De quem é a culpa, afinal?



Foi com surpresa e uma pitada de incredulidade que recebi a declaração do presidente Mauricio Assumpção, quando, parecendo tirar o dele da reta, disse que “há pessoas dentro do clube trabalhando na função de detectar e achar uma solução rápida” para as escorregadas nas retas finais. Ora, com todo o respeito, presidente, eu diria que o torcedor que acompanha o Botafogo não é ingênuo a ponto de considerar esse discurso.

Compreendo a dificuldade de se gerir um clube repleto de problemas financeiros e outros de diferentes naturezas à parte, porém, é mais do que óbvio que a queda de rendimento da equipe – que não diria ser esperada, mas jamais pode ser tida como surpreendente – deve-se basicamente à saída de diversos jogadores importantes. E um dos grandes culpados – se não o maior – é o próprio mandatário.

Entende-se também que o assédio sobre os jogadores tenha sido intenso, mas será que só os atletas do Glorioso destacaram-se em 2013? Ou será que os contratos foram malfeitos? Será que Vitinho não foi subvalorizado? Seria mais justo falar a verdade, não tentar se eximir de culpa no momento mais delicado do Botafogo na temporada. O título já foi, mas a vaga na Libertadores é, sim, obrigação.

Uma postura diferente do homem que lidera o clube pode ser fundamental para isso. Ou será que nada foi aprendido com o vexame de 2011?



  • Jose Heleno de Araujo

    Com todo respeito acho que o presidente deveria sim mudar de atitude com relação as suas declarações. Ainda nao engoli esta questão do engenhão que ele literalmente se omitiu se o estadio foi arrendado da prefeitura, se o estadio apresentou problemas acho que quem deveria arcar com a responsabilidade é a propria prefeitura. Ele em momento nenhum brigou por isto. Se o Botafogo nao tem um departamento juridico use a Justiça gratuita e processe a prefeitura. Nao sei se é verdade mas ouvi comentarios que ele é filiado ao PMDB (Partidos das Mutretas Desvios e Bandalheiras) sendo assim está em casa Eduardo Paes, Sergio Cabral Cavendish e cia.

    • saufogo

      Perfeito os textos de vocês, tanto do Blogueiro (Vinícius), quanto o seu José Heleno.
      O Omissão deve está achando que o torcedor do Botafogo é um palerma qualquer. Vários jogadores saíram do clube e ele não sabe o que está acontecendo!
      Essa venda do Vitinho me pareceu bem conveniente para esse presidente político. A multa rescisória para os times do exterior independe do valor do salário do jogador, então ele poderia colocá-la num valor maior. Outra coisa: o dinheiro não foi bloqueado e os salários foram colocados em dia. Será que molharam a mão de alguém na Receita Federal ou Fazenda Nacional? De um cara que se vendeu para políticos safados como o Paes e o Cabral, podemos esperar tudo.

    • Marcos Cavalcanti

      Irmão , vc foi no ponto central da questão.
      É por comentários como o seu , que ainda frequento esse blog .
      PARABÉNS !!

      • ESTE PRESIDENTE QUE ESTÁ NO PODER HÁ QUATRO ANOS PENSANDO SÓ NO MARQUETING COM CONTRATAÇÕES DE JOGADORES EM TRANSAÇÕES COM EMPRESÁRIOS, QUE TINHA COMO SEU TESTA DE FERRO O ANDERSON BARROS, NÃO PRESTA CONTAS AOS TORCEDORES COM A VENDA DE JOGADORES, SALÁRIOS ABSURDOS PARA JOGADORES QUE NÃO GANHARIAM 20.000 DE SALÁRIOS E NO BOTAFOGO GANHAM VERDADEIRAS FORTUNAS COMO É O CASO DO RAFAEL MARQUES, A RENOVAÇÃO DO CONTRATO COM O OSVALDO DE OLIVEIRA QUANDO A MAIORIA DOS TORCEDORES NÃO QUERIAM, ENTÃO QUEM É O CULPADO?

        ALGUEM ACREDITA QUE O JOBSON FOI EMPRESTADO GRATUITAMENTE PARA O QATAR?

        CADÊ O DINHEIRO DA VENDA DO CORTÊS, HERRERA, MAICOSUEL, ELKERSON, JADSON, CAIO, VITINHO, FELIPE GABRIEL, ANDREZINHO FOI SÓ PARA PAGAR SALÁRIOS ATRASADOS?

        QUAL É O MONTANTE DA FOLHA SALARIAL DO BOTAFOGO COM JOGADORES?

        PIOR É TAMBÉM OUVIR DO OSVALDO QUE A FASE ATUAL DO BOTAFOGO É NORMAL, E ELE NÃO ADIMITE QUE O ESQUEMA DELE ESTÁ MANJADO, QUE O SEU PUPILO NÃO É NENHUM CRAQUE COMO ELE JÁ AFIRMOU QUE É PEDINDO ATÉ AUMENTO DE SALÁRIO, INDICAÇÃO DE JOGADORES COMO ELIAS, EDILSON, E ISSO TUDO O SENHOR OSVALDO ACHA QUE É NORMAL.

        A TORCIDA TAMBÉM TEM SUA PARCELA DE CULPA PORQUE DE UMA HORA PARA OUTRA CHAMOU O OSVALDO DE GENIO, RAFAEL MARQUES DE CRAQUE, QUE A DIRETORIA DO BOTAFOGO ESTAVA FAZENDO UM GRANDE TRABALHO, RASGANDO ELOGIOS A ESTA CAMBADA TODA.

        VOLTA JOBSON QUE VOCE DOIDÃO ESTÁ FAZENDO FALTA!!!!!!!!!!!!

        • Nelson Ribeiro

          Não explica tudo mas:

          . Jogo contra Cruzeiro. Penalti do Bolívar foi inventado pelo juiz.
          . Jogo contra o Bahia. Obina estava pelo menos uns 3 metros em impedimento e o gol foi validado.
          . Jogo contra o Flamengo. O gol do André Santos foi de mão.
          . Jogo contra a Ponte. O penalti do Lima não existiu.

          Virou palhaçada…. São pontos retirados no apito.

          Qual será o erro da arbitragem hoje?

          • Cavalito Paraguaio

            Vamos lá Fogão só falta 2 pontinhos para fugir do rebaixamento.

    • Ronaldo Sincero

      A torcida do Botafogo, que é minuscula, tem que se contentar com o carioca… e só
      Não tem dinheiro p investir, sempre peca nos mesmos erros. Tem mesmo é que torcer p não cair.
      Senão será instinto do cenário nacional. Administração mediocre, formando time mais mediocre ainda!

      • O SENHOR ODVALDO SÓ PODE ESTAR DE SACANAGEM NO BOTAFOGO, PORQUE BURRO E TEIMOSO NÓS JÁ SABEMOS QUE ELE É.

        COLOCAR HENRIQUE JUNTO COM RAFAEL MARQUES É BRINCADEIRA DE MAU GOSTO.

        ASW SUBUSTITUIÇÕES COLOCANDO O GILBERTO PARA QUEIMAR O GAROTO NO LUGAR DO HENRIQUE E DEIXAR O EDILSON NO TIME É UMA TREMENDA SACANGEM.

        E NO FINAL AINDA COLOCA O LUCAS ZEN AÍ É DOSE PARA LEÃO, PQP.

        FORA OSVALDO DO BOTAFOGO OU ENTÃO O COLOQUE PARA TREINAR O INFANTIL DO CLUBE.

        COLOQUEM O EDUARDO HUNGARO OU O SEEDORF DE TECNICO E O OSVALDO NEM DE AUXILIAR.

        O MAURÍCIO SONÇÃO VOCE NÃO VÊ A MERDA QUE VOCE FEZ RENOVANDO O CONTRATO COM O OSVALDO E VOCE AINDA QUER SABER O QUE ACONTECE COM O BOTAFOGO?

        FORA MAURÍCIO SONÇÃO.

      • Cavalito Paraguaio

        É isso aí Ronaldo só falta 2 pontinhos para fugir do rebaixamento e o Fogão é só isso mesmo. Disputou 12 pontos e só levou 1 ponto é triste e eu acho muito melhor nem disputar a libertadores para não passarmos mais vergonha.

  • Duas perdas fundamentais, e não sei dizer com segurança o que fez ou o que não fez ou o que poderia ter evitado : Vitinho e Filipe Gabriel. No time hoje não tem quem jogue de forma contundente, aguda, como aqueles supracitados ! E para piorar a situação outros jogadores importantes como Seedorf/Rafael Marques/Lodeiro passaram a jogar mediocremente e levando de roldão toda a equipe à uma queda libre. E para o jogo de amanhã, analisando friamente, também não vejo possibilidades de uma maior efetividade do time ante a notória incapacidade técnica dos prováveis pontas-de-lança anunciados e ou previstos para a partida. E ainda temos um Flu bem diferente, até motivado pelos últimos resultados, e já pela escalação anunciada com três atacantes demonstrando que aspira uma aproximação efetiva do próprio Botafogo no G-4. Portanto, tá na cara que vamos sofrer com o nosso ataque destituído de poder de fogo. E assim já tenho esperança num 0x0 !

    • E OS BLOGS DE O LANCE VÃO DE MAL A PIOR! – Agora eles já não providenciam sequer os links fixos nem para o Ninguém Fala e muito menos para o blog do General que segue sendo boicotado no sentido de se impedir o seu acesso em prol do tal Lance Ativo! No que depender de mim, eu jamais me inscreverei nele! É por conta desse tipo de mentalidade sovina de se boicotar um serviço em prol de uma novidade qualquer, que este país é o que é! A mediocridade tem vez em tudo que é lugar neste país! E, em O LANCE, então, ela impera! ATÉ QUANDO CONVIVEREMOS COM TANTA INEFICIÊNCIA? Quem não tem competência que não se estabeleça! Com o descaso que aqui demonstram estão a jogar fora seus colaboradores!

      • Vinicius Andrade

        Airam, não boicotamos nada, estamos apenas com um problema no sistema, que já estará solucionado.
        Espero que compreenda o imprevisto e siga participando das discussões conosco.
        Grande abraço

  • Gilberto Alves

    Vinicius Andrade, Parabéns! Postagem coerente e corajosa. Acho que o problema do Bota é falta de peças de reposição. O time é bom, mas não está suportando a maratona de jogos e cansou. Sem elenco não dá pra ir muito longe, agora é aproveitar um pouco dessa “gordura” que conseguiu no primeiro turno, ganhar mais uns pontinhos preciosos e garantir uma vaga na Libertadores, que já vai ser um grande resultado diante das dificuldades deste elenco limitado.
    Assunção é culpado!!
    Saudações Botafoguenses!

  • Orlando Soares

    O que diz o Sr. José Heleno no comentário acima, é para se pensar direitinho em quem colocar a culpa. No meu último comentário neste espaço, disse que é praxe no Botafogo, sempre que o time está bem, sempre ter um de dentro do Clube que joga contra e põe tudo ladeira abaixo. Se o que diz o companheiro acima for a realidade de tudo que acontece, como a não valorização do Vitinho, com contratos mau feitos, etc. são essas essas coisas que fazem o time desmoronar de uma hora para outra. Quanto à omissão do Presidentista sobre o Engenhão; já escrevemos muito sobre….. foi e é sem desculpas, pura omissão (conchavo) de todos da Diretoria.
    Outro motivo para a queda de rendimento, tenho na idéia que, tem muito de ciumeira dentro do elenco para com o Seedorf , com sua liderança, com seu modo de exigir de todos. Já ouvi na imprensa que o Oswaldo não está sabendo lidar com isso , por esse motivo o time caiu de produção e o Oswaldo está balançando.
    Pura falta de responsabilidade dos enciumados. A diretoria , que sempre se omite a tudo, deveria reunir o grupo e colocar as coisas em seus devidos lugares.
    Se o pior já passou, que eram os salários atrasados, não tem mais motivos para pendengas de um ou de outro.

    • Nelson Ribeiro

      Cuidado com o que lê no Extra.

  • Luiz Antonio Segantini

    Estou de acordo com o José Heleno e digo mais , Já esta na hora deste Técnico borboleta dançar , sumir do Botafogo , pois ele acha tudo normal , o time perder , Lodeiro , Sedorff e seus pupilos que não estão jogando nada , só entregando o ouro , é muita sacanagem o que estão fazendo e a diretoria ficando omissa aos problemas .

  • É EVIDENTE QUE O PRINCIPAL CULPADO PELOS SUCESSIVOS VEXAMES ALVINEGROS É DO
    TREINEIRO ARROGANTE E TEIMOSO,QUE INSISTE SEMPRE COM AS FIGURAS FRACASSADAS,
    TAIS COMO RENATO-LUCAS ZÉN-A.BAHIA-ALEX-HENRIQUE E SEUS ETERNOS PROTEGIDOS
    QUE NÃO JOGAM NADA,RAFAEL MARQUES E ELIAS.
    JEFFERSON SÓ SABE FAZER GOLPE DE VISTA,AO INVÉZ DE TENTAR ESPALMAR A BOLA,FICA
    COMO BOBO OLHANDO,SEMPRE.
    ALÉM DISTO LODEIRO ESTÁ MUITO RECUADO,POR ISTO NÃO CHUTA MAIS A GOL,UM DOS
    SEUS PONTOS FORTES,ALÉM DE NÃO ESTAR JOGANDO NADA.
    OU OSWALBURRO DEIXA O TIME DE EMPRESÁRIOS DE LADO E ESCALA O TIME CERTO OU
    NEM PARA LIBERTADORES IREMOS.
    ESCALAÇÃO CORRETA-RENAN-EDÍLSON-BOLÍVAR-DÓRIA-JÚLIO CÉZAR-M.MATTOS-GABRIEL-
    SEEDORF-OCTÁVIO-BRUNO MENDES E SASSÁ.
    BANCO-JEFERSON-LIMA-DANKLER-DEDÉ-GEGÊ-DANIEL CORREIA-JEFERSON PAULISTA-GUGA-
    CIDINHO-ELIAS.
    FORA.R.MARQUES-A.BAHIA-LUCAS ZÉN-LUCAS-ALEX-HENRIQUE.
    SE PERDER DAS FLORES LARANJAIS,ADEUS OSWALBURRO DE OLIV. E ATÉ NUNCA MAIS.
    PRÓXIMO TÉCNICO CARLOS A.TORRES-CRISTÓVÃO BORGES DO BAHIA E PARA O PRÓXIMO
    ANO COM CERTEZA CUCA,PARA ALÍVIO GERAL DA NAÇÃO ALVINEGRA…
    QUEREMOS SANGUE EM CAMPO,CHEGA DE MARIQUINHAS…
    REFORÇOS PARA 2014-JUNINHO-HERRERA-MÁXI RODRIGUEZ-WÁLTER,PAULO BAYER E
    LOCO ABREU.
    VENDAM LODEIRO POR 15 OU 20 MILHÕES DE EUROS.

  • Mozart

    Minha previsão já fomulada há 2 meses é ficar entre 12]º e 10º na tabla. A queda é livre, é grande. Vai ficar vivendo do campeonato carioca, e só..

  • É público e notório que a culpa desses desastres no Botafogo é desse bando, cujo chefe chama-se Maurício Assunção. Agora tenta desviar o foco jogando no ventilador, a futura contratação
    do balofo Valter do Goiás. O “sonsão” vai enganar caralho. Tú pensa que a torcida é trouxa.
    Se perdemos o Engenhão a culpa é tua em se aliar com quem não presta. E o pior é que tu tem
    rabo preso com eles. Se o Botafogo perdeu jogadores durante o campeonato a culpa é tua, o
    boneco dentista. Nós já vimos esse filme nos últimos 4 ou 5 anos. Vai se fuder você, o tal Chico
    que faz dupla sertaneja com Rouxinol. São tudo uns merdas. Tudo safado. Ladrões travestidos
    de jumentos.

  • CULPA DAS derrotas é do juiz, Bahia gol impedido,Ponte penalti que não existiu, mas se temos jogadores capazes , porque não usa-los.
    É HORA DE BRUNO MENDES, DANKER e OUTROS.

  • gilberto

    Eu me faço está pergunta a 41 anos, por que estas coisas acontecem ao Botafogo?
    1º Seria praga de urubu?
    2º Seria incompetência Administrativa?
    3º Seria deficiência técnica dos jogadores contratados?

    Bom, vou por parte em minha visão pessoal e de quem acompanha o clube a muito tempo.
    1º Que não acredito em praga nem macumba, se não campeonato baiano terminaria empatado.
    2º Incompetência administrativa talvez seja a maior explicação, só que ao longo dos anos são várias diretorias que nada conseguiram fazer.
    3º Deficiência técnica dos contratados, também não justifica pois times com planteis inferiores ao nosso logram sucesso.
    Então como explicar? em minha opinião, é um conjunto de tudo isso, que no final nos tirou do cenário de sucesso do futebol nacional. Nossa jornada para baixo, teve inicio em 1968, com a perda de nosso patrimônio, o que jogou o clube para baixo e só deu sinais de vida no final dos anos 80 com Emil Pinheiro. Falta alguém com condições financeiras e vontade de encarar a empreitada, não só por amor ao clube, pois sabemos que clubes como o Botafogo bem trabalhados logo dão retorno financeiro, a duvida fica aí, será que existem interesses para que o clube não se organize e comece a ganhar dinheiro para se sustentar e na bagunça tirem vantagens? essa é a minha principal dúvida para não dizer certeza.

    • Nelson Ribeiro

      Tome cuidado. Quem investe dinheiro quer retorno financeiro. Temos que enriquecer o Botafogo e não investidores.

      • gilberto

        Sim, mais para clubes que não possuem grandes torcidas onde sócio torcedor pouco altera o quadro a solução é uma negociação, onde os lucros são dividios entre as partes em percentuais atrativos para o investidor sem acachapar o clube. Hoje sem dinheiro não se faz nada, sucesso custa caro e sustentação financeira é primordial, sem ela o efeito “golfinho” é certo aparece faz uma festinha e afunda de novo.

        • Nelson Ribeiro

          Problema Gilberto é que isso já foi feito. O dirigente bancou a campanha, depois vendeu todo mundo, embolsou o lucro e deixou as dívidas para o clube que estamos a pagar até hoje. Todos aqui sabem de quem estamos falando.

  • DINHO FOGO ES

    SINCERAMENTE, EU NÃO SO ACHO COMO TENHO CERTEZA,QUE A CULPA E DESTES DIRETORES INCOMPETENTES. O NOSSO QUERIDO BOTAFOGO,VIVE HOJE DE ESMOLA DADA POR ESTA EMISSORA,QUE PREFIRO NEM DIZER O NOME. LA E POSTO OS PRESIDENTES E MANTIDOS NOS CARGOS PELA EMISSORA CITADA. POR ESTAS E OUTRAS,QUE TODO ANO SE REPETE OS MESMOS VEXAMES.

  • DINHO FOGO ES

    CAVALO PARAGUAIO SIM.E SEMPRE A MESMA COISA ,TODO ANO SE REPETE OS VEXAMES. TOMARA QUE 2014,APAREÇA ALGUEM CAPACITADO,PARA SER PRESIDENTE DO BOTAFOGO,POIS ESTES QUE AI ESTÃO,EU NÃO ACREDITO MAIS.

  • Altair

    Parabéns Fogão! Até o Náutico ganhou da Ponte Preta em Campinas. O salário do Seedorf deve pagar toda a folha salarial do poderosíssimo Náutico.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Alguém com bolas e cérebro ao mesmo tempo nesta equipe de blogueiros setoristas do Botafogo?
    Tá chovendo no Rio hoje?

  • RS

    Eu não acredito mais,pior que alguns
    mala vai servir de base para o ano
    que vem incluse OO.

  • FOGÃO – RJ

    COMO BOTAFOGUENSE ACHO QUE NÃO É A HORA DE JOGAR PEDRAS, É MOMENTO DA TORCIDA APOIAR, IR AO ESTADIO INCENTIVAR. SERÁ QUE A TORCIDA DO ATLETICO-PR, QUE LEVOU DE 5 DO VITORIA EM CASA, DESISTIU? SERÁ QUE A TORCIDA DO GREMIO VAI DEIXAR DE LOTAR O ESTADIO? E A DO FLU QUE LUTAVA PARA NÃO CAIR? VAMOS PENSAR, COMO OUTROS CLUBES TIVEMOS UM MONTÃO DE PROBLEMAS, FECHAMENTO DO ENGENHÃO, SAIDA DE JOGADORES IMPORTANTES DO ELENCO. VAMOS DEIXAR O OSVALDO DE OLIVEIRA TRABALHAR EM PAZ. VAMOS VER SE ELE CONSEGUE FAZER O QUE TEM FEITO ATÉ AQUI, REINVENTAR O TIME DO BOTAFOGO, TEM SASSA, BRUNO MENDES, OTAVIO, GEGE, RENATO VOLTANDO DE CONTUSÃO, VAMOS ESPERAR, VAMOS INCENTIVAR O NOSSO TIME QUE ESTÁ EMPATADO COM O GREMIO, 2 E 3, COM 42 PONTOS, COM ATLETICO-PR, COM 41, O MAIS PROXIMO ATRAS, QUE BRIGARIA PELA LIBERTADORES, É O VITORIA, COM 34, O FLU TEM 33 PONTOS. QUEM DEVE ESTAR “DESESPERADO”? A NOSSA TORCIDA OU A DO FLU? VAMOS LOTAR NOSSA PARTE NO MARACANÃ E INCENTIVAR NOSSO FOGÃO.
    A TORCIDA DO BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E NUNCA SE RENDERÁ. (LEMBRAM)
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO

    • andre

      Até que enfim um torcedor de verdade ,Tamo junto nessa guerra meu camarada, pq se fôssemos depender, da maioria dos botafoguenses daqui e de outros fóruns a gente tava fudido, esses torcedores que já abandonaram o barco são aqueles que em batalhas passadas ( finais ), eu tenho certeza que eles disseram:FINAL DE 89 : nós nao vamos ganhar eles tem zico, bebeto, leonardo etc \\ Comebol 93- nós vamos perder nosso time é muito fraco \\ Brasileiro 95 – já era, o florminencc q ganhou de 4×1 no maraca não conseguiu , imagina a gente q só ganhou de 2×1 \\ 98 rio-sao paulo- O sao paulo é foda é tri do mundo não vai dar \\ carioca 2006 – Covardes como são, aí nesse jogo eles foram, brigar contra pequeno ( MADUREIRA) eles vão \\ carioca 2010 – nós somos pior q o vasco, vamos ser tetra vice. CAVALO PARAGUAIO É O CARALHO , A GRANDE VERDADE É QUE O FOGÃO FAZ MILAGRE TODO ANO, POIS NA SERIE A, SEMPRE MONTAMOS TIMES COM MUITO MENOS DINHEIRO QUE TODOS OS OUTROS.

  • Augusto de Oliveia

    Nosso líder, em campo e fora dele, é o Seedorf. O que ele falar devemos apoiar. Ate o OO deve apoiar também. O cara tem muito a ensinar. Eu acredito que o time vai voltar a jogar bola. Deixa o Mauricinho Omissão longe do futebol. Concordo com os que pedem a reintegração do Bruno Mendes. Mais uma chance para o BM vai bem e para o Sassa tb! SAN

    • Distinto AUGUSTO DE OLIVEIRA . Sob quaisquer circunstâncias e até novos fracassos, não deixaremos de sermos botafoguenses! Muda ou até troca de mulher mas não se muda de time!Com o nosso Botafogo – eu com 77/78 anos – desde 48, não tem jeito mesmo! Estou abraçado com o passado glorioso mas quero e tenho esperança…e vou morrer com ela, numa reviravolta na vida do Clube da Estrela Solitária, eliminando-se o chororô da atualidade e a pecha de cavalo paraguaio. E hoje, quem pode fazer gol no Flu? Alex, Bruno Mendes, Sassá, Gegê, Otávio, Rafael Marques, quem ? Espero que não seja mais uma noite “dramática” com o nosso ataque mais ciscando do que atacando!

    • Nelson Ribeiro

      Está faltando bola, existe desgaste físico, existe insuficiência de elenco mas não explica tudo mas:

      . Jogo contra Cruzeiro. Penalti do Bolívar foi inventado pelo juiz.
      . Jogo contra o Bahia. Obina estava pelo menos uns 3 metros em impedimento e o gol foi validado.
      . Jogo contra o Flamengo. O gol do André Santos foi de mão.
      . Jogo contra a Ponte. O penalti do Lima não existiu.

      Virou palhaçada…. São pontos retirados no apito. Só me resta saber qual será a falha da arbitragem hoje.

  • Luiz Henrique

    Pois é…vejo muita gente não acreditando no time. Se formos racionais, apenas racionais, podemos mesmo achar que o Botafogo não tem elenco suficiente, então, pela lógica, cairá na tabela.

    Mas, como torcedores, se todos pensarem assim…não teremos uma alma penada no Maracanã. Se os vascaínos, por exemplo, acharem que não tem time para saírem da ZR, lá ficarão sem uma lama penada para apoiar. Se estamos em terceiro(concordo que em rota descendente), só temos uma opção…criticar, meter o pau, falar o que tem que ser falado..e quem puder, e quiser, apoiar o time em cada jogo.

    Se o Botafogo nos abandonar, não podemos abandonar o Botafogo. É um pensamento meio complicado, mas é assim mesmo que penso…duvido que os corinthianos, com toda a crise lá instalada, não torçam para uma virada do time, mesmo sabendo quem um ciclo se encerrou. Torcedor torce até contra a realidade.

    • gilberto

      Luizde , a coisa é muito mais do que não se ter elenco. Passa por um conjunto de situações de ordem emocional muito além da compreensão, a nossa torcida é desconfiada? é sim e com motivos de sobra para isso, não sei sua idade, mas eu por exemplo me lembro de vexames históricos que alavancaram está situação, são coisas muitas das vezes inesplicaveis que tiram o time do rumo certo, temos que apoiar sim mais paciência e os sucessivo fracassos tem limites eu por exemplo já cansei é muita derrota para pouco sucesso, e esse negócio de Robin Wood é brabo. Na vida temos que torcer por vitórias, só derrotas não dá.

      • Nelson Ribeiro

        Desgaste, falta de peças de reposição explica uma parte. Mas não explica por que as arbitragens tem sistematicamente errado em todos os jogos do Botafogo a partir do jogo contra o Cruzeiro.

        . Contra Cruzeiro: penalti inexistente. Não garantiria vitória, mas ajudava. Quem sabe 1 ponto.
        . Contra Bahia: Impedimento claro não marcado. Teria terminado empatado. 1 Ponto.
        . Contra Flamengo: Gol de mão. Teríamos vencido e forçado o Flamengo a vencer por pelo menos 1 gol de diferença para ter decisão por penaltis. Jogaríamos pelo empate.
        . Contra Ponte: Penalti não existente. Teriamos empatado: 1 ponto.

        No BR13 2 pontos faz diferença.

  • Sinceramente eu acho que a culpa é única e exclusivamente da nossa diretoria. Primeiramente, perdemos receitas com a interdição do Engenhão e o nosso incompetente presidente não acionou na justiça a prefeitura pra recompor nossas percas por estar envolvido politicamente. Segundo, venderam jogadores importantes e não contrataram ninguém para substituí-los. O fato do Vitinho ser levado por uma ninharia foi também culpa dos dirigentes que deixaram a multa estacionada no valor de 10 milhões de euros. Com toda a sua teimosia se o Osvaldo Oliveira tivesse no grupo os jogadores negociados nossa situação agora seria bem diferente, para melhor com certeza. Agora o incompetente presidente (que a meu ver não serve nem para dirigir uma rinha de galo) fala em contratar o atacante Walter do goiás, hoje com 24 anos e 300 quilos, e que daqui ha alguns meses deverá estar pesando meia tonelada com certeza. Essa tal contratação,que não deve ocorrer já que o jogador disse querer continuar no Goias, é
    mais uma maneira desse nosso presidente de tapar o sol com a peneira e achar que somos bobos ou idiotas.Mauricio Assunção sabia que se deixasse o salário do Vitinho nos 1500 reais que estavam a multa rescisória não poderia ser reajustada e assim ele venderia facilmente e conseguiria arrumar o dinheiro necessário pra colocar os salários em dia. Pra fugir da pressão jogou a culpa em cima do pessoal da Traffic, dizendo que eles “praticamente sequestraram o garoto”. Os atletas que ficaram no elenco, a maioria sem condições técnicas de jogar num clube grande como o nosso Botafogo, não têm culpa pois além de estarem fisicamente cansados , não dispõem de qualidades técnicas. E quanto ao treinador (na minha opinião teimoso e paneleiro) somos obrigados a relevar pois ficou com um grupo muito reduzido na mão para um campeonato tão longo. Se temos que culpar alguém tenho certeza que é esse ladrão e mafioso chamado Mauricio Assunção. Esse têm que ser banido do nosso meio. Saudações…

    • paulo cesar oliveira

      Caro Jorge, eu tb sou um crítico de nossa diretoria mas no caso do Engenhão o MA não tem ação, as que tomou o chamuscaram. Este caso é um movimento politico em beneficio do grupo do Eike Batista . Observe as ações do nosso prefeito e vc vai ver que trata-se de um mafioso FDP que jamais dá valor a obra alguma de seus inimigos politicos, se puder fecha todas, apenas para tirar a azeitona da empada deles, e que se dane o dinheiro publico que já foi gasto anteriormente, ele não tem pudores de fazer novas e milionarias depsesas. A Cidade da Música, construida aos peidos pelo prefeito anterior com fins eleitoreiros jamais foi inaugurada oficialmente, o Paes não deixou para não tornar esta obra um cartão de visita do C Maia, mas está funcionando a boca miúda, sem inauguração mesmo. Em 2010 ele afirmou que o problema do Engenhão não seria motivo para interdição, mas este ano o MA prevendo a concorrencia do Maraca fez propostas sedutoras ao fla e flu para usarem o Engenhão, o que provocou o grupo do Eike a recorrer aos seus patrocinadores politicos, o Paes e Cabralzinho mãoleve. O prefeito de merda interditou o Engenhão por culpa do MA sim, mas foi só porque ele estava defendendo os interesses do Botafogo e isto seria um entrave para seu novo parceiro comercial . Aliás a parceria está ruindo, o dinheiro acabou e nós os cidadãos é quem vamos pagar pelos desmandos de reconstrução da orla do cais do porto para beneficiar os negócios do Eike ,como fizemos com o Maraca. Quem deveria ter se pronunciado não é mais o Botafogo e seu presidente, e sim a população, já que não existem autoridades constituidas que apresentem colhões patriotas para suspender a roubalheira desenfreada que se abateu sobre nós nesta fase da história do Brasil. Ou o povo põe estas merdas pra fora ou vamos continuar construindo estádios em vez de hospitais e escolas. Em tempo: nem o furacão Katrina derruba o Engenhão, pode apostar! Saudações alvinegras.

      • Valeu Paulo Cesar moro em Balneário Camboriu (SC) e leio muito a respeito do nosso glorioso mas acredito que sua fundamentação da mais próxima da verdade. Abraço.

    • Nelson Ribeiro

      Deveria ser escritor. Tem muita imaginação.

  • José Eliaz

    Caro Vinicius
    A culpa só pode ser desses jogadores que acharam que eram minvencíveis, e que em vários jogos entraram dormindo em campo como nos jogos com o Bahia, tanto como cá, Atletico Paranaense, Macaca e o primeiro tempo contra os urubus macumbeiros e podemos inserir aí o final dos jogos contra o Galo, Inter e urubuss macumbeiros. Se todos os jogos estivessemos jogados sérios hoje seríamos líder com 57 pontos, é simples assim. Vamos parar de culpar quem não entra em campo pelas derrrotas sem explicação como a de domingo, os caras que foram embora não queriam mais jogar em nosso time, então tem que ir mesmo.
    Saudações Alvinegras!

  • Jose Carlos Monteiro

    Não vejo nenhum sentido em ficar procurando culpados, até porque isso não resolverá nada. Ao invés de culpados temos de resolver solucionar as deficiências que surgiram com o desgaste imposto por nosso calendário de dois jogos por semana num espaço de tempo excessivamente curto para se recuperar os atletas. Não concordo com as criticas ao Oswaldo que na minha opinião teve que reinventar o time por pelo menos duas vezes. Não concordo em criticar os atletas que estão desgastados pela preção do campeonato, dos atrasos dos salários, das cobranças da torcida, pela desilusão com a própria torcida que não comparece para reconhecer seu esforço, pelo universo diminuto do elenco que é pobre embora esforçado, pelas dificuldades financeiras que a administração passou não importando se por conivência ou omissão o fato é que todos esses fatos contribuíram para desestabilizar o time como um todos . Logo o que temos que discutir é: quais as soluções são possíveis e se possíveis como coloca-la em pratica o mais rápido possível, e pondo em pratica teremos tempo de nos recuperar? Ou devemos ao menos priorizar um torneio ou outro já que a tríplice coroa ficou impossível. Vamos salvar o ano que começou tão promissor. Não adianta ficar chorando o leite derramado ou procurando culpados pois isso nos levará a onde?

  • MARCOS DF

    ATE QUE ENFIM RESOLVERAM FALAR O QUE A TORCIDA JÁ SABE DESDE 2009 , QUANDO ESSE PRESIDENTISTA CAIU DE PARAQUEDAS NO BOTAFOGO. ELE NÃO PASSA DE UM FANFARRÃO OPORTUNISTA QUE ESTÁ LEVANDO O CLUBE PARA O BURACO SEM FUNDO.MENTIROSO E FROUXO ,ESTÁ MAIS PREOCUPADO EM SE PROMOVER DO QUE FAZER DO BOTAFOGO GRANDE NOVAMENTE.

  • Nelson Ribeiro

    Não responde tudo mas:
    . Penalti do Cruzeiro não existente. O cara se jogou contra o Bolívar.
    . Gol de impedimento do Obina contra o Bahia.
    . Gol de mão do Andre Santos contra o Flamengo.
    . Penalti não existente do Lima contra a Ponte.

    Virou palhaçada…todo jogo agora o apito tira pontos do Botafogo.

  • Jose Heleno de Araujo

    Leio nos jornais que a diretoria está interressada na contratação do Valter. Entendo que existe o dedo do Departamento de Marketing por traz de tudo isto, já pensou um jogador do Fogao como Rei Momo no ano que vem ? tem coisas que so acontecem conosco.

  • paulo cesar oliveira

    Amigos botafoguenses, tudo o que vcs mencionam acima está correto mas a queda de rendimento é do time em si. Entendemos que outras equipes estão com elenco mais forte mas só entram onze em campo, e eu fico perguntando porque o nosso teve desempenho surpreendente até para os mais fanáticos este ano, até o primeiro turno do Brasileirão, e agora caiu de forma vertiginosa como esperavam seus críticos que viram a vitoria deste apenas no carioca, não lhe dando mais nenhum mérito a qualquer pretensão adicional. O time é o mesmo, perdemos peças sim, mas eles tb eram contestados e tiveram que se desdobrar . Felipe Gabriel vivia as voltas com suas contusões e incapacidade para se manter nos 90 minutos, Andrezinho era frequentador de enfermaria, Vitinho era fominha e disperso, Jadson era reserva do M Mattos, Elkeson não acertava o gol. Marcio Azevedo era uma nulidade atras e Antonio Carlos estava entregando todos os jogos que disputava , tinha que sair mesmo. Já o Jobson e Loco Abreu foram descartados pelo OO e pelo MA. Mas o time foi campeão e foi bem até o primeiro turno, ainda segue nas disputas. Houve queda de rendimento, até por perda de jogadores que sairam ou por contusão mas isso vem acontecendo e o time seguia jogando . O time é quem pode resolver seus problemas. Tenho visto o Bolivar bater nesta tecla, o Seedorf enaltecer a vontade do grupo, e estes são sinais de jogadores vitoriosos, o time caiu de produção e não demonstra a mesma vontade que tinha até aqui. Isso é o que precisa voltar. O segundo turno é o mais dificil, todos sabiam disso, vai ter muita briga pra não cair e para entrar no G4, e se continuarmos sem vontade vamos perder o G4 tb, como aconteceu no ano passado. Não adianta lamentar os que não estão jogando mais, temos que voltar a vencer, a acertar o gol e manter posição lá em cima. Mesmo o OO ganhando jabá e escalando jogadores para valorização e ganhar mais dindin, o time tem uma espinha dorsal que tem que se impor, com Jeferson, Bolivar, Doria, Julio Cesar, M Mattos, Gabriel, Seedorf e Rafael Marques ( acho ele fraco mas esteve antenado nos ultimos meses, pode ajudar de novo ), e incendiar os demais. Estes precisam voltar a dar o tom da pegada pois fora o goleiro ninguem está jogando nada, então se estes voltarem a incendiar o time podemos nos manter e criar problemas pra todo mundo. Vamos lá, Fogão!

  • SAPORECADICOLATINA

    AGORA SIM E MAIS QUE NUNCA TEMOS QUE APOIAR O NOSSO TIME. VITORIAS VOLTARAM NUMA BOA SE TODOS TORCERMOS PARA QUE ISSO ACONTESA. BOLA PRA FRENTE FOGAO. SUA ETERNA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ. FOGAO 2X1 NO FLU HOJE A NOITE. BOTE FE NISSO QUERIDO TORCEDOR GLORIOSO. BOLA NA REDE DELES FOGAO.

  • Alexandre

    Só um lembrete diretoria: “futebol também se ganha nos bastidores, nos últimos três jogos do brasileiro tivemos um pênalti inventado contra o cruzeiro quando o jogo ainda estava aberto, tomamos um gol contra o Bahia em impedimento, e arrumaram outro pênalti para a Ponte preta no ultimo jogo, portanto parem de se fazer de bonzinhos e ficar com ar de superioridade, que é necessário se fazer um trabalho nos bastidores, no final 2, 3 pontos podem decidir o campeonato, só lembrando dois empates nos dois últimos jogos nos dariam a vice liderança isolada e estaríamos a 9 e não 11 pontos do líder, depois é tarde. Hoje Botafogo 2 x 0 Fluminense.FOGOOOOOOOOOOOOOOO

  • J Carlos

    – Como Presidente do Clube, o MA, vai ser sempre o culpado, o responsável, por todos os acontecimentos, bons ou ruins.

    – RESPONSAVEL pelo Clube passar a ter parte dos direitos econômicos de jogadores,(nossos times eram formados por jogadores de aluguel- a cada ano se todos eram dispensados), responsável pela venda de jogadores, responsável pelo sucesso do time antes das 3 derrotas, responsável pelo Clube ter uma Base de Juniores que tem revelado bons jogadores que são assediados por outros Clubes, responsável pela projeção do Clube em termos de Marketing. Responsável por ter trazido o Seedorf.

    – CULPADO – por todas a derrotas que a Equipe sofrer em campo, por todos os empates, pelos atrasos de salários, por não ser Campeão Brasileiro em 2013, por não conseguir a Libertadores.

    – Eu sou responsável pelas minhas alegrias e tristezas por torcer pelo meu Botafogo !

  • Luiz Antonio Segantini

    Na minha modesta opinião de torcedor , a culpa além da diretoria , também do técnico Oswaldo borboleta , que só vive voando , só sabe dizer que é normal o time perder , este bando de jogadores entregando o ouro aos adversários como foi contra o Cruzeiro , Bahia e outros , jogadores mal escalados , fora de forma técnica e física , sem amor ao clube e este babaca de técnico só diz que é normal e ainda tem gente dizendo que são craques , já esta na hora deste técnico babaca ir para o espaço , dar lugar a outro e esta diretoria agir como diretores capazes de dirigir um clube como é o Glorioso Botafogo .

  • Emil Pinheiro Neto

    Vejam o exemplo desta rodada ! Felipe e Wagner no Flu , Carlos Eduardo e André Santos no Fla , Sheick e Pato no Corinthias , Alex e Scocco no Inter etc etc etc todos os técnicos tiram aos 20 minutos do segundo tempo os jogadores q estão cansados e ou nao sequer escalam !!! E Lodeiro e Seedorf continuam a afundar o nosso time , hoje ele tirou o Henrique q vinha bem e não mexeu nos dois !!!! Vamos perder a vaga na Copa Do Brasil e vamos perder a classificação para a libertadores !!!!!

  • MARCOS

    TEXTO DO JUCA KFOURI

    Aos poucos, revela-se que Maurício Assumpção está longe de ser o que aparenta e que enganou até muita gente boa.

    Sua administração é um desastre.

    Além de ter aumentado a dívida do Botafogo para, segundo os cálculos mais modestos, 600 milhões de reais, até a parte que estava consolidada, e permitia ao clube tocar sua vida sem maiores percalços, foi por água abaixo, porque o clube não cumpriu a chamada Ata Trabalhista, ao tentar ludibriar a Justiça do Trabalho.

    Ao criar duas empresas, a Companhia Botafogo e outra para gerir o Engenhão, o Glorioso deixou de saldar seus compromissos na proporção real de seu faturamento, pois canalizava os recursos para tais empresas, disfarçando o as somas que entravam no clube.

    Prática devidamente flagrada pela Justiça e que, registre-se, começou ainda antes da até hoje mal explicada interdição do estádio.

    E mal explicada por quê?

    Porque Assumpção entrou para a política mais miúda do Rio de Janeiro ao filiar-se ao PMDB do governador fluminense e do prefeito carioca, numa óbvia sinuca de bico, impedido de se manifestar e de defender o interesse do Botafogo com a veemência que o caso exigia.

    O episódio da venda de Vitinho é apenas a gota d’água, mais uma prova da incompetência administrativa de quem, faz tempo, vem jogando para a plateia, até com lances melodramáticos.

    Lembremos que logo no começo de sua gestão, em 2010, um empréstimo feito na CBF de 8 milhões de reais, mudou sua posição de apoio ao Clube dos 13 para ser candidato como vice-presidente da chapa de Kléber Leite, apoiado por Ricardo Teixeira e pela Globo Esporte.

    Ali já ficava claro que, antes de pensar no Botafogo, Assumpção pensa apenas nele mesmo.

    A diferença para agora é que muito mais gente, e dentro do clube, se deu conta disso.

    Daqui por diante sua vida não será fácil.

    Porque como já dizia Abraham Lincoln, “você pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo, mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”.

  • marcos

    Andre você tem razão, a torcida do botafogo so briga com time pequeno com MADUREIRA em 2006, quando jogamos com o urubu ficamos com medo de ir ao estadio apoiar nosso time.
    Lembro qu em 2010 a torcida só foi ao maracanã por que agente tinha vantagem ser campeão no primeiro jogo, esse anos no empante de 1a 1 a torida se acovardou.
    Pois digo que tem que mudar e a torcida que ve pessimismo em tudo no nosso fogão, ja basta a impressa.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo