Botafogo precisa se reinventar para conquistar vaga na Libertadores



Amigos alvinegros,

O Botafogo está jogando um futebol extremamente pragmático e burocrático. O time não chuta de fora da área, não tem uma jogada surpreendente e também não consegue mais marcar os adversários com a precisão do início do Brasileirão. Está faltando muita coisa, mas acho que a mudança deva começar por adotar um estilo de jogo mais combativo, incisivo e muito mais rápido. É necessário que Oswaldo reinvente esta equipe para ontem.

Nas últimas partidas, o Botafogo teve aquele velho conhecido ‘falso domínio’ contra Ponte Preta e Bahia. Contra Flamengo e Fluminense, o time foi bem em apenas um dos tempos dos jogos. O time, que antes era envolvente, se deixou envolver por alguns adversários. Digo com toda a certeza: não está faltando vontade. O problema não é esse. Repito, é preciso adotar uma postura diferente. Coragem, Glorioso.

Estou falando isso para que a equipe consiga, pelo menos, uma vaga na Libertadores. O título da competição, infelizmente, já virou uma missão quase impossível. Mas calma, vale lembrar que ainda é possível levantar o caneco da Copa do Brasil.



  • andrade

    Primeiro lugar o Osvaldo precisa parar de falar bobagem. O botafogo não está jogando bem. Antes marcava a saída do adversário, agora o adversário é que marca a saída do botafogo e o time fica sem opção. Ocupam o espaço do time e o bota não faz mais o mesmo.
    Tudo bem que perdeu vários bons jogadores, como andrezinho, felipe, jadson e vitinho. Agora o Lodeiro não está jogando nada a muito tempo. Precisamos colocar um renato no lugar dele e liberar um pouco mais o Seedorf, pois o marcelo vem segurando as atuações fracas do Gabriel.
    OUTRA QUESTÃO é o ataque, não temos atacante, O elias é fraco e o BRUNO MENDES não está sendo escalado nem para o banco, poderia ser um plus no ataque, porque sabe fazer gol coisa que o henrique o alex e o rafael marques não sabem. Aonde está o BRUNO MENDES que vem treinando bem e não está relacionado nem para o banco, aí tem coisa do OSVALDO, depois reclama da torcida..

    • Sidnei lemos

      Querido Andrade
      Concordo em grande parte.
      Não poderíamos ter perdido Felipe Gabriel e Vitinho.
      Octávio é armador , não finalizador ( pois é lento). Porém ,parece-me que tem futuro.
      Quanto ao Elias é finalizador, tem noção.
      Mas tem que preparar para finalizar.
      Realmente, perdemos aquela onda de ir pra cima.
      Temos posse de bola . Dória para Bolivar e vice-versa( falsa estatística). Toques atrás e laterais.
      Não temos lancamentos, só chutões para frente.
      Fico preocupado com a Copa Brasil.
      Sassá é bem mais rápido que Alex( este esqueceu o escasso futebol lá nas Arábias).
      Um forte abraço
      Saudações alvinegras
      haja coração…………..

      • Nos comentários aqui de cima, reparei que se pede Bruno Mendes e por que sumiu? Pela mesmice do Burraldo. Ele fez de tudo pra efetivar o Oreia Caneludo, e conseguiu com aqueles gols, mas o cara não sai nem com reza brava. E pra piorar é difícil ele fazer uma falta pra cartão. Até estranhei que o Oreia tomou um contra o Flor.
        o Hiury entrou e fez, então o Burraldo o conservou o máximo que pode, até o menino tomar o 3° amarelo e se contundir. Mas e o Caneludo por que não sai? Porque é o xodó do Burraldo e ele deve ganhar comissão da salário do cara, por isso que o Burraldo pediu grana para o protegido.
        Amanhã com certeza joga o Henrique que pra mim jogou bem e foi caçado em campo. Tomou tano coice que por pouco não se machucou mais seriamente. Porém, pode ser que o Bruno Mendes volte a campo. Ele ficará na reserva. Torço pra ele entrar e fazer logo uns dois gols e aí o Burraldo não vai ter como tirá-lo do time.

    • Julio

      Boa pergunta, aonde está o Bruno Mendes?? Não entendo o motivo que esse jogador não tem sido aproveitado num momento que os atacantes vêm deixando a desejar. Tinha expectativa e de vê-lo contra Ponte e ontem contra o Fluminense. Peço, por gentileza, ao Paulo Victor que tente descobrir e nos informar. Por fim, é ganhar do Grêmio e continuar na segunda posição, mas o foco principal agora é a Copa do Brasil na minha visão. Abs

      • cachorro louco

        Muitas coisas desagradam.
        Mas a que mais me desagrada é ver a falta de ousadia do técnico. Parece ter receio de escalar outros atletas (Jeferson P., Bruno Mendes, Sassá etc.). Se os jogadores estão exaustos por quê então não arriscar?.
        Há outra alternativa?
        Vai continuar com um monte de atleta exausto jogando esta maratona para poder no final dos jogos ter um motivo para justificar os resultados ruins?…
        – Jogamos bem, mas no segundo tempo cansamos!
        – Estamos sentindo a maratona de jogos!
        Quem não ousa nada consegue! Parece ter medo de assumir uma mudança que pode ou não dar certo. Sabemos que um desses jogadores que pedimos, pode entrar e não ir bem, falhar, jogar mal. Mas eles jogam desde criança, esperando uma oportunidade, essa é a hora de enfrentá-la, se estão prontos e se colocarem a disposição do técnico devem ser escalados.

        • CARO PAULO VITOR O QUE VOCE FALA EU JÁ COMENTEI ISSO HÁ BASTANTE TEMPO, MAS O PROBLEMA É CONVENCER O TEIMOSO E BURRO DO OSVALDO A MUDAR O SEU ESQUEMA QUE JÁ É MANJADO HÁ QUASE DOIS ANOS.

          ELE ACREDITA QUE O RAFAEL MARQUES É UM CRAQUE DE BOLA E CHEGOU ATÉ A PEDIR AUMENTO DE SALÁRIO PORQUE FEZ UM GOL CONTRA O VASCO E AGORA ELE É INTOCÁVEL NO ELENCO.

          PRESTEM A ARENÇÃO DURANTE OS 90 MINUTOS QUE O RAFAEL MARQUES EM CAMPO FAZ, PARECENDO UMA PIPA VOADA, CORRENDO DE UMA PONTA PARA OUTRA, FINGE QUE MARCA, É LENTO PRA CACETE E NÃO OPÇÃO DE CONTRA ATAQUE, PORQUE O JOGADOR MAIS RÁPIDO O OSVALDO QUER QUE VOLTE PARA DEFESA MARCAR QUE É O HIURY, ASSIM MESMO ELE FAZIA COM O VITINHO PARA MANTER O SEU PPUPILO.

          O TIME DO BOTAFOGO TEM QUE JOGAR NO 4 – 4 – 2 COMO TODOS JOGAM, E COM DOIS JOGADORES RÁPIDOS NA FRENTE QUE TENHAM FÔLEGO PARA MARCAR SÓ ATÉ O MEIO DE CAMPO E TEREM LIBERDADE PARA CONTRA ATACAR.

          BASTA FAZER DUAS LINHAS DE QUATRO NA DEFESA E MEIO DE CAMPO E SABER POSICIONAR OS QUATRO DO MEIO, DEFININDO AS POSIÇÕES, COM O LODEIRO JOGANDO PELA ESQUERDA AJUDANDO NA MARCAÇÃO E JOGADAS COM O JULIO CESAR.

          O TIME IDEAL PARA O BOTAFOGO É:

          JEFERSON

          GILBERTO, BOLIVAR (DANKLER), DÓRIA E JULIO CESAR

          GABRIEL (MARCELO MATOS) RENATO SEEDORF E LODEIRO

          HIURY E SASSÁ

          QUE FALTA FAZ O JOBSON MESMO DOIDÃO NESTE TIME.

          FORA OSVALDO BURRO E O MAURÍCIO SONÇÃO DO BOTAFOGO.

      • É isso aí, eu não moro no Rio, cobrem do OSWALDO mas precisamos de alguem que chute de fora da área, e o Bruno mendes faz bem isso, se está bem nos treinamentos porque não aproveita-lo. Os que vem atuando dão chute de moça, não tem força. Quanta oprtunidade de gol nós perdemos contra o FLU? Também o nosso meio de campo está uma peneira passa tudo, mesmo não estando bem o Lodeiro faz falta no time e SEEDORFH, Otavio não é atacante e BRUNO MENDES sim, …OSWALDO resgata o BRUNO MENDES urgente, quanto ao Octavio o GEGE eu acho melhor ou Jeferson!

    • Claudenir de Recife

      Bom dia Andrade!
      Saudações alvinegra! Gostei de sei comentário, muito embora vejo que não falou do garoto Sassá. Sabe chutar com as duas pernas, se desloca bem. Você não acha que nosso garoto está precisando de uma oportunidade?
      O Osvaldo se preocupa em fechar o treino, todo mundo sabe seu esquema. O problema não está em falta de peças, mais sim, procurar, principalmente quando dentro de casa, não jogar apenas com um atacante. Concordo também que o Lodeiro, como também o Seedof não estão jogando bem. O primeiro deveria pegar um banquinho, já nosso camisa 10, não pode ser escalado duas ou três vezes por semana.
      Já vimos que a saída de bola atrás depende muito do Dória. Então, vamos variar com três zagueiros: Danker, Bolívar e Dória de líbero. O volante seria o Marcelo Matos. Com isso poderia liberar os laterais, mantendo os três: Seedof, R. Marques e Iuri. No ataque o Elias e o Sassá.
      claudenirc.silva@gmail.com

    • Claudenir de Recife

      Onde está meu comentário???

    • helio fernandes gonçalves

      Seedorf tá mal a muito tempo e já entrou na curva descendente, Renato é chinelinho, lodeiro nada
      mais é do que “balão japonês” e o POSSANTE Rafael Marques é simplesmente BIZARRO!!!!!! e o
      PROFESSOR Oswaldo é bananeira que não dá mais cacho!!!!!! é por isso que o Botafogo tá jogando
      tão mal!!!!!

  • fernando neves

    concordo com voce plenamente, o time parou de chutar a gol tanto dentro e fora da area. reveja o lance do Octavio, no jogo de ontem.

  • Monalisa Rodrigues

    “A formação da identidade passa, também, pela eleição de um time de futebol. O poeta, fiel à sua infância, escolhe o ‘Botafogo Futebol Clube’. Não freqüenta os estádios. Não lê o noticiário. Não ouve as transmissões pelo rádio. Mas, se perguntarem seu time, afirma: ‘Botafogo’. Não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania.”
    -Vinícius de Moraes

    • ATÉ QUANDO O JEFERSON NOS ENGANARÁ? – Estava procurando uma palavra que bem definisse o meu sentimento em relação ao time atual do Botafogo e apenas a palavra ENOJADO me pareceu correta para o caso. Nosso time provou não ser diferente dos mesmos times que formamos em temporadas passadas e que também se revelaram ser compostos por jogadores EUNUCOS! Não culpo aos jogadores de linha pelos nossos fracassos porque não são eles os culpados finais! Suas falhas em campo nem sempre nos são tão perigosas quanto às do Jeferson sob o nosso gol! Todo bom time (e isto ninguém pode negar) há que começar por um melhor goleiro. Infelizmente este não é o nosso caso! O Jeferson, guardadas as devidas proporções, pode ser considerado o pior goleiro que já tivemos, posto que, até lobby para ser convocado para Seleção Nacional, ele tem! O fato de ele vir sendo convocado lhe dar uma imunidade que os demais jogadores não têm! E aí é que entramos bem pelo cano, gente! Há dois anos ele vem sendo convocado, no entanto, jamais foi titular na Seleção! Só no Botafogo, infelizmente, ele é unanimidade! Sua vinda do Cruzeiro para o Botafogo, sem qualquer custo para nós, revelou-se uma bola fora para o nosso clube! O Felipão, que o levou para o time principal do Cruzeiro, tão logo se deu conta do seu estranho vício em tomar gols em todos os seus jogos, imediatamente tratou de passa-lo adiante! Carente de recursos à época o Botafogo logo achou que estava fazendo um bom negócio em recebê-lo no seu elenco! Desde então, se fizéssemos um levantamento dos mais de trezentos jogos do Jeferson como goleiro do Botafogo, logo veríamos que ele mais nos enganou e nos derrotou do que nos defendeu! O Jeferson talvez seja o goleiro do Botafogo que tenha contra si o maior número de gols tomados desde que aqui chegou! Quanto título verdadeiramente assim considerado conquistou o Jeferson como nosso goleiro! Cariocas não são títulos dignos porque até àquele baixinho goleiro uruguaio conquistou um para nós! Duvido que os seus números no clube sejam, de fato, indicativos de um grande goleiro! Se o clube colocasse na ponta do lápis a relação entre perdas e ganhos, desde que o Jeferson se fez nosso goleiro, com certeza, chegaria à conclusão de o clube tem sido vítima de um grande engodo e de um grande enganador! Só a nossa torcida em sua cegueira não ver que na origem dos nossos maus resultados está no fato de o Jeferson ser um goleiro viciado em tomar gols em todos os seus jogos! Durante todo o jogo de ontem, contra o Grêmio, o seu ataque pouco incomodou ao Jeferson. Na verdade, a única bola que o Grêmio conseguiu chutar o Jeferson aceitou sem sequer se mexer ou esboçar qualquer tentativa para fazer algo a fim de evita-lo! Será que ainda vai aparecer por aqui os tais que dizem que o Jeferson faz seus milagres em campo? Que se não fosse ele o placar poderia ser maior? Ora, que droga de milagre ele faz se estamos sempre saindo de campo derrotado há cinco jogos? Pior, ele tem repetido seus maus resultados desde que retornou ao nosso gol! Desde que se fez goleiro do Botafogo ele teve o prazer único de nos alijar de todas as Copas do Brasil e de melhores posições no Brasileirão por seus fracassos seguidos em suas retas finais! O que ele faz para ganhar a cumplicidade da nossa torcida, só Deus sabe! Que títulos o Jeferson nos possibilitou desde que o Cruzeiro lhe enterrou como um sapo entrevado em General Severiano que justifiquem a omissão da nossa torcida às suas falhas? A seus milagres eu preferiria os esforços do Renan em sempre buscar evitar ser vasado! Este, com certeza, tem obtido melhor resultado quando chamado a atuar pelo time! Não dar para se considerar um bom goleiro um cara que brinca de estátua durante seus jogos; que abdica da principal prerrogativa de todo goleiro que é pegar a bola com as mãos. Que faz dos seus falhos golpes de vistas uma práxis em todos os seus jogos. Quem disse que um bom goleiro há que ser viciado em tomar gols em todos os seus jogos? Quem disse que um bom goleiro culpa os seus colegas por suas falhas como fez o Jeferson ontem? Não dar para torcermos por um time que já entra em campo em desvantagem no placar em razão do vício do seu goleiro! Não dar para torcer por um time onde nem o simples 0x0 pode ser uma garantia para nós em razão da simpatia do seu goleiro em tomar um gol fácil por jogo! Um bom goleiro não se queda paralisado sob os paus! Um bom goleiro não faz dos seus golpes de vistas falhos um substituto para a movimentação que ele deveria se dar para evitar ser vasado! Um bom goleiro transmite à sua torcida a sensação de que ela sairá vitoriosa sempre! Infelizmente não é o que o Jeferson tem nos proporcionados! Como ele no nosso gol, com certeza, já entramos em campo sabendo que mais cedo ou mais tarde o Jeferson tomará o seu gol de todos os jogos! Com o Jeferson como nosso goleiro a única certeza que temos é a de que o adversário fará o seu gol! Para a torcida do Botafogo a única certeza que temos é que o Jeferson não deixará o campo invicto nem que a vaca tussa! Eu vou me reservar ao direito de não mais torcer pelo Botafogo enquanto o enganador Jeferson for o seu goleiro! Até lá não volto ao Maracanã ou ao Engenhão nem de graça! E, com certeza, não deixarei o programa Sou Botafogo já, apenas porque já o paguei antecipadamente! No mais, a mim o Jeferson não enganará nunca mais!

  • Marcus

    O Botafogo tem que aproveitar os contra ataques e para de ficar enrolando a bola na nossa zaga.
    perdemos muita oportunidade de matar o jogo, temos que ser mais rápido.
    MINHA OPINIÃO!

    ATE MAIS.

  • Eletrofogo/DF

    Perfeito! Penso exatamente assim!

    Essa reinvenção tem de ser longo, antes que seja tarde!

    _/\_
    \\l//
    //l\\

  • Paulo Roberto

    Amigo, reinventar como?O Botafogo esta pagando pelo pouco investimento feito no elenco.Por necessidade financeira, ou não, o Botafogo não investiu.
    Não temos jogadores, veja agora, teremos que substituir 3 por catão amarelo.
    O que pode acontecer é mudar a forma de jogar, como por exemplo, tres zagueiros, mas sem treinar é suícidio.
    Só nos resta torcer exaltar a força deste time que esta dando muitas alegrias para nos este ano.
    Paulo Roberto

  • saufogo

    Se compararmos o jogo contra os Flores com os que o Botafogo jogou contra o Bahia e a Ponte, o de ontem foi bem melhor. O primeiro tempo foi quase todo do Botafogo, poderia ter saído para o intervalo ganhando. Já no segundo tempo, o Flu foi um pouco melhor, mas o Botafogo também teve chances de matar o jogo, inclusive no final quando o Octávio demorou a chutar, sendo que antes, na mesma jogada, teve um pênalti ignorado por aquele juiz fraco.
    O Seedorf deu uma melhorada, estava bem pior; O RM continua meio perdido ainda, tá querendo ser aquele de quando chegou no clube; o Lodeiro é uma lástima só, que jogador inútil, pelo menos vamos nos livrar dele por umas três partidas; e o Gabriel desaprendeu tudo que estava fazendo antes da contusão.
    Gostei do Henrique, não jogou lá essas coisas, mas pelo menos encarou os zagueiros botinudos do Flu e conseguiu amarelar os dois.
    Gostaria de entender o motivo de o Treineiro não deixar pelo menos o Bruno Mendes no banco de reservas.
    Se o Renato voltar, acho que pelo menos vai melhorar a saída de bola. Ele vinha bem até se machucar. O meio-campo está errando muitos passes.
    Agora é partir com tudo contra o Gaymio no sábado.

    Sds Alvinegras

  • Mozart

    Palavras bobas, idéias infantis.
    O.Oliveira fala que a maratona de jogos prejudicou o time. Parece que só quem faz muitos jogos é o Bota, os outros não. A verdade é que o Cruzeiro está dando um banho com o mesmo calendário. O real é a falta de preparo físico, e para cavalo paraguaio tem que ter treinador paraguaio e isto o Bota não tem. Todos os anos é o mesmo fracasso. Só tem arranco. Seedorf é lastimável, é paraguaio puro também. Muito cartaz pouco futebol. Outros também são genuinamente paraguaios. BOTAGUAIO
    Procure outra desculpa.

  • Marcos Cruz

    O problema é que o Oswaldo é muito teimoso. Ao envés de escutar mais a torcida e tirar o que há de bom na opinião da mesma, ele prefere bater de frente e querer se mostrar certo.

  • Augusto de Oliveira

    É preciso observar o número absurdo de cartões amarelos com que a juizada vêm premiando os atletas do Botafogo, sem qualquer critério. Ontem, Sandro Meira Ricci distribui cartões à rodo para o Fogão, intimidando os atletas alvinegros. Tem sido uma constante esse tipo de conduta pela arbitragem venal, dominada pelas instituições que comandam esse corrupto futebol brasileiro. Com um elenco limitado e sem alternativas de reposição para algumas posições, e depois da venda/perda de atletas ao longo da competição por esta diretoria incompetente, que não repôs todas as perdas, não estamos conseguindo repetir a escalação e temos tido dificuldade em organizar melhor a equipe em campo. Além disso, nosso treinador erra muito e demora para perceber certas características da equipe do Botafogo. Junte-se à isso, a sacanagem que fizeram para nos tirar o Estádio do Engenhão (nossa casa) e todos os esquemas/pressões extracampo, em particular da mulambopress e da mulambada recalcada e das tricoletes e as burradas da nossa diretoria e temos um conjunto de motivos para o equipe estar caindo de produção. Dirão os mais afoitos que todo ano é assim. Pois bem, a questão é que essa diretoria é frouxa, não enfrenta os poderosos, a mulambopress que acaba dominando o clube, pois Assunção tem o rabo preso. Por essas razões ficará na história do clube como a administração que não prestou contas aos torcedores, que mais aumentou a dívida do clube, sem ganhar um único título de expressão. Temos que torcer por esse time comandado pelo Seedorf mas não podemos concordar com os rumos da gestão da atual administração do clube! É claro que o time se ressente e se não fosse o nosso craque e líder Seedorf a situação estaria muito pior. Para soerguer administrativamente, os conselhos de administração, fiscal e deliberativo terão que esperar a próxima eleição e se , Mauricinho Omissão e sua trupe não se reeleger, dar início à uma auditoria nas contas da gestão do Mauricinho e à uma série de investigações para botar em pratos limpos eventuais irregularidades financeiras no clube. Inclusive a política de repasse de parcela de direitos federativos dos juniores que vem sendo aproveitados na equipe principal. Muita sacanagem acontece nesse âmbito nas negociações da garotada e não podemos permitir esse achaque de nossas principais promessas. Por fim, deixar bem claro que o Botafogo é um patrimônio que pertence à sua grande torcida e não a grupelhos, que tomaram de assalto o clube e só nos fazem passar vergonha! SAN

  • Ivan

    Duas coisas: quando o salário estava atrasado, eles faziam reunião e se uniam em busca do resultado positivo, com pacto pela vitória independente de salários, PARECE que estavam com medo de serem chamados de mercenários. Entretanto, o salário está em dia e aquela união foi pro saco.
    Outra coisa, os jogadores psicologicamente arrasados e cansados, engraçado vivem reclamando de maratonas de jogos. Agora eu pergunto. Será porque Gremio, Corinthians, Flamengo, dentre outros não reclamam???
    SO O BOTAFOGO RECLAMA.
    Acho que o Botafogo está precisando de psicólogo e não de técnico.

    • Helmer

      Certíssimo.
      Sem salários atrasados, corriam demais – foi até lider.
      com salários em dia, já estão em 3º.
      Deem chance para os garotos: Sassá, Henrique, Jeferso P, Lucas Zem, gilberto… pelo menos descança os titulares…
      Saudações Botafoguenses…

  • Ricardo Joaquim

    Para se reinventar, é preciso, antes de tudo, reconhecer que o time não está jogando bem, sem desculpas esfarrapadas (excesso de jogo, juiz ladrão, etc..).

    Segundo, compreender que é preciso jogar com mais velocidade, chegar mais rápido na área adversária, chutar mais para o gol. Deve ser evitado também tantos lançamentos para a área, pois na maioria das vezes é inútil. Terceiro, colocar em campo jogadores que se enquadrem mais nesta estratégia (Hyuri, Bruno Mendes, Octávio, por exemplo). O que se vê hoje em dia é um time com excesso de troca de passes para os lados e sem poder ofensivo. Os adversários aproveitam deste momento para marcar no campo do Botafogo, pois sabem que não correrão perigo de contra-ataques mortais.

    Estas mudanças são necessárias e urgentes. Não dá para esperar mais!
    Boa Sorte Fogão!

  • Ivan

    Pessoal,
    Jogadores inoperantes:
    Esse Alex (bombado), Lucas Zen (fracote) e Octávio (cisca cisca) além de Edilson pelo amor de meus filhinhos, tem que reinventar mas com outros jogadores.

  • Luiz

    Isso eu disse aqui e tem mais o queridinho do treinador corre da área que nem diabo da cruz isso tudo para não perder gol e a galera ficar no pé dele, agora já que o Lodeiro vai sair é hora de sacar o tal do Rafael Marques e colocar o Jerferson Paulista e o Gege e se possível colocar o Hyuri na frente. – Jeferson, Gilberto, Dankler, Dória e Junior Cesar, Gege e Marcelo Matos, Seedorf, Jeferson Paulista e Hyuri.

    • Alberto/Cachoeiro

      Tem certeza que voce entende de futebol, Luiz? Junior Cesar não joga mais no Botafogo. Gegê não é volante e Hiury não é atacante. Outra coisa, uma time se forma com 11 jogadores e no seu só tem 10.

      Osvaldo observa os jogadores diuturnamente. Se o Jeferson Paulista não está tendo as chances que a torcida acha que ele merece é porque não tem se empenhado nos treinamentos. Gegê teve algumas chances e não se saiu bem.

      A questão não é jogador A ou B. Trata-se de cansaço físico que acaba atrapalhando a execução das jogadas. O atleta extenuado pensa, mas não consegue executar. Outros times estão caindo de produção. Prestem atenção no último jogo do Cruzeiro.

      O Botafogo, este ano, venceu muitos obstáculos. O verbo mais utilizado pelos torcedores e imprensa foi “reinventar”. Conseguimos sair de várias armadilhas no decorrer da temporada. Acredito que conseguiremos um plus na reta final do campeonato. Na 31ª rodada, só jogaremos finais de semana. Será o momento para Osvaldo re-arrumar o time. Eu acredito no Fogão.

  • alexandre moraes

    boa tarde nacao alvinegra.

    precisei voltar a esse espaco para cobrar a nossa torcida um choque eletrico nesse tecnico,elenco e diretoria.

    cade os reforcos.a janela fecha agora ate o fim do ano nao podemos contratar ninguem.

    ta faltando alguem no meio e ataque com colhoes porra!!!!!!+

    torcida alvinegra vamos cobrar a partir de agora,raca,empenho e principalmente jogadores a diretoria!

    cade os gols.

    cade os atacantes!!!!!

    vamos atras de reforcos urgentes,pois essa vaga este ano nao pode ser desperdicada tanto pelo brasileirao ou pela copa do brasil!!!!!!

    nacao alvinegra vamos cobrar exigir!!!!!!!

    reforcos tipos argentinos ou entao jogadores na serie b que estao com apetite para jogar em clube de serie a,tipo bruno rangel!!!!!!!

    pra cima deles fogao!!!!!!

  • alexandre moraes

    boa tarde nacao alvinegra.

    vamos cobrar do treinador medroso,dos jogadores e da diretoria atacantes e meias!!!!!!

    cade os gols!!!!!!

    queremos esta vaga da libertadores pela copa do brasil ou brasileirao!!!

    nao tem desculpa mais!!!!!!

    vamos contratar a janela fecha agoea porra!!!!!

  • Auro

    Sim, Oswaldo, vamos dar uma chance ao Bruno Mendes, amoleça o seu coração, estamos precisando de todos neste momento embaraçoso que estamos atravessando, mas se tivermos calma, e principalmente concentração, podemos começar a ter novas vitórias, Galera, pensamento positivo para sabado, temos que entrar focado.
    abs a todos.

  • PQ OS JOGADORES DO BOTAFOGO FICAM A MAIOR PARTE DOS DIAS NA ACADEMIA, EM VEZ DE TREINAR? SE É PARA EVITAR DESGASTE, PQ ESTÃO EXAUSTOS? COMO DIZ ESSE OO.

  • ECR

    A questão é que os times, desde o jogo contra o Corinthians, vêm jogando recuados, no erro do Fogão, que por sua vez tem que se desdobrar para furar a retranca, o que exige de mais dos jogadores. Até o florminense jogou na retranca. Aí, quando chega o segundo tempo falta perna e rasciocinio rápido e o time acaba se perdendo. O Oswaldirene (inteligencia pura) tem que modificar a maneira de jogar buscando administrar o fôlego da rapaziada. Penso, que no momento, tanto Lodeiro quanto Seedorf deveriam entrar no segundo tempo, colocando a molecada para correr no primeiro tempo. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

  • Alan

    A retomada de glórias do Botafogo passa e perpassa inevitavelmente pelo câmbio de postura e mudança, transformação da mentalidade. O Botafogo parece que sofre da “síndrome do realismo”, parece que está engendrado no clube devido ao histórico recente e passado concomitantemente o pessimismo, negativismo, derrotismo. O clube necessita urgente emancipar-se disso! Desvencilhar-se dessa mentalidade medíocre e que leva costumeiramente o clube ao fracasso!

    É impressionante como o clube não tem PEGADA! Não tem espírito de campeão e nem alma de vencedor! O Botafogo é cognominado de “cavalo paraguaio” por isso, nada, nada, larga na frente mas no final sempre perde o fôlego!

    Quando tem ou forma um bom time, vende os melhores e apenas fica os “botinudos”, os craques ou bons jogadores são de imediato vendidos!

    Como dizze o presidente Assumpção: “O Botafogo revela na base para vender”.

    Olhem só a mentalidade deste homem que se diz presidente e ter um “suposto” amor pelo clube.

    FAZER O QUÊ?

    Torcida omissa, dirigentes passivos!

    • FOGÃO ETERNO

      Só discordo da torcida omissa, diga “Torcida Sofrida”. Vou relatar rapidamente um ocorrido no jogo contra os molambos pela copa do brasil …. RECEBI NA SEMANA DESSE JOGO CITADO A VISITA DE TRES CRIANÇAS DO INTERIOR DE MG EM MINHA RESIDENCIA, FILHOS DE UMA PESSOA CONHECIDA. AS CRIANÇAS ME PEDIRAM PARA CONHECER O MARACANÃ, PERGUNTEI A ELAS SE TORCIAM PARA ALGUM TIME, PELA POUCA IDADE 8,9 E 11 ANOS ME REPONDERAM QUE NÃO. DISSE A ELAS: VOU LEVAR VOCES AO MARACANÃ, MAIS ANTES VAMOS A UMA LOJA DE MATERIAL ESPORTIVO, COMPREI TRES CAMISAS DO BOTAFOGO E PRESENTIEI AS CRIANÇAS (CONFESSO QUE MINHA INTENÇÃO ERA FORMAR NOVOS TORCEDORES). FINALIZANDO, SAI DO JOGO COM VERGONHA DA ATUAÇÃO DO BOTAFOGO …. UMA DAS CRIANÇAS EM SUA INOCICENCIA ME PERGUNTOU: O BOTAFOGO É ESSE TIME QUE NÃO JOGA NADA ? …. ENVERGONHADO, DISSE QUE AQUILO ERA APENAS O DIA E FIQUEI COM A CERTEZA DE QUE NÃO FORMEI MAS TRES NOVOS TORCEDORES.

    • JUNIOR

      CARO ALAN, VOU CONCORDAR 100% COM TUDO O QUE VC ESCREVEU. TODO ANO A HISTÓRIA SE REPETE. DESCULPAS E MAIS DESCULPAS. PERDER PRA BAHIA E PONTE PRETA É DOSE PRA MAMUTE. ESSA HISTÓRIA DE CANSAÇO JÁ DEU, VIDE O CRUZEIRO QUE ESTÁ VOANDO EM CAMPO E A MARATONA DE JOGOS É PRA TODOS. REALMENTE FALTA ESSE ESPÍRITO DE CAMPEÃO. ME EXPLIQUE COMO UM TIME COMO O SÃO CAETANO, À BEIRA DA 3ª DIVISÃO BRASILEIRA, FOI VICE DA LIBERTADORES E BI-VICE DO BRASILEIRÃO? O BOTAFOGO MAL CHEGA EM UMA LIBERTADORES. É IMPRESSIONANTE. A TORCIDA É OMISSA SIM, TEM TORCEDOR QUE APÓIA ESSA MULAMBADA. PRECISAMOS COBRAR, A TORCIDA TEM COMPARECIDO. QUEREM 100 MIL TORCEDORES TODOS OS JOGOS? IMPOSSÍVEL. ESSE TIME PRECISA SUPERAR CANSAÇO, DOR NA UNHA, RESFRIADINHO, FALTA SANGUE, ALIÁS, MUITO SANGUE. PARABENS PELOS COMENTÁRIOS.
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • MARCOS ALVES

    BOA TARDE, PAULO VICTOR!

    ACHO POUCO PROVÁVEL, ESSA REINVENÇÃO. POIS, ANTES TÍNHAMOS JOGADORES COM MOBILIDADE SUFICIENTE PARA DESEMPENHAR VÁRIAS FUNÇÕES NO MEIO DE CAMPO… PERDEMOS FELYPE GABRIEL, JADSON, ANDREZINHO E POR ÚLTIMO VITINHO, QUE ALÉM DE COMPOR O MEIO, ERA O NOSSO DESAFOGO NOS CONTRA ATAQUES, COMO TAMBÉM, ERA O MAIOR FINALIZADOR (PRINCIPALMENTE DE FORA DA ÁREA) HOJE NÃO TEMOS MAIS NENHUM JOGADOR QUE CHUTA DE FORA DA ÁREA… ALÉM DISSO, NOSSA MARCAÇÃO NO MEIO ESTÁ LENTA, FICA UMA LACUNA MUITO GRANDE ENTRE OS VOLANTES E OS ARMADORES. É INADMISSÍVEL VER O LODEIRO NA LATERAL ESQUERDA TOMANDO VAREIO DOS LATERAIS, ELE DEVE COMPOR O MEIO, DEIXANDO AS LATERAIS PARA OS VOLANTES E LATERAIS E O EDÍLSON SE TORNOU UMA AVENIDA, POIS A MAIORIA DAS JOGADAS PERIGOSAS CONTRA NÓS, SAI NAS COSTA DELE. SENDO ASSIM, CONCORDO QUANDO VOCÊ DIZ QUE O NOSSO TIME ESTÁ MUITO PRAGMÁTICO E SE NÃO HOUVER UMA MUDANÇA DE POSTURA RADICAL, NÃO CONSEGUIREMOS NEM A LIBERTADORES…

    • Péricles

      Outra vez vamos pro nono lugar,ver os medalhoes Seedorf Lodeiro passear em campo, o time tocar bolas lateral e recuos so pode acontecer isso

    • ALBERTO

      Se bem repararmos. Gabriel não está reeditando as atuações do início da temporada. Depois da sua volta, o time perdeu em compactação, no momento de se recompor. Com Renato, fizemos uma excelente partida em Santa Catarina e em Santos. Depois da sua saída contra o Cruzeiro, o meio-campo se perdeu na marcação. Tomamos mais dois gols e não conseguimos nos encontrar nos jogos seguintes. Portanto, demos dois azares. O primeiro foi a contusão de Gabriel. Entrando Renato, o time não mudou a pegada. Mas, Renato se machucou e Gabriel voltou sem ritmo. Esse foi o segundo o azar.

  • recman

    Desculpa, mas não temos nada que reinventar. Com a saida do Vitinho não temos outra opção se nao colocar o RM 20 no meio, com Seedorf e Lodeiro e um atacante… Elias, Henrique ou mesmo o Bruno Mendes (só não pode ser o Alex). O resto não tem o q mexer…. Passar confiança para esse time q já fez excelentes apresentações esse ano. Dá para sermos campeões da Copa do Brasil e ainda ficar no G4! Mas se ele começar a colocar lateral na ponta… fica dificil.. Ele terminou de piorar o q estava ruim ontem (2 tempo). Recondicionamento físico para M. Matos e Gabriel ( nem q seja poupando um jogo ou outro) pois perdemos muito em marcação. O Gabriel voltou muito mal da contusão… Ta comprometendo na marcação do meio.
    E vamos em frente.
    Torcer para voltar um pouco do futebol. Com mais 20% do que jogamos o primeiro tempo do flu, as finais da COpa do Brasil estão garantidas.

  • Presidente MAURICIO ASSUNÇÃO, e Assunção é capital do Paraguai, será que tem alguma [
    coisa a ver ou não ????????????????

  • Péricles

    Reinventar o que?O botafogo tem essa de priorizar posse de bola, quando uma equipe faz isso com toques vertical e agredindo o adversario é bonito, tocar bola pro lado pra traz e dá chutoões é melancolico ver isso no botafogo.O Osvaldo diz que o time tá sentindo porque tá jogando as quartas e domingos,isso é desculpa fajuta pra queda da equipe porque todas as outras equipes vem com a mesma maratona de jogos, esse filme nossa torcida já cansou de ver todos os anos e o final já sabemos que é ficar em nono na tabela de classificação.Aderi a socio torcedor pra ver essa decepcionante diretoria prometer Roque Santa Cruz e trazer Elias só pra quem é doido.

  • Adalto Odon

    Esse presidente safado com essa diretoria medíocre nunca toma providências antes, só depois que a casa cai. Mande essa porcaria desse técnico embora antes que perca tudo, não existe o Rafael perna de pau Marques ser imexível e insistir com jogadores ridículos como Elias, Alex, Henrique, Edilson, André Bahia entre outros. FORA PRESIDENTE E OSVALDO BURRO DE OLIVEIRA.

  • Pelos comentários postados aqui, a maioria entende muito pouco de futebol.
    Jogadores em má fase e que devem ser substituídos:
    Edilson – marca mal, e condicionamento físico muito ruim.
    Dória – deficiência técnica, está lento e não ganha uma disputa de bola pelo alto.
    Gabriel – deficiência técnica, corre de um lado para o outro do campo e não consegue roubar uma bola, passes para lado, sem objetividade e erra muito.
    Seedorf – deficiência técnica, mau condicionamento físico.
    Lodeiro – deficiência técnica, corre igual um louco no campo sem objetividade, erra muitos passes.
    Rafael Marques – esse é o queridinho técnico OO, deficiência técnica, mau condicionamento físico e está se escondendo em campo. Alias, quantos jogos ele não marca?
    Alex – sem comentários e deve ser dispensado
    Hyuri – corre igual uma bailarina, não sabe finalizar, como disse o treinador foi um espasmo.

    Na minha opinião tem que colocar a garotada.

    • JUNIOR

      COMENTARISTA DE NOME CARLOS: DEFICIÊNCIA EM COMENTAR SOBRE DEFICIÊNCIAS. VAI CAÇAR UM MARIDO. VC É QUE NÃO SABE NADA DE FUTEBOL.

      É CADA MALA QUE APARECE NESSE BLOG.

      @@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
      @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    • saufogo

      Que comentário sem pé nem cabeça. Se um dos problemas do Botafogo é a falta de elenco, e você diz que tem que trocar tudo. Graças a Deus que você não faz parte da Comissão técnica do Botafogo. Estaríamos F….!

  • Moacir Amorim

    Amigos, quando Vitinho vinha jogando os gols estavam saindo aos montões, nosso time dominava e através do Vitinho em grande forma a gente matava os adversários. A prova do que falo são os jogos contra o Urubu, o Bahia (principalmente) e a Ponte. Nosso time não tá agredindo. O Yuri chegou metendo gols, mas, tá mais cumprindo o que Oswaldo manda que é marcar, e assim tem pouca chance de botar pra fora sua individualidade que é seu forte.
    Agora contra o Grêmio temos atacantes (Elias, e Yuri) e + o Renato que chuta a gol ( chega de Alex). Tá bom, e vamos vencer. Gostei da moral do Seedorf na hora que toda imprensa queria desancar o time, pois quando ele fala os cagões da imprensa ficam sem moral pra rebater.
    Abraços aos amigos Botafoguenses.

  • FOGÃO – RJ

    A HORA É DE APOIAR E NÃO DE JOGAR PEDRAS, JÁ TEMOS OS ADVERSARIOS, PRINCIPALMENTE OS AQUI DO RJ, QUE ESTÃO LÁ EMBAIXO, NO BURACO, MAS TORCEM CONTRA O FOGÃO, COMO SE ISSO ALIVIASSE AS RIDICULAS CAMPANHAS DE FLU (TIME CARO), FLA E VASCO, QUE LUTAM PARA NÃO CAIR. O TIME DO BOTAFOGO SURPREENDEU ESTE ANO ATÉ AQUI, É SÓ OLHAR NOSSO ELENCO, 90% DE GAROTOS, COBRAM DO “VELHO LODEIRO”, ESQUECEM QUE TEM APENAS 23 ANOS, E DEIXOU DE IR PARA A EUROPA PARA FICAR VESTINDO NOSSA CAMISA, ASSIM O “EXPERIENTE” ZAGUEIRO DORIA, QUE TEM 18 ANOS. NOSSO TIME É DE GAROTOS. SEEDORF TEM 37 ANOS, TEM 4 CHAMPIONS LEGUE DA EURORA, JÁ JOGAVA QUANDO A MAIORIA DESSES GAROTOS NEM HAVIA NASCIDO. QUEM FOI AO MARACANÃ ONTEM, SAIU COM UMA BOA IMPRESSÃO DO TIME E DA TORCIDA. QUANDO O CARO TIME DE LUXEMBURGO FEZ O GOL, NOSSA TORCIDA LOGO APÓS PASSOU A CANTAR MAIS ALTO, ONTEM FOI DIFERENTE, QUEM FOI AO ESTADIO QUERIA APOIAR O BOTAFOGO. SABADO TEM OUTRA DECISÃO CONTRA O GREMIO, ACREDITO NO TIME NO BOTAFOGO E NA TORCIDA QUE VAI REALMENTE AO ESTADIO. ESCREVE AI, PODE ANOTAR, SABADO O BOTAFOGO VAI GANHAR DO GREMIO, EMPURRADA POR NOSSA TORCIDA.
    O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ ( LEMBRAM)
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO

  • cachorro louco

    Muitas coisas desagradam.
    Mas a que mais me desagrada é ver a falta de ousadia do técnico. Parece ter receio de escalar outros atletas (Jeferson P., Bruno Mendes, Sassá etc.). Se os jogadores estão exaustos por quê então não arriscar?.
    Há outra alternativa?
    Vai continuar com um monte de atletas exaustos jogando esta maratona para poder no final dos jogos ter um motivo para justificar os resultados ruins?…
    – Jogamos bem, mas no segundo tempo cansamos!
    – Estamos sentindo a maratona de jogos!
    Quem não ousa nada consegue! Parece ter medo de assumir uma mudança que pode ou não dar certo. Sabemos que um desses jogadores que pedimos, pode entrar e não ir bem, falhar, jogar mal. Mas eles jogam desde criança, esperando uma oportunidade, essa é a hora de enfrentá-la, se estão prontos e se colocarem a disposição do técnico devem ser escalados.

  • Raphael

    Os times adversários aprenderam a marcar o botafogo…a grande maioria dos times está jogando no mesmo sistema de jogo…o tal do 4-2-3-1 que inclusive jogamos. Nesses jogos já citados pelos companheiros vimos que o meio não criava…jogando com um atacante e com o time adversário com zagueiro na sobra o botafogo fica muito previsível…não temos mais aquele homem que dribla e desmonta a defesa (vitinho se foi e o Hyuri é corredor), seedorf cansado e com idade avançada, lodeiro em má fase e tendo que acompanhar lateral e RM não são jogadores capazes de desarmar uma defesa jogando assim…talvez uma saída seria jogar com 2 atacantes.. Elias e RM ou Elias e Henrique (Bruno Mendes ou Hyuri)…Meio de campo com gabriel, marcelo mattos, seedorf e mais 1 (RM, Lodeiro ou alguém da base que corra e se desdobre…)…enfim, estou tentando pensar em alguma saída…
    Abraço a todos

  • Mozart

    O Bota é puro e legítimo, não trangênico, Cavalo Paraguaio. A torcida também é, aquela que defende o absurdo e não enxerga o óbvio.
    Seedorf, um paraguaio holandês. Lodeiro, paraguaio da Gema, etc, e etc, idem,
    A torcida paraguia deveria levar uma faixa com dizeres: Time Cavalo Paraguaio. Pode ser que, a partir daí, as atitudes do time mudem, os brios dos jogadores se realcem, e mostrem, então que não estão cansados e são brasileiros, vencendo o jogo contra o Grêmio.
    Minha previsão: O bota não vence. Empata ou perde. Vai perder para o Flamengo na T.Brasil, aí depois de tudo perdido, perderemos o OO. Aí, vamos ver como fica o Paraguio.
    Cuca pode ser a solução.

  • Nicanor Sena

    FALTA BOM SENSO AO TORCEDOR BOTAFOGUENSE?

    Colegas de sofrimento,

    Que o botafoguense é o mais extremado dos torcedores; que vai de um extremo ao outro num passe de mágica; que, sempre foi reconhecido como um torcedor de atitudes bipolares, que passa, em questão de segundos, do extremo pessimismo ao excesso de otimismo (além de místico, supersticioso, chato, pernóstico, arrogante e metido a “diferente”), isso não é novidade. Tais adjetivos são por todos conhecidos.

    Dito isso, uma pergunta se impõe: falta bom senso ao torcedor botafoguense?

    Quem faz parte da minha faixa etária há de convir que, há alguns anos, dizer que alguma coisa era questão de “bom senso” era o mesmo que dizer que era de uma geração movida a atitudes diferentes, tal como alardeava o comercial dos cigarros Free. Alguém se lembra da propaganda que dizia “Free: Questão de bom senso?”

    O fato é que, desde aqueles tempos, quando uma propaganda de cigarros disponível para criança assistir durante a programação da TV não era, uma questão de bom senso, mas de contra senso, o torcedor botafoguense, apesar de se auto proclamar “diferenciado”, sempre agiu como um torcedor comum; tal e qual os torcedores dos clubes rivais, movido mais a contra senso, do que propriamente a bom senso.

    Talvez isso constitua motivo para, nos últimos tempos, o bom senso ter sido cada vez mais deixado de lado no nosso cotidiano. No trânsito nas ruas, nas horas trabalhadas, nos preços cobrados por estacionamentos, bares, restaurantes e bilheterias dos estádios, nos relacionamentos cada vez mais virtuais e menos reais entre a torcida, o time de futebol e entre os próprios botafoguenses, nas reações contrárias às opiniões dos outros, na intolerância com o erro administrativo do clube, (geralmente com os erros de planejamento que se sucedem ano a ano), na abordagem de vários temas que a torcida posta em blogs esportivos, em quase tudo o que está ligado ao BOTAFOGO.

    Agora, com o noticiado aparecimento do movimento “Bom Senso F.C.”, movimento esse liderado por alguns dos atletas mais expressivos do atual futebol brasileiro – diga-se da passagem, que condena a exuberância dos gastos turbinada pela nova cota de televisão e por ilusórios acordos de patrocínio começa a deixar seus rastros na CBF e nos clubes de futebol, fico a me perguntar porque razão o torcedor botafoguense não aproveita o embalo para criar um movimento paralelo, voltado para questionar o que há de errado no clube e a apresentar pauta de sugestões de melhoria a quem o administra.

    Não posso compreender como nós botafoguenses deixamos o cavalo passar arreado, no momento em que (assim como os R$ 0,20 de junho não foram o único motivo para que as pessoas protestassem pelo país, agora não é só a proposta de calendário feita pela CBF que revoltou os jogadores) o BOTAFOGO mais precisa de ideias novas, pois a gota d’água na gestão do nosso querido time da camisa e do escudo mais bonito do mundo já transbordou há muito tempo!

    Vejam como é interessante esse paralelo: Na lista dos 75 primeiros signatários do manifesto, a maioria dos atletas havia jogado no exterior. É, mais ou menos, aquela história. O cara viajou, viveu outra realidade, voltou e, agora, percebeu que não dá mais para ser do jeito que está e que sempre foi. Sim, o atleta é muitas vezes muito bem remunerado para jogar. Mas será que ele pode dizer que tem vida além do trabalho?

    Um jogador de futebol, no Brasil, trabalha 350 dias por ano, no mínimo. Não há folga de final de semana, não há feriado prolongado, não há, praticamente, convívio com a família, graças à militarização imposta pelo “regime de concentração pré-jogo”. Por isso mesmo a proposta de um calendário mais enxuto nas datas, mas não nos compromissos, fez o copo transbordar.

    E com o torcedor? O que ocorre? Nada. Mesmo sabedores do que se passa na calada da noite em General Severiano; mesmo sabendo que, na verdade, o BOTAFOGO jamais foi levado a sério pelos seus gestores, o torcedor alvinegro (onde me incluo) continua a ser um sujeito passivo, acomodado, otimista demais, omisso e manipulável: nada reclama e a nada se propõe. O torcedor botafoguense não faz reivindicações, não pugna por mudanças estruturais no clube que escolheu para amar; não questiona a criação de um sistema de exclusão injusta nas decisões do clube; contenta-se e sente-se feliz em ver-se excluído do quadro associativo do BOTAFOGO; não impõe limites aos descalabros administrativos que sempre marcaram a sua direção ao longo da história.

    São reflexo dessa falta de controle sobre o que se passa no BOTAFOGO e dessa falta de bom senso que vive o clube a cambalear e a definhar, mercê do acaso ou da sorte…

    Esse contra senso é grave, porque, tal como aconteceu no início dos anos 80, quando acabou a farra do dinheiro injetado pelo saudoso Emil Pinheiro, a imprensa noticia que, no BOTAFOGO, nos últimos anos, a grana está cada vez mais curta. E isso vem causando, naturalmente, atraso no pagamento de salários ou mesmo o calote para alguns atletas.

    O bom senso que a turma do Bom Senso pede é mais uma prova das bizarrices que o esporte no Brasil é capaz de produzir. O empregado está pedindo ao patrão para pegar leve na falta de equilíbrio. Se isso acontece para quem ganha bem, para quem é muito bem remunerado, como é o caso dos jogadores de futebol, parece-me uma insensatez o torcedor botafoguense continuar acomodado, como se nada tivesse acontecendo em General Severiano, vivendo apenas a “dar pitacos” sobre resultados produzidos no gramado, sobre a escalação desse ou daquele atleta. Já passou, e muito, da hora de os torcedores botafoguenses começarem a agir de forma mais racional.

    É impossível achar que um movimento nesse sentido “não dará em nada”. No mínimo uma geração de atletas mais questionadora do status quo apareceu. Isso é fundamental para que as mudanças sejam feitas. Demorou, mas finalmente parece que o bom senso começou a chegar no futebol do Brasil.

    Pena que a torcida do BOTAFOGO continua a dormir em berço esplêndido, alienada, como se o único papel que lhe cabe nos desígnios do clube se resuma a apenas torcer e, quando muito, reclamar, pois, no mais das vezes, só se presta a elogiar.

    Falta bom senso ao torcedor botafoguense?

    Grande abraço.

    Nicanor Sena

  • Pedro

    Tem que dar mais chances p o jefersson paulista o cara joga e o Oswaldo nunca dar chance ao cara prefere o gege do que ele , coloca o jefersson oswaldo burro! Ele é um camisa 10 nato e tem um ótimo passe.

  • Orlando Soares

    Caro Paulo Vitor Reis que assina esse debate, como botafoguense independente de qualquer coisa, tenho que concordar com sua abordagem. O Oswaldo a cada quinzena tem que reinventar o Botafogo, isso aconteceu várias vezes nesta temporada; Primeiro foram as saídas do Maicossuel, Herrera e Loco Abreu. Nesta época o Elkeson virou a referência, mesmo não agradando a todos, deu conta do recado, foi artilheiro neste período; Aí veio a saída do Elkeson, mais uma vez o time teve que ser reinventado, e foi, com o contestadíssimo Rafael Marques, mas que no decorrer do tempo se encaixou e vinha dando certo. Uma saída providencial do time e não se fala a respeito , foi a saída do Márcio Azevedo e a titularidade do Júlio César, essa mudança foi fundamental para melhorar o setor defensivo do time; o Márcio Azevedo deixava uma avenida pela esquerda, o empréstimo do Fábio Ferreira e a titularidade do Dória também foram providenciais.
    O time vinha jogando bem quando os jogos eram só a cada final de semana, mas, desde que começaram a jogar três jogos em sete dias, o time desmoronou. E veio contribuir muito esta queda com a saída do Vitinho, que, quer queiram ou não, ele era uma válvula de escape para o contra-ataque; agora, com o time cansado, chegando à exaustão nos finais dos jogos, não tem essa válvula de escape ainda.
    Com isso o Oswaldo, ainda não conseguiu encaixar as novas peças para o time continuar produzindo o suficiente para as vitórias.
    Vejamos alguns fatos; O Elias, não é lá um craque que seja indispensável, mas, na atualidade, ele faz falta , pela sua força , ele segura os zagueiros adversários; quem diria, nós torcedores tendo que admitir que o Elias faz falta. Outra coisa, o Hyuri ainda não conseguiu se encaixar, vai demora um pouco, como aconteceu com o Vitinho que foi lançado aos poucos até virar titular e ser importante para o time.
    Outro fato que me deixou preocupado, foi a declaração do Marcelo Matos, no final do jogo com o Flu; disse ele ” está muito desgastante, não dá pra marcar, correr o tempo todo e produzir o ideal com esse cansaço todo, é muito jogo, não dá pra aguentar “. Esse fato de muito jogo, já havia pensado e conseguido entender a quantidade de cartões que o time tem levado. Analisando, como um jogador que já entra desgastado numa partida vai marcar e desarmar com qualidade?; não dá, o atleta chega sem confiança e faz faltas desnecessárias e leva o cartão. É só notar que o Bolívar e o Gabriel estão cumprindo suspensão neste jogo com o Grêmio; e o Gabriel recentemente já havia cumprido um jogo de suspensão; foi exatamente o jogo no qual o Renato , que estava no seu lugar, se lesionou.
    Então meus caros botafoguenses, que o Oswaldo é “cascudo”, “turrão”, tudo bem, também acho, mas , temos que entender que, na atual conjuntura, que material estão disponibilizando para ele trabalhar?, não há quem aguente a cada momento ter que rever todo um trabalho feito anteriormente. Sem falar no início da temporada, a perda do Engenhão, com a falta de pagamento dos salários, com tudo isso, ele levou até agora o time ao terceiro lugar nesse BR.

  • Emil Pinheiro Neto

    Amigos alvinegros!!!! Se o presidente diz que é impossível não vender os jogadores que se destacam pois é só pagar a multa !!!!! Consequentemente nunca mais seremos campeões correto???? Continuaremos a ser apenas a vitrine dos empresários cada vez mais ricos !!!Desde e apenas em 1995 conseguimos um título de expressão !!! E o amor continua !!o time esta se arrastando em campo e só não perdeu a vaga na libertadores ainda, devido ao péssimo aproveitamento dos concorrentes ! Rodriguinho e Andrey volante do America mg , Felipe Azevedo e Lucas Lima do Sport , tem o lateral esquerdo do Avai Heracles , o artilheiro da segunda divisão ……..temos que fazer alguma coisa para não perder esta vaga !!!!!

  • Caldeira

    Pelo amor de DEUS, é muita baboseira escrita, duvido que todos que reclamem aqui, tenham produtos oficiais, sejam sócios ou vão realmente assistir e apoiar o time os 90 minutos.
    Reclamam demais de um time que já mostrou que pode vencer, só que fase pesa e temporada cheia também. Qualquer pessoa que já tenha jogado futebol ao menos em um campeonato amador, sabe que jogar 2 vezes por semana é cansativo, imagina quem é profissional, sendo levado sempre ao máximo ? Com toda certeza é cansativo.
    O time vem mal, mas não justifica criticar tanto como andam fazendo, time era o 1° e nunca levava mais de 25 mil, agora torcedor aparece aos milhares pra criticar e agir como torcedores de outros times, destruindo o trabalho de um time q mesmo sem vencer a 4 jogos, é o terceiro colocado.
    Torcedor que não apoia, não tem direito nenhum de reclamar!
    Parem de pedir pelo Sassá, ele é muito fraco, nem dominar a bola consegue, é tremendamente horrível, o Alex consegue ser melhor que ele. O Henrique merece continuar como titular enquanto o Elias não volta, sempre esperançoso na volta do BM.
    Quem critica o RM. não entende nada de futebol, o cara no jogo contra fruminenC até contra-ataque dos caras tirou e saiu jogando, tem sido um dos melhores do ano e tem fôlego e tem se doado até o fim das partidas.
    Lodeiro sim merece sair do time, mas não temos opções no banco, além do Renato, é só garotada e aí se algum falhar, é queimado eternamente, é arriscar demais!!
    Por fim, cobranças principalmente a diretoria devem ser feitas, mas sem se esquecer que Vitinho, Andrezinho e Fellype Gabriel pediram pra sair, como ambos confirmaram em várias entrevistas, o time tá unido e a torcida tem que se unir e cantar junto, apoiar e principalmente se associar e se movimentar pra refazer o BOTAFOGO, chega de esperar apenas torcedor, se você ama o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS faça mais do que vir na net resmungar ou comemorar!

  • zerodrigao

    Caro Paulo Victor Reis:

    Concordo em parte com o que voce falou, só que o título do brasileiro já era, copa do Brasil ídem e pelo andar da carruagem a vaga do G4 também.
    o Botafogo está até que levando muita sorte, por motivo dos times que estavam perto de alcançar o G4 estarem tambem perdendo, vide Inter, corintihans, mas vejamos que Vitória,
    Atletico mineiro e outros já se aproximam, e como dizem o velho cavalo paraguaio na reta final perde o folego e é ultrapassado.
    Sou botafoguense há muitos anos, e mesmo sem o Fogão ganhar títulos “exemplo o carioca” por muitos anos, mas eu tinha orgulho em torcer, porque em outros campeonatos tinhamos um time de ponta, competitivo. Hoje entramos nas competições apenas para fazer número, não temos condiçoes de ganharmos nada, com os times que formamos nos ultimos anos e o atual não é diferente. sem ilusões.
    SDS. Alvinegras

  • Bordalo

    Perguntar não ofende: Será que só o Botafogo está jogando mais partidas que os outros clubes?
    O Cruzeiro, Grêmio, etc não estão cansados? Isso é desculpa muito de mau gosto.

  • VAMOS PRESIDENTE DE M.,HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA TRAZER UM CENTRO-AVANTE DE
    VERDADE,UM MEIA E ACIMA DE TUDO UM TÉCNICO DE VERDADE.
    O TIME JÁ JOGA UM FUTEBOL MEDROSO E COVARDE E O TREINEIRO,AO INVÉZ DE PARTIR
    PARA CIMA DOS ADVERSÁRIOS,QUER MONTAR O TIME MAIS NA RETRANCA AINDA,É RIDÍCULO.
    OS JOGADORES NÃO QUEREM MAIS OSWALDO NO COMANDO E A TORCIDA DO FOGÃO NUNCA
    QUIZ,E ESTE PRES. AINDA RENOVOU O CONTRATO DESTA ESTÁTUA E DEU AUMENTO POLPUDO
    A ESTE TREINEIRO F.D.P..
    FORA R.MARQUES-BRUNO MENDES JÁ!!!
    PARA CIMA DO TIME DE RENATINHA,AMANHÃ!!!

  • Augusto de Oliveira

    OO podia aproveitar que Gabriel não joga (não anda bem, mesmo) e colocar o Seedorf de volante, para garantir uma saída, uma transição de melhor qualidade entre a defesa e o ataque. Além disso, ele correria menos pois não teria que apoiar a toda hora, nem ir a linha de fundo armar as jogadas. Na frente, mete o Bruno Mendes que já mostrou que sabe. Andou mal mas futebol não se esquece. Acredito nessa garotada que vai entrar Gilberto e Dankler mas tem que botar o Hyuri em todos os jogos. Lodeiro anda mal. Deve revezar com Octavio ou Gegê ou Jefferson Paulista. SAN

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo