O Botafogo é o retrato de alguém sem autoestima



Depois de mais uma péssima atuação, o sonho de se classificar à Libertadores parece que não passará mesmo de obra da imaginação para o Botafogo. E pouco tem a ver com matemática, já que a distância para o Grêmio – terceiro colocado – é de apenas três pontos e restam quatro jogos. A questão é muito mais profunda. E não é inédita, muito pelo contrário. Se até hoje ninguém dentro do clube teve competência para detectar, não há porque se iludir com o porvir.

Quando o time começou a cair de rendimento, pensei: “Será que vai perder a vaga? Não dá, tem de fazer muita força.” Mas as rodadas foram passando e o nível do futebol apresentado foi só piorando. Hoje, depois mais um tropeço (o terceiro seguido) eu constato: “Os caras conseguiram”. Apesar de o principal culpado ser o presidente Mauricio Assumpção, que permitiu o desmanche do bom elenco que formou, atualmente, todo mundo tem culpa. De Oswaldo a Seedorf.

Caso fosse um ser humano, o Botafogo seria um dependente químico. Ele usurpa de casa as joias mais valiosas e “passa” na rua por qualquer vintém. Já perdeu o bom emprego que tinha. Está magérrimo, mal come, não se cuida. Anda cabisbaixo para lá e para cá, sem autoestima alguma. Um autêntico maltrapilho. Para se salvar, dependeria da ajuda da família. Ela o ama profundamente, já deu diversas chances. Mas esta não é a primeira vez que ele os trai…



  • EE isso já vem acontecendo conosco durante muito tempo. A verdade todos nós sabemos:nosso time, depois da venda de alguns jogadores (principalmente a transferência do Vitinho para o CSK Moscou) passou a ser uma equipe medíocre, envelhecida ( baseando=se nos titulares), consequentemente lenta, sem padrão nenhum de jogo, uma equipe fácil de ser vencida, uma equipe totalmente previsível, treinada por um burro e incompetente. Diante desta realidade, não fosse a gordura acumulada no primeiro turno, sem dúvidas, estaríamos brigando para não cair. Alguém poderá dizer, baseado nesse texto, que o Oswaldo Oliveira foi prejudicado então com essas transferências: não! mesmo quando nosso plantel estava completo o treinador nunca escalou os melhores jogadores. Nós nunca tivemos um padrão definido de jogo. Nós tinhamos, principalmente o Vitinho, que se movimentava muito, driblava como poucos e chutava bem com as duas. Aquele garoto era na verdade o nosso grande diferencial. O fato do treinador ser fraco e mesmo assim nossos dirigentes já falarem em renovar seu contrato; termos vendido (a preços de banana) excelentes jogadores: perca de renda com interdição do Engenhão e outras situações desfavoráveis, só há um culpado: Maurício Assunção. Esse senhor é o verdadeiro responsável por tudo de ruim que está acontecendo conosco. Ele é o único que poderia ter evitado tudo isso. Este senhor têm que ser banido com urgência do nosso Glorioso. Meus amigos, não se esqueçam, só não perdemos para a Portuguesa porque o juiz anulou gol legítimo deles. A libertadores já era. O consolo com isso é que talvez assim o sr, Oswaldo seja dispensado e nós possamos ter esperanças num 2014 melhor. Abraços

    • Não espere que o Maurício Omissão seja expulso do clube por tão pouco, caro Vieira! O bin Mauro Ney fez um mal muito maior ao clube e ainda hoje continua no Botafogo atuando como um dos principais conselheiros do mesmo Maurício Omissão! Se nada fizemos quando o bin Mau Ney nos rebaixou e deixou o clube mais empobrecido do que qualquer favelado, como iremos fazer agora? O Maurício apenas seguiu os conselheiros de que ele dispõe no clube! A culpa de tal situação é dos sócios proprietários que sequer são capazes de lutar por seus direitos ou pela defesa do Botafogo! Já viram os seus sócios alguma vez contestarem ao Maurício no clube? O Botafogo é a casa da Mãe Joana! Nem o pai do Maurício aguentou as humilhações do seu time em campo e, antes que as coisas piorassem, pediu para lhe tirarem o tubo!

      • saufogo

        Está dando seu show aqui também, né! No sábado acaba a sua revoltinha. Vá se tratar seu energúmeno!

        • Não apele se não tem qualquer argumento, seu Semsau!

      • Mas quem tinha que tirar o tubo era ele próprio e o Oswaldo!!! quanto a esse ultimo, nós passamos bem perto disso né…..raios, raios, duas vezes raios (Dig vigarista)

    • HÁ MUITO TEMPO EU VENHO FALANDO O QUE VOCE COMENTA MAS INFELIZMENTE AINDA TEM BOTAFOGUENSE QUE ACREDITA NO MAURÍCIO SONÇÃO E NO OSVALDO, QUE DEVERIA TER SIDO DEMITIDO NO ANO PASSADO.

      VAI TER ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E ESPERO QUE OS SÓCIOS PROPRIETÁRIOS COMO EU NÃO VOTEM NO CANDIDADTO QUE A TURMA DO MAURÍCIO, MONTENEGRO, ROLIN E MAURO NEI APOIEM, SE NÃO VAMOS SOFRER POR MUITO MAIS TEMPO E AS DÍVIDAS DO CLUBE VÃO AUMENTAR E NINGUÉM VAI PRESTAR CONTAS ASSIM COMO O MAURÍCIO QUE NÃO DIZ ONDE ESTÁ O DINHEIRO DA VENDA DE JOGADORES E NÃO PAGA OS SALÁRIOS ABSURDOS QUE JOGADORES FRACOS GANHAM NO CLUBE.

      VAMOS FAZER UMA FAXINA: FORA MAURICIO SONÇÃO, OSVALDO DE OLIVEIRA, EDILSON, BOLIVAR, JULIO CESAR, MARCELO MATOS, RENATO, SEEDORF, LUCAS ZEN, RAFAEL MARQUES, ELIAS, BRUNO MENDES, HENRIQUE, RODRIGO DEFENDI, ANDRE BAHIA, DPTO MEDICO, PREPARADOR FÍSICO E TODA A DIRETORIA DO CLUBE.

      • BENEFOGODF

        Ao senhor “QUERO A VOLTA DO JOBSON”: Meu nobre e triste companheiro de torcida, não adianta reclamar só por apenas reclamar. A realidade do nosso Botafogo ao mesmo tempo em que é ruim pode também não ser o fim do mundo. O fato dos adversários sacanearem a gente com o codinome “CAVALO PARAGUAIO” não deveria jamais ser motivo para abandonarmos o clube da maneira como fizemos. São tantas coisas a serem mudadas, entre elas a mentalidade derrotista que tomou conta do ambiente alvinegro. Como diria o grande ídolo Loco Abreu: – Futebol é alegria e não uma guerra! Enquanto o time nos enganou estávamos cheios de esperança, mas sequer íamos torcer nos estádios. Uma coisa eu sei que não quero: a volta do Jobson. O cara não tem compromisso nem com ele. Pouco antes da última saída do Botafogo ele alegou que jogaria no melhor do mundo se referindo a um dos nossos rivais. Ficar mendigando uma vaga na Libertadores? Não, minha gente. O Oswaldo vai embora em 2014 e ficarão jogadores jovens e promissores. BOTAFOGO ATÉ MORRER!

        • Não se iluda meu caro, não se iluda, vc do df não acompanha o bota de perto.

        • CARO BENEFOGO, TORCEDORES COMO VOCE AINDA DIZ E PENSA QUE O LOCOCÔ ABREU FOI NOSSO ÍDOLO É QUE ESTAMOS FUDIDOS, E COM ESTA MENTALIDADE É QUE O MAURÍCIO SONSÃO SE APROVEITOU PARA TRAZER UM MONTE DE MERDA COM SALÁRIOS ABSURDOS PARA FAZEREM SÓ MARKETING.

          COM RELAÇÃO AO JOBSON ELE DOIDÃO E IRRESPONSÁVEL É MELHOR QUE ESTA MULAMBADA TODA QUE TEM NO BOTAFOGO QUE PARECE UM TIME DE FREIRAS, COMEÇANDO PELO TECNICO.

          O ANO PASSADO O SENHOR MAURÍCIO SONÇÃO EM CONJUNTO COM SEU TESTA DE FERRO ANDERSON BARROS SACANEARAM O GAROTO QUE SE HUMILHOU PARA VOLTAR A JOGAR NO BOTAFOGO, E ATÉ MORANDO NA SEDE DE GENERAL SEVERIANO E O QUE ELES FIZERAM FOI COLOCÁ-LO MORANDO NA BARRA SEM PAGAR OS SALÁRIOS DELE PARA SER DESPEJADO E O ANDERSON BARROS DISSE QUE GENERAL SEVERIANO NÃO ERA CASA DELE.

          GENERAL SEVERIANO NÃO É CASA DO MAURICIO SONSÃO, DE ANDERSON BARROS, MONTENEGRO, ROLIN, MAURO NEI E OUTROS SANGUESUGAS QUE TEM LÁ.

          ENTÃO NÃO ME VENHA LEMBRAR DE FALSOS ÍDOLOS COMO O LOCOCÔ ABREU E NEM DE OUTROS QUE AGORA TEM QUE FAZER UMA FAXINA, E SE VOCE É UM HIENA ACHA QUE FUTEBOL É ALEGRIA E NÃO UMA GUERRA, VÁ COMER MERDA, DAR UMA FODA SÓ POR ANO E RIR A TOA QUE O TEU LUGAR É NUM HOSPÍCIO.

      • APOIADÍSSIMO APOIADÍSSIMO.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • carlinhos

        quem aguenta um técnico que não fala nada e fica parado do lado de fora sem qualquer reação o que esperar de brio de jogadores que veem o seu comnandante do lado do campo sem reação alguma se ganhar ou perder e a mesma reação. nada se tiramos o collor da presidencia pq não tirar este presidente que na verdade não é botafoguense.

    • O NOME DO SAPO ENTERRADO NO BOTAFOGO É JEFERSON! Se futebol tivesse lógica, em razão da forma como o nosso time tem se portado em campo, deveríamos estar agora lutando para não sermos rebaixados! Na verdade, caro Luiz Henrique, o que de fato nos livrou de não estarmos lutando para não cair, com certeza, foram àqueles jogos em que o Renan substituiu ao Jeferson e conseguiu parar àquela série de derrotas seguidas que o Jeferson vinha obtendo em campo, depois que viu confirmada a sua ida à Copa como o goleiro da Seleção! Coincidência ou não, desde então, o Jeferson acintosamente vem deixando de cumprir o seu mister, abdicando até de fazer uso dos seus privilégios, como usar as mãos, em campo, para se impedir de ser vasado! Tenho plana convicção de que é o fato de temer não ir à Copa, por conta de alguma contusão, que estar fazendo com o Jeferson seja menos ativo em campo! Como justificar um goleiro que abdica do movimento para se ficar estático sob os três paus apenas a olhar a trajetória da bola indo para os fundo de suas redes? Como entender que a nossa torcida seja tão condescendente com o Jeferson e suas falhas em campo e concomitantemente seja tão intolerante com as falhas nem tão perigosas ou decisivas dos demais jogadores? Como entender que sejamos radicais em atirarmos pedras nos que falham sem maiores consequências e nada dizemos ou façamos em relação ao goleiro que temos e que, sabidamente, é viciado em tomar gols em todos os jogos de que participe? No jogo de ontem contra a Portuguesa, terminado em 0x0 o mesmo não deixou de exercitar o seu famoso vício de tomar o seu golzinho defensável de sempre! O que nos salvou foi o árbitro ter anulado o gol legítimo que a Portuguesa fizera depois de uma cabeçada do Valdomiro! Mesmo quando o jogo termina em 0x0, nem assim o Jeferson não consegue se impedir de falhar! Seu medo em se machucar faz com que ele apenas busque evitar os gols que toma tentando desviar as tais bola com o olhar, pode? A desgraça do Botafogo é que sempre fazemos o nome de todos os goleiros adversários que nos enfrente e nos tem barrado os sonhos e as nossas pretensão de irmos adiante! Enquanto os goleiros adversários tudo fazem para nos impedir ir à frente, o Jeferson em todos os jogos faz das suas para a alegria dos adversários e tristeza nossa! Quem tem um goleiro como o Jeferson não pode sonhar com grandes títulos, mas, apenas com os tais Cariocas, sua especialidade!

      • MARCELO

        WILSON DE SÁ, RESPEITO SUA OPINIÃO. MAS SEU GARDENAL ESTÁ EM DIA ??? VC SÓ PODE SER RACISTA PARA ESTAR PENSANDO ASSIM DE UM GOLEIRO QUE NOS SALVOU MILHARES E MILHARES DE VEZES. NAS VITÓRIAS E NAS DERROTAS TB.
        TSC TSC TSC

        • Se ele nos salvou tanto assim então me apresente os seus grandes títulos conquistados, cara! Todos os grandes goleiros se notabilizam pelos títulos que, por suas defesas e mãos, tenham eles conquistado! Será que somos tão idiotas a ponto de não vermos que estamos sendo enganados por um cara que se faz de goleiro apenas na aparência?

    • Peter Pot@mus

      A torcida ao invés de protestar contra o técnico e jogadores deveria mesmo era protestar contra o presidente Maurício sonsão. Este sim o verdadeiro responsável por todos estes fracassos acumulados nos últimos anos. Ele, que se diz Botafoguense, na realidade esta muito mais preocupado com ele mesmo, em estabelecer sua plataforma política e o Botafogo é apenas um trampolim para ele.

    • Sergio Monteiro

      Perfeito !
      Espero que o Oswaldo suma o mais rapido possivel.
      Porque não aguentamos mais os zagueiros fazerem lançamentos para os atacantes, o jogo todo
      Quando não vai pra fora a defesa adversaria recupera e vem o contra-ataque, o jogo todo
      Por favor, Oswaldo pede pra sair. Ainda da tempo da gente classificar.
      Se vc não sair. Atenção.
      Não troque o Elias pelo Bruno M. (Nunca jogou nada).
      Não coloque o Seedorph – jogou muito o carioca – mais agora não esta jogando nada.
      Não coloque o Rapael M. – jogou muito o carioca – mais agora não esta jogando nada.
      Aproveite pra colocar o pessoal da reserva de uma chance pra eles !

    • O GOLEIRO JEFERSON SERÁ O NOVO BARBOSA! – De uns tempos para cá, sem que entendêssemos perfeitamente a verdadeira razão, temos notado existir por conta da nossa mídia certo lobby em favor da presença do goleiro Jeferson na nossa Seleção com vistas ao Mundial de 2016, cuja final será realizada no Maracanã, a exemplo do que ocorrera em 50! Eu confesso que fiquei um tanto cismado com isto porquanto me perguntava como seria possível a esta nossa mídia o cegar-se para o fato de que o goleiro Jeferson tenha feito um Brasileiro sofrível e em que ele tomou tantos ou mais gols do que os que conseguimos fazer em toda competição? O que estaria por trás de todas as loas que lhe tem feito essa nossa mídia se no próprio Botafogo, desde que o Jeferson nos chegou nenhum título mais importante que os tais Cariocas ele conseguiu conquistar para o clube? Que grande goleiro é este cujo curriculum não traz qualquer título de expressão conquistado por ele para o seu clube? Algo de errado teria que estar por trás desse imbróglio, com certeza! Foi aí que me veio o estalo: ante a possibilidade de vermos o Brasil repetir o fracasso de 50, era preciso já se ter a quem se culpar, como a mídia da época fez ao Barbosa, naquela oportunidade! E a razão do lobby em favor do Jeferson patrocinado por toda mídia nacional me ficou mais clara e lógica! Ainda que pareça delírio, para alguns, o objetivo da mídia é o de transformar o goleiro Jeferson no bode expiatório capaz de justificar o novo fracasso brasileiro em mais uma final no Maracanã ou antes dela! Claro que a, futuramente, se culpar ao Júlio César ou ao Cavaliere, será mais razoável e compreensivo culpar-se ao Jeferson, por seu já conhecido e confirmado vício em tomar gols em todos os seus jogos, no Botafogo! Claro que parte dos gols que ele toma em nossos jogos decorre de sua tentativa em se poupar para se garantir na Seleção até lá… E assim, sem se dar conta do que esta mídia embusteira estar a preparar, desde já, o bode expiatório que a tudo e a todos justificará, ao fim do Mundial, a nossa torcida tem sido levada a acreditar em suas maquiadas qualidades! Como um novo Barbosa, o Jeferson, enfim, será sacrificado ante uma possível repetição do que vimos acontecer em 50, na final do Maracanã contra o Uruguai! Quem viver verá!

    • Jociley

      Gostaria de parabenizar ao Vinicius Andrade pela excelente comparação do atual botafogo com um usuário de drogas!
      Parabéns! Comentário perfeito!

    • huera,eu vou ao jogo e voce

      vamos para o jogo pois acima de tudo somos botafogo, esqueça treinador e presidente,
      vamos gritar ,pular, cantar,vibrar somos botafogo acima de tudo e todos…../

  • Este time 2012/2013 é uma vergonha viu oque aconteceu nos anos anteriores e não mudou nada. Tem que mudar se quiser continuar com os torcedores que tem.

    • Realmente, caro amigo Carlos deixando as gozações que sempre nos fazemos de lado, a coisa tá preta! Não dar mais para ficarmos impassíveis a ver o que se passa no clube totalmente calados! Algo há que ser feito e urgente! Nossos jogadores sofrem de algo que nem a ciência neurológica conseguiu ainda explicar por tanto vacilo, frouxidão e covardia por parte dos nossos jogadores! Se nem os psicólogos do clube conseguem entender o que se passa com esses nossos eunucos quem mais saberia? Definitivamente falta aos nossos jogadores aquele algo mais que distingue homens de covardes! Já não se pode esperar algo de bom dessa turma! Depois das ovadas e promessas e ainda assim eles nada terem mostrado de novo, como continuar torcendo por tais inúteis que sequer honram suas palavras? A única solução que eu vejo possível ao clube no futuro é que ele seja muito mais seletivo quanto à escolhas dos seus próximos jogadores! Claro que depois da profissionalização do futebol e do fato de os jogadores não mais terem qualquer elo maior com o clube, resta a este apenas a esperança de que façamos melhores escolhas futuras, calcada ao menos na constatação de que os nossos futuros escolhidos tenham ao menos culhões acima de tudo! Chega desses entreguista sem alma e sem brio que se dizem homens mas que agem em campo e na vida como perfeitos MARIQUINHAS!

      • saufogo

        Até parece que você é assim. Pare de enganar o pessoal do “Ninguém Cala”! No sábado o senhor volta ao normal, ou seja, compactuando com toda a podridão que existe no clube, a qual você participou também.

        • Claro que não como Airam Guerra mas como Paulo Barreto não há quem já não me conheça por aqui, seu Semsau! Pare com seus ensaios que isso não fica bem num homem, viu? Jamais participei de qualquer falcatrua no clube, meu caro! Do Botafogo eu não quero nada que não apenas as alegrias que ele deveria me dar e não as me dar, viu?

      • É UM PROBLEMA DE QI DUPLO:

        QI (quociente de inteligencia) QUE OS JOGADORES NÃO TEM

        QI (quantidade de incompetência) ELES TEM DE SOBRA.

        EDUARDOE

      • Leonardo

        Tem questões espirituais a serem vencidas. Se o clube não atentar para isso, vai continuar no “quase”. Já mandei e-mail para a Diretoria sobre isso e espero que busquem auxílio. Mesmo se não acreditam, que tenham ao menos humildade para tirar isso a limpo.

    • Peter Pot@mus

      A vergonha que o Botafogo tem feito a sua torcida passar tem uma raiz: A sua administração. Os sucessivos presidentes e suas administrações nefastas e danosas ao clube, se repetem nos times e é por isso que vemos jogadores desmotivados, sem alma e sem garra. A impressão que os gestores passam é de que estão se lixando para a torcida, para o patrimônio do clube e principalmente pouco se importam se os times montados serão ou não vencedores. E assim a banda toca pelos lados de General Severiano. Até quando? Até que finalmente o Botafogo acabe sem torcida.

      • Fernando de Freitas

        E “pai Fernando” acerta mais uma !!!!!!!!!!!

        Em abril, ele vaticinou: ” O Botafogo não tem time para chegar além do 6º ao 8º, igualzinho aos anos anteriores, quando não cair já é vitória !”

        Pai Fernando foi apedrejado pelos otimistas, pelos seguidores da quadrilha do dentista, que diziam que o time era ótimo e iria não só brigar pelo título mas conquistar uma vaguinha para fazer vexame na Libertadores 2014. Pois é.
        A realidade é dura. Pelo menos veremos Goiás, Atlético-Pr e talvez até o Vitória, pagar mico na Liberta. Nós ficaremos mais uma vez vendo pela TV (e talvez tendo que ficar secando o urubu mais uma vez), e nos concentrando no Carioquinha, que é a competição que está ao nível do clube e da quadrilha que se apossou dele.

      • Se vc é um dos componentes dos que acompanham o Dia a Dia do Botafogo, por favor nos
        atualize, pois muitas das sujeiras que acontecem aí, não chegam até nós aqui de Brasilia.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Tá mais pruma filha que é prostituida pelo próprio pai.

    • Caríssimo Josimar, El Lateral, a torcida do Botafogo, em relação ao seu time, se encontra naquela condição em, que se certos pais que de repente se deparam com o nascimento de filhos cheios de mazelas e doenças incuráveis! Sabemos que a situação deles é triste e desesperadora porquanto eles sabem que pouco ou nada podem fazer senão lhes dar todo amor, carinho e compreensão possíveis! Assim também se sente o próprio clube! E mais desamparada ainda se encontra a nossa torcida que em mais nada pode crer! Estamos naquela condição de alguém perdido no mato e tendo ratos e patos como cães de caça! Sabemos que não iremos a lugar algum enquanto todo o resquício do que nos fizeram esses nossos eunucos não forem apagados e esquecidos da nossa história! Para isto o Botafogo teria que fazer o possível para depender o mínimo possível de jogadores que não tenham com o clube qualquer sentimento ou ligação! Os tais mercenários que temos contratado a peso de ouro foram os principais responsáveis por esta característica de preguiçosos que hoje vemos presentes em campo nos nossos jogos! Que amor Seedorf, Jeferson, Bolívar, Marcelo Mattos, Renato, Elias, Yuri, Rafael Marques, Edilson, Lima, Henrique, Bruno Mendes e outros tem para com o Botafogo se nos chegaram de berços estranhos que nada tinham conosco em termos de identidade? O Jeferson desde que nos chegou completamente de graça do Cruzeiro que nos tem alijado de tudo quanto é competições mais importantes que o clube tenha participado! Ele também tem nos tirado de tudo quanto é possibilidade de títulos no Brasileirão! Pior, ainda que seja o principal responsável por tomar o mesmo número de gols que fizemos, o cara goza com a torcida de um prestígio que absolutamente merecesse! Coincidentemente nossa derrocada se fez real a partir do nosso encontro com o Cruzeiro! Desde então não soubemos o que fosse vitória! Dir-se-ia até que o Jeferson estaria tudo fazendo para nos manter afastados do seu Cruzeiro de origem! Seria também coincidência que desde que o Jeferson nos chegou que tenhamos nos tornado no mais novo saco de pancada e freguês do clube mineiro? E a exemplo do Jeferson podemos comparar a todos os outros chegados de outros clubes! Para sairmos do atoleiro em que temos caído nas últimas temporadas só com um time totalmente identificado com o clube e que de preferência não tenham os seus direitos legais presos aos empresários ou procuradores sem quaisquer matizes com o Botafogo!

      • saufogo

        Quero ver você manter esse seu discurso no sábado seu mentiroso. Além disso, tinha que falar do Jefferson de novo. Seu racista!!!

        • Ninguém se faz racista por dizer que o boi preto é preto ou negro, caro Semsau! Dar ao boi a cor que ele tem é um exercício comum à qualquer cultura! Não venha semear sua intolerância em nome dos seus preconceitos porque isto não estar certo, viu?

      • JOSIMAR, O LATERAL

        JEFFERSON É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL! E quando digo que o Botafogo parece uma filha prositituída pelo pai e pelo marido me refiro a diretoria e ao técnico!

  • GUILHERME

    UMA COISA ME DEIXA MUITO PREOCUPADO NISSO TUDO, A RENOVAÇÃO DE NOSSA TORCIDA, MINHA FILHA DE 11 ANOS, UMA APAIXONADA COMO EU PELO BOTAFOGO, JÁ TÁ COMEÇANDO A IR NA ONDA DE CHAMAR O BOTAFOGO DE BOSTAFOGO. ISSO É REFLEXO DE QUE? DE DERROTAS PRA MULAMBADA DE 4, DE DERROTA PARA CRUZEIRO, DE NÃO TERMOS UM JOGADOR PRA CHAMAR DE NOSSO. ESSE OO É UMA MÚMIA, QUERO VER ELE AGORA IR E DIZER, NÃO TEM PROBLEMA PERDER, AINDA FALTAM 6 JOGOS. CARA FUI JOGADOR DE FUTEBOL, E PERDER PRA MIM EM QUALQUER SITUAÇÃO ERA RUIM, NÃO GOSTAVA DE PERDER NEM EM TREINO, IMAGINA JOGO. POIS É, O QUE PRECISAMOS É DE UM TREINADOR, POIS ELE JÁ VAI PARA DOIS ANOS NO MESMO ESQUEMA QUE NÃO DÁ CERTO. E NÃO ME VENHAM COM PERDER JOGADOR FEZ O TIME CAIR. NÃO PERDEMOS F.GABRIEL, ANDREZINHO, TUDO DEPOIS DO CARIOCA, MAS ELE REMONTA COM ELIAS, YURI, TÁ DE SACANAGEM, ME DIGAM O NOME DE UM JOGADOR, SEM CITAR O CIDÃO, QUE CONTRATAMOS QUE RA TITULAR EM ALGUM TIME DE EXPRESSÃO. ISSO TUDO É RETRATO DE UM BOTAFOGO MAL ADMINISTRADO, DE UMA DIREÇÃO QUE NÃO ESCUTA A TORCIDA. ESSE É O BOTAFOGO QUE AMAREI PELO RESTO DE MINHA VIDA.

    • O NOSSO TIME HOJE : ALGUNS REFUGOS SEM QUAISQUER ASPIRAÇÕES E COMPROMISSOS, ALGUNS MEIA-BOCA SEM EIRA NEM BEIRA E ALGUNS JOVENS SEM FUTUROS. E APÓS O DESMANCHE, EM PLENA TEMPORADA, FICAMOS COMO UM MORTO-VIVO SEM UM ESCASSO TALENTO. MAS, ESTAMOS FORA DO REBAIXAMENTO…QUE MARAVILHA!

      • Ed

        onde chegou o futebol carioca, somos o melhor dos piores…
        Parabems Mauricio sonsao, voce conseguiu se livrar do rebaixamento, voce vai entrar para a historia do clube como um dos piores presidente

    • VOCE ESTEVE CERTO ATÉ O ULTIMO PARAGRAFO. MAS DIZER QUE AMAREI O BOTAFOGO PELO RESTO DA VIDA, É QUE FARÁ COM CERTEZA, QUE ESSES CRÁPULAS QUE ESTÃO LÁ DENTRO CONTINUEM ACREDITANDO QUE VAMOS APOIAR E CONTINUAR ROUBANDO OS BRIOS E AS GLORIAS BOTAFOGUENSES. EU NÃO TENHO VOCAÇÃO MASOQUISTA NÃO. TORCEREI PELO AMERICA. PELO MENOS NÃO ME ILUDO.

  • Diogo

    Até que enfim uma postagem de alguém que entende um pouco de Botafogo. Nesse caso, você já sabe qual a única alternativa que poderia fazer um milagre: a saída do Presidente e do treinador, paradão do lado de campo, patético e pateta. Como não dá ainda pra tirar o Presidente…FORA OSWALDO DE OLIVEIRA!

  • Henry

    2013 já era … Com essa turma que ai está e guiada por uma barata morta, não chegaremos a lugar algum.
    Renovação do elenco e dispensa imediata do Sr. Oswaldo de Oliveira.

  • Quem disse que o foguinho não se prepara para os jogos? Mandou dois ônibus, um para sair vazio e enfrentar a fúria da torcida (que idiota ainda vai a campo assistir a esse timinho de maricas), enquanto que o outro saia sorrateiramente pelas portas dos fundos. Quer imagem que identifique melhor esse time de covardes e sem moral!

  • hélio fernandes gonçalves

    QUE TODOS OS ADJETIVOS IMPUBLICÁVEIS SEJAM DESTINADOS A ESSE TÉCNICO FDP,
    SEM JAMAIS ESQUECERMOS DO RESPONSÁVEL “MOR” POR TODA ESSA DESGRAÇA QUE MAIS
    UMA VEZ NOS ASSOLA M.ASSUNÇÃO. RESPONSÁVEL DIRETO PELA MANUTENÇÃO E MONTAGEM DESSE TIME IMUNDO, POR ARRIAR AS CALÇAS PROS EMPRESÁRIOS FAZEREM O
    QUE QUISEREM, POR NÃO DEMITIR OSWALDO DE OLIVEIRA, POR SE DESFAZER DE JADSON
    E VITINHO, POR NÃO TER CONQUISTADO NADA DE EXPRESSÃO NESSES ANOS TODOS A
    FRENTE DO BOTAFOGO, POR PAGAR SALÁRIOS ALTÍSSIMOS A JOGADORES MEDIANOS,
    POR NÃO TER COMPETÊNCIA PARA MONTAR TIME FORTE E SE CONTENTAR COM JOGADORES
    MEDÍOCRES TRAZIDOS POR EMPRESÁRIOS, POR MAIS UM ANO NOS ENTUBAR!!!!!

  • VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,

  • Diogo Simas

    Sem muitas metáforas, a questão é simples: o Botafogo é administrado por uma Diretoria que não entende de futebol e tem um técnico que não entende de futebol.

    Ontem tirou o Gegê, que vem jogando bem, pra colocar o Hyuri. Resultado, ficamos sem meio de campo. O Oswaldo insistiu na manutenção do Rafael Marques, que fez até alguns gols, mas é limitadíssimo, assim como o Elias. Sassá, Alex e Henrique não fizeram um gol até agora, portanto não devem nem ir pro banco, sendo obrigação de todos achar 3 atacantes na base que com certeza farão mais que esses 3 mencionados neste fim de ano.

    Quando perdemos pro Flamengo daquela forma o Oswaldo tinha de ter sido mandado embora. Muitos disseram que não, que ele vinha fazendo um bom trabalho… Eu peço a saída dele desde quando éramos lideres, pois depois que o “caldo entornasse” não iria mais adiantar.

    O OSWALDO NÃO ENTENDE DE FUTEBOL E TODOS SABEM DISSO!

    A atuação dele contra o Flamengo, por exemplo, foi ridícula. Ele acertou o time na semi-final da Taça Guanabara quando o Andrezinho se machucou no 1° tempo, sendo forçado a adiantar o Fellype Gabriel (que estava de volante) e obrigado a colocar o Gabriel. Pronto, passamos a jogar com 2 volantes de ofício, marcadores, aí o Seedorf começou a jogar melhor, a partir desse jogo o Lodeiro rendeu mais, bem como o Rafael Marques.

    Nesta partida jogamos o 1° tempo tendo só o M. Mattos de volante, pois o Renato não é marcador (tem bom passe, boa saída de bola, mas marcar não é a dele). Fora que ainda tinha o Gilberto que marca muito mal também. Era só o M. Mattos marcando, com Lodeiro, R. Marques e Seedorf na frente; e Renato e Gilberto acompanhando as jogadas, mas não marcando ninguém.

    PORÉM, no 2° tempo o Oswaldo tira o único marcador de ofício pra colocar o Sassá???!!!??!

    COMO FAZER GOLS SE NÃO ROUBARMOS BOLAS??? COMO FAZER GOLS SE NÃO PEGARMOS OS REBOTES?????

    O Oswaldo não entende nada de bola e não foi à toa que o Eurico o demitiu faltando 3 jogos pra acabar o Brasileiro… e foram campeões.

    FORA OSWALDO ENQUANTO O ANO “AINDA NÃO ACABOU”.

  • Diogo Simas

    Sem muitas metáforas, a questão é simples: o Botafogo é administrado por uma Diretoria que não entende de futebol e tem um técnico que não entende de futebol.

    Ontem tirou o Gegê, que vem jogando bem, pra colocar o Hyuri. Resultado, ficamos sem meio de campo. O Oswaldo insistiu na manutenção do Rafael Marques, que fez até alguns gols, mas é limitadíssimo, assim como o Elias. Sassá, Alex e Henrique não fizeram um gol até agora, portanto não devem nem ir pro banco, sendo obrigação de todos achar 3 atacantes na base que com certeza farão mais que esses 3 mencionados neste fim de ano.

    Quando perdemos pro Flamengo daquela forma o Oswaldo tinha de ter sido mandado embora. Muitos disseram que não, que ele vinha fazendo um bom trabalho… Eu peço a saída dele desde quando éramos lideres, pois depois que o “caldo entornasse” não iria mais adiantar.

    A atuação dele contra o Flamengo, por exemplo, foi ridícula. Ele acertou o time na semi-final da Taça Guanabara quando o Andrezinho se machucou no 1° tempo, sendo forçado a adiantar o Fellype Gabriel (que estava de volante) e obrigado a colocar o Gabriel. Pronto, passamos a jogar com 2 volantes de ofício, marcadores, aí o Seedorf começou a jogar melhor, a partir desse jogo o Lodeiro rendeu mais, bem como o Rafael Marques.

    Nesta partida jogamos o 1° tempo tendo só o M. Mattos de volante, pois o Renato não é marcador (tem bom passe, boa saída de bola, mas marcar não é a dele). Fora que ainda tinha o Gilberto que marca muito mal também. Era só o M. Mattos marcando, com Lodeiro, R. Marques e Seedorf na frente; e Renato e Gilberto acompanhando as jogadas, mas não marcando ninguém.

    PORÉM, no 2° tempo o Oswaldo tira o único marcador de ofício pra colocar o Sassá???!!!??!

    COMO FAZER GOLS SE NÃO ROUBARMOS BOLAS??? COMO FAZER GOLS SE NÃO PEGARMOS OS REBOTES?????

    O Oswaldo não entende nada de bola e não foi à toa que o Eurico o demitiu faltando 3 jogos pra acabar o Brasileiro… e foram campeões.

    O OSWALDO NÃO ENTENDE DE FUTEBOL E TODOS SABEM DISSO!!! MAS A DIRETORIA QUER RENOVAR COM ELE??!!! ABRAÇO.

  • FECCP

    É triste falar isso.
    Mas somos candidatos a time pequeno. Vamos virar um America, que já foi grande e hoje é pequeno.
    Torcedores, temos que fazer a campanha ” torcida zero”.
    Essa turma aí não merece nosso sentimento. Estou falando isso desde a vergonha contra o Flamengo, mas ninguem prestou atenção.
    TORCIDA ZERO JA

  • Ed

    Precisa ser gênio ? Escala os garotos porra ! Vão tremer , fazer merda , podem até perder , mas vão se entregar à oportunidade de se projetarem . Esquema 4 : 3 : 3 , com a garotada . Fora com os mesmos merdas de sempre . Pode manter o Jeferson e o Edilson pra bater falta . Tira Marcelo Mattos , Seedorf , J. Cézar , Elias . Põe o Dankler pra dar porrada no meio campo , Sassá pra se jogar de cabeça na sobra de pequena área , Bruno Mendes , que não joga nada e Henrique , que tem mais raça . Otávio , Gegê ou Daniel e o Bosta Marques , que ajuda nos escanteios e vai pro tudo ou nada , que diferença faz . Aí garotada , é a oportunidade de aparecer . SAN

  • ONDE ESTAMOS ERRANDO? – A solução para o Botafogo eu vou dar agora! Que tal fecharmos o Botafogo para um longo período para balanço, meus caros? Desconfio que esta seja a única coisa que ainda podemos fazer até que os últimos resquícios de tudo que nos deixaram os tais eunucos e mercenários que tomaram de assalto o clube, se passando por seus jogadores, não acha? É visível que o clube está seriamente doente da cabeça e, pior ainda, também, dos pés! Já não temos confiança em nossas forças, em cueiros pois já entramos em campo derrotados, senão pela falta de vontade e garra dos nossos jogadores, mas, também, pelo fato de termos um goleiro preocupado tão somente em ir à Copa do Mundo e que, por isso, sequer tem feito em campo o que dele esperávamos! Como justificar que um goleiro, dito de Seleção, tome tantos gols numa competição quanto os que consegue fazer o seu time nos adversários? Como justificar que o Botafogo dê nome e fama a tudo quanto é goleiro adversário enquanto, o nosso, por medo de não se contundir, acintosamente, se poupa durante os jogos e tudo faz para ser fiel a seu estranho vício de tomar ao menos um gol por jogo? Como entender que a nossa torcida seja tão intolerante com os outros jogadores cujas falhas nem nos são tão fatais e seja, absolutamente omissa, quanto ao omisso Jeferson na defesa do seu gol? Com entender tanta perseguição a alguns jogadores e omissão da mesma torcida quanto as falhas do Jeferson, se são elas que nos tem derrotado sempre? Como entender um goleiro que, mesmo quando o jogo termina empatado em 0x0, ele consiga tomar o gol defensável de sempre? O resultado de ontem poderia nos ter sido pior, se o árbitro não tivesse anulado o gol legítimo da Portuguesa, para a infelicidade do Jeferson que, este ano tudo fez para que não nos aproximasse do Cruzeiro, ainda mais desde que o enfrentamos naquela derrota por 3×0, meus caros?

    • saufogo

      Quem não te conhece, até pensa que você fala sério. Racista do cacete! Só põe a culpa no Jefferson.

      • Por acaso o senhor gostaria que eu colocasse a culpa pelas falhas do Jeferson no Renan ou no Milton Rafael é? Isto não seria lhes ser injusto se não foram eles que as cometeu? Deixe de fascismo e pare de me encher o que eu tenho na cor roxa, viu?

    • huera,eu vou ao jogo e voce

      legal., quem vai ao jogo ,pois vamos tenta ,no grito ,na nossa raça , cantando o tempo todos,
      e assim venceremos ,acima de tudo somos botafogo lembrem disso e esqueça presidente ou treinador…/…

  • E MUITO VERGONHOSO VER ESTE TIME JOGAR OU MELHOR FAZER DE CONTA, A CULPA TODO DO MAURICIO OMISSAO. TEM COISA PODRE POR TRAZ DE ISSO TUDO , MAIS NINGUEM FAZ NADA . FALA NADA , ACHO QUE ALGUEM LEVA ALGUM TROCO EM CIMA DO SALARIO DO OSWALDO ( QUE A DOIS ANO NO COMANDO O TIME NAO TEM PADRAO DE JOGO/RAÇA/TECNICA NAO TEM NADA PARE QUE NAO TREINA FAZ SECULO TEM UM ESQUEMA MANJADO QUE NAO FUNCIONA E O ARROGANTE NAO MUDA O ESQUEMA O SABE TUDO ACHA O DONO DA VERDADE) RENATO GANHA UMA BABA PRA JOGAR PORRA NENHUMA O SALARIO DELE DAR PRA CONTRATAR MAIS MENOS UNS SEIS JOGADORES BOM DE BOLA / SALARIO DO SEEDORF DAR PRA CONTRATAR UNS 10 JOGADORES BOM DE BOLA E POR AI VAI / JULIO CESAR JA DEU O QUE TINHA QUE DAR /MARCELO MATOS IDEM RAFAEL MARQUES (RECEBE OUTRA FORTUNA) ALGUEM PODERIA ME EXPLICAR ISSO ? BOLIVAR PODE VOLTAR PRO INTER. A HORA E AGORA REFORMULAÇAO URGENTE FORA OSWALDO COM SEUS PAPILOS E PROTEGIDOS . VAMOS COLOCAR OS JOGADORES DA BASE PRA JOGAR TEM CERTEZA QUE MONTAREMOS UM EXELENTE TIME DO JEITO QUE A TORCIDA COM RAÇA COM SANGUE NA VEIA. NOSSO BOTAFOGO NAO LUGAR DE COVARDE FORA OSWALDO FORA OMISSAO.

    • Jose Heleno de Araujo

      Caro Toninho esta diretoria nao leva propina somente do Oswaldo. Ela leva também dos salarios do Seedorf, Renato, Rafael Marquez etc. Fora Mauricio Corrupçao e sua quadrilha.

  • .comglorioso

    Minha opinião é que esses caras não tem vergonha na cara.Assistindo os jogos, parece que não tenm sangue nas veias ,não correm e um bando de oportunistas.Novamente os torcedores vão ser envergonhados pela campanha.Um bando de vagabundos. Mande embora Osvaldo,Reneto,Seedorf,Yuri,Marcelo Matos,Boneco de Olinda(rafael Marques).Ainda tem o zagueiro de merda que veio do Internacional.Torcida,não compareçam aos jogos do Botafogo.

  • Inconformado

    Entra ano e sai ano e nada muda! Os discursos são os mesmos, mudam os personagens e tudo vai ficar como está. Nossos dirigentes apenas estão lá para ganhar dinheiro e ter status de presidente. Jogadores que não tem vaga em clubes de expressão vão para o botafogo para serem titulares e receber dinheiro, mas compromisso com alguma coisa não tem, pois a torcida aceita bem tudo! Os treinadores fazem o que querem. Se o treinador chegar cedo, sair tarde e não faltar ao trabalho ele fica eterno no botafogo, pois resultados não interessam o importante é que o cara é trabalhador.
    Pensamentos pequenos, falta de ambição, comodismo etc. O Botafoguense tem que torcer para existir campeonato estadual, já que é a única alegria que nos resta e se ganharmos.
    Falar em nomes não adianta nada porque essa situação já vem de longa data e NUNCA nada foi feito para melhorar. O que resta ao torcedor é apenas viver de passado e só. O meu sentimento é que nos fazem de palhaço e não vamos ser apenas um clube que vive alguns momentos felizes. É estranho ninguém se importar com o nosso clube gostaria muito de ver pessoas que sonhassem com dias melhores que resgatassem o orgulho de ter esse clube no lugar mais alto que merece. Os jogadores, o treinador e a presidência são o resumo de todo o sentimento da torcida: “VERGONHA!!!”

  • Bernardo

    Boa!!

    Tirou onda nesse texto, parabéns.

  • Mario Luna

    PUXA.. SE EU PUDESSE CONTROLAR A TORCIDA DO BOTA, NÃO COLOCARIA NINGUEM NO ESTÁDIO ENQUANTO O OSWALDO FOSSE TÉCNICO .. É VERGONHOSO DEMAIS!!! VER O BRUNO MENDES, OTAVIO E OUTROS GAROTOS ESQUENTANDO O BANCO O CAMPEONATO TODO ENQUANTO O ELIAS (???????), M.MATTOS (?????), BOLIVAR (?????) E OUTRAS BOSHTAS DESFILAM SUAS PEREBÍCES NO GRAMADO .. QUE VERGONHA VER UM PELADEIRO COMO O ELIAS, BARRIGUDO, SEMPRE MAL COLOCADO, FALTOSO, VESTINDO ESSA CAMISA GLORIOSA.. SOBRE O SEEDORF, TENHO A FALAR O SEGUINTE: VEJAM A CARREIRA DELE E DESCUBRAM QUE ELE NUNCA FOI E NEM SERÁ O CEREBRAL DO TIME.. ELE ERA UM EXCELENTE MEIO-CAMPISTA QUE USAVA DA SUA FORÇA FÍSICA PARA SER UM CARREGADOR DE PIANO (EXCELENTE POR SINAL) .. ELE VEIO CONTRATADO PARA POR O BOTAFOGO NA MÍDIA NOVAMENTE, PARA CHAMAR A ATENÇÃO PRO MUNDO .. UM CLUBE ENCOSTADO, COM A 4ª TORCIDA DA SUA CIDADE, MAS QUE TEM UM PASSADO MUITO BONITO.. AGORA ESPERAM QUE ELE RESOLVA TODOS OS JOGOS, AO ESTILO ZICO, PLATINI, RONALDO GAÚCHO??? NÃO ME SINTO ENVERGONHADO EM VER O SEEDORF VESTIDO A ALVINEGRA, MUITO PELO CONTRÁRIO.. AGORA, PHORRAAAA!! ELIAS E OUTROS PELADEIROS??? OSWALDO BURRO??? É MUITA REVOLTA MEUS AMIGOS ….

  • Fernando Mahia JF

    O Caio Jr, ficou quase 2 anos no Botafogo e, desde o início, grande parte da torcida sabia que se dependesse dele, não iriamos ganhar nada (carioca não conta). Só a diretoria não viu isto! Continuaram por tanto tempo salgando carne podre. Deu no que deu! Não ganhamos nada! Finalmente, mandaram o Caio embora e, vejam o currículo dele depois do Botafogo: Sumiu! (recentemente falram dele para o time dos florzinhas – que pena que não veio).
    A terra continua redonda! A historia se repete. Mais uma vez nossa diretoria insistiu na mesma tecla. Apoiaram um tecnico que fraco e sem sangue, um cara que não manifesta qualquer reação na beira do campo qdo o time está pedido… Neste tempo todo, não conseguiu dar um padrão de jogo ao time, escala mal e substitui pior ainda (e tarde de mais). Os jovens jogadores que foram promovidos, só entraram no time qdo não havia nguem para a posição: ou seja, na roubada! Alguns se deram bem e, isto não tem nenhum merito do tecnico nisto, pelo contrário. Dou como exemplo, o Jefferson Paulista… Ele, apesar de ser sempre bem falado por varios, praticamente não lhe foi dado uma real chance.
    Finalmente, parece que o ciclo do Osvaldo está chegando ao fim! Ao que parece, dificilmente vamos conseguir a tal vaga na libertadores e, graças a Deus, ele deve ir embora. Assim espero!
    Gostaria de pedir a nossa diretoria que aprendessem com a história… Não tragam outro tecnico com o mesmo perfil do Caio Jr ou do Osvaldo de Oliveira. Estes dois, foram sempre amiguinhos da imprensa, não deram nenhum padrão para o time e, tem uma postura totalmente zem na beira do campo, o que eu acho irritante e improdutivo… Ficam com uma cara de quem tem tudo sempre sob controle, que tem a capacidade de mudar tudo qdo quiserem… Adoram elogiar o adversario após uma bela derrota… São gentleman, educadíssimos com os adversários…
    Não é disso que precisamos!!!

  • TORCER PELO BOTAFOGO É UMA QUESTÃO DE FÉ E DE IRRACIONALIDADE! – Como disse o moço acima: “Ser Botafoguense é muito mais que torcer para um time, é ser como um soldado que apesar de perder todas as batalhas, nunca desiste da guerra, ainda que gravemente ferido, se recupera e volta pra luta”. Por acaso, amigos, existe algo mais louco e irracional que isso? Quem, senão o nosso torcedor mais verdadeiro, seria capaz de portar-se como se fora um soldado que, apesar de todas as batalhas perdidas, ainda assim cresse na possibilidade de um dia vencer uma guerra, já considerada perdida por todos os outros ao redor? Só mesmo o mais fiel torcedor se propõe a isto! Infelizmente, poucos de nós tem a fleuma do herói para persistir assim quando exausto, contudo, ainda ouvir a sua voz interior a lhe comandar: persiste! Ser torcedor não é algo para qualquer um! Eu mesmo, como o Papa Francisco em relação à sua fé, quantas vezes não pensei em desistir de tudo e ficar apenas a curtir a vida, por conta das tantas dores e decepções acumuladas pelo nosso time em campo? Quantas vezes não me questionei quanto à razão que faz me parecer ser tão masoquista para comigo mesmo a ponto de insistir em torcer, por um time que me faz tanto sofrer? Quem há de saber porque nos sentimos presos às nossas mães mesmo tendo plena consciência de que os cordões umbilicais que nos ligavam há muito já se encontravam cortados? É esta mesma sensação que temos em relação ao clube porque torcemos quando nos dispomos a dele nos afastar! Dominados por nossas revoltas interiores, decidimos romper com ele todos os laços e, quando pensamos ter resolvido tudo, nos deparamos fazendo tudo que havíamos dito não mais fazer, né mesmo? Torcer por um clube de futebol como o Botafogo é o mesmo que se dispor a distorcer a própria condição de torcedor e de sua consciência para se deixar ser uma vítima fiel de algo que nos castiga, nos bate, nos deplora e que, depois, como se fora uma mãe, nos afaga com uma meia vitória que, nos fazendo sorrir minimamente, faz-nos ainda assim pensar que tudo que nos acontece é absolutamente do jogo e normal a todos que se façam torcedores do que quer que seja! Por fim todo torcedor, amigos, é um fiel de um Deus (ou não seria um clube?) de quem sabemos ser meros cativos, posto que só o que ele nos faz, prevalece, independentemente do que queiramos ou quisermos!! Ser torcedor, enfim, é aceitar que o clube seja o ditador de nossas próprias vidas, dores e sorrisos! Que católico ou muçulmano não tem a mesma expectativa em relação ao Deus porque torcem ou tem sua fé?

  • bem Amigos,sem palavras,só uma coisa.se o Oswaldo tem vergonha na cara,entrega o cargo
    agora Já (joga a toalha)e não volta mais.

  • Dioclecio

    Não vou mais lamentar as ” cagadas ” do ano, já está cansativo. Todos sabemos o que aconteceu, era o óbvio. A libertadores não vai mais, se eu tivesse há 2 pontos do gremio vindo numa crescente, até acreditava, mas a tendência é essa vantagem aumentar e até perdermos vaga ali para o Vitória, ou outro time. Sinceramente, agora é hora para pensar em 2014. O Botafogo precisa de uma limpeza URGENTE. O departamento de Futebol é amador, precisa de um profissional remunerado, comprometido com o clube. Ai você me pergunta, mas tinha o Anderson Barros ??? O Anderson Barros era um sangue suga que queria ganhar $$$ as custas do clube. Ele fazia o botafogo uma vitrine para valorizar alguns jogadores e vender. Depois disso precisamos de um treinador vibrante, exigente, me dá nojo vê o OO na beira do campo. Acho o Cuca muito difícil. Assim porque não apostar em um treinador jovem e identificado com o clube, porque não da uma chance a Wilson Gottardo por exemplo, não sei, apenas uma sugestão, o que sei é com o Oswaldo não da para ficar, e por fim fazer uma limpeza nesse elenco. Veja só Seedorf, RM, OO e Renato é quase 50% da folha do elenco. Quantos Ewerton Ribeiro você pagaria com o salário do Seedorf ??? O Seedorf é um astro, um grande jogador, um vencedor, mas a idéia de trazer um grande ídolo para fazer marketing, não deu certo. Torcida, sócio torcedor, não tem marketing, se ganha com títulos. Também não sou a favor de se montar time com ” sobras”, reservas não aproveitados em outros clubes. Faça um mapeamento, e você vai encontrar em clubes como Vitória, Atlético PR, Bahia, Goias, Coritiba, bons jogadores, agora não vão sair para ganhar a mesma coisa, mas com certeza R$ 800 mil não vão pedir. Bem minha família, ontem brigou comigo porque fico stressado com o Botafogo. Prometi que em 2013 parei. Esse é meu último comentário esse ano, não vou perder mais meu tempo com esse time. Feliz 2014…

  • CLAUDIA

    FORA DIRETORIA! PASSAREMOS OUTRA VERGONHA.
    COMO QUE SE FAZ UMA TORCIDA CRESCER?COM TÍTULOS,É FÁCIL SABER.
    FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TODO MUNDO.

  • CLAUDIA

    FORA DIRETORIA,FORAAAAAAAAAAA TODO O TIME.
    COMO SE FAZ UMA TORCIDA CRESCER?É SIMPLES:COM TÍTULOS.
    FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TODO MUNDO,JOGADORES E TÉCNICO SEM SANGUE E DIRETORIA OMISSA.

  • Ramon

    Não acho que o maior culpado seja o M. A. não. O Vitinho foi praticamente arrancado do Botafogo pelos russos e o mal caráter do pai dele. Queria aumentar o salário, mas não renovar o contrato, aumentando, assim, a multa rescisória. Ali foi clara, a meu ver, a imaturidade do menino e os olhos grandes do pai. Os russos devem ter chegado com a grana toda em mãos – em mãos mesmo, uma mala de dinheiro, por exemplo – e o pai, ganancioso feito um filho da puta, encheu-lhe a cabeça pra sair logo do Botafogo. Nosso grande problema foi o Engenhão. Perdemos receita demais ali. Com ele teríamos condições de bancar a permanência não de todos, mas dos principais que saíram, como o próprio Vitinho, Fellype Gabriel, Andrezinho e A. Carlos. E, segurando estes, não precisaríamos contratar Hyuri, Dankler, nem segurar moscas mortas, como Sassá, Bruno Mendes, Alex, Lucas Zen, Renato e etc. Acredito que o Assunção tente fazer o que dá com o escasso dinheiro que tem. A culpa maior é da prefeitura do Rio de Janeiro, que nos cedeu um estádio podre, e deveríamos pedir indenização por lucros cessantes. Não sei se caberia, mas é uma possibilidade jurídica.

  • JR

    Clube frouxo, jogadores frouxos, técnico frouxo, diretoria frouxa, estúpida e desonesta!

  • Adalto Odon

    Não é alguém sem autoestima, é simplesmente um time medíocre, ridículo comandado por um dos piores técnicos que existe, burro, teimoso, arrogante e antipático. O clube precisa de mudanças urgente, começando pelo presidente safado, sua diretoria e terminando com esse técnico sem vergonha, seu pupilo Rafael Marques e uma renca de jogadores inúteis e imprestáveis que lá estão. FORA OSVALDO, ASSUNÇÃO E CIA.

  • OSWALDO SE LIVRA DE MAIS UMA DERROTA,GRAÇAS À ARBITRAGEM QUE ANULOU UM GOL
    LEGAL DA PORTUGUESA E TERMINOU O JOGO COM 10 JOGADORES EM CAMPO E NEM ASSIM
    O MEDÍOCRE DO OSWALDO E O TIME DE M. QUE ELE MONTOU RECHEADO DE JOGADORES
    MEDÍOCRES,TODOS INDICADOS POR ELE,TAIS COMO A GARÇA QUE NÃO GANHA UMA DIVIDIDA
    CHAMADA R.MARQUES,HYURI,O APENAS ESFORÇADO E LIMITADO ELIAS,O COME E DORME,
    R.DEFENDI,OS SONOLENTOS E VELHOS RENATO E SEEDORF(QUE APESAR DE SEU TALENTO
    AMARELOU EM TODOS OS JOGOS IMPORTANTES E SUCUMBIU PELA IDADE E A INCAPACIDADE
    DE OSWALDO EM MONTAR E DIRIGIR O TIME DE FORMA COMPETENTE E CORAJOSA).FORA
    TAMBÉM LUCAS(LATERAL LENTINHO),J.CÉSAR(BUROCRÁTICO),BOLÍVAR(DESAPRENDEU ATÉ
    DE DAR PORRADA,OSWALDO TRANSFORMOU O CARA NUMA FREIRA),LUCAS ZÉN E A. BAHIA
    PÉSSIMOS.
    O TIME É A CARA DO PRES.,OMISSÃO TOTAL E A CARA DO OSWALDO APÁTICO E SEM
    CULHÕES.
    FORA OSWALDO IMEDIATAMENTE!!!
    VOLTE CUCA,PELO AMOR DE DEUS,SÓ ASSIM A TORCIDA VOLTARÁ À LOTAR OS ESTÁDIOS,
    TÊR-MOS DE VOLTA A ALEGRIA E O ORGULHO E SÊR-MOS BOTAFOGUENSES!!!
    ATÉ NUNCA MAIS OSWALDO,VÁ PARA O INFERNO F.D.P.!!!

  • Lucas

    Não acredito que foram as saídas do Vitinho e Andrezinho. Os dois eram reservas e o Vitinho fez apenas 2 ou 3 jogos bons para ser tudo isso que falam dele. Não é nenhum Jairzinho.
    Tem algo muito mais profundo no ambiente Botafogo. Os jogadores dizem que não estavam no passado e não podem ser cobrados por mais um vexame. Mas a torcida, calejada, já ficou desconfiada dos vexames. E eles vieram mais uma vez.

  • claudio cima

    Brilhante comentário. Pura verdade.

  • onde está os profissionais do BOTA. Bota pscologia nisso, será que esse trabalho contra a danada ansiedade está sem efeito, você viu o lance bizarro entre Dória e Jeferson, os jogadores não são ruins , mas estão totalmente descontrolados, cadê o matador tipo LOCO ABREU, não há? quanta lamera, é lamentável perder gol facil, ainda há esperança…que é a ultima que morrre, temos um confronto direto contra o Atletico PR. , São Paulo e Gremio ,pra vencermos é necessário motivação e concentração.

  • Claudio Cima

    O time e o treineiro do Botafogo reclamam que a torcida não os apoia. Agora pergunto: Como, em sã consciência, uma torcida pode apoiar uma coisa medíocre que jogadores, dirigentes e treineiro insitem em chamar de futebol, assim fica difícil.
    Pela volta do Cuca, mas com contratação de jogadores que saibam praticar o esporte bretão chamado futebol, pois o saudoso Otto Glória já dizia que “não se pode fazer omelete sem ovos”.
    Volta Bebeto, venha salvar o Botafogo que nós amamos, por favor.

  • GUSTAVO

    NÓS TEMOS QUE SER REALISTAS O TIME ESTÁ SE ESFORÇANDO LUTANDO NÃO ESTÁ FALTANDO RAÇA O QUE FALTA É QUALIDADE. ESSE TIME SE SUPEROU E PERDEU O GÁS NÃO ESTÁ MAIS DANDO LIGA.
    O QUE TEMOS QUE FAZER É TORCER PARA QUE O ANO QUE VEM SEJA DIFERENTE

  • Raphael

    Os erros desse ano se repetem aos anteriores. Perdemos peças importantes do elenco que não foram repostas. Lógico que falando agora é muito fácil. Mas se eu fosse o presidente, talvez não tivesse vendido o Vitinho e o Fellype Gabriel…teria negociado o Lodeiro (que apresentava boa fase meses atrás e sairia por um preço altíssimo algo em torno de 10 milhões de dólares) e o Dória (que também estava em boa fase – algo em torno de 10 milhões de reais – porque é mais fácil achar um zagueiro que saiba destruir do que alguém que saiba armar jogadas de ataque) a soma desse dinheiro é próxima ao arrecadado com as vendas dos anteriores citados. A não reposição de peças e a teimosia do oswaldo que não enxerga que o time não consegue mais jogar só com 1 atacante acabam por minar nossas chances. Sem o vitinho e o fellype gabriel o time tornou-se extremamente lento, visto que eram eles que faziam o time andar e não o holandês como todos achavam, inclusive eu.
    Esse ano já era…não estamos jogando nada, o time não está em boa fase e os adversários diretos têm mais elenco que a gente, infelizmente…
    É lógico que o clube vem apresentando evolução ao longo dos anos, não podemos ser cegos e é claro que mais uma frustração desmotiva a todos, mas a palavra é planejamento…veja o cruzeiro…vendeu o montillo e montou um time mt competitivo…Ano que vem, acho que poderíamos fazer parecido…Vender dória e lodeiro e mais alguns para fazer caixa. Dispensar Renato, Bruno Mendes, Sassá, Lima, André bahia, Rodrigo Defendi, Lucas Zen, Henrique, dando uma boa sobra para a folha salarial. Precisamos de jogadores de velocidade principalmente no setor de criação e no ataque!! Para cadenciar o jogo temos vários…Os primeiros colocados jogam assim…veja o Atlético-PR e o Cruzeiro…são rápidos e fulminantes….Willian, everton ribeiro, ricardo goulart…Marcelo, éderson…
    Quer nomes para o time? Marcos Aurélio que tá no Sport (e jogou com o everton ribeiro no coxa – rápido e habilidoso), Alan Kardec (sim..ele mesmo, é de área, bom finalizador e bom no jogo aéreo), se o Flu cair, o Rafael Sóbis, Walter (muito melhor que todos nossos atacantes juntos) Taison (ex inter que tá na ucrânia) O Douglas do Corinthians (não mt rápido, mas tem bom passe e é experiente, se ficar em forma é mt técnico). Guilherme (cabeça de área do corinthians – novo e mt brigador) Anderson Martins (ex vasco que tá na arábia…) É só querer…
    Enfim, é um desabafo mas perfeitamente capaz de acontecer…

  • MARCELO

    OSWALDO NUNCA COMANDOU BEM O TIME. CAMP. CARIOCA NÃO TEM PARAMENTRO. E NO BRASILEIRO , O BOTAFOGO SÓ ESTÁ AONDE ESTÁ POR CONTA DO PRIMEIRO TURNO E DE SEUS VALORES INDIVIDUAIS QUE SE FORAM. E NÃO POR ESSE LIXO, OMISSO E ULTRAPASSADO TECNICO DO NOSSO GLORIOSO.
    MAURICIO ASSUMPÇÃO ? PAU MANDADO DE TODOS . A ULTIMA PALAVRA É SEMPRE A DELE :

    – CONCORDO….

  • Orlando Soares

    Meu caro Vinicius mais uma vez discordo de sua observação quanto à falta de alta estima; meu caro, o que falta mesmo na realidade, é vergonha, dignidade desses “jogadores” mercenários; já estamos entalados com esse bando de mercenários que são contratados para formar um elenco do Botafogo. Isso deteto pela forma de gestão do Maurício; tanto estes sanguessugas abutres que o Maurício diz que são parceiros, mas que de parceiros eles não têm nada, são simplesmente uns ……..que só preservam seus interesses, mesquinhos e egoístas.
    Ou o Maurício monta um grupo de HOMENS interessados com o Honradez e dignidade, ou ficaremos a cada final de ano convivendo com essas mazelas.

  • Observem bem, meus amigos , como o Oswaldo Tanso Oliveira deverá escalar o time contra o Atlético/Pr: Jefferson, Bolívar, Dória, Edilson, Julio Cesar, Gabriel, Renato, Gegê, Seddorf, Rafael Marques e Elias. Dificilmente ele vai fugir dessa escalação. Os adversários já sabem a barbada que terão pela frente. O treinador, além de burro, é covarde. Não é capaz de fazer uma mudança significativa. Escala toda a garotada (inclusive o menino Daniel,esse joga) e ai lá pelos 20 minutos do segundo tempo quando os jogadores estiverem cansados (tenho certeza que estaríamos vencendo) coloca os mais velhos (mais experientes) pra cadenciar o jogo. O que queremos é mudança, atitude, garra, disposição, correria, jogadas fundamentadas, dribles,e principalmente gols. Chega de apatia, lerdeza, indisposição. O coitado do pai do SONÇÃO já desligou os aparelhos. Quem será o próximo?

  • Geraldo Camargo Filho

    Vinicius
    Parabéns! pelo seu editorial… o amor que eu sinto pelo nosso Botafogo, a minha torcida que já tem 62 anos, do meu pai que esta com 87 anos, uma torcida de família centenária, cujo meu avô nasceu em 1900 e quando criança aprendeu a amar o Botafogo e ensinou aos seus filhos e aos seus netos esta paixão… Paixão que transmiti para todos os meus 04 filhos… e assim vamos lutando por esta gloriosa agremiação que nos enche de orgulho… mais falar o que hoje… um time sem sangue… sem vontade… sem o amor que eu coloquei acima… Será que é isto que a torcida do Botafogo merece… por parte de sua Diretoria, da Comissão Técnica, dos jogadores… coloco os jogadores por último pois eles são contratados “por pseudos planejamentos” e quem faz esta análise deveria saber que o nosso CLUBE merece muito mais… eu sou daqueles que acredito até o fim, acredito que dá Libertadores sim… mas com toda certeza não sei qual será a minha frustração se ficarmos de fora mais uma vez… acredito que este desabafo seja de todos os verdadeiros botafoguenses… não gosto de quem quebra, de quem joga ovo, quem faz ameaça pois isto só ajuda afundar mais o que esta claudicante… Nós temos que continuar apoiar sim, amar sim, trazer os jogadores para junto da torcida e com certeza eles sentido o carinho mesmo na ruindade de alguns deles vão conseguir acertar… e a torcida vai abraça-lo sim… como se tivesse acontecido nada… pois os jogadores do nosso BOTAFOGO é como um filho que erra e depois volta para casa arrependido e nós o abraçamos e o amamos do mesmo jeito… UM ABRAÇO DESTE ETERNO BOTAFOGUENSE…

  • gilberto

    Lendo os comentários acima, concordo com vários, mas… é só o mesmo de sempre gente, é só olhar o passado recente, são contusões, venda de jogadores, salários atrasados, praga de madrinha e por aí vai, o certo é que é o time do quase , do talvez e do si… 2014 vem ai, e as promessas também, mas no final de 2014 mas do mesmo e mais choro, protesto e 2015…

  • Orlando Soares

    Meus caros, volto a opinar nesses espaço para alerta-los de uma coisa; não devemos esperar mais nada desse grupo de “jogadores” mercenários,covardes,sem dignidade, sem compromisso e sem caráter; quando acontece essas coisas, aliás, esse tipo de coisa acontece todos os anos no Botafogo, o melhor é dispensar esse “bando ” , dispensar o técnico e contratar treinador que saiba comandar e que seja disciplinador. Atualmente no mercado, tem o Vanderlei, o Tite que não fica no Corinthians e o Leão que não sei se está no Brasil.
    Esse grupo do Botafogo, está agindo como se fossem um time de Empresa que se reunem depois do expediente pra jogar uma partida de futebol; Ontem, o que o Seedorf jogou? nada. O Técnico não o substituiu com medo de ser repreendido no vestiário. O Elias, recebe bola dentro da grande área, ao invés de dar uma varada pra fazer o gol; se vira de costas para o gol e tenta, só tenta, por que não sabe, dar uma bicicleta.Foi assim no jogo com o Inter e ontem também; parece que quer aparecer pra alguém ou dizer que sabe fazer gols bonitos. O Bruno Mendes , já não chuta a gol e quando pega uma bola tenta dar bicicleta como o Elias, desperdiçando a jogada.
    O que dá pra entender desses camaradas, é que, cada um que pega na bola, quer fazer firulas infrutíferas , se o gol sair, tudo bem , se não, eles querem mostrar para o torcedor estão fazendo a parte deles.
    No segundo tempo, do jogo de ontem, se alguém prestou atenção, tanto o Bolívar quanto o Dória, tentaram ir ao ataque e quem chutou com maior perigo ao gol , foi o Dória. Essa não é a prática dos nossos defensores, a de ir ao ataque, a não ser nos escanteios ou faltas, mas está sendo feito com frequência neste segundo turno , tudo porque eles sentem a necessidade de chutar a gol, coisa que o ataque não faz. Agora, cá pra nós, um ataque que tem , Seedorf, Rafael Marques e Elias, fazedores do gols, esperar que os zagueiros venham lá de trás e chutem a gol; só não vê quem não quer, que tem muita coisa errada nesse time ou nessa estrutura.

  • Luiz

    Meus amigos nós temos uma pedra preciosa que é o Jeferson Paulista isso dito pela diretoria e êle nunca joga e nem no banco fica ou esse garoto não quer nada ou esse treinador está de sacanagem, esse treinador porcaria nos enfiou esse horroroso Rafael Marques que não joga merda nenhuma goela a dentro o ano inteiro, o gordinho Walter com uma perna só joga mais que essa porcaria e nós temos que aturar, agora esse treinador gosta de ter é um Lucas Lento Zen, Renato Pipoca, Henrique no banco de reserva para proteger o queridinho dele, eu acho que esse mala prefere o tal do Rafael Bonde do que a mulher dele, vai para casa padilha você deve estar virando boi.

  • Marcos Freitas

    A torcida tem que cobrar as atitude do zagueiro Boliva este sim entregou o jogo contra o inter e esta favorecendo os adversários é só pegar o play pra você vê que esta fazendo corpo mole e até entregando o jogo, salario atrasado ou molecagem não sei mas abram o olho com ele.

    • huera,eu vou ao jogo e voce

      vamos para o jogo pois acima de tudo somos botafogo, esqueça treinador e presidente,
      vamos gritar ,pular, cantar,vibrar somos botafogo acima de tudo e todos…../

  • O BOTAFOGO,NÃO PRECISA MAIS DE LIBERTADORES.
    O MAIOR PRESENTE QUE O BOTAFOGO RECEBERIA,HOJE.
    E A SAÍDA IMEDIATA DESTE DENTISTA LADRÃO E DESTE TECNICO VAGABUNDO,DEBOCHADO,CINICO.ONTEM ESTE SACRIPANTA DE CARTEIRINHA,AVISOU QUE A TORCIDA PODERIA FALAR,GRITAR A VONTADE.QUE ELE NÃO ESTARIA NEM AÍ…
    PUTA QUE PARIU!!!DE QUEM FOI O C…QUE CUSPIU OU CAGOU UMA PORRA DESSA???
    ESSE CARA,ESSE ELEMENTO!TINHA QUE ESTA NA CADEIA.
    ANTIGAMENTE,NA EPOCA DA INVERNADA.UM VAGABUNDO DESSE,ERA ENQUANDRADO COMO VADIO.HOJE.ESSE PUTO ANDA COM OS BRAÇOS CRUZADOS O TEMPO INTEIRO…
    ESSE CARA,ESSE TREINADORZINHHO BARATO…ESSE CARA NÃO É HOMEM.

    • Luiz

      Assino em baixo.

  • jose carlos monteiro

    Transcrevo aqui o que considero a explicação mais lucida para o comportamento da torcida do Botafogo.

    Antes de qualquer explicação lógica, certifico o quão difícil é descrever o momento vivido pelo Botafogo sem torcer para o clube. Nos programas esportivos da TV e do rádio, pude acompanhar dezenas de jornalistas criticar a torcida, primordialmente, pelo fracasso do time, a 5 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, sem, sequer, analisar com frieza todos os fatos recentes que o clube passou. O torcedor é o símbolo máximo de um clube. Se ele não se mantem presente nos estádios é porque algo de grave está acontecendo.

    Voltamos ao ano de 2007 e vemos que o Botafogo montava ali, um dos times mais competitivos e empolgantes desde 1995, quando venceu o Brasileiro. Jogadores renomados, outros meros conhecidos e algumas apostas, compunham o elenco comandado por Cuca. Defendia o título do Carioca. Enfrentou o maior rival – Flamengo – na decisão. Perdeu nas penalidades máximas com um parêntese: nos acréscimos do segundo tempo, Djalma Beltrami – árbitro da final – , junto ao seu auxiliar, Hilton Moutinho, anularam o gol legítimo de Dodô, que daria ao Botafogo o bicampeonato. Nos pênaltis, o rival levou a melhor. Na Copa do Brasil, caso semelhante. No segundo duelo das semifinais entre Botafogo x Figueirense, a bandeirinha Ana Paula de Oliveira, anulou dois gols legalíssimos, o que impediu o Glorioso de avançar à final. Na Sul-Americana daquele ano, o Botafogo voltava a um duelo internacional – contra o River Plate – , o que não acontecia desde a Libertadores de 96. Após 1 a 0 no primeiro jogo, no Engenhão, o Bota vencia por 2 a 1 até cerca de 15 minutos para o término do jogo. Somente 3 gols sofridos selariam a eliminação. E, inacreditavelmente, eles saíram. 4 a 2 River Plate. Botafogo, de forma humilhante, estava eliminado. Restava o Brasileiro como única esperança. O São Paulo disparava e se consolidava, cada vez mais, em busca do título. O Botafogo, após eliminação na Sula, se perdeu completamente no Brasileiro e deu adeus, aos poucos, à chance de título.

    Quando não era o árbitro e auxiliares, o Botafogo se apequenava e entregava o jogo no fim.

    A torcida, a partir deste ano, passou a criar falsas perspectivas com o time e não foi correspondida.

    Desde que passei a acompanhar fidedignamente o futebol, nos primeiros anos nos estádios, ainda muito jovem, via times medíocres que não tinham nenhuma projeção de se tornar vencedores.

    Por curiosidade, uma das poucas oportunidades em que tive o prazer de acompanhar meu time ser campeão nacional, não veio. Final da Copa do Brasil de 99, todos já sabem o desfecho, porém, aquela foi a última vez que o Maracanã comportou mais de 100 mil torcedores. Logo a torcida do Botafogo, tão cobrada ultimamente, consegue um feito desse.

    A injustiça com a torcida do Botafogo começa a ser respondida no ano de 2007, como já citado, em que o time se apequenou, e passou a se acovardar em momentos decisivos.

    No ano de 2008, nova derrota no Carioca para o Flamengo, nova eliminação nas semifinais da Copa do Brasil, nova utopia da torcida em achar que poderíamos alcançar algo de relevância no Brasileiro. Mais uma vez, de modo seguido, o Botafogo iludia o seu torcedor.

    Em 2009, como de praxe, mais um vice para o maior rival, eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o poderosíssimo Americano, além de brigar contra o rebaixamento durante todo o Campeonato Brasileiro.

    Talvez seja algo pessoal, mas sempre achei que o Botafogo, quando briga contra o descenso, joga com muito mais gana, há muito mais entrega em campo do que nesses últimos anos que vem almejando, mas não buscando a vaga na Libertadores.

    No ano de 2010, nada de diferente. Nesse ano, começou uma série de sagas fracassadas para atingir o objetivo de ir à Libertadores da América. O alvinegro levou o Carioca com a famosa cavadinha. Só isso! O ano acabava ali. Na Copa do Brasil, derrota no último minuto para o Santa Cruz, que então jogava a Série D, em pleno Engenhão. Brigou até as últimas rodadas pela Libertadores. No último duelo, contra o Grêmio, no Olímpico, caso vencesse estaria na pré-libertadores, ficando com a quarta colocação. Perdeu por 3 a 0 e cedeu a vaga ao tricolor gaúcho.

    Surpreendentemente, mais um ano fracassado.

    A cada ano que começava, a torcida se renovava, cheia de esperança para que o Botafogo apagasse os vexames atuais e, enfim, desse alegria aos torcedores.

    Em 2011, eliminação para o todo poderoso Avaí, na Copa do Brasil, com gol de pênalti sofrido nos últimos minutos do jogo. Brigou até as últimas rodadas pelo título e, conseguiu, mais uma vez, sequer disputar a Libertadores. Perdeu praticamente todos os duelos finais, empatando, somente, contra o Fluminense, no último jogo, em que não tinha mais nenhuma pretensão.

    Durante a campanha que culminou em mais um Vice-Campeonato Estadual, em 2012, o Botafogo se manteve bastante tempo sem ser derrotado. No entanto, sofreu duro golpe na decisão contra o Fluminense, chegando a ser goleado por 4 a 1, no primeiro jogo. Foi eliminado, em casa, para o Vitória, na Copa do Brasil. No Brasileiro, assim como nos 2 anos anteriores, brigou na parte de cima da tabela durante todo o campeonato. Seedorf, grande ídolo mundial, estreava no clube, mas a sequência de fracassos não parou. Mais uma vez não alcançou a meta e ficou de fora da Libertadores.

    Com a chegada de 2013, coisas boas pareciam estar destinadas ao Botafogo. Porém, após a conquista do Carioca, alguns atletas que faziam a diferença no elenco, foram negociados. Derrota massacrante para o Flamengo na Copa do Brasil. E o Brasileiro???

    É o ponto em questão!

    É MUITO FÁCIL DEZENAS DE JORNALISTAS, COMENTARISTAS, RADIALISTAS, SEJA LÁ O QUE FOR, CRITICAR A PRESENÇA DA TORCIDA E IGNORAR TODA ESSA DESPREZÍVEL HISTÓRIA RECENTE QUE O BOTAFOGO ESCREVEU.

    OS TORCEDORES, NÃO SE AUSENTARAM POR CAUSA DA ATUAL CAMPANHA, COMO TAMBÉM NÃO É RECENTE O DESLEIXO DA EQUIPE EM JOGOS DECISIVOS.

    O BOTAFOGUENSE, JAMAIS, ESTÁ DISTANTE DO CLUBE POR RESULTADOS INEXPRESSIVOS NESTA TEMPORADA. A FALTA DE ASSIDUIDADE É DEVIDA AOS FRACASSOS CORRIQUEIROS.

    PASSA, SEM DÚVIDA NENHUMA, UM FILME NA CABEÇA DE CADA TORCEDOR, SOBRE AS FATÍDICAS PARTICIPAÇÕES DO BOTAFOGO NOS ÚLTIMOS BRASILEIROS E COPA DO BRASIL.

    NINGUÉM AGUENTA MAIS SER LEMBRADO COMO O TIME DO QUASE. QUASE NA LIBERTADORES, QUASE CAMPEÃO.

    FALTA IMPULSO DA DIRETORIA PARA COBRAR, COMO DEVE, CADA JOGADOR. NÃO QUE SEJAM OMISSOS, MAS A TORCIDA NÃO VÊ NINGUÉM SE MANIFESTAR PELO BOTAFOGO.

    TUDO PARECE MUITO NORMAL!

    SE NÃO TIVER QUEM COBRE, NÃO HAVERÁ QUEM QUEIRA LUTAR POR NÓS. OS JOGADORES, QUASE EM TOTALIDADE, ENTRAM EM CAMPO COMO SE ESTIVESSEM EM JOGOS FESTIVOS, COM UMA DISPLICÊNCIA QUE BEIRA O INACREDITÁVEL.

    A LIBERTADORES É O DIVISOR DE ÁGUAS NO BOTAFOGO. SE CONSEGUIR A CLASSIFICAÇÃO, PODEM SE CERTIFICAR QUE A TORCIDA VOLTARÁ MACIÇAMENTE AOS ESTÁDIOS.

    QUE BOTAFOGO HONRE ESSA ESTRELA E SANGRE POR SEUS OBJETIVOS. A TORCIDA SEMPRE HÁ DE APOIAR, PORÉM, NINGUÉM AGUENTA MAIS TAMANHA FALTA DE AMBIÇÃO!

  • Marcos Cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    Fico realmente preocupado pelos fatos que estão acontecendo no nosso fogão , porém , desde já , aponto como principal culapado , o maurício assombração !
    Não podemos também nos esquecer do graneiro do osvaldo , que teima em colocar interesses financeiros particulares , sem o mínimo escrúpulo , protegendo os seus apaniguados , cujas contratações faraônicas , levaram o nosso clube a quase falir .
    Em verdade , estamos ao Deus dará , servindo de joguete nas mãos dos empresários , dos corruptos da comissão tecnica e do presidente omisso.
    Torço para que o ano acabe rapidamente , pois como os ratos são os primeiros abandonar o barco que afunda ,certamente essa corja vai vazar logo.
    Pedi a papai noel , que me presenteie com a demissão do osvaldinho , com a renúncia do assombração e com uma barca de jogadores bem lotada.
    Será que pedi demais ?
    Esses sem noção , estão acordando o gigante…..
    Depois não reclamem ….
    FORA OSVALDO !!!!!!!!!!!!!
    FORA ASSUNÇÃO !!!!!!!!!!!!!
    FORA LUCAS ZEN < EDILSON < RENATO < ALEX < HENRIQUE < MARCELO MATOS < ANDRE BAHIA < RODRIGO DEFENDI < HYURI < E OUTROS BOSTAS QUE POSSO TER ESQUECIDO !!!!!!!!!!!

  • Marcello A. Gomes

    TIME DE FROUXOS !!!!!!!

  • Fogão no coração

    Vcs vão todos pra PQP! Pensem nos elencos, cotas de TV, patrocinadores, SÓCIOS-TORCEDORES que o São Paulo, Internacional, Mulambada, Vasco, Fluminense e até, mesmo, o Grêmio, que montou um timaço e só ganha de 1 a 0 na base da retranca, até dentro de casa, e olhem o Botafogo, perdemos até a nossa maior fonte de renda (o Engenhão). Agora, olha a campanha de cada um deles! Futebol é dinheiro, meus caros.
    Quem acha que determinação e raça ganham título, tá enganado! É claro que eu quero a vaga na libertadores, aliás, queria ver o meu Fogão campeão brasileiro, mas não deu, de novo! Mas, uma hora vai dar, e eu estarei sempre lá com o Botafogo, e nesse dia, vai ser maravilhoso e eu vou vibrar imensamente! EU ESTAREI SEMPRE LÁ! TE AMO, FOGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • ALEX

      FINALMENTE ALGUM COMENTARIO DE UM TORCEDOR DE VERDADE E NÃO DE MAIS UM URUBU, FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Marcos Cavalcanti

      Vá vc prá PQP !!!!!!!!!!
      E leve o seu patrão maurício Omissão com vc !!!!!
      Outro assalariado da diretoria !

  • É INACREDITÁVEL,DEPOIS DO JOGO CONTRA O INTERNACIONAL,ONDE SEED.,SEGUNDO FONTES
    SEGURAS,TERIA DADO UMA COÇA NO TREINEIRO E COLOCADO O TREINEIRO PARA CORRER E
    PEDIR DEMISSÃO,EIS QUE O PRES. DE M.OMISSO ASSUMP.,NÃO ACEITOU O PEDIDO DE DEMISSÃO,
    PARA DESESPERO E INFELICIDADE GERAL DA NAÇÃO ALVINEGRA QUE SOLTARÁ MUITOS FOGUE-
    TES PARA COMEMORAR QUANDO ESTE TREINEIRO F.D.P. VAZAR DE GEN.SEV.
    MAS A PRESSÃO AUMENTARÁ ATÉ QUE ESTE ASNO ARROGANTE SUMA DA VIDA NOSSO AMADO
    BOTAFOGO E LEVE COM ELE R.MARQUES,RENATO,LODEIRO,JEFFERSON,LUCAS ZEN,A.BAHIA,
    LIMA E LUCAS.
    SE OSWALBURRO CONTINUAR,É MELHOR O TIME NEM CONSEGUIR A VAGA PARA LIBERTADORES,POIS COM ESTE TIME MAL TREINADO PAGARÁ MICO PURO!!!
    SE OSWALBURRO CONTINUAR DELETO ESTE TIME DA MINHA VIDA,TENHO 50 ANOS DE
    UMA LOUCA PAIXÃO POR ESTE CLUBE,QUE TANTAS GLÓRIAS DEU AO FUTEBOL BRASILEIRO.
    A PACIÊNCIA ACABOU,FORA OSWALDO,HOJE E AGORA!!!
    QUEREMOS CUCA DE VOLTA,É A ÚNICA FORMA DE RESGATAR O NOSSO ORGULHO!!!SEM ESSA
    DE PAULO AUTUORI,CHEGA DE TÉCNICOS TEÓRICOS E APÁTICOS(O CARA ACABOU DE FRA-
    CASSAR NO VASCO E NO SÃO PAULO,FOI SÓ ELE VAZAR PARA O SÃO PAULO MELHORAR E
    FUGIR DA DEGOLA.
    FORA OSWALBURRO,HOJE E AGORA!!!
    VOLTE CUCA PELO AMOR DE DEUS,PARA ALEGRIA DA NAÇÃO ALVINEGRA!!!

  • Francisco Rezende

    Os maiores problemas do BOTAFOGO são: a falta de orientação, disciplina e de concentração emocional.! Time sem auto estima, sem tática , sem postura de time grande e vencedor ! A característica desta equipe sempre foi de muita garra ,concentração e entusiasmo, hoje infelizmente isso já não procede!!! O desequilíbrio entre a equipe é explícito, mesmo tendo grandes jogares, que sem postura nada conseguem realizar em campo, o mínimo que deles se deveriam esperar. É um absurdo assistir uma partida do nosso glorioso, onde os zagueiros, que além de lentos, são os grandes lançadores de bola ao ataque ignorando assim os elementos que deveriam pensar e realizar estas atividades. O nosso ataque, parece um ataque de pernilongos, ficam rondando o objetivo (gol) sem saber como chegar (atacar) e quando chegam neste objetivo (gol) geralmente são ineficientes e saem com as asas abanando!!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Desde a derrota para o Inter eu não sei de notícias do Botafogo. Só estou retornando agora para saber de uma coisa, o “treineiro” Oswaldo “Teimoso” de Oliveira foi demitido ou pediu demissão? em tempo: Parabéns a todos do Botafogo que de uma maneira ou outra contribuíram para sairmos do “G4”. Foi difícil mas tentamos tanto que conseguimos, pelo menos não sofreremos mais vexames jogando a Libertadores.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Botafogo quer reforçar o time para 2014 e vai tentar contratar mais um ex-jogador em atividade lá no Japão: Jorge Wagner!!!!!! Puta que me pariu “Esse é o Botafogo que eu NÃO gosto, esse é o Botafogo que conheço!!!!!!!! Pelo visto vamos montar um time só de “garotos”: Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio César; M. Mattos, Renato, Seedorf, Jorge Wagner; Rafael Marques e que tal Túlio “Maravilha”? Rumo ao MUNDIAL, melhor preço total! Peguem seus carrinhos e boas compras!!!!!!!!!!!!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Gente!!!!!!! TITE está no Mercado seria lindo vê-lo treinando o “Fogão!!!!!!!! Que tal galera? Vamos iniciar a campanha Tite Já?

  • Marcos Cavalcanti

    Olha , leio nas manchetes , que o osvaldinho quer trazer para o fogão , o jorge vagner do japão , com 35 anos.
    Esse descarado , quer arrumar boquinha para todos os ex jogadores da sua pánelinha, em general severiano .
    Porra , já não chega renato com 35 anos , seedorf com 38 anos , julio cesar com 32 anos , bolívar com 33 anos , edilson com 32 anos …
    Se fosse amigo dele , ia querer jogar lá também !
    Só tenho 50 anos !!!!!
    Depois reclama da torcida ….
    Esse FDP é quem provoca !!!
    Vc vai aceitar isso presidente omissão ?
    Viramos asilo de velhinhos ?
    Então coloca o nilton santos , o gerson , o túlio , o jairzinho prá jogar !
    Queremos reforços : taison , Yacob , leandro damião …
    Essas múmias , o osvaldinho tem que enfiar no roscofe !!!!!!!
    Fala sério ! Que sacanagem estão fazendo com o meu glorioso !
    OSVALDINHO , NÓS TORCEDORES DO FOGÃO , TE ODIAMOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • RS

    E querem trazer mais outro pro
    museu.De repente tendo brasileiro
    de máster o fogão se dar bem.

  • Marcelo

    Essa panela está assaltando o Botafogo , hora de erradicar os picaretas . Lobby pra trazer fim de carreira do Japão , o que isso ? O que o Botafogo precisa é de um profissional honesto e competente que valorize a marca Botafogo . Porque os clubes brasileiros estão com pires na mão enquanto os times de basquete , futebol e beiseball americanos faturam absurdos ? Formam ligas e se independizam de instituições corruptas , como a CBF . Precisamos do David Stern com autonomia pra gerenciar o futebol por aqui . Quanto ao grupo , valorizar a garotada , Seedorf e no máximo mais um acima dos 30 . Para amanhã , contra o Atlético sem 7 titulares e pensando na CB , vamos de Renato , com aquela vontade característica , ninguém vê o cara em campo . Escala os garotos , no 4:3:3 ofensivo , pressiona saída de bola , depois de marcar 3 gols pode recuar e colocar os trintões . Temos um reforço , M.Matos não joga .SAN

    • huera,eu vou ao jogo e voce

      vamos para o jogo pois acima de tudo somos botafogo, esqueça treinador e presidente,
      vamos gritar ,pular, cantar,vibrar somos botafogo acima de tudo e todos…../

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo