O Botafogo precisava mudar. E mudou.



É inegável que a vitória sobre o Náutico ajudou a equipe a exibir um futebol melhor no clássico, já que devolveu um pouco da confiança, especialmente a Seedorf – que voltou a jogar bem – , mas o fundamental na virada deste domingo foi a entrada de Gegê. Cheio de personalidade, o garoto comprovou o que se esperava dele, já que sempre foi um dos destaques do Botafogo nas categorias de base.

Inteligentemente, Gegê – em que pese ainda a pouca explosão – ocupava os espaços certos, dando opções de jogada para Seedorf. Se o camisa 10 recuava para buscar a bola o garoto se adiantava e fazia o papel de meia de ligação.  E vice-versa. Assim nasceu o primeiro gol.

Com a provável volta de Lodeiro da seleção já para o jogo de quinta-feira, contra o Vitória, Oswaldo pode ter de decidir entre o garoto e o uruguaio. Outra opção, que me parece a melhor enquanto Elias estiver machucado, seria utilizar o trio de meias Gegê, Seedorf e Lodeiro e adiantar Rafael Marques para o ataque. E você, o que acha?



  • Boa tarde Vinícuis

    Eu acho que esse trio seu é bom mas eu acho que devemos poupar o Seedorf, eu tenho 2 opções, o Gege, Lodeiro (fazendo o papel de Seedorf), Hyuri e R.Marques mais a frente esse sistema seria bom, mas se Hyuri não jogasse eu escalaria o Bruno Mendes e não o Henrique e nem o Alex.

    • Kael Ladislau

      Seedorf vem jogando melhor, mas acho que vale sim poupá-lo, como sugere, Nathaniel!

      Seria uma boa ver uma opção sem Seedorf (que está pendurado e o final de temporada sempre é uma armadilha pra lesões).

      Não sei quanto a Bruno Mendes neste momento. Creio que faltará ritmo. E Henrique, apesar dos pesares é bem mais participativo que Alex (quem não é?). Mas a entrada de Bruno é fundamental pra que lá na frente vire nossa referência mais uma vez.

      Abraços

      • paulo silva

        Não sei se concordo com os comentários de pouparmos o Seedão .. ainda tenho severas dúvidas se o que se passou com ele foi baixa física ou emocional pois justo ele ( que fazia uma boa partida contra a raposa ) perdeu um pênal decisivo – apesar dos discursos, o jogo contra os blues brazucas era sim uma espécie de final, nem tanto pela disputa entre os 2 clubes mas sim pelo peso emocional que a derrota iria impor ao derrotado.
        agora torcida .. pelamordDEUS .. vamos pro Maraca que esse time merece que estejamos por lá .. tenho 33 anos e este é o melhor e mais aguerrido Botafogo de todos os tempos!!

      • Diogo Freitas

        Concordo com vocês, mas a unica mudança que eu faria, seria colocar o Otávio no lugar do Hyuri.

        • A citada aí acima ida do Seedorf ao banco para descansá-lo poderia promover a volta do Lodeiro sem a saída do Gegê mas como parece que alguém ali não concorda em descansar o holandês, só nos resta torcer para que o nosso 10 chegue ao final do ano com os músculos em dia e voando (o que acho que vai ser difícil).

          Então, se Lodeiro voltar, decerto sai jogando e aí, eu iria de Gegê compondo o meio pois neste jogo, o contraataque será a melhor arma para nós, podendo então o time abdicar do atacante fixo na área.

    • ALEX

      A unica coisa que salva no Alex eh nome (sou xarah). Nao deveria ficar nem no banco. Voces viram a reacao dele ao gol do Gege? Nao deu nem um sorriso, parecia jogador do inimigo.

  • marcos cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    Realmente é muito bom ganhar dos favelados e mulambentos !
    Apesar da rede globo , do presidente Omissão e cia , vamos lutar pela libertadores até o fim.
    Saudações aos irmãos de sangue.

    • Luiz Fogão

      é esse presidente que vc xinga que valorizou as divisões de base do Botafogo e que dá sustentação à boa campanha que o time faz. Você está enganado quanto a ele.

      • henriqui reina

        Luiz Fogão, parabéns por defender o nosso presidente. Sabemos que defende o Botafogo e montou a base de General Severiano que vem produzindo jogadores que suprem os profissionais; por isso, caro amigo, é uma grande injustiça jogarmos pedra em um grande benfeitor do Botafogo. Nosso presidente Maurício deve ser reverenciado por nós, ele ajudou transformar General Severiano a partir do Bebeto de Freitas, ambos, merecem nosso respeito e admiração. Abraço.

      • Marcos Cavalcanti

        Respeito sua opinião , porém , mantenho o que disse .
        Saudações alvinegras.

  • Rodrigo

    Apoiado na idéia do Gegê com Seedorf e Lodeiro e RM no ataque.

  • joao batista da silva

    O que eu acho é que o nosso fogão não tem centroavante. Acho que deveria tentar o Hyuri
    já que ele é rápido, tem bom chute e porte forte.

  • hudson silva

    na verdade acho q o rafael marques atua melhor caindo pelos lados do caampo…mesmo sem corresponder o esperado,deve-se dar oportunidades ao henrique.

  • O que penso é que o Gegê não pode sair. A vaga é de quem está melhor e nesse quesito o Lodeiro está fora.
    Palhaçada foi o que o Burraldo fez ao tirar o Henrique. Ele queimou o jogador. Só se faz isso quando o jogador que entrou se machuca… não nesse caso. O Burraldo deu dezenas de chances ao seu protegido: o Caneludo Rafael. E não tem paciência com o Henrique, com o Sassá e com o Bruno Mendes? Ontem a bola não chegava ao Henrique. O time recuou depois do 2º gol. Por que então ele não colocou o Hyuri no lugar do Alex? Pra mim o Burraldo queimou o Henrique com isso.

    • Marcos

      cara, acho que ele errou em colocar o Henrique e acertou em tirar ele.

    • CAIO FEILHABER

      Oswaldo Tatico de Oliveira ,o melhor do BR-13.

    • Sidney

      “Caneludo Rafel”???? O cara simplesmente JOGA todas as partidas, NÃO leva cartão amarelo, é artilheiro e decisivo, NÃO é centro-avante, joga mais pelas laterais do campo. ONTEM, como em outras vezes, FOI o melhor jogador do Botafogo e ainda tem gente que NÃO consegue ver isso!!! É por isso que não ganhamos nada!!! Êta torcidinha terrivel!!!

      • Sidney,

        Repare nos passes que o Rafael dá. Quantas assistências ele tem? Concordo que ontem ele jogou bem, mas foi exceção e não regra. Por que o Rafael teve 21 jogos de chance pra fazer o 1º gol e o Sassá e o Bruno Mendes não tem? O Elias só não está jogando por estar machucado, mas é mais um protegido do Oswaldo. Rafael, Elias e Hyuri são escolhas do Oswaldo e ele vai colocar esses jogadores e dar a eles todas as chances, mas Sassá, Bruno e Henrique são queimados pelo treinador justamente para dar chances aos seus protegidos.

        • Fogão de verdade

          Fireman, primeiro que vc devia estar torcendo para um time Ingles e outra nunca vi vc gostar de nada, então faça um favor, volta para Londres.

          • Meu bisavô nasceu em Londres e está enterrado no Paraná. Sou brasileiro e não há razão pra torcer para qualquer equipe da Inglaterra. Fui criado no Rio de Janeiro e sou Botafoguense desde menino. Vejo melhoras na equipe, mas não tapo o sol com a peneira. Há coisas simples que podem ser melhoradas. O técnico insiste com alguns jogadores (Alex) e nenhuma chance para o Bruno Mendes que tantas alegrias nos trouxe… Será que só eu enxergo isso?

    • Phanho

      Cara acho que vc é um mulambo….

      Rafael marques calou a boca de todos nós aqui.

      Osvaldo de Oliveira, é técnico do nível de Mourinho….o que ele fez com esse time que foi se desmontando, não é para qualquer um.

      Inacreditável seu comentário, em um ano em que estamos superando as expectativas.

      SAN

      • Phanho,

        Sou Botafoguense. E isso te responde. Rafael pode ter calado a sua boca e não a minha. Concordo que ele está jogando melhor mas ainda erra muitos passes fáceis. Isso dificulta a chegada a cara do gol.
        Você até pode comparar Oswaldo com Mourinho pois não gosto de nenhum dos dois… Mas um técnico de ponta sabe mudar o esquema tático do jogo. O Burraldo não. Tomou por duas vezes um nó tático do Cristóvão nos dois jogos contra o Bahia. Lembra? Perdemos…
        Ele substitui mal e na hora errada. Quantos jogos empatamos nesse brasileiro no final, nos acréscimos e após substituições dele? Foram três, inclusive jogos seguidos…
        Você acredita que um jogador possa mudar o ritmo de jogo faltando 5 minutos? Eu não. Fui jogador de futebol amador e sei disso. Um jogador vai levar pelo menos uns 15 minutos para entrar no ritmo do jogo… e o Burraldo substitui a partir de 35 ou 40 do segundo tempo, salvo raríssimas exceções. O Seedorf é um excelente jogador, mas não aguenta o jogo todo. Por que o Burraldo não conversa com o Seedorf explicando a necessidade de poupá-lo deixando-o menos tempo em cada jogo? Percebe-se que o Seedorf cansa e o ritmo cai, o Botafogo recua e outros jogadores começam a correr pelo Seedorf se desgastando também. Ás vezes é melhor ter um jogador 100% em um tempo do que 50% nos dois. Está faltando diálogo franco com o Seedorf.
        O Cruzeiro disparou na ponta porque está somente em uma competição. O Botafogo está cansado, tem que haver rodízios e o Burraldo vai dizer no momento que não tiver mais banco: o desgaste nos pegou…
        Phanho, procure um especialista de voz… você pode melhorar. kkkkkkkk!

  • Heverton

    Sinceramente o Rafael Marques não rende jogando na frente, assim como não rendem o Alex e Henrique.

    Em minha opinião o Rafael Marques deve jogar como meia mesmo ao lado de Seedorf e Lodeiro ou Gegê (sendo que os dois últimos devem brigar pela posição) e colocar qualquer um na frente (Bruno Mendes, Henrique e Alex) até a volta do Elias, que vai dar no mesmo!
    Mas pelo menos o time não irá mudar jeito de jogar!

  • Luca

    Prefiro adiantar Lodeiro do que adiantar Rafael Marques, por mais maluco que isso seja. Rafael Marques não é homem de área, apesar de aparecer algumas vezes lá. E várias vezes o vi teoricamente adiantado, mas, na prática, ele armava jogadas pra ninguém na área. Gosto dele como meia-atacante. Já Lodeiro… Ah, o Lodeiro… Esse aí seria banco. Porque ele tem um GRANDE futebol, mas parece que não se esforça.

  • cesar

    Esse Lodeiro tinha que nunca mais ter voltado…peladeiro de marca maior, que antes pelo menos marcava, agora nem isso!!! Roda, roda, roda sem saber para onde vai, finaliza mal e se acha acima do Messi. Sem ele e sem o Seedorf, o Botafogo estaria junto do Cruzeiro com certeza!!!

  • E mudou mesmo. Agora é a flavela que não ganha do Botafogo a três anos no Brasileirão.

  • dilmam ribeiro

    O Gegê não pode sair pra dar o lugar ao Lodeiro de jeito nenhum. No momento ele é muito mais jogador, mas também pode ser uma boa opção ele permanecer com o Lodeiro e o Seedorf e adiantar o RM. Esse Henrique é muito ruim, gente! o Bruno Mendes é mil vezes melhor, mas não tem a simpatia do OO, infelizmente. Mas independente disso tudo, chegaremos!!!! Avante, Fogão!

  • Don Riba

    Parabéns Fogão !!! Mesmo não concordando com a presença em todos os jogos ou mesmo até o fim dos jogos do Seedorf que aos 37 anos !!!!!! Nao pode ser substituído ?????!!!!!!nos vinte minutos finais ele prega e jogamos com um a menos !!!!Rafael Marques é o nosso melhor homem de área !!!! Alex ( não comemorou o gol do Fogão ontem )e Henrique não tem condições de jogar no Botafogo !!!
    Jeferson
    Edilson,Bolivar,Doria e Julio Cesar
    MM,Gabriel,Seedorf,Elias e Lodeiro ( no segundo tempo : Renato,Hyuri e Gege )
    Rafa Marques

  • Washington

    Fala sério o Hyuri não pode ficar no banco, o alex e o henrique são horríveis ! Sou mais o Hyuri !!! Vamos pra cima deles fogão !

  • Vinícius Perdigão

    Já vimos que o Rafael Marques rende melhor caindo pelas laterais, onde ele também ajuda bastante na marcação, não o colaria novamente como homem de área. Sugiro testarmos o Hyuri como centroavante, tem tamanho, protege e bate bem na bola, o Alex e o Henrique não rendem nada, e diga-se de passagem o Oswaldo fez muito bem ao tira-lo no final do jogo, mesmo tendo entrado no inicio do segundo tempo. Infelizmente a tentativa de melhorar a movimentação e finalização no ataque com a saída do Alex não surtiu efeito e ele foi obrigado a fazer tal modificação. Parabéns ao nosso professor!

  • Marco Marques

    O GG tem que jogar. O Lodeiro poderia ficar no banco e repetir o time que ganhou do mulambo futebol club.
    Como disse o Kael, qualquer um é melhor que o Alex.

  • hélio fernandes gonçalves

    E AINDA PRECISA MUDAR MAIS… SERÁ QUE NÃO TEM PERDIDO NA BASE ALGUÉM QUE
    JOGUE ALI NA CABEÇA DE ÁREA??? PORQUE DEFINITIVAMENTE POR MAIS QUE TENHAMOS
    BOA VONTADE, O MARCELO MATOS É DOSE!!! SÓ TOQUINHO CURTO PROS LADOS, NÃO
    GANHA UM COMBATE DIRETO, NÃO SABE SAIR JOGANDO, UM VERDADEIRO ARAME LISO
    SÓ CERCA E MAIS NADA SOBRECARREGANDO A ZAGA QUE JÁ NÃO É ESSA MARIOLA TODA
    E O GOL ELE FALHA NO COMBATE. QUANTO AO ATAQUE, ENTRAR COM ALEX OU HENRIQUE,
    É JOGAR COM MENOS HUM E O LODEIRO É AUTÊNTICO BALÃO JAPONÊS!!!!!

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Henrique é piada e Alex voltou muito mal de um lcube semi-amador do mundo árabe. Então só resta Bruno Mendes ter chances! Eu acho que o Hyuri tb tem que ter suas oportunidades. E Lodeiro tá bom pra ser o reserva do Seedorf que joga quando ele precisa descansar!

  • Gostaria que o Osvaldo tivesse com o Bruno Mendes a mesma paciência e insistência que ele tem com o Alex e com o Henrique. Os caras não estão jogando nada…então se é para não ter ninguém lá na frente é melhor jogar com o Bruno que tem faro de gol…depois que ele engrenar aí sim vai ficar bonito…

  • carai.. voces estão malucos éh????? se tem um lugar onde o rafael marques NÃO RENDE, é de centro-avante.. então pra que tirar uma boa opção e coloca-lo onde ele teve seus piores dias? idiotice isso.. o lugar do rapha éh onde ele está… decidam sobre lodeiro e gege , pode ficar um no banco e poupar o seedorf do jogo todo.. quanto ao ataque só temos 2 opções.. ou entra hyuri – que ja provou que é capaz.. ou entra o bruno mendes.. e veremos se ele se recuperou.. HENTIQUE E ALEX…. NUNCA MAIS EM NOSSAS VIDAS ALVINEGRAS.. JESUS NOS DEFENDA DESSA DUPLA HORROROSA!! e pensar que ainda tem gente aqui pedidndo alex.. tem doido pra tudo!!

  • marco brasil

    As vezes a torcida comenta muitas coisas sem saber dos treinos. Bem que no post anterior o Paulo Vitor tinha cantado a bola que o GG vinha bem nos treinos.
    E hora de pensar em libertadores e coap do brasil. Contra o vitoria pouparia o seedorf.

    abs

  • ANTONIO FILHO

    Caros Botafoguenses, a minha análise concide com a de vocês, já havia falado para alguns torcedores que o Botafogo só iria melhorar quando o Lodeiro saísse do time e vejam como estávamos corretos, esse cara é um tremendo enganador, pois pega a bola e só pensa aparecer e perde a bola sem nenhuma responsabilidade, lembro do último jogo dele ficou driblando um jogador sem tocar a bola pra ninguém isso num contra ataque que poderia sair o gol até perder a bola e dá o contra ataque pra o adversário. Dessa forma,vamos ver se o Oswaldo haja com coerência deixando-o no banco e manter o GEGE que está arrebentando, bem como não colocar mais o ALEX no time, pois ontem quando olhei para a escalação, era eu que tinha sofrido um enfarte, será possível que ele se diz conhecedor de futebol e insiste com o ALEX todos nós botafoguenses sabemos que ele já foi bom, mas depois que retornou e que fez a cirurgia, não rende mais a mesma coisa, já que queria fazer aventura o correto era o Bruno Mendes que da última vez que entrou mostrou serviço chutando até no gol.

  • petrofogo

    O que ficou provado é que se igualarmos na vontade tecnicamente somos muito superiores aos vermes, até a torcida dos malditos reconhece isso , no primeiro turno por terem conseguido empatar no ultimo minuto comemoraram como um titulo e ontem aplaudiram o time no final por ter perdido de pouco, querem reconhecimento maior a 3 anos não perdemos para os vermes em competições nacionais.

  • thiago menezes

    o henrique ainda nao fez gols, mas ta jogando bem. jogando melhor que esse alex que na primeira passagem jogou bem, mas dessa vez parece que nem é jogador de futebol. e acho que o bruno mendes merece ir entrando aos poucos
    o lodeiro tem que pegar banco esse anao nao domina uma bola direito!

  • André

    Na boa, o Lodeiro vai esquentar o banco de reservas. Formação, do meio para frente, para as rodadas seguintes: M.Mattos, Renato, Rafael Marques, Seedorf e Gegê; Henrique ou Bruno Mendes.

  • Ed

    Aguenta coração ! Ganhar dos molambos de virada é muito legal . Gegê começou a partida nervoso , natural pra um garoto que entra de titular em jogos equilibrados e decisivos . O gol foi o melhor remédio . Depois o garoto se firmou e foi decisivo pra vitória . Bolívar foi mal , Dória jogou muito e compensou . O árbitro , um sacana , um monte de faltas e ele fazendo vista grossa . Alex muito mal , Henrique um pouco melhor , mas não assusta a defesa adversária . Bruno Mendes uma incógnita . Colocar Dedé no final do jogo , com os caras pressionando , é matar o torcedor . Será que o Osvaldo queria se vingar ? Como Seedorf e R. Marques melhoraram , a equipe voltou a vencer . Também manteria o Gegê contra o Vitória , aproveitando a sua boa fase . Banco pro Lodeiro . Semana que vem vamos eliminar o flamerda da C.B. E calar a boca da imprensa que disse que não merecíamos vencer . SAN

  • Torcida do fogão vamos apoiar este time,ontem foi um fracasso.
    Vamos chegar junto fogão.

  • Gabriel Marinho

    Não. Lodeiro merece banco à muito tempo.Deixa a garotada jogar. Gegê titular,Yuri pode entrar e de centro-avante, Bruno Mendes, esse rapaz vai voltar a fazer gols e deslanchar, e está comprovado o Rafa Marques é melhor vindo de trás, armando jogadas e finalizando.
    O Alex e o Henrique estão péssimos, tem que melhorar.

    O Rafa Marques e o Bruno Mendes chutam de fora da área e precisamos disso. Temos que abrir o olho,o Vitória está em ascensão, não podemos vacilar agora..

  • Sergio Luis

    Alex e Henrique não dá, são muito ruins, principalmente o primeiro. Ou entra o Bruno Mendes ou coloca o Hyuri sem um atacante de referência e com muita movimentação no meio de campo. Lodeiro nesse momento é banco, até porque sempre volta mal da seleção, pois treina-se pouco e ainda por cima ele não joga, igual acontecia com o Loco. Ele voltando tem que treinar a parte física e tecnica, pois não tem acertado uma jogada sequer.

  • Ufaaaaaaaaa vencemos!!! Estou impressionado com a atuação do R. Marques. O cara, além de brilhar no ataque com gol e ótimos passes, ainda salvou um gol certo. Portanto, podemos dizer que ele fez dois gols. Creio que devemos perdão a esse jogador por tudo que falamos dele. O OO estava certo quando acreditou no jogador até o fim. E o Seedorf ao que parece, voltou à sua forma. Também jogou muito.
    A única restrição que faço é quanto à escalação do Alex (esse cara já provou que não joga absolutamente nada!) e sua substituição pelo Henrique que também não joga nada. Por que não entrou com o Bruno Mendes. Afinal o Bruno Mendes já demonstrou muitas qualidades ano passado e merecia outra chance. Espero que o OO não insista com esses dois jogadores. Com eles jogando dá muita raiva!
    Para as próximas partidas eu também escalaria o Gegê, Lodeiro e Rafael Marques.
    O mais importante contudo, foi a vitória. Dessa vez não tomamos gol no finzinho, embora por bobeira do Renato, quase tomamos de novo e do próprio Elias.
    O negócio agora é embalar de vez e garantir a Libertadores. Se o Cruzeiro deixar, quem sabe o título.

  • Boa noite a todos boatafoguenses, dizem que tem coisas que acontece com o Botafogo e eu ja digo como tem torcedor de merda que gosta dessa frase, na realidade já que o nosso time não serve para ele que procure outro time para torce? Não acredito que depois de um jogo daquele de hontem, ainda tem torcedor malhando Rafael Marques, o cara joga com o coração ajudando em toda parte do campo e ai vem um cara ferrar com êle, não acredito que esse cara viu o mesmo jogo que eu vi. Sou a favor de dar oportunidade a Bruno Mendes, não acredito que ele esteja tão mal assim, pois ele com uma perna amarrada joga mais que Elias, Alex e Henrique.

  • guto

    Boa noite galera! como é maravilhoso ganhar dos mulambos estava engasgado na garganta,pois a imprensa toda carioca é flamenguista e estavam enchendo o saco com esse negócio de CAVALO PARAGUAIO,mas o que aconteceu foi que o CAVALO PARAGUAIO TRAÇOU A EGUINHA POCOTÓ,KKKKKKKKKKKKKKK

  • Eduardo

    Concordo com tudo o que foi dito na coluna. Só discordo de escalar o RM20 como atacante. Rafael não sabe jogar de costas e iríamos perder um jogador decisivo cujos Gols nas ultimas duas partidas deram 6 pontos para a nossa retomada. E mais uma coisa: Lodeiro. Não foi coincidência o uruguaio ir para a seleção e o Botafogo voltar a ganhar. Quem vai ao Maracanã sabe! Lodeiro não acerta passe e não marca ninguém! Mantém o Gegê, coloca Bruno Mendes ou Hyuri no ataque, mas deixa o Lodeiro no banco. Ele não está jogando absolutamente nada!

  • Gabriel Marinho

    Torcida do Botafogo no Maracanã: Vergonha. Time no G4 brigando pela vice-liderança, disputando copa do Brasil e a torcida nada…

  • Marcos Cavalcanti

    Realmente , tenho que reconhecer , que o Rafael Marques calou a minha boca !
    Reclamava de sua escalação , xingava quando entrava em campo …
    Hoje , venho aqui reconhecer que estava enganado e admitir o meu erro.
    Apesar de não ser um craque , creio que podemos observar a sua entrega pelo time , a sua disposição e sua raça.
    Caro Rafael Marques , desculpe-me pelas minhas palavras injustas , e posso afirmar com convicção que vc é a alma desse time ao lado do Seedorf .
    Saudações aos irmãos de sangue.

  • Rafael Marques joga na defesa e no ataque. Faz gol e evita gol, sempre em situações críticas do jogo. Fez o gol da vitória e salvou o empate que nos seria frustante. Erra e acerta e está presente no campo de ação das jogadas importantes.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo