‘Minha partida inesquecível no Maracanã’



O Maracanã será reinaugurado oficialmente neste domingo, dia 2 de junho, em partida amistosa entre Brasil e Inglaterra. Pensando nesse momento especial, pedimos para blogueiros do Lance Activo escreverem sobre os momentos que eles viveram no Templo do Futebol. O resultado foi o texto abaixo. Leia e relembre junto com a gente essas emoções:

Minha partida inesquecível no Maracanã

Ser botafoguense nos anos 80 não era mole. Quem é da minha geração (que tem entre seus 35 e 45 anos) sabe muito bem o que é ouvir a torcida adversária cantar o famigerado “Parabéns pra você”. Anos de seca de títulos, times ruins, sofrimento atrás de sofrimento que só terminaram com aquele gol abençoado de Maurício no Flamengo em 1989. Mas até esse dia chegar, haja paciência! Nossas únicas alegrias eram nos clássicos que vencíamos de vez em quando, e um deles é a minha primeira lembrança do Maracanã quando criança: em 1983, ainda pela TV, vi meu Botafogo sapecar 3×0 no Flamengo recém Campeão Brasileiro, com direito a gol antológico do meu primeiro ídolo com a camisa alvinegra: o amazonense Berg.

Os anos passando, títulos conquistados, ídolos indo e vindo… Para falar a verdade, eu quase não ia ao Maracanã. Principalmente pela minha idade e pela distância, o Caio Martins era o meu quintal quando se falava de Botafogo. Por isso, não me esqueço de minha primeira vez no Maior do Mundo: oitavas de final da Libertadores de 1996, um empate sem-graça com o Grêmio. Se o jogo não foi dos melhores, a ocasião foi especial: pela primeira vez, o Maracanã fazia parte de minha vida sem intermediários.

A relação foi se estreitando, até chegar ao dia que gostaria de compartilhar com vocês. O ano era 2007, e seguia o Campeonato Brasileiro. Uma quinta-feira à noite, e o jogo contra o Vasco. Uma partida que tinha tudo pra ser complicada, pois era o que se chamava antigamente de “choque de líderes”, com o Vasco na frente pelo saldo de gols. Mas estranhamente cheguei ao estádio com mais confiança do que nunca, pois nosso time passava por uma fase técnica sensacional: sob a batuta de Cuca, nosso time era o falado Carrossel Alvinegro que encantava o Brasil.

Quando me ajeitei na cadeira, um vascaíno ao meu lado já foi querendo tirar onda, nos chamando de fregueses. Foi acabar de falar e uma jogadaça de Jorge Henrique passou por Zé Roberto, terminando com uma bomba de Dodô no ângulo de Sílvio Luís: 1 minuto de jogo, 1×0 no placar. “Fogo de palha! O Vasco é o time da virada!”, teimava o vascaíno. Em campo, só um time jogava. Uma chance atrás da outra, e antes que o Vasco ameaçasse, gol de falta de Juninho! 2×0, e meu “vizinho” vascaíno abaixava a cabeça, mas continuava com aquela historinha. Perguntei se ele acreditava mesmo naquilo, e só ouvi o silêncio.

Segundo tempo começando, e antes que eles pudessem sonhar com uma improvável reação, um chutaço de Leandro Guerreiro termina no ângulo logo aos 2 minutos. 3×0, e o pobre vascaíno ao meu lado se levanta e me cumprimenta: “Hoje seu time está impossível, meu camarada!”, e toma o rumo de casa. Quando Dodô fecha o caixão vascaíno marcando 4×0, ele já não está mais ao meu lado, e muitos vascaínos também não. Só se escuta um lado da arquibancada cantando “E ninguém calaaaaaaa…”, pulando, dançando e dando tchauzinho para os vascaínos. Um 4×0 em que o Vasco não teve nunca a chance de entrar no jogo porque foi devidamente engolido pelo Carrossel Alvinegro, um time que não conquistou títulos (o apito não deixou) mas que marcou a história do meu Glorioso pelo futebol envolvente e vibrante naquele já distante ano de 2007.

Por Rodrigo Ancillotti – Blog Isso Aqui é Botafogo


  • Botafoguenses, não fiquem com raiva, mas lembro-me bem, muitos de vcs não eram nem nascidos, decisão do campeonato carioca de 1971, Botafogo com um timaço, jogava pelo
    empate para\ser o campeão, passou grande parte do campeonato com uma folga muito
    grande na pontuação, mas um mole aqui , um mole ali, o Fluzão veio chegando, até que
    ficou em condições de decidir. Eis que chega a decisão, jogo equilibrado na maior parte
    do tempo, quando aproxima-se para o final, o Fluzão lança-se ao ataque a um cruzamen-
    to para a área, no bolo formado , nosso lateral Marco Antônio,malandramente, porque
    na verdade não tem jogador bobo , sobe e prende o goleiro (Ubirajara) que era muito
    baixo para a posição, não o deixando socar a bola para longe, não teve outro jeito deu
    um tapinha, a bola caprichosamente achou os pés de LULA, baita de um ponta esquerda
    do Fluzão, Lula só empurrou para o gol. Fluminense Campeão Carioca de 1971, acho que
    foi depois dos 40′ do segundo tempo. A torcida do tricolor foi a loucura, porque os Bota-
    foguense, já contavam como certo o campeonato. Triste lembrança para vcs, para mim não.
    E não quero resposta desaforada, tipo, fluflete, florminense, boiola, castrado e outras ba-
    baquices. Aqui é lugar para nos divertirmos, certo, Barreto? Castilho( Goleiro/Marrento)

  • Aí Eduardo Paes: vai comer a comidinha da patroa, hein?

    Nós torcedores – permissão para sintetizar o sentimento dessa torcida apaixonada – estamos revoltados com a hipocrisia dominante, com os interesses não confessos e pouco caso da administração pública do Município do RJ para com um dos maiores clubes de futebol desse país. Porra, essa história do médico faz todo o sentido e até agora o que se vê é um total desprezo por princípios de equidade e respeito aos contratos assinados, pois na verdade a Prefeitura realizou a licitação e o Botafogo ganhou, e contratos não são feitos para serem rasgados, ainda mais por parte de uma administração eleita pelo voto direto. Vocês estão cozinhando essa porra achando que a torcida do Fogão é feita de idiotas. Eduardo Paes, toma vergonha nessa cara rapaz. Respeita a quem você deve respeito. Não somos moleques, para sermos tratados dessa forma. Da andamento à essa porra e devolve logo o Engenhão a quem de direito, ao BFR e sua torcida. Faça isso urgente ou a torcida vai transformar o músico que voce agrediu em nosso lider e você não vai mais almoçar fora sem ser elogiado por todo e qualquer botafoguense. E não adianta levar os seguranças pois a covardia, de segurar para o Sr. bater, não mais será tolerada. Ah ia esquecendo: avisa aí pra patroa que ela vai ter que cozinhar nos finais de semana! SAN

  • São varios jogos do meu Fogão memoráveis que assisti no Maracanã.Ainda garotinho,assisti aquele 6 x 0 em cima do urubu,no dia do seu aniversario.Assisti o Botafogo ganhar do mesmo urubu com um time totalmente formado por reservas,que jogou com todos seus titulares,assisti o fim do jejum em 89,assisti a vitória em cima do Santos por 2 x 1,que abriu caminho para o titulo de 95.Enfim,fui muito feliz nas arquibancadas do Maracanã,vestindo a camisa do meu Botafogo.E tenho certeza que mais vitórias e conquistas estão reservadas para toda torcida do Fogão.E so para lembrar,DEVOLVE O ENGENHÃO EDUARDO PAES.E para que o Botafogo seja cada ano mais forte,quem ainda não se tornou socio torcedor,faça o mais rapido possivel.O Botafogo precisa da sua torcida.

  • LUIZ ALBERTO

    MAIOR PÚBLICO, GOIÁS E CORINTHIANS (31.074), MENOR PÚBLICO: BOTAFOGO E SANTOS (1.186). É VERGONHOSO OU NÃO É? DEPOIS QUEREM RECLAMAR DE QUE? AH VÁ.

  • marcos cavalcanti

    caros irmãos de camisa :
    gostaria de deixar registrado o meu protesto contra o sr. luiz carlos moreira , que de forma autoritária e antidemocrática , bloqueou o meu posicionamento diante de sua enquete sobre o estádio do volta redonda.
    srs. blogueiros do lance , vcs como jornalistas , deveriam ser os primeiros a repudiar a censura a opiniões contrárias as suas e zelar para que a democracia centre sempre esse blogue , desde que não fira a honra ou seja ofensas pessoais , coisa que por sinal , nunca fiz ou farei , pois sou cristão.
    Será que esqueceram da afirmação do grande voltaire :
    posso não concordar com nenhuma das palavras que vc disser , mas defenderei até a morte o direito de vc dissê-las .
    Espero sinceramente , não ter mais esse comentário censurado.
    saudações alvinegras aos jornalistas e aos irmãos de sangue.

  • Nilson

    Botafogo 3 x 1 Flamengo, com Mendonça bagunça Junior Capacete e faz golaço.

  • Guilherme

    ALVINEGROS DE VOLTA REDONDA VAMOS AO ESTÁDIO NESSE SÁBADO APOIAR NOSSO FOGAÕ….CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!!!!VAMOS FOGÃO!!!

  • Amigos,

    Minha partida inesquecível no Maracanã: Botafogo 6 x 0 flamengo … 15 de novembro de 1972, eu com 14 anos! Mas a que marcou mesmo, foi uma virada do Botafogo de 4 x 1 em cima do América, cuja data não sei precisar, que foi a primeira vez que fui ao Maraca, com o meu saudoso pai!

    Abraço

    • oops … 14 não, 16 prá ser mais exato.

      • Isso aqui não se atualiza? Esculhambação e amadorismo…

      • Isso é um verdadeiro absurdo! Blog amador !!!! 48 horas se liberar as postagens!!!! Puro amadorismo!!!!

  • carlos pinho

    Pra mim o inesquecivel dia sao dois ou, , posso mais?: Nei conceicao, ou Nei chiclete, num jogo no Maraca mata uma bola de costas, meio-de-campo,sem olhar muito pra bola, coisa de gente grande mesmo. voce nem imagina esses “craques” fazendo isso hoje, tambem tem o dia em que acabamos com a invencibilidade dos caras com um time dos sonhos deles 1×0 mto bonito., Ferretti no jogo contra o Flu 45 de Segundo e ele mete uma cabecada no gol. 2×1 fogo. Gol de letra do Jair 6×0, qm vai? Saudades!!!

  • Andrezinho e uma aberracao .Antonio carlos outra.E brincadeira o Oswaldo vai voltar a dar moral p essas Oswaldetes.Tivemos uma sorte do destino que tirou os dois do time por contusao e fomos campeoes.

  • XERIFE DÓRIA!!!

    DIRETORIA DE SANGUESSUGAS DO BOTAFOGO,NEGOCIA NA SURDINA A VENDA PARA O NOSSO
    ARQUI-RIVAL O FLUMINEN-C DO NOSSO XERIFE DÓRIA,NÃO ADMITIREMOS ISTO EM HIPÓTESE
    NENHUMA,ESTA DIRETORIA CHEFIADA PELO LARANJA DO SR.A.BAR,CH.FONS.,SÓ QUER MAMAR
    NAS TÊTAS DE NOSSO GLORIOSO BOTAFOGO DE FUT. E REGATAS.
    O TIME ARRECADA MILHÕES EM PATROCÍNIOS,COMO PODE ATRAZAR OS SALÁRIOS?
    ENTRAREMOS COM UM PEDIDO DE AUDITORIA,PEDINDO EXPLICAÇÕES,SOBRE ONDE VAI
    PARAR O DINDIN DO FOGÃO.EXIGIMOS TRANSPARÊNCIA E SERIEDADE.FORA A.CARLOS,
    QUEREMOS A ZAGA COM BOLÍVAR E DÓRIA.DÓRIA QUER FICAR,SERÁ QUE VÃO MANDÁ-LO
    EMBORA À FORÇA COMO FIZERAM COM JÁDSON,QUE NÃO QUERIA SAIR?
    ONDE ESTÁ O PROJETO DO MILÉSIMO GOL DO TÚLIO?A DIRETORIA E O OSWALDO QUE
    DETESTA ÍDOLOS SEPULTARAM?ONDE ESTÁ O TIME DE JUNIORS BI-CAMPEÃO DE TORNEIO
    NA EUROPA?QUEREMOS VER A TAÇA E PARABENIZAR ESTA GAROTADA!

  • Heydrich Lopes

    Melhor time do Botafogo que já vi jogar, e olhe que vi bem o de 95.Era um timaço! Não fosse o apito, e nosso banco de reservas modesto, teríamos conseguido algo mais no brasileirão.

  • Se tratando de ser botafoguense tenho inumerais partida inesquecível no maracanã,mas neste momento prefiro falar sobre a nossa concentração para o DIA 8 DE JUNHO ÁS 15:00HS NO ENGENHÃO,sugiro que divulgamos bem esta concentração de botafoguense por só ter uma semana para divugar e como o sistema globo é muito forte em nosso país,temos que ver o torcedor que tem boas entrada nas emissoras CNT(BALANÇO GERAL) e RECORD(VAGNER MONTES) indico estas duas emissoras por ter visto elas se manifestar a favor da abertura do ENGENHÃO.
    Os blogueiros do ninguém cala para eles não é interessante falar da abertura do ENGENHÃO por isto que eles sempre estão mudando o texto nós botafoguense temos que fazer nossa parte e usar este espaço para divulgar o nossa concentração e não podemos esquecer estamos revindicando algo que sistema globo e o governo são contra.
    VAMOS FAZER NOSSA MANIFESTAÇÃO COM HARMONIA,ORGANIZAÇÃO,RESPEITO e PAZ.

  • maxfuria25

    Meu jogo inesquecível foi botafogo 0 x 0 juventude copa do brasil 1999.
    Ultimo grande público da história do maraca!!! eu estava lá!!! espremido entre os milhares de corações botafoguenses… onde eu estava não cabia nem um pulga a mais.

  • Augusto de Oliveira

    E estão censurando os posts. Quando a imprensa age dessa forma significa que estamos perto de perder a liberdade. Ainda mais num momento tão determinante para a democracia do pais e do mundo. O próximo passo será o enfrentamento e os resultados serão lamentados por todos. SAN

  • henriqui reina

    Notícia: O Engenhão será liberado segunda feira; notícia dada no blog do general. abraço

  • Uma só partida inesquecível para mim é difícil separar.

    Estive lá do 4×0 no Vasco em 68 ao 1×0 no Vasco em 90 (o jogo da taça da caravela de papelão).

    Do 6×0 no menguinho no dia do aniversário deles em 72 (com bolo esperando no vestiário) ao 2×1 da cavadinha do Loco.

    Do 1×0 no Flu em 75, que infelizmente não valeu título pois o Vasco abrira as pernas para a máquina tricolor, aos 3×0 no menguinho em 84, quando venderam Zico chupetinha e após o jogo, em crise, Dunshee de Abranches renunciou.

    Foram inúmeros jogos inesquecíveis. Neste último, com Nunes jogando com a nossa 9, no terceiro gol, abríamos os braços na arquibancada, olhávamos para eles do outro lado e gritávamos “Ziiiicoooo.. Ziiicooo” querendo dizer “cadê agora?”.

    Afonso Soares, comentarista do jogo pela Rádio Globo, registrou o fato, dizendo “é mesmo irreverente e gaiata esta torcida do Botafogo… grita ‘Ziiiiicoooooo’ para a torcida do Flamengo como quem diz “e agora?.. .Cadê?……”

  • Orlando Soares

    Jogos inesquecíveis que vi o meu Botafogo jogar no Maracanã, foram vários, enumero os principais e os digo por que.
    – O primeiro foi logo depois da Copa de 62 -Meu tio Vascaino, mas que gostava de ver um bom futebol; antes de tudo Ele era Garrincha. E até hoje na idade em que está , ninguém o convence que o Mané não tenha sido o maior jogador do Mundo; onde o Mané ia jogar, se ele pudesse, ia vê-lo jogar. Então, aquele timaço de Manga, Nilton Santos, Quarentinha, Garrincha. Amarildo e Zagallo; incluam os que esqueci de mencionar. Esse tio sabendo que eu torcia para o Botafogo, me levou pela primeira vez no Maracanã. Foi o primeiro jogo que fui ver do nosso Botafogo; Foi Botafogo 1 X 1 Vasco. Lembro até hoje o lance dos gols. Primeiro gol , Botafogo 1X0; O Garrincha recebe um lançamento nas costas do Barbosinha (lat.esquerdo, batia até na sombra da mãe, quanto mais…); sai na cara do goleiro; não lembro se era o Ita ou o Marcelo; o fato é que, o Mané entra sozinho na grande área, vem o goleiro e pelo meio vem correndo o Amarildo; Garrincha dá um tapa na bola por baixo das pernas do goleiro que pega o Amarildo sem ninguém pela frente, só empurrando a bola pro fundo do gol; metade do Maracanã vibra. O Gol do Vasco, foi do Sabará, que ganhou de cabeça do Manga. Imaginem como subia esse Sabará. ganhar de cabeça do Manga .
    – O segundo jogo- 1968- decisão da Taça Guanabara. Botafogo 3 X 2 América. Três gols do PC Caju; o incrível foi que não vi nenhum dos très gols do Botafogo. Quando entrei, Maracanã lotado , ao acabar de subir a rampa, ouvi a comemoração, cheguei bem na hora em que o Jairzinho estava sendo expulso. Depois vieram os dois gols do América, um dos gols do incrível ponta esquerda Eduardo, que, no ano seguinte foi jogar no Corinthians; Quando já aos 43m o Gérson bateu a falta e a bola bateu na trave, eu e um amigo, pensamos não dá mais e fomos saindo, como muita gente , quando chegamos lá fora, ouvimos outra vez a vibração do gol de empate; o jogo foi para a prorrogação; quando o PC Caju fez o terceiro . já estávamos dentro do ônibus. Foi um jogaço.
    O terceiro jogo – Botafogo 1 X 1 Flamengo – gols de Manfrine (Bot) e Paulo César Carpegiani. (Fla). O que torna esse jogo importante pra mim foram duas coisas;- Eu e um primo vascaino, assistimos o jogo na torcida do Fla e também esse jogo marcou uma série de invencibilidade sem derrotas do Fla, igualando à série de invencibilidade do Botafogo. Tanto a série do Botafogo quanto a do Fla, foram sob o comando do Zagallo. Ninguém até hoje lembrou desses dois fatos que ocorreram na vida do Zagallo. Uma homem vitorioso de fato e de competência.

  • Orlando Soares

    Desculpem, mas a data do jogo da decisão com o América, fiquei em dúvida se foi Dezembro de 1967 ou Dezembro de 1968. Mas parece que foi mesmo Dezembro de 1967.

  • JOSÉ ANTONIO

    Cadê a diretoria do Botafogo que não aparece, para liderar estas manifestações da torcida, cadê as torcidas organizadas? Q também não aparece, para incendiar estas manifestações, pressionar esse prefeito que esta desmoralizando o Botafogo, sumiu todo mundo.

  • jose carlos monteiro

    Publicado por Alessandro Vinovich em 26 maio 2013 às 22:41 em Espaço Glorioso – Para uso dos MembrosExibir tópicos.
    Caros amigos estou estarrecido, inconformado e pasmo com o que acabei de saber nesta tarde com o que acabei de ficar sabendo esta tarde.
    Hoje foi aniversário do pai de um grande amigo meu e fomos comemorar o aniversário dele hoje no Gávea Golf Club, em meio a comemoração dentre os convidados estavam Guilherme Paes, irmão do nosso dignissimo prefeito Eduardo Paes, no qual a sua filha Maria Eduarda é noiva do enteado do Marcelo Campos Pinto(executivo da globo) que estvam todos na festa, pois bem em meio a confraternização ei que surge o assunto do engenhão e pasmen com o que vou relatar agora.
    O Botafogo estava com o naming rights em torno de R$ 30.000.000,00/ano até o final de 2016 engatilhado com a Wolks, inclusive com amistoso acertado com o Wolfsburger para a comemoração, pois bem como seria de praxe e por contrato o Botafogo comunicou a prefeitura sobre o assunto e informando da concessão do nome para a Wolks, a mesma prefeitura sabendo disso informou a globo o ocorrido e pasmem veio uma “ordem” da Globo mandando o prefeito arrumar um jeito de evitar isso pois a CAIXA que era uma das interessadas naming rights do Engenhão deveria ter a prioridade e que não era do interesse da emissora que o Botafogo conseguisse este investimento, pois no interesse da emissora somente o Flamengo e o Fluminense no Rio de Janeiro deveriam possuir tais investimento, caso o botafogo conseguindo este investimento ficaria complicado pois o mesmo iria se reforçar e poderia dar trabalho para os favoritos ao titulo que interessariam a Globo casos de Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Fluminense.
    Como foi esta conclusão, conforme foi dito o laudo da empresa SBP que condenou o engenhão estranhamente apareceu 4 meses após ter sido encaminhado um primeiro laudo da empresa no qual foi desconsiderado e exigido uma “nova” análise que durou 2 semanas, a globo tem interesse de certos clubes briguem pelo titulo e certos clubes fiquem de fora.
    Estranhamente o laudo do engenhão já passou por 3 outras empresas e até mesmo pela Assossiação de Engenharia do Brasil que é o orgão mais respeitado em matéria de Engenharia e Arquitetura da América Latina que afirmam que o problema informado no engenhão não existe e mesmo assim a nossa prefeitura teima em não vai libera-lo.
    Agora o pior foi saber que o atual gerente do botafogo senho Sidney Loureiro e o gestor de futebol Chico Fonseca estão a par de tudo isso, a idéia é que o botafogo não não crie problema com a promessa do naming rights da Caixa vingar ano que vem com valores bem menores do que o acertato com a Wolks, e que por isso os mesmos se aproveitaram da situação e pediram o afastamento do Mauricio Assunção da presidência e que os unicos no botafogo não sabem dessa história seria o Carlos Augusto Montenegro e o Sergio Landau.
    Bom sei que pode parecer loucura mas a fonte disso tudo eu dou agora e boto a cara pra bater se quiser, quem passou tudo isso foi Ricardo Costa Martins o enteado do Marcelo Campos Pinto e namorado da sobrinha do nosso prefeito Eduardo Paes que estava bebaço e cuspindo para quem quisesse ouvir essa história sendo até repreendido pelo seu sogro Guilherme Paes.
    E então caros o que vocês acham dessa história ? e há algo que possamos fazer ?

  • jose carlos monteiro

    60 x 0 sobre o seu time , o da globo, o da imprensa, o da cbf e da federação e de todos os corruptos de país. E vi outros tantos que é impossível citar apenas um pois sou botafogo desde 1965 quanainda tinha 10 anos de idade. Voces não tem histórias por isso querem saber das nossas. Impressa mulamba.

  • jose carlos monteiro

    Ai pessoal vamos ao amistoso da seleção com camisa e bandeiras do Botafogo em alusão ao time que mais cedeu jogador a seleção, porém vamos torcer pela Inglaterra em repúdio ao tratamento dado atualmente ao Botafogo, tanto pela Federação, quanto pela própria CBF, e para a imprensa mulamba que hoje cobre o esporte mais popular do País. E se por acaso alguns desses molambentos vierem a perguntar por que torcermos contra a seleção deles, a resposta é bem simples se o Brasil esqueceu toda a importância que o Botafogo teve para a conquista de nossos 5 títulos, nós também nos esquecemos da seleção. Pelo fim dessas mutreta em para acabar com o botafogo por asfixia financeira imposta pela globoFla e seus comparsas. Sempre seremos o maior do Brasil queiram ou não sempre seremos BOTAFOGO O GLORIOSO.

  • jose carlos monteiro

    Eduardo Paes ladrão devolva o Engenhão filho da puta

  • fora andrezinho e antonio carlos, so fomos campeoes pq os dois sairam do time por contusoes

  • essa diretoria é muito amadora mesmo, 2 jogos pra casa cheia contra santos e cruzeiro e colocam essas partidas em volta redonda, com 2 mil torcedores presentes é uma vergonha com brasilia disponivel entre outras cidades!!! estao precisando de dinheiro e nem sequer pensam

  • tinha q fazer esforço pra segurar o doria, pq antonio carlos na zaga é uma avenida, sem falar que nao marca ninguem e ainda fica querendo faazer linha de impedimento, espero q façam esforço e deixem doria ate o fim do campeonato ao menos, ae teremos chances de titulo!! ainda bem q osvaldo foi feliz e colocou vitinho, pq o andrezinho deixa time lento sem falar q ele anda em campo, com vitinho criando nossas melhores jogadas o time teve mais velocidade, so espero q osvaldo nao invente andrezinho de titular com saida do lodeiro

  • é um desperdicio vitinho ser reserva, é um jogadoraço, que parte pra cima e cria otimas jogadas, incrivel osvaldo colocar andrezinho em alguns jogos de titular e vitinho ficar na reserva

  • Recifogão

    Também curti muito esse jogão, quer dizer, esse chocolataço do Fogão no vasquinho, só que a distância, aqui, no Recife, onde moro há muitos anos.
    Mas o meu momento inesquecível no Maraca, foi em 1968, no último título antes do citado período brabo dos 21 anos. Meu pai botafoguense, meu tio vascaíno e eu, ainda garoto, fomos no Buick do velho à final do Carioca e vibramos com um também 4×0 que o Fogão, com Cao; Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Alberto e Gerson; Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César, aplicou no vasquim. Era um timaço que cedeu além dos técnicos Saldanha e Zagallo cedeu o ataque completo à Seleção de 70 – o Rogério se machucou antes da Copa e ficou de olheiro da Seleção.
    Foi um esculacho, e a galera cantava “É ou não é piada de salão um time português querer ser campeão…”
    Saudações Botafoguenses.

  • Pegando carona no sucesso do Queen “We Will Rock You” (com as palmas): “See…See…See..See.. Dorf!!!”

  • Como o gol do Maurício é unanimidade, sem dúvida o gol inesquecível pra mim não valeu título, mas foi tão emocionante quanto: o gol “baila comigo” de Mendonça no Brasileiro de 1981, entortando o lateral Júnior. O Maraca absolutamente dividido e a explosão de alegria da galera nunca mais sairão da minha memória! A partida foi emocionante do início ao fim, afinal era contra o maior rival, que meses depois ganharia aquele jogo lá no Japão que eles acham que é um mundial. Aquela vitória evitou que o Fla fosse tetra brasileiro seguidamente, daí valer tanto quanto um título.

  • Antonio Jose

    Excelente reportagem em todos os sentidos.

  • galak

    Realmente, uma das maiores injustiças do futebol esse time de 2007 não ter conseguido um título(carioca, copa do Brasil e brasileiro)parte por culpa de arbitragens mal intencionadas e parte pela incompetência de alguns jogadores, vide nosso goleirinho(recuso-me escrever o nome)que falhou feio no carioca e na copa do Brasil. Como era mágico a torcida entoando o “ninguém cala”.

  • Marcelo

    Sem duvida o 6 x 0 contra os molambos , gols do Jairzinho , Ficher , Ferreti . A decepção ficou para a decisão da copa do Brasil , contra o Juventude . Ontem um jogo dificílimo contra um dos adversários diretos ao titulo . O time parecia cansado e varias vezes foi dominado . Vencemos nos detalhes , como acontece com freqüência no brasileiro . Mais tarde o Vasco foi escandalosamente roubado contra o Vitoria . Muito cuidado , pois nosso próximo jogo sera contra o Bahia , equipe que tomou de 7 nas finais do campeonato baiano . Na teoria serão mais 3 pontos pra gente . SAN

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo