atleta apresenta um grande número de sinais e sintomas como: fadiga fácil, excitabilidade exagerada, insônia, perda de apetite, perda de peso corporal, tendência à sudorese exagerada, termorregulação anormal, olheiras, tendência à cefaléia, palpitações, palidez, pulso acelerado, aumento do metabolismo basal, temperatura corporal ligeiramente elevada, restabelecimento retardado da freqüência cardíaca ao estado de repouso após o esforço, pressão sangüínea atípica, hiperpnéia anormal sob condições de esforço, hipersensibilidade sensorial (principalmente auditiva), desenvolvimento motor pouco coordenado, tempo de reação abreviado, recuperação geral retardada, agitação e ansiedade aumentadas, irritabilidade e depressão.
    b) Sobretreinamento Parassimpaticotônico: caracterizado por uma preponderância das funções inibitórias, da fraqueza corporal e da falta de ânimo. O atleta sente-se inapto para mobilizar a energia necessária para o treinamento ou competição. Esta forma de manifestação é de difícil diagnóstico, uma vez que não apresenta nenhuma perturbação em condição de repouso e seu inicio é insidioso.
    Quando diagnosticado a condição de sobretreinamento, deve-se, entre outros aspectos:
    – Reduzir o volume e a intensidade dos esforços
    – Utilizar massagens e outras formas ativas de recuperação (sauna, hidroterapia etc.)
    – Utilizar atividades recreativas e exercícios de descontração e relaxamento
    – Utilizar alimentação rica em substratos energéticos, correspondentes ao gasto energético
    – Utilizar-se da psicoterapia.
    Portanto, o controle dos métodos de aplicação de esforços quando negligenciado pode desenvolver síndromes de sobrecargas de aspectos diversos, tanto físico como psíquico. Sendo assim, o sobretreinamento é entendido como um acúmulo excessivo de estímulos.

    • Leonardo

      Boa tarde, Sr Nelson. Não podemos, de forma nenhuma, discordar do trabalho sobre “Cansaço físico e sobretreinamento” desenvolvido pelo Sr. Luiz Carlos Brollo, que deve ser profissional da área e, ao que podemos ver, bastante competente.
      No entanto, o que questiono, como torcedor é:
      1) Por que não foi desenvolvido no clube, que dispõe de ótimos fisiologistas e preparadores físicos, um trabalho compatível com a necessidade da equipe, ou seja, sem treinamentos além da conta, para evitar sobrecarga excessiva ao elenco?
      2) Por que o treinador com sua equipe técnica nunca pensou num razoável revezamento entre os atletas no decorrer do campeonato, para evitar consequências indesejáveis nos jogadores em virtude do número excessivo de jogos?
      3) Não seria tal revezamento também uma oportunidade de manter todo o elenco em condições de jogo, além de revelar valores no elenco?
      4) Por que não considerar que todos os vinte clubes no campeonato brasileiro viveram a mesma situação de excesso de jogos e nem todos foram tão afetados pelo desgaste?
      5) Não seria essa utilização racional do elenco uma saída inteligente para o nosso clube estar à frente de outras equipes que tenham exposto seus atletas ao sobretreinamento e ao mesmo número elevado de partidas?
      6) Será que o esgotamento físico de alguns atletas não acaba gerando lesões, ou até mesmo cometimento proposital de faltas nos jogos para gerar cartões amarelos ou expulsões que resultariam em suspensão por um ou mais jogos?
      7) Não seriam esses afastamentos por suspensões mais nocivos do que um revezamento PROGRAMADO pelo treinador de forma a manter o elenco em condições físicas ideais, sobretudo os de mais idade? e, finalmente,
      8) Não é notório que , em qualquer esporte de equipe, é completamente necessário que todo elenco esteja afinado com o clube e com o treinador, porque o desestímulo de alguns poucos atletas é suficiente para colocar todo um trabalho a perder?
      Saudações
      Leo

  • A SAÍDA DO TREINEIRO OSWALBURRO,DEMOROU FOI DEMAIS PARA ACONTECER,NA REALIDADE
    NUNCA DEVERIA TER VINDO.TÉCNICO SEM VIBRAÇÃO(MOSCA-MORTA),IGUALSINHO AO PAULO
    AUTUORI,MESMO PERFIL,SÓ GANHOU O BRASILEIRO DE 95,POIS TÍNHAMOS UM PRESIDENTE
    COM PULSO FIRME QUE TRANCAVA OS JOGADORES NO VESTIÁRIO E APARAVA AS DIFERENÇAS
    NO GRUPO DE JOGADORES,PAGANDO BRONCA GERAL.TÍNHAMOS UM TIME COM CULHÕES E
    VONTADE DE VENCER,TÍNHAMOS O ARTILHEIRO TÚLIO MARAVILHA,GONÇALVES,GOTTARDO,
    WÁGNER,DONIZETE,ETC.
    A FIFA EXTRA-OFICIALMENTE NÃO
    ADMITIRÁ NOVAS VIRADAS DE MESA,ARTICULADAS
    PELO REI DAS MARACUTAIAS E.MIR.,QUE QUEREM RASGAR NOVAMENTE O REGULAMANTO,
    INVENTANDO PRETEXTOS PARA EVITAR OS VERGONHOSOS REBAIXAMANTOS DO VICE-DA-GAMA E DO FLORMINEN-C.
    OS CLUBES DE SÃO PAULO,PARANÁ,RIO GRANDE DO SUL,SANTA CATARINA,MINAS GERAIS,
    DIZEM QUE NÃO ACEITARÃO EM HIPÓTESE ALGUMA ESTA ARDILOSA E COVARDE MANOBRA,
    DIZENDO QUE NÃO RESPEITARÃO MAIS REBAIXAMENTOS,CASO ESTE FATO OCORRA NOVAMENTE.
    ALÉM DISSO A FIFA PODERÁ INTERVIR E ATÉ CANCELAR A COPA NO BRASIL E SUSPENDER
    O VICE-DA GAMA E O FLUMINEN-C DE TODAS AS COMPETIÇÕES POR 5 ANOS.
    CHEGA DE CORRUPÇÃO E SUPERFATURAMENTOS,CHEGA DE PODRIDÃO,EXIGIMOS SERIEDADE
    COM O DINHEIRO PÚBLICO,CHEGA DE DESCASO COM A SECA E A MISÉRIA NORDESTINA E
    BRASILEIRA,EXIGIMOS SAÚDE-EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA DE PRIMEIRO MUNDO.
    VOLTANDO AO BOTAFOGO,A DIRETORIA COMEÇOU BEM NAS MUDANÇAS PARA 2014,MANDAN-
    DO OSWALBURRO EMBORA,MAS OS AMADORES JÁ COMEÇARAM À FAZER LAMBANÇAS,DISPEN-
    DO O MELHOR FISIOLOGISTA DO PAÍS ALTAMIRO BOTTINO E O FILHO DO NOSSO ETERNO
    ÍDOLO JAIRZINHO E RENOVARAM COM O EX-MULAMBO A.BAHIA E HENRIQUE.
    AGORA PARA COMPLETAR AS LAMBANÇAS DESTA DIRETORIA SÓ FALTA CONTRATAREM PARA
    TÉCNICO,PAULO AUTUORI QUE FÊZ PÉSSIMOS TRABALHOS NO GRÊMIO,VASCO E SÃO PAULO,
    ALÉM DISSO SEMPRE FÊZ C. DOCE PARA VOLTAR AO BOTAFOGO,AGORA QUE NINGUÉM QUER,
    ESTÁ SE OFERECENDO À ESTA DIRETORIA DE M.
    FORA M. ASS,FORA CH.FONSECA,FORA R.MARQUES,FORA RENATO,ETC.
    QUEREMOS CUCA OU CRISTÓVÃO BORGES.
    SUGESTÕES DE REFORÇOS:MÁXI BIANCUTTI DO VITÓRIA-BA,WÁLTER DO GOIÁS,HERRERA,
    LOCO ABREU,JUNINHO-FELIPE BASTOS.
    PAULO AUTUORI NÃO PELO AMOR DE DEUS…

  • José Câmara

    O Oswaldo de Oliveira ir embora tudo bem. Agora trazer o Paulo Autuori é brincadeira!
    Se vier, tomara que queime minha língua!

  • Luis Fernando

    A única coisa boa que Oswaldo fez foi lançar bons jogadores dos juniores para o time principal. Mas sua teimosia em insistir com alguns jogadores como Elias em vez de Bruno Mendes foi um dos grandes causadores de nossa classificação para a Libertadores ser tão sofrida. Isso, é claro, se a macaca cair do galho.

  • fernando alves

    Meus caros amigos esta aberta as aposta para saber quanto tempo vai durar o Oswaldo no Santos, clube pequeno do interior de São Paulo. Em minha opinião três meses!!

    “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. (William Shakespeare)

  • fernando alves

    Só três pergunta.

    1. Quem é mas prepotente Oswaldo ou Autuori ?
    2. Quem é mas parado a beira do campo?
    3. E por fim quem é mas irreal?

  • Mildaci Santos =Biologo

    A incompetência junto a um esquema medíoco desse Osvaldo, fez com que nosso eterno
    fogão alcançasse um 4 lugar. Mas, não podemos esquecer que temos a nível de Brasil excelentes
    jogadores. Mandar ir embora esse Osvaldo burro JÁ é tarde demais….xÔ burrice,…………,,,,,,,,,,
    Agora deixar a historia gloriosa do fogão nas mãos desse burro 0svaldo é ser mais burro do que ELE,,,,,,

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo