A hora de priorizar



Por Eduardo Mansell

O Botafogo entra nesta semana na disputa da Copa do Brasil. O time, que vem muito bem no Campeonato Brasileiro, agora vai ter uma outra frente para se preocupar. A minha dúvida é até que ponto vale investir em dois torneios ao mesmo tempo. Sou partidário da tese de que o Alvinegro precisa melhorar seu elenco para ter fôlego até o fim do Brasileirão. Sinto a necessidade de mais um meia para jogar na falta de Lodeiro, Seedorf ou Vitinho. Sei que Elias entra bem, mas quando sai um deles. Na falta de dois isso pode complicar. Porém, não há dúvidas de que já se foi mais de 1/3 da disputa e o Glorioso segue forte. Portanto, contra fatos não há argumentos e o elenco tem aguentado.

Vamos então chegar a um acordo e acreditar que o elenco seja suficiente para o Brasileirão. Porém, para o Brasileiro e para uma Copa do Brasil, ambos em alto nível, nem o mais otimista vai me convencer. Portanto, entendo que Oswaldo de Oliveira deveria priorizar uma das disputas, embora o próprio treinador caminhe no sentido contrário. Seedorf já não é mais nenhum garoto, embora tenha fôlego de tal. Lodeiro se divide muitas vezes com a seleção do Uruguai. Algumas peças de reposição que seriam importantes não estão bem, como Bruno Mendes e Henrique. Portanto, é preciso pensar direitinho qual caminho seguir.

Muitos vão lembrar que Caio Junior priorizou o Brasileiro e se deu mal em 2011, abrindo mão da Sul-Americana. Mas também vou lembrar que Ney Franco não fez isso em 2008 e, na minha modesta opinião, a Sul-Americana se tornou a desgraça do Botafogo no Brasileiro, pois o time vinha em uma crescente e poderia ter pensando na Libertadores.

Para fechar não vou deixar de me posicionar. No meu entender o Brasileirão deve ser a prioridade botafoguense. Isso porque a competição dá um belo prêmio de consolação ao segundo e terceiro colocados, dependendo até o quarto. Além disso, como a maioria vai brigar em duas frentes, se priorizar o Brasileirão o Fogão, que se não fossem os pontinhos perdidos no fim de alguns jogos estaria disparado na frente, tem boas chances de quebrar o incômodo jejum de títulos nacionais. E você botafoguense, também priorizaria um dos torneios?



  • Phellipe Santana

    Brasileirão é claro … Vamos FOGÃO

    • NÃO TEM ESSA DE PRIORIZAR CAMPEONATO, SE TIVER QUE DISPUTAR CUSPE EM DISTANCIA TEM DISPUTAR PARA GANHAR, ESSA É A ATITUDE DE QUALQUER JOGADOR PROFISSIONAL, E ELES GANHAM MUITO BEM PARA ISSO.

      O BOTAFOGO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO SEMPRE COM UM ÚNICO PENSAMENTO VENCER OU VENCER, POIS SÓ ASSIM SE CHEGA AOS OBJETIVOS, FAZENDO COMO O BERNARDINHO DO VOLEI FAZ SEMPRE MESMO GANHANDO OS JOGOS ELE QUER SEMPRE A PERFEIÇÃO E SÓ SE ATINGE FAZENDO A MESMA COISA SEMPRE REVENDO OS ERROS COMETIDOS.

      ESSA DE PRIORIZAR COMPETIÇÃO ACABA DESCONCENTRANDO OS JOGADORES QUE VÃO ACHAR QUE PERDER ESTE OU AQUELE CAMPEONATO NÃO ERA PRIORIDADE DA DIRETORIA E DO TREINADOR, QUE ISSO SÓ INFLUENCIA NEGATIVAMENTE O COMPORTAMENTO DOS JOGADORES.

      QUEM TINHA ESTE COMPORTAMENTO ERA O LOCOCÔ ABREU QUE AO FINAL DE CADA PENALTI PERDIDO OU CAMPEONATO TAMBÉM CAGAVA E ANDAVA PARA A TORCIDA DO BOTAFOGO DIZENDO QUE: “NINGUEM MORREU, NÃO ROUBEI NADA DE NINGUÉM, OU A MULHER DOS OUTROS, O ANO QUE VEM TEM OUTRO CAMPEONATO” E NO FIM DE CADA EXPLICAÇÃO DIZIA QUE IRIA COMEMORAR COM A FAMILIA NUMA CHURRASCARIA.

      ATENÇÃO JOGADORES DO BOTAFOGO, A TORCIDA NÃO QUER JOGADORES COM ESPIRITO DE MERCENÁRIO E DERROTISTA, MAS SIM DE VENCEDORES E É POR ISSO QUE SÃO SEMPRE LEMBRADOS, E OS DERROTADOS FICAM PELO CAMINHO.

      JOGADORES DO BOTAFOGO CONTINUEM COM O MESMO ESPIRITO DE VENCEDOR SEMPRE, MESMO SE O TECNICO PENSE DIFERENTE, POIS É A CARREIRA E FUTURO DE VOCES QUE ESTÃO EM JOGO, E A MAIORIA DOS TECNICOS JÁ ESTÃO MILIONÁRIOS, COMO É O CASO DO OSVALDO.

      GANHEM ATÉ EM JOGO DE BOTÃO, ESTE É O PENSAMENTO QUE DEVE PREVALECER.

  • guto

    concordo, tem q priorizar o brasileiro, até o final do ano o desgaste vai pesar… conseguir uma vaga ao menos pra libertadores via brasileiro é mais seguro

  • rhamon

    Não devemos priorizar nada… temos que partir pra cima e ganhar tudo!!! Um bom resultado agora contra o Atlético Mineiro (o que é claramente possível) nos daria tranquilidade para poupar peças para o ultimo jogo lá em minas, o Renato pode substituir o Seedorf em caso de necessidade, o lodeiro temos o Elias, o Henrique e o Bruno Mendes (apesar dos dois ainda não terem deslanchado, são exímios jogadores! e podem decidir a qualquer momento) o Brasileirão ja esta evidente que quem brigará pelo titulo serão apenas o Grêmio, o Inter, o Corinthians e nós é claro…

    • Junior Bapitsta

      Isso ai. vamo com tudo fogão! ganhar a triplice coroa pra enfeitar nosso uniforme ano que vem, ja to ate vendo o a estrela solitaria com a coroazinha por cima… hahaha seremos campeões depois de 18 anos

  • jefferson

    PARA MIM E PARA O BOTAFOGO,ESTÁ PARECENDO QUE A PRIORIDADE ATÉ O FIM DO ANO SERÁ SEMPRE A PRÓXIMA PARTIDA.EU ACREDITO NISSO!ACHO QUE O CLUBE TAMBÉM.PORÉM EU HEI DE CONCORDAR QUE PRECISAMOS DE PELO MENOS MAIS DOIS MEIAS PARA A CRIAÇÃO DE JOGADAS QUANDO SEEDORF E LODEIRO POR ALGUMA SITUAÇÃO NÃO JOGAREM.

    • Eletrofogo/DF

      Perfeito! A próxima partida é prioridade!

      _/\_
      \\ll//
      //ll\\

  • Marcelo

    Concordo. Tb acho que deveríamos priorizar o Brasileiro. Estou com mt medo do Seedorf ter uma distensão muscular como ocorreu no fim do Brasileiro passado ou que o mesmo ocorra com algum outro jogador importante. Aí será o fim de nossas esperanças. O elenco se enfraqueceu muito com as vendas de jogadores. Hoje não temos elenco para disputar duas competições em alto nível. Eu voto pelo Brasileiro.

  • FORA FERNANDO DE FREITAS E PETER POTHAMUS

    Melhor que a grande campanha do nosso Fogão este ano, é saber que estes dois babacas listados acima tomaram chá de sumiço e devem estar se rasgando todos…kkkkkk

    Estes dois pobres infelizes, não suportam a vitorias e a liderança do Fogão, muito menos a alegria da galera alvinegra!!!

    Quinta todos no Maraca!!!

  • Raoni Gonçalves

    Penso que tem que pensar em cada jogo.

  • Felipe

    Brasileirão!
    Mas se conseguir ter a defesa do começo do ano, pode até desgastar menos na Copa do Brasil, podemos classificar com vitórias simples..

  • Concordo com o rhamon, por que o Oswaldo nao conversa com o Renato e fala da importancia dele pra substituir o Seedorf???? E pro Lodeiro, e Alex ou Elias…temos elenco sim e so pensar e usar a cabeca Oswaldo. O Renato e um bom passador de bola pode substituir o Seedorf muito bem; basta ele querer e o Oswaldo colocar nessa posicao o jogador.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    Nem sei o que pensar. Acho que o cobertor é curto e elenco é limitado. Mas oúnicop a fazer é trabalhar para recuperar e colcoar em boas condições Bruno Mendes e Henrique e ir aos poucos dando chances para Gegê e Jeferson Paulista. A princípio não prioriziaria uma das competições. Eu faria uma avaliação dia a dia de quempode e não pode jogar. O pior é que ninguém será contratado, nem meso da séria b quepoderia ser uma manancial de caras baratas e bons… E nem a cor da grana das vendas de André pneu murcho nem do Fellype Ovolmaltino Gabriel entraram.

    • JOSIMAR O DINHEIRO DO ANDREZINHO, DO FELIPE GABRIEL, DO ELKERSON, DO MARCIO AZEDO, DO HERRERA, DO JADSON, DO CORTÊS, DO MAICOSUEL TAMBÉM NÃO ENTRARAM OU A DIRETORIA NÃO PRESTOU CONTAS DELAS?

      O BOTAFOGO EMPRESTOU O JOBSON DE GRAÇA PARA O QATAR, VOCE ACREDITA NISSO?

      SERÁ QUE OS SHEIKS DA ARABIA JÁ ESTÃO DUROS?

  • Eduardo

    Acho que temos como jogar os 2 campeonatos com a mesma intensidade sem priorizar um ou outro. O nível de comprometimento deste elenco permite que joguemos os 2 no mesmo nível. Vamos rumo à tríplice coroa!!

  • TEMOS DUAS CHANCES DE GANHAR PELO MENOS UM TÍTULO DE EXPRESSÃO,NÃO NOS CONTEN-
    TAREMOS APENAS COM O C.CARIOCA,ONDE FIZEMOS BARBA-CABELO E BIGODE EM CIMA
    DOS TRICOLETES,MULAMBENTOS E BACALHAU AZÊDO.
    VAMOS LOTAR O MARACANÃ CONTRA O GARNIZÉ MINEIRO E EMPURRÁR-MOS O FOGÃO PARA
    A VITÓRIA,MAS NÃO PODEMOS TOMAR GOL,POR ISTO ESCALARIA O SEGUINTE TIME.
    JEFFERSON-GILBERTO-DANKLER-BOLÍVAR-DÓRIA-LIMA-M.MATTOS-GABRIEL-LODEIRO-SEEDORF E
    VITINHO.
    BANCO-LUÍZ GUILHERME-RODRIGO DEFENDI-DEDÉ-RENATO-GEGÊ-JEFERSON PAULISTA-GUGA-
    DANIEL CORREIA-R.MARQUES-SASSÁ E BRUNO MENDES.
    COM ESTA ESCALAÇÃO E ESTE BANCO DÁ PARA VENCER O GALO E NÃO LEVAR GOL.
    É PRESSIONAR A SAÍDA DE BOLA DO GALO,EVITAR FALTAS PRÓXIMAS DA ÁREA E TOMAR
    CUIDADO COM OS GRANDALHÕES LEONARDO SILVA-RÉVER E JÔ NOS
    ESCANTEIOS,JOGADA MANJADA E PERIGOSA DO ATLÉTICO.
    A TORCIDA DO GALO NOS DESAFIOU DIZENDO QUE ESTARÁ EM MAIOR NÚMERO,VAMOS
    PROVAR PARA ELES QUEM MANDA NO MARACA!
    VAMOS GALERA DO FOGÃO,LOTAR O MARACA QUINTA-FEIRA,COM CHUVA,NEVE,ENFIM DE
    QUALQUER JEITO!
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS E BONS FLUÍDOS!!!
    SÓ PARA LEMBRAR DO OUTRO LADO HÁ UM TÉCNICO DE VERDADE,CHAMADO SÃO CUCA,ADO-
    RADO,PELA GALERA DO FOGÃO E NÃO ESTE TREINEIRO DE M. CHAMADO O.OLIV. QUE A TOR-
    CIDA DO FOGÃO ODEIA…
    SÓ ESPERO QUE SE O FOGÃO MARCAR UM GOL PRIMEIRO,O SR.OSWALBURRO NÃO MANDE
    O TIME RECUAR,SERÁ SUICÍDIO,REPETINDO O FILME DE TERROR DOS JOGOS,CONTRA O
    CORINTHÍANS-INTERNACIONAL-ATLÉTICO E NOSSO ETERNO FREGUÊS DE CADERNO O POBRE
    FLAMENGUINHO,QUE SÓ CONSEGUE ALGUMA COISA COM AJUDA DA TV MULAMBO E DOS
    SOPRADORES DE APITO.
    DÁ-LHE FOGÃO,PARA CIMA DELES,VAMOS SUFOCAR…

  • DIOCLECIO

    Acho que a Copa do Brasil é um tiro só… para Vasco, Flamengo, e Fluminense por exemplo tem que priorizar, porque eles tem baixa pontuação no brasileiro e eles podem arriscar. Como o Botafogo não tem um elenco numeroso, acho que não seria questão de priorizar, deixar acontecer, não ser a obrigação, aquela coisa de ” tem que ganhar “. Vai levando, se for passando de fase e chegar a final ai tem que ir com tudo. Mas também se sair agora para o Atlético MG não é o fim do mundo.

  • Augusto de Oliveira

    Esse presidente é um imbecil. CALA A BOCA MAURICINHO FDP. NÃo vem falar de finanças na midia não, seu ladrão safado. Roubou tudo o que podia e agora está ferrado na mÃo da mulambada/grobo e CBF. FInge que não existe e deixa o time tentar se virar sem a sua perniciosa e doentia ajuda. Essa diretoria só quer meter a mão mas nem para roubar tem competência. Tirando o Landau nessa direção só tem canalha. VTNC cambada de fdp. SAN

  • DINHO FOGO ES

    ESTOU MUITO FELIZ POR MEU TIME SER LIDER. AGORA A PRIORIDADE DEVE SER TITULOS,E SE PUDER SER OS DOIS. BRASILEIRÃO,E COPA DO BRASIL,MELHOR AINDA.

  • O Botafogo vem numa crescente e não podemos priorizar nada… temos que ir com tudo em todas as competições, ainda mais que a Copa do Brasil e’ tiro curto para a Libertadores…Vamos ganhar tudo este ano, pois esta’ demonstrado que temos plantel…e’ so’ colocar os meninos da base e esta’ resolvido o problema…

  • Antonio Reinaldo

    Perfeito os argumentos !!

    Não temos elenco para enfrentar 2 competições simultâneas de alto nível !

    Alguém aqui me responda o que é que vai acontecer ao rendimento do nosso time caso Seedorf tenha uma distensão muscular !!

    O Brasileirão deve SER PRIORIZADO ! Quem tudo quer nada acaba tendo !!!

    Alô Oswaldo: Vc sabe que não temos peças de reposição a altura dos titulares !!

  • Antonio Reinaldo

    Poxa onde está meu comentario ? Só porque eu disse que apoiava totalmente a necessidade de poupar nosso elenco e que SIM devemos priorizar o Brasileirão ?

  • ALDHEMIR

    Tem que priorizar o brasileirão!!!Inclusive, o Oswaldo poderia poupar o Seedorf contra o atlético.

  • Jeff Andrade

    Na serie B temos boas opções, vejam o atacante o chapecoense 16 gols, bom atacante, habilidoso e está dando sopa no mercado.Temos que pensar grande, não ficar contratando Hiury do audax… não desdenhando mas quem quer ser campeão tem que ter elenco.tomara Deus que Seedorf não se machuque porque senão todos sabemos como será este final de brasileiro.

    Saudações Alvinegras.

  • Luiz Henrique

    Acho que deve priorizar(que palavrinha repetida, não..), quer dizer, dar preferência a
    uma competição e menos à outra. Eu só ainda não sei qual deve ser a preferida.

    Neste primeiro jogo, acho que o Botafogo tem que tentar fazer o melhor resultado pra ver se precisaria apenas de um empate ou mesmo podendo perder de pouco no jogo de volta. Porque se for bem nesta primeira fase, fica complicado não tentar conquistar a Copa do Brasil. Seriam 6 jogos para o título. 2 em cada mês(2 em setembro/2 em outubro/2 em novembro). No entanto, se perder ou empatar com gols neste primeiro jogo…acho melhor poupar o Seedorf no jogo de volta, além de outros jogadores.

    O jogo contra o Atletico Pr é complicado, mas um empate não seria de todo ruim. Então, dá pra testar o time nesta primeira fase da CB. E ficar entre os 8(é praticamente certo que Vasco, Corinthians e Inter passarão) nos daria um certo status e grana a a mais.

    Mas, concordo que, afunilando a CB, nós podemos cair no Brasileirão. Acho que não dá pra competir nas duas. A questão é decidir qual é a melhor. Agora, teoricamente, “priorizar ” Copa do Brasil é mais fácil para os clubes que tem poucas chances no Brasileiro(Vasco, Flamengo, Goiás, Fluminense, Galo, Santos) e mais complicado para Botafogo, Cruzeiro, Gremio, Atletico Pr e mesmo o Corinthians e Inter, que tem os melhores elencos.

  • Vamo Fogoo!!!!

  • edfogo

    Eu acredito ser possível trabalhar com ambos os torneios, o elenco sabe de suas forças….

  • FogãoDF

    Priorizar nada! A que levou priorizar nos outros anos? A nadaaaa…. acabou caindo em todas (sul-americana, brasileirão, CB) certíssimos a diretoria e o sr. OO…. bora FOGÃO. contra tudo e contra todos e…
    …em todas disputas!

  • DINHO FOGO ES

    HORA DE PRIORIZAR NADA.E HORA DE GANHAR TUDO O QUE PUDER,PARA DAR MORAL A ESTE CLUBE TÃO PREJUDICADO QUE E NOSSO BOTAFOGO.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Não pode ter receio e nem mêdo de nada! Bota a garotada para jogar quando for preciso, poupe os mais experiêntes de vêz em quando e coloque a força máxima quando o adversário for “encardido”, do resto é “Fogo” neles! Vamos lá “Fogão”!!!!!!!!

  • Luciano

    O Botafogo não ganha nada fora do RJ desde 1998(Rio-SP) e tem que se dar ao luxo de poupar o time em um campeonato importante como a copa do Brasil? Vc tá de sacanagem? Times com menos jejum de titulos importantes tão botando a cara nos dois e o clube grande com o mais longo jejum de titulos vai ser dar ao luxo de descartar a copa do brasil SUPONDO(o que não é nenhuma garantia) que vai ganhar o Brasileiro.

    Mentalidade pequena demais…

  • altair

    cavalo paraguaí,não vai alugar nenhum.brasileiro,copa do brasil e libertadores.cavalo paraguai
    time pequeno e que vive de passado.

  • SAPORECADICOLATINA

    PRA FRENTE FOGAO RUMO A VITORIA AMANHA CONTRA O GALO. FOGAO NA CABECA DO POVO. SEEDORF UM PAIZAO PRA ESSA GAROTADA BOA DE BOLA. TEMOS UM MONTAO DE CRAQUES AGORA…. PRATA DA CASA. BOTAFOGO E FABRICA DE GRANDES CRAQUES. COPA DO MUNDO VAI TER VITINHO JEFERSON DORIA NA SELACAO. PODES CRERRR FOGAO A SUA ESTRELA SOLITARIA TA SALVANDO O FUTEBOL BRASILEIRO… PRA FRENTE FOGAO TUA ESTREAL SOLITARIA ME CONDUZ…. VALEU FOGAO 3X1 GALO AMANHA…

  • Orlando Soares

    Não tem que priorizar, é só colocar na cabeça deles que toda partida é para se ganhar. E o OO pode pensar em mandar a campo contra o Galo o seguinte time:
    Renan, Edilson, Dankler , André Bahia e Lima; Gabriel, Renato, Jeferson Paulista, Henrique, Alex e Bruno Mendes. Se o Bruno Mendes ainda não estiver em condições, coloca o Gegê. E faz a garotada correr; acho que esse time dá pro gasto enquanto os titulares descansam.

  • Rodolfo Berardinelli

    Eu quero o brasileiro!!!
    O Botafogo já devia ter largado a copa do Brasil, assim jogaria a Sul-americana que é mais fácil e mais importante.
    Bota os reservas Oswaldo!!!!

  • Gilberto Alves

    Infelizmente tenho que concordar com o blogueiro. Não temos elenco para disputar em alto nível as 02 competições, e na minha opinião devemos priorizar o campeonato brasileiro onde estamos indo muito bem. Se não poupar jogadores, corremos o risco de perder o rendimento favorável e ficarmos de fora de pelo menos uma vaga na libertadores de 2014.
    Saudações Botafoguenses!!

  • Luiz

    Dória, Gabriel, Gilberto, Vitinho entraram e não saíram mais, agora está faltando a chance do Jeferson Paulista se der uma sequencias de jogos não sai mais, veja só o Gilberto está se soltando e graças a DEUS vamos nos livrar do Lucas pois o garoto está a cada jogo melhor.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo