Um ano no Botafogo: elogios mais do que merecidos para Seedorf



Esta semana nós do Núcleo Botafogo, do diário LANCE!, resolvemos fazer uma série de matérias sobre o primeiro ano de Seedorf no Botafogo.

Nós da cobertura diária do clube pudemos conhecer um pouco mais sobre o jogador, o profissional que é o Seedorf. O profissionalismo dele impressiona, e, às vezes, incomoda até a quem não deveria incomodar.

Seedorf, apesar da seriedade estampada no rosto, é uma pessoa simpática e educada. Trata a todos com respeito e profissionalismo. Às vezes pode ser chato? Pode. Mas quem não é? Tem suas manias, costumes, o que deve ser plenamente respeitado.

Nem tudo foram flores neste período. Houve discussões feias, mas coisas que acontecem em qualquer clube e time. Os ganhos dentro e fora de campo para o Botafogo são notáveis. A equipe, muito bem treinada por Oswaldo de Oliveira, alternou bons e maus momentos, mas conquistou o título estadual deste ano.

Os colegas de Seedorf – alguns se tornaram amigos dele-, têm tido a oportunidade de trabalhar com um jogador que tem algo a lhes ensinar. Gabriel, por exemplo, um dos mais próximos ao holandês, é prova disso.

O trabalho de marketing com o jogador ainda não ocorreu. Entendo que haja dificuldades nas negociações entre clube e representantes dele, mas o tempo está correndo e o Botafogo precisa usufruir da passagem dele aqui da melhor maneira possível.

Seedorf é o jogador mais bem pago do elenco, é caro. Não é barato ter em seu elenco um jogador do nível, com a história e cultura dele. Entretanto, o que deve ser visto e levado em conta é que, ao contrário de muitos, ele assume a responsabilidade por ser a referência, o mais experiente, o maior salário, o camisa 10, o craque, o diferencial… Isso não é pouco. Muitos jogadores que ganham tanto ou mais do que ele e não têm comprometimento, seja consigo próprio ou com seus clubes. Com Seedorf não é assim.

Feliz é o Botafogo, é o seu torcedor, é o grupo de jogadores, que têm Seedorf. Muitos torcedores queriam ter a satisfação de vê-lo vestindo a camisa de seus clubes e não terão esse prazer. O torcedor alvinegro que curta e que aproveite estes momentos juntos.

Os elogios, as críticas, os aplausos para Seedorf vêm pelo seu trabalho, pelo seu empenho e dedicação, e não por boa vontade, amizade ou qualquer outra coisa por parte de jornalistas e torcedores. Quem é sério e trabalha, colhe os frutos do que plantou.



  • JOSIMAR, O LATERAL

    Sinceramente, o Seedorf dispensa comentários. O que me aflige é o desmanche do elenco. É claro que a saída de Fellype Gabriel é negativa. Dos “peixes” do Oswaldo é o único de calar a boca de seus detratores. O cara ganhou massa muscular e resistência no Botafogo e se tornou uma jogador capaz de ajudar em muitos setores. A despeito e ainda ser um jogador franzino para o futebol atual, ele foi um dos mais importantes jogadores até aqui. A saída de Jádson foi vergonhosa. Vendido pro duas mariolas, tenho certeza que brilhará no Udinese. Cidadãos de visão mais curta dirão que ele não vinha jogando e que depois da ida para a seleção de base andava mal. Andava mal como todos os outros que foram para aquele infeliz seleção. O Dória se recuperou e isso só se deu pela contusão de Antônio Carlos que obrigou o Oswaldo a escalá-lo e, assim, ele teve a chance de voltar a sua velha forma; a mesma sorte não tiveram Jádson e Bruno Mendes. Jádson foi relegado a segundo plano por OO com a desculpa de que já sairia mesmo e então não valia contar com ele no time. Bruno mendes sofre da concorrência com o beneficiado Rafael Marques. Aí se juntarmos vários interesses que Oswaldo cita hoje na notícia. O Bruno Mendes passou a ser empresariado pelo Juan Figger que é persona non-grata no Botafogo e está fazendo um salseiro pelos seus direitos com os parceiros comerciais do Botafogo que o trouxeram para o clube- isso incomoda a Diretoria e seus parceiros. O Bruno Mendes é muito mais talentoso que o RM – isso incomoda ao Oswaldo que “prefere” o terrível RM. Cá entre nós – O RM pode até ter saído do nível menos 2 por nível mais 5. Mas não passa de nota 5, já tem 30 anos e é uma nada mesmo. Ninguém nega a froça de trabalho e esforço desse rapaz, mas isso não basta. Se negociarmos o BM, perderemos um dos maiores talentos que o Botafogo teve possibilidade de conseguir nos últimos tempos por causa e imbroglio político que nada tema ver com futebol. Insisto que se o Bruno Mendes tivesse uma escalação repetida no time titular por 20 jogos como teve o RM estaria brilhando de novo. Não podemos aceitar essa saída. A manobra é bem-feita, fizeram de tudo para queimar o garoto e a parte mais ingênua da torcida cai bem nesse tipo de coisa.

    Mas o que esperar de uma diretoria que tem em seu dirigente máximo um correligionário do PMDB que aceita de bom grado ao fechamento do Engenhão que tanto nos prejudica, que abandona sua função quando o barco está afundando, mas que vai em cerimonias de distribuição de títulos de “estabelecimento alvinegro”?

    A venda de Andrezinho é um alívio financeiro para o Botafogo. Ninguém pode lhe negar a habilidade, nem a “chinelice” e precária capacidade física em todos os sentidos. Se tivéssemos ricos como clube, valeria deixá-lolá para jogar 15 minutos de quando em vez. Não é o caso. Não podemos perder Dória, Vitinho e Bruno Mendes também.

    O Botafogo tem que saber o que fazer com o Renato. Muito caro, não é titular, não se esforça para sê-lo. Queira ver Renato motivado e dando o sangue, mas um clube pobre com o Botafogo não pode manter um reserva que ganha 350 mil e não pode fazer nada melhor que o Seedorf faz e que possivelmente não teria como ser escalado junto com este. O engraçado é que as pessoas creditam apouca mobilidade do Renato à idade. O renato é muito convocado para entrevistas no intervalo e ao fim do jogo. Em nenhuma delas o vi realmente suado ou bufando por falta de ar. Parece-me que falta mesmo é esforço. A máscara de capitão e armandinho de time sem pretensões de ser campeão na Espanha segue lhe pesando. parece um cara acomodado com essa cabeça de que “um sexto lugar honrado no Brasileiro e a ida para sulamericana basta” como lhe bastava na Espanha a ida para a UEFA. se tivéssemos uma diretoria de verdae alguém ia dar um papo no cara. E aí vai usar essa habilidade com garra ou quer sair? Qual é a sua filho?

  • SEEDORF, o nosso grande MAESTRO. Que possamos tê-lo ainda por muito tempo. E quando deixar de jogar (daqui uns 10 anos) que ele fique no nosso GLORIOSO, ajudando as divisões de base e o time principal, além de poder ser o nosso técnico.

    • CONCORDO CONTIGO QUE O SEEDORF É UM MAESTRO, MAS FICA DIFÍCIL É JOGAR COM RAFAEL MARQUES INTOCÁVEL NO TIME DO BOTAFOGO E ELE AINDA FICA CONTRA A TORCIDA.

      OSVALDO ACORDA QUE VOCE E TEU ESQUEMA QUE PARECE O SAMBA DE UMA NOTA SÓ COM RAFAEL MARQUES INTOCÁVEL NESTE TIME, ATÉ O SEEDOR F NÃO JOGOU BEM CONTRA O FIGUEIRENSE.

      ESTÁ NA HORA DE RECUAR O SEEDORF AJUDANDO NA MARCAÇÃO COM GABRIEL E MARCELO MATOS QUE ELE TEM BOM PASSE E SABE LANÇAR E COLOCAR O VITINHO, SASSÁ E LODEIRO PARA PUXAR CONTRA ATAQUES.

      OSVALDO FEZ MAIS UMA MERDA SÓ PARA DEFENDER O SEU PUPILO E TIROU O VITINHO DO TIME, E LOGO DEPOIS OUTRA MERDA TIRANDO O LODEIRO MANTENDO O SEU CORINGA RAFAEL MARQUES E QUASE SOFREMNOS GOL POR VÉRIAS VEZES POR NÃO TER CONTRA ATAQUES.

      ASSIM NÃO VAI TER MAESTRO QUE AGUENTE UMA ORQUESTRA COM ESTA DESAFINAÇÃO.

    • CONCORDO CONTIGO, MAS TEM QUE TIRAR O RAFAEL MARQUES DESTA ORQUESTRA.

      OSVALDO É UM SAMBA DE UMA NOTA SÓ E NÃO SABE MUDAR O ESQUEMA DE JOGO E ONTEM COM A SUA TEIMOSIA DE MANTER O INTOCÁVEL NO TIME FEZ DUAS MERDAS, SUBSTITUINDO O VITINHO E LODEIRO, ACABANDO COM OS CONTRA ATAQUES.

      TEM QUE RECUAR O SEEDORF PARA A SUA POSIÇÃO ORIGINAL AJUDANDO NA MARCAÇÃO COM O MARCELO MATOS E GABRIEL E DEIXAR MAIS AVANÇADO VITINHO, SASSÁ E LODEIRO, QUE ONTEM SÓ NÃO TOMAMOS GOL DO FIGUEIRENSE POR INCAPACIDADE DO TIME E AS DEFESAS DO JEFERSON.

      O OSVALDO QUER FAZER DO RAFAEL MARQUES UM JOGADOR QUE ELE NÃO É, POIS É LENTO NÃO SABE PUXAR UM CONTRA ATAQUE E PIOR É QUE O OSVALDO QUER QUE ELE FAÇA ARMAÇÃO DE JOGO O QUE NÃO SABE FAZER.

      ASSIM NÃO VAI TER MAESTRO QUE DE JEITO COM O RAFAEL MARQUES E OSVALDO DESAFINANDO, PQP.

  • wesley snipe

    Seedorf é realmente um craque e um cidadão virtuoso. Merece nosso respeito e admiração. Essa contratação foi um ato que merece elogios.
    Contudo, a cada dia vejo que essa direção é pouco hábil para tratar dos assuntos de interesse do clube, senão vejamos: O Flamengo e o Vasco já marcaram clássicos no Manê Garrincha, tendo o primeiro já jogado na Cidade. De forma contrária, o Botafogo há dias não consegue viabilizar seus jogos nessa lucrativa arena, e quando conseguir já estará perdendo recursos. Enquanto aqueles clubes jogam com bilheteria rentável e atrativa devido, principalmente, a três fatores: 1) Em Brasília há muitos torcedores dos clubes cariocas; 2) muito expectadores irão aos jogos para conhecer o estádio e por ser novidade; e 3) O estádio é bem localizado e a cidade apresenta o maior renda percapita do País. Bom, ocorre que nossa diretoria só irá marcar seus jogos na Capital quando o campeonato já estiver do meio para o fim, momento em que não mais existirá o expectador que está indo para conhecer o estádio, pois esse segmento já terá conhecido o estádio, perdendo esse significativo número de expectador. Assim, perde-se bilheteria e renda. Somado a isso, haverá o desgaste financeiro de muitos jogos na cidade, diminuindo a capacidade financeiro dos expectadores a frequentar o estádio, bem como, é normal que os jogos passam a ser costumeiro, gerando o natural desgaste, reduzindo o interesse do público. Então, nos restará o Estádio de Volta Redonda, onde Seedorf e Cia jogarão “meia dúzia de torcedores” e renda pífia, insignificante. Penso que essa direção deveria ser mais compentente, pois estão gerenciando nosso clube como quem gerencia um carrinho de picolé. Pára com isso! pois o Botafogo muito contribuiu para o futebol brasileiro e possui uma torcida respeitável. Procurem alternativas viáveis e simples para aumentar a renda da agremiação, ao invés de vender jogadores ou nos pedirem para ser sócio torcedor. É só isso que vocês sabem fazer? Essas medidas são muito reacionária, não exige trabalho intelectual, gerencial. Atitude, gente!

    • JOSIMAR, O LATERAL

      Certamente, Brasília atrai mais público pro nosso Botafogo que Recife. Dos estados do nordeste Recife é o que menos tem torcida alvinegra além de ter times tradicionais, grandes, com torcida própria e assim , menos interesse nos grandes jogos de fora. Só a diretoria que não vê né!? Fora o fator ‘novidade’ que vc citou!

      • Kinteiro

        Caro amigo Josimar, qq lugar menos o RJ(apesar de eu ser do rj) é melhor para o nosso time jogar, vai ter muito mais torcedores com certeza. Agora em relação a torcida se ficarmos pegando no pé de jogadores como o RM que nem a torcida esta pegando vai ficar complicado porra, ele não é nenhum craque mais a tempos vem sendo um jogador regular fazendo gols e ajeitando as jogadas. Vms parar com essa pindaiba e apoiar quem esta vestindo nosso manto sagrado. Muitas das vezes achamos que os jogadores vão embora por causa de dolares(lógico que quando é muita coisa conta) mas, as vezes os caras saiem por causa dessa torcida que so cobra e nao ajuda em nada torcida chata pra kralho, não apoia nunca, as vezes juro pra vcs q tenho inveja da torcida corintiana que torcem, ajudam e quando tem q cobrar cobram, isso sim é torcida por isso eles estao aonde estao.

  • alguem avisa essa diretoria amadora que estamos no meio da temporada, e estao vendendo os melhores reservas que time, nao adianta achar que todo jogador da base agora serve pra compor elenco no botafogo, pois ja vimos gege sassa e otavio muitos fraquinhos ainda pra serem profissionais

  • apenas 1×0 pro jogo de volta contra figueira!! esse é o botafogo da copa do brasil, sempre gostando de drama!!! essa diretoria tem que acordar nao se ganha titulo sem elenco, com essas perdas quem é o reserva do seedorf? quem é o reserva do lodeiro? agora vao achar que a base resolve tudo com gege otavio lucas zen sassá menos ne diretoria amadora!! renato fazendo funçao de felipe gabriel nunca ne, ele apenas volante nada alem disso, to preocupado demais com time sem bons reservas, afinal temporada é longa e alguns jogadores vao desfalcar time durante temporada tais como lodeiro seedorf!!! Essa parada foi ruim pro time, mostramos muitas falhas defensivas e muita lentidão em campo, placar apertado demais pro jogo da volta espero que time tenha todos os jogadores ha disposiçao pq vimos que nao temos boas opçoes mais no banco sem bruno mendes andrezinho felipe gabriel, eram 3 boas peças de reposiçao

  • Jose Cralos Monteiro

    Aos bundões corneteiros de plantão e aos que pensam que entendem de futebol e se acham técnicos está na hora se rederem ao guerreiro Rafael Marques além de ser um cara esforçado é um dos poucos que vem marcando gols em todos os jogos. Vocês são um bando de críticos de merda falam, falam, falam e só. Vamos à verdade o Bruno ta jogando nem merda em parede, o tal Henrique até hoje não sei o que ele veio fazer no botafogo esse Elias não para saber ainda, Sassa ainda tem que melhorar muito. Sei e certamente ele também tem a consciência de que não é um messi da vida mais o cara é dedicado e tenta agradar ao Maximo, é humilde mesmo com as injustiças dos corneteiros continua a fazer o trabalho dele e bem. Então seus merdas fechem a suas boca latrinas e parem de falar merda se não gostam do cara é direito de vocês falarem inverdades é burrice.

  • wesley snipe

    Josimar. Seu comentário é preciso e sucinto, acrescenta muito o que foi expressado por mim. Parabéns!
    Estou parecendo chato, mas vejam quantos espectadores assistiram ao jogo do Botafogo ontem pela Copa do Brasil: pasmem! 700 pessoas. Isso é público de time de 3ª divisão, basta ver o público dos jogos dos clubes do norte e nordeste que asseverar dessa informação. Só essa diretoria de incompetentes não consegue enxergar isso. Enquanto nosso rival aí jogará 3 partidas na Capital e receberá uma bilheteria de aproximadamente 12 milhões líquidos, nosso glorioso botafogo está pagando prá jogar. É um absurdo. Penso que jogar para um publico tão pífio assim, é melhor levar o time para jogar no interior do Ceará, certamente, teremos mais torcedores. Não precisa ser nenhum auditor para vislumbrar que com essa diretoria terá realmente que desfazer de todo o time a preço de banana, pois como manter jogadores como Seedorf, Felipe Gabriel e outros, pagando prá jogar. Só essas caras mesmo! Aja paciência. Na verdade, é muito devaneio.

  • JOSE ANSELMO

    BOTAFOGO MEU TIME DE CORAÇÃO,, RAZAO DE MINHAS ALEGRIAS E TRISTEZA COM NOSSO
    IDOLO SEEDORF ESTAREMOS NA LIBERTADORES, MESMO COM A MUMIA RAFAEL MARQUES E
    OSVALDO DE OLIVEIRQA COM SUAS BURRICES. SALVA O GLORIOSO.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo