É preciso diminuir a chance de erro



Por Eduardo Mansell
A liderança no Campeonato Brasileiro está sendo muito comemorada pela torcida do Botafogo. Mas é preciso muito cuidado para não se iludir. O Alvinegro, no meu entender, hoje tem condições de seguir brigando na parte de cima da tabela de classificação. Ser campeão ou não envolve muitas circunstâncias. Mas quem chega ao título normalmente consegue o feito porque ao longo da caminhada reduziu as suas chances de erro. E o Botafogo precisa urgentemente fazer isso em termos de elenco.

Não estou dizendo que o elenco é fraco. Muito pelo contrário. Mas é preciso ajustes no meio-de-campo. As saídas de Fellype Gabriel e Andrezinho não podem ficar sem uma reposição. Ainda mais se levarmos em consideração que Cidinho está se recuperando de lesão. Pelo menos um jogador precisa chegar para repor essas perdas. A luta para manter os salários em dia está complicada e com os problemas envolvendo o Engenhão se tornou ainda mais ingrata. Mas o presidente Maurício Assumpção precisa tirar um coelho da cartola e, de preferência, um coelho que saiba armar jogadas.

Vitinho não pode ser tratado como o substituto de Fellype Gabriel. Características completamente diferentes. Jeferson também é muito cru. Renato é uma peça de reposição, mas para jogar na primeira metade do meio-de-campo. Já foi testado mais avançado e não agradou. Dessa maneira, Se Lodeiro, Seedorf ou Vitinho deixar a equipe a coisa pode se complicar.

Caso o reforço não venha, Oswaldo precisa pensar em possibilidades de mudar a equipe para resolver esse impasse. A entrada de um atacante, ou até mesmo de um zagueiro, liberando os laterais, são possibilidades. Para a zaga sobram opções e o ataque ganhou mais respaldo com Alex, que coloco muita fé, e Elias, que tem bom senso de deslocamento e localização. O time ganhou do Figueirense e do Fluminense, mas em ambos os casos esteve perto de não ganhar.  Como disse, é preciso reduzir as chances de erro.



  • O elenco atual não dá para título (a não ser que várias peças entre os não titulares surjam com potencial de produzir ao nível de um Gabriel).

    Mas, diferentemente de anos anteriores, está longe de liderar e micar ao menor sinal de sufôco.

    Já lideramos campeonato com Cesar Prates e Lucio Flávio (2006) e isto sim, é identidade paraguaia.

    Desta vez, estamos liderando com um elenco, se não completo mas pelo menos qualificado. Acho que este será mesmo o ano da volta ao topo, caso não ocorra mais um tsunami parecido com o do Engenhão.

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Fomos campeões em 95 com

      Vágner – Um goleiro médio – o Jefferson Airplane é muito melhor
      Wilson Goiano – sinceramente meio que elas por elas com o Lucas. Com a vantagem pro Lucas que ele chegou ater umas convocações suspeitas para a seleção, ainda assim coisa que o WG nunca sonharia
      Gottardo e Gonçalves era uma zaga e tanto, a melhor do Brasil naquele momento, mas Bolivar e Doria estão muito bem! Bolívar é puta velha e o Dória , um talento em desenvolvimento – tornando-se craque.
      André Silva – meia improvisado de lateral – prefiro o Júlio César
      O Leandro Ávila era bem melhor que o Mattos certamente
      Jamir e Gabriel meio que se equivalem.
      Sérgio Manel e Lodeiro – difícil comparar – Sérgio Manoel é mais inteligente, melhor passador,mas Lodeiro é mais habilidoso carregando bola.
      Beto cachaça ou Seedão – opostos né – uma força da natureza, irresponsável, novo, torcado por 35 pares de chuteira advindo do MT ou um craque consolidado, exemplo, em final de carreira…Fico com o Seedorf no par ou ímpar da pelada -e para futebol profissional com marketing nem se fala
      Donizete ou Vitinho fico com o Pantera no potencial que tinha mais desenvolvido na época – mas acho o Vitinho mais futuroso.
      Túlio ou Rafael Marques kkkkkkkkkkkkkkkkk – notam nosso problema???????

      Claroqu vcs vão dizer que situação do futebol nacional é diferente hoje… verdade. mas já vi times piores que esse serem campeões – falta um homem que faça gols por instinto… e não me venham com tika-taka nem com defesa do 4-6-0, Nem o Barcelona com Messi tem vingado mais assim.

    • henriqui reina

      Paret, como você sabe estamos lisos, portanto seria bom começar testar Os meninos da base, quem sabe o Gegê, Jeferson ou Octávio supririam a ausência do grande F.G. tenho certeza absoluta que nosso técnico está esperando o momento exato para lançar um desses meninos; O Dória apareceu em uma emergências e agora sabemos que se trata do futuro zagueiro da seleção brasileira, todos eles são oriundos daquele time campeão carioca sobre o Flamengo, acredito que sairá mais um para a titularidade do Botafogo. Abraço e viva o Glorioso time de General Severiano.

      • Fala Henrique.

        Decerto esta garotada vai dar frutos.

        Aquele time de juniores que passou o rodo em 2011 era repleta de feras, praticamente do goleiro ao ponta esquerda.

        Tem um atacante ali, Sidney, que acho que ainda reforça os juniores, que pode vir a ser o novo 9 de que tanto precisamos mas não sei mesmo porque ainda não o lançaram. Decerto, Sidney Loureiro sabe como trazer esta meninada para o time de cima e vai querer trazer o atacante na hora exata.

        Entre os que estão no banco, já passou da hora de efetivar o Jefferson que, alem de ter que ser treinado para cumprir as funções do Fellype Gabriel, pode vir a superar o mesmo com sobras pois tem uma batida na bola genial. Cobra faltas com perfeição e é o tipo do 10 clássico.

        Gegê é outro meia atacante precioso e, enfim, a molecada está aí.

  • flavio

    Jeferson, Lucas, Boliva, Doria, Julio C., M. Matos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro,Vitinho e R. Marques,
    Renan, Gilberto, A. Carlos, A. Bahia, Lima, L. Zen, Renato, Jeferson P., Elias, Octavio e Alex
    Temos ainda: Zagueiros: Dankler, Rodrigo Defendi
    Laterais: Edilson ( DIR), Renan Lemos (ESQ)
    Meias: Gege,
    Atacantes: Bruno M., Henrique, Sassa

    TEMOS QUE LOTAR OS ESTADIOS E NÃO PEDIR CONTRATAÇÕES.

  • paulo cesar oliveira

    São um tanto pessimistas as colocações do colunista, e não espelham totalmente a situação real . Felype Gabriel nunca foi nenhum super-craque . Todos os elencos do Brasil hoje são medianos, não temos nenhum supertime no Brasil, pelo simples fato de que o futebol pentacampeão não passa hoje de um exportador de jogadores . Não temos uma liga forte que coloque o Brasil em posição de polo de força neste esporte. Eventualmente o Brasil arma boas seleções e ganha torneios mas a FIFA já nem coloca nossa seleção em ranking coerente. Passamos da 22ª para a 9ª posição, evidenciando o desprezo que o mundo tem pelo Brasil atual, um desrespeito total à nossa historia, mas o fato é que não estamos mesmo em posição de reivindicar nada. O país não cumpre seu papel perante a população , e a situação tem piorado a ponto do povo ir para as ruas reclamar coisas obvias, como cobranças de investimento na saude e na educação. Esse quadro se reflete no futebol e times campeões como o Botafogo estão com dividas altas e impossibilitados de cumprir com suas obrigações, imaginem a situação de um clube de terceira divisão com investimento zero, lanterna de campeonato. Aqui se alça ao olimpo jogadores medianos, a maioria que não deu certo lá fora e voltou correndo pras baladas e para salarios absurdos , se comparados ao nivel horroroso de seu futebol caneleiro. O FG é bonzinho mas não passa disso, tem canela de vidro, quase não termina um jogo, e até o começo desse ano jogava uma e parava tres partidas. O Andrezinho era aposta antiga da diretoria, mas não vi nada demais nele, tanto que nunca se firmou, mas estava sempre as voltas com a enfermaria. Esses caras saem agora por causa da irregularidade no pagamento, pois já tiveram oportunidades de sair antes. Quando o clube pagava em dia ninguem queria sair e a fila para entrar ou subir dos juniores era grande. O Botafogo é vitrine importante. Esperemos que a situação se normalize pois só com pessoas motivadas profissionalmente é que se consegue avançar num projeto. A saida deles e eventualmente de algum junior vai abrir espaço para quem está subindo. O campeonato é dificil, tem clubes com representação na federação, que pressionam e tem ajudas extras . Além do que nunca se viu tanta catimba no futebol brazuca, tem horas que penso que incorporamos a libertadores. Nós ficamos sem estadio e jogadas fedorentas tem sido lançadas diariamente pelos politicos e demais safados avidos por dindin na esteira dos grandes eventos. Ninguem está preocupado com o futuro dos clubes ,então é melhor garantir uma bufunfinha enquanto o povo não se levanta de vez, e é por isso que estão tão empenhados em assinar documentos definitos, compromissos malcheirosos e acordos que lesam os clubes. A situação de todos os clubes hoje é muito parecida mas no caso do Botafogo o time está dando lição de força de vontade, mesmo sem receber pagamentos. Não importa o FG ou o Andre Chinelo, quem entrar vai ter que dar seu recado ou pedir pra sair. Vamos lá, Fogão!

    • Paulo, muito bom seu raciocínio. O Andrezinho não valia o que recebia. Não deve nem ser citado como baixa do elenco. Foi um excelente negócio se livrar dele a tempo de ainda receber alguma quantia em $$.

    • Eskerdynha

      parabens perfeito seu comentario…

  • Ed

    Mt feliz o seu texto, articulista. Sem tirar nem por. Parabens!

  • tá demorando demais diretoria, vai fexar janela para exterior, precisamos repor ao menos contratar mais 2 meias, maicossuel faria muito bem a funçao do felipe gabriel, todos vendo q vitinho nao esta preparado e nem joga nessa posiçao e sim como um atacante, pq nao contrata mago por emprestimo e esse max rodriguez do newls encaixaria como uma luva nesse time, certo q se ganha campeonato brasileiro com elenco, e nao temos meias no banco, gege otavio nao da ne

    • JOSIMAR, O LATERAL

      mAicossuel nunca mais será o jogador que foi um dia, se é que o foi. E joga mais à frente queo FG. Tudo errado filho! Discordo 100 %.

  • tá demorando demais diretoria, vai fexar janela para exterior, precisamos repor ao menos contratar mais 2 meias, maicossuel faria muito bem a funçao do felipe gabriel, todos vendo q vitinho nao esta preparado e nem joga nessa posiçao e sim como um atacante, pq nao contrata mago por emprestimo e esse max rodriguez do newls encaixaria como uma luva nesse time, certo q se ganha campeonato brasileiro com elenco, e nao temos meias no banco, gege otavio nao da ne

    • JOSIMAR, O LATERAL

      o maxi rodriguez seria uma opção se o Botafogo não estivesse quebrado e se houvesse a mínima chance de ele qeurer – ele ganha 148 mil reais no Newell’s. Vamos lembrar que o renato ganha 350 pratas no fogão e o RM desastroso 220. Mas enfim quem iria comprar essas malas para poder investirmos em outros melhores???!?!?!?!?????? Ademais, Maxi largou um contrato de 1,5 mi de reais no Liverpool ao mês pra ganhar menos de um décimo do que ganhava. Amor à camisa e clube de formação, cidade da família, ele é rosarino. É o dono do time lá tb.

  • olá temo que te muito cuidado com o gremio ele e supe rapido vamos la bota foto da para nos neste domingo

  • acorda diretoria lucho gonzalez ta de saida do porto e inter ja ta de olho, seria otima opçao pra esse meio campo q perdeu 3 jogadores, joga muito e nao seria tao alto seu salario

    • JOSIMAR, O LATERAL

      2,496 milhões EUR (2012-13) – salário anual. Nenhuma condição mesmo que caísse pela metade. Vamos falar sério um pouquinho!

  • Carlos

    Eu puxaria por enquanto o Rafael Marques pra essa função e vinha de Alex ou Elias na frente…

    • Jair

      Concordo com sua colocação! R. Marques jogou alguns minutos na vitória contra o Fluminense na posição do F. Gabriel e não foi ruim, na verdade deu mais movimentação ao time!!
      Mas na verdade precisamos mesmo de um meia com características de jogo do F. Gabriel. O Bruno Cesar ex. Corinthians está sumido em um time do mundo árabe, ele se encaixaria bem no time, como também o max Rodrigues do Newl’s.

    • flavio

      Concordo com você, é uma boa alternativa o próprio jogador já declarou varias vezes que prefere jogar mas pela esquerda do que centralizado.
      E eu também acho que o Alex tem que ser testado, não sei se teríamos a mesma mobilidade mas ganharíamos em poder de finalização com o Alex e também ganharíamos o jogador que faz a função pivô que hoje nós não temos com o Rafael Marques.
      O Elias me parece que caíra como uma luva no esquema do Oswaldo de Oliveira, ele costuma entrar na área na função facão saindo da ponta pro centro é um jogador interessante, também gostaria de ver o Gilberto acho que nos jogos que o vi jogando me agradou é rápido, habilidoso, ataca e defende bem acho que seria a sombra do lucas .

  • Carlos concordo com você o Rafael Marques para mim é o jogador que pode fazer esta função e não sacrificar tanto o Lodeiro e alguns jogos fora pode optar pelo Gabriel na posição que o Felipe Gabriel deixou e colocando o Lucas Sen ou Renato.

  • Ronaldo F. Rocha

    Um comentário oportuno e bem realista. Acho que a diretoria está se acomodando porque estamos na liderança, mas esqueçe que estamos apenas na sétima rodada de um total de 38, muitos clubes ainda estão se entrosando com novos jogadores, só mesmo na virada do turno é que veremos quem tem elenco forte pra chegar no topo até o final.

  • Para quem entregou o Estádio de General Severiano. Entregar o Engenhão é uma coisa mínúscula. so faltava essa mesmo ne diretoria de amadores landau chico fonseca m assunpçao vcs tao vendendo alma pro diabo

  • Para quem entregou o Estádio de General Severiano. Entregar o Engenhão é uma coisa mínúscula.

  • Luiz

    Meu camarada cru é batata e cenoura antes de ir para a panela, o Jeferson Paulista joga demais só não tem oportunidade de jogar pois se êle arrebentar aonde vai enfiar o Rafael Marques, o garoto só teve uma oportunidade de jogar entre os titulares ano passado e com apenas alguns minutos deixou o Cidinho de cara para marcar, jogada a lá Gerson contra o Inter e nunca mais jogou, já pensou Seedorf, Lodeiro e Jeferson Paulista e Elias na frente. Agora duzentos no banco e nem assim tem oportunidade, esse treinador está de sacanagem, ou então o garoto apronta por fora, já pensou esse jogador nas mãos do Cuca. Agora fomos campeão carioca com facilidade, estamos em primeiro sem contar com os dois pontos contra o corinthians com aquele gol contra de pescoço do Marcelo Matos e mesmo assim esses malas não acreditam no nosso time, jornal sem vergonha.

  • Eskerdynha

    Ao inves do Fogão tentar contratar um atacante poderia tentar contratar 2 meias nem q seja por emprestimo jogadores como:
    Datolo (as vezes não é nem relacionado no Inter)
    o proprio Maicossuel (na mesma situação do Datolo)
    Wesley (Palmeiras)…

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo