Os Botafogos dos clássicos



Por Eduardo Mansell

O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com 23 pontos. Poderia estar com 25 se não fosse o empate contra o Flamengo. A vitória escapou no último lance. Mas poderia ter escapado antes mesmo dos acréscimos, já que o time desistiu de jogar na maior parte do segundo tempo. Uma semana depois, um novo clássico, história muito diferente. A vitória contra o Vasco parecia certa e, pelo volume de jogo apresentado, os botafoguenses não duvidaram dos três pontos nem mesmo quando levaram o gol de empate, nos 2 a 2. Mas o que faz em uma semana, em dois clássicos, termos dois Botafogos tão diferentes?

A resposta está na postura do time, algo definido pelo seu comandante e assimilado pelos atletas. Contra o Flamengo o Botafogo se acovardou no segundo tempo. Oswaldo de Oliveira garante que não mandou o time recuar. Mas quando, aos 18 minutos tirou Vitinho e escalou Renato, abriu mão do contra-ataque e se deixou dominar. Como se avisasse ao time para não sair de seu campo. Pagou caro. Contra o Vasco foi diferente. O mesmo Vitinho saiu, mas entrou Elias. Um recado do comandante aos seus jogadores de que não era preciso recuar, que era necessário buscar o quarto gol.

A queda de rendimento nos minutos finais contra o Vasco não foi postura e sim a entrega de um time que correu demais. Porém, em nenhum momento o Botafogo desistiu de ganhar. Foi premiado com os três pontos.

Esses dois jogos devem servir de lição. O time do Botafogo é bom, joga mais com o cérebro do que com os pés. Justamente por isso, Lodeiro e Seedorf precisam de alguém que corra, como Vitinho. Se ele sai e entra alguém não tão rápido, como um Renato, por exemplo, o time perde o contra-ataque e passa a dominado. Nada contra Renato, que tem talento e será ainda muito importante nesta caminhada, mas com outras funções em campo.

Portanto, ao longo deste Brasileirão o Botafogo vai precisar saber usar mais suas peças velozes. Vitinho tem papel fundamental. Elias é peça importante e nota-se que, ciente de que não vem reforços, Oswaldo já procura ter outras cartas na manga para ter velocidade, como ensaiar um Lima no meio-de-campo. Se conseguir ajustar esse ponto, pode fazer o Botafogo dar ainda mais caldo, embora continue achando que uma peça de reposição no meio-de-campo seria muito bem vinda em termos de reforços.



  • Orlando Soares

    Foi assim mesmo caro Eduardo Mansell que vi o Botafogo jogando ontem com o Vasco. Foi essa vontade de vencer que faltou domingo com o Flamengo. Mas com a cabeça pensante do Seedorf orientando os garotos, acho que o time se fortalecerá ainda mais. Quanto a peças para compor com rapidez no ataque, tenho a impressão que tanto o Alex quanto o Henrique, pela juventude, deverão fazer bem esse papel, já o Elias também é uma boa opção, tanto no lugar do Vitinho quanto do Lodeiro. O Renato , acho que deveria sempre entrar para fechar o meio de campo.

    • Luiz Frederico Teixeira

      Prezados Colegas Alvinegros,

      Estou muito empolgado com este time, porém ainda acho que precisávamos de reforços, se quiséssemos o título, e não apenas o G-4!

      O time está encaixado, mas, na minha opinião, o Lodeiro está sobrecarregado na marcação desde a saída do Fellype Gabriel. O Vitinho é uma excelente promessa, mas ainda oscila muito pela pouca idade. Além disso, com ele como titular, perdemos a nossa principal arma para mudar o jogo no segundo tempo!

      Assim, ainda gostaria que o Fogão trouxesse um meia pra brigar com o Vitinho pela posição. Acho que temos alguns bons nomes disponíveis no mercado nacional. O meu preferido seria o meia Jesus Dátolo, do Inter, que dispensa comentários. Mas temos outras opções mais baratas. Eu acho que talvez o Wesley, ex- Santos e atualmente no Palmeiras poderia ser útil, fazendo o 3º homem de meio ou até sendo uma sombra na lateral direita. Um jogador rodado e disponível também é o meia/volante Cléber Santana, ex-Fla e atualmente no Avaí, onde fez um excelente estadual, mas caiu um pouco de produção neste inicio da série B.

      Além disso, com a provável saída do zagueiro Antônio Carlos, acho que precisaríamos de um defensor destro para reposição.

      O nome mais famoso no mercado é o do pentacampeão Lúcio, porém ele não tem tido boas atuações, além de ser caro e provavelmente não querer ser banco.

      Outros zagueiros que surgiram bem mas não estouraram e estão encostados na série A são o Bruno Rodrigo e Thiago Carvalho, ambos do Cruzeiro.

      Uma opção barata, mas que seria uma aposta, seria o zagueiro Fabiano Leissmann, de 21 anos, da Chapecoense. Na série B ele está atuando na posição de origem na zaga, mas foi eleito o melhor lateral direito do estadual, mesmo jogando improvisado. Já que ficaremos algum tempo sem o nosso lateral Lucas, acho que ele pode ser útil pela “polivalência”. No meu modo de ver, seria a melhor opção pra compor elenco.

      Outros nomes vem se destacando na série B, como os zagueiros Diego Ivo do Ceará e o carioca Luiz Otávio do Icasa.

      O que vocês acham?!?!?

      Saudações Alvinegras,

      Luiz Frederico Teixeira.

    • Orlando,

      Concordo com seu comentário e também com o autor do post (Mansell), e gostaria de acrescentar que o Rafael Marques jogaria melhor se cumprir a função que era do Fellype Gabriel e deixaria o Elias na frente que é veloz. Poderia voltar com o Vitinho que fazia sempre bons jogos quando vinha do banco no segundo tempo. (Ontem contra o Vasco o Vitinho jogou bem no início, mas fazia muito tempo que isso não acontecia).
      Sobre o jogo contra o Flamengo, o Oswaldo disse que não recuou o time, mas além de ter substituído Vitinho por Renato (meio-campo), ele trocou Lodeiro por Lima (lateral) e Gabriel por André Bahia (zagueiro) e ainda diz que não recuou o time? O Oswaldo acha que os torcedores do Botafogo não entendem de futebol? Ele é muito soberbo, orgulhoso e não assume seus erros. A equipe até pode ir muito longe, mas nosso técnico poderia estar melhor com a torcida se fosse humilde, assumisse erros, não deixasse a mulher dele se meter nos negócios do Botafogo. Na verdade, pra mim, quem é o técnico do time é o Seedorf.

      • tinoco

        falou tudo!

      • E confirma-se mais uma vez a BURRADA do BURRALDO DE OLIVEIRA: Recuar o time. Mas novamente, pelo orgulho, soberba, imbecilidade e muito mais… esse BABACA não vai admitir.
        Igualzinho ao jogo contra o Flamengo: substituir já nos descontos. Novamente foi reclamar com o juiz por que deu tempo demais? Só esse BURRALDO é que ainda não aprendeu… quando se encera demais a juizada dá mais tempo… fazer substituição nos acréscimos o juiz aumenta mais 1 minuto… Não consigo entender como ele é técnico há tanto tempo e ainda não percebeu isso!!!!!!!!

        Que raiva que dá desse acéfalo. Quando vi mais uma substituição… pensei na hora: a mesma idiotice de novo… e tomamos mais um gol. Perdemos 4 pontos… 2 com o Flamengo e mais 2 com o Atlético…
        Não é de desanimar? Não dá vontade de xingar esse BURRO DE F…? Coitada da mãe dele que não tem culpa de ter um filho tão lazarento assim.

    • Caro Orlando ! O tal Alex, sempre defendido aqui, nunca mostrou nada que justificasse tais apostas! Henrique também não…! Renato é um jogador muito lento, pouco voluntarioso, ao contrário do time, que ,atualmente, corre muito !!! Sua entrada, acaba com o sistema defensivo!!!

      • Orlando Soares

        Desculpe caro amigo torcedor botafoguense, Jota Richards, o Sr. diz que o Alex não justifica a aposta; Henrique também não; Renato é lento; vamos por partes; O Alex, desde que subiu, nunca teve uma sequência de jogos para se firmar, ma, todas as vezes que entrou, mostrou que é lutador, nunca foge da responsabilidade, até em cobranças de penaltes se apresentou e cumpriu com dignidade sua responsabilidade, portanto acho que merece uma oportunidade real para desenvolver-se dentro do elenco do Botafogo; o Henrique, com características de terceiro homem de meio, é uma grande promessa para compor no segundo tempo; Renato, pela experiência deve sempre estar presente nas partidas de difícil resolução. No meu entender, um bom elenco se forma com todos participando efetivamente; não se fala sobre; mas, o menino Jeferson Paulista deveria também ter oportunidades, ele substituiria tranquilamente o Seedorf, ´w um grande jogador, quem o viu jogar sabe disso.

      • ATÉ QUANDO VOCES VÃO SE ILUDIR COM O RAFAEL MARQUES?

        OLHEM ESTE CARA JOGANDO OS 90 MINUTOS QUE ELE NÃO MARCA, NÃO APOIA E NÃO ATACA E NÃO VAI SER AGORA QUE FEZ DOIS GOLS CONTRA O FRAQUÍSSIMO TIME DO VASCO QUE ELE VAI VIRAR UM CRAQUE PARA JUSTIFICAR SUA INDICAÇÃO E SEU SALÁRIO NO BOTAFOGO.

        AO INVÉS DE MANDAREM O JOBSON PARA O QATAR É MELHOR MANDAR ESTE TURCO QUE ELE PARECE UM CAMELO CORRENDO E O OSVALDO SEU CRIADOR E AMANTE QUE MAIS UMA VEZ FEZ MERDA CONTRA O GALO.

        • RENOR

          CONCORDO EM TUDO COM VOCE AMIGO. ESTE TREINADOR E UMA ANTA, VAI GOSTAR DE ZAGUEIRO ASSIM NO JAPAO.

  • Voces sabem se o Botafogo ta atras de um meia no Mercado??? E o Renato pode substituir o Seedorf??? E por que nao Jeffersom paulista???

    • Luiz Frederico Teixeira

      Prezados Guilherme e demais Colegas Alvinegros,

      Eu não sei se o Botafogo está procurando um meia, mas acho que deveria! Estou muito empolgado com este time, porém ainda acho que precisávamos de reforços, se quiséssemos o título, e não apenas o G-4!

      O time está encaixado, mas, na minha opinião, o Lodeiro está sobrecarregado na marcação desde a saída do Fellype Gabriel. O Vitinho é uma excelente promessa, mas ainda oscila muito pela pouca idade. Além disso, com ele como titular, perdemos a nossa principal arma para mudar o jogo no segundo tempo!

      Assim, ainda gostaria que o Fogão trouxesse um meia pra brigar com o Vitinho pela posição. Acho que temos alguns bons nomes disponíveis no mercado nacional. O meu preferido seria o meia Jesus Dátolo, do Inter, que dispensa comentários.

      Mas temos outras opções mais baratas. Eu acho que talvez o Wesley, ex- Santos e atualmente no Palmeiras pudesse ser útil, fazendo o 3º homem de meio ou até sendo uma sombra na lateral direita. Um jogador rodado e disponível também é o meia/volante Cléber Santana, ex-Fla e atualmente no Avaí, onde fez um excelente estadual, mas caiu um pouco de produção neste inicio da série B.

      Além disso, com a provável saída do zagueiro Antônio Carlos, acho que precisaríamos de um defensor destro para reposição.

      O nome mais famoso no mercado é o do pentacampeão Lúcio, porém ele não tem tido boas atuações, além de ser caro e provavelmente não querer ser banco.

      Outros zagueiros que surgiram bem mas não estouraram e estão encostados na série A são o Bruno Rodrigo e Thiago Carvalho, ambos do Cruzeiro.

      Uma opção barata, mas que seria uma aposta, seria o zagueiro Fabiano Leissmann, de 21 anos, da Chapecoense. Na série B ele está atuando na posição de origem na zaga, mas foi eleito o melhor lateral direito do estadual, mesmo jogando improvisado. Já que ficaremos algum tempo sem o nosso lateral Lucas, acho que ele pode ser útil pela “polivalência”. No meu modo de ver, seria a melhor opção pra compor elenco.

      Outros nomes vem se destacando na série B, como os zagueiros Diego Ivo do Ceará e o carioca Luiz Otávio do Icasa.

      O que vocês acham?!?!?

      Saudações Alvinegras,

      Luiz Frederico Teixeira.

    • Nelson Ribeiro

      O Renato não pode substituir o Seedorf mas é uma opção para o meio se o Rafael substitui o Seedorf. isto já foi feito em um jogo no carioca e deu certo, só que não entrou o Renato e sim o Andrezinho.

    • Coração de Fogo

      “E por que nao Jeffersom paulista???” É o que também me pergunto todo dia Guilherme.
      E quando o Lodeiro e/ou o Seedorf não jogarem quem entrará no lugar deles no meio? Já que não temos mais o Fellype Gabriel e o Andrezinho, e o Cidinho machucado. O Oswaldo de Oliveira terá peito de escalar mais um atacante junto com o Rafael Marques? Pelo pouco que vi acho que esse menino Jeferson Paulista deveria estar tendo oportunidades para ir ganhando confiança.

      Saudações…
      .

      • Luiz

        Concordo o garoto joga muito, mas não é entrando alguns minutos que vai arrumar seu espaço em campo tem que deixar ele se entrosar com o grupo, ele jogando com o Seedorf, o Vitinho, o Elias nós vamos ganhar muito é só êle treinar marcação (pegada, o nome agora é intensidade), mas isso ele aprende em campo com o Seedorf e também teremos em campo dois cobradores de falta de primeira linha. O Lodeiro vai fazer falta mas o time está jogando muito fácil, vamos para cima do Amarelão (Ronaldinho) toda vez que é para jogar contra o FRAMERDA êle amarela.
        FOGÃOOOOOOOOOOOOOOOO NA CABEÇA

  • Diego Guimarães

    Concordo com quase tudo que disse Eduardo Mansell, só acho que o time mesmo sem contratações, há opções sim no elenco para continuar montando um time competitivo. Uma delas é colocar o Elias ou o Alex na frente e recuar o Rafael Marques e saindo o Lodeiro, que também não vem jogando bem, o Alex poderia assumir essa condição ou talvez mesmo o Henrique jogando também na mesma função. É só saber armar bem o time que o B.F.R. tem sim ótimas opções para conseguir manter a ponta. Aliança Alvinegra já.

    • teles

      Vocês acham que o Lodeiro não vem jogando bem, mas ele que dá movimentação ao meio de campo

    • Nelson Ribeiro

      Saída do Lodeiro não me agrada, mas será forçada de todo modo pois de vez em quando vai servir à seleção. O que fica bom é o recuo do RM, ou melhor, deixa ele flutuar, pois já faz isto em campo mesmo… na defesa, meio e ataque.

    • Nelson Ribeiro

      Sabemos calramente no entanto que o nosso fortè é o meio. Devemos insistir em continuar fortes no meio mesmo quando o desgaste chegar.

  • Blá, blá blá…

    • Comentário preciso, esse do Eduardo Mansell. Só acho que o Vitinho, tem quer ser + coletivo com seus comppaheiros, ainda continua “fominha”, quando isso (ser fominha) acabar, o cara vai ser uma das maiores revelações do Brasileiro 2013.
      SAN.

      • CONCORDO COM VC. MANX, O VITINHO AINDA CONTINUA FOMINHA, MAS SEMPRE QUE ELE É SUBSTITUIDO NOSSO TIME É ACUADO PELO ADVERSÁRIO. ACHO QUE MESMO QUANDO NÃO JOGA BEM ELE SEGURA O O ADVERSÁRIO, QUE SABE QUE A VELOCIDADE DELE É MORTAL.

        • É verdade, SERGIO PAIVA, sempre que o, Vitinho, é substituido o time fica completamente acuado pelo adversário, mesmo quando ele( Vitinho)não esteja bem em determinado jogo(partida de futebol!

          • MANX, É PORQUE o adversário sabe que o Vitinho é acionado nos contra-ataques, através dos passes do Seedorf. E tirar um ATACANTE e colocar um VOLANTE ou um LATERAL, é RECUAR o time, não é mesmo, MANX?

            Saudações Alvinegras!!

    • Ôpa. A galera acima foi pela linha do “tudo bom, tudo bem” e assim, neste ‘blá, blá blá…’ do amigo aq

    • luiz carlos

      Blá,blá,blá…

  • Gilson Veleci

    Jeferson Paulista pode entrar nesse time sim,agora me desculpe,o Renato não tem talento nenhum,o futebol dele acabou essa é a verdade,para esse time continuar ganhando é so não colocar o renato assim como foi no carioca,outra coisa gostaria de ver o Elias jogando com o Vitinho em casa,outra coisa alguem tem que chegar no Vitinho e falar para ele que mais importante do que ele fazer gol é ele deixar os companeiros na cara do gol,ele vai se destacar como ontem,ele Vitinho foi o cara do jogo,Parabéns MLK

  • KASSIANO

    VAMOS FOGAO!!!!!! RUMO AO TRI

  • Ôpa! A galera foi pela linha do ‘tudo bom, tudo bem’ e assim, só aqui neste “blá, blá, blá…” do amigo é que fui encontrar campo para expor minha opinião.

    Não acho que tenham sido dois jogos tão diferentes assim. O Botafogo se entregou a um cansaço no jogo contra os mulambos da mesma forma que ontem. O bom para nós é que no jogo de ontem, o adversário pegava a bola o tempo todo (a partir dos 20 minutos do segundo tempo) e simplesmente não sabia o que fazer com ela. E depois que Juninho se machucou então, nem as bolas paradas tiveram mais eficiência.

    A minha leitura é..

    a) Se Juninho fosse bem fisicamente até o fim teríamos tomado o empate (e não adianta reclamar dos 2 milhões de gols perdidos antes, pois só valem as bolas que entram).

    b) O time pode estar sentindo o desgaste pois, na necessidade de dar uma resposta à torcida para a manutenção do Oswaldo, correu o que não devia no carioca e agora, o elenco enxuto não permite poupar titulares.

    Não me queiram mal mas isto vai se repetir e será lamentável se Oswaldo não tiver preparado substitutos que entrem e garantam, pelo menos, a manutenção de um resultado positivo. Gegê, Jeferson paulista, Otávio e outros da base já teriam que ter entrado em mais jogos mas infelizmente, quem veio entrando, na necessidade, foi o Gilberto. Vem sufôco por aí.

    • Fernando Maia Lorenzo

      No segundo tempo, já aos trinta minutos, é um deus-nos acuda! Cansaço… marcação forte no primeiro tempo na saída de bola, na intermediária adversária, não permitindo uma saída organizada do adversário, promovendo pressão, arrancando aplausos de todos os torcedores, até perdendo uma meia dúzia de oportunidades, sempre perto de estabelecer vantagem de 2, 3×0…com Vitinho insinuante, chutando, driblando, correndo em linha reta para o gol, com SEEDORF aparecendo na direita ou na esquerda sem que possa ser marcado ou contido, com Rafael Marques atacando-defendendo e até fazendo cobertura de laterais quando estes avançam…enfim..UM BOTAFOGO EXTRAORDINÁRIO DE 45 MINUTOS…foi assim contra o Flamengo e foi assim contra o VASCO, este já capenga em campo à vista de Julinho Pernambucano mesmo fazendo número em campo e ainda era um TERROR… CANSAÇO, MELHOR PREPARO FÍSICO? POR QUE NÃO DOSAR AS ENERGIAS PARA TER UMA POSTURA EQUILIBRADA, MENOS ASSUSTADORA?
      E COMO VOU SOFRER, CERTAMENTE, COM A PRESSÃO DE UM ATLÉTICO DESESPERADO QUE PRECISA DE UMA VITÓRIA DE TODO O JEITO PARA …NÃO CAIR NO DESCRÉDITO TOTAL….

      • Dosagem?

        Não sei bem se seria isso. Este time só joga o que está jogando, o belo e eficiente futebol, por causa deste tipo de jogo. Foi o que o Oswaldo resolveu implementar e começou a fazer isso já no ano passado, vindo a dar resultados este ano.

        Só que não funciona com atletas não tão atletas assim (J. Cesar, Mattos e até Lodeiro) e com outros que não têm mais condições de jogar naquela pressão (o tal tipo de jogo do OO), devido à idade, como Seedorf, Bolívar e até Renato quando é acionado.

        Não quero ir pela via de que foi buscado o sistema de jogo errado, visto sermos mesmo hoje o time a ser batido, mas que o elenco teria que estar melhor preparado para suportar esta temporada extenuante, não tenho mais dúvidas disso. Elenco meu amigo. Gente para entrar e substituir quase todos os que atuam como titulares (excetuando-se Doria e Seedorf). Só para exemplificar, a partir de amanhã até o dia 8 de agosto, jogaremos sempre (e sem folga) nos meios e nos finais de semana.

        Serão 10 jogos em 32 dias.

        Vejamos..

        07/08 – Quarta – Galo em BH
        10/08 – Sábado – Goiás em Brasília
        15/08 – Quinta – Inter no Maraca (jogo escamado com o time mais cansado do que no último domingo)
        18/08 – Domingo – Lusa em SP
        21 ou 22/08 – Quarta ou Quinta – Galo aqui (primeira da CB)
        25/08 – Domingo – Furacão lá em Curitiba
        28 ou 29/08 – Quarta ou Quinta – Galo lá em BH (decisão da vaga da CB)
        1/9 – Domingo – São Paulo aqui.
        4/9 – Quarta – Coritiba aqui
        8/9 – Domingo – Criciúma em Santa Catarina ENCERRANDO O TURNO DO BRASILEIRÃO.

        E se quiseres saber amigão, esta maratona não se encerra aí.

        Já na abertura do returno, teremos jogo na quarta, dia 11/9 ou seja, 3 dias depois da viagem a Criciúma.

        11/9 – BotafogoxCorinthians – Aqui. Um Corinthians bem escamado, bem forte.

        E A COISA VAI CONTINUAR COM JOGOS DE 4 EM 4 DIAS. Cansei de conferir quando cheguei na partida contra o Bahia. Vi que após esta partida, há um intervalo de uma semana mas bem pode ser para os jogos da fase seguinte da Copa do Brasil.

        Sou otimista, alvinegro desde sempre mas estou muito preocupado com esta situação. Não sei mesmo o que será deste elenco. Nos preparamos para quase tudo e até num dado importante que não prevíamos, a interdição do Engenhão e a consequente debaclé financeira, estamos nos saindo muito bem com a compreensão dos atletas e a comunhão entre diretoria/time/torcida mas, infelizmente, não calcularam bem o detalhe “montagem do elenco/ano de Copa.

        Já se sabia de antemão que seria um ano quase completo de 2 jogos por semana mas não houve planejamento para se suportar isso (veja o que fez o Inter).

        Vamos ver como nos saimos dessa.

        • Orlando Soares

          Caro Marcos Paret, me perdoe interferir em sua opinião, mas é para corroborar com sua preocupação, por isso , tempos atrás , já alentava a necessidade do OO lançar os garotos da base com mais frequência no time. Se isso viesse sendo executado, hoje, teríamos um elenco mais forte e nós torcedores não estaríamos preocupados com o futuro do time no BR. Agora temos que rezar para que não aconteça nada com os titulares para o time não perder o poder de pegada; por outro lado, já vimos que após os 20m do segundo tempo o time está se entregando, o físico está deixando a desejar, principalmente o Seddorf., que é natural, mas se o Jeferson Paulista já estivesse integrado., não se daria muita importância ao fato, o Seedorf saia e ele comandaria o time dos 30m pra frente. Não acha?

          • É isso Orlando. Eu disse aqui, lá no blog e em outros sites mas acharam que era pessimismo. Ontem mesmo, ficou visível a falta que um elenco preparado faz. Zen e André Bahia são bons jogadores mas sem ritmo, irão jogar pior que o Fábio Ferreira. Ritmo que, à força, foi dado ao Gilberto que ontem até parecia veterano, claro que deixando também seus claros pela pouca idade.

            Não vejo ainda este como um ano de título, visto a própria diretoria ter querido contratar mais reforços mas ter suas intenções barradas pela crise financeira do clube. Mas, decerto, este ano será bem diferente dos outros. Estaremos entre os 3 da frente ao final da competição, com certeza.

        • FLAPENTATRIHEXA

          depois disso tudo escrito, até cansa só de ler, a sua boa explanação, né mesmo meu caro Paret?
          Acho que vc tem toda razão, se não tiver substitutos à altura, a coisa pode tender a piorar, não só pra vcs como para os outros tb, viu?

          • Faaaaaala graaannnnde adversário.. hehehehe.

            Ainda bem que “nóis num briga” mais né? hehehehe

            Pois é cara, como já discutimos aí acima, o OO deu mole e não lançar de forma mais efetiva a molecada boa como Gegê, Osvaldo, Jefferson paulista, Dedé e outros. Veja como, na necessidade, ele teve que usar o garoto Gilberto na lateral e o moleque já vai se enturmando com a galera de cima. Como eu disse antes, não sei se vai dar título mas é certo que fiquemos entre os da frente.

            Agora cara, o que houve aí na nau vermelha? Gente amadora de novo?

            Olha, daqui de fora se via que os caras até poderiam estar querendo chegar p/sanear finanças de maneira acertada, mas o time não estava sendo tratado para suportar a pedreira do meio do ano para o final. Vocês têm que se cuidar pois a coisa só tende a piorar agora. Boa sorte p/todos deste lado….

            Abços..

            _____________________________________________________

            Não tenho vindo muito aqui mas, da minha parte, volte sempre.

    • tinoco

      o OO só vai lançar algum jogador quando não tiver opção. fora isso não lança ninguém.

  • Gabriel Marinho

    Amigos, estamos vencendo jogos com menos jogadores, Vitinho e Lodeiro não estão jogando nada, contra o Vasco, o Vitinho até melhorou, mas o Lodeiro tá merecendo um banco. No Lugar desses tem o Elias, de centro-avante nato, ou o Alex e ainda temos o Henrique, sem falar no Bruno Mendes. Agora, incontestável o maestro Seedorf comandando o time, não deixando ninguém recuar. Ele precisa ser poupado e rezemos pra ele continuar com esse fôlego, ele pode ser substituído pelo Renato sim, de vez em quando

  • marco teixeira

    Caro amigo sem querer criar clima ruim em um momento tão bom,mas esse garoto Lima
    é muito fraco não tem explosão e joga com medo de errar,quanto ao resto concordo com
    você avante fogãooooooo.

  • Jairo Abrantes

    O BOTAFOGO, tem boas peças de reposição.
    Mas queria que Oswaldo,colocasse mais em jogos ,
    Os meias , JEFERSON e GEGÊ.
    Quanto aos comentários dos amigos, o bravo jogador
    Henrique . NÃO JOGA NADA.

  • Henrique???? ah.. chega.. o cara faz nada qdo entra, nem dá o recado.. coisa que o elias faz.. não gosto de um e nem curto o outro, mas tenho que admitir,,,o elias faz o dele, o mesmo de rafael marques.. eu não sou hipocrita, sempre achei ele horrivel..lento e burro… mas hj, preciso admitir que ele está jogando muito bem, tanto tática quanto tecnicamente.. boa postura no campo.. recua pra marcar.. recompoe o meio de campo.. e na parte tecnica, as finalizações estão mais certas que erradas.. então, dou o braço a torcer.
    FOGÃO CAMPEÃO.. VAMO QUE VAMO!!

  • claudio leme

    concordo plenamente com as colocações acima, pessoa inteligentes por sinal, o Lordeiro vem crescendo o Vitinho tem que ficar até mais tarde nos treinos aprimorando finalização, o Renato composição no meio, já prefiro o Henrique e o Jefferson no meio caso precise para os lugares do Lordeiro e o Seedorf, na zaga tudo tranquilo, nas Laterais o Gilberto tem que ter um boa cobertura pois sobe demais, acho possivel o R.Marques recuar quando o Seedorf não puder jogar, o que acham ?

  • DINHO FOGO ES

    PRECIZAMOS DE GANHAR ESTE CAMPEONATO.

  • Alex nunca justificou as defesas de seu futebol que vejo aqui neste blog! Henrique, baixo e gordinho, tb não ! Ainda prefiro insistir com Bruno Mendes.

  • SAPORECADICOLATINA

    O FOGAO VAI SER CAMPEAO ESTE ANO. O FOGAO VAI SER CAMPEAO ESTE ANO. TO FALANDO 2013 CAMPEAO BRASILEIRO. EU VEJO O FOGAO COMO LIDER ABSOLUTO 5 JOGOS ANTES DA FINAL DO CAMPEONATO. EU VEJO ESTA GRANDE EQUIPE COM VARIOS JOGADORES NA SELECAO DA COPA DE 2014. EU VEJO SEEDORF CAMPEAO DA LIBERTADORES E CAMPEAO MUNDIAL COM O FOGAO EM 2014.

  • Vanderson Lopes

    O que TODO MUNDO precisa fazer é ir aos jogos e apoiar o time.

    Sds.

    • petrofogo

      Perfeito Anderson, se a torcida fizer a sua parte e ir aos jogos , o que esta começando a melhorar , esse time vai disputar o titulo com certeza. sobre os que criticam o Vitinho com certeza não viram os dois últimos jogos, arrebentou contra vitória e vasco, claro que pela juventude e por seu estilo de jogo ele desperdiça muitas jogadas, porem, em compensação ele também cria varias, chuta muito bem com as duas pernas dribla bem e é rápido, o problema é que a maioria assistem os jogos pela tv, experimentem tirar a bunda do conforto do sofá e ir aos jogos fui contra os vermes, vitória e vasco e acho que não tem ninguém jogando melhor do que o nosso time. vamos fazer nossa parte neste momento sócio sem fronteiras R$ 25,00 por mês

    • born to be fire

      Todo mundo não! este ano já fui a volta redonda, macaé, maracanã, engenhão, bangu, madureira, até a pocilga de são januário fui. kkkkkkkkkkk

  • Fernando Maia Lorenzo

    BOTAFOGO SENSACIONAL EM CADA PRIMEIRO TEMPO! Imprensa o adversário…marca na saída da bola, até na intermediária faz o cerco e o adversário não se articula bem, e muitas vezes o domínio das ações é fascinante, e nos alegra, e a equipe evolui com autoridade… muitas oportunidades perdidas…Seedorf deita a rola…cai pela direita, cai pela esquerda, dita o rumo das ações com lançamentos de 40 metros em variações constantes…e todos se ajudam..até RAFAEL MARQUES faz coberturas na defesa…no SEGUNDO TEMPO parece que o gás acabou… mal se troca de passes e quando isso acontece logo se percebe que está tentando “apressar” o relógio…até SEEDORF, aos 35 minutos ficou sinalizando para o banco…qual é o tempo? Não sei como o BOTAFOGO VAI “ADMINISTRAR” A PRESSÃO DO DESESPERADO ATLÉTICO…AGORA QUE ESTÁ NO CAMINHO DE FICAR DESACREDITADO COMO “CAMPEÃO DA LIBERTADORES”…

  • henriqui reina

    Com a saída do Lodeiro para a seleção do Uruguai, podemos testar o Gegê, Jeferson Paulista , Octávio ou Dedé. Os lugares do meio estão reservados a esses jogadores futuramente, temos que ter paciência de Jó e esperar para ver esses meninos esbanjarem categoria em prol do nosso Botafogo, mas temos que ter paciência. Abraço.

  • Marcos Cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    Eu realmente gostaria de entender , o que alguns veem no futebol do henrique , do alex , e do renato.
    Caraca , eu já vejo futebol a mais de 40 anos , aliás , já joguei como profissional 8 anos no Brasil e exterior , e sinceramente , que me perdoem , são 3 perebas enganadores.
    Eu com a idade deles , modéstia a parte, jogava muito mais bola !
    Creio que se enxugarmos um pouco mais o elenco , dispensando esses 3 , além do rodrigo defendi e o antonio carlos , poderíamos fazer uma boa contratação , como por exemplo o dátolo , o saviola ou o aimar , que estão insatisfeitos nos seus clubes.
    No mais , rumo aos títulos da copa do Brasil e do brasileirão.
    Saudações aos irmãos de sangue.

    • Concordo com vc amigo . Assino em Baixo.

    • Orlando Soares

      Caro Marcos Cavalcanti, concordo com sua sugestão, de se desfazer de alguns come-dorme e contratar um top de linha. Só discordo de se desfazer do Renato por um simples motivo; sua experiência, o time tem que ser balanceado, o Seedorf não poderá jogar todas as partidas, pela maratona que é nosso calendário; outra coisa das três sugestões que destes, só tentaria o Dátolo, pela sua juventude em relação aos outros dois. Mas faria uma outra sugestão que acho ser válida para o Botafogo; por que não tentar trazer o Nilmar? Deve estar com 30/31anos e é rápido. Mas tem que ser nas mesmas condições apresentadas acima, isto é, dispensando alguns, enxugando a folha de pagamentos e contratando um top de linha.

  • JUNIOR

    ACREDITO QUE O RAFA MARQUES MUDOU SUA POSTURA EM FUNÇÃO DO FUTEBOL SOFRÍVEL QUE ESTAVA APRESENTANDO. A ÁGUA ESTAVA BATENDO NO PESCOÇO, POR ISSO TEVE QUE SE DESDOBRAR PRA GARANTIR UMA VAGUINHA NESSE TIME. FICO FELIZ PELA POSTURA PROFISSIONAL DO SEDOORF, QUE LEVA ESSE TIME NAS COSTAS. JEFFERSON TEM MOSTRADO PORQUE É DE SELEÇÃO. O TIME ESTÁ AJUSTADO, A ZAGA ESTÁ EXCELENTE, O MEIO CAMPO BEM NOS DESARMES E O ATAQUE AINDA ACREDITO QUE PRECISA DE UM ATACANTE DE OFÍCIO. OSWALDO DE OLIVEIRA PRECISA TER MAIS CONFIANÇA NA EQUIPE, MATAR O JOGO LOGO NO COMEÇO, SE TIVESSE FEITO 3×0 NO PRIMEIRO TEMPO, EVITARIA UM DESGASTE NO SEGUNDO. FALTA OUSADIA. FALTA ELENCO PRA CHEGAR AS FINAIS, LIMA É HORROROSO, ANTONIO CARLOS PODE SER DADO A QUALQUER CLUBE, RENATO PODE APOSENTAR. SAUDAÇÕES.
    @@@@@@@@@@@@@@
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  • DINHO FOGO ES

    QUEM QUER SER CAMPEÃO TEM QUE GANHAR TODOS OS JOGOS,INDEPENDENTE DE SER CLASSICOS.

  • DINHO FOGO ES

    CADE MEUS COMENTARIOS?

  • DINHO FOGO ES

    ESTE NINGUEM FALA TA UMA PORCARIA.

  • DINHO FOGO ES

    ESTE NINGUEM FALA TA DEMAIS.

  • Darkman

    Ainda acho que precisamos de mas jogadores para suprir as nossas necessidades.
    Campeonato é longo demais.

  • Opções é que pode dificultar o Bota a partir do início da Copa do Brasil. A grande maioria acha o Vitinho fominha, mas ele deixou o Rafael e Seedorf em condições de marcar. Artilheiro tem que ser fominha, neste pontio estou com o OO, não pode tolir esta vontade do cara, tudo se ajustará.
    Acho que temos um grande jogador que é o Bruno Mendes, mas problemas de direito de passe travam o cara, empresários que são gananciosos/cobradores acabam prejudicando a exposição do cara e perdem dinheiro.
    Rafael Marques é o MEU CANELUDO FAVORITO, não se iludam, jogadores tem fase e jogadores médio tem mais dificuldades do que aqueles com um pouco mais de técnica de manter a fase, mas vamos torcer para que a fase dure muito.
    Estou com vcs vamos em insistir com a garotada a partir dos 25 30 minutos do 2º tempo, tem que acreditar. Jeferson Paulista está bem fortinho, assim como o Alex que sofreu uma cirurgia.
    Dá-lhe fogão, sócio torcedor sempre!!!
    Aproveito o espaço e peço para que a diretoria coloque a venda dos ingressos, contra o Internacional, a partir de agora, facilitaria muito a compra e não ficaria apertado no meio de semana, jogo 5º feira as 19h30…..vai encher.

  • Fernando Maia Lorenzo

    É TUDO OU NADA PARA O ATLÉTICO ! VAI JOGAR O QUE SABE E O QUE NÃO SABE, ATÉ PORQUE PRECISA ELIMINAR A IMPRESSÃO DE QUE NÃO É TÃO FORTE/PODEROSO/CAPAZ COMO UNS E OUTROS DIZIAM SEM MEIAS TINTAS, EM VERSO E EM PROSA, NAS DECISIVAS APAIXONANTES DA LIBERTADORES, COM O “CAMPEÃO” SENDO APONTADO COMO O MELHOR TIME DO BRASIL, ATÉ ACIMA DO PESSOAL DA PAN QUE INSISTE EM ELOGIAR O CORINTHIANS-CAMPEÃO DO MUNDO!… PORTANTO, ANTE UM “CAMPEÃO”DESESPERADO, EM SUA ARENA, O BOTAFOGO PRECISA DEMONSTRAR QUE DE FATO E DE DIREITO NÃO É UM CAVALO PARAGUAIO… E A QUEDA DE PRODUÇÃO NO SEGUNDO TEMPO, QUANDO FICA TODO TEMPO OLHANDO PARA O RELÓGIO, SEM PERNAS, COM RESPIRAÇÃO OFEGANTE, DE LÍNGUA ABERTA E MÃO NA CINTURA?

  • Fernando Maia Lorenzo

    SE JOGAR PELO EMPATE, PERDE! SOB PRESSÃO DE UMA TORCIDA CAMPEÃ, CONVOCADA PARA ARRANCADA FULMINANTE NO BRASILEIRÃO, HOJE, CONTRA O BOTAFOGO…A OPORTUNIDADE É CHEGADA. E O ATLÉTICO VAI QUERER PROVAR QUE TEM O MELHOR TIME DO BRASIL…ACIMA DO CORINTHIANS DOS RADIALISTAS-TORCEDORES DA JOVEM-PAN. COMO BOTAFOGUENSE, O QUE DESEJO: QUE O TIME JOGUE DE FORMA COMPACTA, MARCANDO BEM, ATÉ NA SAÍDA DE BOLA QUANDO TIVER FÔLEGO PARA ISSO, SEM JOGADAS DE EFEITO, SEM QUERER JOGAR O QUE NÃO SABE, SEM INDIVIDUALISMOS DESNECESSÁRIOS OU INOPORTUNOS, COM VITINHO PASSANDO A B OLA, CHUTANDO QUANDO FOR PRÁ CHUTAR, DRIBLANDO E SE INFILTRANDO NA HORA/TEMPO CERTO…UM POUCO MAIS PRECISO …E CONTANDO COM A CLARIVIDÊNCIA DE SEEDORF…E CERTAMENTE ESTE TERÁ DE SE MEXER BEM PARA REDUZIR O TRABALHO DE MARCAÇÃO QUE VAI SER IMPOSTO POR CUCA! TAMBÉM ACHO QUE SE LODEIRO CONTINUAR JOGANDO AQUÉM DE SUAS POSSIBILIDADES, QUE SEJA SACADO POR OUTRO . HOJE É UM TESTE PARA SABERMOS SE O BOTAFOGO É REALMENTE UM CANDIDATO AO TÍTULO!

  • born to be fire

    O problema do botafogo ainda é a reposição, ano retrasado estávamos bem, aí vários jogadores se machucaram e infelizmente se isso acontecer novamente estaremos ferrados, já que não existe jogadores de reposição na reserva que possam manter o padrão dos titulares, pois os mesmos quando entram não correspondem à altura dos titulares, pode ser que se forem preparados adequadamente não percamos o bom momento, mas precisamos definir urgentemente um substituto para o Lodeiro (seleção, contusão, suspensão), e acredito que o Jeferson seja o jogador mais parecido com ele, o que não alteraria o esquema de jogo, para o vitinho seria o sassá e o Seedorf não tem substituto.

  • alex

    podem vim,mas só venham de qualquer jeito.por que o fogão tá armado e pronto pra decedi e já mostramos que somos capazes.é nós,já é,fui.

  • Diogo Simas

    Prezados, o que leva esse MALUCO a colocar o Sassá?????

    O que leva esse LOUCO a tirar o Vitinho e colocar o Lucas Zen?????????????????????

    O que leva esse DOIDO a colocar o bom zagueiro André Bahia e tirar o Lodeiro?????????

    NÃO É COINCIDÊNCIA, NÃO SE ILUDAM ESSE TÉCNICO É BURRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Um jogo quente desse e ele põe Lucas Zen e Sassá???

    Vocês sabem que estou certo, demitam esse M… (é isso que ele é, um M…) que tem um time excelente, mas quando mete a mão faz M….

    Saudações Alvinegras.

  • Jose Carlos Monteiro

    Acabo de ver o jogo e fico a me perguntar porque o time recua tanto?
    Será que não era a hora do técnico mandar tocar a bola segurar o jogo?
    Uma coisa ficou evidente o Botafogo não sabe jogar sobre pressão e o meio de campo sem o Seedorf fica sem rosto. Isso é uma preocupação outra coisa o garota Sassa não esta pronto precisa de mais tempo ele não conseguiu se encaixar no time simplesmente não pegou na bola. Não dá nem para avaliar se tem qualidade ou não. O Rafael Marques não tem nem cacoete para fazer a função do Seedorf ele é aplicado pelos lados mais pelo meio não tem a menor condição. O jogo foi igualzinho ao do flamengo ficamos na pressão sem saber sair dessa situação e tomamos o gol no final tinha que ter adiantado um pouco mais a marcação para parar as jogadas no meio de campo e não ficar rifando a bola para ninguém. O time fez um esforço muito grande para tentar vencer mais dessa maneira com a bola rondando a área o tempo todo a nossa área era evidente que o empate sairia era questão de tempo quando o juiz falou 5 minutos de acréscimo eu vi logo vai dar empate. É preciso que o Oswaldo reveja certos conceitos táticos.

  • mario costa

    O Botafogo tomou dois gols em falhas bisonhas.
    No primeiro gol o Gabriel, o M.Matos e o Rafael Marques deram a bola no pé do adversario na saida de bola o que resultou na falta que originou o gol. Alias, o M. Matos errou tres saidas de bola em sequencia. Ele e o R. Marques erram muito. No segundo gol o Jeferson falhou feio não saindo em uma bola alçada antes do meio campo do adversario. Como um goleiro do nível dele não sabe sair do gol, e neste caso especifico com a bola vindo de longe e ele podendo usar as mãos. Foi isso que determinou o empate. A partida foi uma pelada mas o Botafogo poderia se dar bem. O empate ta na conta do “meio campo” ideal do Osvaldo de Oliva e do Jeferson. Qdo as coisas afunilarem esses pontos (Lixo e Patetico) farão falta.

  • Luiz

    Não pode um time que está ganhando e tendo uma falta no meio de campo no último minuto de jogo e sabendo que êles iriam jogar a bola no meio da área recuar e ficar em cima do Jeferson, era só adiantar que êles iriam ficar em posição irregular, jogamos seis pontos fora de bobeira, 2 contra Corinthians gol de cangote contra do Marcelo Matos na prorrogação, 2 contra a mulambada jogada bumba meu boi e ontem 2 outro gol de abafa, isso é treinamento, time joga bem e dá um mole desses, mas estamos bem. Time contra o Goiás Jeferson, Gilberto, André Bahia, Julio Cesar, Marcelo Matos,Gege, Seedorf, Jerferson Paulista, Vitinho, Elias.

  • Gledson Luis

    Meus amigos o Botafogo tem uma tabela difícil, onde os mais fracos não são pegos em sequencia, ou seja, o Botafogo vem pegando os mais fortes do campeonato em sequencia, e ainda sim se mantém no topo, temos uma tabela complicada, os outros times da ponta já tiveram jogos com criciúma, portuguesa, e toda galera debaixo o bota só pegou náutico até agora de mais fraco.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Por que nossos comentario não entram automaticamente como antes? Esse espaço nunca foi um primor mas era menos ruim do que agora!!!!!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo