Nilton Santos: um autênico fenômeno do futebol



Texto de Roberto Assaf

Mais um desfalque no time que ganhou o primeiro dos cinco títulos mundiais do Brasil. Nilton Santos foi sem dúvida um autêntico fenômeno do futebol. Pois só trocou as peladas, que disputava descalço na Ilha do Governador, pelo profissionalismo, no Botafogo, aos 25 anos de idade. E ganhou o Campeonato Carioca logo na primeira temporada, em 1948.

Dali em diante, começou uma verdadeira coleção de títulos, no Alvinegro e na Seleção Brasileira. Nessa, ganhou Copa do Mundo (1958 e 1962), Sul-Americano (1949), Pan-Americano de Futebol (1952), Taça Rio Branco (1950), Taça Oswaldo Cruz (1950, 1955, 1961 e 1962), Taça Bernardo O’Higgins (1955 e 1961) e Taça do Atlântico (1956 e 1960). No Botafogo, além dos Cariocas – levantou também 1957, 1961 e 1962 – três Rio-São Paulo e principalmente torneios internacionais de importância, numa época em que o Brasil tinha outras grandes equipes – como o Santos de Pelé – e o melhor futebol do planeta. Não foi à toa que ganhou o epíteto de “Enciclopédia”.

Nílton começou como lateral-esquerdo, e terminou como zagueiro, em 1964, e representou como poucos o jogador que vestia a camisa, e é claro, a honrava de verdade. E muito mais, se é que isso é possível, ajudou a pôr o Brasil, em 1958, efetivamente no mapa do mundo. O desaparecimento daquela turma, passados 56 anos da façanha na Suécia, infelizmente é natural. Nílton se foi. Mas oito protagonistas da epopeia – Bellini, Dino Sani, Zito, Moacir, Mazzola, Pelé, Zagallo e Pepe – seguem de pé para contar história. Vida longa, pois, a todos eles.



  • O FUTEBOL BRASILEIRO,MUNDIAL E O NOSSO AMADO E GLORIOSO BOTAFOGO DE FUTEBOL E
    REGATAS PERDERAM HOJE UM MITO QUE ESTÁ PARA SEMPRE ETERNIZADO EM NOSSAS MENTES
    E CORAÇÕES,POR TER VESTIDO APENAS O MANTO DO GLORIOSO E DA SELEÇÃO BRASILEIRA.
    TODOS QUE TIVERAM A HONRA DE VÊ-LO EM CAMPO E SUA DIGNIDADE E HUMILDADE,FORA
    DAS 4 LINHAS,JAMAIS SE ESQUECERÃO DE QUEM FOI A ENCICLOPÉDIA,O MAIOR EXEMPLO
    DE AMOR À UM CLUBE DE FUTEBOL, JÁ VISTO NO FUTEBOL MUNDIAL.
    SEU NOME CONSTARÁ PARA SEMPRE NA LISTA DOS MAIORES JOGADORES DE TODOS OS
    TEMPOS,AO LADO DE MONSTROS SAGRADOS,TAIS COMO GARRINCHA-PELÉ-DIDI-GÉRSON-
    JAIRZINHO-TOSTÃO-RIVELINO-HELENO DE FREITAS-QUARENTINHA-MANGA-FÉLIX-LEÔNIDAS-
    BECKENBAUER-CRUYFF-FALCÃO-SÓCRATES-MARINHO CHAGAS-MARADONA-MESSI-ETC…
    EM NOME DE TODA A NAÇÃO ALVINEGRA,DESEJAMOS DE CORAÇÃO,TODA A FORÇA E CONFOR-
    TO AOS SEUS FAMILIARES E DIZER QUE O QUERIDO NÍLTÃO JAMAIS SERÁ ESQUECIDO EM
    QUALQUER MOMENTO.
    NOSSO NÍLTON AGORA ESTÁ FELIZ AO LADO DE GARRINCHA,DE HELENO DE FREITAS,
    DE MEU PAI,MEU IRMÃO E JUNTOS DE DEUS.
    NÍLTON SANTOS,SAUDAÇÕES ALVINEGRAS,NÓS TE AMAMOS E ADMIRAMOS…MUITO.
    A FAMÍLIA ALVINEGRA ESTÁ DE LUTO,MAS DE PÉ,MIRANDO O SEU EXEMPLO DE DEVOÇÃO
    E AMOR AO NOSSO BOTAFOGO.

    • jose carlos monteiro

      É e foi um grande atleta e homem merece todas as homenagens que se puder fazer. Seria muito bonito se todos os torcedores do Botafogo se conscientizassem e lotassem o Maraca no último jogo contra o criciúma todos com bandeiras, fazendo um mosaico , cantando seu nome, com uma grande enxurrada de balões em preto e branco e entoando nosso lindo hino numa última homenagem no palco em que ele nos deu tantas alegrias salve a este que foi o maior lateral de todos os tempos e que jamais será esquecido pelo mundo. Fica ai minha proposta para que todos nesse dia saiam da frente da TV e vá ao estádio de corpo presente, se um dia colocamos 100.000 para ver uma final podemos colocar 80.000 para homenageia-lo.

      Saudações Alvinegras a todos

    • fogomaniaco

      Que a camisa 6 seja eternizada que seja vendida ano após ano com o nome de NILTON SANTOS, e que nunca mas seja utilizada em jogos oficiais, já tenho a minha retro NILTON agora vou comprar a 2013 e personalizar com o nome e o número do maior eu digo, O MAIOR LATERAL DE TODOS OS TEMPOS, sei que nosso presente não é o dos mais gloriosos como no passado muito não por essa gestão mas por gestões passadas, dividas e dividas essa não é a melhor gestão do mundo to até com raiva desse grupinho de diretores mas no momento temos que honrar o nome de quem foi e é o MAIOR ÍDOLO DO GLORIOSO,

      • VALE A PENA SER BOTAFOGUENSE POR ESTES ÍDOLOS QUE JÁ TIVEMOS NO PASSADO E FICARAM IMORTALIZADOS MUDIALMENTE PELO FUTEBOL E HISTÓRIAS QUE ESCREVERAM NO FUTEBOL.

        NENHUM TIME DO MUNDO TEVE TANTOS CRAQUES COMO O BOTAFOGO, NEM MESMO O SANTOS, REAL MADRI, BARCELONA, POR ISSO SOMOS SAUDOSISTAS E EXIGENTES, POIS CRAQUES DE BOLA E ÍDOLOS NÃO SE FAZEM COM MARKETING, COMO O MAURÍCIO SONSÃO QUIZ FAZER COM O LOCOCÔ ABREU E OUTROS MULAMBOS QUE TROUXE.

        O BRASIL TEVE O DIA MAIS TRISTE NO FUTEBOL, PRIMEIRO COM A MORTE DA ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL E SEGUNDO COM A VITÓRIA DO FLAMENGO.

        FICA DIFÍCIL PARA OS AMNTES DO BOM FUTEBOL ATURAR TANTA TRISTEZA NUM MESMO DIA.

        • Nelson Ribeiro

          O Botafogo é o único clube no mundo que tem 3 jogadores na seleção de todos os tempos da FIFA.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Valeu Niltão! Muito obrigado ENCICLOPÉDIA!!!!!!!!!!!!!!

  • saguie

    Nilton foi exemplo para todos. Independentemente do grande futebol ( que não ví ), foi um exemplo do que deve ser um ÍDOLO. Acho uma homenagem justa, ainda que tardia que o Engenhão seja rebatizado na reabertura como “Estádio Nilton Santos”.

  • Adalto Odon

    Lamentável, estou muito triste, aos familiares meus pêsames e muita força porque ele é motivo de muito orgulho para todos. Valeu Nilton e muito obrigado por tudo irmão,DEUS TEM UM LUGAR MUITO BOM PARA VOCÊ.

  • Marcelo

    Total apoio a homenagem a um dos principais craques brasileiros : Estádio Nilton Santos . O tempo passou e o Nilton vinha sofrendo com mal de Alzheimer , enfim deixou o corpo doente . Merece todas as homenagens alvinegras . Ontem deu a lógica e mesmo com ano ruim e mal no campeonato brasileiro , o império do mal conquistou título de expressão e vaga direta pra Libertadores, enquanto a gente conquistou o carioquinha e corre sério risco de apenas torcer contra os caras no primeiro semestre de 2014 nos jogos da Liberta e aturar a copa Guaraviton . SAN

  • Orlando Soares

    PERDEMOS NOSSO NILTON, SÓ BOTAFOGUENSE MAS DE TODOS – SANTOS; COM SUA GENIALIDADE EM DEFENDER SUA CAMISA PELO LADO ESQUERDO TORNOU-SE O MAIOR DEFENSOR LATERAL DO MUNDO. FOI ELE QUE, COM SUA GENIALIDADE DEU INÍCIO NOS IDOS DE 1958, MOSTROU AO MUNDO QUE UM LATERAL NÃO É SOMENTE UM DEFENSOR, PODE TAMBÉM ATACAR, ARMAR E FAZER GOLS; “ELE” DEU O PONTAPÉ INICIAL AO QUE CHAMAMOS HOJE DE “ALAS”. FOI DOS PÉS E SUTILEZA DESTE GÊNIO O INICIO DE TUDO. NAQUELA ÉPOCA, NEM TÉCNICOS, NEM JOGADORES MOLDADOS PARA AQUELA FUNÇÃO, IMAGINARIA QUE SE PUDESSE, A MESMA PESSOA, EXECUTAR VÁRIAS FUNÇÕES DENTRO DE UMA PARTIDA E “ELE”, MESMO CONTRA A VONTADE E CONVICÇÕES TÁTICAS DO TÉCNICO VICENTE FEOLA , QUE NA COPA DE 1958 ATÉ GOL DE CABEÇA FEZ; -RELATO DOS QUE PARTICIPARAM DAQUELA COPA DISSERAM QUE; QUANDO O NILTON IA PARA O ATAQUE, O VICENTE FEOLA COMEÇAVA A GRITAR PARA QUE ELE VOLTASSE PARA A DEFESA. MAS GÊNIO É GÊNIO, SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO; E HOJE , O LATERAL QUE NÃO SABE ATACAR É RECRIMINADO.
    AINDA BEM QUE O BOTAFOGO O HOMENAGEOU-O EM VIDA.
    NILTON DO BOTAFOGO, DOS BOTAFOGUENSES E DE TODOS – SANTOS, ESTEJA COM SUA ALMA EM PAZ, QUE SEMPRE FOI BONDOSA PARA COM TODOS. SUA ESTADIA NESTA TERRA NÃO FOI EM VÃO.
    DESCANSE EM PAZ NILTON SANTOS.

  • O Botafogo tem um passado glorioso.Verdadeiros gênios do futebol mundial vestiram a camisa do nosso amado Botafogo.Garrincha,Nilton Santos,Didi,Gerson,Heleno de Freitas,Zagallo,Amarildo,Jairzinho,PC Cajú,Marinho Chagas,entre tantos outros.Mas infelizmente o Botafogo nunca soube aproveitar essa rica historia.Pelo contrario.Desmandos em cima de desmandos na administração do clube,total falta de sintonia com a torcida,e a falta de titulos nacionais,desde 1995,estão fazendo do Botafogo um clube mediano.Como explicar para um garoto de 10,11 anos,que o Botafogo já teve em seu elenco o melhor lateral esquerdo do mundo,mas o garoto nunca viu o time do seu pai ser campeão de nada,a não ser do campeonato carioca,que sinceramente,representa hoje em dia,muito pouco,quase nada.Estou para dizer,que ser campeão carioca hoje em dia e ate motivo de piada.Esse garoto ganha de presente do pai a camisa do Botafogo,vai brincar com seus amiguinhos,e volta para casa chorando,porque virou motivo de piada.Tira a camisa e diz para o pai que não quer mais ser Botafogo.E extamente isso que acontece todos os dias,em todos os cantos do Brasil.O Botafogo e cavalo paraguaio,o Botafogo vive de passado,o Botafogo amarela para o Flamengo,o Botafogo esquenta lugar para os adversarios,são as piadinhas que escutamos todo dia,toda hora,entra ano,sai ano.Ou a Botafogo passa a ser administrado de forma responsavel,com objetivos focados em conquistar titulos de expressão,como brasileiro,copa do Brasil,Libertadores,ou vamos realmente viver de um passado glorioso.E como dizem por ai,quem vive de passado e museu.Os herois botafoguenses,principalmente o Garrincha e o Nilton Santos,deveriam ser mais respeitados dentro de campo,a verdade e essa.

    • Jose Heleno de Araujo

      Falou tudo. ano está terminado e mais um vez seremos motivo de chacota pois nao conseguimos nem vamos conseguir nada. A unica noticia boa neste final de ano é que o OO pode acertar com o Santos. Vá com Deus e aproveita algum navio saindo com destino ao Japao e embarque para nunca mai voltar, leve na bagagem seu bofe, RM.

    • Nelson Ribeiro

      Não se administra emocional. No emocional é luz ou sombra e não existe penumbra. Emocional não serve para construir nada no mundo material exceto a realidade dos indivíduos. Mas o emocional não coloca tijolos em paredes, não assenta pisos e nem pinta paredes. Para construir um clube precisamos de gente racional e nossa fortuna nisso é boa. O Botafogo vem crescendo desde 2003 e esses garotos ainda verão esse time ser imbatível dentro de mais um a dois anos. Um dos principais tijolos dessa fundação esta no trabalho da base e na participação do Oswaldo e do Húngaro. Esse é apenas o nosso segundo ano de base integrada. Temos que dar continuidade nesse trabalho. Outro é o princípio desse trabalho que é a filosofia formadora do clube . Baixo orçamento, alta produtividade. Queira ou não, fatos são fatos… e essa foi a melhor campanha do time em 16 anos. Tem que continuar a fazer o que está fazendo pois está no rumo certo e com um pouco mais volta aos dias do Glorioso.

  • jose carlos Monteiro

    É e foi um grande atleta e homem merece todas as homenagens que se puder fazer. Seria muito bonito se todos os torcedores do Botafogo se conscientizassem e lotassem o Maraca no último jogo contra o criciúma todos com bandeiras, fazendo um mosaico , cantando seu nome, com uma grande enxurrada de balões em preto e branco e entoando nosso lindo hino numa última homenagem no palco em que ele nos deu tantas alegrias salve a este que foi o maior lateral de todos os tempos e que jamais será esquecido pelo mundo. Fica ai minha proposta para que todos nesse dia saiam da frente da TV e vá ao estádio de corpo presente, se um dia colocamos 100.000 para ver uma final podemos colocar 80.000 para homenageia-lo.

    Saudações Alvinegras a todos

  • Loco Rodolpho

    A morte do nosso ídolo NILTON SANTOS trouxe-nos uma descoberta.

    – Com certeza o departamento de marketing vai realizar ações do gênero, mas qualquer homenagem será pequena para o Nilton Santos – afirmou Chico Fonsesa, que, ao lado de outros dirigentes, representou o presidente Mauricio Assumpção, que não pôde comparecer ao velório, pois está em Zurique (SUI), na Fifa, pela CBF.
    _____________________________________________________________________________

    O que o OMISSÃO esta fazendo lá na SUIÇA pela CBF? Será que virou um office boy do MARIN?
    Será que ele possui o mesmo atributo do PAULO BARRETO, que é de massagear sacos alheios?
    Será que ele esta fazendo um caixa 2, com o suposto dinheiro desviado das contas alvinegras?
    Será que ele não é mais o presidente do BOTAFOGO, e sim da CBF?

    Na verdade o que realmente temos certeza, é que ele CAGA E ANDA para o futebol do BOTAFOGO, deixando nas mãos de dirigentes incompetentes e deste TREINEIRO PANELEIRO e sem sangue que é o OSWALDIOTA.

    • Nelson Ribeiro

      O que mata de rir é que para o desespero de alguns anti, é que essa foi a melhor campanha do Bota em 16 anos e o Botafogo continua crescendo mesmo depois de ter perdido a renda do Engenhão.
      Excelente dissertação.

  • Demetrius Aranha

    Muito engraçado essa Diretoria falar deste Botafogo de hoje em busca da libertadores em homenagem a Nilton e mencionar o nome de um ídolo do futebol que não precisou beijar camisa para dizer que tem amor ao seu time de coracao. Infelizmente é o presente que Nilton foi embora de seu Glorioso , um time a 15 anos sem titulos e de tantos desmandos entre gestões passadas e novas de enrolações com a torcida que a cada ano diminui mais.
    Mas Nilton , manda lembrança para Garrincha e tantos outros deuses do futebol que faz ainda a gente gostar do Botafogo, só não lembra dos jogadores que estão aqui agora para não atrapalhar seu descanso na paz no céu . Obrigado por tudo Nilton Santos , Deus te abencoe !

  • jose carlos monnteiro

    É e foi um grande atleta e homem merece todas as homenagens que se puder fazer. Seria muito bonito se todos os torcedores do Botafogo se conscientizassem e lotassem o Maraca no último jogo contra o criciúma todos com bandeiras, fazendo um mosaico , cantando seu nome, com uma grande enxurrada de balões em preto e branco e entoando nosso lindo hino numa última homenagem no palco em que ele nos deu tantas alegrias salve a este que foi o maior lateral de todos os tempos e que jamais será esquecido pelo mundo. Fica ai minha proposta para que todos nesse dia saiam da frente da TV e vá ao estádio de corpo presente, se um dia colocamos 100.000 para ver uma final podemos colocar 80.000 para homenageia-lo.

    Saudações Alvinegras a todos

  • Eugenio Menezes Duarte

    Todos os que amam o bom futebol devem exigir que o Engenhão passe a se chamar Estádio Nilton Santos.

    • Concordo Eugenio.E deveriamos ir mais longe.Todos que amam de verdade o Botafogo devem exigir da diretoria que o Botafogo passe a ter um time competitivo,que não sejamos mais motivos de chacota e piada para os nossos adversarios.

      • Nelson Ribeiro

        Isso se resolve com dinheiro. Quem não gostaria de ter Júlio Batista e Dagoberto no banco de reservas no lugar de Alex e Henrique?

    • Nelson Ribeiro

      Tem uma campanha de e-mails rolando. É destinada à prefeitura para que procedam com a mudança do nome. Eis o link:
      http://paneladepressao.meurio.org.br/campaigns/

  • RUBEM ZOGBHI

    Nilton,
    Lá no céu a braçadeira de “capitão” o está esperando, como foi em 1948, após o primeiro jo contra o S.Cristovão em que sem a tua presença em campo, perdemos de 4 X 0. Assumiste para a glória do Botafogo, ao lado de Osvaldo Baliza,Gerson dos Santos, Rubinho(meu xará,qundo eu estava aos nove anos de idade de ouvidos no rádio escutando Antônio Cordeiro e Jorge Curi, pela rádio Nacional), Ávila e Juvenal, Paraguaio,Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha, a equipe, que não perdeu mais, sagrando-se campeã, num memorável 3X1, sobre a maior equipe Sulamericana da época o co-irmão Vasco da Gama.
    Nilton, corra para o segundo tempo, pois Deus, reservou a braçadeira de capitão da eternidade.
    Que Deus te abençoe nesta partida, Rubem Zogbhi

  • Estão satisfeitos Mauricio Dentão e Osvaldo vendo a mulambada ser campeão mais uma vez.
    Se não clasificarem o nosso Fogão para a Libertadores vão ter que aguentar as consequencias

  • DINHO FOGO ES

    NILTON SANTOS O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS. ATUAL ELENCO DO BOTAFOGO,O PIOR E MAIS AMARELÕES DE TODOS OS TEMPOS. OSWALBURRO O MAIS ANTIPATCO DE TODOS OS TEMPOS,E AINDA QUER FICAR.

    • GIL FOGÃO

      DINHO, O PIOR É QUE O CARA DEVE CONTINUAR, ACHO QUE O PRESIDENTISTA ESTÁ MESMO É QUERENDO ESTÁDIO VAZIO. DESDE QUANDO ELE OPTOU PELO OSWALDO, FOI JUSTAMENTE PARA CONTRARIAR O TORCEDOR, E PELO JEITO QUER CONTINUAR CONTRARIANDO, ACHO QUE ELE TORCE PRO “IMPÉRIO DO MAL”, NÃO ACHA? O PIOR É QUE DEPOIS ELES SE VÃO, E DEIXA MAIS ESTES DOIS ANOS PERDIDOS, POIS O TIME NÃO TEM PADRÃO DE JOGO ALGUM, É O MESMO QUE COMEÇAR DO ZERO, TOMARA QUE ESSE TREINEIRO NÃO CONTINUE, E LEVE COM ELE, SEEDORF, RENATO, MARCELO MATTOS, LIMA, ALEX, EDILSON (PASSE MUITO CARO, ASSIM COMO ELIAS ), LUCAS ZEN, E MAIS ALGUNS QUE NO MOMENTO NEM ME LEMBRO DE TÃO RUÍNS QUE SÃO.

      ABS

  • JUNIOR@@@

    A MULAMBADA É CAMPEÃ NOVAMENTE COM UM TIME PÍFIO, E O TIME DE AMARELÕES POR
    ONDE ANDA? JÁ SEI, TENTANDO A DURAS PENAS UMA CLASSIFICAÇÃO PRA LIBERTADORES. TORCER PRA ESSE TIME DE VAGABUNDOS É UMA ARTE. OSWALDO, VAI COM DEUS E NÃO VOLTE NUNCA MAIS PRO NOSSO TIME E LEVA ESSE PERNA DE PAU DO CANELUDO MARQUES, LIMA, LUCAS ZEN, ANDRÉ BAHIA, MARCELO MATTOS E OUTROS PEREBAS QUE AMARELAM SEMPRE.

    @@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • JUNIOR@@@

    POR FAVOR TIME DE AMARELÕES, NÃO PROMETAM O QUE VCS NUNCA VÃO CONSEGUIR: CLASSIFICAR O TIME PRA HOMENAGEAR O NILTON SANTOS, ESSE SIM, UM AUTÊNTICO BOTAFOGUENSE E CRAQUE DE BOLA. ELE NÃO MERECE ISSO. VCS NÃO SÃO DIGNOS DE LIMPAR AS CHUTEIRAS DESSE FENÔMENO.

    @@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • jose carlos monteiro

    Olha vejo aqui e em vários blogs o pessoal criticando diretoria, time, administração, contratação, comissão técnica e etc etc etc….
    Mais acabo de chegar do velório do Maior lateral de todos os tempos fui la prestar minhas homenagem ao eterno Nilton santos e sinceramente saí de lá decepcionado mais do que a perda desse grande homem que foi nossa enciclopédia sabem porque?
    Porque testemunhei o quanto somos pequenos quando o assunto é Botafogo, sua História e seus ídolos. O desrespeito começa que não havia se quer um único dirigente presente para receber aos que lá foram prestar suas homenagem e último adeus, segundo não havia nem 200 pessoas só uma meia dúzia de gatos pingados e alguns atletas dos tempos de ouro. O carro de Bombeiro sai de lá talvez com menos de 100 pessoas seguindo o cortejo ao meu ver um total falta de respeito ao maior ídolo do Botafogo. E aí fico pensando para que nossa torcida quer ir a libertadores, sem não irão aos jogos por diversas desculpas assim como nosso time que dão diversas desculpas para o fraco desempenho. Tinha de ter lá pelos menos na merda umas 2000 pessoas e o que vi foi um reflexo do que eu vejo nos estádios ou seja, nada presença zero.
    Logo por mais que me xinguem temos sim a menor torcida de todos os times no Brasil, a menos animada, amenos presente, a mais pobre haja visto tantas reclamações dos prelos de ingresso e o mais gozado a da mulambada que a gente se diz ser pobre é capaz de pagar 250,00 pelo ingresso mais barato e nos ditos mais bem não pagamos 60,00 para ver o Botafogo. Eu pergunto que espécie de amor é este, que só critica, que nunca vê nada de positivos? Pior vejo os tricoletes e os bacalha indo para 2ª divisão mais comparecendo, vejo o palmeira voltando da 2ª mais sempre com a presença de seus torcedores, vejo o Curitiba nosso próximo adversário caindo mais com o apoio dos seus. Será que merecemos realmente chegar a liberta? Para que? Fiz aqui um pedido que fizéssemos uma homenagem ao Nilton Santos e as respostas foram as mais deprimentes. Teve uma que disse que vai depender do resultado de domingo ora porra ou se homenageia ou não, não que haver condições para isso. Nossa torcida é tão sem garra quanto o time que vemos e criticamos em campo se merecem. Pesem os vocês amam ou não.

    • Demetrius Aranha

      O problema nao esta na torcida seu Jose Carlos , esta no time e no seu comando e dirigentes , nao estamos dentro do clube para cobra-los , quando o fizemos nos chamaram de loucos que nao era assim e o time deu a primeira sacudida depois voltou tudo ao normal . Olha quem tem que conquistar a torcida é o time mais estes amareloes e frouxos que perderam dois titulos dados como esses da Copa do Brasil e Brasileiro de 2013 vai ser dificil com um time desses e ainda ser chacota de cavalo paraguaio que somos mesmo e time sem torcida, fora os 4×0 do nosso rival flamengo . O que cresce a torcida não é só o passado do clube é o presente também “Titulos” . Sou louco pelo Botafogo mas ele não tem amor pela sua torcida começando pelo clube e jogadores totalmente fora .

      • Marcelo Souza

        José Carlos, o Vasco, além da recente Copa do Brasil, tem 4 Brasileirões, Libertadores. O Fluminense, nos últimos anos, final de Libertadores, 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil. O urubu, bem sabemos. Eles tem saldo. Nós, além de ganharmos um estadualzinho aqui, outro acolá, o que temos, além de vira e mexe derrotas vergonhosas como a para o urubu há pouco?

        Ora, faça-me o favor. Time confiável ou saldo positivo entre perdas e ganhos é o que atrai torcida. Não sei o que falta acontecer pra vc se tocar que os vilões são eles.

        • Jose carlos monteiro

          Marcelo é bem verdade que eles tem saldo como diz, mais não estou aqui procurando por vilões.
          Mais sou botafoguense desde os anos 60 e tudo que eu tenho visto nos últimos anos de atuação da torcida é deprimente. Vamos lá, vi grande jogadores em fim de carreira e vi surgir grandes jogadores nessa época, vi a quase destruição do Botafogo na administração Charles Borer, vi elencos formados por Puruca, Cremilson um horror, vivenciei os 21 anos sem título. Mais nunca vi a torcida do Botafogo esmorecer abandonar e ser tão crítica como hoje, cansei de ir ao maracanã ver nossa torcida com 50.000, 60.000 torcedores ganhando no grito da maior torcida do Brasil dividíamos o maracanã não importava se estávamos bem ou mal até porque a única certeza que se tem é a incerteza dos resultados. Ou seja a torcida desta época abraçava nosso time independentemente e incondicionalmente de qual fosse o feito. E isto fazia toda a diferença.
          É preciso entender que o romantismo acabou hoje é negócio. Meu Pai era atleta do time que mais odeio, mais resisti pelo encanto de ser Botafogo. Se fala hoje que a torcida não vai por falta de garra. Mais nem quando estávamos no topo no primeiro turno a torcida apoiara o time
          mesmo sabendo que eles estavam com salários atrasados e se empenhando não tinham o apoio da maiorias de nós. É logico que essa atitude é brochante para qualquer atleta, então porque eles deveriam suar o sangue que queremos, se nós não suamos o nosso? Não estou aqui defendendo essa administração mais a ideia de que quem ama torce, se meu filho faz coisas erradas eu não o abandono muito pelo contrário, ficarei ainda mais perto para cobrar e corrigir se eu viro as costas ai meu irmão é que o bolo desanda de vez. E é isso que está acontecendo hoje, uma grande parte da torcida diz que o clube abandonou a torcida em contra partida a torcida abandou o clube. E onde iremos chegar com essa mentalidade. A diretoria não confia na torcida e a torcida não confia na diretoria mesmo caso acima. A bem pouco tempo alguns torcedores foram ao treino e cobraram dos jogadores uma postura mais digna beleza muito válido a diretoria fez uma promoção nos valores dos ingressos e qual foi a resposta da torcida?
          5.000 míseros torcedores perfazendo uma renda para o clube de 28.000 mais ou menos. Reclama-se que o engenhão era longe e não tinha estacionamento próximo que a condução era ruim, que os ingressos são caros demais mais é caro demais para todo mundo não só para nós. O maracanã porque o prefeito armou para beneficiar o flamengo, e que os ingressos também são caros. Tudo desculpas esfarrapada, quando garoto vendia até minhas coleções de revistas, selos o que fosse para poder ir aos jogos porque amo o botafogo e não me importo com o resto só com o botafogo quem quer e ama de verdade da um jeito. Se vocês não vão aqui no maracanã se fossemos para a liberta e se por acaso chegássemos a ser o campeão e fossemos ao mundial quantos de nós iriam ao Japão ver e apoiar, se não temos disposição de irmos ate a esquina ou quantos iriam seguir o Botafogo pelas américas? Gente o que eu estou falando é que a torcida independente de qualquer coisa tem que abraçar ao time eu sou torcedor do Botafogo não do Jeferson, Seedorf Dória ou qualquer outro jogador até porque uma hora ou outra eles irão embora mais o meu amor ao Botafogo nunca irá me deixar. Estar presentes nos jogos é de suma importância é nossa energia que vai impulsionar o time nós somos o combustível dos nossos próprios anseios. Você pode ter o melhor carro do mundo que sem combustível não chega na esquina. Se queremos um time com garra, vontade, suando o sangue pelos poros na busca por um objetivo qualquer temos a obrigação de ser o combustível a motivação para que isso aconteça. Nos clubes que você citou que tem saldo, foi sua torcida que os empurraram para tais feitos e não o contrário.

        • jose carlos monteiro

          Tem de ser como no BOPE é faca na caveira, se é que me entende.

        • jose carlos Monteiropero

          No Bope quem faz os caras superarem a dureza é o incentivo dos seus instrutores e não os saldados que entusiasmam seus comandantes é isso simples assim. Torcedor que ama e tem paixão verdadeira tira a bunda do sofá e vai pro estádio dizer para seus soldados que é para arregaçar que tiver pela frente, Não pode quere que eles façam isso por nós. E com certeza quando eles perceberem que tem gente no comando vão corresponder e sairá lagrimas de sangue dos olhos. só para elucidar ainda mais antes da final com o atlético PR, o time do mau deu a seguinte declaração coma força de nossa torcida superaremos e seremos campeões. Isso é o efeito moral da torcida é preciso que se assimile isso de uma vez por todas e quando tiver que cobrar alguma coisa vamos em massa até o treino e chamamos eles as favas antes não. Nunca vaie seu time em campo por você os expõe ao ridículo e humilhação faça isso em casa, porque é em casa que se lava a roupa suja não na rua.

        • Demetrius Aranha

          Marcelo , muito bem colocado estão comparando nestes 20 anos a gente com FLU, VAS e FLA todos estes clubes deram titulos importantes aos seu clubes e o nosso só vive de passado que claro é de suma importancia , chegou a hora de balancear este saudosismo que fique sempre em nossas memorias e repito a admiração e respeito por Garrincha , Leonidas, Zagallo , Nilton, Tulio e tantos outros fizeram nos orgulhar deste passado e agora ?????? . Chegou o tempode cobranca , de chmara resposabilidade. Se o time h=joga com raca ate o fim e quer ganhar é natural a torcida ver isso em estadip , de encher , mas esta,os acostumados a esta rotina chega la em cima cai , precisa decidir jogo importantes perde . Caros amigos estamos discutindo o obvio , claro que queremos que a torcida lote mais precisamos exprimir nossas opiniões , mas nao aguento colocar a culpa em torcida .

      • jose carlos monteiro

        Você se diz louco pelo botafogo e que não te ama? Desculpe mais a coisa tem de ser inversa é você que tem de amar o Botafogo, porque ai sim terá como cobrar. Eles não jogam você não vai aos jogos pergunto onde isso irá leva-lo? Provavelmente a lugar algum. E outra que m tem de conquistar o time somos nos meu querido e não ao contrário com disseste. A chacota só existe porque nós permitimos que ela exista. E me desculpe sem passado você não terá presente e muito menos um futuro. E quando você abdica de ir aos estádios você também abdica do direito de cobrar. Meu amigo a sua filosofia é de apenas comer o doce mais na hora que a comida queima você reclama e não é assim que funciona as coisas. No meu texto acima eu coloquei como se explicar então a torcida do bacalhau entupir o seus jogos para não cair e nós mesmo quando ainda no G4 tínhamos uma presença ínfima? Ai vem as desculpas que o estádio é longe , não tem estacionamento, o ingresso é caro etc… o que se equipara as desculpas do time, o juiz errou, o impedimento não existiu, foi pênalti não marcado etc por favor venhamos e convenhamos. E em momento algum estou a dizer que o time é ótimo mais que somos tão omissos quanto a diretoria e o time somos tão medíocres quanto todo o conjunto da obra. Defendo que façamos nossa parte para podermos cobrar. Ir ao estádio só quando é campeão é o mesmo que dizer que quer mole mastiga água.

        • Demetrius Aranha

          José , concordo com você em algumas observações, mas novamente como muitos aqui apaziguar uma coisa obvia de dizer que a toricda é a grande culpada e o time e Diretoria nao tem nada haver , olha gostaria de responder suas perguntas , vce pode amar alguem e ela nunca te corresponder , pode? Claro que sim , isso é o que acontece com nós botafoguenses somos apaixonados pelo Botafogo , mais este amor virou mazoquista do time e sua Diretoria .
          Porque nós temos que conquistar o time? se eles são os que recebem alto salarios , que nossa Diretoria não os cobram e você mesmo é prova da omissão de todos que estão no clube Botafogo , cade o marketing? cade o presidente com declarações motivacionais de chamar o torcedor, tudo é OMISSO neste clube. Sobre o Vasco encher estadios , primeiro a torcida deles é muito maior que a nossa no Rio, outra coisa o time esta jogando com raça e vontade mesmo com um elenco fraco estão indo atras do resultado.

          • jose carlos monteiro

            Volto a repetir meu intuito não é de procurar culpados até porque se formos analisar mais friamente todos temos nossas parcelas caso não reconhecesse isso seria leviano da minha parte. Não digo que o time joga mal por causa da ausência torcida com causa o que defendo é que podemos e devemos ser a vitamina de ânimo que eles precisam, refiro-me aos jogadores especificamente não aos desmandos da diretoria. E defendo isso independentemente do resto entendo que este seja o fardo que o torcedor tem de carregar e sem isso nunca chegaremos a lugar algum.

        • Nelson Ribeiro

          Parabéns pela lucidez!

          Ora, agora… estamos a fazer uma campanha de e-mail para a prefeitura com o objetivo de mudar o nome do Engenhão para Nilton Santos em lugar de João Havelange. O link é esse:
          http://paneladepressao.meurio.org.br/campaigns/

      • Nelson Ribeiro

        O problema está na grana. O resto é bla bla bla. O time tinha time, e meio foi embora em má hora. Quero ver jogar sem banco de reservas decente 38 rodadas direto mais Copa do Brasil jogos 2 vezes por semana sem bons reservas…tinha.. vendeu… porque sem o Engenhão a grana não deu…
        Com grana contrata iguais ao Julio Batista , Dagoberto, Elano, Zé Roberto para o banco de reservas. Sem grana temos Alex, Henrique e Lucas Zen.
        Sem grana deveríamos ter abandonado a Copa do Brasil mais cedo, ou focar só na Copa do Brasil e abandonar o Brasileirão. Não foi isso que o Cruzeiro com todo plantel rico fez? Não foi isso que o Flamengo fez?

        • jose carlos monteiro

          Estamos falando de presença nos estádios apoio amor ao clube foi exatamente com esse tome mediano é verdade que chegamos até aqui e tínhamos como continuar não foi grana não como motivo principal é lógico que grana faz falta a qualquer ser humano mais não foi isso e não é o que esta em questão. Só estou a defender uma maior gana da torcida não que ela tenha culpa dos desmandos administrativos, mais gana para demonstrar amor ao clube. Quem faz a grandeza de um clube é sua torcida. Você pode contratar os melhores jogadores se coloca-los em um time sem torcedores ele continuará pequeno. E todos com exceção do Vitinho que saíram eram criticados e também foram pedida sua saída, Andrezinho lerdo, Felype Gabriel joelho de vidro, Herrera era um bonde, Loco era poste todos não prestavam não é mesmo? Do que reclamamos mesmo? Por isso não falo de grana, elenco mais sim da ausência da torcida embora repito não a culpe por nada.

  • RS

    J Carlos,é só mostrar vontade que a torcida
    vai junto.Não precisa ter um timaço, é só
    mostrar gana e vontade de vencer.O flamengo
    tem timaço!..

    • jose carlos monteiro

      Já pensou em inverter a ordem das coisas vamos nós mostrar raça , garra, vontade e vamos ver o time vir atrás. E me desculpe o time da mulambada não é melhor que o nosso, esta mais arrumado só isso e como você mesmo disse tem a vontade que a torcida cobra deles dando o exemplo colocando 60.000 no estádio eis a diferença.

      • Alessandro

        PERFEITO José carlos, seus comentários, chega de ficar sentado no sofá e querendo só ir ao estádio quando o Barcelona estiver vestindo preto e branco com a estrela solitária no peito, quem é botafoguense de verdade, critica, xinga, acha ruim, mais primeiro tem que ir ao estádio, incentivar, torcer, só pode cobrar quem tem direito, não basta vir na internet dizer que é botafogo e ficar o tempo inteiro criticando todo mundo, nosso elenco tem jogadores fracos? tem, nosso técnico comete muitos erros? comete, nossa diretoria é incompetente? é, mais todos sofrem do mesmo problema, o negócio é este sentimento pessimista, derrotado, de vitima que os torcedores do Botafogo estão incorporando, vivemos 21 anos sem nenhum, isso mesmo sem nenhum titulo, quando comemoramos comemoramos um carioca como se fosse um mundial, agora estamos em uma escala crescente e voltaremos ao mesmo lugar se nossa torcida verdadeiramente não entender seu papel. Pasmem mais tem torcedor torcendo para o Botafogo não ir para a libertadores porque não gosta do OO, imaginem a cabeça de uma criatura desta, colocar um técnico á frente do Botafogo, depois vem dizer que são botafoguenses. SAN

  • gilberto

    O maior botafoguense que já pisou esta terra, partiu… para mostrar no céu o que ele fez de melhor por aqui. Não era só um jogador de futebol, era um homem de poucas palavras, mas de muita sabedoria no que dizia. que Deus lhe acompanhe, obrigado por nos ter dado o nosso Botafogo que tanto amamos.

  • JUNIOR@@@

    AINDA TENHO QUE ATURAR UNS MALAS COMO ESSE TAL DE JOSÉ CARLOS MONTEIRO. TENHO CERTEZA QUE ESSE TIPO DE TORCEDOR É ORIUNDO DA DIRETORIA. NINGUEM MERECE TORCEDOR CRITICANDO TORCEDOR. ESSES VERMES QUE VESTEM A CAMISA DO GLORIOSO NÃO CORREM EM CAMPO, NÃO TEM COMPROMETIMENTO, NÃO TEM TESÃO, NÃO TEM PORRA NENHUMA, E VEM UM CARA QUE SE DIZ TORCEDOR CRITICAR-NOS, ESTOU DE SACO CHEIO DESSES CARAS, A MODERAÇÃO PODERIA SER DE 2 ANOS OU MAIS PRA ESSA CORJA DA DIRETORIA.

    @@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    • Alessandro

      A TORCIDO DO BOTAFOGO TEM COMPROMETIMENTO COM O QUE? TEM TESÃO EM QUE? EM FICAR EM CASA NA FRENTE DA TV? E QUANDO ACABA O JOGO VEM ATIRAR EM TODO MUNDO, PARA DE ACHAR QUE A TORCIDA ESTA ACIMA DO BEM E DO MAL, TEM RESPONSABILIDADE SIM E TEM QUE ASSUMIR, VASVO E FLUMINENSE PERDERAM PARA TODO MUNDO, PARA GRANDE PARA PEQUENO E ESTAO LOTANDO O MARACANA PARA FUGIR DO REBAIXAMENTO, A DESCULPA DE VOCES É QUE NAO VAO PORQUE PERDEMOS PONTOS PARA TIMES PEQUENOS E ELES NAO PERDERAM? O ATLETICO -PR COLOCOU O MESMO TANTO DE TORCEDORES EM UMA QUARTA-FEIRA A NOITE NO MARACANA QUE NÓS, UMA VERRRRRRGONHA. A TORCIDA DO BOTAFOGO MERECE UM TIME APENAS VIRTUAL, ASSIM COMO ELA.

    • Jose carlos Monteiro

      Junior não sou da diretoria sou sócio proprietário mais não votei no Mauricio votei em Carlos Eduardo. Porque nunca gostei da administração dele acho ele omisso assim como todos os torcedores. Segundo não estou criticando a torcida só estou dizendo que ele independentemente de qualquer coisa tem obrigação de encher os estádios no s dias de jogos. E se você é um dos que ficam com a bunda no safa pagando uma baba de TV para ver os jogos e enchendo o cofre do time da mídia só lamento e se serviu a carapuça o que eu posso fazer. A única mala que vejo aqui são vocês torcedores de radinhos de pilha que não vão aos jogos. Cada um nesse esquema tem um papel e não é porque parte deles não cumpre com o seu que eu vou deixar de fazer o meu. abraços.

  • Marcello A. Gomes

    O ENGENHÃO A PARTIR DE HOJE DEVERIA CHAMAR : ESTADIO INCICLOPEDIA NILTON SANTOS .

    • I(com I?)nciclopédia ,meu caro Marcello Gomes?

    • Infelizmente nosso Fogão é um recreio para jogadores descompromissados! Vejam a ridícula declaração do Bolívar dizendo que em 2014 ,os adversários respeitarão o Botafogo ! Em 2014, os advresários respeitarão menos ainda,por conta da derrocada na hora da definição do Brasileirão! E, pela derrota de 4 para a mulambada! Caso não nos classifiquemos para a Libertadores 2014, penso que a luta será para não cair! Sem dinheiro, sem Engenhão, sem fontes de receita, não vai ter jeito !!! Tomara que esteja errado.

  • Rogério luiz

    Parabéns José Carlos! Esse também é meu sentimento em relação à nossa torcida! Nossa torcida acabou meu caro! Será que naquele jogo decisivo contra os mulambos, se estivéssemos em número igual á torcida deles, o jogo seria igual? Eu fiquei com vergonha em ver o Maraca em vermelho e preto, e nossa torcida não lotou nem o seu lado da arquibancada! Sou do tempo que nós dividíamos o Maraca meio á meio contra os mulambos, e nós estávamos a quase 20 anos sem títulos. Essa história de não ganhar títulos não justifica o abandono ao clube. O Atlético MG estava desde 71 sem ganhar nada de importante e sua torcida abraçou o time e esta aí o resultado! Não existe time sem torcida! É só da uma olhada no blog do Caio do GE que ele cobra a mesma coisa! Torcedores alvinegros acordem! Estamos brigando pela liberta e só vejo lamentações, é por isso que o flalixo sempre ganha algo, porque até com um time horrível igual a esse eles ganham. Sabem porque? Porque a torcida deles acreditam até o fim. Lamentação só por causa da morte do grande mestre e grande homem Nilton Santos, o resto é puro choro, esse é o mau do torcedor botafoguense, ser pessimista. ACORDEM! SDA!

    • Alessandro

      será rogerio que estes frustados que vivem a reclamar de tudo e de todos tiveram coragem de ir ao maracanã aquele dia? duvido pois vivem de arrumar desculpa (preço do ingresso, medinho da torcida dos mulambos, distancia, horário) antes do jogo começar estava 1 a 1 so na entrada em capo os urubus já estavam vencendo de 10 a 0, a torcida do atlético-pr conseguiu por mais torcedores no maracanã do que a nossa, florzinhas e vascoco estão lutando para não cair e estão lotando o maracanã, a desculpinha desta torcida de M é que perdemos pontos para times pequenos por isso eles não vão, e vascoco e florzinhas não perderam não? porque a torcida deles lota o maraca então? BANDO DE FRUSTADOS EU PREFEREM A COMODIDADE DO SOFÁ E ENTRAR NA INTERNET PARA CRITICAR. FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Loco Rodolpho

    A TORCIDA DO BOTAFOGO será eternamente ser tratada como BOI DE PIRANHA, pois quando não é culpada pela DIRETORIA e pelos JOGADORES é culpada por ela mesma.

    É um absurdo, ter que ler tais comentários passivos e conformistas.

    Penso que não posso mais torcer pelo BOTAFOGO, pois não tenho aptidão nenhuma para ser um torcedor passivo e conivente com a MEDIOCRIDADE que já esta enraizada neste clube.

    • GIL FOGÃO

      LOCO, PENSO MAIS OU MENOS IGUAL VOCÊ, QUEM VAI QUERER IR NUM ESTÁDIO PARA TORCER PARA UM TIME QUE NÃO TEM ATACANTE, PARECE QUE ESTÃO JOGANDO FAZENDO FAVOR, SE GANHAR TÁ BOM SE NÃO GANHAR TAMBÉM. O PROBLEMA É QUE OS OUTROS TIMES JOGAM COM VONTADE DE GANHAR, DÃO O SANGUE EM CAMPO, SE TIVÉSSEMOS UM TIME AGUERRIDO, COM JOGADORES TALENTOSOS E UM TÉCNICO DECENTE, COM CERTEZA IRÍAMOS AO ESTÁDIO, NÃO SOU MALUCO DE
      TORCER PRA QUEM NÃO QUER JOGAR, OU NÃO SABE. MEU DINHEIRO É SUADÍSSIMO, NÃO É PRA ENCHER BOLSO DE MERCENÁRIOS.
      É ISSO QUE PENSO.

      ABS.

    • José Carlos Monteiro

      Loco Absurdo foi ver que a torcida do Botafogo que era formada por várias organizada como Folgada, Jovem, Raça, Mancha, Fogoçalo, fúria, e outras de menor expressão para ficar reduzida a fúria, botachop, locos, tem mais alguma? E porra aprendam a ler ninguém disse aqui que a torcida é culpada de bosta nenhuma, só que ela é tão omissa quanto diretoria, time. Por tanto é o sujo falando do mal lavado. Façamos nossa parte para ter moral de cobrar. A bem da verdade hoje o clube o time a comissão técnica não podem reclamar porque não fazem a parte deles e a torcida igualmente não pode reclamar por que também não faz a sua parte esta de igual para igual. Encha o estádio eles não correspondendo ai sim chega lá invade chama nos ovos e diz porra eu estou enchendo o estádio e vocês vão ficar de sacanagem! E isso cara dar o exemplo depois cobra.

  • Marcos Cavalcanti

    Caraca , como tem caras de pau por aqui !!!!!!!!!!!
    Depois desse papelão , que estamos fazendo no campeonato brasileiro , ainda tem uns capachos que aparecem para defender a diretoria e o tecnico ….
    Será que não tem senso de ridículo ?
    Será que nos julgam imbecis ?
    Devem ser muito bem pagos pelos vampiros , que sugam o sangue do fogão !
    FALA SÉRIO !!!!!!!!!!!!!!!
    Vão procurar um namorado ou marido na net !
    Que saco !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • SAPORECADICOLATINA

    GRANDE NILTON SANTOS… QUE DEUS O TENHA NOS CEUS. VC SABIA QUE FOI O NILTON QUE DESCOBRIU O GARRINCHA… FOI ASSIM, O GARRINCHA FOI FAZER UM TESTE NO BOTAFOGO E NAQUELA EPOCA O FOGAO TAVA NUMA CRISE DANADA. O NILTON FALOU QUE O NEGOCIO TAVA TAO MAL QUE ATE ALEJADO O BOTAFOGO TAVA CONTRATANDO. A PRIMEIRA BOLA QUE O GARRINHCHA PEGOU DEU UMA CANETA NO NILTON SANTOS. A SEGUNDA BOLA VEIO E DENOVO E OUTRA CANETA… O NILTON SANTOS PEDIU PARA PARAR O TREINO TESTE E MANDOU CONTRATAR O GAROTO GARRINCHA. NILTON AINDA DISSE. CONTRATA ESSE GAROTO LOGO ANTES QUE ELE JOGUE EM OUTRO TIME CONTRA MIM. QUEM DIRIA HEIM. A ENCICLOPEDIA DO FUTEBOL. O NOSSO MAIOR IDOLO. SALVE O BOTAFOGO. SALVE O FUTEBOL BRASILEIRO. BOTAFOGO SUA ESTRELA SOLITARIA NOS CONDUZ.

  • Inconformado

    O Botafogo vive apenas de suas glórias…Como pode um clube que revelou tantos craques e hoje é um celeiro de jumentos…Fica complicado entender…
    Só nos resta agradecer a todos aqueles que honraram essa camisa…
    Pois o presente e o futuro são tristes…
    Somos sinônimo de piada e mais nada…
    O que mais nos entristece é que não aparece ninguém para dar a volta por cima e trazer esse clube ao lugar que merece. São apenas filosofias baratas, muito conteúdo de auto-ajuda, bla, bla, bla.
    Como sonho com o dia que um Botafoguense de verdade vai nos conduzir a dias melhores…
    Vimos um time que estava ameaçado de rebaixamento ser campeão. E o botafogo que esteve nos primeiros lugares em 39 rodadas deixar escapar um classificação com tamanho desrespeito e preguiça.
    Só podemos e devemos nos agarrar ao passado. Pois, esse é sim é digno de aplausos!!!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo