Torcida pressiona para que Engenhão passe a se chamar Estádio Nilton Santos



* Por Vinícius Andrade

No último dia 9, o ex-presidente da Fifa e até então presidente honorário da entidade João Havelange renunciou ao título. O motivo? Os escândalos de corrupção nos quais está com o nome presente. Acusado de receber propina – no valor de R$ 45 milhões – para favorecer à empresa de marketing esportivo ISL, ele teve o envolvimento comprovado após a apuração do Comitê de Ética da Fifa.

Na última terça-feira, foi divulgado um relatório pela entidade máxima do futebol mundial em que inocenta o atual presidente, Joseph Blatter, de qualquer malefício causado à instituição, apesar de sua conduta ter sido considerada “desajeitada”. O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o recém-aposentado Nicolás Leoz, que renunciou à presidência da Conmebol, porém, também foram culpados pelo recebimento de propinas entre 1992 e 2000.

Motivados pelo desejo de não ter o seu estádio com nome de alguém que tem essa mancha no currículo, alguns torcedores do Botafogo se mobilizam para que o prefeito Eduardo Paes decrete a mudança no nome oficial do Engenhão (Estádio João Havelange).

Em recente enquete que ainda segue sendo realizada aqui no blog, no momento, 74% dos alvinegros são favoráveis à mudança. O movimento vem aumentando a cada dia, e agora já circula uma imagem pelas redes sociais que pedem que o estádio passe a se chamar Estádio Nilton Santos, o jogador que mais vestiu a camisa alvinegra.

Você aprova a ideia?



  • guto

    torcida tem q torcer pra fechar naming rights e assim falar o nome da empresa q vai patrocinar.. qto mais dinheiro pro botafogo melhor

  • André luiz Faro

    Olá, GloRIOso, eu acho que mesmo não provando nada contra o sr. Havelange, seria uma grande honra para a torcida do Botafogo ter seu estádio com o nome mais querido da torcida, o eterno Nilton Santos Botafogo de futebol e regatas, eu tenho muito Orgulho de usar minha camisa com o nome estampado Nilton Santos N.6, abraços queridos botafoguenses.

  • Laís André dos Santos

    Com certeza absoluta. Primeiro que João Havelange é tricolor. Segundo, que o nome de um estádio tem que ter um nome que o identifique com sua torcida. E terceiro, que poucos jogadores do mundo jogaram a sua carreira em um único clube e o dignificaram tanto quanto NILTON SANTOS. E olha que nem estou falando de sua qualidade técnica incontestável e única.

  • André luiz Faro

    Olá, GloRIOso, meu querido Pai Botafoguense, Sr. Octávio de Faro, foi amigo pessoal do nosso Garrincha, jogava bola juntos, defendeu o Andorinhas Futebol Club (Magé), me contava que Garrincha era abusado com a bola, falava com ele, se fizer gracinha te jogo lá dentro da cachoeira que passava ao lado do campo, viraram amigos, só que ele diz até hoje, jogador de futebol de verdade só vi jogando um “O Nilton Santos”, palavras e voz da experiência.

  • Sugeri o nome do Mané Garrincha, mas Nilton Santos também é ídolo e merece com certeza.

    • paulo de morais

      Garrincha não, porque segundo a Elza SOARES ELE ERA TORCEDOR DO flamerda.

      • Puxa Fireman, que sacada.

        É tão óbvio que escapou a muitos. Nilton Santos ou Didi vinham sendo os nomes falados mas Estádio Olímpico Mané Garrincha se tornaria uma marca mundial, mormente após as Olimpíadas.

        Não deve pegar mas daqui, vislumbro como a melhor idéia.

      • Segundo a Elza, não segundo o Garrincha, certo?

        • Tô pra ver alguém que curta mais uma fofoca que o senhor, seu Fireman! Deixe a Elza fora disso, cara!

    • Se a questão maior é tão somente, ser-se ou não torcedor do Botafogo, então, que tal darmos o nome de Arena Paulo Barreto ao Engenhão, seu Fireman?

  • Almir

    A torcida precisa fazer pressão, não só para mudar o nome do Estadio João Havelange como também, para voltarmos logo para nossa casa.

  • Otávio Castro

    Enquanto nao fecha o Naming rights, eu aprovo demais a mudança!

  • Milton Alves

    Seria muito bom o estádio levar o nome do eterno Nilton Santos. Aproveitando a oportunidade já se passaram mais de 30 dias e nada de um parecer do Engenhão, muito estranho isto e a Diretoria do nosso Glorioso não toma nenhuma providência!

  • Vithor

    Seria uma justa e linda homenagem ao eterno ídolo Nilton Santos.

  • joao
  • Temos que apoiar essa sugestão.ENCICLOPÉDIA do futebol mundial,tem que ser eternizado,pois quem teve o privilégio de ver esse monstro sagrado jogar se orgulhará com essa HOMENAGEM .

  • INDEPENDENTE DO NAMING RIGHTS, NO QUAL, CONCORDO PLENAMENTE Q É IMPRESCINDÍVEL PRO CLUBE ( ATÉ DUVIDO Q ESTÁVAMOS PRA FECHAR COM A CAIXA POR 30 MILHÕES/ANO ANTES DA ‘INTERDIÇÃO’ DO ENGENHÃO ), MAS ACHO SENSACIONAL A IDÉIA DESTA MUDANÇA, MERECIDA E JUSTÍSSIMA PRUM NOME Q REPRESENTOU SOMENTE DUAS CAMISAS NA SUA HISTÓRIA: BRASIL E BOTAFOGO! VIVA O MESTRE NILTON SANTOS!!!
    SÓ TEM ‘1’ PROBLEMA, NOSSO ‘EXCELENTÍSSIMO’ PREFEITO DIFICILMENTE ACATARÁ TAL IDÉIA, JÁ Q O PROBLEMA DO ENGENHÃO, SIQUER DIVULGA O LAUDO E SOLUÇÃO DEFINITIVA, TÁ LÁ ‘PARADO’ HÁ MAIS DE 1 MÊS E NADA!!! SAL. N6 S10

  • josé boa sorte farias

    Botafoguense que é botafoguense não pode deixar de votar a favor do nosso eterno Nilton Santos, honra e glória do futebol brasileiro. Nome certo em qualquer época, em todas as
    seleções do mundo. Não há outro igual. Fora trambiqueiros, porque o Brasil precisa, urgente
    ser moralizado em todas as suas atividades.

  • Jota Rodrigues

    Já temos o Mané Garrincha em Brasília, e seria de bom alvitre um Nilton Santos no Rio. E ninguém cala, esse nosso amor!

  • Jota Rodrigues

    Já temos o Estádio Mané Garrincha em Brasília e mais do que justo Estádio Nilton Santos no Rio. E ninguém cala, esse nosso amor!

  • precisamos urgente do engenhao,e ctz seria grande homenagem, tira esse corrupto do joao havelange, agora brincadeira osvaldo pedir contrataçao do horrivel elias q ja estave no bahia joga nada, so pq fez 2 gols no flamengo esse lesado do osvaldo vai deixar de contratar um grande atacante roque santa cruz, pra contratar elias, assim nem copa do brasil nem brasileiro chegamos!! axo q osvaldo ta com medo de chegar atacante pra tomar lugar do seu pupilo rafael marques

    • E o senhor não acha que um jogador que faz dois gols contra o Flamengo não seja de se observar mais de perto, seu Rafa Soares? Pare de perseguir ao OO porque o senhor não lhe tomará o cargo, cara!

  • Marcos do Fogão

    Prezados alvinegros,
    Aprovo incondicionalmente a mudança de nome para o estádio arrendado pelo Glorioso! Ser chamado de Estádio Nilton Santos representaria a coerência que pauta a conduta do nosso time, dirigentes e torcedores, que nunca esquecem de homenagear os grandes nomes do futebol que honraram a Estrela Solitária, e a Seleção Brasileira.
    Saudações Gloriosas!

  • Carlos Santiago

    Se for possivel essa mudança,se o prefeito tiver boa vontade e não tiver de complô contra o Glorioso,mais é claro e evidente que o estadio tem passar a se chamar NILTON SANTOS.
    Essa homenagem tem que ser para ídolos ainda em vida e o enciclopédia merece isso como nenhum outro alvinegro.

  • Pedrin

    Nunca gostei de João Havelange pra nome de estádio!!! Apoio a idéia de batizar o estádio de Nilton Santos. Fantástico!

  • Gostaria que me incluissem na lista dos que são favoráveis a que o nome do Estádio do Engenhão receba o nome de Nilton Santos, “a Enciclopedia” merece essa homenagem

  • paulo de morais

    se estas faucatruas que estes dois praticaram fossem no Brasil, com serteza seria tudo jogado para debaixo do tapete pela imprensa e pelas autoridades brasileiras. Como a bomba estourou lá fora, e foi noticiado pela imprensa internacinal eles não tiveram como esconder mais este escandalo.

    • paulo de morais

      Eu me esqueci o foco da reportagem. O nome do nosso estádio é NILTON SANTOS E . FINAL.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo