Valeu pela vitória e por Seedorf, mas, para convencer, tem que vencer o clássico



O Botafogo esteve longe, mas muito longe mesmo de fazer uma boa partida contra o Náutico. No entanto, o fundamental era vencer, e isso foi alcançado. A pior coisa, contudo, que o botafoguense e os próprios jogadores podem fazer é crer que as derrotas anteriores foram obras do acaso e que a partir de agora tudo voltará ao normal.

O time segue exageradamente lento, com uma saída de bola que se resume a chutões e não consegue realizar uma jogada em profundidade. Quando a marcação do adversário está encaixada – nem precisa ser das mais fortes -, o Botafogo se assemelha a um time de totó, com uma série de jogadores pregados à espera de uma sobra para iniciar o ataque. Sinceramente, se não fosse pelo Náutico – o pior time disparado da primeira divisão -, não sei se o Alvinegro conseguiria os três pontos.

Agora vejamos o lado bom da situação. Com a vitória, somada e muito relacionada à bela apresentação de Seedorf, é natural que o ambiente fique mais leve. A confiança, especialmente do holandês, reapareça. E é justamente este fator (Seedorf jogando bem) que pode fazer com o time recupere o futebol de outrora. Caso isso efetivamente ocorra, o risco de perder a vaga na Libertadores diminui consideravelmente.

Entretanto, só conheceremos o efeito do triunfo desta quarta-feira nos próximos jogos. O seguinte é contra o Flamengo, uma chance de ouro para mostrar de que lado o Fogão está sambando.



  • Foi exatamente o que escrevi agora mesmo lá no blog do Nilton Severiano.

    O time voltou a errar pouco, o toque de bola cozinhou o Náutico e Seedorf, após a pixotada que redundou no gol deles se ligou e passou a jogar bem, nada assim uma Brastemp mas ainda assim, furos acima do que vinha rendendo.

    Mas imprescindível mesmo é vencer o mulambão da rabeira da tabela no domingo pois aí sim, a volta da confiança em campo pode ficar garantida.

    • ESTE PAPO DE QUE TEM QUE VENCER PARA CONVENCER NÃO DÁ MAIS . O TORCEDOR DO BOTAFOGO É UM ETERNO INSATISFEITO . NÃO VAI COMPARECER NUNCA AO MARACA EM GRANDE NÚMERO . VAI VENCER O FLAMECO MAS O TORCEDOR VAI CONTIONUAR INDO DE CONTA GOTAS .

      • Não vejo assim. Fomos contra o S. Paulo, fomos de novo contra o Grêmio e fomos ainda em ótimo número nos 4×2 contra o Galo e então, comparecemos sim.

        Veja imagens da Arena do Grêmio que, se formos nesta toada do seu comentário, deveria estar fechada, lotadinha ontem (o jogo até foi no horário mais cedo) e no entanto, se vê que ficou com inúmeros espaços vazios.

        Só as torcidas de povão ou as desesperadas (S. Paulo), quando chamadas, lotam estádio toda semana. Não aprendeu isso ainda não meu amigo?

        A própria torcida sãopaulina, quando não estão a perigo mas ficam no meio da tabela, vai em “3 ou 4 ônibus” ao Morumbi (atenção às aspas).

      • caio daniel

        Melhor que essa torcida de idiotas não vá. Para vaiar Seedorf (falta de inteligência e respeito) e gritar para atrasar o salário (que absurdo) ao inves de incentivar o time, melhor ficar em casa.
        No jogo contra o Gremio a atuação da torcida foi muito pior que a do time.

  • Lourdes Moreira

    Totalmente de acordo com o Vinícius.

    A saída de bola é péssima, a lentidão é impressionante! Marca mal. Houve momentos que o meio do campo era um buraco só. Outros, ou sempre não havia ninguém na área pra receber um lançamento. O Henrique, chega! Espero que domingo entre o Bruno Mendes. Domingo será o dia ‘D’ para o Botafogo. Aí a gente vai saber se há reação é pra valer.

    Mexeram com o brilho da ‘Pérola Negra’ e deu a resposta em campo e com golaço! Oxalá, domingo volte a brilhar a estrela solitária, e a confiança do time, da comissão técnica, da diretoria e nossa.

    Abraço,

    • Cavalito Paraguaio

      Concordo plenamente esse Henrique é horrível.

      • ALÉM DE CONCORDAR COM VOCES, NÃO DÁ PARA ATURAR MAIS ALÉM DO HENRIQUE, ELIAS, RAFAEL MARQUES, A GARÇA PARALÍTICA QUE SÓ SABE TOCAR PARA TRÁS, EDILSON E ATÉ O HIURY QUE MOSTROU SER UMA GRANDE ENGANAÇÃO DE ESTRÉIA.

        CHEGOU A HORA DE DAR VEZ AO SASSÁ E DEIXAR O GEGÊ NO LUGAR DO RAFAEL MARQUES E O GILBERTO QUE É MIL VEZES MELHOR QUE O EDILSON.

        GRAÇAS A DEUS O OSVALDO NÃO ESTAVA NA BEIRA DO CAMPO, MAS ACREDITO QUE ELE DEVE TER RECOMENDADO A ENTRADA DO EDILSON E HENRIQUE E ELIAS NO TIME, E TOMARA QUE O RAFAEL MARQUES TENHA TIDO UMA LESÃO GRAVE QUE SÓ ASSIM ELE SAI DO TIME.

        GRAÇAS AO SEEDORF QUE VOLTOU A JOGAR E MELHOR VOLTOU A FALAR EM CAMPO COORDENANDO O TIME DENTRO DE CAMPO, QUE ACONSELHO QUE O OSVALDO VOLTE PARA O HOSPITAL E FIQUE INTERNADO ATÉ O FIM DO CAMPEONATO.

        O JOBSON AGORA VAI GANHAR UM PORSHE E QUE FALTA ELE FAZ MESMO DOIDÃO NO BOTAFOGO, SE ELE ESTIVESSE JOGANDO NÃO PERDERÍAMOS PARA BAHIA, PONTE PRETA, GREMIO FORA OUTRAS PARTIDAS QUE EMPATAMOS.

        VOLTA JOBSON JÁ!!!!!!!!!!!!!!

        • Paulo Pontes

          Você só pode ser torcedor de outro time, falar mal do Rafael Marques, é no mínimo uma grande burrice, hoje o Rafael Marques é sem dúvidas o jogador mais importante e o mais equilibrado do time, é de uma regularidade que nem mesmo o Seedorf consegue manter, pare pra analisar, perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

          • Galak

            Realmente, não entendo a imprensa e parte da torcida. O botafogo se mantém no G4 há 23 rodadas, o grêmio perde em casa, o cruzeiro também, os rivais cariocas, lutam para fugirem do Z4 e o botafago é o cavalo paraguaio? Aposto que os outros gostariam de estar o nosso time está, então pare com essa ladainha, com todos os problemas, com um elenco limitado após a venda de vários jogadores, ainda assim temos um time competitivo e a prova é que estamos em 3º e creio, em breve, voltaremos ao 2º. Vamos ao maraca incentivar esse time se queremos a libertadores e a copa do Brasil. SAN.

          • helio fernandes gonçalves

            SE ESSE JOGADOR (POSSANTE/BIZARRO/BIZONHO/CANELEIRO…), É TUDO ISSO
            QUE VC POSTOU QUE DEUS TENHA MISERICÓDIA DE SUAS PALAVRAS , ISTO PROVA
            QUE VC ENTENDE MUITO POUCO DE FUTEBOL. ESSA “JÓIA” TEM SEUS 30 ANOS. ONDE
            VC OU OUTRO DEFENSOR VIU ELE JOGANDO BOLA??? QUAL GRANDE CLUBE ELE DEFENDEU
            E GANHOU ALGUMA COISA??? PELO MENOS JOGOU EM ALGUMA SELEÇÃO DE BASE???
            FOI SONDADO OU AO MENOS COGITADO POR ALGUM GRANDE CLUBE EUROPEU??? NO
            ANO QUE VEM VAI JOGAR NO FLAMENGO/S.PAULO/GRÊMIO/CRUZEIRO/PALMEIRAS…
            JÁ FOI CONVOCADO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA, E OLHA QUE POR LÁ JÁ PASSARAM
            AFONSO/HULK/L.DAMIÃO… CANELEIROS BRABOS, E ELE??? RESPONDE AÍ SE PUDER!!!!!

        • helio fernandes gonçalves

          AS VEZES NOS CHAMAM DE PESSIMISTAS ENTRE OUTRAS COISAS… MAS NA VERDADE
          É QUE SOMOS BOTAFOGUENSES COMO QUAISQUER OUTROS, SÓ QUE REALISTAS!!! NUNCA
          FALEI MAL DA INSTITUIÇÃO BOTAFOGO, E SIM DE SEUS DIRIGENTES QUE DE PURA SACA_
          NAGEM OU INCOMPETÊNCIA CONTRATAM/ACEITAM JOGADORES SEM A MÍNIMA QUALIDADE
          TÉCNICA E PAGANDO ALTOS SALÁRIOS (HENRIQUE/R.MARQUES/ELIAS/HYURI…), E QUE
          NUNCA VEEM A PÚBLICO EXPLICAR TAIS SANDICES OU A PRESIDENCIA DIZER O QUE VAI
          FAZER COM ALGUNS JOGADORES EM 2014, TAIS COMO RENATO QUE GANHA MUITO E
          NUNCA JOGOU NADA/M. MATOS TOQUINHO PRO LADO E SÓ/LODEIRO AUTÊNTICO BALÃO
          JAPONES/SEEDORF EM FIM DE CARREIRA… COM OS SALÁRIOS DESSES JOGADORES AQUI
          CITADOS, O BOTAFOGO FORMARIA UM BAITA TIME MUITO MAIS NOVO E COM QUALIDADE
          TÉCNICA MUITO SUPERIOR A ESTE QUE ESTÁ AÍ!!!!

          • CARO HELIO, O PIOR É QUE TEM TORCEDOR COM O MESMO PENSAMENTO DO OSVALDO DE OLIVEIRA E DO MAURÍCIO SONÇÃO, QUE ACHAM A GARÇA PARALÍTICA DO RAFAEL MARQUES É UM CRAQUE, QUE AQUI MESMO O TAL PAULO PONTES CHEGA A DIZER QUE ESTA GARÇA É O JOGADOR MAIS IMPOSTANTE DO BOTAFOGO, PQP.

            SEMPRE FALEI AQUI QUE PRECISAMOS DE UMA LIMPEZA NESTE ELENCO CARO E CONTRATAÇÃO DE JOGADORES COMO O HENRIQUE, QUE ERA RESERVA NO SPORT RECIFE NO ANO PASSADO, ELIAS HORROROSO NO RESENDE, EDILSON NEM A TORCIDA DO GREMIO SABIA QUE ELE EXISTIA NO CLUBE, HIURI DO AUDAX QUE PAGA SALÁRIO MÍNIMO AOS SEUS JOGADORES, RODRIGO DEFENDI NINGUEM SABE POR ONDE ANDA, MARCELO MATOS QUE JÁ DEVERIA TER SIDO DISPENSADO, O RAFAEL MARQUES QUE NÃO GANHAVA NEM R$ 50.000, OO DE SALÁRIOS NA TURQUIA E NO JAPÃO E NO BOTAFOGO GANHA R$ 250.00,00 E O OSVALDO AINDA QUERIA DAR AUMENTO PARA ELE, QUE ESTE JOGADOR FOI UMA TRANSAÇÃO COM EDUARDO URAN, E A PRÓPRIA RENOVAÇÃO DO CONTRATO COM O OSVALDO FOI MAIS UMA BURRICE DO MAURÍCIO SONÇÃO QUANDO TINHAMOS A OPORTUNIDADE DE CONTRATAR O MARCELO OLIVEIRA, QUE VAI SER CAMPEÃO BRASILEIRO POR MENOS DA METADE DO SALÁRIO DO OSVALDO.

            É CLARO QUE NO ANO QUE VEM O SEEDORF E O RENATO NÃO FARÃO MAIS PARTE DO ELENCO DO BOTAFOGO ATÉ PELO AUTO SALÁRIO QUE GANHAM, E SEM RETORNO FUTURO NENHUM, E ATÉ MESMO O JEFERSON QUE É O NOSSO GRANDE GOLEIRO DEVERÁ SER NEGOCIADO E É BOM APROVEITAR EM VENDÊ-LO AGORA COM ELE NA SELEÇÃO VALORIZADO, E TEMOS BONS GOLEIROS ESPERANDO A CHANCE DE SE FIRMAR COMO O RENAN E O ANDREY, E ATÉ O BOLIVAR DEVE ESTAR QUERENDO GANHAR UMA GRANA ALTA PARA RENOVAR COM O BOTAFOGO E TAMBÉM PODE SAIR, POIS NÃO DARÁ RETORNO FINANCEIRO NENHUM.

            ENTÃO É UMA QUESTÃO DE SABER ADMINISTRAR O CLUBE, COM CONTRATAÇÕES DE JOGADORES REALMENTE ÚTEIS A CLUBE E COM RETORNO FINANCEIRO E NÃO FAZER NEGOCIATAS COM EMPRESÁRIOS CONTRATANDO JOGADORES HORRÍVEIS COM SALÁRIOS ABSURDOS, QUE SÓ ONERAM A FOLHA DE PAGAMENTO.

            ENTÃO CARO HÉLIO OS QUE NOS CRITICAM É POR SERMOS BOTAFOGUENSES REALISTAS E SÓ QUEREMOS O MELHOR PARA O CLUBE, PORQUE ESTAS MERDAS VÃO EMBORA E O CLUBE É QUE FICA ENDIVIDADO POR ADMINISTRAÇÕES COM FALCATRUAS.

            VOLTA JOBSON E BEBETO DE FREITAS, QUE VOCES ESTÃO FAZENDO FALTA AO CLUBE.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Fiquei muito feliz com a vitória que foi sem dúvida muito importante e a rodada como um todo foi muito positiva para o Botafogo. Mas me deu no ovo o tal Luiz gritando: “TRABALHA A BOLA!” incessantemente. Muito bem trabalhar a bola e tal. Mas não pode ficar também só tocando pro lado. Voltamos a tocar bem mas falta um futebol mais veloz e vertical pra poder se garantir lá em cima. Acho, no entanto que já foram muito menos chutões; os chutões que o Dória deu, inclusive são muito melhores que pixotadas de quem quer sair driblando e perde a bola ou passes arriscados. O que dói mesmo é falta de dinâmica mais agressiva, movimentação visando penetração, infiltração e tudo isso com velocidade.

    • Raoni Gonçalves

      Essa falta de dinâmica é pq o meio é lento eu colocaria o Lucas Zen no lugar do Renato, para dar mais combate e tirar os espaços das equipes adversárias ou então eu adiantaria o Dória, para ficar com a zaga entre o Bolívar e o André Bahia.
      Domingo tem clássico e jogaria no 4-2-2-2 com
      Renan, Gilberto(Edilson), André Bahia e Bolívar, Julio Cesar(lima), Dória (lucas Zen), Marcelo Mattos, Seedorf e Octávio(julio Cesar), Rafael Marques(Hyuri) e Henrique(Bruno Mendes).

      • JOSIMAR, O LATERAL

        Prezado Raoni,

        Antes da contusão (que foi bem grave) o Zen era até razoável e poderia ter algum futuro, hoje em dia não levo fé nenhuma. Acho muito fraco, para ser sincero. Até entendo a sua ideia de colocar o Dória mais à frente, mas não tenho nenhuma confiança no André Bahia, esse sim muito fraco na saída de bola. Marcelo Mattos é muito fraco tecnicamente e Henrique não convence mesmo. Gosto muito do bruno mendes e acho que ele nunca deveria ter saído do time. Mas depois de tanto tempo parado e do tempo em que ele passou mal tem que ir entrando com ele aos poucos.

        eu iria de:

        renan, gilberto, bolívar, dória, júlio césar; marcelo mattos, gegê, octavio, seedorf, rafael e hyuri.

        até acho que o dedéque é um bom cabeça de a´rea deveria a longo prazo substituir o mattos. mas não dá pra colocar ele assim de primeira contra o flamengo. Mas eu já estaria preparando ele há muito tempo se fosse o treinador, porque o Zen desde a contusão nunca correspondeu mais. Independente de ser mais experiente. Nesse meu esquema os 3 garotos iam ter que se sacrificar bastante e voltar pra marcar. Além do rafael tb! MAs com 3 moleques indo e voltando mas os dois laterias chegando e voltando dá pra fazer um jogo dinâmico.

        • fabio abelino

          Gostei muito da sua proposta, mas sera que não perderiamos um pouco da marcação, haveria um grande desgaste dos garotos haja visto que vai se tratar de um grande classico e a pressão do favoritismo esta completamente com o nosso time. concordo em que iriamos ter um jogo mais dinamico

          • JOSIMAR, O LATERAL

            “quem não arrisca não petisca!” “o medo de perder tira a vontade de ganhar!” ” a melhor defesa é o ataque” – claro que vc pode citar meus outras máximas do senso comum para defender uma postura defensiva. Acho que o time ganha tanto em velocidade que isso compensa. Mas é claro que tem o risco. Com a vitória sobre Inter o flamengo virá pra cima também. Não acho que eles vão ficar só esperando o contra-ataque.

      • fabio abelino

        é uma escalação muito boa mesmo…da ate para fazer um teste nos treinamentos…e saber mexer para um placar adverso caso saiamos perdendo na primeira etapa. O mais dificil vai ser manter o doria no meio de campo.Vai ter momento em que ele vai querer ir para a zaga. é uma aposta mesmo o octávio como lateral esquerdo…boa opção gostei mesmo…é uma pena que este elenco não esta em nenhum video game…para fazer um teste

        • Raoni Gonçalves

          Caros Fabio e Josimar!

          De fato tem razão que o Lucas Zen após da contusão não voltou o mesmo, pois demora um tempo até o jogador voltar a jogar um bom nível. Lembre-se que isso vai acontecer com Lucas, Cidinho e Bruno mendes tb.
          Quanto ao André Bahia no time e adiantando o Dória o time ganharia muito na marcação, ou seja ficaria com três Zagueiros especial contra o Flamengo que no time tem o Hernane que é brigador, e sendo assim teria que sair da área, juntamente com os laterais fazendo uma linha falsa de 5 defensores (Edilson, Bahia, Bolivar, Dória e Julio Cesar) impedindo as penetrações de Léo Moura e de Paulinho. Por sua vez utilizaria no meio campo Jogaria com Marcelo Mattos, o Zen, Renato e Octávio, sendo que colocaria os últimos jogando nas pontas e atacando o Henrique, que sai bem da área, porém, só precisa de meias chegando nele.
          O Botafogo defendendo seria no 5-4-1, e atacando jogaria no 3-5-2, liberando Julio Cesar e Edilson, no segundo tempo, colocaria o Seedorf no lugar do Renato o Rafael no lugar do Octavio e o Hyuri no lugar do Henrique.
          Ganharia em marcação e tb velocidade com Marques, Seedorf, (descansado 45 min) e Hyuri.

  • Wilian

    Show de bola Botafogo. Parabéns a todos os jogadores. Acho que depois do jogo de hoje vale uma tentativa de escalar o Botafogo com a seguinte formação:
    Jefferson (Renan)
    Edilson (Gilberto) – Bolivar – Dória – J. Cesar
    MM – Gabriel
    Renato – Seedorf – Gegê
    Rafael Marques (Elias)

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Acho que o Gabriel não volta ainda não, infelizmente!

  • marcus

    vc tá maluco cara,o time jogou bem,oscilou um pouco dentro da partida,o nautico tirou ponto de gente grande recentemente,não venha desvalorizar nossa vitória e afastamento da maré de azar,seedorf voltou a jogar um grande futebol,uma pena elias,tava tendo uma atuação de centroavante pivô impecável,grande partida do edilson,rafael marques buscando o jogo,a lamentar a falha grotesca do renan e os chutões sem nexo do dória,MAS DIGAM PARABÉNS BOTAFOGO,VITÓRIA JUSTÍSSIMA E VIVÍSSIMO NA BUSCA PELO SEGUNDO LUGAR!

    • Cavalito Paraguaio

      É isso aí é melhor enxergar isso do que ser cego.

  • OLAVO BATISTA

    Os 3×1 de ontem contra o laterna Naútico foi muito, mas muito importante. O mais importante agora é o grupo se concentrar para vencer de qualquer maneira essa mulambada de urubus no domingo para enfim, dar uma embalada no BR/13. repito: Será primordial vercermos a mulambada preta-e-vermelha no domingo.

  • OLAVO BATISTA

    RENAN, ADILSON, BOLIVAR, DÓRIA E JÚLIO CEZAR.
    MMTOS, RENATO GABRIEL, SEEDORF, RMARQUES E GEGÊ. Com essa formação, dará para vercermos aquela mulambada.

  • fernando alves

    Meus caros amigos apesar dos pesares o fogão é o campeão carioca de 2013, é o terceiro colocado no brasileirão, e continua classificado na CB. já o vasmerda, florzinha e urubu continuam lutando para não cair e devendo a todo mundo e com salários atrasados. Os pequenos clubes de são Paulo continuam como sempre muita mídia e pouco futebol. O lastimão diz que paga verdadeiras fortunas pelo elenco bancado pelo governo federal e não faz gols, o São Paulo este ano não tem jeito vai cai e o santos tinha apenas um jogador o Neymar vendeu e acabou o clube.

  • otávio ta muito cru ainda pra ser titular!!! muito lento em campo!!! tem q deixar hyuri no time pra termos um pouco de velocidade no time, e com toda certeza o henrique é um dos piores atacantes que temos, entre todos ainda o alex que possui maior qualidade tecnica

  • ivo

    O PROBLEMA DO BOTAFOGO É A FALTA DE JOGADORES QUE JOGAM PELOS CANTO E AGUDO,ENQUANTO O ELIAS E O RAFAEL MARQUES ESTAVAM FAZENDO ESTA FUNÇÃO FIZERAM BASTANTE GOLS.MAS AGORA NÃO TEMOS ESTE JOGADOR .O HYÚRI PARECE QUE DEU FOI SORTE DE PRINCIPIANTE.NÃO ESTÁ CORRESPONDENDO.BASTOU O ELIAS RETORNAR QUE VENCEMOS,A FALTA DE JOGADORES COMO HERRERA E JÓBSON É VISÍVEL.PRECISAMOS MUITO REENVENTAR URGENTE POR QUE SE NÃO CONTINUAMOS AMEAÇADO ATÉ O FINAL.PRECISA DEIXAR O SEEDORF NA RESERVA E ENTRAR NO SEGUNDO TEMPO,ESTÁ MUITO CANÇADO E ESTÁ COMPROMETENDO O MEIO DE CAMPO ESTÁ PROPORCIONANDO CONTRA ATAQUES PARA NOSSA DEFESA QUE ULTIMAMENTE VEM FALHANDO MUITO NA MARCAÇÃO.ACHO QUE O DÓRIA ESTÁ DE MUITA GRACINHA NÃO ESTÁ JOGANDO SÉRIO.

  • hélio fernandes gonçalves

    ENFIM VENCEU… MAIS NÃO CONVENCEU!!!!! A ZAGA AINDA É OSCILANTE, M.MATOS É
    “BURROCRATA” NÃO SABE SAIR JOGANDO NÃO CRIA NADA PEGA A BOLA TOCA PRO LADO
    E MAIS NADA, PARECE ARAME LISO SÓ CERCA… RENATO PARECE JOGADOR AS VÉSPERA
    DE SE APOSENTAR É AQUELE ARROZ COM FEIJÃO E SÓ… E O BIZONHO (R.MARQUES) SE
    SUPEROU ONTEM, PERDEU GOL DE CARA CHUTOU BANDEIRINHA DE CÓRNER… DE BOM
    É QUE FOI SUBSTITUÍDO, E O HENRIQUE, O QUE É AQUILO??? E O HYURI??? ELIAS???
    REPITO AQUI O BOTAFOGO AINDA É JEFERSON OS GAROTOS DA BASE E MAIS NADA!!!!!

  • pessimista de plantão

    pelo amor de deus gente,juro que não entendo, contra varios times jogamos bem e perdemos, ai todo mundo falou que o botafogo tava mal por que perdia, agora que ganhamos, falam que agente tá mal porque ganhou mas não jogou bem, TENHA SANTA PACIENCIA TORCEDOR DE MEIA TIJELA…

  • amigos do bota ,tudo bem, mas temos um grande problema ,DORIA este rapaz é
    doido ,maluco mesmo muitos erros, chutôes ao esmo,etct…….está na hora de partir.
    (péssima defesa) Viva bota.

  • andrade

    Impressionante como nosso time leva gols bobos, por falhas, no início do jogo e tem de correr atrás, precisa ser mais cauteloso. Contra a Ponte Preta, contra o framengo, contra o flu flu contra o Grêmio, tudo falha nossa ou roubado como no jogo contra o framengo que a imprensa se calou. Contra o Náutico se repetiu erro nosso no início saindo correndo atrás do resultado que finalmente apareceu. Quem pagou o pato foi o controle da televisão que foi parar longe, estava de saco cheio de levar gol no início do jogo.
    Agora o Elias, o Rafael, o Henrique tem todas as chances e o BRUNO MENDES, nenhuma???.
    O Henrique não é centroavante, não aguenta porrada, o Elias parece que está doente de tão lerdo, precisamos ter o Bruno Mendes em campo, com chances de pegar ritmo de jogo igual ao outros, vamos lá OSVALDO raciocine.

  • Marcos Freitas

    Este jogo mostrou que o que vinha faltando no time era raça e vergonha na cara jogadores que ganham um salario de dar inveja a qualquer mortal tem que dar sangue sempre para sua torcida e não só para o treinador como foi divulgado quando a torcida cobra não é a toa, queremos RAÇA SEMPRE!!!!!!!!

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    NÃO SE ILUDAM, CONCORDO COM UM COMENTÁRIO QUE VALORIZA OS TRÊS PONTOS, PORÉM OS JOGADORES DEMONSTRAM CLARAMENTE CANSAÇO, INCLUSIVE O SEEDORF QUE DEU O PRIMEIRO GOL, NA MINHA OPINIÃO PROVOCOU O ERRO DO RENAM, POSSO FALAR ISSO PORQUE ASSISTI O JOGO NA TV E POR VÁRIAS VEZES MUDEI DE CANAL PARA NÃO VER A TOTAL INERCIA DE ALGUNS JOGADORES DO TIME E QUE PODIA ACABAR RESULTANDO NUMA VIRADA DAQUELE TIME PELADEIRO DO NAUTICO, TANTO QUE DEPOIS DE VÁRIOS SUFOCOS CONTRA NOSSA META, AO APAGAR DAS LUZES FIZEMOS O TERCEIRO E NÃO ADIANTA FALAR QUE PERDEMOS GOLSS, AGORA FALAR QUE NOSSOS PROBLEMAS ACABARAM É ENTUSIASMO DE MAIS, SÓ NÃO PODE ENTRAR COM ESSA INHACA DESGRAÇADA CONTRA OS MULAMBOS SENÃO VAMOS DAR VIDA A DEFUNTO. O JOGADOR EDILSON APESAR DE NÃO SER ESSE PRIMOR TÉCNICO RECOMPENSA NA RAÇA, POIS SE TIVESSE MEIA DÚZIA DE JOGADORES NO TIME COM A RAÇA DELE, EU DIRIA COM TODA A CERTEZA, JÁ ESTAMOS NA LIBERTA DE 2014, MAS É DIFÍCIL SER TÃO OTIMISTA VENDO A TIRIÇA DE OUTRA MEIA DÚZIA E, DIGO MAIS HOJE O TIME DO BOTAFOGO NÃO MARCA MAIS NINGUEM SÓ CERCA, PARA ENCERRAR GOSTARIA DE FAZER UMA CRÍTICA QUE TENHO CERTEZA MUITA GENTE NÃO VAI CONCORDAR, NÃO PARTICIPO DE TODO ESTE OBA OBA EM CIMA DO “DORIA”, POIS VEJO ELE COMO REGULAR, ZAGUEIRÃO FAZENDEIRO É UM TERROR QUANDO ACHA QUE É CRAQUE, FICANDO TÃO DESLIGADO EM CERTOS MOMENTOS QUE SE TORNA UMA PRESA FÁCIL PARA QUALQUER ATACANTE QUE GOSTE DE ENTRAR NA DIAGONAL E, A ÚLTIMA INVENÇÃO DELE É ADORAR CHUTAR EM CIMA DO ADVERSÁRIO PROVOCANDO ALTAS EMOÇÕES AO TELESPECTADOR, MAS COMO DISSE NO COMEÇO VALEU PELA VITÓRIA QUE PRATICAMENTE NOS LIVROU DO REBAIXAMENTO, OBSERVANDO QUE JOGAMOS COM UM NAUTICO HORRÍVEL..FUI.

    • Vcs se iludem que o Botafogo vai jogar novamente um futebol de alto nível. Depois que perdemos Felipe Gabriel, Jadson, Vitinho, Andrezinho ficamos desconfigurado( que é normal)taticamente, não adianta ficar cornetando dizendo que já era, que o time não joga mais, blá,blá, blá, pororó, não adianta, no momento não temos times para isso. Temos que colocar os pés no chão e deixarmos de ser ufanistas. Aos poucos sem queimar etapas, estamos lançando os garotos da base e estão pegando experiência para caso se classifiquemos para a Libertadores tenhamos uma boa base para remontar o time. Não precisamos mais de torcedores corneteiros de plantão, já não chega a imprensa esportiva que joga contra, temos que dar um basta nessa situação e começarmos a amadurecer a idéia que o time já foi muito longe depois de ser todo desmontado. Isso aqui é Botafogo corneteiros!!!

  • fernando alves

    Força Fogão!!!!!

    Para refletir;

    O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.
    ( Helen Keller)

  • Fernando

    Jogar mal faz parte. O problema é que o Botafogo não sabe se virar jogando mal, como TODOS times do campeonato fazem. O time não está preparado pra isso, não sabe jogar fechado, segurar um resultado. Vencendo por 2×1, foi muito pressionado pelo Náutico, que perdeu gol na cara, teve uma infinidade de oportunidades de fazer cruzamentos e chutes totalmente livres. Assim é difícil ganhar algo mesmo. Para vencermos os jogos, precisamos jogar muuuita bola. Aquela máxima de que “ataque ganha jogos e defesa ganha campeonatos” é verdadeira.

  • Alan

    Vinícius de Andrade vc escreveu:”Sinceramente, se não fosse pelo Náutico – o pior time disparado da primeira divisão -, não sei se o Alvinegro conseguiria os três pontos”.

    Vc é um brincalhão! Qurendo ou não, mesmo com essa “pequena” intempérie o GLORIOSO BOTAFOGO venceu grandes rivais como o próprio Cruzeiro no 1º turno no RJ. Venceu o Santos 2 vezes no RJ e em SP na Vila Belmiro, Venceu o Corinthians, goleou o atual Campeão da Libertadores da América pela Copa do Brasil por 4×2 num jogaço e sem o Seedorf em campo. Pelo Brasileiro empatou com o Galo e buscou o empate na 2ª partida da Copa do Brasil lá dentro de Minas. Venceu o Vasco por 3×2 num jogaço, venceu o Fluminense no 1º turno que é o atual campeão brasileiro em 2010 e 2012. Venceu o Galo CAMPEÃO DA AMÉRICA e fora outros grandes clubes. Venceu o Coritiba de Alex por 3×1.

    LAMENTÁVEL SUA COLOCAÇÃO!

    • Galak

      Boa, Alan. Esse cara parece mais um dos inúmeros jornalistas, que gostam de denegrir nosso time. Sou mais botafogo.

  • Nossa torcida é CHATA demais mesmo…Quando perde, todo mundo é ruim…quando vence, venceu mas não convenceu…Quando é campeão, o campeonato não tem importância… Garanto uma coisa: Se aquela partida de ontem, exatamente da mesma forma que começou, fosse no Maracanã, nós teríamos perdido, pois a intranquilidade que a torcida passa para o time em campo é IMPRESSIONANTE… Se o Botafogo jogasse todas as partidas fora de casa, acho que teríamos mais chances… Se não quer ir ao estádio, fica em casa reclamando do primeiro ao último minuto na frente da TV. Mas, se for ao estádio, incentive o time do primeiro ao último minuto. Só vale vaiar e pressionar o time no final da partida. O Grupo é bom (todo, incluindo a comissão técnica), papamos o carioca sem final, estamos a uma vitória da semi da CB e em 3º no campeonato mais difícil do mundo, muito perto do 2º colocado…E se você procurar nos foruns dos doze times grandes que existem no Brasil, a nossa torcida é a QUE MAIS RECLAMA…Ou tem gente infiltrada aqui que não é alvinegro de verdade ou então não temos mais saída, pois nenhum time consegue grandes triunfos sem uma grande torcida ao lado, ajudando…

    • petrofogo

      Concordo com vc plenamente o pessoal quer é motivo para reclamar qdo justamente era para ser o contrario, perdemos o engenhão devido a isso perdemos jogadores importantes ficamos 3 meses com todas as receitas penhoradas ,salários dos jogadores atrasados elenco reduzido agora dos últimos 18 pontos disputados ganhamos 4 e mesmo assim estamos em terceiro 9ptos a frente do quinto, podendo cair para seis se o inter vencer, estamos nas quartas da copa do brasil, e a imprensa e parte da torcida só critica. os vermes com toda a sua arrogância estão a 2ptos do z4 o fluc iden e o vasco no z4 fala serio torcida vamos apoiar e ajudar esse time independente de qualquer coisa conquistar essa vaga para libertadores que será uma grande vitória esse ano, se conquistarmos a copa do brasil ótimo, porem com a vaga na libertadores e com o engenhão de volta no próximo ano com certeza daremos um salto ainda maior.

      • fabio abelino

        realmente tenho passado por alguns foruns e blogs sobre nosso time, sem contar estar cercado de mulambos…kkkk no meu trabalho…mesmo com o time na merda e lutando para não cair estão la vibrando torcendo, já disseram que vai dar framengo no domingo…temos é que torcer loucamente e nao calar o nosso amor pelo glorioso…olhando a tabela da proxima rodada vai ser um sobe e desce descomunal basta ver que teremos classicos mineiro, carioca e acho que paulista tbm. Qual deve ser a sensação dos paulistas em ficarem fora da liberta 2014?somos privilegiados em ficar sem estadio…quase sem time…so precisamos voltar a acertar a marcação

  • Pow se o senhores acham que o Bota vai melhorar, estão enganados. Não adianta querer que o time jogue um futebol melhor, infelizmente o nosso presidente vendeu o que tinha-mos de melhor(Felipe Gabriel, Andrezinho, Jadson e Vitinho) e não contratou nínguém de peso, só contratou Um zagueiro mediano e a grata surpresa Elias e lançando aos poucos os garotos da base que já, já nosso presidente os venderão também por falta de caixa. Acho eu que os times que tem estão jogando um futebol pior que o nosso, toda imprensa esportiva está contra o Botafogo e pelo visto a maioria de seu torcedores também pelo visto, enquanto continuar-mos com esse negócio de ficar torendo contra nosso próprio time e cornetando, o time vai continuar jogando mal. Ontem quebramos a sequência de derrotas e temos uma grande batalha pela frente que é derrotar-mos os mulambos. Só digo uma coisa para os corneteiros que querem torcer contra o Botafogo: Não precisamos de vocês, vai torcer para o Flamengo valeu, isso aqui é Botafogo!!!

  • Pedro – Heindall_BR

    lendo os comentarios acho q ninguem falaria q o mesmo time é o terceiro colocado do campeonato. Continuam no 8 ou 80. Nem muito ao Céu nem muito ao inferno.
    Parece q botafoguense só vê as qualidades quando vence umas 5 seguidas e olhe lá. No restoo time todo é uma desgraça. Torcida do Botafogo está doente há algum tempo, e isso atrapalha na arquibancada. Mas o único remédio talvez seja um titulo. Meio paradoxal isso.

  • José

    Time jogou consciente,tocando a bola,organizado.Um pouco lento,mas isso é normal pelos jogadores que estavam no meio campo.
    Time de totó ? saída de bola com chutões ? na maioria das vezes saiu tocando a bola e otime teve uma movimentação boa.
    Excelente atuação do renato.Rafael marques estava em todas as partes do campo, e o Elias fez toda diferença na frente no primeiro tempo.

  • Orlando Soares

    Foi providencial a vitória; vencer tem que ser sempre o objetivo, por isso espero neste domingo que o time supere o cansaço mais uma vez e vença. Não me importa se é contra o Canto do Rio ou o Barcelona, o que tem valor mesmo, são os três pontos ganhos.
    No Blog do Nilton Severiano, parece que ele pergunta se nós torceremos para nossos rivais nas próximas rodadas; Eu torcerei sim, se é para o bem do Botafogo e não prejudica a ninguém, então, torcerei.

  • jose candido

    CONVENCER DE QUE? – GANHAR DO CORINTHIANS NÃO É CLÁSSICO, GANHAR DO GALO MINEIRO NÃO É CLÁSSICO, GANHAR DO INTERNACIONAL NÃO É CLÁSSICO, GANHAR DO SANTOS NÃO É CLÁSSICO – CAMPEONATO BRASILEIRO É O ÚNICO NO MUNDO QUE TEM 11 CLUBES GRANDES NA PRIMEIRA DIVISÃO – E TEM TAMBÉM ENTRE OS 20 CLUBES – 14 JÁ FORAM CAMPEÕES BRASILEIRO – ME DIZ AONDE NO MUNDO TEM UM CAMPEONATO ASSIM – SOU BOTAFOGO E O BOTAFOGO NÃO TEM QUE CONVENCER NINGUÉM – UM CLUBE QUE SEMPRE SEDE JOGADORES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTROS PAÍSES SUL AMERICANOS – UM CLUBE QUE É O ÚNICO CLUBE NO MUNDO QUE FOI FUNDADO POR ONZE MENINOS E EXISTE ATÉ HOJE E TEM O CODINOME GLORIOSO – NÃO TEM QUE CONVENCER NINGUÉM – SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.

  • jose candido

    OUTRA COISA – O BOTAFOGO ESTE ANO NÃO PERDEU NENHUM CLÁSSICO – OU ESTOU ENGANADO.

    • petrofogo

      perdeu o primeiro do ano para a mulambada

  • Daniel Alves

    O Dória tem que entender que zagueiro TEM QUE ZAGUEIRAR! Aliás, não só ele como o nosso famoso entregador de camisas, que com certeza o tem orientado a parecer um Puyol ou Thiago Silva, coisa que ele não é.

    É irritante ver os próprios companheiros de meio de campo voltando o jogo pro Dória começar a jogada! Quem arma jogada é meio campo.

    Fora isso, continuo afirmando que Oswaldo não tem mérito nenhum com esse time. Temos é um craque que resolve (Seedorf), um goleiro que segura uma defesa mal armada (Jefferson), que, quando não joga dá até medo, e peças boas no geral, a se ver a qualidade dos demais times do campeonato. Um técnico de verdade estaria na primeira posição com esse elenco.

    Saudações General Severianas

  • Ed

    A rodada foi excelente , vencemos , o Atlético do PR empatou , Cruzeiro e Grêmio perderam . Seedorf mordido com as vaias do último jogo , fez grande partida . O gramado da Arena Pernambuco estava muito bom e favoreceu o toque de bola . O time do Náutico está no bolo , não é tão ruim . O que pauta o campeonato é o equilíbrio , a rodada de ontem foi o exemplo . Venceu porque o Seedorf jogou bola como há muitos jogos não fazia . Destaque para o auxiliar técnico que não demorou uma vida pra substituir , e o fez muito bem . Vamos manter o cara pro jogo com os molambos .SAN

  • SAPORECADICOLATINA

    A MELHOR COISA DO MUNDO E SER POSITIVO EM TUDO O QUE SE PENSA, FAZ, CONQUISTA, E GLORIAS. ONTEM FOI UM RESULTADO POSITIVO. VOLTAMOS A VENCER. DOMINGO NO MARACA O PENSAMENTO POSITIVO VAI VIGORAR A MAIS UMA VITORIA. FOGAO VAI FAZER BONITO E SAIREMOS DO MARACA EM SEGUNDO LUGAR NA TABELA. BOLA PRA FRENTE FOGAO. ESSE TIME ME INSPIRA A TER ESPERANCA SEMPRE. NUNCA DESISTA DAS CONQUISTAS E GLORIAS MEU QUERIDO BOTAFOGO. SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ.

  • J.Aureo

    O time deu uma melhorada no fator reação após o susto, tem que haver um entrosamento maior quanto o meio de campo, distribuir a bola com melhor qualidade mas o que precisavamos era uma vitoria para resgatar a confiança. No domingo derrotar o urubu, e conseguir de volta a vice liderança pois o invencivel cruzeiro, já provou o sabor da derrota, avante fogão eu confio.

  • Leonardo

    Valeu Fogão. Eu disse aqui que sentia que a vitória viria com folgas sobre o Náutico. E ela veio. Não importa o fato de o time ainda não ter sido brilhante, mas o importante foram os três pontos que, aliados às derrotas de Cruzeiro e Grêmio, nos dão novo alento no brasileirão. Vamos ao maraca domingo assistir a mais uma vitória nossa (também sinto que ela virá contra a mulambada). O único desapontamento de todos nós é: Por que não entram nessa equipe o Bruno Mendes (ano passado ele foi “o cara”), Sassá e Gegê? Falta ousadia, tanto do OO quanto de sua comissão técnica. Saudações aos verdadeiros botafoguenses.
    Leo

  • SEM OSWALDO PARA ATRAPALHAR O TIME MELHOROU UM POUCO,PRINCIPALMENTE NO TOQUE
    DE BOLA,APESAR DA FRAGILIDADE DO NÁUTICO E DO PÉSSIMO RAFAEL MARQUES!
    O TIME PARA ENFRENTAR OS MULAMBOS TEM QUE SER O SEGUINTE:
    RENAN-EDÍLSON-DANKLER-BOLÍVAR-DÓRIA-JÚLIO CÉSAR-M.MATTOS-GABRIEL-SEEDORF-HYURI
    E BRUNO MENDES.
    RESERVAS-JEFFERSON-GILBERTO-R.DEFENDI-LIMA-DEDÉ-RENATO-GEGÊ-JEFERSON PAULISTA-
    LODEIRO-R.MARQUES-HENRIQUE E SASSÁ.
    DE RESTO É PURA INVENÇÃO DO PROFESSOR PARDAL ALVINEGRO.
    OSWALDO FIQUE DE REPOUSO E DEIXE O FOGÃO LIQUIDAR OS MULAMBOS,SEM DÓ NEM PIE-
    DADE!!!

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Olha,

      Eu assim como vc já fui muito contra o RM. Hoje em dia ele conseguiu se tornar, até pelo crédito quase infinito que OO lhe deu, peça fundamental no Botafogo pela movimentação. Eu acho que o Gabriel não volta ainda, mas o time ideal é esse aí com o RM no lugar do Dankler. Não vejo motivo pra jogarmos com 3 zagueiros.

  • Mc

    Vencer a mulambada e obrigação.

  • Orlando Soares

    Este Botafogo não tem que provar nada pra ninguém. O time dentro de campo está fazendo de tudo para se manter no topo da tabela. Estas oscilações são decorrentes do cansaço físico. Então temos mais é que apoiar esse time quando entra em campo.
    Toda vez que o Oswaldo lança um desses garotos da base , eles correspondem, tá certo que no decorrer dos jogos seu rendimento caia , mas isso é natural, todos acontecem assim; é só reparar os grandes craques que hoje estão no topo. Se esses garotos viessem sendo lançados com mais regularidade desde o ano passado, hoje não seriam promessas e sim uma realidade; vejam só as últimas atuações dos garotos que têm sido lançados; todos corresponderam. Isto mostra que o Oswaldo deveria ter mesclado o time mais intensamente desde o ano passado; mas sua forma de lança-los está correta.
    Tem um escrevente desse espaço , que faz severas críticas ao garoto Hyuri, dizendo que ele não joga nada, que o futebol que ele apresentou na estreia, foi só daquele momento; mas tenho a ressaltar que, é assim mesmo que acontece, que o Oswaldo está corretíssimo em lançá-lo aos poucos; foi assim com o Vitinho até ele se firmar; com o Neymar no Santos, foi assim também, houve até reclamações do próprio Neymar com o Dorival Jr. na época, porque ficava no banco, houve até indisciplina, do garoto para com o técnico.
    Então vamos com calma; cobrar sempre as coisas, mas com coerência e compreensão. Uma cobrança feita de maneira errada, na hora errada, pode trazer muitos dissabores para todos.

  • Borgaldo Lima

    Muito sensato e sem sentido alguns comentários mas respeito a todos, mas cada jogo e uma historia e o BOTAFOGO e um time de bons e excelentes jogadores que deve presar pelo coletivo pela união, pela entrega dentro do campo de jogo,na qual deva tirar proveito justamente deste fatores que são primordiais para um time campeão.E estar no caminho certo revelando talentos para uma safra vitoriosa, sei que e não e fácil para o treinador pois tem o seu critério na hora de uma escalação, se não perde o grupo e o comando do time.Vamos torcer vibrar e acreditar no BOTAFOGO campeão.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo