Em 1995 era bem mais difícil



Por Eduardo Mansell

Amigos botafoguenses, a partir de agora vamos tratar de assuntos ligados ao Botafogo e escolhi um tema que considerei relevante para começarmos os trabalhos. Muitos se questionam se o Botafogo realmente tem condições de brigar bem no Campeonato Brasileiro, lutando por uma vaga na Copa Libertadores e pelo título. Como acredito que é preciso entender o passado para se preparar para o futuro prefiro me lembrar de 1995, último ano em que tudo deu certo para o Glorioso no Brasileirão.

Naquele ano o Botafogo disputou o Campeonato Carioca e em muitos momentos da competição deu a impressão de que ficaria com o título. Quando largou com quatro vitórias consecutivas no octogonal final, com direito a triunfos sobre Fluminense e Flamengo, se pensava até mesmo em título antecipado. Porém, bastou uma derrota para o América, em uma amarga tarde de feriado, para os botafoguenses olharem a confiança do time afundar e a taça escapar pelos dedos.

Foi preciso recomeçar para o Brasileiro. Paulo Autuori, que em um primeiro momento foi chamado de técnico bula de remédio, chegou desacreditado. Muitos desconfiaram quando Gonçalves e Donizete voltaram do México. Com o excesso de gols perdidos na reta final do Estadual houve quem falasse que Túlio Maravilha só marcava contra os pequenos. Quem disse isso teve que engolir as palavras a seco e o Fogão foi campeão.

Hoje o quadro é outro. O clube não depende apenas de um patrocinador para contratar jogadores, embora ainda esteja longe da independência financeira. A defesa transmite uma segurança que há muito tempo o torcedor não sentia. No gol, apenas o melhor goleiro do Brasil na atualidade. O meio-de-campo é de uma eficiência comprovada pelos números, com Lodeiro em grande fase. Seedorf conseguiu dar ao time um espírito vitorioso. Em outras épocas, bem recentes inclusive, aquele pênalti perdido na decisão poderia ter custado a vitória. Mas com uma maturidade capaz de transformar Rafael Marques em peça importante para o elenco, o Alvinegro foi campeão.

Claro que é preciso melhorar para o Brasileiro. Contratar um atacante de peso é fundamental, alguém capaz de impor respeito na frente e servir de referência para os homens de criação. Colocar as finanças em dia para não atrapalhar os jogadores e segurar as peças visadas na janela de transferência são outras missões da diretoria. Mas aos que me perguntam se é possível o Botafogo ser campeão brasileiro, respondo apenas com uma frase: em 1995 era bem mais difícil.



  • Décimo Segundo Jogador BFR

    Ok, legal! Mas e se realmente o Lodeiro sair depois da Copa das Confederações, Seedorf treinar o Milan e o Dória e o Gabriel vazarem? Vamos voltar a disputar vaga na Sul-Americana. Tomara que isso não aconteça. O time tá certinho.

    • Renato “O Russo” Velloso

      Amigão e “Se” eu ganhar a mega-sena? Porra! Deixa a história seguir seu curso, ao longo do tempo perdemos grandes jogadores e outros apareceram. Vida que segue. Esses jogadores citados ainda darão muitas alegrias a nós antes de sairem ou se apisentarem. Quem viver verá! P´ra cima deles “Fogão”!!!!!!!!

      • A fase agora é exatamente essa Renato.

        Se .. se.. e se… ora ora. Saindo um, entra dinheiro (menos com Seedorf) e logo se repõe o atleta.

        E com a base do jeito que está, mandando garotos cada vez mais bem preparados para o time de cima, não creio mesmo em descida de patamar.

        • MARCOS PARET, VOCE TOCOU O DEDO NA FERIDA DO BOTAFOGO.

          O BOTAFOGO VENDE JOGADORES, ENTRA O DINHEIRO E ELE TOMA DORIL.

          CADÊ O DINHEIRO DA VENDA DO CORTEZ, MAICOSUEL, HERRERA, MARCIO AZEDO, ELKERSON, CAIO E JADSON?

          AS CONTRATAÇÕES QUE O BOTAFOGO FEZ ESTE ENO COM HENRIQUE, RODRIGO DEFENDI, EDILSON, O JULIO CESAR FOI UMA APOSTA E GRAÇAS A DEUS DEU CERTO, ANDRÉ BAHIA É PARA A RESERVA, O ÚNICO JOGADOR TITULAR FOI O BOLIVAR.

          NÓS TEMOS QUE É QUE SE LIVRAR DOS PESOS MORTOS QUE TEM COMO ANDREZINHO, ANTONIO CARLOS, LUCAS ZEN, HENRIQUE, RAFAEL MARQUES (APROVEITAR QUE ELE ESTÁ EM EVIDENCIA), EDILSON, BRUNO MENDES, RODRIGO DEFENDI QUE VAI SOBRAR DINHEIRO E NÃO VAI TER SALÁRIOS EM ATRASO NO CLUBE.

          • guto

            o botafogo tem muitas dívidas e não tem receita comparada com os outros times… o dinheiro vai pra salários, cotnratações e etc… se quiser q o time mantenha.. a torcida tem q virar socio-torcedora.. aí o botafogo naõ vai precisar vender jogador, e vai poder montar elenco otimos todo ano… ou a torcida ajuda ou então nao pode reclamar nem exigir nada pq a realidade do clube é essa….. qto às dispensas, eu discordo totalmente de lucas zen, é bom jogador e bruno mendes tb…. pq vc nao acrescentou o renato q nao faz nada desde ano passado??? esse é mais um q ganha mt pra nao fazer nada

    • born to be fire

      Ledo engano de quem pensa que montar um time vencedor é fácil, as coisas começaram a melhorar porque o grupo atual se encaixou, são vencedores, se for tirado 3 jogadores, já será suficiente para a qualidade do time ficar reduzida e se dentre estes 3, em qualquer composição, forem Jefferson, Dória, Bolivar, Lodeiro, Seedorf ou Felipe Gabriel estaremos começando quase do zero.
      Se é para se desfazer de algum jogador, que seja pelo menos por um valor muito alto, que dê para repor outro de mesma qualidade ou superior.

  • bruno silva

    meu caro amigo vc so se esqueceu q o juizao deu uma bela colaborada pois dois erros em uma final e inadimissivel pois o santos feis por onde ganhar o titulo eo botafogo foi mais do q ajudado foi presenteado santos sempre perseguido pelos juizes

    • Rinaldo Matos

      ATÉ QUANDO VÃO FICAR CHORANDO ESSE TITULO DE 95??? SE TIVESSE BOA MEMORIA LEMBRARIA DA LEI DA VANTAGEM NÃO DADA NUMA FALTA EM QUE O TULIO ENTROU NA CARA DO EDINHO NO JOGO DE IDA QUANDO JA ESTAVA 2 X 1 PRA GENTE E SERIA 3 X 1 E DO PENALTI NO DONIZETE NO MESMO JOGO. ALEM DO MAIS O JOGADOR DO SANTOS CONDUZIU A BOLA COM A MAO NO GOL DE EMPATE NO PACAMEBU.

    • Que dó da formiguinha!!!!!!!!!!!!

    • Fogão eterno

      só corrigindo três. Porque o gol do Santos começou com uma condução de mão. Isso ninguém fala.

      • E o golaço aqui no Rio, com Tulio na cara do Edinho (ele só perderia se tivesse um AVC na hora do chute) e o Sidrak Marinho (o juiz Mandrake) parou p/marcar falta vencida?

        Que chororô hein? Aquela decisão foi em dois jogos e no primeiro, sem o quase certo gol do Tulio, saímos daqui num 2×1 mais confortável para os do contra.

        3×1 para o Fogão aqui seria d+ para quem queria o time da moda na época como campeão (o Santos).

        • Diogo Simas

          Marcos, desse gol mal anulado todos fazem questão de esquecer.

          Saudações Alvinegras.

    • Renato “O Russo” Velloso

      O juiz ajudou o “Fogão? Que peninha!!!!!!! Foda-se você e todos os santistas. Parece até que o Botafogo nunca foi esbulhado e roubado vergonhosamente em várias, eu disse, várias competições! E eu ainda tenho que aturar essas “malas de papelão, sem alça, em dia de chuva”, só pode ser paulista. “Mano” vai procurar sua turma “oh meu” e aproveita toma “um chopps” e come “dois pastéu” otário.

      • O RENATO NÃO SACANEIA O BRUNO NÃO, QUE ELE JÁ É SACANEADO POR TER NASCIDO EM SÃO PAULO, TER QUE TOMAR BANHO NUMA PRAIA DE MERDA COM AREIA BATIDA, ATURAR O PELÉ FALANDO UM MONTE DE BESTEIRA, SEM FALAR NOS REPORTERES DA BAND COMO O NETO DE COMENTARISTA, DIZENDO QUE O SANTOS É UM BAITA TIME, PQP.

        A CULPA NÃO É DELE NÃO, É DO PAI E DA MÃE QUE DEIXARAM ELE NASCER EM SÃO PAULO.

    • E depois torcedor do Botafogo que é chorão.Fala serio o santista.Abre o olho com o curintia,que eles estão doidinhos para sapecar vcs na final.kkkkkkkk

    • Orlando Soares

      Sr. Bruno Silva, pelo seu texto, torces para o Santos, se assim for, parabenizo-o; um Clube de tradição mundial, talqual o Botafogo. Mas, voltando ao assunto do título conquistado pelo Botafogo em 1995, ganho no confronto contra o Santos no Pacaembú, tenho a liberdade em lhe perguntar: viste o jogo ou estás falando de ouvir comentários?
      Pois lhe digo: Sou torcedor do Botafogo e vi o jogo; para se falar a pura realidade os dois gols validados, foram irregulares; te digo mais, não culpo o juiz Sr. Márcio Rezende de Freitas pela validação de nenhum dos dois gols, explico:
      -O gol do Botafogo. Podes rever o lance. Foi marcado uma falta pelo lado esquerdo, ataque do Botafogo; o Sérgio Manuel é quem vai bater, a defesa do Santos se posiciona marcando os atacantes do Bota, nesse instante, antes de apitar o Márcio Rezende olha para o aglomerado de jogadores na linha da grande área, ainda não tem ninguém irregular, aí sim o Rezende se vira para a gola e apita, foi neste instante que o Túlio se adianta centimetros e faz o gol. Neste lance quem teria que marcar alguma coisa seria o bandeirinha; mas ele também não viu.
      -O gol do Santos; a jogada está na intermediária do Santos, quado o lateral direito (esqueci o nome dele), corre rente à linha lateral, junto ao bandeirinha, a bola lhe é lançada e vem com uma certa força e já perto dele dá um quique, o lateral não vai conseguir domina-la, é neste exato momento que o lateral estende o braço e domina-a; o bandeirinha viu, fez mensão de marcar, mas não, o bandeirinha continuou correndo junto com o lateral ; aí o lateral cruza e o atacante do Santos fez o gol de empate. Percebes que o lance , foi ilegal também.
      -gol anulado. – aí sim nesse lance o bandeirinha marca irregularidade; na realidade para mim, foi marcado impedimento na hora em que o jogador que recebeu a bola para cruzar estava impedido; já houve comentarista que disse, que o que foi marcado , foi um empurrão do atacante do Santos no zagueiro do Botafogo. Tanto é que o Gottardo cai na grande área. Portanto , são duas irregularidades , para se escolher uma. Mas esse gol nem foi anulado, pois o juiz apitou antes do lance ser concluido.
      Essa mancha que imputam ao Márcio Rezende, no meu entender, é injusta, pois se fosse nos dias de hoje, tem ponto eletrônico, tem o quarto árbitro que pode informar, tem mais dois que ficam atras dos gols; é uma tecnologia que se tem para diminuir os erros.
      No teu entnder , os juízes ajudam ao Botafogo; é porque não acompanhas os jogos do Botafogo. Só pra não ir tão longe; viste o jogo de domingo, o do título?; diz a verdade pra nós, foram ou não foram mau anulados os gols do Rafael Marques e do Dória (no lance do penalti)?

  • Olavo

    E 1995 NUNCA SAIRA DA MINHA CABEÇA FOGAO COM TULIO ,WAGNER, DONIZETE,GONÇALVES QUE TIMAÇO MAS E AQUILO QUEM SABE 2013 SERA O ANO DE JEFFERSON , BOLIVAR, SEEDORF ,VITINHO MAS UM BRASILEIRAO SEREMOS TRI QUE VENHA MAIS UM TITULO DE PESO JA TA NA HORA

  • Fernando de Freitas

    Meu caro, meus caros, depois de longo e tenebroso inverno estou de volta. O título, inesperado para mim, apesar de percebê-lo favorito já nas últimas rodadas da Taça Rio, confirmou e não confirmou algumas previsões que fiz aqui em janeiro.
    Furei na previsão de que o professor OO seria demitido até o fim da Taça GB. O time deu uma aprumada, Flalixo e Vice da Gama foram para o fundo do poço, e o Flor foi levando em banho-maria. Continuo não gostando dele, mas pelo menos teve um grande mérito, ao dar um jeito no pior dos problemas que assolava o time nos últimos anos.
    Sim, finalmente, e aparentemente, o professor conseguiu acertar o sistema defensivo !!! Não dava para esperar muita coisa com uma defesa com Antonio Carlos, o amigo do Fred, Fábio garnizé Ferreira, e o tresloucado Márcio Azevedo, sempre desatento na marcação e deixando avenidas que fizeram a festa de tantos atacantes Brasil afora. Além disso, nosso meio de campo com o enganador Renato (como demoraram para se convencer de que se trata de um autêntico come e dorme !!!), sobrecarregava MM na marcação, deixando o meio frouxo e a defesa exposta. Era um terror !!!
    Então eu escrevia aqui, ou acertam essa defesa ou já era. Não sou profeta. Defesa forte é o que decide os campeonatos modernos. É o óbvio.
    Mas, apesar do Carioca, que nos deixou a todos felizes, principalmente pelo troco nos Floridos que começavam a ficar assanhadinhos, o Brasileiro vem aí, e o buraco é bem mais embaixo.
    Precisamos de vários reforços, volante (Renato não serve nem para a reserva), um apoiador de categoria, e pelo menos 1 atacante realmente de peso (melhor seria 2 mas….).
    O problema é que o clube está quebrado. A quadrilha, certamente após vender o Jádson, deve estar louca para ver se aparecem ofertas por mais garotos. Os salários estão atrasados, penhoras, o estádio fechado (além de tudo é azarado…pqp !), pensar em contratar reforços de peso é quase um sonho. Com esse time aí, infelizmente será novamente lutar para ficar entre o 5º e o 8º.
    Sobre o paralelo com 95, apesar do descrédito parecido, existiam diferenças fundamentais. A principal delas, é que o Brasileiro atual é por pontos corridos e isso faz toda a diferença. Exige elenco grande e qualificado, o que o Botafogo não pode ter. Em 95 existia o mata-mata e as diferenças se aproximam. Em 95 o Botafogo não fez o maior número de pontos, longe disso. Já em 92, se fosse por pontos corridos teríamos sido campeões, pois fizemos mais pontos e tínhamos o melhor time. Infelizmente tivemos 3 malditos jogadores que se venderam para a mulambada, e me deram de presente o maior desgosto que tive no futebol.
    Hoje as coisas são bem mais difíceis. Não se compara com 95.

    • Loco Rodolpho

      Seja bem vindo caro Fernando, agora cuidado com os asseclas do WS, pois eles ainda estão presentes no blog para tentar divergir o nosso pensamento sobre esta Diretoria que mais erra do que acerta.

      • O Fernandinho sabe que roça come, seu Rodolpho! Tanto que ele se mantém bem distante do meu feudo, viu? Ele que não me apareça lá se não quiser ser desmascarado por faturar aqui no blog o que lhe paga O Lance para, junto com o senhor, ofuscarem com mentiras vis aos que se dão em prol do Botafogo, vai negar?

    • FORA FERNANDO DE FREITAS E PETER POTHAMUS

      O BOTAFOGO É CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA, BI CAMPEÃO DA TAÇA RIO INVICTO COM 100% DE APROVEITAMENTO, CAMPEÃO CARIOCA, ATAQUE MAIS POSITIVO DISPARADO, DEFESA MENOS VAZADA, E VOCE VOLTOU… E VOLTOU MAL!!! VAZA DAQUI SEU BOÇAL!!! O MUNDO FICA MELHOR SEM VOCE E SEU NAMORADINHO RECALCADO!!! SUA AMARGURA E SUA INVEJA SÃO PODRES!!!
      O BOTAFOGO ESTA SOBRANDO NO RIO DE JANEIRO E VAI DISPUTAR DE IGUAL PRA IGUAL NO BRASILEIRÃO, QUER VOCE QUEIRA OU NÃO!!! VAI CUIDAR DA SUA VIDINHA INFELIZ SEU POBRE COITADO DOENTE…

  • Paulo Victor

    concordo com tudo.estou preocupado com a atitude da diretoria em relação ao engenhão.parece que estamos unidos há uma maracutáia, com o prefeito ,licitação e etc.não dá para eles ficarem reclamando, que vamos passar por situação terrível financeira e não reclamar nem peitar os responsáveis pelo fechamento mafioso do nosso estádio.com isso temo pela venda do Dória e outros jogadores no meio do ano.Quanto ao Roque S C ,os notícias sumiram da mídia.

  • brincadeira deixamos de pegar um bom atacante marcelo moreno em troca do andrezinho que gremio queria, pra ficar com varios atacantes fracos!! pq mesmo fazendo gol do titulo rafael marques é limitado todo mundo sabe disso, vai ser util apenas pra compor elenco, precisamos urgente de um atacante de respeito tipo roque santa cruz

    • Marcelo Moreno é fria, quizumbeiro e dizem nos bastidores que ele tem um problema físico, além do mais ele se acha o Pelé. O Andrezinho nã é uma Brastemp mas devemos pensar em elenco, em 2007 tinhamos um timaço mas o banco dava dó. essa história de vende esse e aquele quaando chegar em Outubro e as contusões começarem que tiver um banco bom, vai sobreviver.

  • O CASO ENGENHÃO EM POUCAS PALAVRAS! – Seu Gilson, não estamos necessitando da opinião de qualquer engenheirozinho, ou, químico que seja, para enfrentarmos a questão que nos afligem! Sabemos que, por trás de todo este imbróglio, além da briga política entre o Paes e o Maia, existe, principalmente, o fato de, tanto o Flamengo quanto o Fluminense, estarem enfrentando dificuldades em se acertarem com o grupo de Eike, vencedor da tal licitação, quanto ao uso do Maracanã. O Engenhão em atividade seria a principal razão para que os dois ainda não tivessem se entendido. O contrato que ambos assinaram com o Botafogo por uso do Engenhão foi o estopim que tudo fez vir à baila! Foi para tirar dos dois a chance de fugirem à exigência de terem que fazer os seus jogos no Maracanã que o Engenhão sofreu a estranha interdição da noite para o dia! Até quando esta verdade cristalina ficará escondida de todos?

    • Loco Rodolpho

      Maria ao contrário, só sendo muito próximo do OMISSÃO e filiado ao partido político PSDB para ter informações tão secretas assim. Esta proximidade é muito suspeita, pois esta tentando tapar o sol com a peneira, pois este presidente que vc apoia tem muito a nos dizer em relação a interdição do ENGENHÃO.

      • Eis outro que não dar uma dentro! Cadê sua opinião sobre o assunto em debate, seu Rodolpho? Não sabia que o senhor tangenciava tanto assim! Sua proximidade com o Maurício é conhecida, meu caro! O Paes e o seu compadre Maurício são filiados ao PMDB e não ao PSDB, viu? Eu sei que o senhor finge não sabe-lo só para iludir aos demais, vai negar?!

    • Fogão ilha

      Exatamente. O Botafogo se encontra hoje no meio de uma guerra político-econômica que envolve o estado (maracanã e seus contratos milionários), a prefeitura e a grande mídia. Os interesses envolvendo o Engenhão são enormes. Quando o BFR obteve, de forma legítima, a concessão para operar o estádio, foi uma bobeada dos poderosos do futebol no Rio. Depois, quando perceberam valor do negócio, começou uma campanha sórdida, inclusive atribuindo ao clube falhas que não eram de sua responsabilidade, a princípio. Apesar de tudo, fomos resolvendo os problemas aos poucos (faltas de energia, catracas, gramado, contratos de publicidade, etc). Neste ano, fecharíamos a questão dos “naming rights”, que nos daria uma importante receita extra. Até que, intencionalmente ou não, a direção do BFR praticamente inviabilizou o custeio do maraca em 2013 ao fechar contrato até o final do ano com fla e flu (muito vantajoso para eles, inclusive – nesse ramo não tem otário). Aí foi a gota dágua, então veio a INTERVENÇÃO da prefeitura. A questão da cobertura foi só cortina de fumaça, devidamente amparada pela “flapress” Fico revoltado, mais ainda por ver que nosso presidente praticamente jogou a toalha nesta semana.
      SAN

    • Vaza seu mau caráter. Vai pra pocilga que você e seus asseclas criaram.

      • Não vi sua opinião sobre o assunto a envolver o Botafogo ou mesmo sobre o tópico do blog, seu Fireman! Quando o senhor deixará de ser censor para também comentar, hein? Não foi a toa que o senhor foi expulso de lá à toque de caixa, vai negar?

        • Expulso de onde seu porco? Nem isso você sabe escrever? Onde está a clareza do texto? Nunca fui expulso de lugar nenhum e também nunca chamei nenhum blog de “pocilga ou lixo’ igual a você.

    • Renato “O Russo” Velloso

      Concordo com você amigão! Há algo de podre nessa história e o Botafogo segue sendo prejudicado sucesivamente. Alô Presidente Maurício Assumpção se liga!

  • Roger Fogão

    Seu Paulo Barreto,

    o senhor não desiste, não???

    Meta-se na sua vida!!!

  • fernando alves

    Sou fogão mais sou contra a troca do nome do engenhão. e ainda faço as seguintes sugetões;
    1. Engenhão ( João havelange );
    2. Maracanã ( Ricardo Teixeira );
    3. Os CTS do quatro do rio;
    1. Edi Macedo ( Fogão )
    2. Juiz La lau (Florzinha )
    3. Eurico (Vascoco)
    4. Papeletas Amarelas e Alguns arbitros do Estado.

  • Loco Rodolpho

    Realmente o time de hoje é melhor que o de 1995, pois o time hoje possui um ESPIRITO VENCEDOR, coisa que não víamos a muito tempo, pois o BOTAFOGO de alguns anos atrás já entrava em decisões com o espirito de DERROTADOS, quantas vezes ouvíamos as entrevistas após o jogo das mesmas mulas mancas (CABESSANDRO, LÚCIO FLÁVIO, FAHEL, FÁBIO GARNIZÉ e outros abestados que nem faço questão de lembrar). Estes BOSSAIS já se foram e Graças a Deus o espirito de DERROTA também. São SEEDORF energizou este elenco e esta diretoria que também pecava muito no passado.

    Outro ponto é o fato de termos torcedores infiltrados que apoiam a mediocridade, estes ficam criando NICKs falsos além de difamar o trabalho realizado por esta equipe de jornalistas profissionais em outro espaço destinado ao torcedor. Peço uma melhor filtragem das postagens e que continuem todos os dias enaltecendo o BOTAFOGO e ouvindo os clamores da torcida que tanto quer um BOTAFOGO CAMPEÃO.

    Saudações Alvinegras.

    • Não o sabia um X-9 de O Lance, seu Rodolpho! A que ponto chega sua sordidez, hein? Quantas vis moedas o senhor ganhar por agir de forma tão pusilânime assim, seu Rodolpho? Cadê o assunto sobre o Botafogo que o senhor apenas tangencia sem nada dizer?

  • Flavio

    O nome do Engenhão tem que ser Nilton Santos.
    Que venha Roque Santa Cruz.
    Obs: AUMENTO SALARIAL DE 1.200+100% PARA OS GUARDAS MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

  • me preocupa demais esse titulo falta de dinheiro e gol de rafael marques dando nos titulo, so falta diretoria axar q ele agora é o atcante dos sonhos da torcida e ficarmos copa brasil e brasileiro sem um grande atacante, e trazerem elias guilherme td jogador ruim

    • Como disse o maior goleiro do Brasil, o nosso querido Jeferson, à respeito do eclético Rafael Marques: O senhor terá que engoli-lo, seu Rafael Soares!

  • marco brasil

    Pena que o problema (aparentementa mais politico que tecnico…) do engenhao esta minando o clube. Realmente uma pena.

  • Sinceramente em 95 não era tão díficil como será 2013, naquela época o grande bicho papão era o Santos que estava jogando o fino e o Fluminense que tinha um bom conjunto, como esses 2 fizeram uma das semi-finais, um do favoritos caiu. Acredito muito nesse time do Botafogo brigando pelo título do Brasileiro desse ano mas não devemos esquecer que haverão concoreentes de peso na disputa, como o próprio Fluminense, Corintianhs, A. Mineiro, e Inter além de Gremio e São Paulo que deverão correr por fora e brigar por Libertadores. Em 95 o Santos caiu por conta de sua soberba, por debocharem e comemorarem uma derrota magra no Maracanã. Houveram erros da arbitragem sim, fomos beneficiados sim, assim como houveram erros e 99 contra Juventude, assim como aquela execravel bandeirinha nos prejudicou em 2007 e como um certo Capitão da PM nos assaltou no mesmo ano.

  • Orlando Soares

    Embolando tudo .
    A interdição do Engenhão , foi e é uma tentativa de desestabilizar a instituiçãoi Botafogo FR.
    É só refletir sobre tudo que aconteceu desde quando o Botafogo começou a ter o Engenhão como estádio. Foram campanhas contra, de imprensa, Clubes técnicos, jogadores e até torcedores. Relembrem quais más momentos todos ligados ao Botafogo tiveream que superar por terem que administrar este Estádio. Com muita serenidade o Presidente Maurício e Diretoria, resolveram todas pendengas que os invejosos reclamavam. Como não conseguiam desestabilizar o Club, tentaram ataves dos salários atrasados, impor um crise, não conseguiram. Como obtiveram êxito em suas investidas, entrou em cena o Prefeito, interditando o Engenhão, por ora, uma das janelas de se obter recursos para o Clube. Não conseguiram novbamente e o time foi Capeão Carioca.
    Agora o ressentimento, a arrogância e a inveja terão que dar um tempo , para eles voltarem a atacar.
    Mas somos os Capeões, Eles que engulam seus nós à seco.

  • Orlando Soares

    Errata.
    Favor ler a frase corretamente “Como NÃO obtiveram êxito em suas investidas……” Desculpem a não digitação do “não” para o entendimento correto da frase.

  • Boa tarde torcida alvinegra!

    Parabéns a todos pelo título Estadual, vida que segue, agora vamos ao que interessa que é o fortalecimento do elenco para as competições que vamos enfrentar, P.Q.P. chega a dar raiva do pensamento destes dirigentes nosso, porra, acham caro pagar R$ 450,000,00 a um jogador que será custo benefício, e não acham caro pagar por jogadores que não acrescentam nada, exemplos: Andrezinho, Renato, Henrique, e outros, que somados devem chegar no mínimo a R$ 1.000.000,00, então gostaria que os blogueiros falassem a respeito disso!

  • Joaquim Francisco

    Meus amigos,

    Eis a minha proposta sobre a mudança do nome do Engenhão:

    ARENA PAULO WS BARRETO, o que acham?

    • Tá doido para que peçam minha cabeça numa bandeja, né seu Quinca? Não faz isso, cara! Quer enfartar ao Fireman?

    • Joaquim ou WS ‘porco da pocilga’ Barreto?

  • Marcelo

    O campeonato Brasileiro de 95 classificava os melhores colocados para um torneio final . A classificação por pontos corridos , premia a equipe mais regular e com elenco forte o bastante para manter o nível de atuação por todo o campeonato . Aí que o bicho pega ! Em anos anteriores o time começou o campeonato arrebentando , vai caindo e termina no meio da tabela , classificando apenas para Sul Americana . Muitas equipes começam mal o ano , rateando nos estaduais , a preparação física e técnica é programada para o auge a partir do meio do ano . 1o Permanência do Seedorf , um dos melhores jogadores do mundo na atualidade , com ele em campo a postura da equipe é outra . 2o Jéfferson manter a ótima fase 3o Lodeiro , F. Gabriel , Dória e Bolívar jogarem bem como no estadual 4o Contratar um goleador em boa fase , os jogos do Brasileiro são muito equilibrados e decididos nos detalhes 5o Sinal de alerta com o patrocínio absurdo e milionário de curintias e framengo de banco estatal e arbitragem sacana , alta probabilidade de armação de resultados . A torcida tem razão em esperar pra ver . SAN

  • Como bem disse o amigo Fernando de Freitas, na minha opinião não dá para comparar é uma competição totalmente diferente da outra, digo,pela forma de disputa já que em termos de campeonato é o mesmo. Então como eu entendo que não se deve formar opinião com base no se explico: ( se contratar sobe se vender desce,) Portanto, na minha opinião com esse elenco atual chegaremos ao final entre o quinto e o terceiro lugar o que não seria normal eu acho.

  • algum iludido aqui axa q osvaldo de oliveira vai mesmo querer a contrataçao do roque santa cruz? ele vai chegar pra ser titular absoluto no lugar do seu pupilo rafael marques ou seja muito melhor contratar um elias um guilherme q aceitem a reserva do que um grande astro, pelo visto vamos ficar sem um grande atacante copa brasil e brasileiro isso quer dizer mais um ano sem titulo nacional, brigar e morrer na praia esse é o botafogo, nem do roque santa cruz se fala mais nos bastidores, esse osvaldo quer jogador bonzinho e caneludo

    • Sua cruzada em favor do Marcelo Moreno fez com que o mesmo acabasse no Flamengo, seu Rafael Soares! Quando o senhor vai se dar conta de que o Botafogo jamais negociou, pra valer, com esse seu Roque Santa Cruz, e, que todo esse auê em torno do seu nome, foi obra exclusiva de O Lance? are de criar aleivosias em torno do OO e do Rafael Marques, cara! Aceite que o senhor não é o único Rafael que tem o direito de brilhar no mundo, cara!

    • ALEX

      IMPRESSIONANTE COMO O BOTAFOGO AINDA RESISTE A CERTOS DITOS TORCEDORES

    • Joaquim Francisco

      Meu amigo,

      Vc é o PB! Quem bom que você está por aqui!

  • REFORÇOS P/ONTÉM…

    A DIRETORIA DO BOTAFOGO TEM QUE PARAR DE DORMIR E CONTRATAR REFORÇOS IMEDIATAMENTE,CARIOQUINHA NÃO SERVE DE PARÂMETRO,NEM MESMO PARA A COPA DO
    BRASIL,TEMOS QUE TRAZER O VOLANTE LUCAS DO FRIGURGUENSE-HERRERA-JUNINHO E ROQUE
    SANTA CRUZ E DISPENSAR R.MARQUES-RENATO-A.CARLOS(TRICOLOR E TRAÍRA)-EDILSON E
    HENRIQUE.
    A VENTANIA PROVOU QUE O ENGENHÃO É COMPLETAMENTE SEGURO,COMO DISSE A EMPRESA
    CANADENSE,TUDO NÃO PASSA DE GOLPE,CONTRA O BOTAFOGO,ARQUITETADO PELA PREF. E
    MÍDIA PILANTRA.
    O BOTAFOGO TEM QUE LUTAR COM UNHAS E DENTES PARA ABRIR O ENGENHÃO IMEDIATA-
    MENTE.
    O BOTAFOGO DE OSWALDO NÃO MARCOU 1 GOL SEQUER FORA DO RIO DE JANEIRO,PELA
    COPA DO BRASIL E SE NÃO TROUSSER O CENTRO-AVANTE DE PESO,PROMETIDO PELO PRESI-
    DENTE M.OMISSÃO,SE PASSÁR-MOS PELO CRB,DIFICILMENTE PASSAREMOS PELO FIGUEIRENSE,
    NA OUTRA FASE,SE OS REFORÇOS NÃO VIERAM AGORA.
    E POR FALAR NISTO,ONDE ESTÁ A TAÇA DO CAMP.CARIOCA,ATÉ AGORA,SÓ RECEBEMOS A
    TAÇA RIO,ONDE ESTÁ A TAÇA DO CAMPEÃO CARIOCA 2013,QUEREMOS VÊ-LA!ONDE ESTÁ A
    TAÇA FERJ?

  • jose carlos monteiro

    É perda de tempo ou falta de assunto ficar falando de 95 isso já foi a muto tempo, o negocio é o agora. E ogara ta foda, o fla ta trazendo gente, fechando patrocinio forte com o nosso dinheiro e o Botafogo ganhou o carioca otimo beleza merecido mais já foi tambem cade as nossa contratações que são precisas de serem feitas. Por enquanto só ouvir falar em seedorf com tecnico do mila, uns filhos da putas de dirigentes europeus querendo o Lodeiro, uma conversa fiada sobre uma possivel saida do Dória, em divida do clube, engenhão que não fode nem sai de cima. Porra será que não sai um misera noticia boa no Botafogo?
    Será que não temos um post para motivar essa torcida, será que nem vendo essa merda toda voces não podem aderir ao sócio torcedor para tentar ajudar o clube só ficam falando merdas.
    Puta que Pariu. Voces só são botafoguenses na vitoria vão tomar no cú. desculpem o desbafo mais todo dia tem alguma novidade nos concorrentes só nos ficamos nessa de falar do passado?

  • Orlando Soares

    Escrevi em outra oportunidade este parecer.
    Para não ser injusto com nenhum ìdolo do Botafogo, o nome poderia ser :
    ” O GLORIOSO” – ” O ESTRELA SOLITÁRIA” ou “JORNALISTA JOÃO SALDANHA”.
    As homenagens aos ìdolos continuariam se fazendo com as Estátuas e Bustos.

  • Ricardo Lino

    Pessoal,

    Concordo com todos, mas vamos lutar agora para reabrir o Engenhão pois no time precisa muito deste estário. (Com segurança é claro).

  • jose carlos monteiro

    É perda de tempo ou falta de assunto ficar falando de 95 isso já foi a muto tempo, o negocio é o agora. E ogara ta foda, o fla ta trazendo gente, fechando patrocinio forte com o nosso dinheiro e o Botafogo ganhou o carioca otimo beleza merecido mais já foi tambem cade as nossa contratações que são precisas de serem feitas. Por enquanto só ouvir falar em seedorf com tecnico do mila, uns filhos da putas de dirigentes europeus querendo o Lodeiro, uma conversa fiada sobre uma possivel saida do Dória, em divida do clube, engenhão que não fode nem sai de cima. Porra será que não sai um misera noticia boa no Botafogo?
    Será que não temos um post para motivar essa torcida, será que nem vendo essa merda toda voces não podem aderir ao sócio torcedor para tentar ajudar o clube só ficam falando merdas.
    Puta que Pariu. Voces só são botafoguenses na vitoria vão tomar no cú. desculpem o desbafo mais todo dia tem alguma novidade nos concorrentes só nos ficamos nessa de falar do passado?

  • Não acho a conquista do carioca,simplesmente um carioquinha não.Tanto e verdade que a flavelada fez de tudo para melar a taça Rio.So não conseguiu porque os tricoletes ganharam o seu jogo,e de nada adiantaria a palhaçada dos mulambos.O campeonato carioca de 2013 tem um grande vencedor,e esse time e o Botafogo.E claro que precisamos de reforços.Mas se clubes que contam com a ajuda do governo e seu inesgotavel dinheiro publico,como o corinthias e flavela estão tendo dificuldades(isso sem contar com o dinheiro da globo,que para esses dois clubes e mais que o dobro da cota do Botafogo) para contratar,imagina o Botafogo,que tem seu estadio interditado de forma muito estranha,tem uma fraca adesão do plano socio torcedor(neguinho so sabe reclamar,mas ajudar que é bom,nada),e outras maracutais formadas para prejudicar o Fogão??Mesmo assim,o Botafogo,do jeito que esta,fica tranquilamente entre os quatro melhores times do Brasil.Chega de ficar so reclamando.Garanto que nem dez por cento das pessoas que frequentam esse blog fazem parte do plano Sou Torcedor.

    • Joaquim Francisco

      OI, Chicão!

      Você está certissimo, meu amigo! Existe uma grande armação contra o Botafogo. Estão agindo de forma política e convarde com um time que ajudou a projetar o País. Estão querendo destruir aquele que levou o Brasil aos lugares mais distante deste planeta. Dentre todos os times do Brasil, Botafogo e Santos deveriam ter tratamento diferenciado por tudo que fizeram e representam.

  • Quero o MILESIMO DO MARAVILHA, e acho que devia ser algo bem irreverente, ao estão Tulio de ser. com torcedores atravéz de um sorteio. Considero que seria muito legal, tulio 1000 X torcedores do Maravilha

  • Maurício de Manaus

    Bom dia Eduardo e demais companheiros de “papo”!
    Serei curto e grosso. “Os cães ladram, mas a caravana (Botafogo Glorioso) continua a passar!”
    Unamo-nos, por um futuro promissor, em prol do Fogão! Ignoremos os maledicentes e antagônicos, sem, claro, nos descuidarmos de suas ações covardes, pois a inveja os farão sucumbir, cada vez mais…
    Saudações Alvinegras a todos!

  • Henrique luiz

    Torcida do botafogo vamos começar agora a campanha nunca mais votem em Eduardo Paes e Sergio Cabral, existem coisas por de trás desse fechamento do Engenhão e da licença do omissão que nunca vamos saber,é serio, se cada família botafoguense se conscientizar e fazer pressão eles vão dar um jeito. Políticos só funcionam com pressão essa declaração do prefeito mostra bem a arrogância e prepotência que domina a politica do Rio.Não sou filiado a nenhum partido e não faço campanha pra ninguém da oposição meu negocio e ver o botafogo cada dia crescer mais e não podemos ficar calado com essa sacanagem

  • hahahaha.. ELE VOLTOU!!
    CALA A BOCA BARRETO!!
    P.Q.P !!

  • saufogo

    É assim mesmo! Estamos incomodando muito né! Nosso orçamento é muito menor e não temos a ajuda do governo e da Globo como vocês, mas dentro de campo não haverá essa diferença toda. Pode voltar aqui depois do jogo da estreia no Brasileirão para podermos discutir novamente sobre futebol.
    Uma pergunta para você: sabe qual o melhor país para se viver na América do Sul?
    Resposta: Bolívia
    Sabe por quê?
    É porque os doze Corinthianos que moram lá estão presos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  • Alvinegro Fiel

    Coisas estranhas tem acontecido ao Botafogo ultimamente. Acho que time grande tem que ser grande tambem fora das quatro linhas. E o Botafogo parece ter se apequenado diante dos ultimos acontecimentos. Vejamos: A Ferj e a CBF num piscar de olhos alteram as datas dos jogos do Botafogo, sem dar, me parece, a menor satisfacao ao clube. Isso ocorreu com os jogos contra Sobradinho, Vasco, Friburguense, e agora o CRB, pela CB. Ficar 16 dias sem jogar e depois ter que jogar na 4a.feira (22), e no sabado (25) ir a SPaulo enfrentar o Corintians, nao parece interessante para o planejamento do clube. E o Botafogo nao se manifesta contra este absurdo. O prefeito do Rio declara que de 20 laudos sobre a seguranca do Engenhao, se 19 fossem positivos e um negativo, ele acataria o unico negativo e interdtaria o estadio. Isso cheira a briga politica com o ex-prefeito, e o Botafogo, que trabalhou varios anos montando um planejamento financeiro contando com o estadio, pagando a conta. Espero que o prefeito esteja agindo com a mesma seriedade em relacao aas familias que vivem em areas de risco no municipio, ou em situacoes como a do elevado da auto-estrada Lagoa-Barra. Nao sei se o Botafogo esta se movimentando no sentido de avaliar a possibilidade legal de processar alguem em busca de ressarcimento. Com certeza, o prejuizo para o clube eh imenso. Parece, tambem, de omissao o comportamento da Ferj diante da falta de estadio no Rio para os clubes grandes realizarem seus jogos. Dentro de campo, a equipe alvinegra parece bem, embora, a meu ver, careca de reforcos para disputar as competicoes mais dificeis aa frente. Acho que o Botafogo deveria se mexer um pouco mais fora de campo. Tambem, acho que a torcida poderia envolver-se mais nesta questao do Engenhao. Quem sabe um movimento liderado pelas organizadas? Saudacoes alvinegras!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo