Para que o Engenhão?



* Por Luiz Gustavo Moreira

Quero deixar claro que esse título é uma brincadeira, antes que você – leitor – me xingue ou pense que sou maluco. Mas para que clamar pelo Engenhão se o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, faz tão bem à equipe do Botafogo?

Ontem, mais uma vez, o Alvinegro fez valer o mando de campo – apesar da torcida não ter comparecido em bom número.

Claro que o Engenhão, que está interditado, tem que voltar logo para as mãos do Alvinegro. Mas não se pode negar a importância do Raulino na boa fase da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira.

Afinal, o Campeonato Estadual e as duas classificações na Copa do Brasil (contra Sobradinho-DF e CRB-AL) foram conquistadas na Cidade do Aço.

E se o outrora contestado Rafael Marques fez o último gol do Engenhão, a cada diz que passa se firma como o matador do time e do Raulino. Ontem, fez o sexto gol dele nos últimos seis jogos. E com uma boa dose de sorte, após desvio na zaga que enganou Rafael.

O que é a confiança no futebol, né? Se ele tentasse um chute desses em 2012, a bola teria desviado e sobrado fraca para Rafael. Os bons ventos do estádio – não podemos esquecer que foi em Volta Redonda que ele fez o gol do título estadual – ajudaram o camisa 20.

Claro que a torcida tem e deve seguir protestando para que o caso Engenhão seja rapidamente solucionado. Mas ela sabe que, caso o estádio demore a ser liberado, poderá contar com a atmosfera e a energia do Raulino de Oliveira.



  • Tales

    Pra mim, o problema é o tanto de dinheiro que tá sendo perdido com o Engenhão fechado, além de todo o desgaste de ficar se deslocando até VR todo jogo…

    • fogomaniaco

      Pra mim não mandaria mas jogos no estado do RIO até o ENGENHÃO ser devolvido, e por cima com uma baita de uma multa da diretoria pra cima do estado do RIO, E DA CORJA QUE INTERDITARAM o ENGENHÃO, mandaria os jogos pra Juiz de Fora, por Nordeste ou pra Brasilia.
      O BRASIL ta cheio de BOTAFOGUENSES só a globinho não quer mostrar por ter medo d algo que eu não sei .

      SOU botafogo até morrer e ei de ser apaixonado pelas cores alvinegras até os dias apos minha morte. por que botafoguense morre mas mesmo morto nunca deixara de ser botafoguense.
      SAUDAÇÕES ALVINEGRAS…

    • ATENÇÃO AMIGOS! O site Petições da Comunidade da Avaaz retirou a chamada da nossa petição de sua página principal. Provavelmente, alguma pressão fizeram sobre os seus responsáveis para justificar a sua retirada de sua página principal, quando ela já alcançara mais de 20 mil assinaturas! Mas, a petição continua correndo, ainda que, para isto, só tenhamos agora que acessá-la por meio do link a seguir:

      http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_Abertura_do_Engenhao/?copy

    • Putzzzz..

      Na boa fase, o Fogão só ganhou uns 160 mil reais com a fase final do carioca quando poderia ter ganho, SÓ DE BILHETERIA, uns 2 milhões com o Engenhão.

      Perdeu 30 milhões de naming right´s

      Tem lá um sem número de lojas de fast food que rendem uma grana.

      O CLUBE FICOU SEM A SUA “LINHA DE PRODUÇÃO” no tocante a finanças.

      Agora, tem aí um ótimo time mas vai entrar numa espiral financeira e a insatisfação do elenco não tarda.

      Para que o Engenhão?

      Nem de brincadeira se pergunta isso.

    • Kinteiro

      Gente, assinem a petição do Engenhão, inscrevam-se no sócio-torcedor, compareçam ao estádio! Vamos fazer bonito esse ano. Hoje em campo o time sentiu falta de uma motivação, os salários atrasados fazem a diferença. Vamos ajudar na saúde financeira do clube, vamos recuperar o Engenhão e vamos ajudar sendo torcedores oficiais! Se você assina pay-per-view, informe que o Botafogo é seu time de coração no sociopremiere, o clube ganha dinheiro com isso! VAMOS COMPARECER NO SÁBADO, CONTRA O CRUZEIRO! A GENTE JÁ LOTOU NA FINAL DA TAÇA RIO, VAMOS REPETIR O FEITO!

    • Além disso Tales, nossa reclamação como Botafoguenses seria bem-vinda através de faixas mostrando: Eduardo Paes, você ainda precisará de votos dos Botafoguenses se quiser continuar na política, seu vagabundo.

  • thiago

    Ahco que seria bom sim jogar de vez enquanto no raulino,mas acho que o engenhão traz receita e também é menos distante para os torcedores,são quase 140 de general severiano.acho muito longe.

  • thiago

    Acho que seria bom sim jogar de vez enquanto no raulino,mas acho que o engenhão traz receita e também é menos distante para os torcedores,são quase 140 de general severiano.acho muito longe.

  • leonardo

    Mesmo sendo um brincadeira acho q vc deveria dar mais enfaze a interdição do engenhão do que a uma simples coincidência com volta redonda, criar mais tópicos sobre o assunto, pra chamar a torcida a realizar de fato um manifesto sólido, fazer o botafogo e sua torcida deixar de ser chacota, pois eu tenho certeza que com o estadio de volta, suas receitas pra pagar os salários dos honrosos atletas e funcionários,iremos nos consolidar, agora sim, como uma força no cenário nacional;

    • Wander Ribeiro

      Alexandre Braz, voce como jornalista foi muito infeliz no seu titulo e comentários,,,,,,nem estagiario torcedor de outro clube, como jornalista jamais faria um titulo como esse, mesmo que tivesse faltando às aulas,,,,,, INFELIZ ….Leonardo, vc esta certissimo em seus comentários.

  • Devolva o Engenhão já .

    • Kinteiro

      Gente, assinem a petição do Engenhão, inscrevam-se no sócio-torcedor, compareçam ao estádio! Vamos fazer bonito esse ano. Hoje em campo o time sentiu falta de uma motivação, os salários atrasados fazem a diferença. Vamos ajudar na saúde financeira do clube, vamos recuperar o Engenhão e vamos ajudar sendo torcedores oficiais! Se você assina pay-per-view, informe que o Botafogo é seu time de coração no sociopremiere, o clube ganha dinheiro com isso! VAMOS COMPARECER NO SÁBADO, CONTRA O CRUZEIRO! A GENTE JÁ LOTOU NA FINAL DA TAÇA RIO, VAMOS REPETIR O FEITO!

  • Luís M.

    Já abri a página pensando em xingar! Hahaha
    Realmente o Bota tá se dando bem em Volta Redonda, mas acho que, enquanto essa palhaçada do Engenhão não terminar, seria interessante mandar alguns jogos em Juiz de Fora, Brasília ou alguma outra cidade, visando uma boa renda, aproximação com o público local e valorização do programa de sócio-torcedor para os

    • Demetrius

      Concordo com Luis e Lenardo acima ! bons comentarios.

  • Amigos,

    Discordando respeitosamente do blogueiro, o Engenhão não se resume apenas a um estádio de futebol, é gerador de outras formas de rendas que com certeza, não nos deixaria numa situação perigosamente vexatória no que diz respeito aos atraso de salários. O Raulino é sempre bem vindo, como segunda opção, mas não gera outras rendas. Portanto, caros amigos … NÃO PERCAM O FOCO … “DEVOLVAM O ENGENHÃO JÁ!!!!”.
    Sobre o jogo, segundo tempo fraquinho, hem? O Botafogo tem que se conscientizar de que times como o Santos, um dos maiores do país, não é qualquer time. Ao invés de se retrair e buscar contra ataques, devíamos ter matado o jogo e não correr o risco de um empate. No Campeonato Brasileiro, os pontos acumulados são de suma importância, para quem almeja um lugar na Libertadores da América. De qualquer forma, parabéns a nós botafoguenses!

    Abraço

  • Alexandre

    Essa brincadeira é típica de Flamenguista. Porque não te calas? Nesse momento que a torcida do Botafogo se mobiliza para protestar contra a GRANDE IMPRENSA e PREFEITURA, esse tipo de brincadeira não tem espaço. Vai sacanear o Vasco, o Flamengo ou o Fluminense com seus comentários. Lance, quero um comentarista Botafoguense…Tira esse Flamenguista daí…. Aos Botafoguenses de verdade…assinem a petição….Compareçam bo dia 8 no Engenhão vamos mostrar a força da nossa verdadeira torcida e mostrar que ao contrário do Jornalista signatário…que o Botafogo quer e precisa do Engenhão, para não perder seu elenco….

  • Não haverá boa fase alguma que nos faça desistir do Engenhão! O Engenhão é o lar de todos os botafoguenses que se prezam! Não serão tais apelos oportunistas pelo Raulino de Oliveira que nos farão abdicar de querermos a nossa casa de volta! Para isto, é importante que todos sigamos conclamando a toda nossa torcida a assinar a petição da campanha pela sua devolução!

    • PAULETE NÃO ADIANTA MUDAR O NOME.

    • Veja Paulette essa frase do post acima,

      “- não podemos esquecer que foi em Volta Redonda que ele, ‘Caneludo Marques’, fez o gol do título estadual –” E não podemos de nos esquecer TAMBÉM que um 0X0 nos bastava…

      Sobre o Engenhão não existe outra alternativa: prefeitinho DEVOLVA O ENGENHÃO JÁ sob o risco de vocês pagarem com as consequências

      • É impressionante como eles acham que nos conformamos com tão pouco, né? Era só o que nos faltava: a mídia querer nos convencer que, ser um sem teto, como são o Flamengo e o Fluminense, é uma boa, é mole?

  • Orlando Soares

    Até que a CANETADA MUNICIPAL fosse dada, o Engenhão pertencia ao Botafogo.
    Sempre pareceu-me que houve e ainda há uma imensa dor de corno ou cotovelo da imensa torcida adversária.
    Primeiro vieram as dúvidas se o Botafogo teria ou não capacidade para administrar o Estádio. Sem alardes a direção do Botafogo foi aparando arestas e mostrou a todos que era capaz.
    Depois vieram as reclamações, de que o acesso era ruim, que o sistema de iluminação falhava, que o gramado não condizia com a propaganda do Estádio, que isso, que aquilo, que aquilo outro; muitas e muitas vezes a Diretoria, aos poucos foi tratando todos os problemas com carinho e os sanou. Não tendo mais do que falarem nem reclamarem; por motivos que não sabemos, só suspeitamos, veio a canetada.
    Agora dizer que “Para Que o Engenhão”, é querer fazer piada de mau gosto para com a torcida e Botafogo.
    O ENGENHÃO É DO BOTAFOGO, DA TORCIDA, DE TODOS QUE AMAM O CLUBE. Quem estiver com dor de cotovelo ou de corno; Que vá catar coquinhos…….

    • Fogão ilha

      Concordo inteiramente. Há algumas semanas postei um comentário exatamente neste sentido. A imprensa e as torcidas adversárias nunca aceitaram o controle do Engenhão pelo Botafogo. Desde os problemas iniciais (inclusive aqueles apagões, nem sempre de responsabilidade da nossa administração), passando pelas catracas e o gramado, tudo foi sendo solucionado sem bravatas pelo Botafogo. O investimento feito no gramado, então, foi um exemplo de articulação e parceria, com tecnologia de ponta!
      Agora os invejosos de sempre conseguiram um aliado na prefeitura, com toda a máquina administrativa trabalhando para sacanear o BFR. Enquanto o Engenhão era um “problema” ninguém queria se arriscar. O BFR foi lá e mostrou que com competência e paciência o Engenhão pode ser MUITO RENTÁVEL. Os eventos já programados e os direitos pelo nome da “arena” apontavam uma receita comparável à dos maiores clubes do cenário nacional. Agora precisamos de muita mobilização ara desmascarar aqueles que se uniram contra o Botafogo em nome de interesses inconfessáveis. Assinar petições, comparecer a manifestações, postar informações importantes, tudo é válido nessa campanha para ter Engenhão de volta!!

      • Henrique luiz

        Bom comentário só sugiro que no dia 08/06 todos llevem cartazes mostrando ao “prefeitinho” que em 2014 não votaremos mais nele e nem no Sergio Cabral….

    • Orlando,

      Reparou que os torcedores adversários é que tem dor de cotovelo, porque a diretoria de fla e flu precisam do Engenhão e nunca se posicionaram abertamente contra. Já houve reclamação do gramado mas nenhum gramado suporta tantos jogos. Na Europa joga-se umas 4 a 5 vezes por mês no mesmo campo, aqui chegava-se ao dobro disso…

      O Engenhão é nosso, não é da rede bobo e nem do prefeitinho…

      • Wander Ribeiro

        ORLANDO, FIREMAN e FOGÃO DA ILHA,,,,,vcs foram felizes em seus comentários, mas, esse jornalista e ainda em nossa pagina,,,,,coloca um artigo com esse titulo é D ++++++++ totalmente INFELIZ…..provavelmente faz parte desta imprensa e adversários que vocês comentaram……usam nossa torcida para sobreviverem profissionalmente e ainda dizem que nossa torcida é pequena,,,,,

  • David Pontes

    Moçada,
    concordo com a manifestação pelo Engenhão, mas não adianta tê-lo de volta e ficar colocando 3000, 2500 torcedores por jogo. Diante dos fatos sobre o fechamento do Engenhão, sobre as possíveis (e prováveis) manobras de determinada emissora, torna-se FUNDAMENTAL a PRESENÇA DA TORCIDA. Se vierem para Juiz de Fora o Estádio vai LOTAR. Pelo menos 20.000 torcedores, podendo chegar a 30.000, sem muito esforço.
    VAMÔ LOTAR ESTÁDIO E PARA APOIARRR 95 MINUTOS!!!!

    • BORN TO BE FIRE

      PODE ESQUECER, VOLTA REDONDA TÁ FORA DE QUESTÃO, PRECISAMOS DE UM ESTÁDIO NO RIO URGENTE !!!!!!!! ME FERREI ONTEM SÓ CHEGUEI AOS 30 DO 2º TEMPO, 4 HORAS DE VIAGEM POR CAUSA DE UM ACIDENTE NA SERRA.
      COM UM TIME DESSE QUERO IR A TODOS OS JOGOS, E VR NÃO DÁ.

    • MORO NO RIO DE JANEIRO, E CONCORDO COM VOCE.

      O BOTAFOGO TEM QUE JOGAR FORA DO RIO DE JANEIRO E BATER DE FRENTE COM A FEDERAÇÃO CARIOCA QUE TAMBÉM ESTÁ IMPEDINDO QUE O BOTAFOGO JOGUE FORA DO RIO, E QUER GANHAR SUA GRANA SEM COLABORAR EM NADA PARA O FUTEBOL CARIOCA.

      A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO RIO É O MAIOR CAFETÃO DOS GRANDES CLUBES, E O DIA EM QUE O GRANDES REALMENTE SE UNIREM NUM BEM COMUM ISSO MUDARIA, MAS ESSAS MARACUTAIAS SÃO ANTIGAS E BEM ANTES DO CAIXA D’ÁGUA.

      ESSA DISCUSSÃO PELO ENGENHÃO VAI SE ARRASTAR E A DIRETORIA DO BOTAFOGO CONTINUA OMISSA OU CONIVENTE COM ESTAS FALCATRUAS É O QUE TUDO INDICA.

      O BOTAFOGO FOI CAMPEÃO BRASILEIRO JOGANDO ATÉ EM FORTALEZA E FOMOS CAMPEÕES, E SE JOGARMOS EM JUIZ DE FORA, JOÃO PESSOA, FORTALEZA E ATÉ BRASILIA O CLUBE VAI ARRECADAR MUITO MAIS QUE JOGAR EM VOLTA REDONDA.

      O PROBLEMA É QUE NO BOTAFOGO TEM MUITA GENTE DE RABO PRESO ATÉ COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS QUE GANHAM INGRESSOS GRATUITOS ENRIQUECENDO SEUS DIRETORES E JOGANDO EM OUTROS ESTADOS ACABARIA COM ESTA MAMATA.

      O ARGUMENTO DA VENDA DO DÓRIA É UMA FARSA DA DIRETORIA E ACREDITO QUE ELE JÁ ESTEJA VENDIDO HÁ MUITO TEMPO, PELO MENOS APALAVRADO COM ESTES FALSOS INVESTIDORES.

      QUAL É A DIFERENÇA DO DÓRIA SER COMPRADO E CONTINUAR JOGANDO NO BOTAFOGO DO QUE NO CRUZEIRO?

      O BOTAFOGO VAI FAZER O QUE SEMPRE FEZ COM O DINHEIRO DA VENDA DOS OUTROS JOGADORES E SUMIR, TRAZENDO JOGADORES DO NÍVEL DE ELIAS, RODRIGO DEFENDI, EDILSON, HENRIQUE, ANDREZINHO E OUTROS.

      ELES VENDEM O DÓRIA QUE É UMA FERRARI PARA MANTER UM FUSQUINHA CAIDO AOS PEDAÇOS NA OFICINA QUE SÃO ESTE MONTE DE MULAMBOS SENDO SUSTENTADOS COM SALÁRIOS DE BARCELONA.

      O JEFERSON ESTÁ SENDO SONDADO, E PORQUE NÃO O VENDEM POR UMA BOA GRANA PARA O FUTEBOL INGLES E TEMOS UM BOM SUBSTITUTO DE 22 ANOS, COM MAIS DEZ PARA JOGAR, FORA ANDREY, GUILHERME QUE TAMBÉM ESTÃO A ALTURA E PODEM MANDAR O MILTON RAFAEL QUE É O MAIS FRACO DELES.

      DAVID, CONCORDO COM VOCE E SERIA ATÉ UM PRAZER SAIR DO RIO PAGAR INGRESSO PARA VER O JOGO EM JUIZ DE FORA DO QUE EM VOLTA REDONDA, E TOMAR UMAS BOAS CACHAÇAS, E LINGUIÇA DE PORCO COMO TIRA GOSTO.

      INFELIZMENTE O BOTAFOGO NÃO TEM UMA DIRETORIA A ALTURA E REALMENTE COMPROMETIDA COM OS INTERESSES DO CLUBE.

      OS EMPRESÁRIOS DE JOGADORES DA SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO DEITAM E ROLAM OFERENDO JOGADORES NO BOTAFOGO COM SALÁRIOS FORA DA REALIDADE.

      VAMOS TORCER PARA QUE ESTA DIRETORIA PELO MENOS ESCLAREÇA OS FATOS QUE ESTÃO SENDO DIVULGADOS COM TODA SUJEIRA NO FUTEBOL DO RIO, COM A GLOBO, PREFEITURA E OS INTERESSADOS NO MARACANÃ POR TRÁS.

      • David Pontes

        Seria um prazer recebe-los aqui!
        Em Juiz de Fora o Fogão estaria em casa e com toda a certeza de que o público seria muito, mas muito melhor.
        Além disso, há voo Rio-JF.
        JUIZ DE FORA TE ESPERA FOGÃO.

      • Wander Ribeiro

        Cara administrar esses jogos fora do rio é muito desgastes para os jogadores,,,,,a logistica para todos os jogos fora é complicado,,,um ou outro jogo tudo bem, mas, nesta sequencia que é o campeonato brasileiro é dificil,,,,,,vide CRUZEITO E ATLETICO ano passado.

      • O problema do Botafogo no Raulino de Oliveira é que o estadio nao pode receber grande numero de torcedores. Existe também a questão de deslocação de torcedores. O Engenhão é fundamental para o Botafogo na questao do naming rhrites, com aumento no orçamento. Seria a capacidade financeira do Botafogo, que penso que é fundamental para as finanças do clube. Também aumetaria os valores que o uso do Engenhao como Arena com outras atividades como shows.

      • Torcida tem que apoiar!!!

        Cala esta sua boca suja seu Quero Jobson!!!
        A Diretoria esta fazendo um belíssimo trabalho montando um dos melhores times do Brasil. Esta se virando para manter este elenco mesmo com todas as dificuldades financeiras. E sem ajuda da torcida que nao comparece nos jogos, nao adere ao Socio Torcedor, nao mostra força, etc.
        Quem tem que tomar vergonha na cara é quem se diz botafoguense mas nao apóia o clube!!!

        E voce, vai se fu..!!!!

  • velinho

    Para que o Engenhão. Porque é nosso de direito, e se não fosse a ações inexplicável que vem acontecendo, nem seria feita essa pergunta. No engenhão a renda é nosso, os patrocinadores tem mais visibilidade e assim pode investir mais, já teríamos, o dinheiro do aluguel do nome do estádio, o aluguel de fluminense e fla, dos show, só por isso. Fora que tem um degaste menor, para os jogadores, economia na despesa de viagem, só por isso. Essa pergunta é mais uma coisa estranha contra o botafogo. Vamos presta atenção em tudo torcida botafoguense, tá tudo estranho.

  • Fogão sadio

    o engenhao é por questão financeira, meu caro. Com ele funcionando normalmente, o BFR tem tudo pra alavancar ainda mais os seus negócios e visa, sem dúvida, melhorar o time e o clube num todo. Veja qts milhões o BFR perdeu com essa interdição calhorda e safada? Os naming rights já estava acertado e iria entrar $$$$$$ no clube.

    #eduardopaesdevolvanossoestadio

  • Ronaldo(Teresina-PI)

    O time foi muito bem no primeiro tempo, muito por conta do meio-campo, e isso é o que vem desequilibrando nos jogos do Botafogo, mas no segundo tempo o time cai de produção porque não consegue manter o ritmo, é muito preocupante, e não se pode usar como desculpa o calendário por que vale para todos os times. Isso é uma questão de preparo físico e parece que alguns jogadores como : Andrezinho, Felipe Gabriel, Marcelo Matos, Rafael Marques e outros não aguentam o ritmo.

  • BORN TO BE FIRE

    Pra quê o engenhão, não nos faça este desserviço, ontem fui a volta redonda, saí às 17:00h do Rio e só cheguei faltando 15 minutos para acabar o jogo, bilheterias fechadas, tudo por causa de um maldito engarrafamento na subida da serra, só entrei nos 5 minutos finais por que o guarda deixou. O BOTAFOGO PRECISA DEFINIR UM ESTÁDIO NO RIO URGENTE E NOTA FINAL: UM MISERÊ DE BOTAFOGUENSES FORAM AO JOGO E VC VEM ME PERGUNTAR PRA QUÊ ENGENHÃO?

  • luciano

    A interdição do Enegenhão é caso de polícia.
    Devemos perguntar ao prefeito Eduardo Paes a quem interessa ou quanto a prefeitura ganha com isso.
    Pois os fatos que se seguiram a interdição são inesplicáveis.

    Se a cobertura esta na eminência de cair por que não a escoraram?

    Se a cobertura esta na eminência de cair com ventos de 60 km/h por que nem tremeu com o vendaval de de mais 93 km/h que a cidade foi acometida recentemente?

    Se a cobertura esta na eminência de cair por que este suposto laudo somente apareceu quando foi conveniente para o grupo que ganhou a licitação do maracana?

    Se a cobertura esta na eminência de cair porque estão montando agora uma comissão para avaliar qual laudo é verdadeiro o que fala em vento de 60 km/h ou que diz que o risco é com ventos de mais de 100 km/h?

    Chega de roubos e de desvio de conduta e moral da prefeitura e do estado do Rio.

    A pergunta que quero resposta é QUEM ESTA LUCRANDO COM A INTERDIÇÃO DO ENGENHÃO?

  • Nilson

    Precisamos muito do Engenhão, Ele é o marco da supremacia alvinegra, é isso os adversários e invejosos já perceberam, tanto, que usou esse politicozinho, pau mandado, para frear o sucesso iminente do glorioso, por isso, proclamo a união das famílias alvinegras e todas outras famílias decentes , que desaprovam a desonestidade para repudiar e boicotar esses políticos manipulados e essa empresa concessionária do serviço de comunicação que faz o que bem entende com a vida dos outros, mostraremos a eles que nosso boicote será repudiar tudo que eles apresentam. E que Deus seja louvado.

  • João

    Topico inútio! Toda a equipe sofre desgaste com os deslocamentos constantes em seus jogos em casa e isso dificulta na recuperação! Sem falar a distância que fica da torcida! Faça-me o favor!

  • antonio carlos é uma avenida, ontem poderiamos ter perdido pontos para o timeco do santos, tem q fazer esforço e manter o doria, pq zaga doria e bolivar uma das melhores dopais!! se nao prefiro ainda o andre bahia

    • BORN TO BE FIRE

      É VERDADE, EM 95 O TIME FOI DESFEITO APÓS SER CAMPEÃO, NEM COMEÇOU O CAMPEONATO E JÁ ESTÃO VENDENDO A ESPINHA DORSAL DO TIME? NÃO PODEM SAIR AGORA: JEFFERSON, DÓRIA, BOLIVAR, LODEIRO, SEEDORF, FELIPE GABRIEL, ATÉ O RAFAEL MARQUES ESTÁ SE MOSTRANDO MUITO ÚTIL, ESPERA SER CAMPEÃO E DEPOIS VENDE, CORRENDO O RISCO DE NEM PRECISAR VENDER, SE VENDER A CULPA É DA TORCIDA, QUE NÃO COMPARECE, TÃO PENSANDO QUE JOGADOR BOM DÁ EM ÁRVORE? E QUE É BARATO? VEJAM O EXEMPLO DO MENGUINHO ONTEM, JOGADOR BARATO = PASSARÁ O CAMPEONATO DO MEIO DA TABELA PRÁ BAIXO.
      BOTAFOGUENSES, UM ALERTA, SE NÃO AJUDARMOS O CLUBE FICAREMOS A VER NAVIO.

  • marco

    pelo simples motivo: O Engenhão rende receitas ao Botafogo ( patrocínio, aluguel, shows , etc) devolva nosso estádio

  • BORN TO BE FIRE

    PALHAÇADA, NÃO PRESTE UM DESSERVIÇO, FUI A VOLTA REDONDA ONTEM, POR CAUSA DE ENGARRAFAMENTO CHEGUEI AOS 30 DO SEGUNDO TEMPO, SÓ VI FINALZINHO DO JOGO PORQUE O GUARDA DEIXOU EU ENTRAR, O BOTAFOGO PRECISA DE UM ESTADIO NO RIO URGENTE. 2000 TORCERDORES? DAQUI A POUCO OS JOGADORES VÃO DESANIMAR, OS BOTAFOGUENSES PRECISAM ERGUER A CABEÇA E REAGIR, PRECISAM APOIAR O TIME !!!!!!

  • Qual a maior torcida da Internet? Vote no seu time:
    http://fcgols.weebly.com/maior-torcida-da-internet.html

  • cjardim

    Como o Engenhão, que segundo laudo estaria com risco de desabar , agora é liberado para treinos da Seleção da Inglaterra?Isso fica bem claro que isso tudo é uma sacanagem e a pergunta porque o clube não entra na justiça?Os dirigentes se esquecem que quem comanda todo o espetáculo somos nós torcedores e essa história toda é um descaso com os torcedores. Por essa e outras que o torcedor se desanima de comparecer aos jogos e os times estão com dívidas até o pescoço.

  • Como já disse é MÁ FÉ CONTRA O BOTAFOGO. Quanto ao jogo de ontem, está mais do que comprovado que o Renato não tem capacidade de jogar no Fogão. Se este rapaz tivesse um pouquinho de caráter rescindiria o contrato. No momento que precisa de jogador experiente para assumir a liderança da equipe ele..Renato…se omite!!! Basta!!! R$ 300 mil por mês para jogador nesse nível é um desperdício de dinheiro, principalmente, se considerarmos a situação precária do clube. Por fim, na ausência do Dória..o André Bahia é o substituto ideal.

  • galak

    A questão de Volta Redonda. além da distância, é o preço do , ingresso, do transporte ou do pedágio e da gasolina gastos na viagem. Ou seja, no mínimo há um gasto em torno R$ 200,00, claro, que com o sócio torcedor eliminaríamos o ingresso mas, as outras “tarifas” já citadas dificultam o torcedor de comparecer à todos os jogos. No engenhão teríamos, com certeza, casa cheia. ALÔ PREFEITO EDUARDO PAES, LIBERE O NOSSO ESTÁDIO.

  • Marcelo

    No Brasil os políticos se esforçam para piorar cada vez mais a vida do cidadão . Suas decisões sao pautadas apenas nos interesses individuais ou dos cupinchas que os elegeram . O único estádio no Rio de Janeiro que oferece algum conforto ao torcedor e o Maracanã . O Engenhao esta mal localizado . Em Sao Paulo inventaram o Itaquerao , outro elefante branco . Sempre a mesma merda . No exterior fazem de tudo pra atrair e agradar o torcedor , aqui o contrario . Estádios confortáveis , de fácil acesso , estacionamento amplo , transporte coletivo , praça de alimentação , shopping , jogos em horário adequado , seguranca , etc … Ir a um estádio de futebol por aqui e contar com a sorte , impossível levar a família . Falta muito , nao e a toa que os estádios ficam vazios e os clubes de pires na mão . Enquanto essa raça de F.d.p. gerirem a grana extorsiva dos impostos que arrancam da gente , continuaremos desse jeito . SAN

  • Pedro

    Com todo respeito a sua opinião e a você Luiz Gustavo Moreira, vou ser bem educado, até porque não teria como ser diferente. Mas discordo veementemente dessa ideia de que jogar no Raulino tem feito bem ao Botafogo. Se for para fazer uma análise só pelos resultados do Botafogo eu arrisco dizer, sem medo, que independentemente do lugar em que o Botafogo jogue o fator campo é o menos relevante. O time está bem encaixado, e tem feito boas partidas até mesmo fora do Raulino, o campeonato carioca como um todo foi exemplo disso, e o Botafogo jogou bem não só em Volta Redonda, mas em outros estádios.
    Jogar no Raulino, ao contrário, se formos analisar mais profundamente, tem feito é muito mal para o Botafogo no que diz respeito ao desgaste do time e financeiramente para o clube.
    Quanto ao resto, de cobrar pelo Engenhão, concordo plenamente, e não só cobrar, mas EXIGIR das autoridades uma resposta urgente para o caso, pois o estádio foi construído com dinheiro público, e é certo que mesmo com problemas e possíveis soluções, mais dinheiro público será gasto.
    Essa interdição é muito estranha, todo mundo está com esse sentimento, mas ninguém toma uma atitude, não há uma investigação sobre o fato, e tudo passa normalmente como se nada estivesse acontecido.

  • Luis Fernando

    Só uma perguntinha. O Botafogo não está sendo mais obrigado a pagar pela manutenção do estádio, enquanto perdurar esse problema, né? Aí o estádio volta às responsabilidades da prefeitura. Só que o nosso time foi obrigado a ceder o estádio para treinamentos da Inglaterra. E isso é de graça? E quanto à Copa das Confederações? Alguma seleção irá alugar o estádio para treinamentos? Será de graça também ou se pagarem aluguel, o dinheiro vai para a prefeitura? São apenas dúvidas que pairam sobre essa história mal contada da interdição de nosso estádio.

  • Alexandre

    Caroros Botafoguenses, quem escreveu foi o “jornalista da Flapress” Luiz Gustavo Moreira Ele se intitula “Fã do estilo europeu de praticar o esporte, sonha com o dia em que verá o futebol nacional com o mesmo padrão de qualidade existente no Velho Continente. Estudou na Universidade Castelo Branco (UCB) e chegou ao LANCE! no primeiro semestre de 2011. Cobriu o Fluminense antes de acompanhar o dia-a-dia do Fogão.” como escrito ao lado do comentário infeliz. Seu E-mail: luizgustavo@lancenet.com.br e Twitter: @luizgustavo88. Vamos escrever para ele até que o mesmo desista de campanhas contrárias aos objetivos do Botafogo. Jornalista que escreve matéria em uma coluna intitulada “Ninguém cala” não tem o direito de sugerir que nos resignemos com a perda do nosse estadio sem qualquer explicação. Jornalista pergunte ao prefeito pitboy o motivo da falta de transparência nesse processo de interdição. Ninguém Cala o Botafogo….

    • Luiz Gustavo Moreira

      Você tem certeza de que leu pelo menos o primeiro parágrafo?

      E agradecerei os e-mails e tweets recebidos. Abraço e vamos levar mais para a esportiva!

      • Alexandre

        Sou alfabetizado, sei interpretar textos e sei bem que a imprensa não gosta do sucesso do Botafogo, pois humilhou no passado os sentimentos dos times comuns. Mantenho o que disse. Se você é fã do futebol europeu, gosta de países com 2 times se alternando na liderança do campeonato fazendo os outros de coadjuvantes.

        • Alexandre

          Ps – Caso de polícia não se leva na esportiva…peça a Camara de Vereadores para abrir uma CPI contra o Prefeito. o soco dele na cara de um cidadão do Rio é um soco em todos nós. O fechamento do Engenhão não é brincadeira de adolescente….Alguém está lucrando com isso e isso tem que ser discutido….Nada contra você Jornalista da Flápress…abs

          • Luiz Gustavo Moreira

            Quem está lucrando? Se você tiver alguma prova, pode nos passar que vamos correr atrás.

            Abs.

          • Quem esta lucrando com a interdição do Engenhão eu não sei.Mas,com certeza essa interdição e no minimo duvidosa.Agora quem esta tendo um prejuizo enorme,isso não tem como contestar.BOTAFOGO.Eu duvido,repito,duvido que o Engenhão fosse interditado se estivesse sob responsabilidade do Flamengo.DUVIDO.Todos nos,que acompanhamos o futebol carioca sabemos da proteção que o Flamengo tem fora de campo.Mas uma hora,querendo ou não,a prefeitura vai ter que dar pelo menos um laudo que causou a interdição.Estamos chegando a quase noventa dias com o estadio interditado.Ja pediram mais quinze dias.E a zona continua

  • Alexandre

    Jornalistas tem que proteger fontes e serem investigativos… Porque não procura, ao invés de tentar esvaziar o protesto que a torcida organiza. abs

    • Luiz Gustavo Moreira

      Obrigado pela aula de jornalismo.

      E você acha que eu estou há dois meses fazendo o quê? Quando existir algo, virá à tona. Enquanto não houver algo comprovado, todos vão se basear em suposições e acusações infundadas.

      Abs.

      • Alexandre

        Cara na boa, acho que esse papo entre nós tá ficando pesado…. Mas seu texto, mesmo sendo uma brincadeira, foi inoportuno, desnecessário e ajuda ainda mais a enfraquecer a luta da torcida pelo que se tornou sua casa de direito. A prefeitura entregou aquilo uma possilga. O Botafogo investiu ali para ter retorno e misteriosamente, quando o retorno viria é fechado por conta de um laudo contestado por outros órgão que o prefeito desmerece…. Convoque a torcida para a manifestação no setor Leste do Engenh~~ao no dia 8 de junho as 15h. Convoque para que assinem a petição no link> http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_Abertura_do_Engenhao/
        Essa petição nas palavras de seu autor Luiz B. é “Esta petição é pela reabertura do Estadio Olimpico João Havelange (Engenhão) e, neste sentido, busca o dialogo com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Esta petição repugna o uso politico com a qual a questão vem sendo tratada e exige respeito da prefeitura para com os cidadãos da cidade, com moradores do entorno do Estádio e, principalmente, com os seis milhoes de torcedores do Botafogo Futebol e Regatas.”
        Torço para você encontrar algo e torço para você cobrir a manifestação… abs

  • vilmar panizzi

    Querem acabar com o BOTAFOGO, através de asfixia financeira. Para isso, nos tiram o Engenhão, afastam os patrocinadores, nos obrigam a nos desfazer de nossas promessas. Mas AINDA não acabaram com a torcida, que é o maior patrimônio do clube. Vamos dar a resposta nos associando(SÓCIO TORCEDOR), comprando produtos LICENCIADOS/ORIGINAIS e principalmente comparecendo aos jogos, Estou fazendo a minha parte, E VOCÊ?

    • jose carlos monteiro

      è esse o caminho, alem de palavras de ordem contra o prefeito eduardo paes, globo, cbf, federação.
      Movimento ordenado sem bagunça monstrando a esses corruptos o que é ser civilizado e honestidade.

  • fernando alves

    Achar que o engenhão pode ser substituído pelo raulino é mesmo que achar que o rafael marques é o centroavante ideal. Alo torcedor do fogão vamos deixar de ser medíocres. É como diz o Paulinha Barreto ” Eduardo Paes NUnca Mais “. Ele tirou esa frase daquele livro Brasil nunca mais. Ele copia todo mundo.

  • Caro blogueiro, isso é uma brincadeirinha ou um deboche? O caso Engenhão é muito grave para ser discutido com brincadeirinha. Voce tem medo de perder o emprego no caso de discutir o real assunto ou vece é da mesma turma que tem interesse em acabar com o Botafogo?

  • Em Volta redonda quem esta gostando é o vice Pezão candidato na eleição pelo PMDB. Deve estar adorando ver o Bota jogar lá, tá movimentando a cidade e colhendo lucro eleitoral.

    Jogo em VR só se for as 16h00 de domingo, meio de semana nem pensar. Engenhão já e Caio Martins sempre.

  • milha

    CARO LUIZ GUSTAVO MOREIRA, VOCE COMO REPORTER DEVERIA INVESTIGAR A DENUNCIA QUE SAIU NO BLOG DO PAULINHO , QUE O BOTAFOGO VENDEU O NOME DO ESTADIO PARA A VOLKS E A CAIXA ESTARIA INTERESSADA NESTE CONTRATO. FALOU DO PREFEIRO EDUARDO PAES, DA GLOBO, DA CAIXA, DEU NOMES AOS BOIS. O INTERESSANTE QUE ATE AGORA NENHUM DOS ENVOLVIDOS VEIO A PUBLICO PARA SE MANIFESTAR.GOSTARIA QUE INVESTIGASSE E TROUXESSE A PUBLICO A VERDADE.

  • Torcida do fogão queria muito fazer meus comentários sobre a nossa vitória, contra o santos até porque vamos o único time do rio que ganhou e ganhou de um time paulista, mas com este timaço que agente estamos isto vai acontecer muitas outras vezes e ai faço meu comentários.
    Para o DIA 08 DE JUNHO ÁS 15:00HS,sugiro que divulgamos bem esta concentração de alvinegros se tratando que só temos uma semana para divulgar e como o sistema globo é forte em nosso país, temos que buscar além da internet outros meios de comunicação para a nossa concentração de botafoguense podemos ir na CNT programa BALANÇO GERAL e na RECORD programa VAGNER MONTES,sito eles por ter falado no dia de ontem sobre o assunto e o principal O BOCA A BOCA e vamos se policiar estamos revindicando algo contra o governo e o sistema globo,VAMOS FAZER NOSSA MANIFESTAÇÕES COM ORGANIZAÇÃO,RESPEITO e PAZ.

  • Agora os invejosos de sempre conseguiram um aliado na prefeitura, com toda a máquina administrativa trabalhando para sacanear o BFR. Enquanto o Engenhão era um “problema” ninguém queria se arriscar. O BFR foi lá e mostrou que com competência e paciência o Engenhão pode ser MUITO RENTÁVEL. Os eventos já programados e os direitos pelo nome da “arena” apontavam uma receita comparável à dos maiores clubes do cenário nacional. Agora precisamos de muita mobilização ara desmascarar aqueles que se uniram contra o Botafogo em nome de interesses inconfessáveis. Assinar petições, comparecer a manir informações importantes, tudo é válido nessa campanha para ter Engenhão

  • marcos cavalcanti

    Realmente a coisa está feia para nós , apaixonados botafoguenses , até o jornalista do ninguém cala é flamenguista , e o pior : assumido !
    Quer nos convencer que ficar sem o engenhão é uma boa…
    Sou velho , porém , não sou um idiota ou estou senil , caraca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FALA SÉRIO !

  • Estava olhando a tabela do brasileirão globo.com e observei que após a 10 rodada os jogos do botafogo estão sendo comfirmado no ENGENHÃO estranho não é ?

  • Luiz Carlos

    O FECHAMENTO DO ENGENHÃO É GOLPE! – No dia 26 de Março, a Prefeitura do Rio confirmou que o Engenhão estava fechado por causa de um problema na cobertura do estádio identificado por uma consultoria alemã. Numa conversa com os clubes, o prefeito Eduardo Paes iria apontar um prazo para o início da reforma e apresentaria o potencial risco de desabamento da cobertura do Engenhão, inaugurado em junho de 2007 depois de um investimento de R$ 380 milhões por parte do governo municipal.

    Porém de tão repentino, nem o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, sabia sobre o possível fechamento do estádio. Pelo lado do Botafogo, o diretor executivo do clube, Sérgio Landau, também se mostrou surpreso com o possível fechamento do Engenhão: – “A manutenção é feita todos os anos pela Odebrecht. Não tenho nada sobre fechamento para falar agora.”

    O consórcio OAS/Odebrecht é o responsável pela manutenção da cobertura do Engenhão. As empresas vinham fazendo relatórios anuais no estádio. O Jornal da FlaPress LanceNet! informou em seu site que apurou que em 2010 um problema já havia sido detectado. Por conta de a cobertura ser suspensa (não sustentada por bases), era preciso já na época construir novas treliças e reforçar as antigas.

    Ou o problema já era conhecido e não se tomou providencias por quase 3 anos, ou o tal problema de 2010, não era relevante, mas então, como um problema tão grave foi identificado sem nem mesmo o Botafogo saber que uma manutenção fora feita?

    Até agora não se sabe com exatidão a extensão do problema que causaria a interdição.

    Mas aí, surge uma nova informação, de João Leonardo Medeiros, extraída do Panorama Tricolor:

    “…com a interdição do Maracanã, o Engenhão tornou-se o palco central do futebol do Rio de Janeiro, casa de 3 dos 4 times grandes do estado no Estadual, no Brasileiro, na Copa do Brasil, na Libertadores e na Copa Sulamericana (…).”

    “…o governo põe nos trilhos a privatização do Maracanã, parecendo, pelo edital, disposto a fazer uma doação generosa a um grupo privado (…). Ciente de sua influência junto ao poder público, o grupo privado endurece a negociação com os dois clubes mais carentes de estádio, Flamengo e Fluminense, acuando suas diretorias publicamente.”

    “…numa tentativa de reagir ao domínio de uma empresa interessada apenas em lucros, (…) os dois clubes reagem e anunciam um contrato para uso do Engenhão até o final do ano de 2013, com opção de renovação. (…) a concessionária (dona?) do Maracanã precisará, pelo edital, ter contrato assinado com dois clubes grandes de futebol do Rio de Janeiro. Como Vasco e Botafogo usam, respectivamente, São Januário e Engenhão, restavam… Flamengo e Fluminense.”

    “…pouco mais de uma semana depois do anúncio do contrato de Flamengo e Fluminense para uso do Engenhão, o prefeito do Rio de Janeiro surpreende o país e o mundo revelando a possibilidade de uma queda repentina da cobertura do estádio e, portanto, a necessidade de interditá-lo de imediato.”

    Que contrato é esse que a Globo esqueceu de falar agora? O contrato fora assinado 11 dias ANTES da interdição do Engenhão.

    No site flamenguista Framengo Notícias, a matéria foi postada dia 19 de Março, 7 dias antes. Diziam, que Flamerda e Botafogo fecharam acordo para o time Rubro-Negro mandar seus jogos no Engenhão até o final desta temporada.

    Explicam que sem ter a certeza da utilização do Maracanã, os dirigentes da Gávea decidiram renovar a locação do estádio, que vigorou de setembro de 2010 até dezembro de 2012. O novo contrato, assinado na última sexta-feira, prevê participações em receitas como estacionamento e restaurantes, além de poder realizar ações de marketing no local.

    O contrato então fora assinado então no dia 15 de Março, 11 dias antes da interdição do Engenhão, como citam em “na última sexta-feira”. Durante o tempo em que durou o vínculo anterior, o preço da locação era menor, fixado em R$ 5 mil por jogo.

    No dia seguinte, o site Jogada Ensaiada, informava que o Botafogo fechava acordo também com o Fluminense:

    “Na incerteza da utilização do Maracanã no fim das obras de restauração, as diretorias do Flamengo (SIC) e Fluminense fecharam um acordo com o Botafogo, que garante o mando de campo nos jogos realizados no Engenhão até o final da temporada. O novo vinculo dá aos clubes o direito de realizar ações de marketing nos dias de jogos, além de participações nas receitas de restaurantes e estacionamentos, por exemplo.”

    Há a informação da licitação do Maracanã. Para a assinatura do contrato entre os 3 clubes, a multa rescisória foi a questão mais discutida pelas partes. A diretoria alvinegra havia pedido inicialmente um valor considerado alto pelos dirigentes flamenguistas e tricolores, que depois de muita negociação garantiram a redução desejada. A intenção do clube das Laranjeiras é poder romper o acordo caso conclua as negociações com as empresas que concorrem a licitação do Maracanã.

    O Flamerda, num chororô antecipado, alegou comprometer as finanças do clube caso o valor não fosse reduzido.

    Desde o início do ano, com o fim do contrato anterior, o esgoto da Gávea e o Fluminense alugavam o estádio por dia de jogo, o que não era vantajoso para os clubes. Os valores eram determinados conforme a carga de ingressos à venda. Por exemplo, para jogos com 15 mil e 25 mil bilhetes, o Botafogo recebia R$ 20 mil e R$ 28.500 mil, respectivamente. No acordo anterior, o valor da locação era muito menor, cerca de R$ 5 mil por jogo. No contrato atual os preços serão definidos de acordo com a estimativa de público.

    A multa de rescisão não foi divulgada, porém, sabemos que com o Engenhão fechado, essa multa não será cobrada. Será que é aqui que começa o golpe?

    O Maracanã vai ser reinaugurado daqui a algumas semanas. Os dois times preferirão jogar lá. Para os clubes sem estádio, teria sido melhor não ter feito contrato algum, já que pagariam menos por jogo até que voltassem a utilizar o Maracanã, mesmo sendo mais caro que o contrato ora firmado, pois duraria pouco tempo.

    Com o contrato, o principal estádio do Rio de Janeiro, em fase final de reforma, pode receber pouquíssimos jogos este ano após a Copa das Confederações.

    Apesar de terem assinado para continuarem mandando os jogos no Engenhão até o final de 2013, as diretorias de Flamerda e Fluminense ainda têm a intenção de voltarem a atuar no Maracanã assim que a situação do estádio for melhor definida. Até por isso, o valor da multa rescisória foi um dos pontos que atrasou o acordo com o Botafogo.

    Em obras desde 2010, a última previsão é que as obras do Maracanã sejam concluídas no dia 28 de maio, após seguidos atrasos. O custo inicial da reforma era de R$ 600 milhões, mas acabou subindo para cerca de R$ 932 milhões.

    A licitação no Maracanã está prevista para acontecer no dia 11 de abril, mas os ministérios públicos Federal e Estadual ingressaram na Justiça Federal do Rio com um pedido de liminar para a imediata suspensão do processo. Sob a afirmação de que “estão sonegando informações essenciais” dos possíveis licitantes e da população em geral, a ação enumera diversas irregularidades na concessão do complexo esportivo.

    Notem que nem Flamerda, nem Fluminense e nem muito menos a empresa que vencer a licitação lucrarão com o Engenhão aberto.

    Os ministérios públicos Federal e Estadual ingressaram na Justiça Federal do Rio para suspender a licitação enumerando diversas irregularidades na concessão do complexo esportivo. Entre elas, falta de justificativa do valor mínimo da concessão, ausência de informação sobre a operação financeira dos equipamentos públicos e riscos à competitividade no processo, o que facilitaria “coluio entre os potenciais interessados”. O pedido de suspensão foi protocolado na Justiça na noite de 18 de Março e seria avaliado nos próximos dias.

    “Primeiramente, não há qualquer justificativa para o valor estimado dos investimentos que a concessionária deve realizar – cerca de R$ 594 milhões – ou do valor mínimo de outorga de concessão, fixado em R$ 4,5 milhões. Tampouco consta qualquer informação sobre as receitas e despesas operacionais dos equipamentos públicos cuja gestão se pretende transferir à iniciativa privada, nem qualquer previsão do fluxo econômico da atividade comercial que seria desenvolvida no entorno do Maracanã”, aponta o parecer.

    Outra irregularidade identificada no edital de concessão foi o curtíssimo prazo para que as empresas interessadas se manifestassem e agendassem a visita técnica. Os interessados tiveram apenas quatro dias para tomar conhecimento do edital e decidir participar da licitação, além de precisarem realizar a visita técnica em datas já especificadas, uma restrição excessiva e danosa à competitividade do processo, que facilita o conluio entre potenciais interessados.

    Os autores da ação pedem, também, que a licitação – prevista para dia 11 de abril – seja remarcada com antecedência mínima de 45 dias e as visitas técnicas obrigatórias das empresas sejam realizadas de novo em prazo não inferior a 30 dias.

    Por fim, o MPF e o MP afirmam que o Estado do Rio de Janeiro foi omisso e afrontou os princípios da transparência e legalidade da concessão do Complexo do Maracanã.

    Lusoarenas/Traffic e Eike Batista brigarão na licitação.

    Única empresa a demonstrar formalmente o interesse em administrar o Maracanã, a IMX, de Eike Batista, deve ter um concorrente de peso na disputa da licitação. Ao lado da Traffic, a empresa portuguesa Lusoarenas pretende entrar forte nesta disputa e já criou a “Herling é Stadia” para formalizar um estudo de viabilidade.
    Durante participação no Footecon, no Rio de Janeiro, Marco Herling economizou nas palavras, mas confirmou que tem interesse na administração alguns estádios brasileiros, inclusive o Maracanã.

    Agora que está tudo à mesa, a que conclusão chegamos? Fonte: AQIPOSSA

    • Luiz Carlos

      Não sei qual o motivo do Ministério Publico ainda não ter entrado nesse assunto do Engenhão, tem muita lama ai e tem que investigar.
      Vamos por o MP nessa parada pessoal????????
      É só entrar no site do MP e fazer anonimamente uma denuncia ai o resto fica por conta dos procuradores de lá.
      Site do MP do Rio:
      http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet

  • Wander Ribeiro

    TOTALMENTE INFELIZ O TITULO DESTA REPORTAGEM,,,,,Jornalista sobrevivendo com nossa torcida que diz que somos pequenos…apenas mais um jornalista contra botafogo,,,,somos o patinho feio dos times cariocas quando se trata de noticias negativas,,,,quando a noticia são boas, pequenos comentários,,,,

  • Com certeza você é mais um destes jornalistas flamenguistas que ficam cobrindo o Botafogo se fingindo de bom moço mas no fundo torcendo para que o Botafogo se exploda.

  • KKKKKKKKKKKK

  • Nilson

    Cadê o MP ? Que não invdestiga, ou pelo menos, traga a verdade para a população, agora, mais do que nunca sou mais, mais muito mais Botafogo.

  • Carlos

    A torcida que está fazendo vergonha!!!! Mil pagantes é ridículo…. Depois reclama de jogadores saindo…. O time NAO MERECE ESSA TORCIDA!!!!

  • se perder jeferson doria e seedorf é fim de ano pra gente, e brigar pra nao cair. nada do engenhao reabrir mesmo com os laudos contrarios a interdiçao, so estamos ficando prejuizo, e sem falar q essas propostas por nossos jogdores vao extragar melhor elenco que formamos ultimos 15 anos

  • Andrezinho e uma aberracao .Antonio carlos outra.E brincadeira o Oswaldo vai voltar a dar moral p essas Oswaldetes.Tivemos uma sorte do destino que tirou os dois do time por contusao e fomos campeoes.

  • Orlando Soares

    Atenção todos, temos que botar a boca no trombone contra estas coisas que fazem com o Botafogo.
    Não tenho medo de errar, em dizer que há muito interesse escuso e inveja nesta canetada do Prefeito. Muita gente deve star sedando bem com o que foi feito com o Botafogo. É só prestar atenção nas atitudes dos Clubes adversários; todos, digo todos, dependiam do Engenhão, até o Vasco que tem seu próprio estádio, se beneficiava do Engenhão e quem reclamou da interdição? Nenhum deles. Com um agravante, a dupla Fla-Flu haviam acabado de fazer um contrato para continuarem a mandar seus jogos lá; foi como nada tivesse acontecido.
    Das duas, as duas. Os interesses escusos que sempre imperaram no futebol do RJ é mais forte que o legal (lembrem anos 80/90 com Márcio Braga, Eurico Miranda, Caixa D’Água, que sempre quiseram levar vantagem em tudo). Quem não tem time pra pagar salários em dia, quem não tem campo pra administrar, quer sempre levar vantagem. Então os interesses que surgem na calada da noite, sopram na orelha de que pode com uma canetada, prejudicar quem honradamente trabalha para cumprir com dignidade seus compromissos, que é o caso do nosso Botafogo FR.

  • julio

    Para que o Engenhão?
    1 – para ter uma fonte de renda extra e não ter que vender seus talentos como dória.
    2 – Para ter um estádio próximo da sua torcida. O time botaria pelo menos 10000 pessoas em dia de semana, possivelmente lotaria em um fim de semana.
    3 – Para ter mais sócios-torcedor e com isso ter maiores condições de se estruturar e manter seu patrimônio
    O assunto é muito sério para que sejam feitas brincadeiras desse tipo… Se você como jornalista não acha que seja sério pela esfera criminal, com a denúncia que foi feita e com o facilitamento através de liminares do uso do maracanã para o jogo do Brasil com a Inglaterra, o fechamento ocorrendo 2 meses após o fim do seguro/garantia obrigatória feita pela construtora, após a assinatura de um contrato de cessão do espaço para flamengo e fluminense, ameaçando a rentabilidade dos administradores do direito de uso do maracanã, os inúmeros laudos contrários ao laudo em que se baseia a interdição, a prorrogação por 15 dias da apresentação do laudo da perícia, a tempestade que ocorreu com ventos de até 50% a mais do que teoricamente deveriam ter derrubado a cobertura tornando o laudo da interdição altamente suspeito, o favorecimento político do vice-governador, que é de volta redonda, a permissão da seleção inglesa de treinar no estádio e etc… deveria, como colunista que possui um público-alvo de leitores, comprar a causa deles ao invés de tentar diminuir o assunto com piadas e ironia. Me pergunto se você sabe da dificuldade dos torcedores de sair da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio para assistir a um jogo em uma cidade que é mais próxima do estado vizinho do que da capital numa quarta-feira a noite? Foram 5 horas de transito no trajeto Rio – Volta redonda no jogo contra o santos durante a ida e mais 2 horas e meia durante a volta.
    Acho que na próxima coluna você deveria, pelo seu público, assumir que errou no tom nesta cronica e incentivar os leitores a abraçar a causa contra a prefeitura para a reabertura do estádio.

    • wander ribeiro

      Julio, vc esta certissimo nas suas palavras…agora compara as nossas respostas e com o titulo deste jornalista na primeira pagina do Lance e os impactos que isso causa,,,,milhares lêem o titulo e poucos leem nossas respostas e comentarios,,,,,,

  • jose carlos monteiro

    Publicado por Alessandro Vinovich em 26 maio 2013 às 22:41 em Espaço Glorioso – Para uso dos MembrosExibir tópicos.
    Caros amigos estou estarrecido, inconformado e pasmo com o que acabei de saber nesta tarde com o que acabei de ficar sabendo esta tarde.
    Hoje foi aniversário do pai de um grande amigo meu e fomos comemorar o aniversário dele hoje no Gávea Golf Club, em meio a comemoração dentre os convidados estavam Guilherme Paes, irmão do nosso dignissimo prefeito Eduardo Paes, no qual a sua filha Maria Eduarda é noiva do enteado do Marcelo Campos Pinto(executivo da globo) que estvam todos na festa, pois bem em meio a confraternização ei que surge o assunto do engenhão e pasmen com o que vou relatar agora.
    O Botafogo estava com o naming rights em torno de R$ 30.000.000,00/ano até o final de 2016 engatilhado com a Wolks, inclusive com amistoso acertado com o Wolfsburger para a comemoração, pois bem como seria de praxe e por contrato o Botafogo comunicou a prefeitura sobre o assunto e informando da concessão do nome para a Wolks, a mesma prefeitura sabendo disso informou a globo o ocorrido e pasmem veio uma “ordem” da Globo mandando o prefeito arrumar um jeito de evitar isso pois a CAIXA que era uma das interessadas naming rights do Engenhão deveria ter a prioridade e que não era do interesse da emissora que o Botafogo conseguisse este investimento, pois no interesse da emissora somente o Flamengo e o Fluminense no Rio de Janeiro deveriam possuir tais investimento, caso o botafogo conseguindo este investimento ficaria complicado pois o mesmo iria se reforçar e poderia dar trabalho para os favoritos ao titulo que interessariam a Globo casos de Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Fluminense.
    Como foi esta conclusão, conforme foi dito o laudo da empresa SBP que condenou o engenhão estranhamente apareceu 4 meses após ter sido encaminhado um primeiro laudo da empresa no qual foi desconsiderado e exigido uma “nova” análise que durou 2 semanas, a globo tem interesse de certos clubes briguem pelo titulo e certos clubes fiquem de fora.
    Estranhamente o laudo do engenhão já passou por 3 outras empresas e até mesmo pela Assossiação de Engenharia do Brasil que é o orgão mais respeitado em matéria de Engenharia e Arquitetura da América Latina que afirmam que o problema informado no engenhão não existe e mesmo assim a nossa prefeitura teima em não vai libera-lo.
    Agora o pior foi saber que o atual gerente do botafogo senho Sidney Loureiro e o gestor de futebol Chico Fonseca estão a par de tudo isso, a idéia é que o botafogo não não crie problema com a promessa do naming rights da Caixa vingar ano que vem com valores bem menores do que o acertato com a Wolks, e que por isso os mesmos se aproveitaram da situação e pediram o afastamento do Mauricio Assunção da presidência e que os unicos no botafogo não sabem dessa história seria o Carlos Augusto Montenegro e o Sergio Landau.
    Bom sei que pode parecer loucura mas a fonte disso tudo eu dou agora e boto a cara pra bater se quiser, quem passou tudo isso foi Ricardo Costa Martins o enteado do Marcelo Campos Pinto e namorado da sobrinha do nosso prefeito Eduardo Paes que estava bebaço e cuspindo para quem quisesse ouvir essa história sendo até repreendido pelo seu sogro Guilherme Paes.
    E então caros o que vocês acham dessa história ? e há algo que possamos fazer ?

  • jose carlos monteiro

    Publicado por Alessandro Vinovich em 26 maio 2013 às 22:41 em Espaço Glorioso – Para uso dos MembrosExibir tópicos.
    Caros amigos estou estarrecido, inconformado e pasmo com o que acabei de saber nesta tarde com o que acabei de ficar sabendo esta tarde.
    Hoje foi aniversário do pai de um grande amigo meu e fomos comemorar o aniversário dele hoje no Gávea Golf Club, em meio a comemoração dentre os convidados estavam Guilherme Paes, irmão do nosso dignissimo prefeito Eduardo Paes, no qual a sua filha Maria Eduarda é noiva do enteado do Marcelo Campos Pinto(executivo da globo) que estvam todos na festa, pois bem em meio a confraternização ei que surge o assunto do engenhão e pasmen com o que vou relatar agora.
    O Botafogo estava com o naming rights em torno de R$ 30.000.000,00/ano até o final de 2016 engatilhado com a Wolks, inclusive com amistoso acertado com o Wolfsburger para a comemoração, pois bem como seria de praxe e por contrato o Botafogo comunicou a prefeitura sobre o assunto e informando da concessão do nome para a Wolks, a mesma prefeitura sabendo disso informou a globo o ocorrido e pasmem veio uma “ordem” da Globo mandando o prefeito arrumar um jeito de evitar isso pois a CAIXA que era uma das interessadas naming rights do Engenhão deveria ter a prioridade e que não era do interesse da emissora que o Botafogo conseguisse este investimento, pois no interesse da emissora somente o Flamengo e o Fluminense no Rio de Janeiro deveriam possuir tais investimento, caso o botafogo conseguindo este investimento ficaria complicado pois o mesmo iria se reforçar e poderia dar trabalho para os favoritos ao titulo que interessariam a Globo casos de Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Fluminense.
    Como foi esta conclusão, conforme foi dito o laudo da empresa SBP que condenou o engenhão estranhamente apareceu 4 meses após ter sido encaminhado um primeiro laudo da empresa no qual foi desconsiderado e exigido uma “nova” análise que durou 2 semanas, a globo tem interesse de certos clubes briguem pelo titulo e certos clubes fiquem de fora.
    Estranhamente o laudo do engenhão já passou por 3 outras empresas e até mesmo pela Assossiação de Engenharia do Brasil que é o orgão mais respeitado em matéria de Engenharia e Arquitetura da América Latina que afirmam que o problema informado no engenhão não existe e mesmo assim a nossa prefeitura teima em não vai libera-lo.
    Agora o pior foi saber que o atual gerente do botafogo senho Sidney Loureiro e o gestor de futebol Chico Fonseca estão a par de tudo isso, a idéia é que o botafogo não não crie problema com a promessa do naming rights da Caixa vingar ano que vem com valores bem menores do que o acertato com a Wolks, e que por isso os mesmos se aproveitaram da situação e pediram o afastamento do Mauricio Assunção da presidência e que os unicos no botafogo não sabem dessa história seria o Carlos Augusto Montenegro e o Sergio Landau.
    Bom sei que pode parecer loucura mas a fonte disso tudo eu dou agora e boto a cara pra bater se quiser, quem passou tudo isso foi Ricardo Costa Martins o enteado do Marcelo Campos Pinto e namorado da sobrinha do nosso prefeito Eduardo Paes que estava bebaço e cuspindo para quem quisesse ouvir essa história sendo até repreendido pelo seu sogro Guilherme Paes.
    E então caros o que vocês acham dessa história ? e há algo que possamos fazer ?
    Tags:

  • Renato “O Russo” Velloso

    Debaixo desse angú tem caroço! Continuo afirmando que isso tudo não passa de uma armação bem orquestrada contra o Botafogo, querem melhor exemplo? Acabam de liberar o Engenhão para o treinamento da seleção da Inglaterra! Quer mais ou está de bom tamanho?

  • caros amigos botafoguense!não vamos nos calar diante dessas falcatruas,só sei que esta interdição do engenhão é muito estranha,logo agora que o clube iria faturar uma grana,pois é!vamos as perguntas que não se querem calar,porque nosso querido presidente até agora não está buscando solu

  • saufogo

    Uma coisa é certa: como tem gente chata nessa torcida do Botafogo. O Blogueiro fez apenas uma brincadeira, pois todos nós queremos que a Prefeitura devolva o Engenhão para o Clube. Em vez de ficar discutindo com Blogueiros, deveríamos fazer a nossa parte: que é entrar como sócio-torcedor, comprar os produtos oficiais, assinar a petição e principalmente irmos ao Engenhão no dia 08 de junho para mostrar toda a indignação contra este prefeito vascaíno.

    Sds Alvinegras

  • caros amigos botafoguenses!não vamos nos calar diante dessas falcatruas,só sei que esta interdição do engenhão é muito estranha,logo agora que o clube iria lucrar uma grana?pois é vamos as perguntas que não se querem calar:porque nossos queridos dirigentes até agora não procuraram realmente saber a verdade sobre esta interdiçao?já esta até se conformando jogar em volta redonda,será que tambem fazem parte do esquema?porque que só agora que esse problema foi colocado a publico?será que tem haver com a volta do maracana?qual é o interesse da rede bobo nisso?se o engenhão não está em condições de uso,porque a seleção da inglaterra está treinando lá?e vc seu prefeito porque não está procurando solucionar o problema?será que é do seu interesse que o engenhão não esteje em uso?será se fosse com o time dos favelados o engenhão seria fechado?é!tem muita sujeira de baixo deste tapete,dia 8 vamos nos unir contra todos que querem o mal do nosso fogão,vamos protestar galera!queremos a verdade sobre este caso,DEVOLVA O NOSSO ESTÁDIO!!!

  • Chega de retalhação! Devolva o engenhão!!!!!!!! Saudações alvinegras! Glorioso sempre, saudosismo só, nuca!

  • Precisamos lembrar ao nosso prefeito, que a grandeza do homem público, reside não na justificativa dos seus atos, mas sim, no reconhecimento dos seus erros! Prefeito reconheça que o senhor errou!!!!!!!!!! saudações alvinegras! Glorioso sempre! Saudosismo só, nunca!!!!!

  • albertinho

    Vamos nos mudar de vez para VR, pelos menos até o final do campeonato.

  • Rodrigo FÚRIA JOVEM 2° CANIL

    Namoral Alexandre Braz.. Parei no começo, parei na primeira linha desse texto RIDÍCULO seu… Pra que o engenhão? Porra tnc, a pergunta certa é: Pra que vc está vivo?

    Cala a boca e para de falar merda.. SEU MERDA!

  • Quero saudar o retorno do nosso Presidente. Sei que foi no interesse do botafogo que senhor fechou os contratos com flamengo e fluminense, para que os mesmos utilizassem o engenhão. Como sei, que senhor jamais imaginou transformar o botafogo, em vítima da ira daqueles que viram os seus interesses contrariados. O senhor, imaginou vivermos numa economia de mercado, em que as questões de mercado, se resolvem pelas leis de mercado. Imagino a sensação de impotência pela qual o senhor deve ter passado, talvez, tivesse sido mais fácil fazer como tantos por aí, convidar para um acerto! O botafogo não estaria sendo retalho como esta, e o senhor de repente teria descolado um qualquer. Se antes o respeitava, hoje, o respeito é muito maior. Que com o descanso, o senhor, volte renovado! Pois os problemas são imensos! Saudações alvinegras. Glorioso sempre! Saudosismo só, nunca!

  • Aí Eduardo Paes: vai comer a comidinha da patroa, hein?

    Ô chefia – Luiz Gustavo – com todo respeito, nosso humor não está muito bom pra ouvir piada sobre estádio não. Nós torcedores – permissão para sintetizar o sentimento dessa torcida apaixonada – estamos revoltados com a hipocrisia dominante, com os interesses não confessos e pouco caso da administração pública do Município do RJ para com um dos maiores clubes de futebol desse país. Porra, essa história do médico faz todo o sentido e até agora o que se vê é um total desprezo por princípios de equidade e respeito aos contratos assinados, pois na verdade a Prefeitura realizou a licitação e o Botafogo ganhou, e contratos não são feitos para serem rasgados, ainda mais por parte de uma administração eleita pelo voto direto. Vocês estão cozinhando essa porra achando que a torcida do Fogão é feita de idiotas. Eduardo Paes, toma vergonha nessa cara rapaz. Respeita a quem você deve respeito. Não somos moleques, para sermos tratados dessa forma. Da andamento à essa porra e devolve logo o Engenhão a quem de direito, ao BFR e sua torcida. Faça isso urgente ou a torcida vai transformar o músico que voce agrediu em nosso lider e você não vai mais almoçar fora sem ser elogiado por todo e qualquer botafoguense. E não adianta levar os seguranças pois a covardia, de segurar para o Sr. bater, não mais será tolerada. Ah ia esquecendo: avisa aí pra patroa que ela vai ter que cozinhar nos finais de semana! SAN

  • Renato “O Russo” Velloso

    DEVOLVAM O “ENGENHÃO” JÁ!!!!!!!!!!

  • bruno

    Vamos apoiar o movimento nossa Torcida Acordou!!! dia 08/06 as 15 horas na ala leste do Engenhão… vamos abraçar essa causa que juntos somos mais fortes… seria ótimo ver um topico sobre o movimento aqui!!! Abraço e saudações alvinegras!!!!

  • Ramon

    Caro amigo, não importa onde o cara jogue , Engenhão, Raulino ou Camp Nou, isso é supertição besta!!! O que importa é a grana que o engenhão arrecada com patrocínios e o suposto Naming Right. Isso trás jogadores que trás TÍTULOS.

  • felix

    Se for mesmo verdade aquela denuncia que um torcedor postou há poucos dias sobre a interdição do Engenhão, o caso é realmente de polícia. Agora, em relação à TV Globo, isso é fato por demais comprovadopois essa emissora tem os seus preferidos e os seus preteridos, no caso o BFR. Aliás, a “Venus Platinada do Jardim Botanico” está em “baixa” com seus queridinhos, pois de uma só lapada sairam da Libertadores o Florminense e o Coringão, além da vitória às avessas do Fla…m..da. O que eles agora querem emplacar é a seleção, uma das piores da história do futebol brasileiro. Aliás, quem é mesmo o homem-gol do time do Felipão? É o Fred? ha…ha…ha…

  • Rafael

    Esse Blogueiro tá de brincadeira com coisa seria.

    Armação na Intervenção do Engenhão!
    No dia da interdição do Engenhão, 26/03, pensei que era mais uma historia de azar do Fogão. Claro que a proteção à vida e a ação preventiva para evitar uma tragédia são atribuições legítimas e obrigatórias dos governantes. Nos dias seguintes essa história foi se desfazendo e as dúvidas agora apontam para uma grande armação. (1) O anúncio da intervenção, feito pelo prefeito Eduardo Paes foi sem a apresentação de nenhum laudo técnico, ou seja, sem nenhuma transparência. (1.1) Passados 60 dias a sociedade civil, a opinião pública, a imprensa, os especialistas e os interessados desconhecem objetivamente as razões técnicas para essa intervenção. (1.2.) A promessa de apresentação do referido laudo tem sido sucessivamente adiada, nessa semana foi protelada por mais 60 dias. Isso deixa dúvidas se as razões são legitimas preocupações para evitar omissões e tragédias ou se há uma agenda oculta nisso tudo. Se não havia estudo técnico, O Prefeito tomou essa decisão baseado em que? Numa conversa com engenheiros do Consórcio Engenhão? (2) Qual autoridade pública tomaria uma decisão dessa dimensão sem apresentação de estudo técnico comprobatório? (2.1.) Se de fato existe esse estudo, porque ele não foi apresentado? (3) Porque a intervenção do Engenhão ocorreu após a decisão do Flamengo e Fluminense em realizar seus jogos no estádio do Fogão, contrariando os interesses do consórcio vencedor do Maracanã S.A.? (3.1) O Plano de Negócio do Maracanã indicava a necessidade de pelo menos dois clubes grandes realizarem seus jogos no estádio. (4) Porque se fez uma interdição sem um estudo público, mesmo com uma contestação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), que refuta as razões técnicas para a interdição? (4.1) Uma companhia Inglesa, Building Research Establishment Ltd (BRE), e outra canadense, Rowan Williams Davies & Irwin Inc. (RWDI), contestam qualquer razão para a intervenção, com estudos públicos e verificáveis. (4.2) O Engenheiro Flavio D’Alambert, autor do projeto da cobertura do Engenhão, foi contra as razões para a Interdição. (5) Nos dias 6/03 e 7/05 foram registrados ventos de 106 km/h e 96 km/h sobre a estrutura do Engenhão, sem causar nenhum abalo na estrutura. (6) No anuncio feito pelo Prefeito Eduardo Paes e depois, numa entrevista do engenheiro Marcos Vidigal, do Consórcio Engenhão, disseram que haveria risco de colapso estrutural com ventos acima de 60 km/h. Ou seja, o Engenhão teria desabado duas vezes nesses sessenta dias, mas nada aconteceu. (6.1) Todos os estudos colocam a possibilidade de dano à estrutura, portanto, refutando a tese de colapso, e com ventos superiores a 115 km/h. (7) Poderíamos considerar fortemente a hipótese de conflito de interesses? (7.1) Como o prefeito pode apoiar-se nos técnicos do Consórcio Engenhão, responsável pela construção do estádio, se essas empresas participam do Consórcio Maracanã S.A.? (8) Talvez seja essa a agenda oculta que tenha levado o Prefeito Eduardo Paes nessa aventura sem nenhuma transparência. (9) Isso prejudica o Rio de Janeiro, que perde uma grande arena de eventos, como ocorreu no Campeonato Carioca desse ano, perde o Botafogo que tem toda a sua programação esportiva e financeira fortemente prejudicada. (10) Cidadão e torcedores do Fogão temos que exigir a verdade dos fatos e, se for o caso, impedir mais essa armação. TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI APRESENTADAS TÊM SIDO PUBLICADAS NA IMPRENSA.

  • Pegando carona no sucesso do Queen “We Will Rock You” (com as palmas): “See…See…See..See.. Dorf!!!”

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo