Que bom que a substituição deu certo



Não precisa ser dos mais exigentes para dizer que Botafogo não jogou bem neste domingo, contra a Portuguesa. No primeiro tempo nem se fala. Mas, ofensivamente, melhorou no segundo e fez o mais importante, que foi conquistar a vitória. E, claro, a liderança.

Mas vou aproveitar o espaço para falar de dois fatores  que me chamaram atenção na partida. Primeiro que, com a volta de Lodeiro, o time fica mais equilibrado, mesmo que o uruguaio não tenha jogado bem. Com o time completo, Oswaldo também ganha Elias como opção para o segundo tempo, algo que ele tinha perdido nos últimos jogos devido aos desfalques. Aquela história do cobertor curto…

E foi justamente e entrada de Elias o segundo fator que considero preponderante para o resultado. Ao pô-lo no lugar de Lodeiro, Oswaldo mostrou para os jogadores e para a torcida que queria vencer o jogo. Uma postura bem diferente daquela que adotou nas partidas em que sofreu gol no fim – e mesmo em outras que não levou. Sempre retraindo a equipe.

Que bom que o treinador – que faz um trabalho excelente – fez diferente dessa vez. E que bom que deu certo.



  • Alô Galera Alvinegra!Saudações Á Grande Nação. Assisti ao jogo interXatlético e fiquei secando os dois e mais o inter do que o atlético em consideração ao nosso cuca.Entrei no site do inter para zoar o D’Alexandro babaca e dizer á ele que mesmo com um a menos o atlético jogou melhor e merecia ter ganho o jogo.Ele falou na quinta feira quando empataram o jogo com a ajuda do juiz em ter dado 5 minutos de acréscimo,que o Glorioso não merecia ganhar o jogo.

    • O time hoje mostrou uma faceta de times que podem ir longe, sempre com a minha ressalva de que nosso elenco é super enxuto: jogou muito mal e venceu, mostrando superioridade apenas nos nomes em campo e não no jogo em si.

      Ou seja, joga super bem contra Grêmio, Atlético-MG e Inter e deixa empatarem (ou perde no primeiro caso) e não joga tão bem assim contra Náutico e nada joga contra a Lusa e vence.

      O pique é de campeão e só torço para que as contusões em série não venham.

    • Julio Cesar

      Além disso, não foi escanteio!!

    • Este ano a coisa está no seguinte pé: Botafogo (time) contra uns 3 aí (só elenco).

      Botafogo – elenco enxuto, a conta do chá. Do nosso banco, OO esqueceu de ir escalando Jeferson paulista, Gegê e Otávio e agora, os jogos são mais pegados e a garotada dificilmente seguraria a onda. Fica para o próximo carioca/treino. MAS O TIME É O MELHOR DE TODOS.

      Sobre a molecada, vejam como, na necessidade, Gilberto entrou, tremeu uma, tremeu duas e agora se firma a ponto de sair da discussão com Seedorf e ainda fazer o jogão que fez depois, mesmo descontada a falha no gol deles.

      Inter/Cruzeiro/Grêmio – elencos milionários mas na seguinte situação:

      Inter e Grêmio – não conseguiram formar time pois do ano passado, poucos ‘sobreviveram’ e assim, vão viver de altos e baixos. Elencos fortíssimos sim mas time, só no ano que vem. Não se ganha conjunto durante um campeonato, pelo menos não para se disputá-lo.

      Corinthians – não deu sorte na formação do elenco pois contratou a ex promessa de craque Pato (um notório preguiçoso) e o “dodói” Renato Augusto. VAI IGUALMENTE PENAR.

      Imaginem, daqui a umas 2 rodadas, InterxGrêmio lá no sul!

      Já o nosso time, pode até ir para Curitiba e jogar na marcação, esperando o Furacão definir (e este furacão, para mim, já deu o que tinha que dar). Se empatarmos na casa deles será bom mas se viermos com os 3 pontos, podemos somar, com estes, 12 ao final do turno.

      Nossa torcida toda é para “perdermos” um atleta importante por vez. Por cartão ou contusão, que não tenhamos saída em bloco do time. É a única forma de, superando dificuldades de campo, chegarmos inteiros a dezembro.

      • Nelson Ribeiro

        Muito tempo sem passar por aqui, de volata para dar um alô. Verdade Paret… só penso que ainda não estamos na metade ainda e o desgaste físico ainda não chegou. Temos que ir usando esses jogos de Copa do Brasil para trazer mais dos jovens que estão disponíveis no profissional e quando chagar a hora que se necessite dos mesmos, já estejam formados na parte tática.

        Mais ou menos como a situação do Gilberto e do Lima (considero como se tivesse vindo de nossa base pois a idade é pouca).

    • Nelson Ribeiro

      São dois times sujos. O empate foi punição aos dois.

      • Nelson Ribeiro

        O Inter foi enganado: Contratou o Dunga, mas o técnico é o Zangado…

  • FICOU CLARO MAIS UMA VÊZ,QUE PRECISAMOS DE REFORÇOS,VOLANTES,MEIAS E ATACANTES.
    O PRIMEIRO TEMPO DO BOTAFOGO FOI RIDÍCULO.LEVOU UM TREMENDO SUFOCO DA PORTU-
    GUESA COM DIVERSOS DESFALQUES,SOB O OLHAR PATÉTICO DO TREINEIRO,À PONTO DO
    MAESTRO SEEDORF SE DESCONTROLAR E QUASE AGREDIR SEU PRÓPRIO COMPANHEIRO DE
    CLUBE GILBERTO.COM A EXPULSÃO DO TREINEIRO MUMIFICADO O FOGÃO ACORDOU E VI-
    ROU O JOGO NO SEGUNDO TEMPO.
    PRECISAMOS DE REFORÇOS PARA ONTÉM OU ENTÃO MORREREMOS NA PRAIA DE NOVO.
    AINDA MAIS QUE O TREINEIRO NÃO APROVEITA AS PRATAS DA CASA,JEFERSON PAULISTA,
    DEDÉ,SASSÁ,GUGA E DANIEL CORREIA.
    TEMOS O PIMENTINHA DO SAMPAIO CORREIA E OUTROS REFORÇOS DAS SÉRIES B-C e D DO
    C.BRASILEIRO.TEMOS QUE ESPALHAR OLHEIROS PELO BRASIL INTEIRO,ACORDE SR.M.
    ASSUMPÇÃO.
    DE AGORA EM DIANTE O C.BRAS. E A COPA DO BRASIL VÃO PEGAR FOGO,QUEM NÃO TIVER
    ELENCO,ADEUS…
    SOU REALISTA MAS LEVO FÉ QUE GANHARÁ PELO MENOS UMA DESTAS COMPETIÇÕES,APESAR
    DO TREINEIRO FRACO QUE TEMOS!
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS…

    • Os herdeiros do velho espertalhão (aquele falecido da tv que manda) estão muito preocupados.

      Depois que o Botafogo se firmou na parte de cima da tabela do brasileirão, acabou o bloco de notícias sobre futebol no Jornal Nacional que já era tradição há anos. Não falam mais absolutamente nada.

      Chupa Rede Globo! Vocês vão ter que nos engolir.

  • FOGÃO – RJ

    SABEM POR QUE COMEMORAM EMPATE CONTRA O BOTAFOGO? (VIROU MODA, É UMA ALEGRIA).
    RESPOSTA: OLHA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO. SAI PRA LÁ OLHO GRANDE.
    É LIDER
    É LIDER
    É LIDER
    QUE INVEJA SEUS MUQUIRANAS

  • FOGÃO – RJ

    É UM TIME DE SELEÇÃO. DO GOLEIRO AO…… ALO FELIPÃO, RAFAEL MARQUES É SELEÇÃO.
    AH AH AH. INVEJA MUQUIRANAS, COMEMORA MESMO EMPATE, É POR ISSO QUE A GENTE FICA PU… DA VIDA QUANDO EMPATAMOS. QUEREMOS É SER CAMPEÕES.
    VAMOS LÁ FOGÃO. ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE.

  • jefferson

    JOGAMOS MAL E GANHAMOS O JOGO.TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM COM O BOTAFOGO!

  • Eduardo de Freitas

    Não é possível que diante dessa campanha o pessoal não se sensibilize com a situação do clube e dos jogadores. Se você se acha um verdadeiro torcedor botafoguense contribua, faça um dos planos de sócio-torcedor. Não pode? É difícil se comprometer com algo assim? Dói no bolso? Então ao menos adquira/compre algum produto no site oficial, vá aos jogos com regularidade e, acima de tudo, acredite!

    SAN.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    O Lodeiro semrpe volta completamente desandado da seleção uruguaia. Por um lado acho ue isso tem ver com ser reserva mas também com ficar quase uma semana inativo ou com treinamento se segunda qualidade. Todos devem lembrar da carta do médico uruguaio para o Altamiro Bottino, agradecendo pelo Loco estar na sua melhor condição física em anos, em 2010. É impressionante como o cara volta ruim. Será que eles dão matte com merda para o Lodeiro lá? Ou Churrasco com veneno? kkkkk. O Tabárez chama 29 jogadores!???!?!?! Porra, maior sacanagem com os times. A maioria dos caras fica só no come e dorme…

  • Luiz

    Eu torci para o Atletico por causa do cuca!

    • Nelson Ribeiro

      Eu torci para o Atlético ganhar a Libertadores, mas me arrependi. Eu vejo um time sujo querendo ganhar tudo no grito.

  • Fernando Maia Lorenzo

    Reputo como a pior apresentação do Botafogo no Brasileirão ! Primeiro tempo horrível… nem sequer se fazia toque de bola, até para conter o ímpeto da Portuguesa… e esta já sinalizava antes da partida que estava gravemente desfalcada e já buscando “razões” para uma provável derrota… E por que o BOTAFOGO deu-me de cara a impressão que havia nervosismo nas articulações mais simples possíveis? Enfim: vencemos mas fiquei com meus botões temeroso de exibições apagadas contra adversários de maior categoria/competência, a partir, p.ex., dessa partida contra o Atlético-paranaense no domingo próximo. Aliás, dois Atlético-Mg e Pr nesta semana…

    • Nelson Ribeiro

      Essa coisa do toque de bola.. eu notei como a bola rolava no gramado…totalmente irregular. Para times de toque de bola, isto é um obstáculo. Para quem está acostumado com ele, um auxílio.

  • Carlos Eduardo Silva

    Bom Dia! Galera alvinegra vamos acreditar nosso time está de personalidade diferente dos anos anteriores o Sidão tá jogando demais……vitinho nem vou comentar tá voando……….gols no fim é meramente falta de atenção dá para ser corrigido……..mas o que me deixa feliz é saber que jogamos de igual para igual com qualquer time com mas elenco que o nosso…….Oswaldo faz um belo trabalho quer queira ou não ele tá botando esses moleques da base para jogar e que molecada boa de bola……..Rafael marques um achado que deu certo quando somente ele Oswaldo acreditava……….Mas enfim……. rapaziada vamos ao estádio tá mas que na hora fazer barulho no gigante adormecido (Maracanã)……..

  • Amigos
    Esse Boatafogo está mostrando a que veio e tem tudo para nos dar alegria, mas devemos ficar alertas e gritar quando as “coisas estranhas” acontecerem. É mais do que claro que o Corintiahns é o grande queridinho da Globo e CBF, se Botafogo, Cruzeiro e o Coritiba não abrirem os olhos serão operados até o fim do campeonato.

  • estrela alvinegra

    Bom dia. Acho que deveríamos dar mais moral ao Oswaldo de Oliveira….Sinceramente, ele está fazendo milagre com esse time. Nossa diretoria não paga salários (e nao vem me dizer que a culpa é do engenhão pois os problemas vem antes da interdição), não contrata jogadores decentes, só faz merd* na área administrativa (não reduz ingressos e , marketing medíocre etc etc) e mesmo assim o Osvaldo está controlando o time para atuar bem dentro das 4 linhas e não se rebelar fora delas; e ainda por cima , mantendo este time com um elenco fraco no g4 desde o início do campeonato (e na maior parte em 1o.)…..Quanto às substituições nos jogos que perdemos, deixemos de ser hipócritas: todo o treinador, no final do jogo que está ganhando, faz estes tipos de substituições…o problema é que o time está vacilando….Temos que dar força ao time e ao Osvaldo neste momento e cobrar essa diretoria patética….Não temos elenco (e para falar a verdade, nem time) para manter esta liderança durante todo o campeonato…Se o time , em algum jogo, está jogando mal e precisa de alteração, o tecnico olha para o banco e vê lima, Gegê, zé das couves etc etc….vai fazer o quê?????? e isso sem contar alguns jogadores que estão vivendo de “nome” faz tempo (por exemplo, eu não sei porque esta exaltação à Lodeiro…..)….Temos a chance de sermos campeões, mas somente se esta diretoria tomar vergonha na cara e deixar de ser incompetente….inclusive para ela para de fazer Merd*, pois assim, com certeza , o torcedor do botafogo (que é exigente, e está certo) ganha confiança e passa a encher mais os estádios…..e assim poderemos ser campeões, como nossa grandeza exige…

    • Nelson Ribeiro

      Lima é excelente… sempre joga mal no primeiro jogo por falta de ritmo, mas do segundo pra frente arrebenta. Foi duas vezes o melhor lateral esquerdo das rodadas do ano passado.
      Gegê vem da classe formada em casa, com a base já integrada e tem que entrar nesses jogos da Copa Brasil para pegar ritmo e experiência com os titulares.
      Lodeiro é excelente peala garra e bastante dedicado na movimentação, na parte tática. Pena que fica nesse vai e vem…

      Deixemos de ser hipócritas é ótimo… afinal se alguém fala que não tem time… alguém trabalhou para que a liderança esteja ai….quem seria?

  • edfogo

    Não entendi sua percepção do jogo senho Vinícius Andrade, onde que o Lodeiro deu mais qualidade ao time, se segundo às suas próprias palavas, o que melhorou foi quando justamente o próprio Lodeiro saiu para entrada do Elias? Eu simplesmente achei que no primeiro tempo, o Rafa Marques estava completamente isolado, e no segundo tempo, ele não se isolou tanto, até por conta da entrada do Elias. O que o Oswaldo de Oliveira tem que resolver, é um problema básico do meio de campo, logo depois que o Botafogo faz o gol, parece que eles “relaxam”

  • andre medeiros

    BOM DIA GALERA BOTAFOGUENSE !!!
    Eu vejo muita gente falando que é muito caro os ingressos,e que 4 jogos por mes a 60,00 dá 240,00 de gastos mensalmente, então seja inteligente e associe-se ,vc paga apenas 60,00 por mes e pode assistir a todos os jogos do Fogão como mandante e ainda de quebra ,após 6meses recebe um brinde do Fogão, ainda usufrui de convenios em supermercados que dão descontos em alguns produtos. ASSOCIE-SE JÁ: http://www.botafogo.com.br/soubotafogo
    Sou Botafogo | Seja Sócio | Botafogo de Futebol e Regatas

  • gilberto

    É impressionante o complexo de inferioridade do clube é do clube não do time pôs está história é antiga, toda vez que jogamos contra um time pequeno com mais de uma dúzia de desfalques enrola o rabo. Ainda bem que temos um técnico em campo o Seedorf, que com bronca o sem ela controla os nervos do time e o xará tem que baixar a bola e ouvir mais, o time por incrível que pareça ainda está em evolução, o que pode ser muito bom que mostra que não paramos no tempo. O principal para é que não há no momento nenhum e digo mesmo nenhum time superior ao nosso no campeonato. Tomara que a copa do Brasil não atrapalhe a sequência do time.

  • Luiz Henrique

    Chamo a atençao(e isso não é de estranhar, daí o slonga “Contra tudo e contra todos) ao pouco destaque que se dá nos sites e jornais cariocas sobre a bela campanha do alvinegro, lider até aqui.

    Com apenas 4 derrotas no ano até agora, o time mostrou ontem superação no segundo tempo. Quando não se joga bem(até pela garra, determinação e mesmo bom jogo da Lusa no primeiro tempo, que não tomou conhecimento do adversário e partir pra cima). Mas, a vitória foi merecida exatamente pela superação, demonstrada no segundo tempo. Elias tem se confirmado um jogador muito útil para ser utilizado ao longo do jogo. E Lodeiro, vamos confiar, que ele há de melhorar na parte técnica. O cansaço da longa viagem na Ásia deve ter pesado na parte física.

    A pergunta que fica agora é: como vamos brigar nas duas competições simultaneamente? acho, sinceramente, que deveríamos poupar Seedorf deste primeiro encontra contra o Galo. Não podemos prescindir dele, extremamente útil à equipe, inclusive sendo o “treinador em campo”. Nota-se que, taticamente, ele pensa muito parecido com Oswaldo(todos marcam e quase todos atacam, e estreitam os espaços), varia apenas no estilo, mais durão, o que é bom. A sintonia Oswaldo/Seedorf/time/torcida é fundamental, e a diretoria parece estar dentro disso. Confiemos que eles regularem a situação financeira da equipe e dos funcionários. Isso é muito importante. Acho que conseguirão.

    Então, poupar ao menos Seedorf contra o Galo é minha sugestão. Ou então poupá-lo contra o Furacão no domingo. De resto, é comparecer e torcer. Pra cima deles, Fogão!

    SAN

    • JOSIMAR, O LATERAL

      O Lodeiro semrpe volta completamente desandado da seleção uruguaia. Por um lado acho ue isso tem ver com ser reserva mas também com ficar quase uma semana inativo ou com treinamento se segunda qualidade. Todos devem lembrar da carta do médico uruguaio para o Altamiro Bottino, agradecendo pelo Loco estar na sua melhor condição física em anos, em 2010. É impressionante como o cara volta ruim. Será que eles dão matte com merda para o Lodeiro lá? Ou Churrasco com veneno? kkkkk. O Tabárez chama 29 jogadores!???!?!?! Porra, maior sacanagem com os times. A maioria dos caras fica só no come e dorme…

  • Magno Fonseca

    Ganhamos merecidamente,provamos que temos o melhor time do brasileirão. Gostaríamos de ter em nossa equipe,ALEX,BRUNO,atletas de futuro para nossa equipe.
    Olha essa música para o delírio da GALERA!
    A MASSA ALVINEGRA ENTRA EM CAMPO
    LEVANDO O SEU SAGRADO PAVILHÃO
    O TIME VAI NA FRENTE
    E LOGO SEGUE A GENTE { bis
    CANTANDO ALEGRIMENTE ESTA CANÇÃO
    BOTA BOTA BOTAFOGO NISSO
    SER CAMPEÃO NOSSO COMPROMISSO .Música do Samba Enredo da Escola de Samba.

  • Roberto

    As palavras do Alex já começou
    a pesar para o coritiba.

  • João

    Dessa vez eu concordo com o post! Não jogamos absolutamente nada no primeiro tempo e muito abaixo no segundo, mas vencemos! E ontem o Oswaldo foi mais inteligente, pois colocar zagueiros e volantes no final do jogo é chamar o adversário para o nosso campo, também não posso condena-ló, pois nosso banco é muito abaixo dos principais clubes do brasileirão. FOGÃO!

    • Nelson Ribeiro

      Não compre essa da mídia… time bom é uma coisa… elenco bom é outro. Se esse banco estiver no mesmo ritmo do grupo todo e for dedicado taticamente… o time supera falta de elenco. Basta que cada um seja capaz de jogar 2 jogos aqui e dois acolá para funcionar bem. Só não fomos melhor com o Caio Jr porque não havia o suporte do torcedor. Dai ele ficava com medo de dar tempo de ritmo para os reservas. O resultado foi derrotas em todos os jogos finais. Não tem como o jogador evitar o desgaste de uma longa série sem descanso melhor um reserva ruim mas descansado, do que um titular desgastado.

  • Marcelo

    O 1o tempo foi de chorar , depois , no intervalo , acertou o compasso e obteve grande vitória . Seedorf deu um corretivo no Gilberto : Esse time tem dono e quem manda nessa PORRA sou eu! Lodeiro vem jogando muito mal , desde a copa das confederações que está em má fase . Elias entrou e mudou o jogo . Nosso problema é falta de elenco , enquanto o Seedorf agüentar vamos bem . SAN

  • O Burraldo até substituiu bem o Lodeiro que quando volta da Seleção Uruguaia não joga bem. Precisa de mais uns jogos pra melhorar. Mas por que o Burraldo não usou a terceira substituição? Não sabemos? Por que substitui alguém já no final do jogo? Pra ganhar tempo? Se for isso…ainda não aprendeu, os juízes estão implacáveis com o Botafogo, no mínimo 4 a 5 minutos de acréscimos. Gostaria de saber, está acontecendo o mesmo critério com os outros times?

    • Nelson Ribeiro

      Está acontecendo o mesmo quando os adversários que estão perdendo tomam o apito e passam a apitar o jogo. Não é só nos jogos contra o Botafogo. Veja Flamengo X Goiás que foi assim também. CorinthiasXCoxa a mesma coisa.

  • Orlando Soares

    Ao José Alberto da Silva e todos botafoguenses que usam este espaço e leem com paciência nossas opiniões, digo; não é de se estranhar a atitude do D’Alessandro em dizer que o Botafogo não merecia ganhar o jogo, pois, o grande e competente técnico Abel , quando o Botafogo foi campeão carioca ganhando do Flu, Ele em sua entrevista também disse que respeitava a conquista do Botafogo mas que naquele jogo, o Botafogo não merecia ter ganho a partida.
    Mas ontem, Domingo de futebol e tarde de vitória do Fogão. Fui ao Canindé ; no primeiro tempo deu medo, de tão ruim que o time estava; nem o Seedorf estava acertando dar passe, foi horrível . Quando começou o segundo tempo, teve alguns lances que deu arrepio; o Dória foi atrasar uma bola para o Jeferson e a jogou direto para a linha de fundo. Mas ontem, até a substituição deu certo. Nas próximas partidas vamos torcer para o OO ser expulso no intervalo, como foi ontem.

    • Nelson Ribeiro

      Eu não precisei ir, e nem daria mesmo para fazer assim, mas logo nos primeiros passes do jogo eu notei que o gramado era um pouco irregular. Times com toque de bola sofrem mesmo nestes campos. O primeiro tempo serviu para ajustar não apenas em relação ao gramado mas também ao adversário.

  • Raoni Gonçalves

    O Cidinho e o Bruno Mendes vão voltar quando?
    abraços.

  • born to be fire

    Tô fazendo minha parte, mas sugiro que convençamos a outros botafoguenses a irem também, se colocarmos 12 mil e levarmos mais 1 serão 24 mil.

  • Deixa a plebe rude e ignara protestar, mas o Fogão continua brilhando. Viva o Glorioso. Joubert

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo