O clima é de decisão, mas o resultado de quarta passa longe de definir o campeão



Não dá para tirar o clima de final do jogo de quarta-feira, contra o Cruzeiro. É gostoso e o futebol precisa disso. Ainda mais em um campeonato arrastado como o Brasileirão. No entanto, independentemente do resultado, a competição está longe de ser definida nessa partida. Digo isso porque, após enfrentar a Raposa, o time terá quatro jogos consecutivos no Maracanã e em seguida enfrentará o Náutico, na Arena Pernambuco. Mesmo que um desses quatro jogos seja contra o Fluminense, o Botafogo pode, sim, somar 15 pontos.

É preciso olhar mais adiante. Enquanto o Alvinegro receberá Bahia e Ponte Preta, nas duas rodadas seguintes, o time celeste sairá para enfrentar Corinthians e Internacional. Em que se pese o melhor momento dos mineiros, não será absurdo algum se ele voltar para casa com duas derrotas.

Por isso, durante os 90 minutos, o Glorioso terá de ser inteligente. Os dois times, por característica, são ofensivos. O Cruzeiro, porém, como mandante, certamente sairá mais para o jogo e pressionará a saída de bola. Espaços o Botafogo terá. Logo, o time tem todas as condições de voltar do Mineirão com a vitória, mas, se porventura o jogo estiver caminhando para o empate, não será vergonha alguma segurá-lo. As duas próximas rodadas podem inverter as posições.



  • feitosa

    mas vai disser isso pro mario sergio da fox, O cara disse q esse jogo vai ser barbada pro cruzeiro, como é modesto esse cara q se diz comentarista. ainda bem q ele nunca calhou nada. SAN

    • oliveira fogo

      Perfeito, Vinicius Andrade! Você acaba de dar “um banho” em alguns que dizem que o Cruzeiro já é o Campeão; principalmente Muller e Éric Faria! Torcer e analisar emocionalmente, é permitido aos torcedores, agora, para quem se diz profissional da Imprensa, isso é inadmissível! SAN!

      • Garrincha

        Mueller profissional da imprensa? Mal sabe falar. Fala sério…muda o canal.

    • Araújo

      O FOGÃO NÃO VEM TOMANDO CONHECIMENTO DE NINGUÉM SEJA GRANDE , SEJA PEQUENO, SEJA EM CASA, SEJA FORA, E VAI ATROPELANDO TODOS. AGORA QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUISER, E O FOGÃO GANHANDO EM CAMPO, É O QUE IMPORTA> VEJA ON EXEMPLO DO ATLÉTICO CAMPÉÃO DO UNIVERSO, FOI PARA A PEIA, COMO IRÁ, SEM DÚVIDAS, O CRUZEIRO, A PRÓXIMA VITIMA, COM CERTEZA!!. É FREGUÊS!. JÁ PERDEU NO RIO E AGORA, VAI SER EM CASA!!.KKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Não acredito em adversário campeão nem se nos vencerem (resultado normal dadas as condições do jogo, ou seja, irmos sem o melhor quarto zagueiro do campeonato e eles estarem embalados, em casa e completos).

        O Botafogo, mesmo que saia de lá com 7 pontos de desvantagem, só vai ter o trabalho de colocar algodão nos ouvidos dos jogadores para aturar por uns 10 dias a cantilena idiota da imprensinha pois em mais 3 ou 4 rodadas, passa o time azul e voa na direção do título.

        Sempre reclamei este ano da falta de elenco mas que falta de elenco é essa que produz bons jogadores em série?

        Depois que vi Hyuri, depois que vi, com a boa forma do time, Edilson e Elias se encaixarem e, dentro do futebol mediano que possuem fazerem a diferença e, mais, depois que vi garotos surgirem, Como Otávio e Gegê, entrarem em jogos na casa dos adversários e nem tomarem conhecimento deste fato, jogando como se nos juniores estivessem, confio muito neste título.

    • Garrincha

      Isso é que dá assistir esses canalzinhos de TV. Fox? mario sergio de comentarista? Fala sério feitosa…

  • Marcelo

    Esse tipo de cautela que o jornalista apregoa tem um nome: MEDIOCRIDADE!

  • feitosa

    amigos alvinegros convido todos a rirem na quita de um cara q se diz comentarista do fox esporte radio chamado de Mario Sergio SAN

  • gilberto

    Também acho, nada de desespero caso venha um resultado negativo, mas também acho que é possível sim ganhar do cruzeiro no mineirão. O time já mostrou muito equilíbrio nos momentos de dificuldade, nossa maior vantagem sobre os outros é que entra um sai o outro e a qualidade não cai, em nosso time somente Jefferson e Gabriel não fazem gol, qual outro time no campeonato tem tanta versatilidade? Por isso acho que não termina na quarta nossa caminhada independente do resultado, evidente que uma vitória poria de uma vez por todas “fogo” no campeonato.

  • ALEX

    desde o inicio do campeonato carioca que o blá, blá, blá da imprensa, dos torcedores adversários e até da ala que reclama de tudo no Botafogo é o mesmo: que não vamos aguentar, que não vamos ter elenco, que não vamos conseguir substituir as perdas e desfalques, que isso, que aquilo, mais assim que gosto, estão acabando os argumentos de desconfiança deste bando. Cade os melhores elencos do Brasil que a imprensa vomitava toda hora (florminenc, inter e Corinthians)? não me lembro de vê-los na frente do Botafogo no brasileiro……. chora arco-íris, 2013 em dono!!!!!!!!!!!!

  • Galak

    É isso aí, nada de final, será um jogo como tantos outros desse longo campeonato e se houver um vencedor, espero que seja o fogão, não será campeão antecipado. Então galera, nada desse oba oba da imprensa e independente do resultado, domingo temos que apoiar esses caras que estão dignificando o fogão.
    Em tempo: o botafogo ganhou do santos em 2011 com golaço do Loco no finalzinho, então que porra de tabu é esse?

    • Vinicius Andrade

      O tabu era na Vila Belmiro, onde o Botafogo não vencia pelo Brasileiro desde 1999

  • Augusto de Oliveira

    Não se trata de desespero, mas não concordo com o Vinícius (com todo o respeito). Acho que uma vitória quarta-feita no Mineirão muitíssimo nos ajudará, pois continuaremos na caça à raposa, mas a raposinha estará mais fácil de ter alcançada, pois a diferença será de apenas 1 pontinho. Além disso, não será difícil às marias tropeçarem lá na frente. Temos que manter o foco. Sem Dória, temos que usar o Gabriel e tomar cuidado com o substituto do nosso zagueiro. Vamos Fogão é a nossa grande oportunidade “contra tudo e contra todos”. Botafoguenses de verdade criticam quando tem que criticar, e apóiam quando tem que apoiar. SAN

  • Mario Sergio, desde a época que jogava, era marrento ,polêmico, metido a dono da verdade! Rancoroso pois não teve vaga na Seleção…!

    • JOSIMAR, O LATERAL

      E rei do doping!

  • José Eliaz

    Caros Alvinegros!
    Como botafoguense equilibrado que sou, não acontecerá nada do que o Mario Sergio disse: primeiro que nesse campeonato não existem jogos barbadas e muito menos quando se encontram os dois melhores times do campeonato, esse jogo será equilibrado e qualquer um pode vencer e lembrem-se, o fogão venceu no jogo de ida em Volta Redonda, esse é o problema das TVs contratarem pessoas despreparadas para comentar jogos de futebol. Segundo que quem vencer não garantirá o título e muito menos quem perder está fora da disputa, pois faltam muitos jogos ainda e tudo pode acontecer. Por falar em comentaristas despreparados, quem viu o jogo Botafogo x Corinthians pela BAND deve se lembrar que quando o Hyuri entrou em campo o neto falou o monte de bobagem jogando o garoto para baixo fazendo comparações esdrúxulas com ídolos do passado do Fogão, quando o garoto fez aquele golaço da vitória o cara ficou mudo perdeu a vós, quando o Luciano o chamou para comentar o golaço, é isso que dá e somos obrigado ouvir essas baboseiras na TV.
    Vamos ganhar quarta e manter a pegada em busca do título.
    Saudações Alvinegras!

    • Jose Carlos Monteiro

      Jose Eliaz

      Por acaso esse neto jogou alguma coisa? Sempre foi enganador a única coisa que fazia com certa categoria era bater falta fora isso era um bonde. O que ele fala não se escreve muito menos se ouve.

  • quem é mesmo mario sergio????

    • Como vejo Mário Cesar ? Um ex-atleta profissional. Jogava bem. Tinha classe. Fazia cortes e lançamentos inteligentes e com boa precisão e/ou categoria. Um ex-treinador profissional. Azedo, frio no comando, sem sucesso e o mercado logo o deixou à margem. E hoje, como analista de futebol na Fox, busca sempre impressionar com uma pseuda capacidade técnica e logo se esborra em conclusões de parcialidades bastante evidentes e/ou claras… Se o Botafogo perder o Cruzeiro não é trouxa de comemorar o título…logo em seguida o Cruzeiro jogará fora contra um Corinthians que busca um jogo-de-afirmação e em Porto Alegre contra o Inter que tem time e ainda está no páreo e também faz suas contas de perdas prováveis da Raposa…que, por sinal, não tem um time capaz de ganhar todas as dezesseis partidas a partir de domingo p.p. E se houver um empate neste Cruzeiro x Botafogo? a diferença de quatro pontos pode desaparecer quando o Botafogo nas partidas seguidas conta Bahia e Ponte no Maracanã enquanto o Cruzeiro estaria jogando contra Corinthians e Internacional. Enfim, palpites e palpites, do tipo EU CREIO, EU ACREDITO, EU PENSO, ETC .

  • Ed

    É um jogo importantíssimo , a vitória é fundamental para o título . Nos deixa a 1 ponto e com a moral de campeão . O Mineirão tem ótimo gramado , mesmo esquema do Maraca . O time deles não tem craque . Nós temos o Seedorf e o melhor goleiro do país . Vencemos lá com golaço do Loco , não me lembro se foi ano passado . Os mineiros são fregueses , vamos vencer bem na 4a e rir do burrosérgio , que teve breve passagem em General Severiano e só eu vexame . SAN

  • André fogão

    Acabo de ler uma péssima noticia, vamos jogar com ANDRÉ BAHIA no lugar de DÓRIA. Ja comecei as orações, esse molambo não joga nada e é traira, péssima noticia.

    • ele só nâo pode querer dar uma de goleador fazendo contra vamos torcer para que ele esteja com a alma e coraçâo botafoguense

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Se perdermos esse jogo o Cruzeiro abre 7 pontos para gente. Sinceramente esse discurso cabe na boca do Oswaldo que quer tirar o peso desse jogo para o time e parece que já tem medo de um resultado negativo e quer deixar uma porta aberta para um recuepração nmoss no caso de uma queda do Cruzeiro. Espero que os jogadores entendam o que esse jogo representa. Perder é triste. Empatar é ruim mas nos deixa vivos. Ganhar é excelente.

    • William

      Concordo.
      O argumento de que este jogo não é decisivo só serve para quem quer justificar com antecedência uma possível derrota.
      Para o Botafogo aumentar as chances de ser campeão tem que vencer este jogo contra o Cruzeiro. O empate ainda serve, mas, com derrota neste jogo, as chances de título para o Botafogo praticamente desaparecem.

      • Josimar e William, não se ganha um campeonato baseando-se em apenas um jogo. Se perdermos…tudo bem, se empatarmos a diferença continua igual, mas se ganharmos, ótimo. Porém, não se pode esquecer que temos que jogar com a inteligência e não com a emoção. Nos próximos jogos temos tudo pra passar a frente. O Cruzeiro terá duas pedreiras e lembre-se que jogarão ainda contra o Galo que fará de tudo pra tirar pontos deles.

        Estamos em um momento de jogar pensando na estratégia. É claro que também quero a vitória mas eu penso que um empate também será bom negócio em se pensando no restante do campeonato.

      • JOSIMAR, O LATERAL

        Obviamente o Oswaldo quer vencer… E não me entenda mal… A questão é que ele quer primeiro que o time jogue sem pressão e no caso de um vitória do Cruzeiro, que o time não esmoreça. Mas claro que perece mostrar um pouco de insegurança né…

        Sinceramente, em outros edições do Brasileiro este discurso da “gangorra” fez muito sentido; da possibilidade de 3, 4 vitórias seguidas e derrotas dos adversários mudarem escabrosamente posições. Lá em baixo, isto até rolou agora com o São Paulo e Vasco. Só não acho que em cima da tabela será o mesmo caso. Então acho que o jogo é sim muito importante. Mas claro que pode mudar tudo depois. Só acho pouco provável.

    • O Osvaldo ta certo. O jogo e importante mas não final de campeonato. Sou fogão mas o cruzeiro e o favorito sim. Joga em casa com o time completo e o bota tem desfalques importantes. Tenho esperança de vitoria, mas se perdermos não sera o fim do mundo.

  • DINHO FOGO ES

    VINICIUS.O BOTAFOGO DEVE IR A BH,JOGAR SEM MEDO, GANHAR O CRUZEIRO,E CALAR A BOCA DESTES JORNALISTAS.OUTRA COISA O BOTAFOGO ESTA COM UM TIME MUITO BOM,E NÃO PRECISA TER MEDO DO CRUZEIRO,MAS DEVE TER MEDO DA ARBITRAGEM,POIS ESTES SIM GOSTAM DE PREJUDICAR O FOGÃO.

  • OS JOGADORES DO BOTAFOGO NÃO PODEM OLHAR PARA A TABELA E ACHAR QUE OS JOGOS QUE VIRÃO APÓS O CRUZEIRO SERÁ FÁCIL PQ NÃO SERÃO . JOGAMOS CONTRA UM SANTOS CANSADO E NÃO FOI MOLEZA NÃO . PARECIA QUE ELES ESTAVAM TODOS MUITO DESCANSADOS . ENTÃO É ENTRAR PARAJOGAR COM MUITA ATENÇAÃO , GARRA RAÇA E LUTA . PARA VENCER ESTE ADVERSÁRIO . E ASSIM ENFRENTAR TODOS QUE VIRÃO . ESTE É O BOTAFOGO QUE EU GOSTO .

  • FECCP

    Já jogamos 2 vezes com o campeão do mundo ( 1 vitoria e 1 empate).
    Já jogamos 3 vezes com o campeão sul-americano ( 1 vitoria e 2 empates ).
    Já jogamos 3 vezes com o campeão brasileiro ( 2 vitorias e 1 empates ).
    Não perdemos nenhum jogo contra os poderosos campeões acima citados, voces acham que estou com medo do Cruzeiro ??

    • carlos pinho

      falou tudo!!!!!!!Parabens. 1 a 0 e goleada na quarta.

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Não temos que ter medo nunca! Mas Corinthians, Atlético e Fluminense já não jogavam o futebol que os fez campeões de cada uma dessas competições quando pegamos eles. Futebol é momento. E o do Cruzeiro é excelente. O nosso também! Então é choque de monstro! Espero que vençamos!

  • Wilbert

    Esse jogo não é a final o importante e o Botafogo entrar com essa vontade de ganhar,depois dessa rodada com o cruzeiro ainda irão ser disputados 48 pontos. Tem muito chão pra rodar nesse campeonato. Ganhando ou perdendo o campeonato não será decidido lá.

  • GILVAN BARBOSA

    O botafogo vive um grande momento, é um time muito equilibrado, tem um excelente treinador, um excelente goleiro e joga com muita movimentação. E um dos grandes favoritos ao título junto com o também excelente time do cruzeiro, qualquer resultado será normal.
    Muitas vezes vejo comentaristas inexperientes que comenta como se fosse torcedor. Lembro de um comentário recente do ex-jogador Caio Ribeiro, que colocava Corinthians , Cruzeiro e Grêmio como os únicos favoritos ao título, em nenhum momento colocou o botafogo, isso monstra que ele é um torcedor e não um comentarista de verdade como Lélio Carmona, Paulo Cesar Vasconcelos, Trajano, Juca e André kifure e muitos outros. Caio Ribeiro, Neto e Mario Sergio são comentarista de meia tigela.

  • Marco

    Prezados,

    Nossa equipe já provou a que veio. Como foi evidenciado, pelo Seedorf e OO, esse time está com uma fome imensurável de Vitória. Este é o maior diferencial desse elenco. Não por acaso, mas, um planejamento rigoroso do departamento de futebol, nas contratações e na formação da comissão técnica (acostumada a vencer). Além, do trabalho excelente nas categorias de base que se tornou o maior repositório de talentos, com afinidade com o clube. Estamos apenas colhendo os frutos plantados lá atrás.

    Seremos Campeões !!!

  • FOGÃO – RJ

    ONDE VAI SER VENDIDO INGRESSOS AQUI NO RIO DE JANEIRO, PRECISA DIVULGAR.
    NÃO PODEMOS CRITICAR O CRUZEIRO QUE COLOCOU NOSSOS INGRESSOS A 120,00, ENQUANTO QUE OS MAIS BARATOS PARA A TORCIDA DELES CUSTA 50,00; ESTÃO CERTOS. ISSO PARA NOSSA DIRETORIA APRENDER, JOGO NO MARACANÃ, OS DOIS LADOS ATRÁS DOS GOLS COLOCA PARA A TORCIDA DO BOTAFOGO A 40,00. PARA OS “VISITANTES” DO MARACANÃ, COLOCA OS INGRESSOS A 120,00 OU MAIS, COMO ESTÃO FAZENDO COM A TORCIDA DO BOTAFOGO NO MINEIRÃO, VAMOS APRENDER A TRATAR OS “VISITANTES”, OS MINEIROS ESTÃO CERTOS, NÓS AQUI NO RIO É QUE DAMOS MOLEZINHA PARA ELES COM INGRESSO A 40,00. ISSO TEM QUE ACABAR.

  • cachorro louco

    Uma vitória seria algo EXCEPCIONAL.
    Levaria ao Maracanã de 40 mil a 50 mil no próximo jogo. Arrisco a dizer que um empate levará a estes números.
    Vale lembrar que na melhor de 6 pontos, o Botafogo com um empate fatura 4 pontos contra o queijo de minas, o que já é uma excelente vantagem. Depois é seguir na difícil luta subsequente. A MELHOR DEFESA É O ATAQUE….tem de jogar pra fazer gols não há outra hipótese! Que os DEUSES do futebol estejam com o FOGÃO….e estará! FOOOOOOOOOGO

  • henriqui reina

    Essa foi bem postada, caro Vinicius; Realmente é clima de decisão, mas ainda não é, servirá de medição de força das equipes pretendentes ao título. Acho que o nosso Botafogo está mais propenso ganhar o jogo; O nosso Seedorf fará a diferença nessa partida, ele sempre guarda esses momentos para mostrar porque é o cara! Deus ajude o Botafogo!!!!!!!Abraço.

  • \meus amigos com certeza vai ser um jogo muito difícil pra nós. Eles vão lotar o estádio, vão jogar completos e nos temos a baixa do Dória, o melhor zagueiro desse brasileiro. Aceitarei na boa a derrota se ela acontecer. Mas só aceitarei se ver que o Osvaldo botou o time pra cima deles, jogando pra ganhar, com postura de time campeão, que é o que mostramos até o momento, É verdade que as próximas rodadas nos favorecem, pelo menos na teoria, mas temos futebol de sobra pra ir la e vencermos. Tenho certeza que todo torcedor botafoguense acredita nas chances de vitória nessa partida pois nosso elenco tem garra, determinação e é o mais unido desse campeonato . PRA CIMA DELES FOGÃO……………………….

  • Ed

    Jogo pro Seedorf dar as cartas e a vitória pro Fogão . O cara tá acostumado com pressão , já ganhou várias taças importantes na Europa e sabe como orientar a equipe pra dar o bote na raposa e matar o jogo . Jogo fundamental para o título . Pra vaga na Libertadores pode não fazer diferença . Se eles abrirem 7 pontos vamos ficar na dependência de vários outros resultados e o título fica distante . O horário do jogo pune quem levanta cedo . 22:00 h , na TV acaba meia noite , no estádio se chega em casa 1:00 h da madrugada . Trabalhar duro nesse país é f… SAN

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo