Renato: um ídolo que todo torcedor deveria ter



Contratado pelo Botafogo em 2011, Renato completou recentemente a marca de 100 jogos em General Severiano. Ao contrário da primeira temporada no clube – quando se destacou com boas atuações -, se tornando uma das principais referências do time, de 2012 para cá muita coisa mudou com uma serie de lesões.

Os problemas físicos fizeram com que ele, antes com lugar cativo no meio-campo alvinegro, perdesse a vaga para Gabriel em plena ascensão. Mesmo sem poder jogar, Renato sempre teve o apoio do técnico Oswaldo de Oliveira, além de ser muito querido pelos companheiros.

Ao perder a posição, ao contrário de muitos “reis e maestros” que conhecemos, que ao sentirem seu prestígio abalado pelo tempo e pelo banco de reservas, reclamam na imprensa da posição do treinador, o volante do Botafogo, com uma atitude profissional, nada mais do que isso, sempre se colocou ao lado do time, do grupo e jamais teve atitude egoísta. Nos treinos, se dedica com afinco.

Nesta segunda-feira, como sempre faz, seja para falar da ausência do torcedor do Botafogo nos estádios ou para comentar as vaias que às vezes veem para o time das arquibancadas, Renato se colocou ao lado dos que sofrem, dos que são apaixonados, dos que amam o clube de verdade: os torcedores.

Com um dos salários mais altos do elenco, para o clube cabe, claro, discutir o custo benefício do jogador. Mas por todas as atitudes, profissionalismo e dedicação, Renato é um jogador, um ídolo que todo torcedor deveria ter.



  • Dioclecio

    Pra min um grande jogador, muito bom mesmo. Teve problemas de contusão, e ainda esta se recuperando. Nos últimos jogos contra Criciuma, Santos, Cruzeiro e contra o próprio Grêmio foi o melhor em campo. Só acho que pela idade, e pelas caracteristicas não da mais para jogar de volante. Eu escalaria hoje como um meia, no lugar do Seedorf ( até para descansar o seedorf ). Ele tem bom passe, e poderia liberar mais os laterais.

  • Avante meu Botafogo! Tu és glorioso e maior que ás críticas, pessimismo, inveja, mau olhado, juízes mal intencionados, resultados manipulados e a imprensa marrom, que se desesperam pelo seu sucesso. Ainda que tenha perdido esses últimos jogos 04 deles roubados, em outros não apresentou um bom futebol, contudo, permaneces como um dos quatro melhores clube do país. Os atletas que hoje defendem as suas cores são merecedores do respeito da torcida que andam um tanto impaciente por desejar um título de expressão nacional e/ou internacional. Todos os segmentos da vida é feito de momentos bons e ruins. Há tempo para fazer sol e tempo para chover, para sorrir e chorar, uma hora estamos acima e outra hora por abaixo, etc… E no esporte não é diferente, além do mais, não é só o nosso time que passa por momentos adversos, e nesses tempos difícil temos contado com a experiência de atletas vencedores como Seerdof, Bolívar, Jéferson, Rafael Marques e Renato, que aliados a juventude de outros tornou o nosso Botafogo forte com um futebol vistoso que nos deu muita alegria. A vida é muito dinâmica, agora é continuar trabalhando firme e unidos, a guerra continua e não há vitória sem luta, NÓS TORCEDORES TEMOS QUE TER MENTALIDADE POSITIVA, pois a negativa fica por conta dos adversários. Eu acredito!!!

  • Sim, Renato tem se mostrado um jogador integro e alinhado com o Clube. Representa um tipo de profissional que já não vemos facilmente no futebol brasileiro. Talvez, sua longa permanencia do velho continente tenha lhe dado uma compreensão melhor de que futebol é trabalho de equipe e do momento de cada jogador. Ele não vinha muito bem quando foi substituido pelo Gabriel. Agora, é o jovem Gabriel que vem rateando junto com outros jogadores e neste momento surge a oportunidade de Renato voltar e mostrar que ainda pode contribuir muito para o Botafogo dar uma sacudida e a volta por cima nesta reta final de campeonato. Avante Fogão com Renato renovado.

  • saufogo

    Falando sério, neste momento de turbulências, até o Renato está um pouco melhor que as porcarias que estão jogando, ou melhor, afundando o Botafogo.
    As únicas esperanças que restam seriam o próprio Renato, o Hyuri e o Bruno Mendes. Se estes não jogarem nada a partir de agora, acabou o ano para clube, pois se dependermos de Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques estaremos ferrados.

  • BENEFOGODF

    Creio que no dia em que nossa dívidas estiverem menores, conseguirmos segurar jogadores e comparecermos em massa (torcida) aos jogos seremos campeões com tranquilidade. Mas, por enquanto seremos chamados de cavalo paraguaio!

  • Com todo respeito aos atuais jogadores do Botafogo,inclusive o Seedorf,mais o ultimo ídolo de verdade que vestiu a camisa alvinegra atende pelo nome de Túlio Maravilha,que levantou a taça de campeão brasileiro de 95.

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    Sou Botafoguense sempre, mas sou obrigado a concordar que sempre fazemos o papel de cavalo paraguaio, pois na hora que é para reagir não conseguimos, e sabe porque não treinamos outras possibilidades de jogo, quando digo treino não é só treino, poderiamos já ter jogado algumas partidas com o garoto JEFERSON no lugar do SEEDORF, com alguem no lugar do LODEIRO e alguem no lugar do R.MARQUES, ou no lugar dos três que estão cansados e não estão jogando nada, todos percebem que os outros jogadores jovens sabem jogar, porém, não estão entrosados com o restante do time, ora então não adianta ter um bom banco se os reservas só treinam com os reservas, e na hora que precisar vai acontecer exatamente isso que está acontecendo com o Botafogo, se tirar uma ou duas peças desse time vira um bando e aí amigo entra a culpa do técnico, até porque ele tem que saber como o Jogador vai reagir no pega pra capar, pois tem uma frase que é do tempo do dez mandamentos: “treino é treino e jogo é jogo”, fica a lição, talvez muito tarde, estou torcendo para que algum iluminado, antes da partida da copa do brasil, possa treinar um time com essas alterações que mencionei sem falar nos substitutos pois quem acompanha o dia a dia dos jogadores, sabe qual é a melhor opção. ESPERO QUE DESSA VEZ O TIME DO BOTAFOGO ME FAÇA DISCORDAR DOS CHAVÕES: CAVALO PARAGUAIO, EGUINHA POCOTÓ POCOTÓ, MORRER NA AREIA, CORRER PARA NÃO CHEGAR, MOSCA DE PADARIA, ALISA E GUARDA PARA OS OUTROS COMEREM, ESQUENTA LUGAR NO G-4 PARA REPASSAR AOS OUTROS e outras tantas, confesso estou desanimado, pois todo ano é a mesma coisa e a grobo merda adora mostrar o cavalinho do Botafogo correndo para trás…isso me dói cara, fico puto, mas infelizmente é a realidade, como se já não bastasse eu torcer para um time que não é do meu Estado e ver que até a torcida da Portuguesa que cabe num Micro-ônibus tirar uma com nossa cara dizendo que a nossa que vai nos jogos cabe sossegado numa Kombi, aí cara contra a realidade não tem argumento é só assistir pela TV e vejo o time adversário como um Gremio da vida com muito mais torcedores do que nossa meia duzia de gato pingados, e aí como já sou sócio torcedor sem fronteiras para ajudar o Clube que gosto só sinto falta de uma coisa, não poder estar presente todos os jogos do único time que apreendi a AMAR, independente de estar ganhando ou perdendo, estar aplaudindo ou vaiando, de estar feliz ou sofrendo, mas simplesmente estar ali bem perto, com certeza iria até em treino para cobrar e seria um torcedor chato e bem chato, mas presente.

  • mozart

    Vários predicados ou vários defeitos, mas vamos pensar bem, nenhum deles jogam. Não se pode ter nas justificativas os expedientes costumeiro para explicar eternamente o porquê sempre das falhas, das razões do mal futebol. Se o negócio do Bota for vencer no futebol, todos os meios planejados deverão estar sendo conduzidos para essa meta, e não arranjar desculpa de metas não cumprida que se repete todos os anos sob escudos como calendário, campo, contusões etc.
    Muitos falam, poucos pensam no Bota, e assim caminha a humanidade.

  • Ulisses

    DESCARACTERIZADO…
    Com o novo uniforme bolado pelos desbotafoguens (diretoria, dep, de futebol e marketing), cuecas brancas e a marca Herbalife escrita em negrito na bunda dos jogadores desde o pífio jogo com o são paulo até a última derrota para o grêmio, o time joga como que envergonhado (descaracterizado de sua identidade); envergonhando por tabela os torcedores já cansados de sofrer. Claro, esse não é o Botafogo que nós conhecemos, é uma especie de ex-glorioso, um arremedo de mau gosto, que abdicou do seu Manto Sagrado para copiar uniformes sem graça de outros times (Juventus da Itália, por exemplo, entre outros de menor expressão). Atenção FDP’s que insistem em nos avacalhar, empurrando goela abaixo novidades desnecessárias e absurdas como esse novo uniforme sem TRADIÇÃO, quero imediatamente o meu BOTAFOGO de volta! A torcida não é a culpada; vocês (diretoria, dep. futebol…) é que são os VERDADEIROS CULPADOS, pela omissão e falta de amor ao clube que representam.
    O Botafogo é a sua torcida; a sua torcida é o Botafogo…
    Sugiro que leiam com atenção o post do Nicanor Sena, que sugere que aprofundemos nossa observação com tudo o que está acontecendo com o nosso Botafogo, glória do Futebol Brasileiro e Mundial. Isso é fato. Está nos anais do Futebol Mundial. Respeitem essa Estrela que trazemos no peito com orgulho e tradição

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Esse posting me lembrou do Saturnino Braga. Ao que saiba, nunca levantaram sequer uma suspeita ao seu comportamento moral. Não obstante foi o prefeito que em meio ao seu mandato, na condição de chefe máximo da municipalidade, declarou a falência do município do Rio de Janeiro. Assim, nota-se com facilidade que o cara pode ser incompetente e não obstante um ser humano bem-intencionado e moralmente inabalável. O cara pode ser um crápula e completamente eficiente. O mundo dos negócios e mesmo a política podem fornecer inúmeros exemplos. O sujeito competente e honesto é que está em extinção, escasso como água no deserto. Incompetentes e corruptos tem muitos. E muitos sobrevivem apesar de serem uns néscios, porque a maldade serve de vantagem contra os justos que não se prestariam aos mesmos meios e métodos e/ou pela impunidade.

    O Renato jogaria pra cacete sobre meu comando. Eu ia chegar para ele e dizer com educação e calma mais com firmeza:”filho, o seguinte – você é muito caro pra esse clube que é pobre. Ninguém nega sua habilidade e seriedade humana, mas como jogador de futebol você tá devendo. Eu quero te ver sair suado de campo e com o ar faltando. Se você der entrevista com a testa seca e com a respiração sem alteração no intervalo eu te tiro no meio do jogo ( e se isso se repetisse ia mandar que ia pedir sua rescisão contratual). O Botafogo tá querendo deixar de ser força intermediária e voltar seu top no Brasil que é sua condição natural e histórica, você vai ter de mudar esse mentalidade de ex-capitão de Sevilla. Sulamericana (que corresponde a UEFA lá na Europa), 5o. lugar, 6o. a gente cansou. A gente quer coração e correria. Tenho certeza que com apenas 34 anos vc pode correr mais e habilidade vc tem de sobra. Então eu te coloco de titular mas quero te ver correr até a câimbra chegar. Quando vc cansar eu coloco um menino. Quero ver vc jogando MENOS jogos mas com muito MAIS intensidade. Mas c tem minha confiança”! papo de homem, com educação, mas com firmeza…

    No fim das contas o Renato ainda tá lá porque não chegou proposta nenhuma e a multa é cara!

  • Gabriel Marinho

    É craque, mas não bota de volante, a idade pesa. Deve ser meia ofensivo, é inteligente, mas não deve jogar junto com Seedorf, pois faz a mesma função. Poderia revezar com o Seedorf, um tempo cada, passando experiência pros jovens. Só cego não vê isso… Espero que o Osvaldo acorde depois da arritmia.

  • Leo

    Olá, caríssimos botafoguenses de verdade. Amanhã, quarta-feira, teremos que assistir o nosso Fogão pela TV. Não tem importância. Alguma coisa em mim diz que venceremos esse jogo COM FOLGA. Acreditem junto comigo, e vamos pra cima deles, com otimismo.
    Leo

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Sobre a escalação do time para amanhã:

    O pior é que os vídeos do próprio lance mostram Hyuri e Bruno Mendes fazendo gol pra caçamba e jogando bem. Octávio jogando bem também. E vão insistir nos caras velhos e cansados e nesse “peladeiro-profissional” do Elias.

  • glorioso

    por que bangu , América, ponte preta, portuguesa são times que nunca ganham nada. É simples por que não conseguem segurar alguns jogadores que si destaca, assim o time nunca cresce e o botafogo é muito parecido com esses times vive de barganha de jogadores fluminense S. paulo, cruzeiro e outros times com mais tradição sempre vai está 100.000.000.000 passo na nossa frente. Depois os diregente reclamam por que o botafogo ñ tem sócio torcedor , um time que a 17 anos ñ participa de uma libertadores infelizmente é vergonhoso é prova que somos um verdadeiro cavalo paraguaio a 4 rodadas a trás estávamos a 4 pontos a frente do gremio agora estamos a 5 ponto atrás ki vergonha ñ sei si é pior brigar para ñ ser rebaijado o ter uma decepção dessa, por isso que somos eterno sofredores sempre quando eu vejo a torcida do botafogo comparecer au estádio em maior n° sei que vai ser por pouco tempo , por que os próprios jogadores vão jogar um balde de água fria em cima da gente , ai eu vejo aquela multidão de torcedores sair com uma tristeza profunda e eu sempre estou no meio de delas é muito sofrimento. rozenildo82@hotmail.com

  • Mendes

    Renato é um come – dorme. Nem corre em campo. Jogador absolutamente medíocre.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo