Economizar no comando técnico, agora, será um tiro no pé



* Por Vinícius Andrade

Não tenho a menor dúvida de que não seguir com Oswaldo de Oliveira é pior caminho para o Botafogo na próxima temporada. Basta que consideremos como a equipe evoluiu de 2012 para este ano. O trabalho era absolutamente perfeito até julho/agosto, quando já não havia mais coelho para se tirar da cartola. Afinal, os cartolas lhe tiraram todos os coelhos.

Por outro lado, Oswaldo também cometeu erros, como insistir com o esquema tático, que já não servia com as peças que vinha utilizando, e não conseguir melhorar a precária saída de bola do time. Mas após gerir tantos problemas, como, por exemplo, manter o elenco dedicado mesmo sem receber salários e ter de fazer diversas viagens por não ter o Engenhão, acho que fez o que pôde. Por isso, no geral, o trabalho é bom e deve ser mantido.

Se o clube tiver ambição de realizar uma temporada superior à atual, ninguém melhor do que alguém que já está lá dentro e conhece as necessidades de clube e equipe para conduzir essa guinada. Contudo, não tenho esta sensação, pois a diretoria, ao permitir tantas saídas de jogadores durante o ano, abrindo mão de conquistar um tão possível e esperado título nacional, demonstrou que não é das mais ambiciosas.

Apesar de não ser grande, há chance de se disputar a Libertadores do ano que vem, mas, antes que o torcedor se empolgue, o discurso em General Severiano é contenção de despesas. Longe de mim pregar a irresponsabilidade financeira e penso também que a longo prazo o caminho seja o sepultar esses salários astronômicos pagos aos profissionais do futebol, mas tudo tem seu momento. Não deixa de ser curioso o clube adotar pensar nesta hipótese logo quando está diante da possibilidade de disputar a competição mais desejada do continente.

Caso a vaga na Libertadores de fato não venha e Oswaldo deixe o Glorioso, vislumbro uma temporada bem complicada para o Botafogo. E se a diretoria decidir economizar no comando técnico, aposto que será ainda pior.



  • andrade

    Papo furado cara, técnicos bons existem aos montes. Chega de OSVALDO, FORA OSVALDO , a torcida não suporta mais sua arrogância. Se o Mauricio quiser paz em 2014 com apoio da torcida, FORA OSVALDO. A não ser que não achem a torcida importante, se julguem donos do botafogo. Não tem mais clima para OSVALDO, mesmo com o milagre da classificação para a Libertadores. CHEGA.

    • Antonio Jose

      Corretíssimo, Andrade!!!!!!

      • JAIRO GUIMARAES

        CONCORDO TOTALMENTE , TECNICO CARO E SO PARA ESVAZIAR O COFRE DO CLUBE
        VEJAM AI OS EXEMPLOS DOS 4 PRIMEIRO COLOCADOS . SO TECNICO BARATO , ISTO SEM FALAR NO DOS URUBUS.

    • Concordo.

    • paulo cezar

      assino embaixo.

    • Ricardo Bernardino

      Eu não vi, mas li porque me interesso pela história gloriosa do Fogão e vou contar: com o fim da era Nilton Santos, Quarentinha, Paulo Valentim, etc… o Botafogo não tinha dinheiro para contratar medalhões. O que fez a diretoria? contratou um meio campo que se indispôs no Flamengo chamado Gérson Nunes que mais tarde ficou conhecido como Canhotinha de Ouro. Trouxe também um quarto zagueiro do América do Rio de nomes Leônidas. Aí resolveu chamar um técnico promissor do Juvenil de nome Mario Jorge Lobo Zagalo que promoveu uma meninada que se chamavam, Carlos Roberto, Rogério, Roberto Miranda, Jair Ventura Filho e Paulo Cesar Cajú. Naquela metade dos anos 60, um sem número de Botafoguenses que não acompanhavam os juvenis (como hoje não acompanham os juniores) clamaram o fim do Botafogo de Futebol e Regatas. Hoje o país grita a todo instante: é penta, é penta, é penta …. foi aquela turma achincalhada que deu o tri antes do tetra e do penta. E vou afirmar porque acompanho o trabalho dele: Eduardo Úngaro tem tudo para ser o novo Zagalo.

      • Luiz Felipe Soares

        Perfeito o comentário! Nota 10! Até que enfim alguém lúcido!

        • é verdade. Sou dessa época, joguei lá treinei lá nos anos 70 e vi essa galerinha no time profissional e eu era apenas infanto juvenil. (/sub 17 da época)
          Craque, sempre fizemos em casa….

      • paulo albuquerque

        o time tinha uma espinha dorsal. Manga , Leônidas na zaga, Gerson e Jair la na frente. O técnico pode ser novo mas tem que ter esses jogadores chave. Quem temos hoje? Jefferson, na zaga ninguém, no meio ninguém e lá na frente mais ninguém.
        Não adianta mudar de técnico se essa diretoria amadora não contratar grandes jogadores em idade ainda de jogar para estes postos. O resto pode ser garotada.

      • helio jose amora machado

        sr ricardo bernardino. suas palavras e o meu pensamento; pois vi o jogo do sub-20 do bota e o time treinado pelo hungaro tem um futebol muito bom. se apos as 5 derrotas do time principal do bota a diretoria tivesse colocado o hungaro a equipe principal ja estaria classificado para libertadores.

      • Orlando soares

        Caro Ricardo Bernardino, que bom que acompanhas o Botafogo desde sempre.
        Também acompanho, só quero fazer uma correção;
        Quem levou o Carlos Roberto e o Roberto Miranda do Juvenil para o Profissional, não foi o Zagallo; Quando este chegou no time Profissional, os dois já estavam jogando no time de cima..
        Quem o Zagallo levou em 1966 , do Juvenil para o Profissional numa tacada só, foram:
        Cao – Goleiro – Moreira – Lat. Direito – Valtencir -Lat. Esq. – Ney Conceição -Médio (esse jogava o fino da bola) pena que não tinha boa cabeça. – Rogério – Ponta Direita – Ferreti e seu irmão Tuca – Atacantes. Já no meio do ano subiu o Afonsinho e o PC Cajú, veio do futebol de praia.
        Ferrete e Valtencir – já falecidos e o Tuca = foi jogar no México e até a última noticia que soube dele é técnico lá.
        Deves perguntar , e onde entra o Zequinha? que jogou no Botafogo,nesta mesma época?;
        O Zequinha veio do Fla no início de 67 , trocado pelo também ponta direita Zélio. Esse Zélio havia subido também do Juvenil, entrava aos poucos no lugar do Jairzinho; mas , como ele era o sonho de consumo do Fla naquele tempo, houve essa troca, porque o Zequinha estava encostado no Fla. Quem se deu bem, foram, o Botafogo e o Zequinha, pois foi um craque, chegou até a Seleção, jogou depois no São Paulo e Grêmio. já o Zélio, não se adaptou no Fla e não se sabe no que deu sua carreira.

      • Roberto

        Perfeito. Acho que o Botafogo pode fazer uma ótima mescla com os que já estão jogando como: Doria, Gilberto, Gege, Otávio, Yuri, Lodeiro, Bruno Mendes. Se derem mole para essa garotada, ninguém segura o FOGÃO!!!

        • Roberto
          Com excessão do Yuri, os outros são de fato bom jogadores, mas infelizmente creio que não contaremos com Dória, Gabriel e Lodeiro para o ano que vem. Os três tem um grande mercado na Europa nos times de terceiro e segundo escalão (Algo na faixa do CSKA, Porto, etc) e devem ser vendidos principalmete se não formos à Libertadores.

      • Mauricio Aquino

        O ataque, nos anos 60, era chamado de “linha”. Quando estrearam um ataque com Jair Bala, Gerson, Jairzinho, Roberto e Humberto, foi chamada de linha louca. Saiu o Jair Bala e entrou o Rogério Hetmanek, e no lugar do Humberto entrou o Paulo Cesar. Naquele time tinham 2 medalhōes, o Leonidas e o Manga que já eram da seleção. O resto era garoto.

      • Jorge Pimenta

        Vinícius, aprende com quem entende!!! É isto ai Ricardo…..

      • Luiz

        Amigo eu aos 65 anos acompanhei esse time sensacional, vi uma decisão no maracanã contra o Vasco, time que dava gosto de ver, agora o BOTAFOGO tinha o Neca que hoje é o Eduardo Húngaro descobridor de talentos e essa imprensa vive a dizer que foi esse tal de Osvaldo que descobriu os meninos, pura sacanagem, o máximo que esse treinador descobriu foi o bravo Rafael Marques, quem já teve Didi, Gerson, Afonsinho, Nei Conceição e ter que aturar Rafael Marques distribuindo está de sacanagem e esse treinador não coloca nem no banco o Jeferson Paulista. Eduardo Húngaro JÁ e esse treinador e o bravo Rafael Marques que vão para a PQP, saco cheio desses malas.

      • Fernando

        Boa análise Ricardo, eu tive o privilégio de ver esse time jogar, só que vc está esquecendo que esse tal jogador que foi contratado é o Gérson, sim o canhotinha de ouro, e esses outros jogadores do qual vc fala , já vinham esporadicamente atuando nos profissionais desde 64, Roberto Miranda jogou a última partida do Nilton Santos, inclusive marcando o único gol da partida contra o Flamengo, Jairzinho já substituía Garrincha , que já estava em declínio, Leônidas já se destacava no América, quem realmente iniciou foi Paulo Cesar, e por favor não esqueça da grande distância desses jogadores, com o atual plantel, nenhum se compara a esses jogadores. Na verdade o fracasso desse ano se deve a diversos fatores , mas principalmente a crise financeira, e para piorar o fechamento do Engenhão . Sinceramente não considero o Osvaldo o culpado, ele montou esse time, e a grande maioria condenou suas contratações, ele não teve culpa na venda do Jadson, Vitinho, Andrezinho, Felipe Gabriel e Antonio Carlos, tenho certeza que se tivessem mantido o plantel o time teria chegado brigando de igual pra igual com o Cruzeiro, que inclusive perdeu para o Botafogo no início , e não esqueçam que, ele teve a coragem de lançar vários garotos da base na hora certa, portanto respeitando sua opinião ,mas não concordo com essas críticas generalizadas. Nesse momento pensar em um técnico que não tem experiência ainda com profissionais é muito temeroso, principalmente sem experiência e nome para buscar jogadores na montagem do plantel do próximo ano. Lembrando que se montar e contratar errado, não há tempo , pois o Brasileiro começa logo após do Carioca e se entrar perdendo a recuperação é muito difícil depois, é chegar final do ano sofrendo igual aos times lá da zona da morte.

    • Demetrius Aranha

      Olha não sei se tem gente aqui que se faz de doido ou é. Aos lúcidos , vemos o Oswaldo desde o começo do campeonato com arrogância , o intelectual e que em todas as fases que o Botafogo estava bem ele fez experiencias loucas e irresponsáveis aonde perdemos todos os jogos decisivos . Me desculpe , o comentarista que discordo um pouco de seu comentário, só não vê que este técnico sem motivação e cobrança que é o OO é tudo que o jogador quer , faz que joga e OO faz que comanda e o presidente faz que administra, uma vergonha atras de outra e ainda vem gente aqui defender a sua continuação. Todo torcedor viu que precisavamos do homem gol o cara trancou o Bruno Mendes e não fez uma contratação importante para este setor, a Diretoria sempre devgar quase parando e assim ficamos engolindo o RM na posição errada mais de 01 ano. O time pelo amor de deus não tem cobrança , gana de vencer, raça , o Seedorf cansou, aí cade este Presidente que nao tem postura nenhuma perante a torcida e seus comandados, so vem nos sites falar asneiras , agora ele falou que era para ter conquistado antes a VAGA , kkkk esse cara é uma onda . Coloca todo mundo pra fora do clube .

      • Luiz Fogão

        Vão sentir saudades, mais cedo do que pensam, pode escrever.

      • O PRIMEIRO PASSO PARA O ANO QUE VEM É PROIBIR O MAURÍCIO SONSÃO E ESTA DIRETORIA SE METER NO FUTEBOL, NÃO CONTRATANDO NINGUEM E SIM DEMITIR JOGADRES, TECNICO, DPTO MEDICO, PREPARADOR FISICO E OUTROS QUE COMPÕE O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL.

        VAMOS COMEÇAR A PENSAR EM UM PRESIDENTE SINCERO E HONESTO PARA O CARGO E FAÇO A MINHA CAMPANHA PARTICULAR PARA A VOLTA DO BEBETO DE FREITAS, E NÃO PODEMOS APOIAR AS INDICAÇÕES QUE VENHAM DO MAURICIO SONSÃO, MONTENEGRO, MAURO NEI E ROLIN, QUE ESTES JÁ AFUNDARAM DEMAIS O CLUBE EM DÍVIDAS E MAUS SERVIÇOS, SEM PRESTAREM CONTAS, COMO VAI SER COM O MAURÍCIO.

        CONCORDO COM A INDICAÇÃO DO EDUARDO HUNGARO PARA TECNICO, POIS O MERCADO ATUAL SÓ VEJO COMO BONS TECNICOS E BARATOS O CRISTÓVÃO OU O DO GOIÁS QUE AGORA NÃO LEMBRO O NOME.

        A LIMPEZA NO PLANTEL SE FAZ NECESSÁRIA, FAZER GRANA COM O JEFERSON E DISPENSAR EDILSON, BOLIVAR, JULIO CESAR, MARCELO MATOS, ANDRE BAHIA, RODRIGO DEFENDI, LUCAS ZEN, RENATO, HYURI, HENRIQUE, ELIAS, BRUNO MENDES, SEEDORF, LUCAS E PRINCIPALMENTE O RAFAEL MARQUES QUE O OSVALDO TEM QUE LEVAR ELE PARA ONDE FOR, PORQUE ESTES JOGADORES NÃO DARÃO RETORNO FINANCEIRO AO BOTAFOGO.

        O BOTAFOGO PRECISA FORMAR UM TIME COM IDADE MÉDIA DE 25 ANOS E SALÁRIOS COMPATÍVEIS COM QUE O BOTAFOGO PODE PAGAR E NÃO FAZER LOUCURAS CONTRATANDO JOGADOR EM FIM DE CARREIRA GANHANDO UMA FORTUNA, PORQUE O BOTAFOGO DURANTE A GESTÃO DO MAURÍCIO SONÇÃO VIROU DEPÓSITO DE JOGADORES REJEITADOS DE OUTROS CLUBES EM FIM DE CARREIRA E GANHANDO UMA FORTUNA EM TRANSAÇÃO COM EMPRESÁRIOS.

        VAMOS ACABAR COM A FARRA DE DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS GRATUITOS PARA AS TORCIDAS ORGANIZADAS QUE SÓ FAZEM ENRIQUECER OS SEUS DIRETORES E CRIAREM CASOS NO CLUBE E AMEAÇANDO JOGADORES, SÓ DÃO PREJUÍZOS FINANCEIROS AO BOTAFOGO.

        VAMOS APOSTAR NO EDUARDO HUNARO, E TENHO UM TIME PARA COMEÇAR A TREINAR NO INÍCIO DO ANO: RENAN, GILBERTO, DANKLER, DÓRIA, LIMA, GABRIEL, DEDE, GEGÊ, CIDINHO, OTÁVIO E SASSÁ (RESERVAS ALEX, JEFERSON E MARCUS VINICIUS CENTRO AVANTES, SIDNEI, IGUINHO E OUTROS JUNIORES)

        SEI QUE NÃO VAI SER POSSÍVEL, MAS GOSTARIA DE VER O JOBSON DE VOLTA, QUE MESMO DOIDÃO FOI O NOSSO MELHOR JOGADOR DOS ÚLTIMOS TEMPOS E NÃO DEIXOU QUE O BOTAFOGO CAISSE PARA SEGUNDA DIVISÃO.

        • Amigo até aceito suas ponderações mas este time de JUNIORES que vc quer montar só pode ser brincadeira sua… pode até fazer pequeno páreo neste estudal FRACOTE nosso mas quando for o pega prá capar (CB E BRASILEIRÃO) não vai dar não ok abraços

    • Cavalito Paraguá

      Concordo e ele junto com o cavalo paraguaio Seedorf são os maiores culpados pelo fracasso.

    • Wagner Lamas

      É isso mesmo, basta ver que os melhores trabalhos que ele teve foram o corintianhs e vasco com times excelentes. Quando teve limitação de peças nunca conseguiu sair do lugar. É um teimoso com um esquema não funciona a 10 rodadas e um Medroso pois foi incapaz de tentar algo diferente. Gostaria muito de ver o Enderson Moreira no comando, pegpu um florminenC largado pelo Murici e segurou, e bem as pontas até a chegada do Abel, e agora faz um belo trabalho com o Limitadissimo mas arrumado goias.

  • RENOR

    O BOTAFOGO PRECISA MUDAR A CARA DEIXE O OSVALDO IR EMBORA.

    • Ricardo

      Só ele? E o que você acha de o Mauricio ir também?

      • Sidney

        Concordo, todos devem ir embora, o O.O. o Mauricio e a nossa Torcida também, Ops… Essa já foi a muito tempo, pois é a pior geração de Botafoguenses da História do Clube!

      • Luiz Fogão

        O Mauricio é o responsável pelo bom momento que passa o clube, vocês torcedores doentes, só pensam em resultados imediatos, não entendem nada de administração. Pelo investimento que não houve, ou alguém acredita que o clube vivia um mar de rosas, fizemos um belo campeonato, independentemente da conquista de vaga pra Libertadores. Revelação de bons jogadores e valorização da base. Parabéns Mauricio e parabéns Oswaldo.

  • Claudio Cima

    Não duvido nada desta diretoria deixar um time rebaixado para a próxima administração, caso percam as eleições, pois são bem escrotos para isso.

    • Tio San

      Me lembro que quando ele assumiu, o Botafogo não tinha um time para colocar em campo faltando uma semana para o inicio do Carioca. Categorias de base, simplismente não existiam. Talvez, seja isto mesmo que a torcida mereça. Que ele deixe o Botafogo exatamente como encontrou.

      • aureo

        vc não deve ser botafoguense pois isto não é prefeitura nem outro posto politico onde quem sai e não vai passar o mandato para um do mesmo partido avacalha a administração de modo invibializar a proxima administração, devemos acabar com essa cultura no Brasil.E dar um credito ao Assunção.

  • fernando alves

    O globo de hoje, isto não é brincadeira isto é corrupção, isto é caso de polícia, isto é para ser apurado e as autoridades punir corruptores e corruptos, chegar de palhaçadas e vergonhas este país tem que ser levado a sério. Isto não e motivo para risada. Eu lhe pergunto ate quando vamos cruzar os braços e assistir estes coja nos tratar como idiotas e rir da nossa cara. Até quando os bandidos vencerão neste país sem justiça e sem punidade?

    Arbitro de futebol do RJ Luiz Carlos Gonçalves
    Apitei! Árbitro conta que ‘atendeu’ Eurico, deu pênalti e ‘pagou’ dívida.

  • Estevão

    Osburro, vai se f…!!!!! O BOTAFOGO não precisa de vc!!!

  • Robson Rocha

    Comentário infeliz. Se fosse assim, o Jayme, com um time limitado, mas aguerrido, não teria conquistado a Copa do Brasil. Oswaldo nunca mais. Eu aposto sim em Eduardo húngaro, que conhece a base e sabe como aproveitar a prata da casa. o Oswaldo, que seria um especialista nisso, deixou de aproveitar uma série de bons meias e nunca ousou tirar essa bosta de Rafael Marques do time. Soma-se a isso a diretoria incapaz, que deixou sair Jadson e Vitinho.

    Você fala isso aqui e depois vai elogiar o Jayme que há 3 ou 4 meses atrás não era ninguém como treinador!

    • emanoel

      É isso aí, vamos apoiar o Eduardo Húngaro e o trabalho de base.

  • mendes

    OO é um técnico fracassado, paneleiro. já vai tarde.

  • Carlos Ferreira

    Que trabalho bom foi esse????

    O time só ganhou o estadual que ninguémvaloriza, principalmente a mídia.

    Depois só deu falsas esperanças com o inicio do Brasileirão.

    A partir do segundo semestre inteiro só fizemos vergonha. Fomos humilhados na Copa do Brasil.

    Depois no Brasileiro perdemos para Bahia, Ponte Preta em casa, Gremio com 1 jogador a menos desde o primeiro tempo, empatamso com Portuguesa, tomasmos gols nos acrescimos em 5 jogos, em todos os jogos importantes perdemos também (São Paulo, Inter, Goias, Vitoria e Coritiba e Gremio).

    Afinal de contas que trabalho bom foi esse ???????????

  • Fogão DF

    Todo trabalho bem realizado é fruto de continuidade, a quebra disso acarreta um novo começo e novos começos nem sempre são certeza de sucesso, a continuidade de um trabalho bem feito SIM.
    Quem é contra o atual técnico é pq não tem o que falar, pois se olharmos para trás e vermos o trabalho de 2013 e compararmos com os de anos anteriores, acredito que ninguém irá dizer que esse ano não é, de longe, o melhor de todos, a partir daí podemos realizar um pequeno exercício de “futurologia” e projetar um excelente trabalho, se mantida a atual condução técnica, para o ano de 2014, desde que a diretoria do meu Fogão consiga condições de manter a estrutura no mínimo condizente com o exigido por um esporte de alta performance como é o futebol profissional brasileiro e com uma condução técnica de alto nível, como é, a atual no Botafogo.

    • BENEFOGODF

      Ô Fogão DF, não sei a quem você se referiu ao falar em continuidade de trabalho bem realizado. Trabalho bem realizado foi o do Jaime técnico do urubu. O Oswaldo não tem comando sobre o time, ninguém respeita o cara. Os jogadores não se empenham em campo e se a torcida não pega no pé deles, tudo fica uma maravilha. Não vejo seriedade, vejo falta de responsabilidade por parte desses caras. Prefiro dar uma chance para o cara que treina a base do Botafogo!

    • JUNIOR@@@

      TRABALHO DE 2013 É O MELHOR DE TODOS? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      EXERCÍCIO DE FUTUROLOGIA? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      PROJETAR UM EXCELENTE TRABALHO PARA 2014? kkkkkkkkkkkkkkkkk

      CONDUÇÃO TÉCNICA DE ALTO NÍVEL? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      VCS ME MATAM DE RIR. @@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    • Sid RJ

      Acredito muito nesta sua linha de raciocínio, tanto que, vejo a diretoria do clube com a maior parcela de culpa pelo fracasso no 2° semestre, quando fez um desmanche no elenco permitindo as saídas de Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson, Vitinho e Antônio Carlos. 3 jogadores com bagagem e 2 jovens promessas com futuro promissor. Com certeza, se ainda estivessem no elenco, Oswaldo teria opções de mais qualidade para mexer no time. Em contra partida, nunca me agradou o perfil de Oswaldo para comandar o Botafogo. Sua teimosia em alguns pontos é de matar um do coração, duvido que agora na merda, no último jogo do campeonato, ele não entre com o Bruno Mendes de cara. Por que ele não insistiu com o garoto, que é o centroavante de mais qualidade técnica do elenco, da mesma forma que insistiu com Rafael Marques? Só para ficarmos neste exemplo. O time está mal em campo e ele demora uma eternidade para mexer no time. Já sabemos a cada jogo em que momento ele fará a 1a. substituição (sempre aos 30 min do 2° tempo), depois faltando 5 minutos coloca mais alguém para tentar mudar uma partida. Em 5 minutos o cara mal entra no clima do jogo. Outro ponto questionável, é a sua passividade a beira do campo nos jogos do time, seja ganhando ou principalmente perdendo, ele não vibra, não joga junto, não mexe com os brios dos jogadores. Acredito que ele tenha tido uma passagem no máximo razoável no Botafogo, e sua continuidade só deva acontecer caso ele consiga o objetivo principal que pelo 2° ano ele vai deixando escapar. Se não conseguir o agora, milagre, pode ir e dar a vaga para outro. Também não concordo com aqueles que acreditam que o melhor seria efetivar Eduardo Húngaro. Acompanhei alguns jogos do time de juniores e sinceramente, não o vejo preparado para conduzir o Botafogo as grandes conquistas.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Depois de saber que “Tite” está doido para trabalhar no Rio, começo aqui a fazer um “Lobby” para esse “TREINADOR”, isso mesmo em letras garrafais e entre aspas, ser contratado pelo nosso BOTAFOGO! E não me venham dizer que não há dinheiro, FODA-SE! O dinheiro vem com títulos e mais Títulos, vide o Corinthians que está sendo considerado um dos times mais ricos do mundo. A Diretoria tem que ser ousada, chega de se apequenar, vamos arriscar tudo e depois se vê como fica!!!!!

    • paulo cezar

      amigo Paulo
      O Mauricio já manifestou a intenção de que em 2014 será o ano da contenção de despesas. Isto porque é o último ano de sua administração e tem que tapar os “buracos”. Portanto o treineiro será o Eduardo Hungaro, o mesmo que nas competições nacionais que disputamos com os juniores não ganhou chongas. Será um ano tenebroso meu amigo cheio de humilhações e gozações. Espero que no final não vivamos o drama da segundona.

    • Antonio Santana

      Renato, concordo plenamente! Só acho que o Paulo Cesar tem razão. O Maurício Omissão já se manifestou, informando que ano de 2014 será de contenção de despesas. Entendo, no entanto, que o cargo de treinador é FUNDAMENTAL. É ele quem trata direto com o grupo. Precisa ser alguém preparado para aparar arestas, além de bem comandar a equipe dentro das quatro linhas. Por mim, o Tite cairia como uma luva, pois, trata-se de um técnico campeão. A partir daí, já que a proposta é gastar menos, rescindiria com Seedorf, Renato, Lima, Lucas Zen, Alex e Sassá. Com a saída do técnico e dessa turma aí, o Botafogo já economizaria algo em torno de R$ 1.500.000,00 por mês. O resto eu tentaria manter. Time base: Jéfferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê, Octávio e Lodeiro; Bruno Mendes. Dá para disputar Estadual e Copa do Brasil.

      Saudações Alvinegras

      • Renato “O Russo” Velloso

        Na verdade o que me preocupa mais e esse discurso de “Contençao de despesas”! Vocês hão de se lembrar que todo ano a história é a mesma, não é de preocupar?

  • RS

    Que sadismo!…Fora com essa mocréia.

  • Mario Feldhaus

    Todo mundo fala da queda de produção da equipe no segundo semestre foi a venda de jogadores, mas não vejo por este lado. Existem coisas que nós torcedores não sabemos com relação a eliminação da Copa do Brasil, queda no rendimento e a possível não conquista da vaga a Libertadores em 2.014. As saídas de jogadores enfraqueceram o elenco sim, mas aos poucos os substitutos foram dando conta do recado. Um dos fatores que contribuiram para o insucesso foi não priorizar nenhuma competição, mas não o pricipal.
    O que a diretoria priorizou foi colocar em dia os salários em troca de qualquer conquista de expressão no ano, para os diretores uma conquista, para nós torcedores um vexame, uma vergonha.

  • Daniel Lima

    Não resta a dúvida que o Oswaldo fez algumas coisas boas, mas não é possível aceitar um técnico que não sabe mudar o modo de jogar do time durante o jogo. Não muda a marcação, avançando o recuando no correr da partida, pelo menos. As suas substituições não respeitam o esquema de jogo, passando ao padrão pelada, também ainda são equivocadas às vezes. O seu esquema de jogo assassina qualquer centro-avante, ninguém consegue se firmar na posição.
    Acho também que o grupo está dividido e realmente quando isso acontece a vaca vai para o brejo.

  • Marcelo

    Um absurdo esses salários pagos a treinadores e jogadores . Treinador ganhando até 500 mil / mês . O time do Botafogo manteve a base e teve o comando do Seedorf por algum tempo , este orientava e corrigia o posicionamento em campo . Ou mantém uma base , arruma o meio campo e ajeita o ataque , já que a defesa com Jeferson , Dória , Bolívar é boa . Precisa de 1 volante mais criativo que surpreenda e chute melhor , laterais são escassos , na frente tentaria o Osvaldo que está no São Paulo e tem o perfil de jogador do Botafogo . Manter o Bruno Mendes é prioridade . Não vale a pena gastar uma fortuna com treinador , mais negócio manter uma base , futebol é coletivo , entrosamento e união são fundamentais . SAN

    • Mario Feldhaus

      DIscordo da defesa, no lugar do Bolivar que esta muito lento, jogaria com Dankler, nas laterais Julio Cesar já esta de férias faz tempo e Edilson vive de bons e maus momentos. Precisa contratar um laterial para o lugar do Julo Cesar, já que Lima é pior que o Julio Cesar.

  • Equipe evoluir não significa ganhar títulos (vide flamengo)
    Tiro no pé, porque, se não temos dinheiro pra comprar balinha 7 belo.
    Como o trabalho foi repetitivo, todos começaram a estudar o botafogo e descobriram que ele jogava do mesmo jeito, sempre,. ai fudeu !!!!! faltou imaginação cara, imaginação.
    Temos:
    Gegê, Octávio, Gabriel, Sassá, Daniel, Dória, Gilberto, e outros que daria pra montar um time inteiro, mas o cara ficou usando os Dinossauros, justamente pra poder dar a desculpa que o time tava no limite, cansado, estourado. Mas só o Botafogo tava assim, nenhum outro time tinha tantos dinossauros como o nosso: Marcelo Matos, Bolivar, Renato, Seedorf, metade de um time. Aí o time passou a jogar menos da metade do que jogava.
    É simples, quem ja jogou futebol sabe que é foda correr pelos outros, ainda mais quando se tratal de metade de um time. Aí é limite mesmo.

  • Devemos ficar atentos aos próximos passos dados por essa diretoria. Eles já provaram não serem de confiança, Afinal, numa temporada que tinha tudo pra ser promissora eles desfizeram o elenco e jogaram nossas esperanças no lixo. Como 2014 é o último ano da administração Maurício Assumpção, e ele já provou que nem ta aí pro clube, é capaz de querer entregar o glorioso na segunda divisão pro próximo administrador. Então, alerta geral! Quanto ao treinador, caiu no descrédito com a maioria dos torcedores, e deve sair. Seedorf nos ajudou trazendo parte da mídia nacional e internacional pro nosso lado, porém, pelos seus 37 anos, é hora de parar e iniciar sua tão sonhada carreira de treinador , sem levar nossas promessas com ele. Abraços

  • Pinheiro

    Quem tem boca fala o que quer…. mas é melhor ouvir isso que ser surdo !!!!

  • BENEFOGODF

    Matéria sem lógica alguma. A torcida não suporta mais o Oswaldo de Oliveira. É melhor promover o cara que treina a base.

  • saufogo

    Qualquer treinador de futebol de várzea é melhor que esta praga do Oswaldo. O cara treina subtituições. Vê se pode isso! Quer dizer então, que se durante a partida acontecer algo diferente, ele não vai saber nem o que fazer. Li em alguns lugares, que este treineiro tirou leite de pedra com este time. Discordo totalmente. Desde o momento que perdemos vários jogadores, havia necessidade de contratar outros para as mesmas posições. Quem veio para o lugar do Márcio Azevedo, do Fellype Gabriel, do Andrezinho, do Jadson e do Vitinho? Ninguém né!
    Aí me vem este treinador manda contratar Hyuri e Elias. Numa boa! Estes caras sabem jogar bola?
    Vários jogadores cansaram neste segundo turno. O Seedorf e o Rafael Marques não tinham reservas. O Lodeiro só pensava na seleção dele. O Bruno Mendes não saía das baladas.
    Na cabeça de área, depois que o Gabriel se contundiu, acabou a marcação neste setor do campo. Marcelo Matos e Renato são duas pragas que não correm. O Júlio César caiu de produção e o Lima entrou em algumas partidas, ou seja, só entrou em campo para fazer várias lambanças. E ainda tivemos que aturar o treinador de braços cruzados na beira do campo.
    Ainda falta muito para o Botafogo ganhar um Brasileiro ou uma Copa do Brasil.

  • Marcos Cavalcanti

    Aproveite e de um rolé com o o$valdo lá pelo japão !!!!!!!!!!!!
    Já vai tarde esse FDP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O próximoa ir prá PQP tem que ser o dentista !!!!!!!!!!
    Não voltem nunca mais !!!!!!!!!!!

  • Diogo Simas

    Mais ou menos… o que não dá é contratar Celso Roth, Caio Jr., Levir Culpi, Adílson Batista, Ney Franco, manter Oswaldo de Oliveira, inventar de trazer o Cuca de volta. Técnico bom, tipo Murici, vale o investimento, o resto não compensa, deixa o e. Húngaro que sai mais barato.

    P.S.: Pra quem defende a volta do Cuca, não se esqueçam que ele inventou o “CHORORÔ”.

    Repito, a herança do Cuca foi o “CHORORÔ” e isso via levar gerações pra acabar. CUCA NUNCA MAIS.

  • Thiago Rievers

    Bom, como vou criticar, aviso aos navegantes que não sou rubro-negro, Vascaíno ou Tricolor.

    Não tenho nada nem contra, nem a favor do Botafogo em minha veia clubística.

    Mas saliento que acompanhei toda a campanha do Botafogo no ano e afirmo que nessa queda de braço entre Osvaldo e Torcida, se fosse eu o Presidente do Botafogo ficaria com o Osvaldo.

    A falta de relevância da torcida do Botafogo ficou confirmada na campanha do Nacional e da Copa do Brasil.

    No jogo mais importante do clube no ano (Flamengo X Botafogo, Copa do Brasil) tinham menos de 10mil Botafoguenses no Maracanã, engolidos por quase 60 mil Flamenguistas.

    Sinceramente, uma torcida que se comporta dessa maneira não merece ser ouvida e tem que se contentar com o que tiver.

    • Antonio Santana

      Então, aproveita e se manda! Já que não consegue entender o alcance do que acontece no Botafogo e por ele nada nutre, é melhor ficar quietinho em seu cantinho, sem escrever bobagens.

    • JUNIOR@@@

      PQ VC NÃO VAI CAÇAR UM MACHO DE 3 PERNAS, SEU BUNDA MOLE? QUEM É VC PRA CRITICAR TORCIDA? A TORCIDA DOS MULAMBOS SÓ APARECE NA BOA. É A QUARTA EM MÉDIA DE PÚBLICO NO CAMPEONATO BRASILEIRO, VC SABIA DISSO? ACHO QUE NÃO, POIS VC É MULAMBENTO, NÃO SABE LER. VÁ PRO INFERNO.

      @@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • Ruben coelho

    3 ERROS que afundaram o botafogo. 1- deixar sair Felipe gabriel, Andrezinho, Jadson, Vitinho – 2 perder o engenhão(20 milhões) prefeitura colaborou , merito prefeito vascaindo. – 3 nossa torcida não prestigia nos piores momentos. Fui do tempo do tarzan e da folgada do Russão. não desisto (filhos, netos e família somos botafoguenses) viva o botafogo.

  • Orlando Soares

    Vinicius Andrade,tens razão em boa parte do seu comentário. Até certo ponto o Oswaldo não teve culpa, desde quando lhe tiraram jogadores pontuais, como o Vitinho e o Felipe Gabriel, mas ele leva boa parte da culpa porque insistiu com um esquema tático que não está mais dando certo. Agora a grande culpa é dessa Diretoria , o pouco que acertou nesse período de gestão, foi a ótima recuperação das categorias de base, mas de resto, foi uma gestão bem prejudicial ao Clube, o Presidente só se preocupa com seu futuro político, os diretores, não estão nem aí. Por isso se desfizeram do Herrera, Elkeson, Felipe Gabriel e Vitinho. Qualidade para repor, não teve, então nesse ponto não podemos recriminar o trabalho do Oswaldo. Agora leio que o Presidente dá entrevista dizendo que ” O Botafogo já era para estar classificado para a Libertadores”, ora, aí pergunto, e o que Ele Presidente fez para que isso acontecesse? Nada né? O que ele fez nesse tempo todo foi tirar fotos com o Prefeito dizendo até que foi correta a canetada para a interdição do Engenhão; como presidente do Botafogo ficou quieto, saiu de cena, pediu licença para cuidar do pai, não que não devesse fazê-lo, mas , sua obrigação para com o Botafogo ficou por conta de um Vice presidente que também nada fez, vendeu, se desfez, emprestou , fez mil e uma tripolia, desfazendo o elenco e agora vem com essa de que o time já teria que estar classificado!!.
    Essa pergunta quem deve fazer somos nós torcedores ao presidente: Por que o Time do Botafogo não está classificado para a Libertadores? Isso , Eles , diretores , é que têm que responder.
    ATENÇÃO TORCIDA DO BOTAFOGO –
    A GESTÃO DO MAURÍCIO TERMINA NO ANO QUE VEM. PRESTEM BEM ATENÇÃO O QUE ELE VAI FAZER PARA REFORÇAR O ELENCO; JÁ ESTÃO DANDO COMO CERTA A IDA DO OSWALDO PARA O SANTOS E QUEM IRÁ ASSUMIR O TIME, SERÁ O EDUARDO HUNGARO.
    PELO TRABALHO DESENVOLVIDO NA EQUIPE DE JUNIORES, DIGO QUE ELE TEM COMPETÊNCIA PARA ASSUMIR O TIME; MAS , O QUE ESSA DIRETORIA VAI FAZER PARA DAR SUPORTE DE TRABALHO PARA O EDUARDO HUNGARO? JÁ VI ESSE FILME NO PRÓPRIO BOTAFOGO. COLOCAM O RAPAZ PARA DIRIGIR O TIME, NÃO DÃO MATERIAL HUMANO DECENTE, O TRABALHO SAI À MEIA BOCA, O TIME VAI MAL, AÍ ELES VIRÃO SE DESCULPAREM; DIZENDO QUE O PLANO NÃO DEU CERTO, O TÉCNICO ERA UMA APOSTA, ETC. ETC. ETC. BABOZEIRA PURA, E VÃO EMBORA.
    ESTOU DESCONFIADO QUE QUANDO ESSA DIRETORIA SAIR, VAI DEIXAR UM ROMBO TÃO GRANDE QUANTO AQUELE QUE O JÁ FALECIDO EMIL PINHEIRO DEIXOU AO SAIR. SÓ PARA LEMBRAR, QUANDO O EMIL SAIU, DEIXOU O CLUBE COM 5 (CINCO) ATLETAS PROFISSIONAIS COM CONTRATO. FOI UM PERRENGUE O NOVO PRESIDENTE, MONTENEGRO, MONTAR OUTRO ELENCO. É ASSIM QUE ESTOU DESCONFIADO QUE O BOTAFOGO VAI FICAR……………….. ESSE MAURICIO SÓ PENSA NO SEU FUTURO POLÍTICO.

  • Antonio Santana

    Dentre outros absurdos, essa última do Oswaldo de Oliveira foi para fechar e sumir de vez do Clube. Dizer que torcerá pela Ponte Preta na final da Sulamericana, sabendo que esse resultado dificulta, ainda mais, a vida do próprio Botafogo, foi a demonstração cabal de que não está nem aí para o Clube que paga seu salário em dia (mais de R$250.000,00). No entanto, como todos os dirigentes do Botafogo fazem questão de demonstrar que não estão nem aí com a torcida, como cobrar respeito do treinador por ela?

    – FORA, OSWALDO DE OLIVEIRA E MAURÍCIO ASSUNÇÃO, ESTE ÚLTIMO, O PIOR PRESIDENTE QUE JÁ PASSOU PELO BOTAFOGO EM TODOS OS TEMPOS.

    • luis francisco

      Concordo em grande parte com as críticas ao Oswaldo, a quem defendi na maioria das vezes. Concordo que ele não tentou alternativas táticas diferentes daquela que deu certo em grande parte do ano. Admito que a diretoria cometeu equívocos e foi vacilante em alguns momentos e por isso é também muito responsável pela situação ora vivenciada pelo time no campeonato. Mas daí dizer que o Maurício é o pior presidente do clube não tem sustentação, a menos que você não tenha conhecido a administração Charles Börer, responsável pela venda de Gal Severiano e a transferência do BFR para Mal. Hermes apenas para citar um. Maurício cometeu erros, é claro que os cometeu. Mas está longe de ser o pior presidente do clube. Saudações alvinegras e domingo no maraca, que é lugar também de botafoguenses.

  • Oswaldo não tem culpa. 1_ perde-se o engenhão (articulação prefeito vascaindo) 2- vende no melhor momento , Felipe Gabriel, Andrezinho, Jadson , Vitinho, Herrera, 3- A torcida não prestigia nos piores momentos. Aí companheiros fica complicado pro tecnico, infelizmente haja paciencia.

  • Ricardo Bernardino, bonita a sua história, sou tricolor, mas acompanhava o Botafogo com um primo e ele me acompanhava nos jogos do Fluminense, tempo bom, mas isso pode se repetir desde que a torcida deixe o cara trabalhar, se forçar resultados imediatos, tem tudo para não dar certo.
    Castilho Dom Fredom

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Fiquei vários dias sem postar aqui, porque além de muito trabalho, fiquei profundamente deprimido com o Botafogo e a morte do Niltão a quem conheci pessoalmente.

    Alguns pensamentos fugazes e soltos

    a) Se saída de Oswaldo for confirmada eu vou ficar muito feliz.

    b) A vaga da Libertadores é uma incógnita. Mas uma incógnita que possivelmente será negativa:

    1) Acho que há chance do Vasco ganhar do Atlético-PR. Eles vão se matar! Vão dar o sangue e a torcida apesar de tudo ainda apóia. Mas é claro que do outro lado tem um time que fez sua melhor temporada em mais de 10 anos e se não ganhar vê tudo ir por água abaixo. Perderam a Copa do Brasil pro Grande Satã e perderam a última partida pro Santos que não disputa nada. Estão claramente caindo. Mas quem sabe não tiram o último fôlego da alma. Jogo difícil de prever.

    2) Goiás e Santos estaria normalmente muito mais para o Goiás. Melhor campanha e disputando uma vaga na Libertadores em casa. Mas foi esse mesmo Santos que ganhou do Atlético-PR, na semana passada, que botou o coração na ponta da chuteira na base de honrar a camisa. Se o Santos jogar do jeito que jogou contra o Atlético pode ser que ganhe do Goiás ou pelo menos empate. Alguns colegas de camisa mais paranoicos já disseram pelos blogs da vida que o Santos ia entregar para prejudicar o Botafogo porque a perda da vaga selaria a saída do OO. outros constataram o fato óbvio de que o santos não tem nenhuma motivação. Mas, não foi o que se viu na semana passada. O santos correu,lutou e ganhou do Atl-PR. Claro que as esse jogo é no Serra Dourada e não na Vila e isso pode pesar. Já divulgaram até vídeo do técnico se despedindo do elenco. Vamos ver se o Santos joga como jogou o último. Walter está machucado e pode ser que não se recupere.

    3) Galo e Vitória – Pode ser que o Galo faça um treino de luxo pra o Mundial e ganhe do Vitória em casa. Eles vão querer insuflar a torcida no último jogo oficial antes do Mundial. Mas pode ter gente fugindo de dividida. Ronaldinho e Réver estariam prontos para voltar segundo a imprensa.

    4) Meu maior medo é justamente os outros resultados ajudarem e o Botafogo não fazer sua parte como tem acontecido. Infelizmente, o Criciúma ainda tem riscos de z4. Tivesse um ponto a mais estaria já garantido e o jogo seria outro. Para diminuir a dramaticidade do jogo o Fábio ‘Calopsita’ Ferreira está suspenso. Por um lado, o péssimo zagueiro não estará lá pra falhar a nosso favor. Mas imagina se esse néscio dá uma raspada e faz um gol em escanteio cagado em nós? Ia ter botafoguenses botando o coração pela boca, infartos etc. Ainda assim, tem o Wellington paulista que fez 5 gols em 5 jogos, e um time que não perde faz cinco jogos com 4 vitórias. Imagina ser desclassificado com um gol de um cara que já vestiu o manto alvinegro? Tristeza né?

    A chance é pouca mas vai saber. Quem sabe esse bostas honram a camisa uma vez no segundo turno. Duvido um pouco!

    Quanto ao Seedorf é fácil falar:Altos e baixos! Só fica com a improvável Libertadores ao que parece. Não agenciou Vitinho não, mas parece que está agenciando o Dória. Trouxe visibilidade internacional ao Botafogo e coisas boas no sentido do profissionalismo. Começou muito mal, visivelmente fora de forma, foi crescendo, encheu os olhos em alguns momentos e agora não vem jogando nada. Fez um jogo exuberante contra o Cruzeiro no ano passado. Alguns grandes passes e jogos bons e razoáveis no ano passado,nesse estadual e no primeiro turno. Fez jogos ridículos,errando passes de poucos metros. Se poupa em campo porque sabe que jogará todos os jogos, enquanto deveria ser usado MENOS mas com MAIS INTENSIDADE. Começou de segundo homem e jogou até de homem mais avançado. Muitas vezes fica escondido na esquerda. Oswaldo nunca soube achar seu posicionamento porque sempre montou o time em função da lombriga mancebo marques. Na frente algumas vezes decidiu, mas muito vezes emperrou o contra-ataque. Na minha visão tinha que jogar mais atrás com posse de bola mas com total liberdade de subir e ser coberto por um jovem. Pode acabar saindo do Botafogo como um cara que falou muito e fez pouco. Protagonizou o horrível episódio com o Gilberto; algumas desavenças por falar tanto e correr tão pouco. Agora essas notícias sobre o Dória. Poderia ter virado um ídolo e pode sair muito mal.

    Acho que só mesmo uma classificação cagada para Libertadores e um Botafogo com mais dinheiro e pretensões e um novo técnico de pulso forte podem fazer um ano melhor pro Botafogo em 2014 e quem sabe uma redenção do Seedorf aqui nessas terras e com essas cores.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    “O trabalho era absolutamente perfeito até julho/agosto, quando já não havia mais coelho para se tirar da cartola”.

    Alexandre Braz começou no fazendo media e está fazendo média até hoje. Tá de brincadeira- tudo que aconteceu de bom no Botafogo foi porque o OO foi obrigado a fazer como a entrada dos moleques. Sempre sacrificou tudo pelo seu mancebo marques e subaproveitou e não deu sequência aos jogadores certos. O time tem apenas um esquema, por sinal horrível, sem nenhuma variação. Teria que tem vários esquemas e variações. E além disso ele confunde posse de bola com pasmaceira e tico-tico no fubá. Enfim uma tragédia!

  • Andre

    Caros amigos botafoguenses essa é a minha primeira vez por aqui, tenho acompanhado há muito tempo os comentários de todos, alias, são mais proveitosos que algumas reportagens !!

    MA errou em alguns pontos mas é inegável o trabalho na categoria de base, marketing e estrutura !! Precisamos sim revelar jogadores, possuir estrutura e investir em MKT

    Alguns pontos:

    1) Concordo plenamente com a saída do OO, a torcida não gosta dele e as vezes parece que ele não tá nem ai pra nós !! Não se pode perder para o flamengo da forma que foi, a diretoria ficou com medo de mandar ele embora porque ficou preocupada com o impacto no grupo, principalmente sobre Seedorf e Rafael Marques, afinal, é o técnico amiguinho de todos. Concordo com nosso presidente e revelar um técnico da Base, esta verba poderia ser usada para pagar/contratar outros jogadores.

    2) Adoro o Seedorf, mas já deuuuu !!! Ele nao é mais jogador profissional no ritmo fisico que as partidas exigem, nem no nosso futebol que é super fraco tecnicamente. Foi bom..Valeu ..Adeus !! Com este salário (R$ 700 K) podemos contratar novas promessas. Em alguns jogos percebemos claramente que o time fico P..com o Seedorf, principalmente em partidas decisivas !!

    3) Vamos parar de pegar no pé do Lodeiro, investimos neste jogador e se quisermos alguma coisa…temos que apoiá-lo !! Vai jogar a Copa e qual outro temos em alguma seleção ?? Ele foi nosso motorzinho em algumas partidas e lembrem-se, não faz parte da panela do OO !! Todos cairam de rendimento, mas só o Lodeiro sai !!

    4) Nossa torcida é apaixonada e fanática pelo nosso time !!! Contudo, inteligente !!
    Vamos parar com essa de lotar ou não estádio, quando realmente estamos bem, lotamos, nós botafoguenses gostamos do bom futebol, ainda mais pelo nosso histórico, costumo brincar com alguns amigos que quando ele veste a camisa da seleção com 5 estrelas, 3 eles devem ao nosso time !! Ao invés de falarmos em lotar estádio, pq nao investimos no sócio torcedor, porque Inter e Grêmio com torcidas inferiores a nossa possuem quase 100.000 sócios ?
    Com a volta do engenhao acredito que iremos evoluir

    5) Será que nosso presidente/diretoria esta conversando com alguns jogadores dos nossos rivais que irao cair? Fluminense e Vasco possuem peças que poderiam nos ajudar !! Um deles cai !!

    Termino desejando boa sorte ao nosso time nesta ultima rodada, a esperança ainda existe, e lembrem-se: TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM NO BOTAFOGO !!

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Técnicos decentes no Brasil:

    Cuca -Rinus Cuca Mitchell é o maior estrategista do Brasil disparado. Um técnico que muda times no meio do jogo de verdade. É capaz de fazer uma substituição no primeiro tempo se sentir que algo anda muito errado! Forma esquemas baseados nos jogadores que tem e não ao contrário, como a anta do Oswaldo. Pesa contra ter sido o comandante do Chororô e ter uma personalidade que gera uma sinergia perversa com as piores características psicológicas do Botafogo. Parecia que queria encerrar o ciclo no Galo ao fim do mundial, mas depois de conversas com Khalil agora fala em ficar anos e anos lá.

    Marcelo Oliveira – No nível tático quase no mesmo nível de Cuca. Não sairá do Cruzeiro.

    Vagner Mancini – Esforçado, sério e minimamente adáptado ao futebol moderno. Não acho genial mas pelo menso não é uma anta.

    Abelão – Sem frescura, sem professoragem – Boleirão bom de papo e sem palhaçada. Prefere um 4-4-2 clássico mas sabe recuar o time pro 4-5-1 ou abrir para 4-3-3 conforme precise. Ainda que parta de esquemas simples e bem definidos faz variações baseadas nas características dos jogadores que tem e na movimentação intensa. Sujeito-Homem, cara bacana. Pessoa pra cima, mas muito exigente. Para os detratores que dizem que é pé-de-cana eu reitero: É MESMO! MAS NUNCA VI PERDER COMPROMISSO OU SER MAL INFLUENCIADO POR ISSO! E nunca escondeu isso de ninguém. Na última passagem pelo Botafogo declarou: “Quando o time treina bem, eu preciso de um whisky para dormir; quando treina mal eu tomo três!” Pelo menos ele perdia o sono quando o time treinava mal! No Flu respondeu sobre os exageros de Fred com o qual: “Eu acho que vou ter que chamar ele pra tomar UMA e conversar.O negócio é conversar porque com medida, de vez em quando, tudo bem, só não pode exagerar”.

    Tite – um retranqueiro competente e uma pessoa digna. Tá doido pra trabalhar no Rio! Pode até ser que desse certo no Botafogo, mas é um futebol que pessoalmente me dá nojo de ver. Mas como diz o Kasparov, melhor enxadrista do mundo, em entrevistas e livros: “eu parti pro ataque como um louco, era jogo bonito versus catenaccio, quanto mais eu atacava e era ousado e queria dar espetáculo, mas o Petrosian armava o contra-ataque. Perdi! Parecia Brasil x Itália em 1982. Nem sempre beleza e ofensividade são sinais de eficiência e vitória”.
    E o retranqueiro tem experiência de Libertadores.

    Enderson – jovem, competente mas acho que por ser pouco famoso,não ter sido jogador e ser muito discreto ia ser rapidinho rotulado de apático no Botafogo.

    Autuori – anda mais por baixo que suvaco de cobra mas foi o cara do título de 1995. Talvez estragasse essa memória positiva.

    Muricy – Indigesto, Eficiente e Campeão.Não vai sair do SP.

    • paulo

      Gostei!

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Bloquearam meu comentário criticando o texto do blogueiro. Que feio!

  • Luiz. A.

    Se o Botafogo conseguir essa vaga será por sorte e não por méritos.
    É certo que o treinado ficou sem peças de reposição com as saidas mais do que sabidas por nós, mas a insistencia dele no mesmo esquema de jogo foi algo de incompreensivel, principalmente pelas caracteristicas dos jogadores que ficaram. Muitos acham coincidência, mas é de se estranhar a queda imediata do time assim que os salarios ficaram em dia sem se atrasar mais.
    Teimar em colocar jogadores em péssima fase em campo e perdendo jogos em casa para times inexpressivos contribuiu mais ainda para o abandono da torcida. Edilson se achando, Bolivar entregando, Jefferson se poupando e o resto do time péssimo em tudo passes, conclusões. Caos. E não esqueçam que quando ía começar o BR veio o golpe de estado aliado ao consorcio Maraxanã que inventou essa reforma no Engenhão que também contou com a ajuda do presidentista filiado ao PMDB que engoliu a mandioca e não piou!! Por mim ficava o Seedorf e os garotos e o resto como Edilson, Lucas, JC, Rafael Marquês de Sabugosa,Lima, R Defendi, MM e Renato, mandem embora pro Peixe junto com o Teimoso de Oliveira.

  • andre

    é josimar, vc foi o ultimo lateral que realmente suou nossa gloriosa camisa!!! abraços

  • Soares

    O Braz, companheiro…o Osvaldo já deu tudo que tinha que dar, é hora de renovação…perfeito os companheiros ao se referirem ao Jayme no Flamengo, hora de dar chance a comandantes mais novos…Fora Osvaldo!!!

  • Ed Medeiros

    Acho que o trabalho foi bom, mas a relação da torcida com o técnico sempre foi ruim. Por isso, acho que ele está esgotado e quer ir embora…acho compreensível. Agora, já que vai mudar, concordo plenamente com aqueles que querem renovação…CHEGA DE MEDALHÕES…só fizeram m. esse ano (Luxemburgo, Muricy, etc). Eduardo Húngaro merece uma chance no profissional. É a renovação.

    • paulo

      Concordo!

  • BOTAFOGO

    ESSE SENHOR CHAMADO OSWALD DE OLIVEIRA NEM ERA PRA TER SIDO PENSADO
    PELA DIRETORIA DO BOTAFOGO, TECNICO SEM ESTRELA, SEM ATITUDE, SEM
    MOTIVAÇÃO, FRACO. TUDO BEM QUE O ELENCO DO BOTAFOGO NÃO É ISSO TUDO, MAS
    DURANTE ALGUNS JOGOS NA TEMPORADA O BOTAFOGO PERDEU PELA SUA PASSIVIDADE,
    TEM MEDO DO SEEDORF. MEXIA NO TIME QUANDO A VACA JÁ TINHA IDO PRO BREJO OU ENTAO
    FALTANDO 30 SEGUNDOS. FORA OSWALD, VÁ E NÃO VOLTE JAMAIS (AVIOES DO FORRÓ KKKKKK)
    A TORCIDA DO BOTAFOGO AGRADECE!!! AQUI É BOTAFOGO!!!!

  • Antonio Filho

    Na minha opnião o Oswaldo de Oliveira já vai tarde, vejam bem o que esse incompetente fez pelo Botafogo, passou 02 (dois) anos e ganhou apenas o carioca, coisa que diversor técnicos fizeram, foi desclassificado de tudo a vergonhosa derrota e eliminação da Copa do Brasil para o Flamengo 4 x 0, passou o tempo do jogo e não foi capaz de enchergar o Paulinho troando de posição e não viu que o Gilberto não conseguia marcá-lo e não foi capaz de substituir e colocar um jogador mais marcador. Deixou o Bruno Mendes no banco o tempo todo e insistiu com Sassá e Alex sem jogarem nada só descobrindo agora quando não dá mais tempo pra nada. Insiste com o Elias de centroavante um jogador do Resende isso é brincadeira ainda preterindo o Bruno Mendes, bem como o Hiuri que fez algumas prezepadas fazendo uns dois gols, mas você vê que a responsabilidade dele é mínima parece que está jogando no Audax, perde a bola é mesmo que nada, não tem raça coisa que esse time precisa. Meus amigos, infelizmente precisávamos novamente de um técnico como o Paulo César Gusmão, que quando foi técnico do Botafogo lideramos as 8 rodadas do brasileiro, saindo por falta de salário e o Cruzeiro lhe ofertou uma boa grana, ou então vocês vão achar que é brincadeira, mas gosto muito de ver o Hélio dos Anjos dirigindo seus clubes joga e sofre junto com os jogadores, mas esse Oswaldo que vá ser comportado e educado lá no inferno.

  • Jose Heleno de Araujo

    A Libertadores é dificil mas o grande presente de Natal será a saída do OO.

  • Orlando Soares

    Com as especulações, o Oswaldo saiu mesmo, o Seedorf, seu defensor e seguidor,já está de saída desde agosto quando começaram as divergências internas no elenco sobre sua liderança.
    Não se fala sobre o que pensam, o Bolivar e o Renato, mas para o bem do grupo, se eles continuarem , será de grande valia para os mais inexperientes . Não quero que entendam que sou a favor do futebol que estão praticando no momento, o Renato caiu de produção, mas sua experiência é fundamental para o elenco. É só perceber que mesmo perdendo a posição para o Gabriel, não criou polêmica e continua seu trabalho normalmente, o Bolivar, apesar de lento, deu estabilidade à defesa e tem sido muito importante para a estabilidade do Dória.
    Já se fala que está apalavrado com o Botafogo, o JOrge Vagner, isso deve ser pela saída do Seedorf; estão dizendo que o Fla já o procurou. Pelo que percebi em entrevistas passadas, o Seedorf tem uma queda pelo Fla, pois o Zico e o Junior foram os responsáveis pela sua vinda em finais de ano, para jogos beneficentes aqui no Brasil. Não será surpresa se ele for mais um que abandona o Botafogo para se transferir para um rival.
    O bom seria o Botafogo contratar o Leão para técnico, difícil mas, quem sabe!!!
    Jogadores para reforçar; praticamente impossíveis, seriam as contratações do Marcelo e do Manoel do Atlético-PR , do Souza- volante do Grêmio e o atacante Leonardo da Ponte Preta.
    Tenho a impressão que seriam boas contratações para o ano que vem, embora tendo certeza que serão impossíveis.

  • Bem amigos,o homem vai tarde, e que Leva os protegidos dele junto.Amen
    Viva o Bota.

  • Marcos Cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    Leio ontem a seguinte manchete nos jornais : Seedorf vai pro milan e quer levar o dória .
    Hoje leio que Seedorf está flertando com os mulambos .
    Caraca , não quero ser injusto….
    Será que esse boi está costeando o alambrado ?
    Huuummmmm ……….
    Sei lá……….

  • Jorge Pimenta

    Cara vc deve ter fumado ou cheirado alguma coisa!!!!
    Este O2 é uma praga..O que que ganhamos com ele?
    _ Um carioquinha!!!!????

    Se vc acha que está bom estamos ferrados……

    O cara devia ter colocado o p….. na mesa antes da diretoria omissa desmontar o elenco….Esta é a postura de um profissional de respeito. Se impor…mas não. O cara aceitou tudo e ainda passou o tempo todo sacaneando e debochando da nossa torcida com a maior arrogância!!!!

    Ficava de braços cruzados o jogo todo como se estivéssemos ganhando!!!!
    Que técnico é este?
    E quando mudava alguma coisa em campo, em geral errava ou era aos 44 minutos do segundo tempo…..
    Ficar com este m….arrogante e que vai ferrar mais ainda o meu Botafogo…Fora Omissão, O2 e meia dúzia de parasitas deste time, sem raça e sem sangue….

    Tínhamos que perseguir era o título do Nacional, a vaga naa Liberta é brinde…Jogamos fora 9 rodadas , com um time medíocre e apático e o Omissão ainda elogiava o técnico e o time, como quando jogamos fora o Copa do Brasil na humilhante goleada para o mais bandido….O time visivelmente andou em campo…

    Fora O2……Acorda meu camarada…

  • Eu só não entendo, como 90% da torcida é a favor que se valorize, tanto técnico, como jogadores da base, e a diretoria não atende, depois era só completar com uns 4 ou 5 jogadores mais experientes e de preferencia estrangeiros.

  • josé câmara

    Volta Loco e Jobson! Fora Rafael Marques (esforço somente é insuficiente para o Botafogo, Julio Cesar (mero passador de bola), Lima (brincadeira), Marcelo Matos (não tem mais forças para volante e nem condição técnica para meia), Lucas Zen e Alex (precisam jogar mais fora do botafogo, assim como outros juniores como Sassá). Precisamos recuperar (ganhar peso) o cidinho (tem tudo para ser craque). Osvaldo já devia ter saído muito antes (perdeu a final pra o flu em 2012 de forma grotesca); foi desclassificado da copa do brasil 2012 pelo Vitoria e antes havia sofrido contra o Treze (brincadeira); sofrimento em vários jogos com times pequenos na copa do brasil 2013, inclusive quase desclassificado pelo time ruim do figueirense (já é até freguês) e para piorar levar de quatro do péssimo time da urubuzada, o qual foi campeão como no ano anterior foi o rebaixado palmeiras. só ganhou o carioca, torneio ganho por técnicos como Carlos roberto (2006) e joel Santana (2010). acho que chega…

  • CARLOS MOREIRA-MACEIÓ/AL

    SImplesmente o Botafogo Glorioso acabou faz tempo. Ganha Carioquinha e pronto, mesmo assim somos o que temos menos titulos.Pra um time que teve Garincha,N.Santos,Didi,Amarildo,Zagalo.Gerson C.A.Torres, N.Conceição, Manga,P.Cesar Cajú,Braulio,Jairzinho ee etantos outros, é muito pouco os titulos que o Botafogo ganhou.

    Se com esses cracaços, ganhamos poucos titulos, nenhum Campeonato Mundial,Libertadores e etc. como vamos ganhar com os bichados Seedorf,M.Martos,Renato,e o jogadorzinho R.Marques????Fomos longe, no Brasileirão, e não vamos pra Libertadores, mais uma vez. Torço pelo Botafogo, mais sou um botafoguense realista, nosso clube se apequenou, nossa torcida acaompanhou, pois sem toitulos, quem vai torcer por clube algum.

    ATé os garotos, meus sobrinhos,garotos filhos dos meus amigos, que eu dava de presenta a camisa do Botafogo, acho que dei mais de 40, ultimamente se tem 5 Botafoguenses e muito, e com vontade de mudar de time. O Botafogo, não fosse sua história, que pra mim, foi melhor pra Seleção Brasileira, pois com nossos jogadores,(fomos nós que mais cedemos jogadores pra Seleção), ganhou duas copas do Mundo, e o Botafogo, ganhou o que?? O Santos que era igual ao nosso Botafogo, naquela epoca, ganhou 2 Mundiais de Clube.

    Infelismente essa é a nossa realidade. SOmos um time mediano do Futebol Brasileiro. Vejam só. Estão querendo um patrocinio da Caixa Economica de 75 milhões pelo nome do Engenhão, por 5 anos, isso dá uma media de 15 milhões por ano. Muito pouco, pra um time que se diz GRande.Dai se ver que somos um time mediano, igual a P.Preta,POrtuguesa,Coritiba, Bahia e etantos outros. Aquele Botafogo acabou.

  • Leonidas Pereira o mineirim botafoguense

    Esse Osvaldo passou da hora de ir embora, o Jeferson deve estar de brincadeira querendo que ele fique, deve ter tido um pesadelo danado, eu francamente tenho saudades daquele time do cuca, o time era limitado mais jogava bonito, se impunha, hoje com esse osvaldo na hora das decisões, já perdemos pro florminense e flamengo de goleada, esse cara não sabe nada de futebol, ele sacou o gegê porque o garoto caiu de produção, mas porque não saca o pupilo rafa marques q nem passe mais vem acertando?, ele só não tirou o garoto antes porque quem o lançou foi o carlos alberto quando do seu vexame no jogo contra o flamengo, eu se sou presidente, pagava um mês de salário para vê-lo longe. Escutem o que tô falando, ele vai afundar o santos ou o clube pra onde for, é o mesmo caso do caio junior.Acabou…fora!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo