O jogo para vencer era esse, Jefferson



Uma pena escutar o goleiro e capitão da equipe após o empate deste domingo. Jefferson deixou o gramado do Morumbi dizendo que o Botafogo deveria comemorar o empate, já que na próxima rodada Grêmio e Goiás se enfrentam. Ou seja, vencendo o Coritiba, no Couto Pereira, o Glorioso chegaria ou G4. Matematicamente, a declaração faz sentido, mas o futebol está longe de ser uma ciência exata. E o quarto lugar tampouco garante alguém na Libertadores.

O jogo que o Botafogo deveria encarar como o de vitória mais palpável era o deste domingo, e não o próximo, como o camisa 1 deu a entender. O São Paulo, que tem um time bem melhor do que o Alvinegro (no segundo turno, o Tricolor é o terceiro colocado e o Glorioso apenas o décimo) nada tem a fazer no Brasileiro e mesmo assim foi muito superior na partida. A equipe não passou a imagem de quem queria vencer a qualquer custo, como foi contra o Atlético-PR. Uma atuação apática até diria.

Apesar de o time do Morumbi  também ser bem mais qualificado do que o Coritiba, a motivação e o ambiente que o Botafogo enfrentará no Couto Pereira serão totalmente diferentes. O Coxa jogará a vida dele no Brasileiro, enquanto o São Paulo apenas cumpria tabela.

Claro que o Botafogo tem totais condições de ir a Curitiba e vencer, mas, Jefferson, eu apostaria que este será um jogo bem mais complicado do que contra o Tricolor.



  • Nicanor Sena

    NÚMEROS QUE ASSUSTAM E FATOS QUE DESENCANTAM

    Colegas de sofrimento,

    Nestes dias de marasmo e sem novidades — que sempre ocorrem no ocaso de cada ano que se repete num clube que inicia bem e termina mal a temporada —, apanho-me a refletir sobre as seguinte notícias:

    NOTÍCIA 1:
    “Após eleição tranquila, Peter Siemen é reeleito presidente do Fluminense; Atual mandatário tricolor bate o ex-jogador Deley nas urnas com quase quatro vezes mais votos – 1939 contra 489 – e vai comandar o Tricolor no triênio 2014/15/16.” Fonte: GE -23/11/2013 20h27 – Atualizado em 23/11/2013 21h33.

    NOTÍCIA 2:
    “Assumpção venceu a eleição com 73% dos votos em General Severiano. O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, continuará no cargo até o fim de 2014. Ele foi reeleito na noite desta sexta-feira, após vencer o candidato da oposição, Carlos Eduardo Pereira, por 719 (73%) votos a 263 (27%). A eleição foi realizada na sede do clube, em General Severiano.” Fonte: LANCEPRESS! – 25/11/2011 – 23:38 Rio de Janeiro (RJ).

    Não disponho de números confiáveis sobre quantos torcedores possuem, de fato, Fluminense e Botafogo, espalhados por esse Brasil afora. Tampouco poderei afirmar, com base científica, qual dos dois clubes cariocas possui mais torcedores. Institutos de pesquisas ora apontam nesse, ora naquele sentido. De qualquer modo, pelo simples fato de ser botafoguense, quero acreditar nos dados fornecidos pelo IBOPE, do também torcedor e ex-Presidente, Carlos Augusto Montenegro: “os números são parecidos variando para mais ou para menos, na casa de cinco pontos percentuais, e giram em torno de quatro milhões de torcedores para um ou outro clube.”

    Isso é mais do que suficiente para o que pretendo abordar. Mas, nessa equação, receio ter que admitir que “há algo de podre no reino da Dinamarca”, ou seja, numa e noutra eleição, ante a grandeza dos dois clubes, não se pode dizer que os eleitos representam, de fato, as suas imensas torcidas. De direito, até podem representar Botafogo e Fluminense, mas, em termos percentuais, estão longe de representar os clubes, perante os seus torcedores!

    Racionem comigo: ante a grandeza das duas instituições, seria incorreto esperar que os eleitos tivessem obtido, nas urnas, o sufrágio de, pelo menos, 20 mil votos? Seria exigir, demais, que, em ambos os clubes, o número de eleitores atingisse tal patamar (próximo de 5%, ante os quatro milhões e meio de torcedores), segundo os dados apontados? Afinal, o que representam, respectivamente, míseros 1939 votos creditados ao presidente do Fluminense, ou – o que é pior – 719 votos dados ao atual presidente do Botafogo, nas últimas eleições, perante o universo de torcedores apontados pelo IBOPE? É de rir-se.

    De qualquer modo, dois motivos se apresentam nessa heresia representativa: Primeiro, descrença e desalento. A proliferação de acordos e o troca-troca de conchavos por quem não se interessa em alterar o quadro instalado nos dois clubes, além das fusões, alianças e conluios, que desorientam e desestimulam o torcedor a tentar entender o que se passa nos bastidores das duas agremiações; segundo, o fato de que, lá, a exemplo do que ocorre aqui, o clube funciona como um grande sindicato: não permite a adesão de novos sócios aptos a votar, para, com isso, não permitir, por conseguinte, surgimento de eventuais movimentos de oposição ao sistema arcaico.

    Afinal, no Botafogo, a exemplo do que ocorre na maioria dos clubes brasileiros, quem é quem, nessa sopa de letrinhas, quem tem quais projetos, que linha, que espinha dorsal, que conduta e quais propostas são originais, reais e vão ser executadas? Oposição, política clubística, democracia, nova ordem, tudo isso é chatice. O que importa, mesmo, é apoiar o clube. Apoio INCONDICIONAL – palavrinha mágica, que de tão repetida, já se transformou em espécie de visão e missão de quase todas as torcidas ditas “organizadas” alvinegras, como FOGORÓ, BOTACHOPP, LOUCOS PELO BOTAFOGO e FÚRIA JOVEM DO BOTAFOGO.

    Os inimigos figadais que antes duelavam (como, por exemplo, Movimento Carlito Rocha), aqui e ali dançam um minueto, antigos desafetos às mazelas, hoje cruzam punhais em duelos estranhos ou cômicos, figuras inusitadas ou velhíssimos figurões desfilam, mas a gente não sabe direito a que vieram ou como voltaram aos palcos.

    De uma coisa, porém, estou convencido: talvez falte interesse em saber, em deslindar, em escolher e decidir. Ou melhor, os interesses e as seduções são outros. Falta de ética, despreparo administrativo, ausência de transparência, omissões, improvisações, o extraordinário nivelamento por baixo a corroer nosso Botafogo, nada disso me abala.

    O que me deixa pasmado é ver pessoas tentando incutir na mente dos torcedores a falsa premissa segundo a qual mais do que melhorar o clube, devemos, de forma INCONDICIONAL, apoiar e consumir. Estamos pouco exigentes: com crédito alargado, temos mais é que comprar – não importa o produto, desde que tenha a “marca” Botafogo!

    Podemos e devemos consumir, nos dizem de muitos modos, podemos comprar qualquer coisa quase a perder de vista (grave engano). Comprar é muito mais divertido do que observar, analisar, escolher e, por exemplo, votar nas eleições do clube.

    Tanta coisa original correndo por aí, como, por exemplo, camisas cor de rosa para as meninas, ou azuis para os rapazolas de classe média, bonequinhos, ingressos com “polpudos” descontos concedidos a quem adere ao programa “Sou Botafogo”, para quê se preocupar com política botafoguense?

    Ambicionamos o que na verdade são bugigangas, que, se trocadas por uma atenção maior com a realidade do Botafogo e tantas carências que assolam os torcedores excluídos, poderiam transformar a imagem de um clube visto pelos mais jovens como “time que não ganha títulos importantes”, “cavalo paraguaio”, “chororô” etc.

    Não critico os milhões de botafoguenses que, por obra e graça de um Estatuto defasado, arcaico, decadente, desprezível em todos os sentidos, não puderam votar nas eleições do Botafogo, mas condeno todos aqueles que aqui chamo, quem sabe injustamente (detesto rótulos, mas às vezes são necessários), de descrentes ou mesmo fúteis. Critico, embora sem resultado, eu sei, o sistema que nos torna conformados, que nos dá pão e circo em lugar de vontade e preparo para discutir quem deve ocupar bons cargos e funções no nosso querido Botafogo.

    Critico a nossa sonolência e os encantamentos alienantes como poder apoiar, apoiar, apoiar, comprar, comprar, comprar. E confesso que muitas vezes também me perseguem sedutores fantasmas de esquecimento, omissão e fuga: de me recolher à minha insignificância no mato e lá ficar apenas contemplando a natureza, escrevendo, sabendo que minha interferência seria um eco frágil perdido num enorme vazio de desinteresse.

    Também a mim espreita a ideia inescrupulosa: um voto a mais não adianta nada, para quê incomodar-me, procurar saber, votar nas eleições do Botafogo? Pois talvez adiante: um voto mais um voto, mais um voto, mais um voto — que acabam valendo mais do que o nosso fascinante objeto de desejo —, as coisas podem se transformar.

    Nem todo mundo é cego, surdo, mudo, ignorante ou conformado. Olhando bem, veremos que algumas coisas quase majestosas se movem no País. Quem sabe não será capaz mover até mesmo a montanha do nosso desencanto botafoguense?

    Se os números extraídos das urnas me assustam, o “deixai tudo ficar como está, para ver como é que fica” causa-me desencanto.

    Grande abraço.

    • Publiquei o seu comentário em nosso grupo botafoguenses.com para ser debatido, lembrando quem pode votar para presidência do clube do Botafogo F.R. são apenas os sócios proprietários. O sócios torcedores não tem direito a voto ou qualquer outro torcedor do clube.

    • Maurício de Manaus

      Parabéns! Concordo plenamente. Até quando esperaremos ATITUDE? (A torcida está envelhecendo e morrendo; mais rápido, ainda, por vivenciarmos o momento desvalorizado, que o Botafogo tem nos oferecido…). O desapontamento tem sido imenso. Não merecemos isto!
      Saudações alvinegras!

    • Nicanor, é por aí mesmo o caminho que se nos traça o futuro do Botafogo, Flu e demais agremiações. É uma pena que o futebol deixou de ser a alegria do drible e do bom jogo, da vitória conquistada pela raça, para apenas um mísero resultado de 1×0, jogando mal e o que vale são os três pontos…
      É uma pena ver que os presidentes de clubes de futebol, talvez se salve algum, querem o poder, a glória de se dizer presidente de um grande clube do futebol, fazer parte da história como o cara que fez isso ou aquilo, que ganhou tal campeonato… Mas levantar financeiramente o clube, resgatar um passado de vitórias passa a ser segundo plano depois de eleito.
      Nosso futuro é incerto mesmo. Creio que ainda vamos continuar ganhando só o Carioquinha por muitos anos. Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana serão para os outros. Nossa diretoria não pensa grande. O Seedorf já percebeu isso. A visão tem que mudar…
      Quanto ao jogo… concordo com o blogueiro: era pra vencer a qualquer custo. Com o Coxa quase na segundinha de novo, eles não vão dar mole de jeito nenhum. Só se o Botafogo fizer uns 3X0, porque se fizer um eles virão com toda força. Lembram a força da torcida deles quando quebrou o estádio deles quando foram rebaixados pela última vez? Vocês acham que esses jogadores do Coxa não estão com a corda no pescoço? Esse empate com o São Paulo foi uma m… seria melhor ter ganho e empatado com o Coxa, porque o jogo vai muito, mas muito mais difícil.

    • Jose Heleno de Araujo

      Prezado Nicanor parabens pelo texto. Para nós que ja vimos grandes tiems do Botafogo com vitorias inesqueciveis fica muito deificil se contagiar nos dias de hoje pela euforia por uma vitoria. Nosso time atual nao merece confiança. Dai o desencanto. Tenho cinco filhos, dos cinco 04 sao botafoguenses. Tenho 09 netos, dos 09 somente 03 sao botafoguenses, isto mostra a decadencia do time que refete nos seus torcedores. Ganhei uma camisa oficial tradicional 04 anos atraz e ate hoje nao usei. Ganhei outra totalmente preta doi anos atraz e até hoje nao usei. Tudo isto por achar que é pagar mico hoje em dia e faltar com o respeito a instiruição Botafogo. Entretanto pedi a minha senhora que quando do meu falecimento use a camisa tradicional para ser enterrado.

  • Marco Dantas

    parei com o Botafogo,quero acreditar que é preparo físico,voces repararam na queda de jogadores como Seedorf,Lodeiro e Rafael Marques? os caras andam em campo erram passes de 1 metro,sinceramente eu não acho que o Botafogo consiga ir para a Libertadores,com esta apatia de hoje perde feio em curitiba,pois os caras virão com a faca nos dentes e a gente jogando showbol vai ficar complicado,precisamos para o ano que vem montar um time que o primeiro a retornar seria o Herrera,pois falta a nossos jogadores pelos menos 10 por cento da garra do gringo,vou torcer mas está complicado

    • CARO MARCOS, ALÉM DOS QUE VOCE ESTÁ FALANDO, VOCE VIU O JULIO CESAR LEVAR UM DRIBLE DO GANSO QUE ANDA EM CAMPO, O EDILSON ALÉM DE MORTO EM CAMPO, PARECE UM MALUCO JOGANDO, PARECENDO O PERIVALDO, O MARCELO MATOS QUE ENTROU E NÃO PEGOU NA BOLA, O HYURI COM 21 ANOS SENTINDO CÃIMBRAS EM TODAS AS PARTIDAS, O ELIAS QUE SÓ CORRE UM TEMPO, O BRUNO MENDES QUE TEM AS PREGAS PRESAS, RENATO MORTO EM CAMPO, EM FIM É A CARA DO OSVALDO DE OLIVEIRA ESTE TIME DO BOTAFOGO.

      TEM QUE SE FAZER UMA FAXINA NO BOTAFOGO, E MANDAR O DPTO MÉDICO EMBORA QUE É PIOR QUE O SOUZA AGUIAR PARA RECUPERAR UM JOGADOR, OS PREPARADORES FÍSICOS DO BOTAFOGO NÃO SERVE NEM PARA O SÃO CRISTÓVÃO E O OSVALDO QUERENDO FICAR PARA O ANO QUE VEM, QUE AÍ VAI SER MAIS UM ANO DE FRACASSO.

      NÃO DÁ PARA ATURAR O OSVALDO, RAFAEL MARQUES QUE ELE CHAMOU DE CRAQUE E O MONTE DE MULAMBOS NO ANO QUE VEM.

      FAXINA NO BOTAFOGO JÁ.

      • HÉLIO FERNANDES GONÇALVES

        ISSO EU FALO NÃO É DE HOJE, SÃO 02 ANOS DE COPA DO BRASIL/FORA… 02 COPA
        SULAMERICANA/FORA… 02 BRASILEIROS SENDO 2013 DISPUTADO DE FORMA RIDÍCULA
        JOGADO PELA JANELA, FORA ESSE BANDO DE JOGADORES MEDÍOCRES QUE GANHAM MUITO E
        JOGAM POUCO, QUANDO PERDEM A CULPA É DA TORCIDA??? PELO QUE SE TEM VISTO, A
        TORCIDA É PASSIONAL MAS NÃO É BURRA!!! É ISSO QUE GERA DESCONTENTAMENTO E AS
        VEZES VIOLÊNCIA!!! FUTEBOL NÃO PREVILEGIA INCOMPETÊNCIA!!! ASSUMAM SUAS CULPAS,
        TENHAM CONCIENCIA QUE VCS É QUE ESTÃO AFASTANDO O TORCEDOR ALVINEGRO!!!!!

      • HÉLIO FERNANDES GONÇALVES

        ENFIM!!! QUEM CONTRATA NO BOTAFOGO??? EMPRESÁRIOS!!! QUEM ESCALA NO BOTAFOGO??? EMPRESÁRIOS!!! QUEM MANDA E DESMANDA NO BOTAFOGO??? EMPRESÁRIOS!!!
        ESTOU FALANDO ASNEIRA??? VEJAMOS QUEM JOGA NADA MAS SÃO TITULARES ABSOLUTOS
        M.MATTOS/R.MARQUES/EDILSON/LODEIRO… FORA HENRIQUE/LIMA/ALEX/A.BAHIA… QUEM
        VENDEU VITINHO/JADSON/F.GABRIEL/ANDREZINHO????? QUEM DEU GELO NO B.MENDES?????
        QUEM SEGURA ESSA ANTA DO BURRALDO NO BOTAFOGO????

      • CIRO AMARAL

        CONCORDO COM VCS, EM NÚMERO E GRAU, É ISSO MESMO O QUE VCS DISSERAM, O BOTAFOGO É HOJE UM MULAMBO DE FUTEBOL, UMA BOSTA. SÓ VEJO JOGOS DO BOTAFOGO NO ANO QUE VEM SE TODA ESSA MULAMBADA FOR EMBORA, TEM QUE SER LIMPEZA TOTAL.

    • Herrera , NÃÃÃÃOOOOOO !!!!!

  • jonas dias

    time sem entrega em campo. sou botafogo até morrer mas estou cansado de ver esses jogadores mesmo que vá para liberta vão ter que contratar. ( JOGADORES de qualidade), senão vai ser mas outra vergonha.eu sinceramente ta foda de aguentar isso .depois pedem torcida

    • A postagem foi clara e foi direta no assunto premente: vencer os bambis ontem era muito mais viável do que os coxas lá em Curitiba no domingo. Até o Cruzeiro, ainda buscando a taça, foi lá e tomou uma virada no finzinho, ou seja, naqueles momentos em que o nosso time se arrasta em campo, eles virão feito um azougue para cima querendo o gol.

      O empatezinho com a Lusa está fazendo mais falta do que se imagina (nem reclamo das séries de molezas, divididas aí em 3 fases – 1) Bahia em Salvador….. 2) os empates no fim…. 3) Ponte e Bahia no Maracanã).

    • Meu caro Jonas! Os jogadores que Vc diz estar cansado de ver(Eu também) formam o elenco 2013! Infelizmente é o mesmo problema de 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007 e por aí vai ! Entra ano, sai ano, entram e saem treinadores, entram e saem jogadores , e a indolência e o descompromisso com as vitórias, são os mesmos, não saem nunca! O Botafogo, infelizmente, é um clube que se desabituou à vitórias! Jogadores ao chegarem lá,em geral em fim de carreira ou nem tão bons de bola, não se doam por completo e não são cobrados! Jogadores com perfil de Lucio Flavio e Renato, personificam a indolência, a lentidão, a falta de gana!!! Dos ruins de bola, nem falo mais…Outros clubes, perdem aqui, mas ganham ali…e a torcida, tranquilamente aceita! O Botafogo, não…perde sempre quando não deve, em retas de chegada!

  • Gabriel Marinho

    Como eu disse, mesmo que vencêssemos os 3 jogos que faltam, dependemos dos tropeços de outros que não ocorrem, pois jogam com garra e disposição, mas o pior é ver que nos iludimos, não venceremos nem coritiba e sequer o criciúma, jogando como jogamos hoje. Nos enganamos mais uma vez no joguinho contra o Atletico paranaense, aliás, que time, dá gosto de ver, a disposição, merecem o título da copa do Brasil.
    Olha, talvez seja até bom, ficarmos de fora mesmo da Liberta do ano que vem. Tirando o Seedorf e alguns garotos da base, quero o RESTO junto com o técnicuzinho bem longe do Botafogo ano que vem. Amigos, não aguento mais tanta agonia, Feliz Natal pra todos e um Ano de 2014 mais feliz, pois 2013 que era pra ser nosso ano, passamos em branco.

  • com esse treinador colocando tartaruga renato e enceradeira lodeiro vms da adeus sonho libertadores contra coritiba!! tem q deixar o dankler no time, pq bolivar ta mal demais, e melhor colocar lucas do que gilberto moço q come feijoada antes dos jogos

  • Carioca

    Com ou sem libertadores tem que a ver reformulação no elenco

    Sai:Edilson(Gilberto é melhor), Julio Cesar, Andre Bahia, Rodrigo Defendi, Marcelo Mattos, Renato, Seedorf, Alex, Henrique e Sassa

  • DINHO FOGO ES

    O RESULTADO JUSTO SERIA SP 4X1 AMARELOÕES.QUE BANDO DE MERDA ESTES QUE ESTÃO NOS ENVERGONHANDO,E ESTE FDP DO JEFFERSON DIS QUE E NORMAL,VÃO TODOS PRO MEIO DOS INFERNO CAMBADA DE VAGABUNDOS,IMCOMPETENTES.

  • zenon

    A verdade é que temos de encarar como positivo o empate,pois tomamos um vareio do São Paulo e só não perdemos por milagre.Francamente é inaceitável o cara tomar um drible como aquele que o Julio Cesar tomou do Ganso!

  • Renato “O Russo” Velloso

    E a sina continua! Tomar gols no início ou no fim das partidas se tornou normalidade no Botafogo, o time é desligado e sem tesão e não passa confiança para os torcedores. Libertadores ficou longe!!!!!!!!

  • Carioca

    vejo gente falar que falta entrega mais isso não tem nada a ver com isso

    o time é lento Edilson(erra passe de 1 metro), Julio Cesar, Renato, Marcelo Mattos, Seedorf e Rafael Marques são lentos e não aguentão marca os 90 minutos

    é a mesma coisa eu colocar uma tartaruga em campo e falar que essa não tem raça

    so o Oswaldo não ve isso e ainda fala que o resultado foi justo(3 bolas na trave do São Paulo uma grande defesa do Jefferson e um chute para fora perto do gol)

    Octavio e Bruno Mendes de titular ja

    • javali

      Concordo plenamente. Não é que não tenha vontade, o jogador que é lento. Edilson, Julio Cesar, Renato, Marcelo Mattos e Seedorf, deixam o time mto lento.

  • Mario Luna

    só digo uma coisa: um time que deixa Bruno Mendes no banco e coloca Elias Peladeiro pra jogar não merece jamais participar de uma Libertadores.. na única oportunidade que o Bruno teve, o cara girou em cima do zagueiro e chutou prensado, por pouco não mandando a bola pro gol.. fora as vezes que ele esteve na própria área, ajudando na marcação… agora, me digam: o que fez o Elias Peladeiro ontem?? o gol??? ahh, não ferra!! ele só empurrou a bola e o Dória já estava ali pra concluir tbm.. fora isso, o cara não deu uma continuidade à jogada, não deu qualquer trabalho à defesa adversária e ainda me sai com aquela cara de jogador do aterro do flamengo falando alguma besteira pra torcida… sobre o Oswaldo eu não falo mais nada… sobre a torcida do Botafogo eu não discuto – ela é pequena e pouco renovada mesmo e isso é fato.. só me resta ainda falar sobre o Elias Peladeiro que me dá vergonha de ver vestindo essa camisa de tanta tradição… vamo com tudo pra Sul Americana no ano que vem!!!

  • andrade

    Tem de calma nessa hora. O fraco futebol que o botafogo apresentou no segundo turno é culpa da diretoria e do Osvaldo. Agora, se o botafogo empatar com o Coritiba domingo e o Goíás perder do Grêmio o Botafogo assume a quarta posição e fica dependendo dele para classificar em casa em cima do Crisciúma, será que teremos mais uma decepção??? Alguém acredita que o time da Ponte Preta vai vencer o Lánus da Argentina??

  • Botafogo

    Era um jogo para vencer, apesar do são Paulo só cumprir tabela, o time deles não aliviou não. Se elogiamos a postura do Atlético Mg contra o Goias sábado, tenho que elogiar a atuação do São Paulo ontem. É um time muito melhor do que o nosso, e só não tá na briga pelo um G4 porque começou o campeonato muito mal. As vezes precisamos reconhecer que o adversário também joga. Agora, sobre o time, para vencer o coritiba vai precisar de algum ajustes :
    1. Seedorf ontem jogou isolado e muito marcado. Rafael Marques e Yuri jogaram ontem ?? As poucas jogados do time, só saiu quando seedorf conseguiu fugir da marcação.
    2. Falando em Rafael Marques, não seria a hora de sentar um pouco no banco ? Não vem rendendo, vem perdendo gols, e mostra fisicamente que está esgotado. não consegue mais jogar. E sobre Hyuri acho que joga fora de posição. Ele é atacante, jogador para ser lançado e não armar jogadas e marcar. Não sabe fazer isso.
    3. O time melhorou quando Lodeiro entrou, pois ele dividiu com Seedorf a armação do time. Só acho que Oswaldo demorou, pra variar, demais para coloca-lo. Era para ter entrado no intervalo no lugar de RM ou Yuri.
    4. Renato, já disse isso várias vezes, não tem condições físicas e idade de jogar como 2° volante. Quando pega um time rápido e que ataca forte, temos sérios problemas de marcação. Como não tem outro, infelizmente o Marcelo Mattos, é a melhor opção.
    5. Mais uma grande partida do Dankler hein, se credenciando a ser titular desse time, não perdeu uma jogada. Em compensação o seu colega Dória, aprendeu direitinho com o Mestre Antônio Carlos, a arte de da CHUTÃO !!!

    Domingo tem outra decisão, mas o Coritiba vai entrar também muito pressionado. Se jogar com inteligência e Oswaldo não inventar pode vencer..

  • Com certeza o jogo contra o Coritiba vai pegar fogo, mas se o Botafogo jogar com atenção a torcida do COXA vai se desesperar e aí o Botafogo pode utilizar o que tem de melhor a saída rápida nos contra-ataques e nós tricolores estaremos torcendo muito por vcs.

    • Carioca

      isso é piada neh tricolor?

      o Botafogo tem o time mais lento e talves o mais velho do campeonato

  • Orlando Soares

    Que foi lamentável a observação do Jeferson, isso foi; mas como torcedor do Botafogo e sendo ao mesmo tempo racional; temos que admitir a grandeza do adversário; nós torcedores que somos, às vezes não nos atentamos para essa realidade. Não quero desculpar pelo fracasso que foi o time neste segundo turno, foram raras as partidas em que o time se dedicou para que saissem vencedores, como foi o caso do jogo com o Atlético-PR. Sempre temos que nos policiar para não desprezar os outros times, achando que, de qualquer maneira a vitória teria que ser nossa, não importando qual seja o adversário. Ontem ouvindo vários comentários sobre o jogo, foram unânimes em dizer que; o São Paulo jogou melhor que o Botafogo; portanto, temos que admitir sim , que o empate não foi um resultado desastroso. Agora, temos que nos recusar sempre aceitar a postura do elenco neste segundo turno. Foi um desinteresse total, só agora que estão querendo se justificarem da besteira que fizeram com o Clube e sua torcida.

  • Declarações dos jogadores atuais, são ridículas! Como pode Jefferson, em mais uma tarde que não aproveitamos ,com a derrota do Goiás,para entrarmos de novo no G4,

  • Carlos

    Pelo que foi noticiado na semana passada, parecia que o Botafogo entraria com a faca nos dentes e partiria para cima do SP. Coisa nenhuma. O time entrou acovardado e levou um passeio do SP, que meteu 3 bolas na trave com facilidade. Parecia que o SP é que estava lutando pelo ingresso na Libertadores e o Botafogo não tinha mais o que fazer neste campeonato. Falta de vontade irritante, parecia que estes jogadores não sabiam a colocação do time na tabela. E no final vem o imbecil do Jéferson, que é ótimo goleiro, mas é burro como uma porta e dá uma declaração daquela. Quer dizer que agora contra o Coritiba é que vão correr atrás ? Quero só ver…

    • Carioca

      não vejo o Botafogo acovardado vejo sem tecnica e principalmente sem velocidade e velho

  • Declarações dos jogadores atuais, são ridículas! Como pode Jefferson, em mais uma tarde que não aproveitamos para entrar de novo no G4,com a derrota do Goiás, dizer que foi bom resultado pois Grêmio e Goiás se enfrentam na próxima rodada?! Além dele, vem o pastoso Oswaldo Oliveira com aquela pinta de quem sabe tudo, de quem está acima de tudo ,com aquela pinta de autocontrole(só pinta) ,ficar dizendo que acredita, e blábláblá? Jogadores atuais estão cheios de história…DEDÉ pede para não jogar…ALESSANDRO se revolta depois de levar um chapéu do Walter e vários correm para tomar satisfações! Jogador atual, é cheio de história! Quando, antigamente, nos anos 60, 70 e até80, ouviríamos tais declarações e atos? Jogador tem que jogar, vencer as partidas!!! O Botafogo está fazendo de tudo para não se classificar, de novo ! A torcida, cansou,sim ! Em tempo: a moda atual no futebol(jogadores e mídia), é cobrar presença da torcida! Quanta criatividade…

  • para frente bota salve Jorge,com a ajuda do grande gereiro ganharemos a libnerta,viva Bta……..

  • born to be fire

    infelizmente todas as mazelas descritas acimas estão corretas e nada vai mudar nos próximos anos, hoje me ligaram do sou botafogo e expliquei direitinho o porquê não ser mais sócio deste clube falido e sem comando, resumindo, eu estava pagando prá me estressar, foi esse o motivo por não renovar e não ver num futuro próximo algo de bom para acontecer. assinado: um exbotafoguense, que perdeu seu tempo por 45 anos, vou usar meu dinheiro e meu tempo com coisas mais interessantes, como uma lancha, um jetsky e passar meus domingos em búzios sem botar a cara na televisão prá ver uma cambada de vagabundos que se dizem jogadores.

  • ANDRÉ ES

    este ano nos conseguimos perder para nós mesmo ou empatar….vejo outros times bem pior q nós mas tem uma coisa q e fundamental no futebol a ambição de ganhar é q falta para nosso time,tecnico e diretoria….vou torcer até no final mas está complicado…HJ E SEMPRE FOGÃO!!!!!!

  • Caro Vinicios Andrade, o seu testo realmente descreve o que é o futebol do Botafogo, com uma diretoria omissa, um treinador incompetente e satisfeito com no mínimo 90% das apresentações desse time de mercenários, repito o que eu disse à quatro meses atras que se chegassem ao final do campeonato entre a sétima e a quinta posição seria por erro do adversário e não por mérito de um grupo derrotado por natureza e sem honra pelo o compromisso assumido quando da assinatura do contrato.
    O gramado de um estádio de futebol, não é o local ideal para um grupo de sem compromisso andar lentamente como se estivesse em uma calçada andando e batendo papo.
    Quatro meses atras, cheguei a mencionar que só voltaria a este espaço em 2015. Mais, afinal eu sou torcedor do Botafogo e não de um grupo sem compromisso.

    abraço.

  • Marcelo

    Ontem o empate foi lucro . Quantas vezes precisamos repetir : O time não tem plano B , é previsível demais e a maioria dos jogadores são limitadíssimos . Que time de ponta tem Elias e Hyuri de titulares ? Os volantes recebem bola , viram pra trás pra bica do Dória . Precisa vencer o jogo e o treineiro dá entrevista no intervalo , falando de marcação , se borrando com o time do Murici . Termina o jogo e comemoram o empate . Vai vencer em Curitiba , no jogo do ano pros caras pra permanência na série A , estádio lotado e pressão a mil ? NÃO . Vai jogar no mesmo esquema lesma , com infinidade de passes errados , sem capacidade de contrataque , rezando pra acertar uma bola parada , como na época do Juninho que acertava uma falta e depois retrancava pra garantir o meio a zero . Vem aí a sensacional COPA GUARAVITON e somos favoritos ao BI CAMPEONATO com o time de Master mais caro do mundo . SAN

  • RS

    E vocês acham que estas múmia vai
    ganhar do coritiba!..2013 já era.

  • DINHO FOGO ES

    ATENÇÃO TORCIDA DO FOGÃO.2014 VEM AI, E MAIS VEXAMES SERÃO APRESENTADOS.ESTES AMARELINHOS QUE VESTE A CAMISA DO BOTAFOGO,NÃO TERÃO NENHUM CONSTRANGIMENTO EM NOS ENVERGONHAR,APOIADOS E CLARO POR ESSA DIRETORIA. E SEM CONTAR COM AS MALAS BRANCAS,PRETAS ECT.QUE VERGONHA O JOGO DO VASCÚ E CRUZEIRO,TUDO ACERTADO ANTES.ESTE E O BRASIL E VEM AI A COPA DA ENGANAÇÃO FIFA IMPERIO DO ROUBO.SERA QUE ALGUEM AINDA ACREDITA NESTAS MERDAS?

  • Orlando Soares

    Analisando melhor as apresentações do Botafogo, dá-se para pensar também que essa apatia que se percebe em algumas partidas deve-se à idade do time:
    Bolivar: 30 + alguns anos – Júlio César – está chegando lá nos 30, não consegue correr , ainda mais depois dessa maratona. – Edilson , é ruim mesmo; – Marcelo Matos está com seus 30 ou quase lá. Renato já está com 34. Seedorf -37 . Rafael Craque Marques , com 29. o Jeferson com a idade que está 30 anos para goleiro é novo. Com essa idade toda, os mais novos, não estão conseguindo correr o tempo todo; ainda mais que houve o show de Ego ferido de alguns. É isso que analisando dá para se imaginar; agora vem 2014 e a primeira contratação , já querem trazer mais um velhinho de 36 anos, que é o Jorge Vagner, pode?
    Também penso que ele vem porque o Seedorf desistiu do Botafogo, então é preciso um experiente para o meio de campo. O Botafogo deveria mais uma vez pensar em trazer o Diego ex-Santos, apesar de muito caro.

  • henrique luiz

    Time sem ambição treinador patético presidente e vice de futebol omisso….não vai se classificar pq esse time é horroroso e o nível técnico desse campeonato é nivelado por baixo e quando se tem a chance de vencer mais uma vez se acovarda. Também esperar o que pois o presidente depois daquela humilhante derrota para os mulambos entra no vestiário e diz aos mercenários que está muito feliz com o que esse time fez esse ano” . Isso é uma imoralidade,um absurdo uma vergonha para a tradição botafoguense, e o pior, muitos aqui aceitam isso passivamente acham que é normal perder….geração de perdedores que nunca viram o botafogo grande e se contentam com migalhas…..

  • SAPORECADICOLATINA

    APESAR DE VOCE AMANHA HA DE SER,,,, OUTRO DIA. BOLA PRA FRENTE BOTAFOGO. FOGAO NAO VAI APAGAR NUNCA. VALEU FOGAO. ESSE ANO VC FEZ BONITO. O TIME TEVE POR CIMA O CAMPEONATO INTEIRO. VALEU MESMO. NAO DEIXAREI DE TORCER PARA O BOTAFOGO NUNCA. ESPERANCA E A ULTIMA QUE MORRE. FOGAO A SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ….

  • Pessoal deixem de ser corneteiros! Se o botafogo não for para a libertadores não sera por causa do jogo de ontem. Quem esperava jogo fácil? O Sao Paulo entrou em campo mordido depois do vexame contra a ponte na quarta feira e jogou como se fosse uma final. O time sofreu pressão mas também criou boas chances de ganhar a partida. Agora e jogar com inteligencia e frieza, explorando o desespero do Coritiba. Eu acho que ate um empate seria um bom resultado, pois o goias perde para o grêmio.

  • bem Amigos do bota,algo me diz que vamos ganhar este jogo.vamos seguir com Fé ganhar o cocha com as feramentas que temos em mãos.tenham Fé botafoguénses o Jogo será nosso.

    • Cocha com CH? Letras minúsculas para iniciar uma frase? botafoguenses com acento agudo? Ausência de vírgulas? Nem parece botafoguense…

  • Inconformado

    Ano de 2014:

    Jefferson, Dória e Gabriel.

    O restante manda todo mundo EMBORA!!!!!

    Mandar dirigentes, presidente, comissão técnica e todos os outros jogadores!!!!!

    Manda tudo para o inferno!!!!

  • Geovane Oliveira

    O ideal seria ir para Curitiba já no g4, o jôgo lá vai ser uma guerra; porém não perder para o Sp foi um milagre, quem sabe se o time toma vergonha e joga com garra. Vamos aguardar, ainda acredito no meu fogão.

  • henrique luiz

    Time sem ambição, treinador patético,presidente e vice de futebol omisso: não vai se classificar pq esse time é horroroso, e o nível técnico, desse campeonato é nivelado por baixo. Mais quando temos a chance de vencer mais uma vez nos acovardamos. Também esperar o que, pois o presidente,depois daquela humilhante derrota para os mulambos, entra no vestiário e diz aos mercenários que está muito feliz com o que esse time fez esse ano” .

    Isso é uma imoralidade,um absurdo, uma vergonha para a tradição botafoguense, e o pior, muitos aqui aceitam isso passivamente acham que é normal perder : Geração de perdedores que nunca viram o botafogo grande e se contentam com migalhas…..

    Quanto ao fato de culpar a torcida isso não passa de manobra política, com intuito, de esconder mais uma vez essa vergonhosa campanha, haja visto,que sem mais nem menos, apareceu a notícia da suposta contratação do Jorge Vagner então pergunto a vc Caio e aos torcedores que aqui escrevem: Vocês estão satisfeito,contente,alegre com o que esse bando de mercenários produziram esse ano?

    Amigos aquela derrota pros mulambos destrói,derruba,esmaga qq argumento do Presidente,do treinador e desses bando de homens sem caráter em tentar justificar o não comparecimento da torcida, até hoje não posso colocar a camisa do botafogo no meu filho e sair as ruas pq só escutamos piadinhas e humilhações.

    Talvez alguns, inclusive vc Caio, podem pensar que esse meu discursos ofensivo é de torcedor apaixonado e sem nenhum contesto , com todo respeito, pouco me importo com o que vcs possam a vir pensar, pois falo é de vergonha na cara e de sentimento de ver dois filhos serem humilhados e zuados a todo momento porque um dia escolheram ( aqui é força de expressão rsrsrsr) ser botafoguense o que na minha infância era uma honra.

    Não quero ser repetitivo mais fico pensando como reagiria, com essa situação caótica de hoje, grandes botafoguenses do passado como João Saldanha,Sandro Moreira,Oldemario Toguinho,Vinicius de Moraes,Armando Nogueira com certeza já teriam se manifestado com discursos inflamados e posições firme contra a apostásia que tomou conta do botafogo nesses últimos anos. Hoje temos o Montenegro que mal ou bem, com seu temperamento explosivo, não “afinava” para os jogadores e sempre saia em defesa da honra do Botafogo, mas não sei o q aconteceu se juntou aos “porcos” tem um ditado que diz: “quem se junta com porco, farelo come”

    Bebeto de Freitas, sobrinho de João Saldanha, em toda sua história nunca escondeu de ninguém a paixão pelo botafogo e sempre lutou com todas as suas força para tornar o botafogo um clube de primeira, muita gente não sabe, mas foi a partir dele e na sua gestão que o Engenhão foi conquistado. De tanto amor ao clube chorou na frente da tv e virou chacota nacional, mas isso não foi o pior, o pior foi o que essa cambada que dirige o botafogo hoje tentou fazer: manchar a sua imagem com acusações falsas e desonrosas. Bebeto de Freitas hoje é o único e legítimo representante de uma geração vencedora que gestou Bernadinho como seu fruto.

    Tô falando de tradição, respeito há um passado vencedor que durante décadas teve supremacia sobre os mulambos, essa geração nova que nunca viu o botafogo Bi-Campeão, não sabe, que os mulambos desde sua criação foram “fregueses de caderno” e que tinham pavor de enfrentar o botafogo, pergunte aos mais velhos se não é verdade.

    E hoje, ao invés de entrar no vestiário antes das partidas, principalmente contra os mulambos, e levantar um discurso forte, lembrando a esse bando de jogadores mercenários,que para vestir essa camisa gloriosa tem que honrar um passado de vitórias o presidente omisso, faz ao contrario, entra no vestiário após uma vergonhosa e humilhante derrota para os mulambos e diz que “está muito satisfeito com o que esse bando fez esse ano”

    É uma questão de gestão, é simples, basta ver o que o atlético paranaense fez: após um rebaixamento e com o acesso a série A garantido, contratou jogadores dentro de um perfil estabelecido por sua direção, e não por indicação de técnicos ou empresários,e com uma agenda de dois campeonatos longos e cansativos(copa do Brasil e Brasileirão) abdicou do estadual e fez uma pré temporada na Europa e no Brasil com o elenco que iria disputar as referidas competições. Pra ficar mais claro, colocou em ação aquilo que foi traçado no começo do ano e o resultado podemos ver. Outro detalhe, que certamente tem uma diferença muito grande, o time deles não tem uma estrela internacional e nem jogadores badalados e sim jogadores comprometidos com o que foi estabelecido pela direção, tanto pelo lado financeiro como no profissional……………..

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    Amigos sofredores confesso que desde o jogo contra o São Paulo, mesmo sem acreditar na vitória, logo cedo vesti a camisa oficial do meu FOGÃO e fui bater minha bolinha e também preparado para escutar as gozações e todo tipo de bulemm imaginável tendo em vista morar em Sampa a terra dos tricoletes, mas, detalhe, sobrevivi a tudo e á todos e confesso que fiquei contente com o resultado depois de um montão de bola na nossa trave e um pouco carente também de injustiça após no finalzinho do jogo aquele contra ataque em que o SEEDORF perdeu aquele gollllllllllllll……séria injusto claro…mas torci e muito para aquela bola entrar, porém, após voltar a realidade dos fatos observei que no outro domingo e sempre independente da vitória ou não do time vou de novo vestir minha camisa com orgulho sabendo das posibilidades de empate e derrota(mais provável) e uma puta zebra a vitória, mas como sempre considerei e conquistei coisas dificies essa é mais uma, não é atoa que torço pelo BOTAFOGO, se no final o time estiver classificado para a liberta, aí sim será uma zebrona e com certeza mais sofrimento á vista porque com esse time que temos e sem dinheiro para grandes contratações meu irmãooooooooooooooooo vai ser doído, mas vamo que vamo, tenho certeza que o meu AMOR PELO FOGÃO não é qualquer tempestade que vai desfazer…fui.

  • A ÓRDEM É ENTREGAR O JOGO CONTRA O CORITIBA,JOGAR O FLUMINEN-C NA VALA DA SÉRIE
    B DE ONDE SÓ SAÍRAM ATRAVÉZ DAQUELA VERGONHOSA VIRADA DE MESA,ALIÁS O TRICO-
    LIN-C JÁ ESTAVA CAINDO PARA A SÉRIE D E DE QUEBRA AINDA NOS LIVRAMOS DESTE TRASTE
    OSWALBURRO,R.MARQUES,ETC, SE POR UM MILAGRE DA NATUREZA CONSEGUÍR-MOS A VAGA
    NA LIBERTADORES,COM ESTE TREINEIRO F.D.P. DE M. SÓ PAGAREMOS MICO NA LIBERTADORES.
    A REALIDADE É QUE NINGUÉM QUER ESTE TAL OSWALBURRO,UM TÉCNICO TOTALMENTE DECA-
    DENTE E PREGUIÇOSO(TÉCNICO DE ACADEMIA E DE CAMPO REDUZIDO),QUANDO TEM JOGO
    PARA VALER O TIME AMARELA EM CAMPO,SÓ LIVRO A CARA DO DANKLER E DAS PRATAS DA
    CASA.
    FORA OSWALBURRO,HOJE E AGORA E NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR SEU PROTEGIDO R.LIXO
    MARQUES,ALEX,RENATO,LUCAS ZÉN,LUCAS LENTINHO(LATERAL),A.BAHIA,R.DEFENDI…
    O VALOR DA MULTA RESCISÓRIA DO DÓRIA CONTINUA IRRISÓRIO,PAGAM 280 MIL AO R.
    MARQUES E APENAS 150 MIL AO DÓRIA,DAÍ A PECHINCHA DE 20 MILHÕES DE EUROS PELO
    NOSSO ZAGUEIRO,LÓGICO QUE PARA VENDER RÁPIDO E MAMAREM NAS TÊTAS DO BOTAFOGO.
    BANDO DE F.D.P.

  • luiz joia

    RESUMO DA ÓPERA : Treinador que diz antes do jogo com o flamengo, que botafogoxflamengo é um jogo normal, que o botafogo é um time em formação após 2 anos no comando,e, que neste tempo todo nunca gostou de atacantes(2),além disso sempre teve sòmente 1 esquema de jogo seja para os pontos corridos, seja para o mata-mata?Obs.precisando ganhar contra o são paulo,não escala o Bruno Mendes que em 4 minutos marcou 2 gools contra o atlético-Pr.,que a carta na manga foi treinar o zagueiro Dória para marcar o gool do desempate caso

    o jogo estivesse empatado…É DOSE PARA ELEFANTE!!!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo