É fácil falar com frieza, difícil é entender a paixão



Amigos alvinegros,

Vejo muita gente dizendo que o Botafogo faz uma grande temporada, já que conquistou o Carioca, liderou o Brasileirão e agora briga por uma vaga na Libertadores. Friamente, é fácil falar que o ano está sendo bom e blá blá blá… Mas se formos falar do torcedor, vamos falar de paixão, de botafoguismo, e aí as coisas mudam.

O último título de expressão nacional do clube foi em 1995, enquanto os rivais foram campeões nacionais e até de competições sul-americanas; o time não disputa a Libertadores desde 1996, enquanto os rivais e até mesmo times de menor expressão participaram do torneio recentemente; a torcida viu fracassos inacreditáveis em 2007 e 2011; isso só para citar alguns exemplos.

Desculpem-me, mas é inaceitável o Botafogo terminar o Brasileirão fora deste G4 depois de passar tantas rodadas no grupo da frente. Não acho nem sequer justo que Goiás e Atlético-PR, na minha opinião, times inferiores tecnicamente, estejam na frente do Alvinegro, que já mostrou melhor futebol e superou diversas adversidades.

Eu ainda acredito que o Botafogo vá terminar com a vaga na Libertadores. Caso isso não aconteça, a torcida vai protestar, com razão. Não estou falando de violência, que fique claro.



  • Carioca

    a nossa torcida tem o que merece é triste mais é fato

    vai no site da globo que voce vai ver a maioria aprovando a contratação pifia do veterano Jorge Wagner de 35 anos

    Julio Cesar, Bolivar, Marcelo Mattos, Rafael Marques, Renato e Seedorf todos acima de 30 anos por isso nosso time é lento não consegue marca sob pressão e toma gols no final

    Sasha do Goias e Oswaldo do São Paulo seriam boas contratações

    • O FLAMENGO NÃO É ESSA LOUÇA DE PRIMEIRA QUE O SENHOR FALA, SEU RIC! – Me desculpe por discordar do senhor, caro Ric, mas, não acho que o Flamengo já possa se considerar campeão da Copa do Brasil! Para mim a turma do Gilson Flatrixa ainda haverá de rebolar, e muito, para consegui-lo! Lembre-se que quanto mais as coisas se apresentam fáceis para o Flamengo, mais eles se apequenam e acabam se enrolando! Tão pouco posso concordar que esse seu estigma de que “há coisas que só acontecem ao Botafogo” seja uma exclusividade apenas nossa! Já vimos ocasiões em que tanto o Flamengo, quanto o Vasco ou mesmo o Fluminense, tiveram os seus momentos de azares semelhantes! O Flamengo já pagou micos homéricos diante de sua torcida, para a volúpia das demais torcidas, ou não?! O Fluminense já desceu a um inferno a que nunca fomos! E, ao Vasco da Cama já aconteceu o mesmo que a nós e, pelo visto, eles repetirão o drama vivido! Como aceitar, então, que só o Botafogo seja o mais azarado, o mais desgraçado se todos os demais viveram, vivem e viverão a mesma sina? Por fim, não tem essa de que, o Flamengo, se deixar chegar, que se aguente! O senhor esquece que existe por trás do clube da Gávea toda uma estrutura midiática a forçar com que os títulos que ele dispute sempre acabe sendo conquistados por eles, ou não?! Quantas vezes não fomos nós os prejudicados por conta desta falsa mística inventada pela mídia flapressiana para tudo se justificar? Como o senhor vê, O Botafogo não é dono exclusivo dos vacilos e dos azares, nem o Flamengo é lá essa louça de primeira que o senhor, para agradar ao Gilson Flatrixa, agora diz dele, né mesmo?

    • Jose Heleno de Araujo

      Falou tudo mais parece um azilo.

    • ESTAREMOS DORMINDO NO PONTO? – Uma coisa que começa a me preocupar, em relação às temporadas vindouras, são as modificações por que passarão os clubes brasileiros no sentido de se adaptarem às exigências da nova Lei a que terão que se submeter para se fazerem dignos do perdão de parte de suas dívidas. Uma das exigências básicas da referida Lei se refere a possiblidade de se rebaixar aos clubes que deixem de cumprir suas obrigações salariais em dia para com seus atletas! Para que os nossos clubes estejam aptos a tal adaptação seria necessário agregar aos contratos a serem assinados, a partir da validade da Lei, uma cláusula que previsse a diminuição gradual dos salários pagos aos jogadores até um limite capaz de beneficiar equilibradamente a ambas as partes! O clube que não buscar se armar com tal cláusula, certamente, encontrará sérias dificuldades para cumprir os seus contratos até o seu fim! Será que o presidente Maurício Omissão está preocupado com isso e já começou a se movimentar no sentido de preservar o Botafogo das possíveis demandas judiciais futuras resguardando o Botafogo em seus contratos? Quem sabe o senhor Loco Rodolpho, torcedor e sócio proprietário do clube consiga nos responder, né mesmo? E aí, seu Rodolpho, que nos diz o senhor do assunto em pauta?

  • Thiago Teixeira

    Botafogo terá feito uma grande temporada se no final ficar com a vaga para a libertadores , caso contrario será mais um fiasco , “a mas o Botafogo ganhou os 2 turnos do carioca , campeão direto , liderou 6 rodadas o camp brasileiro , apresentou grande futebol” ok, mas e os objetivos alcançou? Os objetivos dsd o incio do ano eram claros , um titulo nacional que levaria a libertadores ou a classificação para a libertadores , caso fique sem a classificação para a libertadores , terá sido apenas mais um ano de “cavalo paraguaio” , que se mostra fraco na hr que deve ser forte e conquistar seus objetivos. SA

    • A LOUCOS PELO BOTAFOGO É UMA TORCIDA FASCISTA! – Eu reconheço ser um dos que mais pegam no pé do Jeferson todas as vezes em que ele me dar motivo para tal… No entanto, sou um dos primeiros a elogiá-lo quando ele tem uma atuação das tais consideradas perfeitas e não se deixa trair por seu conhecido vício em tomar gols bobos. Há, porém, uma facção de torcida dita organizada, mais precisamente a Loucos Pelo Botafogo, que anda trocando sua função de torcida pela função de perseguidora oficial de certos jogadores do Botafogo! No passado, a bola da vez, foram o Alessandro, o Fahel, o Lúcio Flávio, para ficar apenas com alguns exemplos… E o mais relevante que se possa dizer, quanto ao que motivou tais perseguições, é que as possíveis falhas cometidas pelos citados nem foram assim tão graves a ponto de terem resultado em algum gol contra, ou mesmo como a razão direta de uma possível derrota nossa! Nos dias atuais, a bola da vez vem a ser o Marcelo Mattos! Pior, não por conta de alguma falha grave em campo, e que tenha resultado em nossa derrota! Mas, por conta de uma declaração que lhe teria sido atribuída (e por ele negada) de que a nossa torcida deveria se fazer presente às arquibancadas como faz a torcida do Flamengo! Ora, gente, ainda que ele tivesse dito isto, que teria dito ele demais que não fosse uma pura verdade? A presença da torcida nas arquibancadas pode não resultar, certamente, na vitória do time, mas, sem ela, tudo lhe ficará pior, ou não? Por que a perseguição ao Marcelo Mattos por algo que ele nem disse? E se ele tivesse dito, em que estaria a mentir ou a nos ofender como quer a tal facção da torcida? Até quando fingiremos ser patrulheiros de certos jogadores em campo (cujas falhas possíveis nem são tão graves, ou fatais, ao time quanto às falhas do Jeferson, no gol) e nada faremos em relação a outros jogadores que, por gozarem da condição de ídolo, tudo podem fora e dentro de campo? Perseguir a um jogador, por conta de supostas declarações, é puro fascismo! Palavras não derrotam a ninguém porquanto elas tem a importância que lhes dermos, tão somente! O que nos derrota em campo é o poupar-se visualmente de certos jogadores quando deveriam estar totalmente entregues às funções, ou não? Como justificar a perseguição da torcida Loucos Pelo Botafogo ao Marcelo Mattos por tão pouco? Será que explorar os símbolos, hinos e tradições do clube sem lhe pagar qualquer licenciamento não seria algo mais grave e digno de ser deplorado por todos nós? Até quando seremos nós mesmos a fazer dos nossos próprios atletas os nossos inimigos mais figadais? Que critiquemos pra valer aos culpados quando realmente eles tiverem culpa no cartório! Fazer, no entanto, um inimigo interno por coisa alguma é o mesmo que buscar dar tiros no pé, quem me nega?

  • RS

    Estou sendo realista,depois da perdida
    de ponto para time fraco aqui no maraca
    poucos torcedor acredita,inclusive eu,vejo
    este ano já perdido,o único time que o
    botafogo pode ganhar é o criciúma.

  • Carioca

    o Jayme do Flamengo ta mostrando que futebol é uma coisa simples e facil

    Colocou um marcador implacavel que é o Amaral e um corredor que é o Paulinho fez o logico e agora é so torcer para dar resultado

    tem um time com uma boa media de idade

    agora e o Botafogo?

    temos jogadores jovens que podem dar caldo ano que vem(Doria, Dankler, Lima, Gabriel, Renan, Octavio, Bruno Mendes, Hyuri, Gege e Gilberdo) é so manter esses jogadores manda uns 4 veteranos embora e contrata mais uns 4 jogadores(Sasha do Goias, Osvaldo do São Paulo e mais uns dois)

    pronto base formada para 2014 coloca a molecada para pegar experiencia no carioca que no brasileiro vamos voar

    So que a diretoria é assim vai manter Renato, Marcelo Mattos, Edilson, Seedorf e de quebra trazer Jorge Wagner, ai o Botafogo vai bem no carioquinha que é de nivel ridiculo e mantem essa base para o brasileiro ai ja viu…

  • SEM, COMENTARIOS EU NÃO VOU MAIS CRITICAR O TIME DO BOTAFOGO. O ESPAÇO AQUI NÃO E DEMOCRATICO.

  • É claro que a paixão existe e eu tb sou apaixonado pelo Fogão, mas precisamos entender que estamos recuperando muito tempo que foi perdido. É bom lembrar que há pouco tempo atrás estávamos na 2ª Divisão ou brigando para não cair. Portanto, temos que ser racionais para analisarmos a situação. Temos pouca receita, pouca torcida, pouco espaço na mídia e isso cria um círculo vicioso que dificulta demais o crescimento do clube e a conquista de títulos. Assim, diante das circunstâncias que vivemos, brigar na parte de cima da tabela e voltar para a Libertadores é sim uma grande vitória. Estamos voltando aos poucos e isso não é fácil, pq aonde a gente quer chegar todos tb querem ir. Vamos apoiar, nada de críticas ou cobranças exageradas. Elas não nos levarão a nada, aliás, nos levarão ao fracasso. Saudações alvinegras!!!

  • Adalto Odon

    Carioquinha não é mais título, pelo menos para time grande, está perdendo a vaga na libertadores num dos brasileirões mais fraco tecnicamente que já vi, pelo jeito disputar título nunca foi meta, Na copa do Brasil foi horrível, aquele quatro a zero é coisa de derrotados mesmo,Aí pergunto: isso é grande campanha? que adversidade está superando? s Se essa diretoria safada continuar com essa mentalidade medíocre ano que vem pode ser terrível para o clube, que ultimamente só sabe perder torcedores. Tem que renovar muitas coisas a começar por esse técnico burro, teimoso e antipático. FORA OSVALDO, Rafael lombriga e vários jogadores inúteis que lá estão. Ah! Jorge Vagner como reforço esse bando de incompetentes só pode está de sacanagem.

  • bem amigos,temos que ter fé.faltam treis jogos,é posivel gnhar sim.(yes we can)

  • Tá provado que nossa diretoria não quer colocar nenhuma grana na frente para contratar qualquer jogador. O que eles querem é pegar jogador que venha por empréstimo ou simplesmente para receber só o salário. Assim, o que nos oferecem, evidentemente, é os mais velhos, em final de carreira. Chegam no clube e recebem salários absurdos. A maioria joga poucas partidas pois vivem encostados no departamento médico.Jogadores jovens, com futuro, nunca chegam por empréstimo. Acho que deveríamos dispensar toda a velharada, formar um time de garotos (esses querem mostrar serviço e têm disposição) e usar essa merda do campeonato carioca pra dar ritmo de jogo a molecada. Nem que levemos lavada dos outros clubes. Assim, quando chegar o brasileirão, estaremos com um time coeso e uniformemente preparado para esse campeonato que é longo e exaustivo. Última coisa: não esquecer de dispensar esse treinador pois com ele nada é possível. Abraços

  • Marcelo

    Os molambos encaminharam bem a CB , até um volante que nunca faz gol , acertou na gaveta . Só uma daquelas zebras , tira o título dos caras no jogo de volta . A torcida contra continua . A Ponte surpreendeu e tem muitas chances de fazer a final da S.A. e ser mais um caso de time rebaixado , jogando a Libertadores . Ganhar do São Paulo , com moral no chinelo , seria sopa no mel , mas tratando-se de Botafogo … Do jeito que se encaminha , a luta é pelo G3 , pré Libertadores ou então pra copa Guaraviton com as babas fins de carreira e de comédia importadas do Japão com salários de 200 contos , agenciadas pelo O.O. E Assunção . Aí querem comparecimento da torcida no estádio , sócio torcedor , feijoada , gol mil do Túlio , bonequinhos e outras ofertas tentadoras .SAN

  • BENEFOGODF

    Botafogo, Botafogo, Campeão desde 1910. Foste herói em cada jogo, Botafogo, por isso é que tu és. E hás de ser nosso imenso prazer. Tradições aos milhões tens também. Tu és o glorioso, não podes perder, perder para ninguém! Em outros esportes, tua fibra está presente, honrando as cores do Brasil de nossa gente. Na estrada dos louros, um facho de luz. Tua estrela solitária te conduz.

  • A menos que consigamos nos classificar para a Libertadores, vejo 2014 como ano muito problemático ! Não temos ,nem teremos tão cedo, o Engenhão com suas rendas e patrocínios! Sem dinheiro, e não será com a renda dos jogos e cotas televisivas, não conseguiremos fazer contratações fortes! Ou nos classificamos para a Libertadores ,ganhando inclusive ânimo ou lutaremos para não cair para a Segundona no Brasileirão!

  • Eric Beethoven

    A todos o Botafoguenses de verdade,que ficaram 18 anos “Dezoito anos” sem títulos,atolado em dívidas sem receitas e a mídia descendo o cacete na gente;muitos já se esquecerem que a prefeitura junta com o consórcio?(pra mim quadrilha)Maracanã tomaram o Engenhão esse anos para nossos jogos e ficamos sem a nossa casa para jogar,isso sem falar com a nossa receita no estádio(O Botafogo estava há um passo de fechar o nome do estádio com a Volkswagen),bem meus amigos esse time honrou e vem honrando e muito a camisa do Glorioso,a nossa torcida tem parar de ouvir a mídia e se unir pois o que mais nós queremos é o sucesso do Botafogo ou eu estou enganado,sei que é duro se não formos pra Libertadores,mais aí que é o pulo do gato vamos nos unir mais ainda pelo clube e ajudar.”Fogão contra tudo e contra todos sempre”

  • ZERODRIGAO

    CAROS E VERDADEIROS BOTAFOGUENSES:

    FALAR QUE A TORCIDA DO BOTAFOGO É ISSO É AQUILO OUTRO É MUITO FACIL. QUERIA VER SE TIRANDO A “FIEL” QUE TAMBÉM PASSOU MAIS TEMPO QUE A DO GLORIOSO SEM SER CAMPEÃ E QUE SEMPRE ESTEVE COM O TIME, QUAL OUTRA TORCIDA SUPORTARIA AO QUE A TORCIDA DO BOTAFOGO SOFREU NOS ULTIMOS ANOS E MESMO ASSIM NUNCA DEIXOU DE APOIAR, PORÉM UMA COISA É CERTA, PACIENCIA TEM LIMITES E A MINHA E A DE MILHOES DE BOTAFOGUENSES JÁ EXPIROU E TEMOS QUE TORCER SIM, PORÉM AO LONGO DA HISTORIA APRENDEMOS E TEMOS RAZÕES DE NÃO CONFIAR NO TIME APÓS ANOS E MAIS ANOS DE FRACASSOS. COM O APOIO OU SEM O APOIO DA TORCIDA, UMA COISA É CERTA, ENTRA ANO E SAI ANO E NADA MUDA. O OUTRORA “GLORIOSO”. AGORA É SÓ TRISTEZA.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo