Rafael não é o artilheiro que o time precisa*



É inegável o crescimento de Rafael Marques desde que chegou ao Botafogo. No entanto, ele não parece ser a peça ideal no esquema de Oswaldo de Oliveira. Assim como os três meias, ele ajuda a trabalhar a bola, mas são raras as vezes em que está bem posicionado para fazer os gols.

Esse típico centroavante – Rafael diz que não é – não é necessário em todos os jogos, é verdade, mas em muitos é. Nos dois últimos, contra Náutico e Figueirense, a necessidade ficou clara. Diante de adversários  extremamente retrancados, ter um jogador enfiado entre os zagueiros poderia facilitar a partida.

Vale ressaltar que Rafael é importante taticamente. Ele marca zagueiro, volante e até lateral. Mas não é só isso que o futebol moderno exige de um atacante. Rafael é útil, mas o time precisa de mais.

*texto escrito por Vinicius Andrade



  • RENOR

    ESTE R. M. E RUIM DEMAIS, SO JOGA PELA PROTEÇAO. DO TREINADOR, SE O SASA TIVER METADE DAS OPORTUNIDADES DADA AO R. M. NAO SAI DO TIME NUNCA MAIS, E O PIOR SO SAI DO TIME

    • Pedro Rocha Pimentel

      Só tem torcedor CEGO! Não consegue enxergar o óbvio.
      O Rafael tem nesse campeonato brasileiro 2 gols e 3 assistências. Nosso “melhor” atacante, mesmo jogando fora de posição. O cara se entrega em campo, luta, marca, ataca…
      É óbvio que ele não é o melhor atacante do campeonato, mas é o que nós temos!
      Parem de reclamar e apoiem seus CEGOS!!!!

      • PEDRO ROCHA VOCE E O OSVALDO DE OLIVEIRA SÃO CEGOS E PIOR BURROS PRA CACETE EM FUTEBOL.

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        OSVALDO BURRO

        VAI PRA CASA DO CACETE JUNTO COM O TEU FILHO RAFAEL MARQUES.

        O PAPA NÃO PODIA TER LEVADO OS DOIS PARA O VATICANO, PQP.

    • Demtrius Aranha

      Esta pergunta de Marcelo encaixa bem na teimosia do tecnico e pai do RM o Sr. Oswaldo. Olha a função dele infelizmente desde que entrou é fazer gols e isso ta longe de acontecer, mais este bom moço e esforçado RM de bom carater, falta muita técnica, muito conhecimento de area de um atacante e tecnica para ser deste time, o Elias joga muito mais que ele. Aí fica aqui, umas pessoa misturando as coisas e protegendo este jogador que para mim não passaria de um banco ou não estaria este time. Não entendemos de jeito nenhum a insistência de Oswaldo em nunca o substituir , é ordem de empresários ? é picuinha ou é arrogância e prepotência , porque este Técnico que vem nos agradando em umas coisas , falta muito em outras e delas é a queimação de todos os atacantes contratados ou da Base como : Sassá , Henrique, Elias , Bruno e o novo Alex que esse, sei não vai ficar para entrar todo segundo tempo no finalzinho. Gente não quero aqui só criticar porque estamos em 1. Lugar e continuamos na Copa do Brasil , mas o assunto permite falar.
      Estou satisfeito com a postura de Oswaldo com o time , menos este caso do RM que deixa a torcdia toda enfurecida do Brasil todo.

  • RENOR

    JOGADOR FRAQUISSIMO , SO JOGA PELA PROTEÇAO DO TREINADOR.

  • Pinheiro

    O cara não faz nada em campo… o time joga com 10 todo jogo

  • Rosivaldo Lobato de Freitas

    Esse cidadão nunca foi e nem será o centroavante que o Botafogo precisa para se tornar mais competitivo no campeonato brasileiro. Só o Osvaldo de Oliveira que não consegue ver isso. Porém, como ele (Osvaldo) bancou a contratação deste jogador limitadíssimo, não vai tirá-lo do time. Acho que o torcida tem que começar a pressionar o treinador para que este Rafael Marques seja sacado do time.

  • José Eliaz

    Até voce cara escrevendo essas bobagens para prejudicar o time que está muito brm no campeonato. Eu sei, nós precisamos do Fred, Damião…..e outros, mas o que temos é esse aí e como botafoguenses, temos que apoiar e não fazer críticas veladas a qualquer jogador como tem acontecido com R.M. O Vitinho é um grande potencial e parte da torcida está massacrando o garoto e se continuar assim vai destruir a carreira dele, o Doria quando subiu para o time titular foi muito criticado e hoje com desoito anos ja um dos maiores zagueiros do mundo, por isso os clubes europeus estão igual urubu na carniça para comprar o passe dele por micharia, sendo que dois anos depois eles vendem por 4 a 5 vezes o valor pago aqui no Brasil, a nossa diretoria não pode vendê-lo, faça empréstimo bancário mas não venda-o por este valo oferecido.
    Saudações Alvinegras!

    • petrofogo

      José a mais ou menos 5 anos quem mais prejudica o botafogo é a sua torcida com um comportamento ridículo, todo ano escolhe um jogador para cristo alguns que eu lembro lucio flavio, fael, alessandro, Leandro guerreiro e agora Rafael marques, concordo que todos esses jogadores são limitados, porem acho que independente da qualidade técnica se o jogador vestiu nossa camisa temos que apoiar, o atlético campeão tem jogadores limitados o Corinthians tem todos os times tem a diferença é que nos momentos difíceis a torcida deles apoia enquanto a nossa só reclama, reclamavam do elenco hoje temos um dos melhores do brasil, reclamavam de um jogador para fechar o aeroporto veio simplesmente Seedorf, agora todo mundo sabe das dificuldades que o clube esta passando financeiramente e mesmo assim estamos nas oitavas da copa do brasil, ganhamos o estadual e poderemos voltar a ser líder amanhã. retorno da nossa “apaixonada torcida” 700 torcedores contra o figueirense 5000 contra o náutico e amanhã com certeza qdo eu entrar no maraca verei os vermes com o triplo de torcedores mesmo com um time mediocre e o que nossa torcida faz reclama porque vão vender o dória querem que aumente a multa, para aumentar a multa tem que aumentar o salário para aumenta o salário tem que ter dinheiro.
      Então amigos botafoguenses esta na hora de rever seus conceitos e comportamento se querem que o time chegue a algum lugar, no lugar de reclamar comecem a fazer sua parte entrando de sócio botafogo sem fronteiras R$ 25,00 50mil sócios daria R$ 1milhao 250mil para o clube, ir ao estádio OS JOGADORES COM SALÁRIOS ATRASADOS ESTÃO HONRANDO NOSSA CAMISA E NÓS SERÁ QUE ESTAMOS?

      • CARLOS SLZ FOGO

        Este é simplesmente um dos comentários mais lúcidos que eu lí aqui nos últimos anos.
        Há 3 semanas me associei ao botafogo sem fronteiras. Estou em São Luis – MA e foi a única forma que achei para ajudar o clube, fazer a diferença. Vamos lá!!! vamos empurrar esse time… só assim seremos campeões…. Lembrem!!! Os jogadores que estão lá é que devem vencer para a torcida gritar: é campeão… APOIO, é só o que esses caras precisam…
        Abraços!!!

      • José Eliaz

        Caro Petrofogo,
        Parabéns pela sua colocação. Hoje moro em Brasília e estava esperando Fogão jogar aqui para vê-lo, mas parece que isso não vai acontecer mais. Morei quase nove anos aí na cidade maravilhosa de 1973 a 1981 e foi a pior fase do nosso clube, perdemos a sede e jogávamos em Marechal Hermes e nunca perdi um jogo do Botafogo. Hoje temos um estádio maravilhoso e nossa torcida não vai, aí fica difícil ser campeão, observem as torcidas do Timão, Boca Juniors e Atlético, para mim são exemplos apoia o time incondicionalmente, é isso que nos falta.
        Saudações Alvinegras!

  • BENEDITO DE SOUZA

    É o seguinte: o Rafael Marques pode sim ajudar ao Botafogo, basta colocá-lo na posição ocupada por Felipe Gabriel, pois, ele corre o campo todo e apoia bastante, coisa que o Felipe fazia. Não vejo nenhum outro atacante em nosso plantel que seja um bom “matador”. Precisamos de um que seja esse matador, mas a falta de grana inviabilizou qualquer contratação. Quero ver se no domingo a nossa torcida vai comparecer ao Maracanã, pois, se não comparecer será a prova de que jogar ai no Rio não é mais viável ao Botafogo. Aqui no DF a torcida do Flamengo prestigia muito. No jogo contra o Sobradinho a torcida alvinegra compareceu em peso e no Mané Garrincha não seria diferente. Mas, o Mauricio Assumpção é teimoso demais…

    • Olá Benedito. Vou pegar carona no seu comentário aqui irmão. Obrigado.

      É claro que R. Marques não é o matador que o Botafogo precisa. Ele não seria matador nem na Ponte Preta, ou no Figueirense, pelo simples fato de ser atacante que atua na armação. Fez já jogadas muito bem construídas vindo de trás (reputo a do gol do Elias contra o Náutico como muito boa, linda) e nunca na sua carreira foi matador. Foi sempre atacante de marcar gols mas que na maior parte do tempo, atua atrás. Se Oswaldo der sorte com Elias, a dupla pode vir a reproduzir uma espécie de casal 20 (aquele do Flu) destes tempos, pois repito, ele trabalha bem a bola e não é tão ruim como pensávamos. Claro que, por 2 ou 3 passes perdidos no jogo, todos lhe caem em cima mas perder bolas todos perdem. Messi perdeu na semi da Liga, Seedorf perdeu uns 10 no último jogo e assim por diante.

      O que perdemos com todo este achaque financeiro que sofremos com a interdição do Engenhão foi a possibilidade de contratar um matador efetivo (Roque Santa Cruz estava quase assinando quando nos tiraram o estádio) e assim, poderíamos sim estar aí com uns 6 pontos de frente para o segundo colocado e subindo a ladeira do brasileirão de forma bem mais rápida.

      Agora, temos que ir com o que está aí.

    • Falei do Elias e esqueci do Alex. Naquela primeira oportunidade dele no time de cima não gostei muito da continuidade. Fez um belo gol contra o Coxa mas depois parece ter sentido o peso da camisa.

      Se voltou do exterior com mais firmeza, pode sim encarar a 9 e nos deixar com uma boa opção de atacante mas não sei ainda. Só o vendo em jogos mais escamados.

      • antonio henrique gov valadares

        nosso problema é bem mais em baixo, é o técnico, covarde.

  • Bruno Moraes

    Prezados Vinicius Andrade. O Rafael Marques, realmente evoluiu, mas se o Botafogo almeja algo mais, tem que contratar alguém para o lugar dele. O Rafael Marques, para mim é uma boa opção na reserva. O problema é que o clube não tem dinheiro em caixa para contratações.

    Sou botafogo. Acho que o time esta entre os 6 melhores do Brasil, mas acho que não tem condições de ganhar o campeonato brasileiro e nem a copa do Brasil. Acho que o Botafogo vai brigar por uma vaga na libertadores.

    Abraço

    Bruno Moraes

  • andrade

    até que enfim o lance resolveu explicitar a realidade. O botafogo está sem força ofensiva, quase sempre os meias é que decidem, se não decidirem empatamos ou perdemos. Mesmo com a questão financeira, se a diretoria quer os torcedores junto ao time, tem de contratar um centroavante de qualidade matador, que saiba de deslocar e fazer os gols nas oportunidades que surgirem que na maioria dos jogos são poucas. O rafael marques tem sua utilidade não precisa ser descartado, agora não pode continuar jogando aonde está atualmente de centroavante pois não tem cacoete e não faz os gols necessários. Fazer um gol eventualmente não redime o jogador. Por exemplo contra o Flamengo deveria escalar o Elias que joga melhor de centroavante, apesar de lento, podem observar e deixar o rafael no lugar do Vitinho que está muito mascarado, o rafael volta ajudando e joga pelos lados apoiando o Elias. Talvez um pouco de lucidez ajude a melhorar nosso poder ofensivo.

  • jonas

    Acho que o elias pode ser esse cara.

  • emanoel

    Claro que não é centroavante típico, temos que dar chances ao Sassá, Alex, Elias, Henrique, Bruno Mendes, e que o técnico tenha com estes a mesma paciência oriental que teve com Rafael Marques.

  • Concordo. As vezes ele faz jogada e no final cruza para onde ele mesmo deveria estar: dentro da pequena área para concluir. Quer dizer, ele cruza para ele mesmo. Só seria um bom jogador se desdobrasse em dois.

  • OSCAR DIAS KNIGHTZ

    No jogo contra o Figuerense, assim como em outros jogos ele fez cruzamentos para o miolo da zaga como se ele tivesse lá, como não temos centroavante, acho que é o único time que não tem um matador de verdade e os babacas do Botafogo acham que tá bom demais. Trouzeram mais um zagueiro, que aliás tem um monte, mas um centroavante de verdade, neca de pitiriba. No Botafogo é terminamente proibido ter centroavante de qualidade, ele pode fazer gols, coisa que os INCOMPETENTES diretores não gostam. TRISTE BOTAFOGO, QUANDO É QUE VAMOS TER UM TIME Á ALTURA DE NOSSAS TRADIÇÕES. É vergonhoso vermos o time nessas condições. Alguém há de aparecer e dizer, tão reclamando de quê? o time tá na zona da libertdores. Eu pergunto até quando? Todos os outros times estão reforçando pra valer e o BFR vai de Alex, Elias, Henrique, jogadores abaixo da mediocridade. Esses caras que estão na direção são todos uns bandos de incapazes. o Botafogo não precisa deles.

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Bruno Mendes é ótimo e com a paciência que ele teve como Mancebo marques 10 jogos sem marcar gol ele já estaria recuperado. Mas juntamos a vontade do Oswaldo de favorecer o seu ativo (entenda isso tanto no sentido econômico-pecuniário como em outros possíveis) e o fato da Diretoria botafoguense ser contra o Juan Figger e a favor dos empresários qur o Bruno mendes brigou. O Bruno mendes já mostrou do que é capaz no ano passado. Está sendo frito!!!

  • VINI

    pode parecer lorota… mas acredito que ja temos um elenco forte o suficiente.. pois esse atacante enfiado é o alex… que vai brilhar

  • Adalto odon

    Não é o artilheiro e nem o jogador que time nenhum precisa, só esse idiota desse técnico que mantém um perna de pau desse como titular absoluto. Precisamos urgente de um matador, isso todos sabem desde o carioca, não sei se o clube agora vai ter condições para contratar um, porque será que o Bruno Mendes não teve mais chances hein? Galera vamos ajudar o time contra o urubu, temos que ganhar dos mulambos,saudações e pra cima deles fogão.

  • O Rafael Marques é protegido do Oswaldo, todo mundo sabe, mas cansa o torcedor com os dribles que não consegue dar, com os passes que poderiam redundar em gol… e por aí vai. Sabemos que ele volta pra marcar, mas por que o OO não tenta o Rafael taticamente como o Fellype Gabriel fazia? O Vitinho não está conseguindo fazer esse papel…

    Quando pensamos que o Rafael poderia ajudar com gols, ele perde aquele sozinho e cara a cara com o goleiro do Figueira… chuta por cima… são esses lances que ele poe a perder qualquer credibilidade que a torcida poderia lhe dar. É um pereba. Já cansei dele. Não dá mais.

  • Adalto Odon

    Não é o artilheiro e nem o jogador que nenhum time precisa, só esse técnico idiota para manter um perna de pau desse como titular absoluto, será porque o Bruno Mendes não teve mais chances hein? Precisamos urgente de um matador, só não sei se o clube quer ou tem condições para contratar um. Galera vamos dar força contra o urubu, temos que ganhar dos mulambos, saudações e pra cima deles FOGÃO.

    • JOSIMAR, O LATERAL

      por que bruno não tem chances:

      1) O Oswaldo vai queimar qualquer um que possa ameaçar o Rafinha Mancebo Marques. Sua indicação com direito a comissão;
      2) porque os ex-empresários dele que são “parceiros” da nossa diretoria foram jogados para escanteio e ele agora é representado pelo Juan Figger que é de um grupo oposto ao dos cupinchas do assunção.

  • Rafael Marques e o jogador que a torcida merece. Uma torcida que não vai aos estádios e não apoia o time merece e Rafael Marques mesmo.

  • Adalto odon

    Não é o artilheiro e nem o jogador que time nenhum precisa, só esse técnico idiota que mantem um perna de pau desse como titular absoluto,porque será que o bruno mendes não teve mais chances hein? Precisamos de um matador urgente, não sei se o clube quer ou terá condições de contratar um. A galera tem que dar força contra o urubu,temos que ganhar dos mulambos, saudações e pra cima deles FOGÃO.

  • rafael marques substituindo felipe gabriel tudo bem vindo de tras mas precisamos um centroavante tipo luiz fabiano grafite santa cruz pois se tivessemos um centro avante desse quilate seedorf teria alguem para lançar e com apreocupaçao em cima desse centroavante vindo de tras o seedorf ou o proprio rafael marques teriam mais oportunidades ja que a preocupaçao com o centrgo avante de origedm ia forfçar prender a defesa adversaria

  • Me perdoe discordar, Vinicius. Embora não seja centro avante de oficio, Rafael Marques é o artilheiro do Botafogo na temporada com 9 gols…Alem do mais tem importancia capital no sistema do Oswaldo pois marca zagueiro volante e até lateral como vc mesmo disse.Trabalha com a bola ora lançando passes para os companheiros melhores colocados, como tambem se desloca ora para um lado do campo ora para o outro confundindo desta forma a defesa contraria…Ele não é aquele centro avante antigão que fica plantado na meia lua da grande area esperando a bola chegar, mas de vez em quando fica posicionado no meio onde tem feito gols decisivos como o contra o Fluminense que nos deu o título carioca de 2013. se isso não for futebol moderno, o que é então?

  • Th

    Perfeito Vinícius! Vc sintetizou muito bem a questão do Rafael Marques.Ele é útil,mas não consigo entender porque até hoje o nosso querido técnico não escala ele como meia e um Elias ou Alex como atacante. O cara tá queimando o Vitinho! Poderia voltar a motivar o Bruno Mendes,ou mesmo continuar dando oportunidades ao Henrique,ou Sassá.Às vezes dá vontade de dar um boxe no O.O.!rs Saudações Botafoguenses! TH

  • Renato “O Russo” Velloso

    Que ele não é centro avante todos nós sabemos, porém, ele não seria o melhor substituto para o Fellipe Gabriel? Na realidade no elenco do Botafogo só existem 4 atacantes de área: Alex, Elias, Brumo Mendes e Sassá. Vitinho é atacante de lado de campo e Henrique é meia atacante. Sem saudosismo, mas eu tenho saudades do “Louco”! Com o time atual, ele poderia ficar plantado na área que nós ganhariamos muitos jogos com gols dele. Mesmo sem dinheiro, está na hora da diretoria fazer um sacrifício e trazer um atacante de referência, não para compor elenco e sim experiente e para ser titular como Fred, Jô, Tardelli, L. Damião, Pato e por aí vai.

  • Darkman

    Sim pode apostar que precisamos de mas para qualificar o elenco.
    Com a saída de Felipe Gabriel o time sentiu um pouco e ainda precisamos de atacantes que possam resolver.
    Elias ainda é pouco, Alex não jogou nada contra o Figueirense, Bruno Mendes apagou não mostrou mas seu futebol.
    Diante das necessidades temos o fator mas importantes o Dinheiro para fazer as contratações.

    A esperança é a venda do Dória, que vai trazer o que precisamos o dinheiro, mas vai fazer uma falta enorme ao clube.

  • A torcida pode não gostar do rafael marques,mas que ele é útil ao time sem dúvida alguma,vários gols tem a sua participação decisiva,só que a torcida espera um jogador melhor do que ele e tem.O bruno é um mistério,o alex está voltando de uma cirurgia,o elias precisa de um tempo maior e o clube não tem grana e pouco arrecada nas bilheterias e no sócio-torcedor. hoje pelo preço dos ingresso só dá para a maioria dos torcedores assistir aos jogos uma vez por mês e olhe lá.Botafogo e figueirense,copa do brasil da bandeirinha deu mais público do que a final da libertadores.Se seu time jogar três partidas em seguida,você vai desembolsar pelo menos no barato 300,jogos as 10,18:30 e dependendo do local que você more só vai chegar de madrugada, nessa cidade super tranquila do rio de janeiro onde nas madrugadas os ônibus se escondem,são 38 rodadas,pergunto eu,vencer ajuda,mas se o fla vencer foge do rebaixamento e se o fogo vencer garante pelo menos a libertadores? A população do brasil cresceu e o público do futebol caiu,por diversos motivos.A tv a cabo está dando de goleada,não é porque o torcedor deixou de gostar de ir aos estádios,mas os motivos contra são maiores.apenas uma reflexão.

  • Concordo plenamente com sua colocação senti falta do Elias no lugar do Vitinho, acho que o garoto em certos jogos entra desligado, por esse motivo quando o Elias entrou nos jogos sempre levou perigo, o Lordeiro depois da Copa das confederações esqueceu de jogar, do resto do que temos o Oswaldo esta tentando o melhor.

    • é e deixa rafael marques ne amigo titular absoluto, queridinho do treinador, que fica jogando quase de latera, ora bolas, pq nao se pode tirar esse caneludo do time, vamos afundar com ele, agora é brasileiro e nao carioca, nivel é outro

  • Poxa!companheiro ele não tem condição nenhuma de jogar no botafogo, além de ruim, não tem nenhum respeito com a torcida, que semanas atrás ele falou q a nossa torcida é mto impaciente; pelo contrário samos mto paciente pq ele ficou 19 jogos sem fazer um gol e agora contra o flabosta vai completar 07 jogos.Ele é mto demagogo de dizer uma besteira dessas.O botafogo precisa de um centro_ avante de respeito como: Nilmar,Roque S.C., eto, até mesmo rafael Moura seria a solução pro nosso time pq esse Rafael marques é mto fraco tecnicamente e não tem nenhuma condiçao do Botafogo ser campeão brasileiro com ele no ataque…

  • Fabio Pinto

    Vamos pensar um pouco,

    Os 2 melhores times da atualidade Bayern de Munique e Barcelona, e uma das melhores seleções que é a da Espanha, não utilizam um camisa 9.

    Além disso acho que o Lodeiro e o Vitinho voltam para marcar mas ajudam muito pouco, nisto o Rafael é muito mais eficiente.

    Fora isso nosso time tem 2 “falsos 9” que são o Lodeiro e o Seedorf que sempre aparecem na área quando o Rafael sai para as laterais. O que dificulta muito a marcação dos adversários e talvez seja um dos motivos de estarmos la liderança do Brasileirão.

    Ou seja, na minha opinião me preocupa muito mais a individualidade do Vitinho, que não jogo para o time e o Lodeiro, que não tem feito boas partidas, do que o Rafael Marques.

    Mas opinião é assim cada um tem a sua.

    • Mauro

      concordo com tudo que disse…finalmente alguém que pense.

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Realmente o besteirol de Oliveira tem se tornado uma doença mental contagiando alguns alvinegros. O Barcelona que tem o Messi vindo de trás tem sofrido com esse esquema. O Bayern tem dois velocistas Robben e Ribéry. Quando o Robben ganha na ponta o Ribéry fecha e vice-versa. Ambos chutam muito bem e tem arrancada, é isso justamente que o Rafael mancebo marques não tem: nem chute nem arrancada. Ele passa mais ou menos, de desloca mais ou menos com inteligência e marca muito, mas nem sabe finalizar, nem lançar, muito menos driblar e arrancar. Só isso! O problema do Botafogo não é que ele joga sem centroavante, é que ele joga sem ATACANTES. Não temos nenhum! o rafael é mais um meia.

      • Fabio Pinto

        Prezado Josimar, opinião é um direito de todos. E discordar também.

        Agora gostaria de levantar algumas questões.

        ” Barcelona que tem o Messi vindo de trás tem sofrido com esse esquema.” Realmente o Messi é incrível pois consegue ser eleito o melhor do mundo mesmo jogando na posição errada. E não sei como um tecnico como o Pep Guardiola nunca percebeu isso. É essa sua opinião?? Porque acho que os resultados mostram que o Messi esta no lugar certo é o melhor do mundo exatamente por jogar onde joga e fazer isso muito bem. O Fogão por sua vez faz um pouco diferente mas quem assume a posição mais proxima a do Messi acho que seria o Seedorf , talvez por esse posicionamento errado também ele esteja jogando tão bem.

        “O Bayern tem dois velocistas Robben e Ribéry.” Concordo plenamente, por isso justamente jogamos com o Vitinho que é veloz de um lado é o Lodeiro de outro, que apesar de não ser muito veloz, também é um jogar rápido que as vezes aparece na área surpreendendo o adversário.

        Acho também que se equivocou ao comparar Rafael Marques com Robben e Ribéry pois se pensarmos no Bayer na posição do Rafael teríamos o Mandzukic, que muitas vezes sai da área para abrir espaço para a chegada do Robben e do Ribéry.

        “Rafael mancebo marques não tem: nem chute nem arrancada. Ele passa mais ou menos, de desloca mais ou menos com inteligência e marca muito, mas nem sabe finalizar, nem lançar, muito menos driblar e arrancar.”

        Chute de longe e arrancada concordo que não são o forte dele. O passe discordo porque depois daquele passe para o Elias acho difícil falar isso. rs. Acho que ele se desloca de forma inteligente sim ao abrir espaço para o Lodeiro ou o Seedorf entrarem na área. Porém acho a cabeçada dele razoável e o chute de perto também.
        Acredito que a movimentação dele é o grande diferencial. Pois temos uma tática que somente funciona se atacante for capaz de fazer essa movimentação com inteligencia e muitas vezes abrir mão de fazer gols e sair da área levando a marcação para a chegada dos meias vindo de trás. Porque isso é jogar para o time.
        Muitos times tem atacantes que são muito bons porém por não abrirem espaço para a chegada dos meias o sistema tático é muito fraco e fácil de marcar. Eles até fazem gols mas no futebol moderno dificilmente seus times serão campeões.

        • JOSIMAR, O LATERAL

          Sou como o filósofo François-Marie Arouet que era o nome de batismo do Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

          Não, amigo! O Messi joga no lugar certo Só estou dizendo que o Botafogo não tem um rompedor e ao mesmo tempo armador desses, (nem nada sequer parecido) para poder jogar neste esquema – NÃO DISTORÇA minhas palavras. O Messi além de fabuloso é muito rápido. O Seedorf não joga na mesma posição. O Seedorf renderia mais se com posse de bola ficasse mais atrás e fosse indo para frente conforme o time progride mas livre de tarefas de marcação mais pesadas. Só cercar, encurtar espaços. O Oswaldo coloca o Seedorf mais à frente para favorecer o RM que NÂO SABE JOGAR NA FRENTE. Temos que jogar em função do Seedorf e não do RM. O Seedorf tem jogado bem mas poderia estar rendendo bem mais.

          O Rafael é teoricamente o nosso segundo homem mais à frente então tem de ser comparado com os atacantes do Bayern. O mandukzic é goleador o rafael nãoé. Pior para ele e para vc ser comparado com o mandukzic. Ainda que enetndo sua comparação: um home de frente que faz “workshare” and “off-the-ball play”. Conceitos do antigo futebol PEDREIRO/ESTIVADOR da Inglaterra que se tornam cada vez mais importantes no futebol muito físico atual. Mas. considerando que temos vários homens sem explosão, o cara que tá ali naquela posição não basta correr muito sempre. Mas tem de ter arrancada nas horas certas. A sua comparação é equivocada porque vc pensa na disposição (vontade ou luta) tática mas não no posicionamento tático. Mandukzic joga bem mais centralizado. Vc não vai vê-lo nas pontas como no caso do rafael… Aliás citar o Mandukzic é mostrar que sua tese inicial estava ERRADA. Eles sim tem um centroavante kkkkkk. Podem não usar sempre mas tem.

          Sobre Lodeiro e Vitinho. O lodeiro e o Vitinho são ambos canhotos e deveriam jogar do mesmo lado. Um de atacante mais à frente e derivando par ao meio quando necessário e o outro de meia. Precisamos alguém que faça essa função na direita como era o caso do FG.

          Seu comentário sobre o passe ao Elias, mostra que vc tem muito pouca noção do que seja futebol, por não entender sua mecânica de ações, suas base estatísticas e seus níveis de acerto. Estatisticamente, futebol é um jogo de tentativa-e-erro. Se vc comparar o futebol com o tênis ou basquete vai ver que um craque de cada uma dessas áreas tem certas estatísticas de acerto de jogadas. O Tênis é mais preciso, depois o basquete e depois o futebol muito abaixo. E por que o futebol tem um nível menor de acerto? Cinesiologicamente falando é argumentado que isso tema ver com o fato de ser jogado com os pés, naturalmente menos precisos do que as mãos. Não é á toa que quando uma passe é perfeito ou cobrança de flata o populacho diz “Colocou ali perfeito como se fosse com a MÃO”!!! Rafael é muito fraco tecnicamente para o futebol profissional, mas como é inteligente na movimentação e foi bem sucedido ali – o passe foi ótimo. Quero ver vc me citar mais 8, 9 desses passes do rafael na sua estada no Botafogo! O Seedorf é capaz de vc achar nove desses em dois jogos. E vamos lembrar que depois da primeira ação de rafael que bate o primeiro defensor, SEEDORF o ajudou muito levando a marcação consigo e abrindo um BURACO que permitiu a afael seguir coma bola por muitos metros desmarcado. GENIALIDADE DO SEEDORF quem muito ajudou ao jogador medíocre a conseguir um ocorrência bem sucedida – agora citar uma ocorrência não mostra anda. quero ver a solidez, e reptição constante dessas ações – aquele passe é a exceção, é o ponto fora da curva.

          e para fechar TO CAGANDO PRO BAYERN MÜNCHEN, PRO BARCELONA… QUERO JOGAR O NOSSO FUTEBOL!

        • JOSIMAR, O LATERAL

          Duas coisas mais.
          1) Eu não disse que o Messi sofria com o esquema. Eu disse que o Barcelona já está sofrendo com o Esquema. Qual e a vantagem de jogar sem atacante fixo? O fator surpresa gerado pela movimentação e a a entrada inesperada de alguém que vem de trás. Mas se isso for a úncia opção – o fator surpresa inerente a esses sistema começa a ser bloqueado. Surpreendente é o time que consegue alternar esquemas no meio de um mesmo jogo de preferência sem precisar trocar jogadores.

          2) Não acredito que precisemos de um centroavante “Dinosaurio” como se auto-intitulava em portunhol o Loco Abreu. Mas o Borussia tem o Lewandowsky por exemplo. Se vc vier dizer que eles não foram campeões porque tem um centroavante eu vou jogar na sua cara o mais óbvio. O Brasil teve em Fred-“paradasso”-cheio-de-mé-na-ideia-com-cara de 40-aos-29 um homem decisivo. E justamente derrotou o amado esquema de robôs-nanicos-passadores-sem-centroavante que vcs gostam tanto. Não desgosto da Espanha, veja bem. Só estou caricaturando o diabo mas feio do que ele é para ver se vc nota quanta besteira suas teses compreendem.

    • ZUZAFOGO

      Fabio o Pinto seu comentário é o mais lúcido de todos. Parabéns! SAN.

      • Fabio Pinto

        Obrigado Mauro e Zuzafogo. É sempre bom ver que tem gente que concorda com a gente.

  • ivo

    Colocação perfeita, porém, até para ajudar o time taticamente é necessário talento…

  • Wander ribeiro

    Escolhe outro time ou jogador pra criticar…deixa o cara trabalhar….se não da pra elogiar melhor ficar calado.
    Seus temas sempre são pessimistas….ser crítico é uma coisa, agora sempre querer jogar o time e jogadores pra baixo e ruim e fica chato.

  • O pior centroavante que ja passou pelo Bota, tenho certeza que deve ter alguma coisa entre o osvaldo e esse rafael (com minusculo mesmo).
    O osvaldo vai queimar todos os centroavantes q for contratados, tudo para deixar seu pupilo ou sei lá o quê!!!

  • Mauro

    o que eu penso é o seguinte:rafael marques tem que continuar(tudo bem que não é lá essas coisas).Desse time quem tem que sair é o vitinho,e colocar o elias.Esse vitinho é muito individualista,ele me irrita no jogo.O rafael marques não é centroavante,ele joga pelas beiradas.O nove é elias.O esquema tem que ser 4-4-2.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    POR FAVOR LEIAM COM ATENÇÃO E VEJAM SE NÃO É VIÁVEL O QUE DIGO

    Será que a diretoria cortou o “journal-jabá”? Ou os fatos convenceram nossos blogueiros? Ou eles resolveram nos agradar?

    Sinceramente RM é fraco demais. Ele se desloca, ele luta e não é burro. Mas não tem arrancada nem bom domínio de bola, além de não ser nem lançador nem bom chutador; É um cara que corre o tempo todo (sem arrancada – mas mantém um bom ritmo médio), marca e passa curto razoavelmente e tem certa inteligência nestas ações. Querem uma lista de 100 caras melhores que ele NESTA FUNÇÃO? Eu posso passar! Qualquer meio de campo de origem ou segundo atacante que volta ao meio para trabalhar, mesmo de fraco para medíocre faria melhor essa função que ele. COMO CENTROAVANTE NEM COMENTO MUITO – ELE É UM FRACASSO.
    O que torna as coisas ainda piores é que o Seedorf está extremamente adiantado, por vezes, sendo o homem mais à frente. Ao final dos jogos então ele fica mosqueando lá na frente sem muito produzir… Claroq eu numa bola ele pode matar o jogo mas nem sempre iso vai aconetcer. Quando perguntado, o oswaldo justifica que ele por ele estar mais velho, ele quer aproveitar sua habilidade em uma área mais decisiva do campo. Isto é parcialmente mentira e parcialmente burrice. É parcialmente burrice porque a maior motivação do Oswaldo com isso é colocar o RM mais atrás onde ele gosta. É parcialmente burrice por dois motivos: perdemos o Seedorf na armação e, também, perdemos o contra-ataque que o Seedorf não tem condição de puxar. Como aproveitar ao máximo a habilidade de Seedorf? Colocando ele de terceiro homem sem muita obrigação de marcar. Como isso é possível? Sacrificando Vitinho, Lodeiro e um terceiro jogador que não seja o Rafael Mancebo. Exatamente ao contrário do que o Oswaldo faz: com bola em nossa posse o Seedorf fica mais trás, arma jogo, troca passe e o e sobr eprogressivamente com o time. No casa de lançar, se alguém for hábil para segurar a bola ou conseguirmos mantê-la com, passes, ele sobe para definir; sem bola, ele flutua no espaço vazio mas não tão na frente, apenas cercando o cabeça de área menos rápido do adversário. O outro cabeça de área que seja mais rápido fica com o Lodeiro. Isso seria jogar em função do Seedorf e não em função do Rm kkkkk. O que parece o óbvio ululante!!! Acredito que o Vitinho é útil ao time pela velocidade aberto e solto para atacar mas marcando a saída de bola e até acompanhando lateral mas não sempre. Temos que algumas situações adiantar todas as linhas e jogar dentro do campo adversário. Principalmente com times que tem saída de bola mais deficiente. Acho asquerosa a fritura de Bruno mendes que é mil vezes melhor que o Rafael marques no ataque. No meio, euapsotaria em outro caras o cidinho depois de se recuperar ou mesmo o jeferson ou Gegê. Mas acho que perdemos aquele time de meias em favor de algo que pode ser melhor.

    Meu time ideal seria:

    JEFFERSON AIRPLANE
    GILBERTO
    DÓRIA
    BOLÍVAR
    JC

    ZEN (DEDÉ)
    GABRIEL
    SEEDORF
    LODEIRO

    VITINHO
    BRUNO (ALEX)

    442 CLÁSSICO SEM INVENCIONISMO PATÉTICO.

    DE PASSAGEM ACHO O MARCELO MATTOS NOSSO PIOR TITULAR ALÉM DO FAVORECIDO MANCEBO MARQUES. COLOCARIA O ZEN PARA DAR CORRERIA. COM ZEN, GABRIEL E LODEIRO MARCANDO O SEEDORF FICA MAIS LIVRE. OUTRA COISA PREFERIA O SEEDORF DANDO GÁS TOTAL EM JOGOS FUNDAMENTAIS NEM QUE SEJA POR 70, 80 MINUTOS DO QUE MOSQUEANDO EM CAMPO E JOGADO 90 MINUTOS. ALÉM DISSO TALVEZ ELE PUDESSE SER POUPADO QUANDOE STIVESSEMAIS CANSADO EM ALGUNS POUCOS JOGOS MAIS FÁCEIS. METE O JEFERSON O GEGÊ O O OTÁVIO, O CIDINHO (QUANDO ESTIVER RECUPERADO) E DEIXA O CRAQUE NO BANCO PARA SE A COISA ENGROSSAR E NÃO ESTIVERMOS COM O DOMÍNIO, ELE ENTRA DESCANSADO PARA MATAR O JOGO. MAS O SEEDORF NÃO ESTÁ DANDO SEU MÁXIMO PORQUE ELE ESTÁ 1) JOGADO TODOS OS JOGOS 2) JOGANDO TODOS OS JOGOS 90 MINUTOS, SEM DESCANSO, SEM TRÉGUA; É CLARO QUE A PERDA DE FG E ANDRÉ QUEBRARAM UM POUCO ESSA POSSIBILIDADE QUE DEFENDO. MAS IMAGINA UM MOLEQUE DESES JOGANDO DEZ , QUINZE MINUTOS EM SUBSTITUIÇÃO AO SEEDORF? ELE VAI SE MATAR NÉ? ELE VAI DAR O SANGUE.

  • Gabriel Marinho

    Perfeito comentário. O Rafael Marques melhorou sim, ganhou confiança com gols decisivos, mas ele nunca será o centro-avante que realmente precisamos e os dois últimos jogos mostraram isso. É só tirar o Vitinho (que não está nada bem) e botar o centro-avante que precisamos, enfiado no meio dos zagueiros adversários pra furar retrancas e na falta do Roque Santa Cruz, temos prata em casa, Alex e temos o Elias, que resolveu o problema Náutico. Não somos Bayer ou Barcelona, não podemos ficar esperando gols de Lodeiro, Seedorf ou de Zagueiros porra, precisamos de um matador..

  • Fabio Pinto você disse tudo,esta perfeito sua colocação.

    • Fabio Pinto

      Valeu Amarildo. É sempre bom ouvir opiniões.

  • esse treinador ja ta falando em tirar ate o lodeiro do time pra por elias é brincadeira ne!!! ou seja rafael marques joga ate de goleiro no time dele, nao da pra ficar com um atacante jogando quase de lateral. se ele nao é atacante de fato poe alex ou ate mesmo essa ruindade do elias, mas rafael marques reserva ja passou da hora

  • SÓ TEM UM LUGAR PARA ELE JOGAR QUE É DE GANDULA.

    ELE NÃO É CENTRO AVANTE, NÃO É MEIA DE LIGAÇÃO E NÃO TEM FUNÇÃO NENHUMA DENTRO DE CAMPO, É SIMPLESMENTE UM BALÃO JAPONÊS COM AQUELA BUCHA PEQUENA QUE APAGA RÁPIDO E NÃO SE SABE ONDE VAI CAIR.

    PODE SER TAMBÉM UMA PIPA VOADA.

  • José Botelho

    O Rafael marques nao é centroavante para ser titular do botafogo.

  • Marcos cavalcanti

    Caros irmãos de camisa :
    Que rafael cara de caveira marques , não é o centro avante desse time , todos podemos ver .
    Façamos um pacto : Todos os que ficam aqui criticando o time o tempo todo , vão ao estádio , entram para o programa de sócio torcedor e aí criticaremos qualquer um , a vontade .
    Reclamam , reclamam e reclamam …
    Fazer parte do sócio torcedor , não querem e ir ao estádio apoiar o time , não vão !
    Fala sério !
    Saudações aos irmãos de sangue.

  • marco teixeira

    Caros alvinegros, precisamos sim de um matador e sabemos que o Rafael marques não é ele
    agora até conseguirmos um meia atacante bom, a vaga é dele e ponto.
    O Vitinho é bola certa para sair do time com todo respeito a base ele é muito fraco e acredito
    que se o Elias não for melhor com certeza não vai atrapalhar tanto como esse garoto tem feito
    o resto do time tá muito bom.

  • LUCAS

    o foguinho num quer troca o hernane pelo b.mendes não?

  • JUVENTINO

    O Botafogo tem um dos apelidos mais apropriados do futebol brasileiro: Estrela Solitária. Tendo vencido apenas um título relevante em sua história, não poderiam ter escolhido melhor alcunha pra esse time.

    Em mais de 100 anos de existência, só conquistou um Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Flamengo ganhou seis, o Vasco quatro e o Fluminense dois. Na Copa do Brasil, o Fla tem dois títulos e Flu e o Vasco foram campeões uma vez. O Chorafogo, por outro lado, só chegou uma vez na final, e perdeu. Dos quatro grandes do Rio, é o time que tem menos títulos estaduais.

    Da Copa Libertadores, Flamengo e Vasco já têm um título cada um. O Fluminense pelo menos disputou uma final, mas o Bostafogo nem isso. Vai continuar a vida toda com apenas uma Estrela Solitária no escudo, ou, nos tempos modernos de memes da internet, Estrela Forever Alone.

  • anderson

    deixamos ano passado de se classificar para libertadores por nao termos um centro avante bom a mesma coisa esta acontecendo agora ta dificil de fazer gol nao temos um matadoe tipo moreno luis fabiano fred vargas o pirata maioria dos times tem e a gente com esse m nao da abre olho presidente esse treinador tira todo mundo menos rafael m queimou loco abreu agora bruno mendes quem sera proximo anderson miguel pereira rj

  • Eu tenho a solução, que tal FREDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD,

  • oq adianta nao ter um grande atacante pra finalizar as jogadas, vamos passar sufoco sempre na copa do brasil, contra figueirense provou isso, quase fomos eliminados nos penaltis por nao ter um atacante de area pra fazer os gols,pelas inumeras chances de gol criadas!! gilberto fraquissimo na marcaçao, contra nautico e figueirense ficou obvio!!! vitinho tem q jogar de atacante e nao essa invençao de se colocar omuleke pra fazer funçao de felipe gabriel, vitinho tem otimos dribles e chutes, tem q jogar perto do gol, acorda osvaldo e muda logo esse esquema ou vaca vai pro brejo

  • oq adianta nao ter um grande atacante pra finalizar as jogadas, vamos passar sufoco sempre na copa do brasil, contra figueirense provou isso, quase fomos eliminados nos penaltis por nao ter um atacante de area pra fazer os gols,pelas inumeras chances de gol criadas!! gilberto fraquissimo na marcaçao, contra nautico e figueirense ficou obvio!!! vitinho tem q jogar de atacante e nao essa invençao de se colocar omuleke pra fazer funçao de felipe gabriel, vitinho tem otimos dribles e chutes, tem q jogar perto do gol, acorda osvaldo e muda logo esse esquema ou vaca vai pro brejo

  • botafogo

    existe muitos comentários de adversários nesse blog, simplismente porque odeiam o glorioso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pra frente fogão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Elton Borges

    É uma vergonha, um time como o GLORIOSO, ficar refém desse treinador, que insiste em teimar com nós os torcedores, e continua com o R. Marques como titular.
    Na boa, esse cara, ta até ajudando, mas a função dele é fazer gol cara.
    Outra coisa, não consigo entender realmente como o Oswaldo consegue ter a cara de pau, de queimar o Bruno Mendes, e o Henrique, o primeiro salvou o glorioso de um vexame no final do ano passado, e o segundo, foi eleito o melhor jogador do mundial sub 20 em 2011. Volta pro 4-4-2, deixa o R. Marques no banco, elias e vitinho segundo tempo, Bruno Mendes e Henrique caindo pelos lados do campo. Na boa, vai melhorar e muito, basta acreditar nos garotos, assim como ele está ” fazendo ” ainda com o bonitão que ficou 20 e poucos jogos sem marcar um gol sequer, e ainda sendo titular, me poupe né.
    Saudações Alvinegras.

  • Torcida pequena, ti,e pequeno, não tem outra. Eu tenho vergonha dessa torcida do Botafogo. eU AMO O CLUBE E SUA HISTORIA, mais essa toecida me dá raiva. Eu te digo com esse time que temos se é no framengo eles estaria colocando 50,60 mil pessoas facial. Parem de sonhar com time a altura, pois melhor que esse ai nunca mais teremos. A hora é agora para apoiar e fazer nosso clube ser grande de novo, pois se não cuidarmos vamos virar uma portuguesa da vida.

  • Alvinegro Fiel

    Aos penetras que zoam o Botafogo nos blogs, gostaria de lembrar que ser botafoguense eh algo de orgulho e muito especial. Sou torcedor alvinegro, so leio o noticiario do Botafogo e nao fico xeretando em blogs de outros clubes, porque nao tenho o menor interesse nas conquistas dos outros. Lembro que muitas dessas conquistas sao ilegitimas. Conta-se que ha alguns anos o presidente de um determinado clube brasileiro pousou de helicoptero no centro do gramado, no intervalo de uma partida decisiva, foi ao vestiario do juiz, e exigiu o resultado que seu time precisava para ser campeao, e conseguiu. Ha varias historias de titulos conseguidos no tapetao. O Botafogo mesmo, chegou a ser desfiliado da Ferj por algumas horas, ao nao jogar a prorrogacao, por nao aceitar a mudanca de ultima hora do regulamento para beneficiar o outro clube. Foi declarado legitimo campeao horas depois. Torco pelo clube da estrela solitaria, a estrela que brilha nos coracoes da nacao alvinegra. Quanto ao Oswaldo, parabens pelos 100 jogos! Independente de onde o Botafogo chegar esse ano, respeito as opinioes contrarias, mas acho o Oswaldo uns dos melhores treinadores em atividade no pais. Aproveito tambem para falar do Cuca, outro grande treinador, contestado por parte da torcida alvinegra, que acaba de ser campeao da libertadores. Parabens Cuca! Saudacoes alvinegras!!!!

  • SEMPRE BOTAFOGO (2)

    Será que todos que criticam são socios do clube e vão ao estadio? O BOTAFOGO há muito tempo não tem uma sequencia tão boa. Os outros 3 grandes do Rio não ganharam nada este ano. Somos o atual Campeão Estadual 2013, estamos na disputa da Copa do Brasil, que é um “atalho para a Libertadores”, estamos em 2º lugar na tabela do Brasileiro 2013, temos um jogo dificilimo contra um grande adversario, que se perder para nós amanhã pode entrar na zona de rebaixamento, enquanto que nós em caso de vitoria, seremos o lider co campeonato. Será que este é o momento certo de atacar e desmotivar algum jogador do clube. São profissionais, estão honrando nossa camisa, a mesma que eu vestirei no Maracanã amanhã. Não seria a hora da torcida estar fazendo uma corrente de pensamento positivo, pelo bom trabalho que nosso tecnico vem fazendo, com o esforço desses jogadores, que inclusive estariam com salarios atrasados? Acompanho o BOTAFOGO, sou torcedor “das antigas”, e vejo este cara que jogam pedras nele, Rafael Marques, correndo o campo todo, dando carrinho, cobrindo pela direita, pela esquerda, presta a atenção nos deslocamentos dele pelos lado do campo, quando nossos laterais ou meias avançam, é ele que sendo “um atacante” volta na cobertura, até em nossa area, longe de ser um craque, merece nosso respeito, vejo o cara sair sempre exausto de campo, não se esconde do jogo. Admito, no inicio também tinha uma certa desconfiança, mas depois vendo como o cara se doa em campo, passei a respeitar sua escalação. Quem lembra de um Carlos Roberto, no nosso meio campo, como dizia o Gerson: era um “carregador de pianos”, para ele, Jairzinho e cia fazerem o “solo”, temos no elenco outras opções taticas, como a entrada do Elias na frente, passando o RM para o meio, pelo folego que tem acho que dentro de nosso elenco é o jogador que mais se aproximaria da função do Felipe Gabriel, dentro deste esquema de jogo. O jovem Vitinho é um jogador de grande futuro, com grande potencial, chuta bem com as duas pernas, se movimenta muito, poderia entrar no segundo tempo, quando algum dos meias cansarem, pois este esquema vai e volta, com cobertura e marcação constante, não é facil jogar assim todo o jogo, por isso que os responsaveis pelas coberturas ficam mais desgastados, é só olhar no fim dos jogos, é muita velocidade e marcação, desgasta mais, o time se desloca em “blocos” para atacar e defender. Ao invés de criticarmos que tal apoiar este grupo de jogadores e tecnico que teem nos dado tantas alegrias? Somos BOTAFOGO, amanhã é dia de vestir aquela camisa bonita preta e branca e ir para o Maraca, SOU MAIS O BOTAFOGO.
    Saudações alvinegras.

  • FOGÃO – RJ

    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    PARA DE RECLAMAR, VESTE A CAMISA E VAI PARA O MARACANÃ, QUE O TIME PRECISA DE NÓS.
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO

  • FOGÃO – RJ

    E NÓS RECLAMANDO DA VIDA. E OS MULAMBENTOS? AINDA NEM JOGARAM E JÁ ESTÃO NA “ZONA”, VAMOS ACABAR DE AFUNDAR ESSES MUQUIRANAS.
    VAMOS LÁ FOGÃO, PRA CIMA DELES.
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO
    SOU BOTAFOGO

  • Será que todos que criticam são socios do clube e vão ao estadio? O BOTAFOGO há muito tempo não tem uma sequencia tão boa. Os outros 3 grandes do Rio não ganharam nada este ano. Somos o atual Campeão Estadual 2013, estamos na disputa da Copa do Brasil, que é um “atalho para a Libertadores”, estamos em 2º lugar na tabela do Brasileiro 2013, temos um jogo dificilimo contra um grande adversario, que se perder para nós amanhã pode entrar na zona de rebaixamento, enquanto que nós em caso de vitoria, seremos o lider co campeonato. Será que este é o momento certo de atacar e desmotivar algum jogador do clube. São profissionais, estão honrando nossa camisa, a mesma que eu vestirei no Maracanã amanhã. Não seria a hora da torcida estar fazendo uma corrente de pensamento positivo, pelo bom trabalho que nosso tecnico vem fazendo, com o esforço desses jogadores, que inclusive estariam com salarios atrasados? Acompanho o BOTAFOGO, sou torcedor “das antigas”, e vejo este cara que jogam pedras nele, Rafael Marques, correndo o campo todo, dando carrinho, cobrindo pela direita, pela esquerda, presta a atenção nos deslocamentos dele pelos lado do campo, quando nossos laterais ou meias avançam, é ele que sendo “um atacante” volta na cobertura, até em nossa area, longe de ser um craque, merece nosso respeito, vejo o cara sair sempre exausto de campo, não se esconde do jogo. Admito, no inicio também tinha uma certa desconfiança, mas depois vendo como o cara se doa em campo, passei a respeitar sua escalação. Quem lembra de um Carlos Roberto, no nosso meio campo, como dizia o Gerson: era um “carregador de pianos”, para ele, Jairzinho e cia fazerem o “solo”, temos no elenco outras opções taticas, como a entrada do Elias na frente, passando o RM para o meio, pelo folego que tem acho que dentro de nosso elenco é o jogador que mais se aproximaria da função do Felipe Gabriel, dentro deste esquema de jogo. O jovem Vitinho é um jogador de grande futuro, com grande potencial, chuta bem com as duas pernas, se movimenta muito, poderia entrar no segundo tempo, quando algum dos meias cansarem, pois este esquema vai e volta, com cobertura e marcação constante, não é facil jogar assim todo o jogo, por isso que os responsaveis pelas coberturas ficam mais desgastados, é só olhar no fim dos jogos, é muita velocidade e marcação, desgasta mais, o time se desloca em “blocos” para atacar e defender. Ao invés de criticarmos que tal apoiar este grupo de jogadores e tecnico que teem nos dado tantas alegrias? Somos BOTAFOGO, amanhã é dia de vestir aquela camisa bonita preta e branca e ir para o Maraca, SOU MAIS O BO

  • Fabio Pinto , excelente seu comentário, prova conhecimento de futebol, agora tentar explicar diferenças, com o Barcelona e Bayer, envolvendo atuação de R.Marques é brincadeira, o cara
    está num bom momento , mas é fraquíssimo, sei com vou mexer com o Barreto que é apaixonado pelo RM, inclusive achando ele melhor que Dom Fredom, enfim coisas do Botafogo.
    Note bem: Gosto do Botafogo, já confessado aqui anteriormente , é o meu 2º time, hj torço para vcs depenarem um certo urubu,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e nós vamos bater os gaúchinhos lá no Sul.
    E começar a arrancada,aguardem…

    • Fabio Pinto

      Carlos assim valeu pelo comentário. Assim claro que comparar o time do Barcelona e do Bayer com o Botafogo tem que se fazer uma proporção porque quem tem mais dinheiro tem muitos jogadores melhores.
      Agora so tentei mostrar o quanto é importante um jogador com a movimentação dele para o estilo de jogo do time.
      Assim melhor ou pior que o Fred acho questionável, nem todos irão concordar eu sei rsrs. Mas acho que o Fred fica muito parado esperando a bola. Se comparar com Fred mais novo que se movimentava mais acho que era bem melhor. Mas esse agora acho que fica muito parado e dificulta o avanço dos meias e assim facilita a marcação. Mas é uma escolha de estilo de jogo o time jogar para ele.

  • Olha, e não é que furei na minha previsão, apesar do meu time ter jogado bem perdemos outra, o jeito agora é dar a mesma arrancada de 2009, mas , voltando ao Botafogo,uma pena que o time tenha recuado tanto, dar campo para a mulambada é terrível, se eu fiquei puto , imagino vcs.
    Mas , percebe-se a evolução do Botafogo, teve algumas oportunidades de matar o jogo, não matou e aí e aquela velha história , quem não faz , leva.
    Mas para nós tricolores , tem muita água para passar debaixo da ponte.
    Obs: Bela partida do Rafael Marques, Gabriel,Dória e como sempre Seedorf.
    Abs, Castilho (Chato)

  • Mais uma vez o Botafogo paga caro e humilha sua torcida,jogando todo um segundo tempo,como um time amedrontado,assustado.Sinceramente,a covardia do Oswaldo de oliveira hoje foi completamente absurda.Lamentável em todos os sentidos.E uma pena que um tecnico que treina um time de tradição como o Botafogo,que recebe uma fortuna para isso,faça um papelão desses em pleno Maracana.E impressionante como o Botafogo treme quando joga contra o Flamengo.

  • Guilherme

    O lixo empatou gracas aos 5 minutos de descontos….absurdos….e agora nao param de chorar na tv , dizendo que o gol do elias anulado foi legal…..essa globo so tem fdp…..as faltas invertidasbno seedorf e os cartoes pro botafogo, sem cartoes pro lixo, eles nao comentam…..perdemos pelos seguintes motivos…..nao matamos o jogo no primeiro tempo absoluto do botafogo, e o maior culpado foi o fominha do vitinho…..segundo lugar , as pessimas substituicoes no segundo tempo , colocando renato e a avenida antonio carlos, entrou pra falhar na marcacao e entregarbo gol…..ponto final.

  • Boa noite torcida alvinegra!

    Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde,
    Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde,
    Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde,
    Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde,
    Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde, Time covarde,

  • paulo cesar oliveira

    Vou engrossar o coro dos descontentes. Uma vergonha a postura da nossa equipe. Um time covarde, sem tesão e sem comprometimento com o futebol coletivo. Inadmissível que uma equipe muito mais entrosada não consiga se impor. O adversario estava morto e enterrado no primeiro tempo , mas a fomeagem e falta de precisão já característica nos lances de área desperdiçaram varias jogadas claras de gol e fizeram crescer um adversario que não tem entrosamento, não tem criatividade, não tem organização, um time morto e fácil de derrotar, mas a equipe dos encostados não consegue se impor a este adversario nem quando é superior. A defesa tão proclamada falhou seguidamente e é um milagre que o resultado tenha sido só o empate, tamanha a facilidade da troca de passes dos jogadores mediocres do adversario. Muito ruim e um time altamente dependente do Seedorf, que quando não faz uma jogada como a do gol do RM está arruinado , sem tesão e sem ganas de vencer. Antes eu acreditava no time, pois o clube está muito mal e não consegue honrar seus compromissos mas agora já não acredito mais neste time de mercenarios e gente fominha que não consegue se impor. Horrivel o Botafogo e foi um milagre seu empate hoje, para um adversário de segundona , já que o time do flamingau não passa disso, até eles mesmos sabem. Gente, não aguento ver o time dos molambos se impondo há sabe-se lá quantos jogos entra ano e sai ano e exatamente quando achamos que nosso time vai mostrar colhões acontece isso. Pífia exibição e não vejo mais nada que demonstre poder de reação. Os novos só querem se mostrar e os velhos não tem condição de se impor . O time é só o Seedorf e francamente, é pouco para ganhar alguma coisa. Mais um ano que não vai dar. Infelizmente a munição está muito fraca.

  • Boa noite torcida alvinegra!

    Treinador medíocre e covarde, e jogadores frouxos, Vão todos t.c.!

  • Leonidas Pereira o mineirim botafoguense

    Covarde é esse tecnicozinho, tivemos a chance de golear no primeiro tempo e no segundo ele tira o vitinho e ficamos anulados , a defesa da urubuzada partiu pra cima e o time que massacrou mas não converteu na etapa primeira pagou pelos erros na etapa final graças ao sr O.O, concordo que o rafa marques vem crescendo, mas não é o homem que precisamos, assim vamos sofrer o campeonato todo, recuou o time todo…

  • Luiz Henrique

    Bem, cascudo em futebol, estava no Maracanã e vi o de sempre: primeiro tempo de um time(que não aproveitou todas as oportunidade, apenas uma) e segundo tempo de outra(idem idem). O Botafogo visivelmente estava cansado no segundo tempo. E é impressionante como o Flamengo gosta de jogar contra times que teoricamente são mais fortes. Mas, o domínio do Fla no segundo tempo se deveu a boa visão de Mano Menezes com a entrada de um garoto que sabe jogar e muito.

    Além disso, é de se destacar que alguns jogadores do Botafogo não estão atuando como antes, casos de Lodeiro e Seedorf. Placar justo, em um clássico. O que me impressiona bastante é o nível de comemoração da torcida e mesmo dos jogadores após o jogo…parecia final de campeonato…não sei se eu comemoraria tanto um empate no final do jogo…mas, eles comemoram até vitória contra o Olaria.

    SAN

  • SEMPRE BOTAFOGO (2)

    Empatamos e daí, não há como um time ganhar os 38 jogos do campeonato. Estava também no Maracanã. Primeiro tempo: domininio absoluto do BOTAFOGO, colocamos bola na trave, sufocamos o adversario, se acabasse um 3×0, ficaria tranquilo, não “matamos o jogo”, tava 1×0, facil com a torcida deles calada, só chutaram nosso gol, depois dos 30 minutos. Segundo tempo: outro jogo, mesmo com a vantagem até o meio do segundo tempo, jogo estava equilibrado, e a sensação que fiquei como outros companheiros alvinegros ali presentes, e que o time parecia desgastado, faltava pernas, só no coração, e quando o cara do apito deu 5 minutos, parecia o “previsivel”, empata que acaba o jogo, não deu outra, empate aos 49 e meio do segundo tempo, deixa qualquer um louco raiva, quando já se está com os 3 pontos no bolso. Depois, cabeça fria, em casa, jogamos fora, o mando de campo era deles, ficamos em 3º lugar, com 17 pontos, o lider está com 18, então ganhamos um ponto, estamos na cola da liderança. Se comemoraram, a coisa deve estar mesmo braba, conseguiram ficar a um ponto da “zona de rebaixamento”, será que este foi o grande motivo de efusiva comemoração? Nós Botafoguenses, que estamos disputando o titulo, saimos xingando até cachorro pela rua. Mas depois, cabeça fria, 5ª feira, tem jogo em casa, com o Vitoria, e o time precisa de nós, terão mais alguns dias para descansar e treinar, pois acho que o jogo que tivemos na quarta-feira, lá na geladeira de Santa Catarina, desgastou o time, pareceu que faltou pernas e folego no fim do jogo, o que é compreensivel, não são maquinas, são jogadores de futebol. Continuamos na briga em cima da tabela.
    Saudações alvinegras.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo